domingo, 8 de julho de 2018

Festa em Honra do Divino Salvador - Paróquia de Alvor

IGREJA MATRIZ de ALVOR

PARÓQUIA do DIVINO SALVADOR

Participe nos eventos anunciados!
Obrigado!


Edifício do antigo Hotel Golfinho ganha nova vida

O velho edifício do Hotel Golfinho, situado a dois passos da Praia D. Ana, em Lagos, vai ter nova vida. O imóvel foi, durante décadas, um dos ícones da hotelaria lacobrigense, mas há muito que se encontra sem uso e a degradar-se.
Recentemente, foi adquirido pelo IR Group e encontra-se em fase de recuperação, um processo que deverá desenvolver-se até ao primeiro trimestre de 2020.
Ao mesmo tempo, a empresa encontra-se a comercializar os 279 quartos do edifício, prometendo aos futuros investidores uma rentabilidade de 7% a 10% e com a possibilidade de os venderem de volta ao fim de 5 anos. Para além disso, terão a possibilidade de utilizar os quartos para 15 dias de férias anuais ao longo dos primeiros 15 anos.
Uma vez recuperado, o imóvel ficará com o estatuto de hotel de quatro estrelas e deverá ser explorado por um grupo hoteleiro. Para além dos quartos, disporá de áreas comuns, como restaurante, piscina, health club, circuito SPA, jardim Zen, sala de eventos, kid’s club com serviço de baby-sitting e parque de estacionamento.
Fonte: oalgarve

Mulher de 24 anos esfaqueia namorado embriagado em casa em Albufeira

A mulher fugiu do local do crime mas mais tarde acabou por se entregar às autoridades locais.
O crime aconteceu por volta das 6 horas da manhã de sábado na Rua Ramalho Ortigão, em Albufeira, entre um casal brasileiro, e terá tido origem numa discussão, após o namorado de 32 anos ter chegado a casa aparentemente embriagado.
A discussão entre o casal brasileiro levou a mulher de 24 anos a dar vários golpes ao namorado de 32 anos, com uma faca de cozinha.
O homem terá sido atingido na zona abdominal, perto do coração e foi assistido pelos Bombeiros Municipais de Albufeira e INEM, sendo posteriormente transportado para o Hospital de Faro.
O alerta às autoridades terá sido dado pelos vizinhos que ouviram o barulho da discussão entre o casal.
Após a agressão, a mulher ter-se-á colocado em fuga, deixando o namorado ferido sozinho.
Algumas horas depois, por volta das 10 horas da manhã, a mulher deslocou-se até a um posto da GNR de Albufeira e entregou-se às autoridades.
A mulher está indiciada por ofensas à integridade física grave e ficará nas instalações da Polícia Judiciária até está segunda-feira, quando será presente a um juiz.

Onde posso doar sangue em Aveiro?

Gestos simples que salvam vidas, seja  o leitor também um salvador de vidas.


JULHO
Dias 11, 18, 20(6ª. Feira) e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

SETEMBRO
Dias 5, 12, 19 e 26 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 13:00 horas (Sábados)

OUTUBRO
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 6, 13, 20 e 27 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

NOVEMBRO
Dias 7, 14, 21 e 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 3, 10, 17 e 24 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

DEZEMBRO
Dias 5, 12, 19 e 26 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)

Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

Não deixem porém de consultar o site www.adasca.pt

Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
Mercado Municipal Santiago, Lojas G/F, 1º. Piso
Rua de Ovar

Tribunal ordena libertação de Lula da Silva com urgência

O antigo presidente brasileiro está preso há três meses em Curitiba
Um tribunal brasileiro concedeu o habeas corpus ao ex-presidente brasileiro Lula da Silva, que tinha sido pedido por deputados, para suspender a execução de sua pena de 12 anos e um mês no caso triplex, avança a imprensa brasileira.
"Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente", anotou o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região sobre Lula da Silva, preso há três meses na sede da Polícia Federal em Curitiba.
DN

‘Legionella’ motiva fecho de residências de estudantes do Politécnico de Coimbra

O Politécnico de Coimbra anunciou ontem ter encerrado as residências de estudantes situadas em Bencanta na sequência da deteção de ‘legionella’ em dois chuveiros, após uma inspeção de rotina realizada pela Administração Regional de Saúde do Centro.
Resultado de imagem para ‘Legionella’ motiva fecho de residências de estudantes do Politécnico de Coimbra
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, lê-se que “a presidência do Politécnico de Coimbra e a Administração dos Serviços de Ação Social do Politécnico, responsáveis pela gestão das referidas unidades residenciais [decidiram] elevar as medidas preventivas e transferir os 56 alunos ali alojados, para proceder, na próxima segunda-feira, dia 9, à limpeza e desinfeção por uma empresa especializada”.
Após este procedimento, a Administração Regional de Saúde do Centro “voltará a analisar o sistema de distribuição de água”.
“O Politécnico de Coimbra informa que encerrou esta sexta-feira as residências situadas em Bencanta, na sequência de deteção de ‘Legionella pneumophila’, em 2 chuveiros, numa inspeção de rotina, realizada pela ARS Centro”, refere a nota.
De acordo com a mesma fonte, a ARS Centro recomendou “interditar a utilização dos chuveiros e tomar as medidas necessárias para correção da situação, nomeadamente, limpeza e desinfeção da cabeça dos chuveiros e implementar tratamento de choque térmico e/ou químico em toda a rede, de acordo com as características da mesma’”.
A nota do Politécnico diz igualmente que, “na altura do encerramento preventivo das instalações, nenhum dos residentes daquelas unidades apresentava qualquer sintomatologia compatível com a doença”.
Lusa

Oitenta e nove acidentes em doze horas em Portugal

Imagem relacionada
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, domingo, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 46 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 33 por condução sob o efeito do álcool;
  • Quatro por condução sem habilitação legal;
  • Três por tráfico de estupefacientes;
  • Um por posse de arma proibida.
  1. Apreensões:
  • 63 doses de haxixe;
  • 12 doses de heroína;
  • 3 doses de cocaína;
  • 4,9 gramas de liamba;
  • Uma arma branca;
  • Um bastão.
  1. Trânsito:
Fiscalização: 468 infrações detetadas, destacando-se:
  • 112 por excesso de velocidade;
  • 63 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
  • 28 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 21 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 21 por infrações relacionadas com tacógrafos;
  • 19 por fata ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 10 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Sinistralidade: 89 acidentes registados, destacando-se:
  • Um morto;
  • 32 feridos leves.

Manhã de domingo: Em direto/ Resgate na Tailândia em marcha. "Hoje é o dia D"

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
A missão de resgate dos rapazes que estão desde 23 de junho presos numa caverna na Tailândia começou esta madrugada. Operação envolve 18 mergulhadores e pode durar dias.
Os rapazes que se encontram presos na gruta tailandesa escreveram cartas aos pais. Pedem que não se preocupem. O treinador desculpa-se e diz que vai cuidar deles da melhor forma.
Os pais dos rapazes presos na gruta tailandesa responderam também por carta aos filhos e ao treinador. "Não se esqueçam de se cobrir com cobertores, porque o tempo está frio. Estamos preocupados".
A existência de líderes, terem menos consciência do perigo por serem novos e o facto de o corpo aguentar 20 a 25 dias sem comida ajudou a encontrar vivos os 12 rapazes tailandeses. Como vão sair dali?
Continua a procura por uma forma exterior de salvar 12 rapazes e o seu treinador, presos numa gruta na Tailândia. Houve um resgate por mergulho previsto para sexta, mas foi adiado.
Atrasos sistemáticos, falta de respeito pelos passageiros e bilhetes caros, eis a imagem da TAP hoje em dia. Poderia deixar de voar nela, mas isso seria uma desistência. Quero continuar a usar a TAP.
São cada vez menos comuns. Os ciganos estão satisfeitos pelas mudanças (mas temem o ritual da virgindade). Ainda existem casos a chegar às autoridades. A PJ pode atravessar a linha dos costumes?
Tripulantes da Ryanair preparam-se para greves que vão afetar toda a Europa este mês. Na Irlanda, sindicatos denunciam que os tripulantes têm de pagar a água que bebem a bordo dos aviões.
Bruno de Carvalho anunciou que se vai recandidatar à presidência do Sporting, numa mensagem divulgada em direito no Facebook. O ex-presidente é o quinto candidato à liderança do clube.
Alerta do IPMA: quatro distritos do norte de Portugal e ilhas dos Açores sob avisos de chuva e trovoada até domingo. Sul e centro do país com condições propícias a incêndios.
O porta-voz e deputado do PAN, André Silva, afirmou, na Madeira, que o partido vai continuar a lutar pela abolição das touradas e a insistir no fim da isenção de IVA para artistas tauromáquicos. 
Opinião

João Pedro Marques
Se o fito de Fernanda Câncio for esclarecer a opinião pública, então deve parar um pouco para se informar melhor. Mas se a sua intenção for flagelar Portugal, então não precisa de se informar.

Fernando Leal da Costa
O que for gasto a pagar mais 5 horas por semana, seja por contratar mais pessoal ou em horas extraordinárias, vai faltar para medicamentos, cirurgias do programa de combate às listas de espera e TAC's

Helena Garrido
Se deve mil tem um problema, se deve milhões não se preocupe. Se pertence à elite que partilhou escola ainda se deve preocupar menos. E nada se é parte do grupo certo, seja de que partido ou clube for

Paulo Tunhas
Ao contrário dos broncos americanos, nós por cá temos a poção mágica em que Marcelix caiu quando era pequenino e que Costix nos distribui. Um golinho e, zás!, somos “os melhores dos melhores".

Miguel Pinheiro
Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Hora de Fecho: Em direto/ Quatro crianças salvas. Resgate retomado amanhã

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Primeiras quatro crianças já foram resgatadas da gruta Tham Luang. Governador de Chiang Rai diz que este é o número neste momento e que operação retoma daqui a 10/20 horas.
As operações de resgate estão a ser efetuadas com sucesso. No local estão mergulhadores, soldados, polícias, médicos e voluntários. Como têm sido as últimas horas junto à gruta de Tham Luang?
A operação de resgate das 12 crianças e de um adulto que se encontram numa gruta em Chiang Rai já começou. Há 18 mergulhadores, 13 ambulâncias e helicópteros. Veja os detalhes da operação.
A direção do Belenenses registou uma equipa de futebol sénior no terceiro escalão distrital. A decisão surge no seguimento do fim do protocolo assinado entre a direção e a SAD do clube do Restelo.
O tribunal de Porto Alegre aceitou o pedido de habeas corpus para libertação do ex-presidente do Brasil que está detido por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
O governante angolano, Manuel Vicente, foi acusado de corromper um magistrado português, mas acabou por não se sentar no banco dos réus. O MP pediu envergonhadas penas suspensas. Decisão em outubro.
Testemunhas que desapareceram, insultos a advogados, guerra no Ministério Público. O Observador escolheu onze pormenores que marcaram as 50 sessões do caso Fizz, o julgamento do ano.
A chuva que cai há vários dias no sudoeste do Japão tem causado fortes inundações, deslizamentos de terra e outros danos. Dezenas de casas foram total ou parcialmente destruídas.
Casa Aveiro by Dolores não fica no Rio, São Paulo ou no Nordeste brasileiro. O restaurante abriu portas na pequena (mas muito famosa) Gramado, no sul do país. Fomos conhecê-lo.
Ainda é quase tabu falar de cuidados de beleza durante os tratamentos oncológicos, no entanto investigadores e médicos indicam que estes podem ser muito terapêuticos a nível físico e psicológico.
Jogo sem bola, lidar com o racismo e aprender a responder em campo: são estes os principais objetivos de Henry no apoio a Lukaku. O belga já não quer ser o melhor marcador, mas sim o melhor jogador. 
Opinião

João Pedro Marques
Se o fito de Fernanda Câncio for esclarecer a opinião pública, então deve parar um pouco para se informar melhor. Mas se a sua intenção for flagelar Portugal, então não precisa de se informar.

Fernando Leal da Costa
O que for gasto a pagar mais 5 horas por semana, seja por contratar mais pessoal ou em horas extraordinárias, vai faltar para medicamentos, cirurgias do programa de combate às listas de espera e TAC's

Helena Garrido
Se deve mil tem um problema, se deve milhões não se preocupe. Se pertence à elite que partilhou escola ainda se deve preocupar menos. E nada se é parte do grupo certo, seja de que partido ou clube for

Paulo Tunhas
Ao contrário dos broncos americanos, nós por cá temos a poção mágica em que Marcelix caiu quando era pequenino e que Costix nos distribui. Um golinho e, zás!, somos “os melhores dos melhores".

Miguel Pinheiro
Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

MUNDO | Libertação de Lula da Silva foi suspensa

Tribunal ordenou libertação imediata do ex-Presidente brasileiro. Juiz Sérgio Moro não aceitou e o relator do mesmo tribunal acabou por revogar a decisão

Tribunal Federal Regional da 4.ª Secção (TRF-4) tribunal brasileiro concedeu o habeas corpus ao ex-presidente brasileiro Lula da Silva, que tinha sido pedido por deputados na sexta-feira, para suspender a execução de sua pena de 12 anos e um mês no caso triplex, avança a imprensa brasileira. No entanto, e após um impasse com o juiz federal Sérgio Moro, do processo Lava Jato, o relator do caso no TRF-4, o juiz desembargador João Paulo Gebran Neto revogou a ordem para Lula da Silva ser libertado.

"Cumpra-se em regime de URGÊNCIA nesta data mediante apresentação do Alvará de Soltura ou desta ordem a qualquer autoridade policial presente na sede da carceragem da Superintendência da Policia Federal em Curitiba, onde se encontra recluso o paciente", anotou o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, despoletando a situação.
Juiz Sérgio Moro não aceita libertação imediata

O juiz federal Sérgio Moro, do caso Lava Jato, afirmou de seguida que não aceita este habeas corpus concedido a Lula da Silva. Em despacho, enviado à Polícia Federal, Moro afirmou que o "desembargador plantonista, com todo o respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ainda no Plenário do Supremo Tribunal Federal".

No documento, o juiz Sérgio Moro referiu que se deve aguardar até que o relator do processo, o desembargador João Pedro Gebran Neto, se manifeste em relação a esta decisão de libertação imediata.

"Se o julgador ou a autoridade policial cumprir a decisão da autoridade absolutamente incompetente, estará, concomitantemente, descumprindo a ordem de prisão exarada pelo competente Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região", alerta o juiz Sérgio Moro no despacho.

"Diante do impasse jurídico, este julgador foi orientado pelo eminente Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a consultar o Relator natural da Apelação Criminal 5046512-94.2016.4.04.7000, que tem a competência de, consultando o colegiado, revogar a ordem de prisão exarada pela colegiado", lê-se no documento assinado por Sérgio Moro.
Desembargador reage a Moro

Mas a recusa do juiz federal não ficou sem resposta e o desembargador Rogério Favreto emitiu outro despacho a reiterar a libertação imediata de Lula da Silva.

O juiz que concedeu o habeas corpus ao antigo presidente brasileiro afirma que "considerando os termos da decisão proferida em regime de plantão e que envolve o direito de liberdade do Paciente, bem como já foi determinado o cumprimento em regime de URGÊNCIA por 'qualquer autoridade policial presente na sede de carceragem da superintendência da Polícia Federal em Curitiba', reitero a ordem exarada e determino o IMEDIATO cumprimento da decisão, nos termos da mesma e competente Alvará de Soltura expedido, ambos de posse e conhecimento da autoridade policial, desde o início da manhã do presente dia".

No documento, Favreto sublinha ainda que o "cumprimento do Alvará de Soltura não requer maiores dificuldades e deve ser efetivado por qualquer agente federal que estiver na atividade plantonista, não havendo necessidade da presença de Delegado local".


O juiz desembargador Rogério Favreto, que concedeu o habeas corpus a Lula da Silva, foi filiado no PT durante duas décadas e ocupou cargos no governo do antigo presidente do Brasil
Relator João Neto suspendeu decisão

O impasse entre Favreto e Moro acabou por ser "resolvida" por João Paulo Gebran Neto, relator do caso Lava Jato no Tribunal Federal Regional da 4.ª Secção (TRF-4). Assim, o juiz, segundo o Estadão, disse num despacho que convém "esclarecer que a jurisdição de plantão não exclui a competência constitucional por prevenção para questões relacionadas à execução da pena, composta no presente habeas corpus".

João Paulo Gebran Neto revogou então a decisão de Rogério Favreto de libertar Lula da Silva, suspendendo o habeas corpus.

"Para evitar maior tumulto para a tramitação deste habeas corpus, até porque a decisão proferida em caráter de plantão poderia ser revista por mim, juiz natural para este processo, em qualquer momento, determino que a autoridade coatora e a Polícia Federal do Paraná se abstenham de praticar qualquer ato que modifique a decisão colegiada da 8ª Turma", escreveu ainda, segundo a Folha de São Paulo.

Lula da Silva está preso desde 7 de abril, dia em que se entregou na sede da Polícia Federal em Curitiba, depois de ter sido condenado em segunda instância no caso triplex por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-Presidente brasileiro declarou-se sempre inocente e considerou que a sua prisão era "a maior barbárie" jurídica do Brasil.



Na sexta-feira, os deputados federais do Partido Trabalhista (PT) Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, pediram a libertação de Lula da Silva por defenderem que não existe fundamento jurídico para a sua detenção.

De acordo com o jornal a Folha de São Paulo, o juiz desembargador que ordenou a libertação imediata do antigo presidente brasileiro, Rogério Favreto, foi filiado no PT durante duas décadas e ocupou cargos no governo de Lula da Silva.

Comandante tailandês diz que resgate dos 12 rapazes e treinador pode demorar 2 a 4 dias

Um comandante do exército tailandês afirmou hoje que o resgate dos 12 jovens e do treinador de futebol, presos há 15 dias numa gruta inundada no norte do país, pode demorar entre dois a quatro dias.
Resultado de imagem para Comandante tailandês diz que resgate dos 12 rapazes e treinador pode demorar 2 a 4 dias
O major-general Chalongchai Chaiyakam afirmou que os 13 "vão sair um a um, em aproximadamente dois a quatro dias, dependendo das condições do tempo e da água".
A operação de resgate dos 12 jovens e do treinador de futebol começou hoje, com a entrada dos primeiros mergulhadores às 10:00 (04:00 em Lisboa) na gruta, anunciou o chefe da célula de crise e governador da província de Chiang Rai, no norte do país, Narongsak Osottanakorn.
"Os rapazes estão prontos para enfrentar todos os desafios", declarou.
Dois mergulhadores vão acompanhar cada rapaz na saída da gruta, estando prevista a primeira saída para cerca das 21:00 (15:00 em Lisboa), disse.
A única forma de retirar os jovens é por mergulho através de passagens escuras e estreitas, cheias de água lamacenta e com fortes correntes, num ambiente já com pouco oxigénio. Treze mergulhadores estrangeiros e cinco tailandeses participam na operação.
No passado dia 23 de junho, depois de um jogo de futebol os 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25, foram explorar a gruta.
As inundações resultantes das chuvas torrenciais bloquearam a saída e impediram que as equipas de resgate encontrassem o grupo durante nove dias.
Lusa