quarta-feira, 16 de junho de 2021

SETE EXPOSIÇÕES NA COVILHÃ EM JUNHO


A Câmara Municipal da Covilhã tem patente ao público, durante o presente mês de junho, sete exposições abordando diferentes temáticas, com entrada gratuita.
Tinturaria – Galeria de Exposições
Rossio do Rato | De terça a dom, 10h00 às 18h00

Crise, exposição coletiva de fotografia, pintura e ilustração no âmbito da 4ª edição do Festival Internacional de Cinema - PORTO FEMME.

Alter´Art, exposição coletiva de pintura e ilustração pelos alunos da Escola Secundária Campos Melo.

Galeria António Lopes

Rua das Portas do Sol | Dias úteis, 09h00 às 17h30

Corre! exposição de pintura neoexpressionista por Helénio Mendes.

Museu de Arte Sacra

Avenida Frei Heitor Pinto | De terça a dom, 10h00 às 18h00

Entre o Sonho e a Arte, exposição coletiva de escultura de Luciano Duarte e Manuel Ferreira.

Biblioteca Municipal

Rua Conde da Ericeira | Dias úteis, 10h00 às 18h30

A Máquina Fotográfica, exposição temática pela Academia Sénior.

Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas – exposição bibliográfica.

Centro d´Atividades

Rua Visconde da Coriscada | Dias úteis, 09h00 às 17h30

O outro lado de mim, exposição de artesanato por Olga Victória.

Todos estes espaços culturais de gestão municipal cumprem as regras de segurança determinadas pela Direção-Geral de Saúde.

Vouzela | Num investimento superior a um milhão e quatrocentos mil euros,


Escola Secundária de Vouzela inaugura obras de requalificação
A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, e a diretora da Direção Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, inauguram, hoje, dia 16 de junho, a primeira fase das obras de requalificação da Escola Secundária de Vouzela.
Desde a sua inauguração, a 21 de fevereiro de 1987, que este equipamento nunca sofreu obras de fundo, à exceção dos laboratórios de Física, Química e Biologia e do espaço da Biblioteca. "Tornava-se por isso imperiosa a sua requalificação, solicitação feita por diversas vezes às entidades competentes", disse na sessão o diretor da escola José Alberto Pereira.
Satisfeito com a conclusão da obra, o diretor considera que "foi edificada uma nova escola, com espaços mais dignos, uma escola mais preparada e capaz de responder às demandas educativas e principalmente uma escola capaz de fazer frente aos desafios do presente e do futuro".

Também Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, se congratulou pela conclusão da obra. “Este é um momento muito relevante para os vouzelenses, num caminho que é importante enaltecer. Demonstrámos a vários governos, com vários intervenientes, em momentos distintos, que a escola secundária precisava de obras estruturais que dignificariam a aprendizagem dos nossos alunos e as condições de trabalho dos professores. E conseguimo-lo, com muitas dificuldades é certo, mas através de um trabalho conjunto e de parceria regional entre a CCDRC, a DREC e a CIM Viseu Dão-Lafões”.

O autarca enalteceu também os bons resultados que a escola tem tido, nomeadamente nos rankings escolares. “A secundária de Vouzela foi considerada, recentemente, como a melhor escola pública a nível nacional nos exames de Matemática A, facto que nos orgulha a todos e que é mérito de todos os intervenientes desta comunidade escolar”, disse.

Felicitando os intervenientes pela conclusão da obra, Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, defendeu que é “importantíssimo para o sucesso escolar” um espaço físico que permita boas condições de ensino. “Não há desenvolvimento de nenhum país, região ou concelho sem uma boa educação, são necessários bons professores, que defendam bem os seus currículos, pessoal auxiliar motivado, comunidade educativa empenhada e competente, mas é também fundamental um espaço físico que permita que todos estes intervenientes possam fazer o seu melhor, garantindo o sucesso na aprendizagem. Por isso, hoje é um dia de celebração pela obra que se inaugura”, defendeu.

O custo total da empreitada de modernização é de 1.476.599,71 euros, tendo sido financiada em 1.134.097,65 euros. Destes, 963.983 euros (85%) foram financiados por verbas europeias, no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020, 85 mil euros (7,5%) comparticipados pelo Ministério da Educação e 85 mil euros (7,5%) pela Câmara Municipal. A autarquia de Vouzela assumiu ainda o diferencial não elegível, os custos com o projeto e a fiscalização de obra, num esforço financeiro total de cerca de 428 mil euros.

A obra contemplou a criação de uma área de recreio coberta e uma área de convívio para os alunos, a instalação de um elevador, a ampliação e reformulação da biblioteca, a beneficiação das instalações sanitárias, de algumas salas de aula, do gabinete de direção e secretaria, bem como o alargamento da zona do refeitório e intervenção na zona técnica.

Proença-a-Nova | Bombeiros contam com novas viaturas “António Rolheiro” e “Diogo Dias”


Do infortúnio ocorrido em 2020, em que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova (AHBVPN) perdeu em serviço o bombeiro Diogo Dias e duas viaturas nos grandes incêndios de julho e setembro em Proença-a-Nova e concelhos vizinhos, nasceu uma onda de solidariedade que envolveu a autarquia, as juntas de freguesia, associações e tecido empresarial do concelho, a juntar aos muitos proencenses anónimos de Proença-a-Nova, do resto do país e de países como o Canadá, Brasil, Suíça e França.

Com os mais de 155 mil euros angariados, foi possível adquirir uma de duas novas viaturas que estão ao dispor da corporação de Proença-a-Nova. “Carros há muitos, pessoas ninguém ocupa o lugar delas: há sempre um vazio e é esse vazio que nos dói”, referiu o padre Virgílio Martins durante a bênção das viaturas que recebem o nome de Diogo Dias, de 21 anos, e de António Fernandes Miguel, mais conhecido como António “Rolheiro”, 2º Comandante do Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros que faleceu em janeiro deste ano com 94 anos. Virgílio Martins sintetizou na expressão agridoce o misto de emoções sentidas durante a cerimónia, realizada a 13 de junho: “o doce do António Rolheiro é uma esperança para vós, mas tenho o amargo do Diogo que é uma tristeza por um lado, mas também é a esperança. Se este representa a continuidade, aquele representa o empenho, se este representa o carinho e a ternura do pai que viveu, e viveu muitos anos, aquele representa o impulso da juventude que vós tendes”.

Tiago Marques, comandante do corpo de bombeiros, agradeceu todos os donativos recebidos num dia em que se lembraram “aqueles que tanto deram a esta casa e que já não se encontram entre nós. Precisamos cicatrizar feridas que ainda não sararam, é um facto, mas temos de continuar a nossa missão e para mim penso que é a melhor homenagem que podemos fazer: continuar. Continuar o legado que nos foi deixado, continuar a proteger as nossas gentes e os seus bens. O meu desejo é que estas viaturas nos tragam uma mensagem de esperança, de força, de superação. Que o Diogo e o Sr. António nos acompanhem sempre em todas as nossas missões”.

Também Ricardo Araújo, presidente da direção da AHBVPN, salientou a disponibilidade dos bombeiros que chega ao ponto de dar a vida pelos outros. “Queremos continuar com a memória viva, não esquecendo os nossos, aqueles que dão a vida, que dão o suor, o sangue e as lágrimas naquilo que fazem. Foi aprovado por unanimidade e com aclamação de toda a assembleia Diogo Miguel Alves Dias, bombeiro de 3ª, como sócio honorário a título póstumo desta associação e vai ser homenageado com esta viatura com o seu nome para que outras gerações possam se lembrar daquilo que é dedicação e a entrega do bombeiro à sociedade. Da próxima vez que soar o alarme não nos esqueçamos disso”.

Enquanto presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e também na qualidade de presidente da mesa da assembleia geral da AHBVPN, João Lobo destacou o grupo de elementos que está atualmente em formação para continuar a prestar apoio à comunidade, como esta associação humanitária já faz há mais de 70 anos. Dando conta do momento difícil que se viveu há um ano, com a morte de Diogo Dias, destacou o empenho da restante corporação. “Nunca baixou os braços, estiveram sempre no teatro de operações e nessa circunstância é para mim um orgulho pessoal e, tenho a certeza, é um orgulho de todos os proencenses. Esta homenagem que hoje fazemos manifesta esse carinho e esse sentimento de comunhão entre todos”.

Parque de estacionamento público de Armação de Pêra encontra-se em funcionamento até 15 de setembro


O Parque de Estacionamento Público de Armação de Pêra do Município de Silves, localizado na Via Dorsal, encontra-se em funcionamento desde o dia 15 de junho e durante um período que se estende até 15 de setembro.
O mesmo encontra-se aberto 24 horas por dia, ao longo de toda a semana, devendo, para efeito de utilização, ser efetuada marcação no local ou através do contacto 910 036 433.

De salientar que este parque reúne grande capacidade de estacionamento de veículos, proporciona comodidade e segurança aos utentes, permitindo igualmente o descongestionamento e a melhor fluidez do tráfego nas ruas da Vila de Armação de Pêra.

Supertaça Cândido Oliveira 2021 em Aveiro

 

Câmara de Aveiro saúda a decisão da FPF, o Sporting e o Sporting de Braga 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) acordou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a realização da edição 2021 da Supertaça Cândido Oliveira, no Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte (EMA), no próximo dia 31 de julho, sábado, pelas 20h45, culminando com sucesso um processo de candidatura e de negociação desenvolvido nos moldes definidos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

É com especial gosto que damos desde já as boas vindas a todos os adeptos do Sporting Clube de Portugal e do Sporting Clube de Braga e a todos os que apreciam o espetáculo futebol, esperando que possam estar reunidas todas as condições para o regresso do público às bancadas do EMA e em particular à Região, ao Município e à Cidade de Aveiro.

Queremos agradecer à FPF, com quem a CMA tem trabalhado em variadas e frutíferas parcerias, pela opção inteligente de realizar a Supertaça Cândido Oliveira 2021 no Estádio Municipal de Aveiro / Mário Duarte, o que acontece pela 11ª vez em 18 anos de vida, aproveitando desta forma todas as potencialidades do recinto, bem como a sua localização privilegiada e o seu enquadramento na Região de Aveiro e na Região Centro muito visitadas nessa altura de férias, incluindo a sua comunidade emigrante.

A Câmara Municipal de Aveiro está empenhada em dinamizar o seu Estádio Municipal, potenciando todas as suas capacidades, pelo que a realização de eventos desportivos desta envergadura serão sempre uma mais-valia para a Cidade e toda a Região, nomeadamente ao nível da dinamização da economia local e do próprio turismo, pelo que todo o investimento realizado para a concretização destes eventos serão sempre uma boa aposta para o Município de Aveiro.

O Presidente da CMA, Ribau Esteves sublinha ainda que faz “está nos nossos planos realizar estas parcerias com instituições tão importantes quanto é a FPF, desenvolvendo espetáculos especiais de troféus, que neste caso da Supertaça, tem o condão de corresponder à época desportiva que terminou 2020/2021 e de abrir na prática a época 2021/2022, que todos desejamos que seja uma grande temporada e que possa receber o público nos estádios” concluiu.

A CMA faz votos que aqueles que tiverem a possibilidade e oportunidade de se deslocarem a Aveiro para assistir à partida que inaugura a época 2021/2022, possam aproveitar a beleza e a hospitalidade da Cidade dos Canais, e que desfrutem de um bom espetáculo de futebol, aproveitando para agradecer publicamente a todas as entidades e empresas que estão envolvidas na preparação e organização deste jogo, todo o empenho de profissionalismo sempre demonstrado.

2,5 milhões de euros para assegurar a ligação à Zona Industrial da Tocha

 

Município de Cantanhede vai avançar com a terceira fase da Via Regional Cantanhede/Tocha.

O Município de Cantanhede já tem no terreno uma equipa de estudos geológicos para elaboração de um novo projeto para o troço de estrada entre a rotunda da EN 109, a norte da Tocha, e as Berlengas, na zona de acesso à Zona Industrial da Tocha. A obra corresponde à terceira fase da Via Regional Cantanhede/Tocha, e vai assegurar a rápida ligação viária àquele núcleo empresarial que se encontra em franco crescimento, nas imediações do qual será construída uma rotunda no entroncamento com a ex-EN 335-1, em direção à Praia da Tocha.

Este é um projeto absolutamente estruturante para toda a zona poente do território do concelho, e muito particularmente para a freguesia da Tocha, potenciando ainda mais o crescimento da zona industrial, que na prática vai ficar com um acesso imediato à A17 e à EN 109”, refere a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio. “Por outro lado, descongestionará a circulação viária no centro da Vila da Tocha e facilitará consideravelmente o acesso às zonas balneares da orla costeira do nosso território, o que, do ponto de vista da atratividade turística, representa uma importante mais valia”, adianta a autarca.

Trata-se um investimento muito significativo, superior a 2,5 milhões de euros, e já estamos a tratar do processo para o candidatarmos a um dos programas de financiamento que vão abrir no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal”, afirma Helena Teodósio, sublinhando que “esta é uma oportunidade que seguramente vamos agarrar com firmeza, uma vez que se trata de uma infraestrutura que está há demasiado tempo no papel”.

Em todo o caso, estão a ser realizados novos estudos geológicos porque “o primeiro projeto tem mais de 20 anos e previa o entroncamento com a ex-EN 335-1 numa zona próxima do antigo campo de futebol das Berlengas, no limite desta localidade. A líder do executivo camarário cantanhedense explica que “houve necessidade de o deslocar para as imediações da zona industrial, que na realidade ainda não existia quando o traçado inicial foi definido, em 1997. É isso que faz sentido, sob todos os pontos de vista, sobretudo porque é uma via que está a ser dimensionada para alavancar um novo ciclo de desenvolvimento nesta zona do concelho”, acrescenta.

O perfil do novo troço da Via Regional Cantanhede/Tocha será um pouco diferente dos das fases anteriores, não só em termos de largura, pois será mais ampla, mas também porque contempla agora faixas laterais projetadas para funcionarem como ciclovia.

Este é um aspeto a que Helena Teodósio atribui especial relevo, tanto mais que, “no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia da Tocha, está já a avançar com a construção de uma rede ciclável nesta zona, processo que de resto já foi iniciado com a execução da primeira fase do troço entre o centro da Tocha e a localidade de Fonte de Martel, e que há de estender-se ao parque de merendas das Berlengas, onde começa o troço já existente até à Praia da Tocha”.

A edil cantanhedense enfatiza os investimentos que a autarquia está a realizar neste domínio, com o” objetivo de criar uma extensa rede ciclável no concelho, sobretudo nas zonas onde a utilização da bicicleta mais se justifica, como é o caso da pista entre a Tocha e a Praia da Tocha, até porque, dentro de pouco tempo, ela será intercetada pela Eurovelo 1, rota da rede europeia de ciclovias que se estende ao longo do litoral português”.

Mais seis mortes e 1350 novos casos de Covid em Portugal. Rt sobe para 1,12


Nas últimas 24 horas recuperaram 589 pessoas. Dos novos casos, 69% registam-se em Lisboa e Vale do Tejo.

Estão confirmadas 17.055 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais seis do que no último boletim epidemiológico. O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 860.395, mais 1350 nas últimas 24 horas, o número diário mais alto desde 24 de fevereiro.

O Rt nacional situa-se em 1,12, uma subida face aos 1,09 registados esta segunda-feira.

Dos novos casos, 928 (69%) registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo, a mesma região onde ocorreram todas as seis mortes conhecidas esta quarta-feira. Seguem-se o Norte, com 199 casos (15%), o Algarve com 90, o Centro com 85, o Alentejo com 30, os Açores com 16 e a Madeira, com dois.

O número de internamentos cresceu em cinco, para 351. Nas Unidades de Cuidados Intensivos há mais quatro pessoas, para um total de 83

Há, neste momento, 26.248 casos ativos, mais 755. Recuperaram também da doença mais 589 pessoas nas últimas 24 horas.

O índice nacional de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2 subiu de 1,09 para 1,12 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 84,5 para 91.

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Rt em Portugal continental é ligeiramente superior, com uma subida de 1,1 para 1,13.

A taxa de incidência a 14 dias em Portugal continental subiu hoje para 90,5. Na segunda-feira a taxa era de 83,4.

Lusa / TSF / Gonçalo Teles / DGS

Liga MEO Surf: Melhores surfistas nacionais regressam à ação em Sintra com título nacional em jogo

Sintra (16/05/2021) - De 25 a 27 de Junho, os melhores surfistas nacionais estão de regresso à ação na Liga MEO Surf, a principal prova de surf em Portugal e a que define os campeões nacionais da modalidade. A Praia Grande vai ser o palco do Allianz Sintra Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2021.

Depois de ter sido votada pelos próprios surfistas como a melhor etapa de 2020, este ano a Praia Grande apresenta-se como uma paragem de extrema importância para a reta final da temporada, em pleno início de verão. Vasco Ribeiro e Carolina Mendes são os licras amarela, e consequentemente, líderes do ranking da Liga MEO Surf 2021.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra
“As águas selvagens do Atlântico fazem da costa do concelho de Sintra lugar de paragem obrigatória para os amantes dos desportos aquáticos. Receber em Sintra, uma competição como a Liga MEO Surf coloca o nosso concelho em destaque junto dos apaixonados pela natureza, pelo mar e pelo desporto, trazendo novas dinâmicas, novas gentes a conhecer e desfrutar do nosso território. Sintra dá as boas-vindas aos amantes do surf e deseja a todos os atletas uma boa prova e boas ondas.”

Allianz Sintra Pro 2020 em números:
– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;
– 1274 ondas surfadas por 99 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 9,65 pontos nas meias-finais
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Teresa Bonvalot, 17,15 pontos, na ronda 3
Esta é uma etapa de cariz decisivo para as lutas pelos títulos nacionais, podendo haver já festa antecipada no caso masculino, com Vasco Ribeiro à espreita de um inédito quinto título nacional.

Títulos Nacionais Masculino – Contagem
- Vasco Ribeiro: 4 títulos (2017, 2014, 2012 e 2011)
- Ruben Gonzalez: 4 títulos (2008, 2006, 2005 e 2004)
- Frederico Morais: 3 títulos (2020, 2015 e 2013)
- José Gregório: 3 títulos (2007, 2003 e 1997)
- João Antunes: 3 títulos (1998, 1996 e 1994)

Depois de ter conquistado as duas últimas etapas, Vasco chega à Praia Grande, onde venceu no ano passado, a precisar “apenas” de repetir esse triunfo de 2020 para carimbar automaticamente o título, que já lhe foge desde 2017. Mas até pode nem precisar de vencer a etapa para assegurar o cetro.

Requisitos para Vasco Ribeiro ser campeão nacional no Allianz Sintra Pro:
- Se vencer a etapa é campeão nacional;
- Se chegar à final e Afonso Antunes não vencer a etapa;
- Se chegar às meias-finais e Afonso Antunes não chegar às meias-finais;
- Se chegar aos quartos-de-final, Afonso Antunes não chegar aos quartos-de-final e Tomás Fernandes, Guilherme Ribeiro ou Guilherme Fonseca não vencerem a etapa;

Vasco Ribeiro, atual líder do ranking nacional
“A Praia Grande é um sítio onde passo muito tempo a treinar e, por isso, estou entusiasmado por poder lá competir. É uma praia consistente e que oferece altas ondas, que encaixam bem no meu surf. É um local onde me sinto bastante confortável a competir. O meu objetivo é fechar já as contas do título na Praia Grande. Só depende de mim e é isso que vou tentar fazer. Estou super confiante, as coisas estão a sair bem e estou a treinar para que isso aconteça”.

Do lado feminino, com Carolina Mendes de licra amarela vestida, fruto da liderança do ranking, as contas ainda estão mais equilibradas, com Francisca Veselko a apenas 10 pontos de distância e com Teresa Bonvalot também a tentar recuperar terreno perdido na luta pela revalidação do título nacional. Tanto Teresa como Yolanda Hopkins, recentemente qualificadas para os jogos olímpicos, contam neste momento com menos uma etapa nos pontos atuais para o ranking.

O Allianz Sintra Pro vai também ser também o palco de mais uma etapa da forte evolução do Surf feminino português, incluindo um qualificado lote de jovens sensações, que vive dias de glória e onde se inclui a surfista local Leonor Fragoso. 

Leonor Fragoso, surfista local da Praia Grande
“É ótimo competir em casa, dormir na minha cama e ter o apoio da família e dos amigos mais de perto. É também a praia surfo mais vezes e me sinto mais confortável. Penso que o surf feminino em Portugal teve uma evolução gigante e o resultado em El Salvador foi uma prova disso. A primeira vez que competi na Liga foi na Praia Grande há vários anos e acho que a única surfista que ainda compete desde então é a Carina Duarte, que surfa muito bem. Todas as restantes surfistas são incríveis. Já não há heats fáceis desde o primeiro round, o nível é muito alto e há muitas meninas novas a surfar incrivelmente bem, dentro e fora da competição. Para quem estiver atento é notório o passo enorme que o surf feminino deu em Portugal e espero que continue a crescer em número, porque em termos de nível já está num bom caminho. Estes resultados internacionais são muito benéficos para todas as surfistas portuguesas porque são a prova de que é possível, mostram que temos boas condições para treinar e para chegar muito longe, desde que haja dedicação, trabalho e garra, que são características notórias da Yolanda e da Teresa. Com isto, acreditando que é possível, é mais fácil ter motivação para treinar e elevar as expectativas, porque está provado que é acessível, que conseguimos chegar lá.”

À margem da luta pelos títulos nacionais, o Allianz Sintra Pro marca ainda a terceira e última paragem do já histórico troféu Allianz Triple Crown. É na Praia Grande que vão ser encontrados os campeões de um sub-troféu que tem prize-money igual para a prova masculina e feminina. Vasco Ribeiro e Carolina Mendes também lideram este ranking particular, estando bem lançados para sucederem a Afonso Antunes e Teresa Bonvalot na lista de campeões da Allianz Triple Crown.

José Francisco Neves – Membro do Comité de Direcção, CMO, Allianz Portugal
“A terceira e última etapa desta prova em que participam os melhores surfistas nacionais promete ser tão emocionante como nos anos anteriores, constituindo um espetáculo único, elogiado por todos os admiradores da modalidade. Para a Allianz Portugal, é um motivo de orgulho fazer parte deste projeto com a Associação Nacional de Surfistas, mostrando o nosso empenho na ligação ao mundo do desporto, que temos desenvolvido também noutras áreas. Somos, por exemplo, a seguradora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos próximos oito anos. E não será por acaso que o surf é este ano modalidade olímpica nos Jogos de Tokyo’2020. Também aqui teremos novidades nos próximos dias, que certamente serão bem recebidas no mundo do surf em Portugal. Boa sorte a todos, que vençam a melhor e o melhor surfistas.”

Allianz Triple Crown – Galeria de Campeões (últimos 5 anos)
2020: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019: Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018: Gony Zubizarreta e Camila Kemp
2017: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2016: Vasco Ribeiro e Carolina Mendes

Em termos de troféus laterais, a Liga MEO Surf conta com a luta pela melhor manobra na Go Chill Expression Session premiada, o Bom Petisco Girls Score, um primeiro prémio exclusivamente dedicado às senhoras para a melhor pontuação combinada no quadro de competição feminino, a Joaquim Chaves Best Wave e ainda a luta pelo melhor surfista local tanto no masculino como no feminino, de forma equitativa. Em Sintra, as pontuações do round 3, uma das fases mais competitivas e a última a disputar-se em baterias de 4 atletas, tanto no masculino como no feminino, serão convertidas em Super Bock, passando este round a ser o Super Bock Power Round.

A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Sintra Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill, Joaquim Chaves Saúde, Super Bock, Rip Curl, Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Sintra, e o apoio técnico do Clube Recreativo da Praia das Maçãs e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

COLUMBÓFILIA: Gonçalo Paião repete vitória vencendo concurso de Rio Moinhos

Nuno & Filho continua líder da Classificação Geral de Concorrentes e Gonçalo Paião assume a liderança do Troféu Crédito Agrícola.

Com a realização da prova nacional de Rio Moinhos, decorreu a décima sexta prova do Campeonato 2021 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta campanha conta com a participação de 49 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso foi ganho por Gonçalo Paião, conquistando igualmente a liderança do Troféu Crédito Agrícola, continuando a assumir a liderança da Classificação Geral, a equipa Nuno & Filho, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:


Prova – Rio de Moinhos - (Velocidade)

1º lugar – Gonçalo Paião – 629 pontos; 2º - Manuel Frade – 629; 3º - Fernando Pereira - 625; 4º - Humberto Carvalho - 613; 5º - José Rossa Ribeiro - 612; 6º - Nuno & Filho -601; 7º - Marco Ferreira – 600; 8º - Fernando Pereira - 596; 9º - Jorge Monteiro - 595; 10º - Vitor Ferreira - 593.


Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Nuno & Filho – 9227 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro - 9813; 3º - Emanuel Ventura – 9524; 4º - Gonçalo Paião - 9212; 5º - Lusitano Espinhal 8926; 6º - Humberto Carvalho - 8894; 7º - Fábio Cruz -8634; 8º - Fernando Pereira - 8456; 9º - Nelson Rainho - 8402; 10º - Vítor Ferreira - 8212; 11º - Emanuel Ventura - 8089; 12º - Manuel Barreto -8067; 13º - António Oliveira – 8066; 14º - Nuno & Filho - 7950; 15º - José Rossa Ribeiro - 7836; 16º - José Oliveira – 7828; 17º - José Santos – 7694; 18º - Marco Ferreira - 7621; 19º - António Santos - 6901; 20º - Jorge Monteiro – 6719; 21º - Asas de Lemede - 6666; 22º - Manuel Frade - 6575 23º - Lusitano Espinhal - 6317; 24º - Avelino Soares 6214; 25º - Francisco Santos - 5718; 26º - José Catarino - 5660; 27º - Euclides Pimenta - 5618; 28º - José Vinagreiro - 5365; 29º - Fábio Cruz - 5357; 30º - Cidálio Salvador - 5013; 31º - Nelson Rainho 4435; 32º - Humberto Carvalho – 4336; 33º - António Santos - 4315; 34º - Manuel Barreto – 4141; 35º - Vitor Ferreira – 3951; 36º - Emanuel Ventura – 3898; 37º - Fernando Pereira - 3860; 38º - Lusitano Espinhal - 3716; 39º - César Rainho - 3468; 40º - Marco Ferreira - 3351; 41º - Avelino Soares /B - 3170; 42º - Nuno & Filho – 3095; 43º - José Oliveira – 3030; 44º - Francisco Santos – 2978; 45º - Manuel Frade – 2586; 46º - José Catarino – 2304; 47º - Carlos Pereira - 2174; 48º– Euclides Pimenta - 2158; 49º - Gonçalo Paião - 1928; 50º - José Vinagreiro - 1567; 51º - António Oliveira - 1407; 52º - Fábio Cruz – 1313; 53º César Rainho - 670; 54º - Fernando Pereira – 474; 55º - Fernando Cruz – 401.

Troféu Crédito Agrícola

1º - Gonçalo Paião –2422 pontos; 2º - Emanuel Ventura – 2834 pontos; 3º - Gonçalo Paião – 2363 pontos.


Proteção Civil de Leiria realiza exercício “Fallcon 21”


O Serviço Municipal de Proteção Civil de Leiria, em parceria com a Base Aérea n.º 5 e o ISLA – Instituto Superior de Leiria, organiza, no próximo sábado, um exercício com vários cenários que irá testar a coordenação e articulação entre os diversos agentes, numa ação que envolverá cerca de 120 participantes, entre figurantes e operacionais.

Designado de “Fallcon 21” e com o objetivo de manter toda a operação o mais real possível, as informações sobre a hora, o local e o tipo de ocorrência não serão divulgadas previamente seja à população ou às próprias entidades envolvidas, que ascendem quase às duas dezenas.

Para além das estruturas organizadoras, participam nesta ação o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, os quatro Corpos de Bombeiros do concelho, os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia Judiciária, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa, a EDP, o SMAS de Leiria, o Corpo Nacional de Escutas, o Centro Hospitalar de Leiria, o Serviço Municipal da Marinha Grande, as Juntas de Freguesia de Amor e de Regueira de Pontes e as Uniões das Freguesias de Marrazes e Barosa e de Monte Real e Carvide.

Este exercício integrado de Proteção Civil tem como objetivos promover o treino operacional, particularmente ao nível, estratégico, tático e de manobra, testar todos os níveis de estrutura em cenário de proteção civil, bem como os diversos planos de emergência e procedimentos, entre outros.

Uma equipa de avaliadores designada pelas várias entidades acompanhará todo o evento, que contou com o apoio na preparação e organização dos alunos da pós-graduação em Proteção Civil do ISLA, devendo ser apresentado um relatório final até 18 de julho.

No âmbito do “Fallcon 21”, decorreu também no passado 25 de maio o webinar “Acidentes com Aeronaves”.


Castelo de Paiva | Num tempo que volta a não ter festejos: Câmara Municipal promove concurso de montras e decorações de S. jJoão

  Tendo em conta a situação pandémica que ainda vivemos, voltamos a ter um ano sem promover as nossas grandiosas Festas de S. João, e este seria  um tempo de preparativos para dias felizes, de grande animação pelas ruas da urbe paivense, com marchas populares, grandes concertos, bailaricos, sardinhadas e muita folia para milhares de visitantes que sempre rumam a Castelo de Paiva.

 Mas apesar desse impedimento, a autarquia entende que não se pode deixar morrer a tradição, e o Pelouro da Cultura do município paivense lança a partir de hoje o "Concurso de Montras e Decorações de S. João", uma iniciativa aberta á participação de todos os espaços comerciais do concelho.


Para efectivar a sua inscrição, descarregue a respectiva ficha no seguinte link https://www.cm-castelo-paiva.pt/.../concurso-montras-e..., e envie devidamente preenchida para o email do Gabinete de Cultura, ou entregue presencialmente na Câmara Municipal, sendo que o prazo para as inscrições termina a 21 de Junho.


As montras e decorações a concurso serão publicadas nas plataformas digitais da Câmara Municipal, e os vencedores serão escolhidos pelo público através do numero de “ likes “ , nas respectivas publicações.


Os prémios deste Concurso de Montras e Decorações de S João 2021 serão os seguintes:

            1º - 45 dias de Publicidade na Paivense FM

            2º - 30 dias de Publicidade na Paivense FM

            3º - 15 dias de Publicidade na Paivense FM

            Para mais informações, os interessados em participar nesta iniciativa, podem contactar o Gabinete de Cultura (cultura@cm-castelo-paiva.pt).


Carlos Oliveira

Região de Aveiro promove Conferência Internacional dedicada às Bibliotecas Públicas


No âmbito do Congresso da Região de Aveiro 2021, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), realiza nos dias 17 e 18 de junho de 2021, no Atlas Aveiro – Edifício Fernando Távora, a III Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, subordinada ao tema “O novo normal”, nos dias.
O tema escolhido pretende refletir sobre o papel das Bibliotecas em contexto de Pandemia e perspetivar a forma como este “novo normal” transformou as Bibliotecas em centros locais de ajuda, a nível nacional e internacional.

O público alvo do evento são bibliotecários e a Conferência conta com a parceria da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

No contexto atual, as Bibliotecas Públicas emergem com um papel preponderante no âmbito do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que definem as prioridades e aspirações globais para 2030 e requerem uma ação à escala mundial para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos.

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, transforma as Bibliotecas em espaços únicos na esfera pública, onde se dá voz às minorias, sendo, assim, agentes ativos na resolução de problemas sociais, contribuindo para a erradicação da pobreza, para a redução de desigualdades, para o aumento de uma educação de qualidade, para a construção de comunidades e cidades mais sustentáveis e inclusivas.

O programa da III Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública integra as principais Entidades nacionais e internacionais ligadas ao setor, que participam como oradores e moderadores, bem como especialistas de todo o mundo na área da biblioteconomia que irão apresentar projetos e refletir sobre estratégias e boas práticas para as Bibliotecas Públicas.

A III Conferência Internacional [Re]pensar a Biblioteca Pública: o “novo normal” promove, ainda, uma “Biblioteca de Ideias”, um espaço dedicado à apresentação de projetos nacionais, inovadores, partilha de experiências e boas práticas sob a forma de Pitch. A integração desta ação na Conferência pretende valorizar iniciativas desenvolvidas nas Bibliotecas Públicas e/ou Redes de Bibliotecas das Comunidades Intermunicipais espalhadas pelo país.

No arranque deste evento, a CIRA e a Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas celebrarão um Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da CIRA, com vista ao desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, visando a oferta de serviços partilhados, a melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade e de promoção de identidade regional.

No dia 19 de junho, de manhã, haverá um Programa Social para todos os participantes, proporcionado pelos Municípios de Águeda, Estarreja e Murtosa, que permitirá conhecer melhor o muito que a Região de Aveiro tem para oferecer.

Alinhada com a visão estratégica de Aveiro - Cidade, Município e Região - para a Cultura, consubstanciada na Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, esta conferência resulta de um trabalho em rede, a nível local, regional, nacional e internacional, e coloca a Cultura em debate e Aveiro no centro de reflexão e inspiração para a construção e desenvolvimento de modelos de gestão e participação mais inclusivos e sustentáveis, com epicentro na qualidade de vida dos cidadãos.

Mais informações e inscrições disponíveis no site da Conferência:

Cântico dos Cânticos: edição com um quase inédito de Agustina Bessa-Luís, reúne versões da poeta Eugénia de Vasconcellos e do Padre António de Figueiredo

Texto imortal do património poético mundial, Cântico dos Cânticos é um momento singular da Bíblia: afinal, Salomão, o putativo autor, exalta ali, com poética inexcedível, a carne, a fusão amorosa e o igual prazer entre os casais. São sete cantos sublimes, apresentados como um drama, que nos falam de um amor «forte como a morte» que agora a Guerra e Paz Editores publica numa edição única E é única por contar com um texto praticamente inédito de Agustina Bessa-Luís, e com duas versões do Cântico: a da poeta Eugénia de Vasconcellos, e a tradução clássica do Padre António de Figueiredo. Cântico dos Cânticos chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Junho, com um cerimonial de sedução que irá promete inspirar crentes e não crentes, amantes e prometidos.

«Tanto David como Salomão foram famosos pelos seus provérbios e salmos, pensamentos e cânticos. Acima de toda esta obra portentosa está, porém, o Cântico dos Cânticos. É um poema da juventude, leve como a flor da vinha de Engadi.» Assim descreveu Agustina Bessa-Luís, nome maior da literatura portuguesa, a obra de Salomão no irreverente e polissémico texto Um Tijolo Quente Sobre a Cama, de 2001, publicado numa edição da Bíblia da Três Sinais Editores, editora que precedeu e deu origem à Guerra e Paz Editores.

 

As palavras da escritora portuguesa, que nos deixou em 2019, lêem-se como se tivessem sido escritas hoje mesmo, assim como as do Cântico, que, segundo Agustina, «continuará a oferecer-nos os seus mistérios e as suas graças para as quais contribuem todos os perfumes da Arábia». Razões para que, duas décadas depois, o texto praticamente inédito da autora da Sibila seja agora ressuscitado e dê o mote para uma edição de Cântico dos Cânticos «duplamente feliz», nas palavras do editor Manuel S. Fonseca.

 

A edição inclui uma versão do texto bíblico da poeta portuguesa Eugénia de Vasconcellos, à qual se agrega Em Todo o Esplendor da sua Glória, um breve texto no qual Eugénia explica o que a moveu poética e filosoficamente para a concretização deste labor cativante, e ainda a tradução clássica do Cântico dos Cânticos, pela mão do Padre António Pereira de Figueiredo, feita a partir da Vulgata Latina.

 

Retrato de um sentimento sublime, feito de escolhas e imperfeições, Cântico dos Cânticos é um poema de beleza perene que convida à leitura e que esta edição celebra. O livro fará parte da colecção Livros Brancos que se distingue pela sobriedade gráfica em tudo correspondente à singularidade da obra.

 

Cântico dos Cânticos chega às livrarias de todo o país no próximo dia 22 de Junho, mas já se encontra disponível para pré-venda através da loja online da Guerra e Paz, Editores.

 

 

Cântico dos Cânticos

Salomão

Apresentação: Agustina Bessa-Luís

Ficção / Poesia

80 páginas · 15x21 · 12,00 €

Nas livrarias a 22 de Junho

Guerra e Paz, Editores

Aveiro | Este fim de semana mergulhe nas atividades da Fábrica Centro Ciência Viva

No próximo fim de semana, 19 e 20 de junho, miúdos e graúdos estão convidados para um “mergulho” nas atividades da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. As famílias têm à sua espera um programa temático dedicado ao Mar. Fazer um creme esfoliante amigo do ambiente, construir e programar os robôs marinhos mais incríveis, e dar asas à criatividade para dar um novo uso aos plásticos são as propostas para esses dias. Todas as atividades são gratuitas, com inscrição prévia.

 


O plástico invadiu o nosso dia-a-dia e uma grande quantidade acaba por ir parar ao oceano. As correntes marinhas arrastam esse lixo por todo o planeta e os animais marinhos confundem-no com alimento. É um perigo e todos nós podemos fazer a diferença. Por isso mesmo, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um fim de semana inteiro dedicado ao mar. As famílias são convidadas a fazer um creme esfoliante livre de microplásticos e amigo do ambiente, a mergulhar no mundo da tecnologia com tubarões e caranguejos robotizados, e a criar objetos únicos para dar um novo uso aos plásticos.


A participação nas atividades é gratuita e requer inscrição prévia através do telefone 234 427 053. O programa está disponível em www.ua.pt/fabrica/fimdesemana-marazul.

Este programa de atividades está inserido no Projeto “Mar Azul: Comunicar para envolver e educar”, que tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras, sensibilizando para o dever da conservação do Património Natural. Este projeto é promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul.

 


Ciclo “12 em Rede” celebra a força e o poder da mulher na Aldeia Histórica de Castelo Mendo

 

No próximo dia 26 de junho, o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" 2021 vai levar mais vida e animação à Aldeia Histórica de Castelo Mendo. O tema do evento, “D. Mendo, a Donzela Que se Fez Varão”, simboliza a força e o poder da mulher e vai dar o mote para um dia pleno de emoções.

A figura feminina, o poder e a força da mulher vão estar em destaque no próximo dia 26 de junho, na Aldeia Histórica de Castelo Mendo. Partindo do rimance (pequeno canto épico) “A Donzela Que Vai À Guerra”, o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" 2021 vai promover um dia repleto de diversão, para miúdos e graúdos.

Um dia para celebrar o feminino, mas também a cultura, a gastronomia, as tradições e costumes de Castelo Mendo, com uma programação dedicada a toda a família. Habitantes e visitantes são convidados a participar em jogos, desafios e passatempos para descobrir a História de Castelo Mendo. Para desfrutar da gastronomia do território, haverá um piquenique recheado de produtos típicos da região e um showcooking com o conceituado chef Álvaro Costa. O evento contará ainda com um concerto, "O Tempo Não Parou", um projeto colaborativo criado em residência artística no território de Castelo Mendo, com direção artística de Hélder Costa, no qual participará a inigualável Maria João. E o dia termina com a performance e gravação de podcast "Entre Braga e Nova Iorque": "Donzela Que se Fez Varão - O Poder e a Liberdade da Mulher", nas ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streamingno Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Castelo Mendo é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número 217 570 020 ou do email turismo.almeida@cm-almeida.pt, o café Venceslau, em Castelo Mendo, a Junta de Freguesia de Castelo Mendo, pelo número de telefone 912 149 316 ou o email uf.cmamm@gmail.com ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 ou do email inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Mendo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento e limite de participantes
A partir das 10:30
Programação para Famílias
13:00
Pic-nic nas imediações da Aldeia
60 pessoas máximo
16:00
“DOM MENDO, Donzela que se fez Varão” (Visita Guiada/ Percurso Performativo)
30 pessoas máximo
19:30
Showcooking
Degustação com Chef Álvaro Costa
60 pessoas máximo
21:30
Concerto - "Tempo Não Parou" com Maria João
100 pessoas máximo
23:00
"Donzela que se fez Varão" - O poder e a Liberdade da Mulher (Performance e gravação de podcast “entre Braga e Nova Iorque” )
15 pessoas máximo

A festa só acaba em Novembro
O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em Novembro.

Depois de Castelo Mendo, a festa segue para Sortelha, a 3 de julho; Belmonte, a 10 de julho; Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.

Doze detidos por suspeitas de corrupção em operação da PJ em Loures

Doze pessoas foram hoje detidas por suspeitas da prática de crimes de corrupção passiva e de corrupção ativa na sequência de uma operação da Polícia Judiciária (PJ) realizada em Loures.

Em comunicado, a PJ adianta que durante a operação "Embargo final", realizada através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (Departamento de Investigação e Ação Penal de Loures), foram realizadas 18 buscas domiciliárias e 32 buscas não domiciliárias.

De acordo com a TVI24, as buscas foram feitas na Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, liderada pelo comunista Bernardino Soares.

Na nota, a PJ indica que "na investigação em curso foram já recolhidos importantes elementos de prova que indiciam fortemente a existência de contrapartidas monetárias para o não exercício das funções profissionais" que estavam atribuídas a suspeitos.

Os detidos têm entre 44 e 64 anos e nas buscas participaram 84 efetivos da polícia.

Segundo a TVI24, em causa estão suspeitas de subornos a fiscais da autarquia e a outros funcionários camarários responsáveis pela vistoria e pelo licenciamento de obras de construção civil no concelho, em troca de contrapartidas financeiras.

A estação de televisão diz ainda que as detenções e buscas visaram não só funcionários da autarquia, mas também empresários da construção civil, estes últimos suspeitos de corrupção ativa.

Lusa

DGS quer testes em aniversários e festas com mais de 10 pessoas.

Bastam mais de 10 pessoas num casamento, batizado ou aniversário para que todos devam ser sujeitos a testes.

Para eventos culturais e desportivos devem ser feitos testes quando há mais de 1000 espetadores ao ar livre e 500 em espaços fechados.

Bastam mais de 10 pessoas num casamento, batizado ou aniversário para que todos devam ser sujeitos a testes. Para os eventos culturais e desportivos bastam mais de 1000 espetadores em ambiente aberto ou mais de 500 em ambiente fechado.

Os testes obrigatórios para eventos foram anunciados pelo Governo na semana passada, mas faltava a Direção-Geral da Saúde (DGS) definir as regras concretas e os números mínimos de participantes ou espetadores para avançar com esses mesmos testes, em mais uma medida para travar o aumento de casos de Covid-19.

As regras agora atualizadas, consultadas pela TSF, preveem que os rastreios laboratoriais "devem" ser feitos "nos eventos de natureza familiar, designadamente festas de casamento, batizados e aniversários, bem como quaisquer outras celebrações similares, com reunião de pessoas fora do agregado familiar, aos profissionais e participantes, sempre que o número de participantes seja superior 10".

Desporto e cultura

Nos eventos de natureza cultural e desportiva, "os profissionais e participantes ou espetadores devem ser testados "sempre que o número de participantes/espetadores seja superior a 1000, em ambiente aberto, ou superior a 500, em ambiente fechado", uma hipótese que já tinha sido levantada (e criticada) pela Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos.

Para os eventos de natureza cultural com bilhetes já vendidos à data de 15 de junho é recomendado que o promotor avalie a possibilidade da realização de rastreios laboratoriais.

Nos eventos familiares, culturais e desportivos a DGS define três hipóteses para fazer os testes exigidos: um teste rápido de antigénio realizado 48 horas antes do início do evento"; um teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste (colheita nasal) no próprio dia e no local do evento e sob supervisão de um profissional de saúde; ou um teste de amplificação de ácidos nucléicos (por exemplo, PCR) até 72 horas antes do evento.

Grandes empresas com testes de 14 em 14 dias

Sobre as empresas com mais de 150 funcionários no mesmo local de trabalho que serão obrigadas a testar os seus trabalhadores, a DGS prevê testes com uma periodicidade de 14 em 14 dias e a todos os trabalhadores "independentemente do vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica''.

Por outro lado, mantém-se a previsão de rastreios laboratoriais regulares em creches, escolas e ensino superior, locais com maior risco de transmissão em meio laboral, incluindo explorações agrícolas e o setor da construção e serviços públicos.

Nuno Guedes / TSF