terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Seca irreversível em Portugal pode tornar a água mais cara se nada for feito

Portugal tem de melhorar a eficiência do uso de água para se conseguir adaptar às mudanças irreversíveis provocadas pelo aquecimento global.

Um estudo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) mostra um país já em situação de stress hídrico, numa altura em que se mergulha a fundo na fase de transição energética na tentativa de alterar comportamentos e modelos de negócio para realidades mais sustentáveis, na tentativa de abrandar as mudanças que ameaçam a subsistência do planeta que conhecemos.

O aumento da temperatura média é real, já se faz sentir, por exemplo, no degelo dos polos e de glaciares, e em fenómenos climáticos como os incêndios florestais de Pedrógão Grande, em 2017, ou na série de tornados fora da época da última sexta-feira na região centro-oeste dos Estados Unidos.

Em conversa com a Euronews, Rodrigo Proença de Oliveira, o autor do estudo encomendado pela APA a pedido do ministro do Ambiente, antecipa a urgência de gerir o impacto de um irreversível agravamento da seca no país e o consequente aumento do valor da água em algumas zonas mais afetadas de Portugal.

"É possível utilizar algo que está na lei portuguesa e que nunca foi utilizado: afetar a taxa de recursos hídricos a um factor de escassez, que neste momento é de 1 para todo o país, mas que pode ser distinto de uma zona do país para outra", defendeu o engenheiro civil doutorado em Ambiente e professor do Instituto Superior Técnico.

Preço nas mãos da política

Rodrigo Proença de Oliveira lembra-nos que "a taxa de recursos de hídricos é tipicamente paga pelas empresas que captam a água e depois a vendem aos consumidores finais", considerando que nesse eventual aumento do valor da água "pode não haver uma transmissão direta para o valor no consumidor final".

"Qualquer decisão nesse sentido tem de ser bem pensada, tem de haver solidariedade nacional, tem de haver uma perceção da capacidade de pagar dos vários setores utilizadores de água, mas isso já é mais uma decisão política", reconheceu o investigador, sem querer entrar no campo governativo numa altura em que Portugal se prepara para eleições e o Ministério do Ambiente pode ser em fevereiro diferente do atual.

O estudo apresentado, mas que ainda carece de uma publicação final, vai surgiu em forma de uma plataforma de dados aberta e em evolução constante, mediante novos contributos, para se conseguir uma perceção cada vez mais real das reservas de água atuais e futuras no país.

Seca espanhola ajudou

O estudo focou-se nas bacias hidrográficas portuguesas, aproveitou os dados públicos existentes em Espanha, onde este tipo de levantamentos se fazem há mais tempo, e cruzou-se a informação disponível para elaborar diversos cenários possíveis para diversos momentos futuros.

Há cenários mais otimistas e outros mais pessimistas. Para se garantir o melhor dos cenários é necessário agir de pronto e garantir uma mais eficiente gestão dos recursos hídricos disponíveis atendendo à previsão, por exemplo, de uma redução de precipitação nas próximas décadas.

Para se concretizar o melhor cenário, Rodrigo Proença de Oliveira deixa-nos algumas recomendações. "A primeira, segunda e terceiras opções é uma maior eficiência", salienta, referindo-se à redução do desperdício, à reutilização e, por fim, sugere apostas para a captura como a "dessalinização e a construção de uma ou outra barragem". "Mas é preciso analisar caso a caso", acrescenta.

Apesar de este ser um estudo focado nos recursos hídricos portugueses e com dados também da situação espanhola, a seca já não é um exclusivo do sul da Europa.

Durante algum tempo os parceiros europeus do Norte minimizaram a discussão da seca porque lhes era algo distante, preferiram falar das cheias, mas o aquecimento não perdoa e é global.

Em 2018 e 2019, a Alemanha, por exemplo, sentiu já os efeitos da seca em algumas zonas, até mesmo perto de Berlim. Não foi o único país do centro e do norte da União Europeia onde a água começou a faltar.

Essas manifestações de seca, de redução da precipitação, de verões mais quentes, de invernos mais rigorosos, já provocou também a alteração da opinião entre os líderes europeus.

"Agora, o que acontece é que o norte da Europa está a ter secas. Neste momento, a nível dos diretores da água e dos ministros do Ambiente, já há um consenso de que a seca é um problema que está a afetar toda a Europa e estamos a estudar em que medida é que as iniciativas a nível europeu podem contribuir para uma gestão melhor da água", contou-nos Rodrigo Proença de Oliveira.

Os investigadores dos impactos do aquecimento global estabeleceram uma ligação paradoxal entre a seca e as cada vez mais frequentes inundações. A lógica é fácil de entender. A falta de precipitação agrava de tal maneira a aridez que os solos, também a perderem cada vez mais vegetação, deixam de ter capacidade de absorver a água.

Quando as chuvas se tornam mais espaçadas, e em simultâneo mais intensas quando surgem, a água escorre em grandes quantidades em vez de ser assimilada pelos solos e pela vegetação, provocando também deslizamentos das terras, que deixam de estar tão resistentes pela falta das raízes da referida vegetação.

De acordo com o estudo de Rodrigo Proença de Oliveira para a APA, nas últimas duas décadas Portugal perdeu cerca de 20% dos recursos hídricos e inevitavelmente vai continuar a secar, sendo por isso urgente encontrar formas de conseguirmos reter o máximo de água possível e gerir bem o uso e a reciclagem dessa água.

No pior cenário traçado, no final deste século, no ano de 2100, o Alentejo e o Algarve vão sofrer uma redução de 49% no volume de água dos rios e de 29% de precipitação.

A famosa previsão do nascimento de um deserto a sul do Tejo pode de facto concretizar-se, se nada for feito. Já!

Francisco Marques / Euronews

COIMBRA | Homem identificado por furto em residência

O Núcleo de Investigação Criminal  de Coimbra, no dia 13 de dezembro, identificou um homem de 38 anos, pelo crime de furto em residência, no concelho de Coimbra.

No decorrer de uma ação policial que culminou no cumprimento de um mandado de busca domiciliária, emitido por autoridade judiciária, os militares da Guarda encontraram na residência do suspeito, duas chaves de habitações que terão sido alvo de furto, recaindo sobre o mesmo fundadas suspeitas de ter cometido outros furtos em residência nos concelhos de Coimbra e Condeixa-a-Nova.

O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Condeixa-a-Nova.


Clube de Golfe de Cantanhede distingue atletas

O Clube de Golfe de Cantanhede (CGC) organizou no passado sábado, dia 11 de dezembro, a Taça CGC, servindo apenas de argumento para prestar o reconhecimento público aos brilhantes resultados obtidos pelos alunos e sócios da academia.

A cerimónia decorreu num ambiente de confraternização festiva e contou com a presença de Adérito Machado, vereador com o pelouro do Desporto que elogiou “o brilhante trabalho de formação desenvolvido pelo Clube de Golfe de Cantanhede em prol deste desporto” reforçando ainda “o esforço e dedicação de todos os atletas, treinadores e corpo sociais, valorizados cada vez mais pelos títulos regionais e nacionais alcançados pelo clube”.

O autarca salientou “o investimento que tem vindo a ser feito pela autarquia de forma a facultar aos agentes desportivos locais as melhores condições possíveis para a sua atividade nos domínios da formação, desporto de rendimento e alta competição nas mais variadas áreas do desporto, contribuindo decisivamente para a promoção da prática desportiva e o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, elevando dessa forma os padrões de qualidade de vida no concelho”. Adérito Machado destaca ainda “a promoção do golfe no município e na região, transformando um desporto considerado elitista, numa modalidade desportiva de acesso facilitado a todas as pessoas de todas as idades que o pretendam praticar”, concluiu o autarca.

Por outro lado, António Garrido, presidente do Clube de Golfe mostrou-se “bastante feliz com os resultados alcançados” agradecendo “o empenho e dedicação de todos, naquela que foi a melhor época desportivo desde a nossa fundação”.

Em jeito de balanço da época desportiva em curso, os prémios foram entregues pelo Clube de Golfe de Cantanhede, nomeadamente os relativos ao Ranking Orima, Medalhas de Evolução HCP P&P e Golfe aos alunos da academia e sócios, por rankings, escalão competitivo e vencedores da Taça CGC.

Alguns dos resultados alcançados na época desportiva de 2021 digno de relevo:

  • Certificação Academia CGC: Obtenção do Nível 2 (2º lugar Nacional)
  • Drive Challenge: CGC TETRA-CAMPEÃO REGIONAL e 3 APURADOS PARA A FINAL NACIONAL: Rafael Profírio (CAMPEÃO NACIONAL); Santiago Dias (3º lugar gross); Aline Marques (3º lugar Gross)
  • Drive Tour: Aline apurou-se para a Final Nacional, ficando em 3ª no Ranking Nacional Anual
  • Campeonato Nacional de Jovens de P&P: Santiago Dias (Campeão Nacional sub-10); Aline Marques (Sub-14 – 3º lugar); António Seco (sub-16 – 4º lugar); Bernardo Pinto (Sub-25 – 3º lugar)
  • TAÇA FPG da Liga Nacional de P&P: Aline (Vice-Campeã Gross); Romeu Lopes (Campeão NET)
  • Campeonato Nacional Absoluto P&P: Bernardo Pinto (Vice-Campeão)
  • Campeonato Nacional Pares Mistos: Bernardo e Aline (Vice-campeões Nacionais Gross)
  • Campeonato Nacional de 4ªs categorias de Golfe: Campeão Nacional Gross e Net – Romeu Lopes
  • Campeonato Nacional Match Play P&P – Bernardo Pinto (Campeão), Aline Marques (Vice-campeã), Romeu Lopes (10º lugar)
  • Cantanhede International Pitch & Putt – Bernardo Pinto (3º lugar); Luis Albuquerque (4º lugar)
  • AGNP: Campeonato do Norte de Portugal de Jovens (Sub-10 a 14) Santiago dias - Campeão sub-10 e Campeonato do Norte de Portugal de Clubes P&P: CGC obteve 3º LUGAR (Joaquim Alves, Bernardo Pinto, Aline Marques e Daniel Mota).

Brasil | Autarca do Amazonas decide disputa com adversário político com luta em ringue de MMA

É comum ouvir que a política está polarizada em muitos lugares, mas o prefeito do município de Borba, no Amazonas, levou a outro nível essa expressão ao acertar as contas com um ex-vereador adversário num octógono de MMA. Simão Peixoto tinha uma antiga divergência com o ex-vereador Erineu "Mirico" da Silva e decidiu resolvê-la por meio de combate.

A gota de água, segundo a imprensa local, foi quando "Mirico" publicou um vídeo a criticar a gestão de Peixoto no Balneário do Lira, principal atração turística da cidade.

Nas imagens, o ex-vereador ameaça dar uma "porrada" no prefeito, ao que Peixoto, de 39 anos, respondeu com um desafio: uma luta de MMA num octógono regulamentar, com árbitro e espectadores, reportou o Diário do Nordeste.

A luta de três assaltos aconteceu nas primeiras horas de domingo no estádio poliesportivo de Borba, onde uma multidão em alvoroço incentivava os dois adversários.

Peixoto, fã de artes marciais mistas (MMA), que gosta de aparecer em anúncios políticos a usar as suas luvas de luta, entrou no ringue a fazer um gesto de degolar para o adversário, segundo mostra um vídeo online da luta.

Os dois homens de tronco não perderam tempo a trocar golpes, mas pareceram cansar-se rapidamente. O ex-vereador conseguiu derrubar o prefeito duas vezes - uma delas com um jab de direita logo no começo da disputa e outra com uma varredura de pé no terceiro assalto -, mas os juízes declararam Peixoto como o vencedor.

A dupla parece ter esgotado a animosidade no final da luta, trocando um caloroso abraço.

Após o confronto, Peixoto assegurou que o objetivo da luta foi promover o desporto e também a caridade, pois os espectadores foram convidados a doar comida para os necessitados.

Mas alguns não acharam piada. A agência sanitária do Amazonas informou que vai pedir explicações à Prefeitura por ter permitido o acesso de uma multidão de espectadores sem máscaras num espaço fechado, violando os protocolos anticovid que recomendam o distanciamento social.

No entanto, alguns que assistiram à luta pediram mais, enquanto se aproxima um possível confronto eleitoral tenso entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o seu arquirrival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em outubro de 2022.

Madremedia/AFP

Apreendidos 233 quilos de pescado por fuga à lota na Gafanha

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 13 de dezembro, apreendeu 233 quilos de pescado fresco, na Gafanha da Nazaré, no Concelho de Ílhavo.

Numa ação de fiscalização direcionada para o controlo do cumprimento das regras de captura e transporte de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram o pescado a ser transportado nas imediações da lota, sem que tivesse sido submetido ao regime de primeira venda. Foi identificada uma mulher de 27 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 3 740 euros.

O pescado apreendido foi posteriormente comercializado, após terem sido desencadeados os procedimentos legais que o permitem.

A GNR salienta que, a primeira venda de todo o pescado fresco é obrigatoriamente realizada em lota pelo sistema de leilão.

A prática de uma pesca sustentável que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes.

Campanha em loja foi um sucesso: Lidl de Castelo de Paiva promoveu recolha de alimentos para animais instalados no canil local

 Vereador José António Vilela elogiou esta resposta da sociedade civil

 A loja do Grupo Lidl em Castelo de Paiva realizou recentemente uma campanha de recolha de alimentos orientada para os animais instalados no Canil de Castelo de Paiva / Cinfães, localizado na Póvoa-Pedorido, uma acção que se traduziu num rotundo sucesso, tendo hoje sido efectuada a entrega com a presença do Vice-Presidente da autarquia, José António Vilela, naquela superfície comercial.  

 

A acção de campanha decorreu nesta primeira quinzena de Dezembro, e resultou num sucesso, com excelente adesão, contabilizando-se mais de 370 quilos de ração seca e húmida canídeos e gatos, 110 mantas para aconchego dos animais neste tempo mais frio, areia para animais, produtos de higiene e limpeza, brinquedos e desparasitantes e medicação própria, conforme confirmou Diana Silva, responsável operacional do grupo Lidl, que esteve presente nesta cerimónia de entrega.


O Vice-Presidente José António Vilela acompanhou a entrega na loja e nas instalações do Canil, congratulando-se pela iniciativa e agradecendo este bonito gesto realizado pela Loja do Lidl em Castelo de Paiva, até porque referiu que, a partilha e a solidariedade também deve abranger os animais que sofrem e precisam de ajuda, destacando que, todo o apoio é bem-vindo, porque as despesas e os encargos com a manutenção das instalações e tratamentos dos animais recolhidos continuam a ser grandes.

O autarca paivense considerou ser importante este tipo de respostas da sociedade civil em prol da causa animal, em particular dos animais de companhia que se encontram em situação mais vulnerável e tantas vezes abandonados, daí agradecer estas ajudas e campanhas solidárias, que rotulou de essenciais para melhorar a qualidade de vida dos animais recolhidos nestes espaços, aproveitando para anunciar que, a edilidade de Castelo de Paiva vai dar início nos próximos dias, a uma campanha de adopção de animais domésticos, promovendo acções de sensibilização junto da população local, procurando minimizar o sofrimento de tantos animais abandonados e mal tratados.

Recorde-se que o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, localizado na zona da Póvoa, em Pedorido, é um equipamento lançado em conjunto pelos municípios de Castelo de Paiva e Cinfães, depois de ter sido garantido o apoio financeiro para a concessão de um centro oficial intermunicipal, concretizando-se assim, um velho anseio reivindicado por ambas as autarquias.


 Do projecto, além dos espaços de alojamento para animais (cães, gatos e outros de maior porte), consta a criação de salas de apoio e gabinetes veterinários, sendo que, este Centro de Recolha contempla ainda, uma sala devidamente apetrechada para o processo de esterilização, sala de quarentena e isolamento, bem como de prestação de socorro a animais feridos e doentes.


Carlos Oliveira

Estarreja | Doação de equipamento hospitalar às IPSS

 O equipamento hospitalar adquirido pelo Município de Estarreja para a Área de Apoio de Retaguarda, criada na primeira vaga da pandemia COVID-19 em 2020, vai ser doado a cinco instituições locais. A Câmara Municipal aprovou o apoio, sob a forma de doação de equipamentos hospitalares, perfazendo um valor total de aquisição de 17.130,21 €.

Com o desmantelamento da Área de Apoio de Retaguarda, que não chegou a ser utilizada, atendendo à realidade do concelho e à parceria existente com o Hotel Tulip Inn para acolhimento de situações “não COVID-19”, o material adquirido será rentabilizado ao serviço da comunidade, contribuindo para a qualidade de vida da população mais vulnerável.

 

Esta doação permite que algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) possam renovar este tipo de equipamento, na resposta social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), assim como também permite reforçar o Banco de Ajudas Técnicas do Rotary Club de Estarreja, tendo em consideração as necessidades manifestadas por noutras instituições, para apoio a situações que vão surgindo no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário. Desta forma, em estreita articulação com as IPSS e com toda a Rede Social, o Rotary Club de Estarreja, através do Banco de Ajudas Técnicas, vai respondendo às necessidades a este nível.

 

A doação agora aprovada tem em conta a seguinte distribuição:

 

Rotary Club de Estarreja: 7 camas (Banco de Ajudas Técnicas) + 7 mesinhas de cabeceira + correspondente roupa de cama [no valor de 3.997,11 €];

 

Associação Humanitária de Salreu: 6 camas + 6 mesinhas de cabeceira + correspondente roupa de cama [no valor de 3.426,03 €];

 

Associação Quinta do Rezende: 6 camas + 6 mesinhas de cabeceira + correspondente roupa de cama [no valor de 3.426,03 €];

 

Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca: 6 camas + 6 mesinhas de cabeceira + correspondente roupa de cama [no valor de 3.426,03 €];

 

Associação Lar Vida Nova: 5 camas + 5 mesinhas de cabeceira + correspondente roupa de cama [no valor de 2.855,01 €].

 

Recorde-se que a criação da Área de Retaguarda surgiu inserida num pacote de medidas excecionais, adotadas pelo Município de Estarreja, de apoio à comunidade, abrangendo várias áreas da sua competência, como a proteção civil e ação social, mas não só, como é o caso da saúde, numa intervenção em estreita articulação com a Autoridade Local de Saúde Pública, assim como de todas as Unidades de Saúde Locais, incluindo o ACES do Baixo Vouga e o CHBV - Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

 

As atas das Reuniões de Câmara podem ser consultadas aqui:

www.cm-estarreja.pt/atas_de_reunioes_da_camara   

 

Carla Miranda

Governo já atualizou calendário escolar, afetado pelas medidas de combate à pandemia

O Governo confirmou através de despacho em Diário da República o calendário escolar anunciado por António Costa. O primeiro-ministro, quando informou o país de que seriam impostas novas restrições para conter o avanço da covid-19, adiantou que haveria alterações às férias de Natal e de Ano Novo que teriam repercussões no restante ano letivo.

Com o encerramento forçado das escolas na primeira semana de janeiro — motivado pela prevenção de contactos após o período das festas de final de ano —, o Governo teve de fazer alterações ao calendário escolar. Estas foram confirmadas através de despacho em Diário da República, publicado esta segunda-feira.

Segundo o documento, o Governo considera que "é ainda possível acomodar a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais", pelo que "opta-se por adequar os 2.º e 3.º períodos letivos à referida suspensão" — não avançando, assim, para o ensino à distância.

"O presente despacho procede à alteração do calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário e do calendário escolar para os estabelecimentos particulares de ensino especial", lê-se.

Assim, conforme é possível verificar, o 1º período acaba a 17 de dezembro e as aulas só serão retomadas a 10 de janeiro. Como consequência deste aumento das férias do Natal, as férias de Carnaval vão resumir-se a um dia apenas — 1 de março —, sendo que o 2º período decorrerá até 8 de abril.

Já a interrupção entre o 2º e o 3º períodos vai ser reduzida para uma semana, entre 11 de abril e 18 de abril. O fim do ano escolar será determinado pelo nível de ensino e pela da realização ou não de exames:

  • 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade terminam a 7 de junho de 2022
  • 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade terminam a 15 de junho de 2022
  • Educação pré -escolar e 1.º ciclo do ensino básico. terminam a 30 de junho de 2022

O ensino especial segue as mesmas regras do ensino regular, mas com uma exceção formalizada, já que pode "assegurar as atividades letivas em regime presencial no período compreendido entre 27 de dezembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022", ou seja, continuar as aulas, mas apenas "mediante solicitação dos encarregados de educação" e "desde que garantidas as condições de segurança necessárias de acordo com as orientações da Direção -Geral de Saúde".

António Costa já tinha adiantado a 25 de novembro, quando comunicou ao país as novas medidas para evitar o aumento de casos e para controlar os contactos após a época de festas, que o calendário escolar sofreria alterações.

Madremedia


Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria reúne em Porto de Mós

Hoje, dia 14 de dezembro, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Porto de Mós, uma reunião de trabalho promovida pelo Pelouro da Ação Social do Município, entre as IPSS’s do concelho e o Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, na pessoa do seu Diretor, Dr. João Paulo Pedrosa.

 

A reunião contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e da Vereadora da Ação Social, Telma Cruz, a cargo de quem ficou a condução dos trabalhos.

 

Reforçar a parceria entre as várias entidades e reconhecer o trabalho das instituições, tão importante no apoio à comunidade, foi um dos objetivos do encontro, segundo a Vereadora da Ação Social.

 

Após a apresentação das instituições locais ao Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, foram, ainda, apresentados os avisos de abertura para candidaturas às diversas respostas sociais, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente para as Estruturas Residenciais Para Idosos, Serviços de Apoio Domiciliário, Centros de Dia e Creches, que decorrem até ao dia 22 de fevereiro de 2022.

 

Patrícia Alves

Ex-ministro Manuel Pinho detido após interrogatório

O advogado Ricardo Sá Fernandes classifica a situação como "um grave abuso de poder". Há um mandado de detenção emitido em nome de Alexandra Pinho, mulher do antigo governante.

O ex-ministro da Economia Manuel Pinho foi detido esta manhã após interrogatório em tribunal no âmbito do caso EDP. Foi também emitido um mandado de detenção em nome da mulher, Alexandra Pinho.

Ricardo Sá Fernandes, advogado de Manuel Pinho, lamenta toda esta situação. "Eu lamento isto que aconteceu. Acho que isto aconteceu porque o Ministério Público (MP) entende que, mudando o juiz de instrução criminal, tem condições para aplicar uma medida de coação que o outro juiz não teria", considerou, em declarações aos jornalistas à saída do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

"A Justiça não pode funcionar assim. Isto é uma situação de um grave abuso de poder. O Ministério Público não pode escolher os juízes que acha que lhe servem melhor os seus propósitos e, por isso, devo dizer, mantendo naturalmente toda a tranquilidade, que tenho muitos anos disto, já vi muita coisa na vida forense em Portugal, e esta é uma daquelas que eu achava que não iria ver. Um processo que está em investigação há 10 anos, os factos passaram-se há 15 e há 20 anos, Manuel Pinho compareceu sempre e nunca fugiu às suas responsabilidades e é agora objeto de detenção para ele e para a mulher", afirmou.

Público adianta que a detenção do ex-ministro decorre de uma suspeita de risco de fuga.

O mandado de detenção para a mulher do ex-ministro da Economia Manuel Pinho, que foi detido esta terça-feira após comparecer para interrogatório no âmbito do caso EDP, ainda não foi executado, confirmou o advogado do casal.

Em declarações aos jornalistas à entrada para o Tribunal de Instrução Criminal, no Campus da Justiça (Lisboa), Ricardo Sá Fernandes evitou alongar-se em comentários, confirmando apenas que Manuel Pinho já estava nas instalações para ser presente ao juiz de instrução Carlos Alexandre, na sequência da detenção desta manhã no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

"A esposa não, só virá depois, mais tarde", afirmou o advogado. Questionado sobre a execução do mandado de detenção da mulher do antigo governante, Alexandra Pinho, Ricardo Sá Fernandes vincou ao início da tarde que não havia "nenhuma razão para ser".

Esta manhã, à saída do DCIAP, Ricardo Sá Fernandes adiantara que a mulher do antigo ministro socialista (entre 2005 e 2009) tinha uma diligência marcada para as 14h00.

Manuel Pinho foi constituído arguido no âmbito do caso EDP no verão de 2017, por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, num processo relacionado com dinheiros provenientes do Grupo Espírito Santo.

*Notícia atualizada às 14h27

TSF

Imagem: Nova Gente

Gastos dos portugueses com as compras de Natal devem aumentar quase 40% para os 300 euros em média

 

  • Os mais jovens são os que tencionam gastar menos durante a época natalícia

  • A maior parte do valor será gasto em presentes, seguindo-se os gastos com mercearia e decorações

  • No top dos 3 presentes a oferecer este Natal estão vinho e outras bebidas, vestuário e acessórios e chocolates

Este ano, os portugueses planeiam gastar cerca de 300 euros com as compras para o período de Natal, um aumento de 39% face ao ano anterior – em média, mais 83€ –, sendo que este valor inclui presentes, mercearia e decoração da época. Em 2020, o valor previsto rondava os 216 euros.

Fazendo um zoom às faixas etárias, verifica-se que os portugueses entre os 34 e os 54 anos são aqueles que tencionam gastar mais no Natal, cerca de 390 euros. Os mais jovens, entre os 18 e 24 anos, são os que tencionam gastar menos, estando abaixo da média – 150 euros – mas são também aqueles que pretendem alocar a maior parte do seu dinheiro à compra de presentes (74%).

De acordo com os dados, a maior parcela desse valor será gasta em presentes: 147 euros, um aumento de 24% face a 2020 – sendo que 56€ serão reservados a prendas para crianças. Em segundo lugar, seguem-se os gastos em mercearia para a preparação da mesa de Consoada e de Natal: 140 euros, um aumento de 59% em comparação com o ano anterior. Por fim, as decorações de Natal, a categoria na qual os portugueses tencionam gastar menos dinheiro – 12 euros, em média –, sendo que apenas 4% pretende adquirir decorações da época. Isto também acontece porque são muitos os portugueses que revelam que vão reutilizar os enfeites de Natal (44%); reutilizar a árvore artificial (36%) e, até mesmo, fazer as suas peças de decoração (7%).

Numa análise regional, espera-se que na região Sul o valor médio de gastos seja mais elevado, cerca de 415 euros, dos quais 49% será alocado à mercearia e 46% aos presentes. De seguida, os residentes na Área Metropolitana do Porto pretendem gastar cerca de 327 euros, sendo que mais de metade (51%) será gasto em mercearia.

Quais os presentes que os portugueses tencionam oferecer?

88% dos portugueses inquiridos vão oferecer presentes neste Natal. Em média, vão oferecer um presente a seis pessoas e gastar 26 euros em média por prenda (+4€ face ao ano anterior). Em 2021 no topo da lista dos presentes que os portugueses procuram oferecer estão os vinhos ou outras bebidas (66%). Os presentes relacionados com vestuário e acessórios passam este ano para segundo plano, com apenas 63% dos portugueses a pensar oferecer presentes dentro desta categoria. Em terceiro lugar estão os chocolates (62%), seguindo-se os brinquedos (61%) que passaram de segundo lugar para quarto na lista de presentes. Os perfumes, maquilhagem e kits de bem-estar terminam o Top 5 (53%).

Metodologia

 O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Natal 2021 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 600 contactos para realizar entrevistas representativas do universo em estudo. O erro máximo associado é de + 4.0 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. Foram realizados contactos representativos da população e estratificados por Distrito; Género; Idade e Níveis socioeconómicos para encontrar o target do estudo. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores Nielsen, que receberam treino específico para o presente estudo. O trabalho de campo decorreu entre 20 a 29 de outubro 2021.

Imagem: Semanário V

“Taxa Zero ao Volante”: O balanço final

 

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 7 a 13 de dezembro e teve como objetivo alertar os condutores e todos os ocupantes dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2021, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, nas localidades de Alenquer, Porto, Albergaria-a-Velha e Almoinha Grande.

Na campanha foram sensibilizados 203 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica;
Os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves;
Conduzir sob a influência do álcool causa perturbações ao nível de aspetos cognitivos e do processamento de informação que acarretam, entre outros efeitos, uma menor capacidade e rapidez de decisão, aumento do tempo de reação e descoordenação de movimentos.

Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha, realizadas entre os dias 7 e 13 de dezembro, foram fiscalizados presencialmente 39.846 veículos, tendo sido registado, no Continente, um total de 8.542 infrações, das quais 467 relativas à condução sob o efeito do álcool.

Número de veículos fiscalizados Total de Infrações Infrações condução sob a influência do álcool
GNR 27.584 5.687 381
PSP 14.472 dos quais 12.262 em território continental 3.308, das quais 2.855 em território continental 108, das quais 86 em território continental
Total Continental 39.846 8.542 467
No período da campanha, de 7 a 13 de dezembro, em Portugal Continental, registou-se um total de 2360 acidentes, de que resultaram 7 vítimas mortais, 41 feridos graves e 723 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2020, verificaram-se mais 106 acidentes, mais 3 vítimas mortais, mais 13 feridos graves e mais 92 feridos leves.

SILVES ALEGRIA DO NATAL LEVA ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE E MARTA HUGON À PRAÇA AL-MUTHAMID

 Integrando a programação do Silves Alegria do Natal, a Orquestra de Jazz do Algarve (OJA) sobe dia 19 de dezembro, pelas 21h00, ao palco da Praça Al-Muthamid com Marta Hugon, trazendo consigo o concerto “A Warm Christimas”. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves em parceria com a OJA, tem entrada livre.

Será uma noite ao som de alguns dos temas mais emblemáticos da época, como Have Yourself a Merry LIttle Christmas, Time After Time, Misty ou Embraceble You, entre outros, revisitando temas imortalizados nas vozes de Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e tantas outras vozes, numa interpretação de Marta Hugo, uma das atuais cantoras jazz portuguesas de créditos bem firmados.

 

De referir que o evento cumpre as orientações da DGS, sendo a entrada no recinto efetuada mediante voucher de entrada (entregue no local até uma hora antes do início do espetáculo). Atendendo à limitação de lugares, a disponibilização de vouchers é limitada a 1 voucher por pessoa. Após receber o voucher, o espectador deverá dirigir-se ao seu lugar e ai permanecer.

 

Os telefones 282 440 800 e 282 440 850 e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura do Município de Silves disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre o evento.

 

O Município de Silves informa que entrada para o recinto do espetáculo implica a aceitação das presentes orientações e condições:

1. A entrada no recinto a maiores de 12 anos está condicionada à apresentação de certificado de vacinação ou teste negativo PCR (realizado nas últimas 72 horas) ou de teste rápido de antigénio negativo realizado em farmácia ou laboratório (nas últimas 48 horas);

2. O recinto do espetáculo estará delimitado, o acesso será condicionado e controlado;

3. Devem evitar-se aglomerações de pessoas à entrada e à saída do recinto;

4. Acesso ao recinto apenas para os titulares de voucher;

5. Higienização das mãos à entrada e à saída;

6. Seguir pelos circuitos independentes de entrada e de saída;

7. Cumprir o período de entrada e saída de público alargado;

8. Entrada e saída de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento;

9. Uso obrigatório de máscara;

10. Não é permitido movimentar a cadeira ou mudar de lugar;

11. Mantenha a distância de segurança (2 metros) sempre que deambular pelo recinto;

12. Os espaços, equipamentos, objetos e superfícies são limpos e desinfetados periodicamente, conforme a sua frequência de utilização;

13. Ao aceder e permanecer no recinto o espectador consente a captação, reprodução, publicação e identificação da sua imagem e som, em quaisquer meios, incluindo nas redes sociais, para efeitos de marketing ou promocionais, a título gratuito. 

 

REIS MAGOS “VISITAM” CONCELHO ATRAVÉS DE PROJETO “RE-UTILIZAR NO NATAL”, LANÇADO PELO MUNICÍPIO DE SILVES


Num desafio lançado pelo Município de Silves, os Polos de Educação ao Longo da Vida participaram recentemente no projeto “Re-utilizar no Natal”, através da recolha e reutilização de rolhas de cortiça, dando-lhes nova vida com a recriação das figuras dos Reis Magos, nesta quadra natalícia.
Participaram neste desafio os utentes dos seis Polos de Educação do concelho e residentes da Azilheira - quer na recolha quer na reutilização dos materiais para recriação das figuras - tendo, igualmente, toda a comunidade aderido a esta iniciativa, com o fornecimento das rolhas de cortiça, de onde resultou a recriação de 24 reis magos (8 conjuntos) que embelezam diversos presépios e espaços públicos do concelho.
O Município de Silves felicita os Polos de Educação do Longo da Vida e todos os envolvidos pelos fantásticos trabalhos criados e que poderão ser visitados em Silves (frente ao edifício dos Paços do Concelho); Alcantarilha (no largo da Junta de Freguesia); Algoz (na N264, próximo ao Jardim de Infância); Armação de Pêra (no largo da Igreja Matriz); Pêra (junto à farmácia); SB Messines (no jardim municipal); S. Marcos da Serra (no largo da Igreja) e Tunes (em frente à Junta de Freguesia).