quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Eu, Psicóloga | Chega um momento na vida em que evitar problemas e dramas excessivos é a melhor forma de felicidade



A gente perde um pouco daquela ansiedade da juventude que quer tudo para ontem, que quer agarrar o mundo com as pernas. A gente começa a entender que cada coisa tem o seu tempo, o seu ritmo, que não adianta dar murro em ponta de faca. Que devemos lutar pelos nossos sonhos, mas se não rolar, não rolou. A gente descobre novos caminhos, novas possibilidades. Nada é tão definitivo. A gente começa a perceber o nosso valor, a bagagem que acumulamos, ficamos menos mendigos afetivamente , menos manipuláveis socialmente.


Dramas excessivos e peripécias mil são ótimas no cinema. Mas na vida real, o que nos traz bem estar , sentimento de pertencimento, paz de espírito é ficar com quem nos aprecia e com quem apreciamos, é conversar com quem nos entende e nos aceita como somos, é trabalhar naquilo que gostamos , é fazer o que se bem entende no final de semana, mesmo que seja simplesmente vagar pela casa de pijama, lendo jornais e comendo comida chinesa diretamente da caixinha para não sujar pratos.

Chega um momento na vida em que a gente descobre que é bom estar em paz conosco mesmo e com quem está ao nosso redor. A gente descobre que nem tudo é para nós, que a gente não precisa importar um modelo de felicidade aceito pela maioria, que para nós passar o Carnaval vendo Netflix pode ser muito mais divertido, que amor para ser de verdade não precisa ser complicado. Muito pelo contrário.

A gente perde um pouco daquela ansiedade da juventude que quer tudo para ontem, que quer agarrar o mundo com as pernas. A gente começa a entender que cada coisa tem o seu tempo, o seu ritmo, que não adianta dar murro em ponta de faca. Que devemos lutar pelos nossos sonhos, mas se não rolar, não rolou. A gente descobre novos caminhos, novas possibilidades. Nada é tão definitivo. A gente começa a perceber o nosso valor, a bagagem que acumulamos, ficamos menos mendigos afetivamente , menos manipuláveis socialmente.

A gente percebe que ter dinheiro é bom, mas que ter tempo para relaxar e curtir é fundamental. A gente descobre que trabalhar por amor é delicioso, mas que o pagamento precisa ser justo pois as contas não se pagam sozinhas. Às vezes , a gente abre mão de um passeio ou de um projeto porque admite que está cansado, que anda trabalhando demais, que precisa de um tempo para ler aquela pilha de livros deixada sobre a mesinha da cabeceira. Que a gente não precisa ser o super herói ou a super heroína o tempo todo. Que a gente não precisa dizer sim para todos os convites. Que a gente não precisa estar no clima do role todas as sextas à noite. A gente percebe que um vinho de quarta-feira também pode ser muito bom e que réveillon feliz não precisa acontecer necessariamente na praia e que a gente deve tratar a todos com respeito, mas não precisamos ser amigos de todo mundo nem permitir que nos manipulem pois somos bonzinhos.

A gente descobre que pode voltar atrás sim se pegou o caminho errado. Que não há vergonha alguma em se reconhecer meio perdido neste mundo louco. Que a gente não precisa provar nada a ninguém nem a nós mesmos. Que a gente vive do jeito que é possível, que a gente consegue viver. Que a vida não é fácil, mas que a gente não precisa complica-la ainda mais com autoenganos e pessoas que só tumultuam. Que fazer seu trabalho com amor e viver com dignidade podem ser grandes formas de sucesso.




Novo modelo de gestão do Carnaval de Estarreja :: Assinatura de protocolo de cooperação

Novo modelo de gestão do Carnaval de Estarreja

Câmara Municipal e Associação do Carnaval assinam protocolo na sexta-feira, dia 15 de dezembro, às 9h30, nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Estarreja e a Associação do Carnaval de Estarreja (ACE) irão assinar na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro de 2017, pelas 9h30, no Edifício dos Paços do Concelho, o protocolo de cooperação financeira, tendo em vista a organização da edição de 2018 daquele que é um dos eventos mais emblemáticos do município.

No âmbito do programa de reposicionamento e requalificação do Carnaval de Estarreja, 2018 será o ano de desenvolvimento da estratégia definida, implementando o plano de ação que conduzirá a um novo conceito. É, pois, o momento de fortalecer o Carnaval de Estarreja enquanto demonstração cultural, artística e identitária do território.

A Câmara Municipal de Estarreja assume outras responsabilidades, iniciando um novo modelo de gestão em sintonia com a ACE, de forma a garantir os meios financeiros, logísticos e humanos para uma eficaz e eficiente coorganização e gestão de todos os recursos.

O novo modelo terá um significativo incremento orçamental, seja ao nível das comparticipações aos grupos participantes, seja na criação de melhores condições. Constitui objeto do documento, a concretização do processo de cooperação financeira, organização e logística, tendo em vista a realização do Carnaval nas suas diversas dimensões.

O Carnaval, neste novo conceito, alarga a sua ocupação na cidade deslocando o seu núcleo central para o Parque Municipal do Antuã, que será transformado no Sítio do Carnaval e integrará várias valências, com uma vasta oferta da qual fazem parte os corsos carnavalescos e um programa complementar que integra concertos, espetáculos e espaços de atelier.

A programação decorrerá entre 13 de janeiro e 13 de fevereiro de 2018, com os principais corsos agendados para os dias 11 e 13 de fevereiro.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

1500 crianças entram na magia do Natal

Malabarismo, contorcionismo, magia, muito animação e sorrisos, os animados e atrapalhados palhaços e conhecidas figuras dos desenhos animados. Assim continua o Natalim, desta vez no Cine-Teatro de Estarreja, com o programa “A Escola vai ao Pai Natal”. 1500 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico têm à sua espera várias surpresas, entre elas o espetáculo Circo Mágico, por Jonatas Cardinali, e o Pai Natal que oferece e distribui lembranças para todos! A atividade teve início ontem e decorre durante o dia de hoje com a última sessão agendada para as 14h30.

Apelando ao espírito solidário, de partilha e entreajuda, é invocado o verdadeiro sentido de Natal, pedindo às crianças que reúnam um donativo (bens alimentares) para oferecer às famílias mais necessitadas. Os cabazes de Natal, compostos pelas ofertas das crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho, serão entregues no dia 20 de dezembro às famílias mais carenciadas, com o intuito de tornar o seu Natal mais aconchegado.

Natal sem Idade

Esta semana realiza-se ainda a tradicional visita do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja às 10 instituições com respostas sociais direcionadas para a 3ª Idade. Diamantino Sabina regressa aos lares e centros de dia para presentear os 625 idosos com uma lembrança simbólica e um abraço caloroso e amigo. O programa Natal sem Idade decorre nos dias 14 e 15, a partir das 14h30.

À procura do melhor doce de Natal

Entretanto decorre o concurso “O melhor doce de Natal”. Os apaixonados pela culinária, em especial os que têm mão para a doçaria, podem apresentar a sua candidatura até dia 14 de dezembro. A iniciativa tem como objetivo valorizar, promover e incentivar a produção de doçaria portuguesa, ao mesmo tempo que apela à criatividade e inovação. A participação é gratuita e de livre acesso a profissionais e não profissionais.

O concurso, onde terão lugar as provas dos doces, será realizado no sábado, dia 16 de dezembro, às 10h30, na Praça Francisco Barbosa, e terá como jurado especial Afonso Vilela, vencedor do Masterchef Celebridades 2017.

De acordo com as normas de participação, os critérios de avaliação são os seguintes: apresentação e harmonização do doce, sabor e textura, originalidade, qualidade da confeção e avaliação global.

Inscrições até 14 de dezembro
. no GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja
. ou através de formulário online


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404)
Tlm. 925651656 | Web www.cm-estarreja.pt

NOSSOS OBJETIVOS



No primeiro exemplar da revista Catolicismo, lançado em 1º de janeiro de 1951, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira publicou uma matéria com o título em epígrafe, na qual ele delineia os objetivos desta publicação. A seguir, um trecho da mesma.

  • Plinio Corrêa de Oliveira
Cumpre desfraldar e firmar em todos os domínios da vida pública e privada o estandarte triunfante da Realeza de Cristo. É este o objetivo com que lançamos hoje Catolicismo. Nossa folha visa contribuir para proporcionar à elite intelectual e às organizações religiosas católicas uma visão sintética dos principais acontecimentos nacionais e mundiais no campo religioso, filosófico, literário, político, social e artístico, completada sempre por uma apreciação feita do ponto de vista da doutrina católica.
Por esta forma, contamos proporcionar à intelectualidade um meio seguro e cômodo de analisar o desenvolvimento da grande tragédia contemporânea — à qual está ligado o Brasil como membro da comunidade das nações cristãs do Ocidente — do único ponto de vista que realmente interessa: na imensa confusão em que vivemos, estamos nos afastando de Jesus Cristo, ou estamos retornando a Ele? Quais as ideologias, os partidos, os sistemas, os homens que aproximam o mundo de Jesus Cristo; quais os que d’Ele o afastam?
“A opinião pública é a rainha do mundo”, escrevia Voltaire. Em nossos dias, esta afirmativa se torna cada vez mais verdadeira. Formar a opinião tem sido o objetivo constante de todas as forças ocultas ou não, que vêm tentando desde o século XVIII, ou quiçá desde o século XVI, a conquista do mundo.
Devemos lutar para evitar o monopólio da opinião por estas forças, instituindo uma imprensa genuinamente nossa, através da qual proclamamos os fatos e os princípios que tantas vezes são negados, ocultados, subestimados, nos ambientes formados pelo espírito laicista, liberal e naturalista e profundamente maçonizado de nossos dias.
Por certo, não faltam mentalidades lúcidas e vigorosas, que por si mesmas possam analisar à luz dos princípios católicos o evoluir da crise contemporânea. Mas essas mentalidades […] são minoria. E mesmo para elas seria insano o trabalho de informação e de análise que um tal estudo exigiria para ser completo.
Catolicismo visa incumbir-se deste trabalho. Acompanhando os fatos pela leitura direta dos jornais e revistas mais interessantes do Brasil e do Exterior, analisamo-los com o concurso de intelectuais católicos em evidência nos maiores centros do País. […]
Seria supérfluo dizer que objetivos tão elevados não são compatíveis com a competição dos interesses privados, das ambições pessoais, do espírito de clã que infelizmente ainda marca tão a fundo a vida política do Brasil. Assim jamais haverá lugar em nossas colunas para considerações direta ou indiretamente tendentes a nos levar a um terreno em que não podemos nem queremos ingressar.
_________________
Para ler a íntegra deste artigo:
http://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0001/P04-05.html

"MILITARES DOS EUA PODEM DECLARAR A LEI MARCIAL, NA MEDIDA EM QUE A CRIMINALIDADE NO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA E FBI É EXPOSTA

O governo militar dos EUA, conhecido pelo mundo como administração do presidente Donald Trump, está prestes a declarar a lei marcial, dizem fontes do Pentágono. "A cabala foi posta em checkmate, já que Trump está pronto para federalizar a Guarda Nacional em caso de tumultos ou conflitos civis", dizem fontes do Pentágono, acrescentando que "os campos da FEMA serão utilizados para hospedar prisões em massa e os centro de detenções de bases navais podem abrigar alvos de alto valor, na medida em que os tribunais militares, rapidamente, os despacham".

Tais ações radicais são necessárias "por causa dos juízes corruptos, nomeados pelo no ex governo e por um congresso empilhado com cúmplices de Israel, de forma que Trump pode ser forçado a declarar a lei marcial para impor a justiça militar. É como uma fonte do Pentágono expõe a situação. O FBI, por exemplo, está ativamente envolvido no encobrimento do massacre de centenas de americanos em Las Vegas, usando mercenários G4S, dizem várias fontes.

Trump, provavelmente, estava se referindo a este próximo expurgo, no seguinte Tweet: "Depois de anos de Comey, com sua falsa e desonesta investigação de Clinton (e demais) conduzida pelo FBI, sua reputação está em apenas - a pior da história! Mas não temam, vamos trazê-lo de volta à sua grandeza”.

A outra grande notícia da semana passada, foi que a Base da Força Aérea de Dover, nos Estados Unidos, foi atingida por uma arma nuclear ou o equivalente. O ataque foi descrito como um terremoto de magnitude 4.4 na mídia corporativa. No entanto, o "terremoto" teve todas as características de um ataque nuclear ou  de arma de feixe, uma vez que seu epicentro superficial, localizou-se na base militar e o sismógrafo mostra um grande terremoto único e instantâneo, não registrando o tipo de agitação acumulada, quando  observada em terremotos naturais e que pode ser visto no link abaixo.

http://www.delawareonline.com/story/news/local/2017/11/30/earthquake-strikes-kent-county-thursday/911208001/

Embora, o ataque tenha acontecido no dia seguinte ao anuncio de que a Coréia do Norte possuía ICBMs (mísseis balísticos intercontinentais) que poderiam atingir qualquer lugar nos EUA, fontes do Pentágono estão dizendo que isso fazia parte da guerra civil não declarada, dentro do Complexo Industrial Militar. A Base de Dover, é o local onde os corpos dos militares dos EUA e outros cadáveres são "processados" e, também, o local de transportes aéreos pesados ​​de longo alcance. Uma vez que a CIA transportou heroína para os EUA em caixões, durante, a Guerra do Vietnã, é uma ótima ideia de que essa base seja desativada, por ser um importante ponto de transbordo da heroína afegã.

Na semana passada, também, havia evidências visíveis de que, pelo menos, uma guerra espacial em andamento na baixa órbita da Terra, como descrevem as fontes do Pentágono, quando "satélites malvados" foram colocados fora de orbita. Esse acontecimento, pode aparecer nos meios de noticias corporativas como a falha de lançamento de um foguete russo portando 19 satélites.

http://www.telegraph.co.uk/news/2017/11/28/international-spacecrafts-lost-sea-russian-rocket-fails-make/

Além disso, em 02 de Dezembro, o general americano John Hyten, o Chefe do Comando Estratégico dos EUA, disse a uma plateia, na Califórnia, que vários estados dos EUA foram alvos de armas espaciais e advertiu: “não podemos permitir que isso possa acontecer.”

http://www.n2yo.com/satellite-news/US-general-Russia-and-China-construção-espaço-armas-para-alvo-us-satélites/4626

Também, na semana passada, houve relatos que queda de meteoritos e “lixo espacial” em todo o planeta. Este escritor, pessoalmente, testemunhou uma queda de um meteorito multicolorido num local em que, a olho nu, pareceu a ser menos de um quilômetro da minha casa em Tokyo Ocidental. Um vídeo pode ser visto no seguinte link:

https://youtu.be/B-HnfNTUnHM

“A tempestade, que começou no dia 04 de Novembro, com o expurgo na Arábia, tornou-se cinética”, dizem as fontes do Pentágono de uma forma aparentemente literal.

Na superfície, nos EUA, o expurgo, também, está se tornando cada vez mais visível. Com a “Operação Mockingbird desativada uma vez que membros ativos da CIA como Matt Lauer foram demitidos da NBC”, após o a incursão de 18 de Novembro, no QG da CIA pelos fuzileiros navais, as fontes anotam. Outro sinal de um tiro Mockingbird, veio quando a ABC News, suspendeu Brian Ross, para o que Trump descreveu como seu "relatório terrivelmente impreciso e desonesto sobre a Rússia, Rússia, Rússia caça as bruxas." O expurgo na mídia corporativa está apenas começando, prometem as fontes.

Os mafiosos khazarianos estão agarrados à esperança de que a acusação da última semana do ex-chefe da Agência de Inteligência de Defesa Michael Flynn pelo Procurador Especial Robert Mueller irá levar ao impeachment de Trump. No entanto, fontes do Pentágono prometer que: “a acusação contra Flynn é um 'hambúrguer sem recheio' que permitirá expor todos os crimes de Obama, Hillary, FBI, pedófilos e o estado profundo para Mueller, ajudando Trump a drenar o pântano”.

Falando de "pedofilia", na semana passada, o Astro de Hollywood, o diretor e ator Mel Gibson, disse que as elites de Hollywood "coletam o sangue de crianças" e que comem suas carnes por acreditarem que isso lhes fornece força vital. Acreditam que quando uma criança está sofrendo em corpo e psique, antes de morrer, que isso lhes dá força vital extra. Gibson disse: "Isto não é nenhum tipo de abstração artística... Fui pessoalmente apresentado a uma destas práticas no início dos anos 2000. “Agora posso falar sobre isso porque essas pessoas que praticavam estes sacrifícios estão mortas”.

http://yournewswire.com/mel-gibson-parasites-blood-kids/


Este escritor também pode confirmar que pessoalmente conheceu dois mafiosos khazarianos que admitiram comer fetos humanos. Estas são as pessoas que, agora, são ativamente caçadas pelos chapéus brancos.

No Japão um expurgo também começou, agora que o Imperador Naruhito assumiu o controle de seu pai, o Imperador Akihito, segundo fontes de inteligência militar japonesa. Embora Akihito, oficialmente, não seja suposto de se aposentar até abril de 2019, Naruhito, de fato, já é o imperador, dizem as fontes. Até o momento, apenas algumas dúzias de pessoas foram expurgadas, todavia um movimento muito maior possa começar a partir do dia 07 de Dezembro, o aniversário de Pearl Harbor, dizem. Em particular, um tal de "Sr. K," que vive num hotel protegido por 70 guarda-costas, será derrubado, acrescentam.

A inteligência japonesa também deseja que os militares chapéus brancos dos EUA estejam cientes de que muitos na comunidade militar e de inteligência dos EUA no Japão,  há anos tem sido subornados com "Gueixas Kagurazaka e dinheiro". Eles dizem que mesmo a ex-embaixatriz dos EUA, Caroline Kennedy, foi regular e generosamente entretida em "clubes anfitriões". Boa quantidade do dinheiro japonês foi saqueada, desde a morte do Imperador Hirohito e entregues aos Rothschilds, Bush, Clintons e outros mafiosos khazarianos de alto nível, por coreanos que fingem ser japoneses como o ex-primeiro-ministro Yasuhiro Nakasone , dizem as fontes.

http://www.cbc.ca/news/politics/china-free-trade-trudeau-1.4427081

Entretanto, enquanto os EUA e o Japão continuam a limpar a casa, acontece uma construção de uma tensão financeira internacional entre os EUA e a China. Um sinal disso foi a ruptura do diálogo econômico EUA-China, na semana passada. É importante notar, neste contexto, que os cortes nos impostos anunciados por Trump, na semana passada, só podem ser implementados, se os EUA declararem falência e emitir uma nova moeda, pois, de outra forma, exigiria novos e maciços empréstimos de China, que não está com vontade de derramar mais dinheiro no buraco negro do governo corporativo dos EUA, disseram fontes da Sociedade Secreta Asiática.

http://www.zerohedge.com/news/2017-11-30/us-china-economic-dialogue-has-stalled-no-plans-revive-talks-malpass

Por sua vez, os chineses estão preparados para quebrar o governo corporativo dos EUA e Canadá, assumir e criar um Estados Unidos da América do Norte para substituir o regime desonesto que o governo corporativo dos EUA se tornou, dizem as fontes. Esta semana, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, estará na China e, como informou a Canadian Broadcasting Corporation, "a antipatia do presidente dos EUA, Donald Trump pela China, ajuda a posicionar o Canadá como um parceiro mais atraente na América do Norte".

Num sinal de que a China e seus aliados BRICS estavam se preparando para um boicote aos EUA, na semana passada, um anúncio formal foi emitido pelos países BRICS de que iriam lançar sua própria rede de comércio de ouro.

http://www.zerohedge.com/news/2017-12-02/russia-china-india-unveil-new-gold-trading-network

Também, na semana passada, a Venezuela anunciou que estava configurando uma moeda criptografada, lastreada por ouro, petróleo e diamantes em  substituição ao dólar dos EUA.

Além disso, num sinal de preocupação com a tomada de seu dinheiro pelos americanos, na semana passada, o Ministério das Finanças da Rússia emitiu um aviso de que, caso os EUA viessem aplicar sanções às reservas estrangeiras da Rússia, esta "seria considerada uma declaração de guerra financeira".

https://www.rt.com/business/411148-us-sanctions-russian-reserves/

Ameaçadoramente, uma fonte da CIA, na Ásia, que tem conexões com Rothschild, teceu o seguinte comentário, quando perguntado sobre a guerra financeira: "Um dos meus contatos ‘sobre esse tipo de assunto‘, me falou que o plano principal é colapsar globalmente o sistema financeiro, no terceiro trimestre de 2018 ".

Numa nota final, um leitor, no Brasil, enviou as seguintes informações por e-mail: "Em Porto Alegre-Brasil, um estado do Sul do meu país, existe um grande edifício do Consulado Americano, muito maior do que o de São Paulo e Posso lhe dizer, por justificativa normal, não ser necessário que Porto Alegre tenha um consulado americano tão grande, a menos que seja para algo como alguma sede da CIA. Um amigo meu que vive lá disse que, nos últimos anos, desde que este edifício foi construído, parece haver menos de 10 pessoas trabalhando lá, pelo menos, ao nível de superfície." Talvez este seja outra DUMB (Deep Underground Military Base/Base militar subterrânea profunda) que precisa ser desmobilizada.

No entanto, os nazistas baseados em bases subterrâneas da América do Sul, já disseram a esse escritor que não desejam mais conquistar o mundo e que só querem ficar sozinhos, para brincar com seus discos voadores. Talvez devessem apenas anunciar que iriam compartilhar essa e outras tecnologias com o resto do mundo.
Autor: Benjamin Fulford 

NB: Examinai tudo. Retende o bem.1 Tessalonicenses 5:21,

Ronaldo: o melhor marcador de sempre nos mundiais de clubes

Resultado de imagem para Ronaldo: o melhor marcador de sempre nos mundiais de clubes
Cristiano Ronaldo e Gareth Bale colocaram esta quarta-feira o Real Madrid na final do Mundial de Clubes de futebol, ao marcarem os golos da vitória por 2-1, após reviravolta frente ao Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos Ao marcar, o português tornou-se o maior marcador de sempre desta competição - seis golos, contra os cinco de Messi.

A equipa anfitriã da competição, que está a ser disputada em Abu Dhabi, já tinha eliminado os neozelandeses do Auckland City, campeão da Oceânia, e os japoneses Urawa Red Diamonds, vencedor da Liga dos Campeões da Ásia, e surpreendeu os merengues ao colocar-se em vantagem pelo brasileiro Romarinho (41 minutos).

Já na segunda parte, o português Cristiano Ronaldo, aos 53 minutos, e o galês Gareth Bale, aos 81, deram o triunfo ao Real Madrid, detentor do troféu, que joga no sábado frente aos brasileiros do Grêmio, que na terça-feira eliminaram os mexicanos do Pachuca, por 1-0, no prolongamento.

O Real Madrid foi sempre mais forte, apesar de ter jogado a um ritmo bastante baixo, e acabou a sofrer para vencer um encontro em que fez 35 remates (12 enquadrados) contra seis (um) e dispôs de 19 cantos contra nenhum do Al Jazira.

Os merengues acertaram por quatro vezes nos ferros da baliza adversária, as duas primeiras aos sete minutos, com o guarda-redes Khaseif a desviar os remates de Ronaldo e Modric para a barra e o poste, respetivamente. Na segunda parte, Benzema atirou duas vezes ao poste.

O videoárbitro, que era Artur Soares Dias, anulou um golo, por decisão do árbitro principal, a Benzema ainda na primeira parte, antes de Romarinho fazer o seu segundo golo na prova, levando o Al Jazira a vencer para o intervalo.

Logo no recomeço, o 'escândalo' parecia ter-se avolumado, quando Boussoufa marcou, mas o videoárbitro acabou por anular o golo, por um fora de jogo milimétrico.

Aos 53 minutos, Ronaldo fez o empate e marcou o seu sexto golo em Mundiais de clubes, tornando-se no melhor marcador da história da competição.

O golo da vitória surgiu apenas aos 81 minutos, por Gareth Bale, entrado em campo segundos antes.

Fonte: Lusa
Foto: MARTIN DOKOUPIL

Governo apresenta “Espaço Cidadão Solidário”

Projeto-piloto vai ser mediado em centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas, lares residenciais e misericórdias para facilitar a prestação de serviços dos Espaços Cidadão.
O projeto-piloto Espaço Cidadão Solidário, medida do Simplex+ 2017, foi lançado esta quarta-feira pelo Governo. O novo espaço de atendimento digital mediado em centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas, lares residenciais e misericórdias, visa facilitar a prestação de serviços que compõem o catálogo de serviços dos Espaços Cidadão.
O serviço vai funcionar através de kits portáteis, sendo que a Santa Casa Misericórdia de Lisboa e as Juntas de Freguesia de Benfica, Misericórdia e Santo António já receberam kits para que possam prestar serviços de atendimento digital mediado.
“Serão prestados todos os serviços já hoje disponíveis no catálogo de serviços dos Espaços Cidadão, no entanto, com especial enfoque para aqueles que se relacionam com o SNS, Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, ADSE, AMA e IRN”, explicou o gabinete da secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, em comunicado.
Estes incluem:
  • SNS – Transferência de centro de saúde ou Consulta médica no hospital
  • Segurança Social – Segurança Social Direta ou Atendimento por Marcação
  • Caixa Geral de Aposentações – Entrega de requerimento de pensão de sobrevivência ou Pedido de alteração de dados pessoais
  • ADSE – Entrega de documentos de despesa ou Emissão de declaração para efeitos de complementaridade
  • AMA e IRN – Confirmação de alteração de morada do CC ou pedido de renovação do CC com posterior entrega do cartão
A secretaria de Estado acrescentou que se celebrou esta quarta-feira o protocolo entre a AMA, a Santa Casa Misericórdia de Lisboa e as Juntas de Freguesias de Benfica, Misericórdia e Santo António. “A AMA entrega assim quatro kits portáteis, os quais serão agora geridos por estas quatro instituições”, explicou.
“Os próximos passos será a celebração de protocolo com a Administração Central do Sistema de Saúde, no intuito de disponibilizar o primeiro Espaço de Cidadão Solidário da área da saúde, a título de projeto piloto no Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria), o qual será depois progressivamente alargado para outras unidades hospitalares com regime de internamento”, referiu.
Fonte: Jornal Económico

Colheita de sangue dia 20 de Dezembro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Dezembro  vão decorrer nas seguintes datas:

Dia 20 das 15 horas às 19:30 horas, ainda nos dias 23 e 30 das 9 horas às 13 horas  no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro,  Rua de Ovar,  Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

O Mapa de Colheitas de Sangue para o ano de 2018 podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

UCC de Nisa vai á escola falar sobre Sida

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Nisa em parceria com o agrupamento de escolas de Nisa, assinalaram o dia 01 de dezembro – Dia Mundial da Luta Contra a Sida junto da comunidade escolar, em contexto sala de aula e com a colaboração de alguns professores, nas turmas do secundário.

Pretendia-se com esta atividade aprofundar os conhecimentos sobre esta doença no que á prevenção, diagnóstico e tratamento, diz respeito bem como alertar para comportamentos sexuais responsáveis.

Após a abordagem da temática da Sida foram realizados alguns trabalhos, pelos alunos e feita posteriormente  a exposição dos mesmos no placar da Biblioteca da Escola.

Os alunos mostraram-se participativos e  muito interventivos com o tema.

ULSNA


UCC de Nisa assinala Dia Mundial do Não Fumador

O Dia Mundial do Não Fumador assinala-se no dia 17 de novembro e visa sensibilizar os cidadãos para os riscos associados ao consumo de tabaco e informar sobre as formas mais eficazes para que consigam deixar de fumar.

Com base neste pressuposto, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Nisa em associação com o agrupamento de escolas de Nisa, e com a colaboração de alguns professores lançou o desafio para o tema ser tratado em sala de aula.

A metodologia aplicada foi a aplicação da escala de dependência tabágica, o que muito agradou aos alunos, tendo sido também redigidos e analisados artigos de opinião sobre o tema.

Sem sobrevalorizar nenhum artigo em especial, mas elevar todas as opiniões, tiraram-se conclusões que se pensam serem benéficas para a faixa etária em questão, uma vez que é nesta que muitos se iniciam no vício .

ULSNA

UCC de Monforte promove sessões na Universidade Sénior

No âmbito da parceria que a Unidade de Cuidados na Comunidade de Monforte tem com Universidade Sénior de Monforte,  os dias 12 e 19 de novembro  foram dias  para promover a saúde dos séniors.

Contando com a participação dos alunos do 3º ano da Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Portalegre foram desenvolvidas duas  sessões  de promoção para saúde uma sobre o tema alimentação saudável  que ocorreu no dia 12 e contou com  a participação de 22 alunos e uma outra sessão no dia 19 sobre a importância do exercício físico no idoso  e que contou com a participação de 26 alunos.

Pretendeu-se com estas sessões lembrar aos séniores a  importância  de se fazer uma alimentação saudável  aliando a esta a  prática regular de alguma atividade física.

ULSNA

UCC de Gavião aborda Educação Postural nas escolas

De 29 de Novembro a 11 de Dezembro a Unidade de Cuidados na Comunidade de Gavião em Parceria com a Equipa da Saúde efetuou várias Sessões de Educação para a Saúde. Estas foram realizadas pela Fisioterapeuta do Centro de Saúde de Gavião e aluno do 4º ano de Fisioterapia da ESALD sobre a temática Educação Postural, “Crescer Saudável”.

As sessões tiveram lugar no Agrupamento de Escolas de Gavião tendo abrangido todas as turmas deste Agrupamento, num total de 295 alunos e respetivo pessoal docente.

Pretendia-se com estas sessões  fazer o ensino postural de pé e sentado, alertar para as possíveis alterações anatómicas provocadas pelas más posturas, ensinar a melhor organização e o uso correto das mochilas de uso individual, ajustando-as às barreiras arquitetónicas e necessidades de cada estudante.

ULSNA

UCC Ammaya promove sessões de educação para a saúde intituladas “A minha mochila”

No âmbito do Plano Nacional de Saúde Escolar a Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya realizou nos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro diversas sessões de educação para a saúde focando-se na educação postural que designou como “ A minha mochila”

As sessões tiveram como público-alvo os 116 alunos do 4ª ano do Ensino Básico das Escolas do Agrupamento do Bonfim.

Pretendia-se com estas sessões informar e sensibilizar os alunos para o peso que diariamente transportam nas mochilas, explicando a relação peso corporal/peso da mochila bem como os aspetos a observarem na escolha e transporte da mesa.

No final de cada sessão foi entregue a cada aluno um folheto informativo com os aspetos mais importantes e que devem ter sempre presentes.

ULSNA

UCSP de Gavião comemora o Dia Europeu do Antibiótico

De  17 a 24 de Novembro a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Gavião celebrou o dia Europeu do Antibiótico.

Durante 8 dias a UCSP desenvolveu várias atividades tendo como objetivo alertar e sensibilizar os utentes para a problemática da resistência aos antibióticos. Das atividades realizadas destacam-se a distribuição de folhetos alusivos ao tema e a recolha de medicamentos, não necessários ao utente ou que se encontrassem fora do prazo de validade.

Pretendia-se com esta atividade alertar os utentes para o perigo da automedicação e dar enfase á importância do cumprimento das prescrições médicas.

Com esta atividade a UCSP teve oportunidade de verificar que os utentes além de terem em casa muita medicação não prescrita pelo médico não cumprem as indicações relativamente á toma dos antibióticos.

Os medicamentos reunidos pela UCSP foram posteriormente recolhidos por uma empresa que se dedica ao tratamento e eliminação de resíduos perigosos.

ULSNA

Dia Mundial da Sida na UCC de Gavião

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Sida que se assinalou no dia 1 de Dezembro, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Gavião para alertar a população para esta patologia, colocou uma faixa no átrio do.

A faixa permanecerá no átrio do Centro de Saúde durante todo o mês de Dezembro procurando desta forma sensibilizar os utentes para a doença.

ULSNA

Preços dos transportes vão aumentar mais de 2% no próximo ano

Resultado de imagem para Preços dos transportes vão aumentar mais de 2% no próximo ano
O preço dos bilhetes dos transportes públicos vai aumentar no próximo ano num máximo de 2,5 por cento, segundo um despacho do Governo, embora os cartões Lisboa Viva, Viva Viagem/7 Colinas e Andante não sofram aumentos.
De acordo com o despacho dos gabinetes dos secretários de Estado do Tesouro, das Infraestruturas e Adjunto e do Ambiente, a atualização a aplicar em cada tarifa de cada título de transporte não pode ser superior a 2,5% sobre a tarifa atual.
Já para os transportes coletivos rodoviários interurbanos de passageiros em percursos inferiores a 50 quilómetros (Rodoviária), bem como para os transportes coletivos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto (Carris e STCP), incluindo transportes fluviais, e comboios urbanos e suburbanos em percursos inferiores a 50 km foi fixada em 2% a percentagem máxima de aumento médio.
Os cartões dos títulos de transporte Lisboa Viva, Viva Viagem/7 Colinas e Andante não vão sofrer aumentos nos seus preços.
Entretanto, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) considerou hoje que o despacho do Governo sobre o aumento das tarifas para o próximo ano “protege melhor os direitos e os interesses dos passageiros, face ao despacho que vigorou em 2017”.
“A AMT considera que o despacho normativo está em conformidade com o atual enquadramento legal e vem facilitar a intervenção das entidades públicas e a articulação entre estas e os operadores, bem como a aferição da efetiva existência de incumprimentos das normas existentes”, pode ler-se no parecer da AMT.
De acordo com o parecer, a Autoridade irá acompanhar “a execução do despacho pelas autoridades de transporte locais e pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes para efeitos de fiscalização do seu cumprimento, e também por forma a sustentar um futuro modelo mais estável, com base na experiência obtida”.

Fonte: Lusa

Sessão de Educação para a Saúde no Centro de Saúde de Sousel

O Centro de Saúde de Sousel promoveu no passado dia 28 de Novembro uma sessão de educação para a saúde sobre o tema “A Diabetes”.

Esta foi realizada pela Enfermeira Rute Pereira no âmbito do seu estágio para o Mestrado em Associação, Especialidade em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, contando com a presença do orientador de estágio o Enfº Especialista José Pascoal .

A sessão foi organizada em dois momentos. Um primeiro momento constituído por uma palestra que tinha como objetivos aumentar os conhecimentos da população idosa sobre a diabetes, promover o autocuidado na diabetes e dar a conhecer ao utente a influência que o stress tem na doença.

Finda a palestra seguiu-se o segundo momento composto por atividade física e posterior relaxamento.

Ambos os momentos decorreram no Auditório da Biblioteca Municipal pelas 10:00 horas e contaram com a presença de aproximadamente 87 pessoas sendo a grande maioria população idosa, apesar de ter sido aberta a toda a população.

ULSNA

Sindicatos dizem que quotas para a pesca em 2018 são “globalmente positivas”

Resultado de imagem para Sindicatos dizem que quotas para a pesca em 2018 são “globalmente positivas”
O acordo para os limites de capturas de pescado para 2018, hoje alcançado em Bruxelas pelos ministros das Pescas da União Europeia, “é globalmente positivo” para a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Pesca.
“Consideramos positivo o aumento de quotas na raia, no lagostim e no tamboril e julgamos que poderiam ser aumentadas ainda”, afirmou o coordenador da Federação, Frederico Pereira, à agência Lusa, tendo considerado “globalmente positivo” o acordo conseguido.
“Em relação à raia, que tem importância para a pesca nacional e que tem sido muito castigada pela diminuição das quotas, é significativo este aumento das possibilidades de pesca”, acrescentou.
Em relação ao biqueirão, cujo Total Admissível de Capturas (TAC) vai manter-se, a Federação dos Sindicatos defendeu que “devia ser aumentado, porque é a espécie que tem salvado a pesca do Cerco, tendo em conta as quantidades deste pescado que se consegue pescar”.
A diminuição do TAC no carapau e na pescada “não é muito negativa pelo facto de que as embarcações não atingem a quota atribuída” e, no caso do carapau, “não tem a valorização que devia ter nas lotas”.
O acordo hoje alcançado pelos ministros das Pescas da União Europeia para os Totais Admissíveis de Capturas e quotas para 2018, após mais de 20 horas de negociação em Bruxelas, fixou a manutenção das quotas de pesca do biqueirão (onde havia uma proposta da redução de 20%) e um corte de 12% nas capturas de pescada em águas nacionais, abaixo dos 30% inicialmente propostos por Bruxelas, e de 24% no carapau.
As capturas de pescada em águas nacionais vão ter um corte de 12%, abaixo dos 30% inicialmente propostos por Bruxelas, e as capturas de carapau são reduzidas em 24%, sendo que em nenhuma das espécies a quota é atingida pelos pescadores portugueses.
Em águas nacionais vão aumentar em 2018 as possibilidades de pesca de raias (15%), lagostins (13%) e areeiros (19%), mantendo-se as quotas de julianas, solhas, linguados e tamboris.

Fonte: Lusa