O Município de Anadia está a proceder, por administração direta, à substituição das condutas de distribuição de água, no lugar de Tamengos, numa extensão de aproximadamente 920 metros.
Esta obra tornou-se necessária, uma vez que, as tubagens existentes no local já estavam no fim da sua vida útil, apresentado roturas com alguma frequência. Nesse sentido, estão a ser substituídas as condutas de distribuição, todos os acessórios, bem como os respetivos ramais domiciliários e bocas de incêndio.
A renovação da rede de abastecimento de água vai também avançar, muito em breve, por empreitada, nas localidades de Sangalhos e da Mata da Curia, num investimento superior a 250 mil euros.
Em Sangalhos, a intervenção vai acontecer nas Ruas Alves Barbosa, da Costa e do Passadiço, enquanto que, na Mata da Curia, a renovação vai ter lugar na zona do núcleo habitacional, mais concretamente nas Ruas dos Hibiscos, das Palmeiras e das Roseiras. A substituição da rede tem em conta o facto de a tubagem existente de abastecimento de água se encontrar bastante degradada, com roturas, tendo a mesma atingido o período de vida útil.
A preocupação da autarquia em proceder, paulatinamente à renovação da rede de abastecimento nos diversos núcleos populacionais do concelho, tem como objetivo racionalizar o consumo de água, face às baixas disponibilidades hídricas existentes, devido às alterações climáticas, dado que a água é um bem essencial e o abastecimento da mesma uma questão de saúde pública, como tal, é importante salvaguardar o abastecimento das populações nas melhores condições, assim como evitar desperdícios.