quinta-feira, 30 de março de 2023

Especialistas internacionais debatem em Viseu os desafios da floresta e os incêndios rurais


Terceira edição do Seminário Internacional “LIFE Landscape Fire” decorre em Viseu, numa organização da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Especialistas de vários países estão a debater, em Viseu, os desafios que a floresta enfrenta e os incêndios rurais, no decorrer do 3.º Seminário Internacional “LIFE Landscape Fire”. O evento, organizado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, tem lugar entre hoje e amanhã (30 e 31 de março), no Montebelo Viseu Congress Hotel. 

Este fórum, desenvolvido no contexto do projeto europeu “LIFE Landscape Fire Project”, tem como objetivo promover o debate e a partilha de experiências sobre temas como a prevenção de incêndios florestais, a conservação da biodiversidade e o aumento da resiliência florestal, entre outros. O evento coloca no centro da discussão temas tão atuais como a Propriedade Florestal no Século XXI”, os “Serviços Ambientais vs Fogos Rurais” e a “Gestão da Paisagem”

Na Sessão de Abertura, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de ViseuJoão Paulo Gouveia, deu as boas-vindas aos participantes, referindo que "promover conhecimento é sempre bom, sobretudo para uma região que se preocupa e que tem feito o seu trabalho na área do ambiente e defesa das florestas".

Secretário Executivo da CIM Viseu Dão LafõesNuno Martinho, recordou todo o trabalho e os projetos desenvolvidos a nível intermunicipal pela CIM, destacando que "Viseu Dão Lafões é um farol para outras regiões do país, na forma como tem vindo a trabalhar no domínio da resiliência da floresta e da proteção civil intermunicipal"
.
"Este seminário de cariz internacional, que esperamos que promova um debate muito enriquecedor, também reflete a importância que o projeto europeu ‘LIFE Landscape Fire' assume na nossa região, no país e em territórios vizinhos, na medida em que este foi o único projeto nacional aprovado nesta área temática a nível europeu, o que comprova sua qualidade", considerou o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.  

De notar que este é o terceiro ano que a CIM Viseu Dão Lafões organiza este seminário internacional, sendo a primeira vez que decorre em formato presencial. As anteriores edições, em 2020 e 2021, decorreram em formato webinar, devido às limitações impostas pela pandemia. 
 
Um programa ambicioso e de cariz internacional
O programa do Seminário é ambicioso e estimulante, contando com contributos de participantes internacionais.  
O primeiro dia, 30 de março, ficou marcado pela realização de dois painéis. O Painel 1 teve como tema “Propriedade Florestal no Século XXI”, sendo moderado por Hélder Viana, professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu. Miguel Freitas, Professor da Universidade do Algarve, foi o orador principal, num painel que teve também como participantes os portugueses Paulo Madeira, Coordenador-adjunto da eBUPi - Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado; José Carlos Almeida, Presidente da Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada e Pedro Gomes, Diretor da Federação Nacional dos Baldios, assim como os espanhóis Pedro Gracia Jiménez, da Associação Florestal de Sória; Antonio Mateos, da Associação para a Criação e Recuperação da Cabra Jurdana; e Óscar Conejero, Diretor da Associação dos Proprietários Florestais do Vale de Arrago. 
O Painel 2 é dedicado ao tema “Serviços Ambientais vs Fogos Rurais”. Moderado por Emanuel Oliveira, consultor na área de Riscos Naturais e Fogos Florestais, tem como orador principal João Quadrado, da AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais. Na mesa, ainda, participam Natividad Alviz, Presidente da Associação Mosaico Agrosilvopastoral (Espanha), Carlos Aguiar, Professor do Instituto Politécnico de Bragança e Elsa Varela, investigadora da Universidade de Goettingen. 
A anteceder os dois painéis, a Sessão de Abertura juntou João Paulo Gouveia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, José dos Santos Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Manuel Moreno, Administrador da Mancomunidade Sierra de San Pedro, e Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. Foram ainda apresentadas mensagens remetidas por Fernandez Salgueiro, Reitor da Universidade da Extremadura, e Pedro Barco, Diretor Geral de Política Florestal da Junta de Extremadura.
O segundo dia do evento arranca com o Painel 3, dedicado à “Gestão da Paisagem”, que será moderado por Sebastian Hidalgo, da Universidade da Extremadura. José Gaspar, Professor da Universidade de Coimbra, será o orador principal, num painel que integra também Álvaro Gómez Nuñez, da Universidade da Extremadura, Tim Van der Schriek, do Instituto para a Investigação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Grécia), e os portugueses Fátima Bacharel, Diretora da Direção-Geral do Território e Francisco Rego, Coordenador do Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves - Instituto Superior de Agronomia. 
Antes das conclusões finais do Seminário, a cargo do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, haverá lugar à apresentação das principais ações desenvolvidas pelo projeto “LIFE Landscape Fire”, assim como dos seus resultados alcançados até à data. 
 
Projeto europeu liderado pela CIM Viseu Dão Lafões 
Lançado em 2019, o “LIFE Landscape Fire” visa proteger a biodiversidade e os ecossistemas, através da promoção de medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural. Foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, em Bruxelas, e é liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Junta da Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e a Universidade de Extremadura. 

Instituto Piaget de Silves vai acolher unidade de cuidados integrados de saúde mental

 O Instituto Piaget e a IPSS Amigos dos Pequeninos de Silves assinaram um protocolo que prevê a criação de uma unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental no campus académico do Instituto Piaget de Silves.
O acordo, que conta com o apoio do Município de Silves, da Segurança Social e da ARS Algarve, prevê, numa primeira fase, a criação de um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), uma unidade residencial de apoio máximo para a infância e a adolescência, e de outra unidade residencial para adultos. Ambas as residências estarão integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para a Saúde Mental. Numa segunda fase, está prevista a instalação de um espaço multiusos.
No total, prevê-se que sejam criados 70 postos de trabalho, muitos dos quais especializados, podendo as novas infraestruturas acolher até 62 utentes nas diferentes respostas sociais.
O protocolo foi celebrado na passada sexta-feira, 24 de março, no âmbito das comemorações do 20º aniversário do Instituto Piaget de Silves. “Esta parceria representa uma verdadeira sinergia entre a academia e a prestação de serviços de saúde diferenciados na região, ao permitir a criação de novas respostas sociais, nomeadamente no domínio da deficiência”, explica Nelson Sousa, diretor da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Silves.
 
Adicionalmente, o projeto permitirá criar espaços de aprendizagem para os estudantes daquela Escola Superior de Saúde, no âmbito dos ensinos clínicos, saídas profissionais e outros contextos.
 
A efetivação da parceria só foi possível com o apoio do Município de Silves, no âmbito da alteração do direito de superfície anteriormente atribuído ao Instituto Piaget de Silves, de forma a viabilizar esta nova valência de utilidade pública.
 
A data de conclusão de todas as valências do projeto está prevista para 2027, permitindo criar respostas sociais que são atualmente muito deficitárias, tanto na região como no país em geral.

 

INTERVENÇÃO DE REABILITAÇÃO DO PAVIMENTO EM BETÃO POROSO E MURO NA RUA DA PRAIA, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, JÁ ESTÁ CONCLUÍDA

 Foi, recentemente, concluída a reabilitação do pavimento em betão poroso e muro na Rua da Praia, em Armação de Pêra. A intervenção representa um investimento do Município de Silves de cerca de 30 mil euros.
Os trabalhos incluíram o levantamento do betão poroso existente nas zonas danificadas, execução de novo pavimento no mesmo material e acabamento com pintura, numa extensão aproximada de 185 metros. Abrangeram, ainda, o levantamento e a reposição das pedras que compõem o muro e a execução de nova base de suporte.


Esta intervenção permite melhorar a circulação pedonal na área intervencionada e a segurança dos peões, bem como contribui para a melhoria do ambiente urbano.

MARINHA GRANDE CELEBRA INTERCULTURALIDADE

 O Município da Marinha Grande vai associar-se à Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal promovendo a Semana da Interculturalidade, entre os dias 3 e 16 de abril, através de ações de informação e sensibilização que visam estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural.
Num concelho integrador onde, por exemplo, há cerca de 30 nacionalidades diferentes de alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino, o Município pretende alertar para a importância da integração; da solidariedade; da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; da igualdade; do respeito pela diferença e pela diversidade; ou da partilha e da inclusão, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.

A programação nacional pode ser consultada no site www.si2023.eapn.pt e resulta da parceria de diversas organizações, entidades públicas e privadas, do ACM – Alto Comissariado para as Migrações e da OIM – Organização Internacional para as Migrações.

Na Marinha Grande, a Semana da Interculturalidade integra as seguintes iniciativas:

“Interculturalidade - Um mundo na Marinha Grande”
Divulgação de documentários sobre a temática, nas redes sociais do Município e dos parceiros.
Organização: Município da Marinha Grande, Associação Coração da Ucrânia e Parceiros da Rede Social da Marinha Grande

“Há Pão Para Tod@s_Interculturalidade”
Desenvolver um encontro na casa de cada família onde se propõe falar sobre o percurso e história de vida (país de origem, vinda para Portugal, motivos, desafios, expectativas vs. realidade, etc) enquanto se prepara e cozinha o pão característico do seu país de origem.
Fazer recolha de receitas dos diferentes pães, para sua divulgação e proporcionar um encontro, num forno comunitário, entre o maior número de famílias participantes e outros parceiros e elementos das comunidades, onde seriam cozinhados os diferentes pães. Registo fotográfico e videográfico em todos os territórios que se associam a esta iniciativa para produção e realização do documentário “Há Pão Para Tod@s _ interculturalidade”.

Organização: União das Freguesias de Marrazes e Barosa (UFMB); Municípios de Marinha Grande, Ansião, Bombarral; ADILCAN; CLDS 4G; Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias; CLDS4G (Re)nascer; Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal; Agrupamento de Escolas dos Marrazes; InPulsar; Centro Distrital de Leiria do ISS, I.P. de Alcobaça, Ansião, Bombarral, Leiria e Marinha Grande.


Entre sexta-feira e sábado. Cantanhede volta a refletir sobre a sua História, Arte e Património

 
Dinamizar o conhecimento pluridisciplinar da História de Cantanhede, com novas abordagens de investigação, é o objetivo do II Encontro Cantanhede – História, Arte e Património, que decorre nos próximos dias 31 de março e 1 de abril. Trata-se de uma coorganização da Câmara Municipal de Cantanhede, Universidade Aberta e Círculo Português de Estudos Humanísticos, que conta com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar, do CHAM - Centro de Humanidades / Universidade Nova e Universidade dos Açores e da Junta de Freguesia de Ançã e da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
O evento reúne, em formato híbrido, prestigiados investigadores, com novas abordagens sobre o património material e imaterial de Cantanhede, seja sob o ponto de vista económico, social ou cultural.
Arte, Memória e Património”, “Figuras ilustres”, “Para a história das freguesias do concelho de Cantanhede” e “Ançã, na pedra, na história e na imprensa” são os temas centrais do encontro.
O objetivo é que do debate e do cruzamento das diferentes perspetivas resulte o enriquecimento da nossa memória coletiva”, refere o vice-presidente do Município e responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, que destaca o “notável painel de conferencistas que por certo trarão novas perspetivas à História de Cantanhede”.
O II Encontro Cantanhede – História, Arte e Património inicia esta sexta-feira, 31 de março, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, com a sessão de abertura pelas 9h30, na qual marca presença a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio. Segue-se um recheado programa de intervenções e, a terminar, a apresentação do livro “Gravetos da Gândara”, de António Castelo Branco, pelas 18h00.
No sábado, 1 de abril, o programa prossegue no Quintal da Fonte, na freguesia de Ançã, a partir das 10h00, terminando pelas 15h00 com uma visita guiada à freguesia.

Paulo Cardantas

Marinha Grande | WORKSHOP PARA ASSOCIAÇÕES ABORDA TAXAS E LICENCIAMENTOS MUNICIPAIS

 O Município da Marinha Grande vai realizar o Workshop “Taxas e Licenças e Financiamentos a equipamentos”, no dia 3 de abril (segunda-feira), pelas 18h00, no Auditório do Edifício da Resinagem, cuja entrada é livre.

Trata-se de uma ação de capacitação do tecido associativo no âmbito do projeto municipal “Associativismo em Movimento”, que acontece mensalmente e que dá corpo a um diagnóstico tendo em conta o passado, vivenciando o presente e projetando um novo futuro para o Associativismo na Marinha Grande. Este é apenas um dos meios do Município assumir de forma comprometida a sua interação com instituições concelhias, potenciando e valorizando a cooperação entre o poder central, o poder local,  o tecido associativo marinhense e os parceiros.

Na sessão do dia 3 de abril vão ser dadas explicações sobre formas de financiamento de equipamentos; licença especial de ruído; autorização para realização de eventos que possam afetar o trânsito normal das vias públicas; licença para recinto itinerante improvisado; licença de eventos desportivos de domínio público marítimo; isenções e reduções de taxas; e esclarecimento de dúvidas.

O programa do workshop “Taxas e Licenças e Financiamentos a equipamentos” é o seguinte:
3 de abril de 2023 | 18h00
Auditório do Edifício da Resinagem

“Esclarecimentos sobre as taxas e licenças municipais no âmbito do tecido associativo”
Intervenção de Verónica Rodrigues, Chefe do Serviço do Apoio ao Cidadão da Câmara Municipal da Marinha Grande.

 “Diferentes abordagens ao Movimento Associativo”
Intervenção da Presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa.

Cantanhede | Pelo segundo ano consecutivo. PROVIDA hasteou bandeira verde eco-escolas

Uma aldeia inteira para educar uma criança”. Foi desta forma que, reunindo a comunidade educativa, decorreu o hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas na PROVIDA – Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, cerimónia na qual o Município de Cantanhede esteve representado pelo vice-presidente Pedro Cardoso.

Estiveram igualmente presentes o presidente da PROVIDA, Maia Gomes, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, o representante dos Compartes e vereador da Câmara Munciipal, Fernando Pais Alves, assim como outros responsáveis destas instituições.

A PROVIDA é uma das 16 eco-escolas do concelho de Cantanhede a ver reconhecido o seu desempenho no ano letivo 2021/2022 – o que acontece pelo segundo ano consecutivo - não obstante a participação das suas crianças de jardim de infância e creche desde há 4 anos, bem como a envolvência de todas as outras valências desta Instituição Particular de Solidariedade Social e respetivas famílias.

O hastear da Bandeira Verde representou, deste modo, o reconhecimento do trabalho realizado pelos alunos da instituição em prol da preservação do planeta, sendo este o resultado da consolidação e da continuidade das ações sustentáveis com vista a um futuro melhor.

A sua continuidade, no ano letivo 2022/2023, está assegurada, estando, desde logo, a em execução um plano de ação, com iniciativas que envolvem a comunidade institucional e local, numa perspetiva de intervenção ativa.

O Município de Cantanhede congratula-se com a a implementação do programa Eco-Escolas na instituição, e a resposta qualificada dada pelos agentes educativos em parceria com a autarquia, sendo que este projeto reforça a consciencialização dos jovens relativamente à importância do respeito pela natureza e da preservação do meio ambiente.

Corroborando as intervenções das entidades presentes, com destaque para a reafirmação do compromisso do presidente da PROVIDA, Maia Gomes, com o plano estratégico de educação ambiental, o vice-presidente da autarquia com o pelouro da Educação realçou também “a importância deste programa enquanto projeto educativo que privilegia a Educação Ambiental, uma dimensão fundamental da educação para a cidadania. Este programa é uma oportunidade para promover os valores do desenvolvimento sustentável junto dos mais novos”.

Para o autarca, “a PROVIDA é um bom exemplo de uma instituição que tem feito um excelente trabalho em termos de educação ambiental e de envolvimento de toda a comunidade, pais e encarregados de educação, e outras instituições deste território. A presença significativa dos representantes dessas entidades neste hastear da bandeira é disso testemunho”.

Pedro Cardoso enfatizou ainda que “uma Eco-Escola é um agente de mudança, promotor de mais cidadania, e determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta, a nossa casa comum, é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo. O que tem ainda maior relevância quando falamos da formação das gerações mais novas”.

O Eco-Escolas é um programa internacional, que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.


Castelo de Paiva | Prova com três percursos possíveis. “PORTO GAIA GRANDFONDO” VOLTA A PASSAR POR CASTELO DE PAIVA

 Reabastecimento previsto para o centro da vila

 A exemplo do ano transacto, no próximo dia 2 de AbrilCastelo de Paiva vai receber a 2ª edição do 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐆𝐚𝐢𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, com partida no Porto, chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira, sendo que, os mais de 1500 participantes inscritos podem escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o seu grau de preparação, nomeadamente o 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (58,3 km), 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐨𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (103,6km) ou 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (160,3km).

 

 

Já em 2022, o território de Castelo de Paiva tinha recebido esta importante jornada desportiva, mas nesta temporada, o Porto Gaia Granfondo volta a marcar presença no calendário velocipédico nacional, registando-se a partida no coração da cidade invicta e final junto ao quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

Mas o percurso da prova não se limita apenas a estas cidades separadas pelo Rio Douro, percorrendo também os concelhos de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira, municípios que serão visitados no Granfondo, tornando este dia ainda mais intenso com tantos ciclistas nestas regiões.

Após a partida no centro do Porto, os ciclistas sobem ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. O Minifondo, percurso mais curto e ideal para iniciantes, irá atravessar a Barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que será comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, será um percurso acessível para os menos preparados (58,3km e 897m de acumulado).

Já os participantes do Mediofondo, percurso intermédio, e do Granfondo, mais extenso e exigente, continuarão a subir o rio até atravessar a Ponte de Entre-os-Rios, sendo que, pelo caminho algumas subidas vão ficando para trás e fazendo a primeira selecção de ciclistas. É quando se atravessa a ponte que as verdadeiras dificuldades começam. Em direcção a Castelo de Paiva, onde vai acontecer no centro da vila, um reabastecimento e ligeiro descanso, o Rio Douro fica para trás para o Granfondo, mas não para o Mediofondo que irá serpentear no sentido contrário. Descidas bonitas onde se pode tirar partido de algumas das melhores estradas da região. O sobe e desce é constante, mas a paisagem compensa, e até Canedo existe uma subida de 4km deverá deixar as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para VN de Gaia onde está a meta, completando-se o percurso de 103,6 km.


Por ultimo, nesta edição, o Granfondo ao chegar a Castelo de Paiva muda de trajectória em direcção a Arouca, pela freguesia de Real através da EN 224, percorrendo subidas mais acentuadas até ao Cruzamento da Cascavalhosa. É apenas uma distracção para o que ainda falta percorrer até terras de Santa Mafalda. O percurso junto ao Rio Arda vai encantar o pelotão, mas tudo o que desce, também sobe, sendo precisamente neste momento que, os ciclistas desta classe, vão ter de subir até à passagem por Escariz, e certamente, as subidas acumuladas e a distância começarão a fazer das suas. Felizmente os abastecimentos previstos irão providenciar o ponto de apoio perfeito para apontar ao que resta percorrer e prova volta ao território de Castelo de Paiva, pelas EM 504 e 503 até Pejão - Folgoso - Oliveira do Arda, onde se juntam novamente com o Mediofondo. Resta entrar na EN 222 e passar junto às antigas Minas do Pejão, e em Canedo, mas quem chegar até aqui, certamente conseguirá terminar esta  bonita experiência velocipédica, completando em Gaia, mais de 160,3 Km percorridos.

 Depois do campeão Miguel Indurain na 1ª edição, agora o padrinho da prova é outro. Com 130 vitórias no seu palmarés, incluindo um título de Campeão do Mundo de Fundo em 2018 e um triunfo na Vuelta de 2009, Alejandro Valverde é um dos mais respeitados ciclistas do pelotão internacional, inspirando diversos atletas com as suas performances e a sua simpatia, sendo que, o consagrado ciclista espanhol vai envergar o dorsal número 1 desta prova organizada pela Academia da Bicicleta Cândido Barbosa.

O perímetro urbano da vila será encerrado ao trânsito neste dia, sendo a mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos anuais e dos grandes eventos que se promovem no centro de Castelo de Paiva, sendo que, o presidente da edilidade, José Rocha, congratula-se com a repetição desta passagem por Castelo de Paiva de um grande evento desportivo, que vai potenciar uma presença alargada de espectadores nos acessos à vila e arredores, numa jornada orientada para a valorização do ambiente que nos rodeia, evidenciando o objectivo de encarar a vida de uma forma mais saudável, com exemplos louváveis para uma vivência mais limpa e atractiva.

O autarca paivense referiu-se também que, esta será ocasião única de proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística do concelho e as suas pontencilidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva apoia a realização desta prova no seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracção de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes, sendo esta mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional, contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva GNR local.


Carlos Oliveira

SAPADORES FLORESTAIS DO MUNICÍPIO DE SILVES PARTICIPAM EM AÇÃO DE FORMAÇÃO “FOGO CONTROLADO - APOIO”

 
No passado dia 25 e 26 de março, o Município de Silves acolheu na Herdade do S. Bom Homem, duas sessões práticas da ação de formação “Fogo Controlado – Apoio”. Para a dinamização da iniciativa o Município de Silves cedeu o espaço e os meios necessários que permitiram a todos os elementos dos Sapadores Florestais de Silves, bem como a Sapadores Florestais, Bombeiros e elementos do ICNF de outros pontos do país, praticar técnicas e procedimentos de segurança, dotando-os de conhecimentos para apoio a ações de fogo controlado.
Esta iniciativa, além da valorização profissional dos operacionais, incrementa a sua intervenção prática e visa a redução dos combustíveis florestais através do uso do fogo.

 

João Sousa “exausto com ameaças, insultos e provocações” de apostadores

Português foi eliminado, esta quarta-feira, de um torneio em Espanha e pede "respeito".
O tenista João Sousa diz estar "exausto" de ameaças e insultos de apostadores nas redes sociais.
"Estou exausto de receber mensagens de apostadores com ameaças, insultos, provocações e pouca noção daquilo que é preciso fazer e sacrificar para ser tenista profissional", escreveu o português, numa mensagem na rede social Instagram.
O atleta acrescenta que as ameaças chegaram depois de ter sido eliminado no challenger de Girona, em Espanha.
João Sousa acompanha a sua mensagem com imagens de exemplos de ameaças e insultos que recebeu. É acusado de viciar resultados e desejam que se lesione ou morra.
O português lembra que "todos os profissionais de ténis" têm de lidar com estas ameaças “todas as semanas".
O tenista português João Sousa está atualmente no lugar 156.º do “ranking” ATP.

Pilotos da TAP desconvocam greve prevista para o período da Páscoa

Os pilotos da TAP desconvocaram a greve prevista para o período da Páscoa, entre os dias 7 e 10 de abril, informação revelada esta quarta-feira pela SIC Notícias.
Esta decisão surge dois dias após o Ministério das Finanças ter dado luz verde ao acordo entre a administração da TAP e o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).
“Ao contrário do veiculado desde segunda-feira, apenas hoje foi notificada pela Comissão Executiva da TAP que o protocolo para revisão das condições impostas pelo Acordo Temporário de Emergência está validado por parte do acionista, representado pelo Ministério das Finanças e Ministério das Infraestruturas”, informou a direção do SPAC em comunicado.
Fazem parte dos temas incluídos no protocolo o acordo sobre a integração de pilotos despedidos face à necessidade de contratação e retenção de talento, o pagamento aos oficiais pilotos com funções de comando em cruzeiro e do dia de serviço de assistência no aeroporto e dos simuladores.
As mesmas medidas aplicadas recentemente a outras classes profissionais constam também no protocolo, nomeadamente a nova tabela de ajudas de custo com a abertura para regressar ao modelo anterior, se não se revelar favorável, e a compensação nos meses de abril e maio das rubricas referentes à ajuda de custo complementar e acerto anual, com retroatividade a março, caso as negociações do novo acordo de empresa terminem em maio.
Ainda que a paralisação tenha sido marcada de forma a pressionar o Governo a ratificar o acordo assinado com a TAP, que repõe condições laborais retiradas anteriormente, o seu cancelamento não é surpresa dado que o presidente do SPAC, Tiago Faria Lopes, tinha já dito que tal aconteceria assim que o Ministério das Finanças desse o “aval” ao protocolo assinado em 17 de março.

Multinews

Produtos a IVA zero: DECO pede fiscalização e deixa aviso aos consumidores

A Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição diz que ainda está em discussão a forma como estes produtos estarão identificados nas prateleiras dos supermercados.
A proposta de lei que reduz a 0% o IVA de um conjunto de produtos considerados essenciais é debatida esta quarta-feira no Parlamento. Os partidos têm criticado a medida que apontam como insuficiente e tardia. A DECO partilha da mesma opinião, deixa um aviso aos consumidores e pede fiscalização.
Elaborada a lista dos 44 produtos essenciais que serão sujeitos a uma redução a 0% do IVA, agora o passo é levá-la a debate no Parlamento. A votação na generalidade vai acontecer na sexta-feira e os grupos parlamentares podem depois apresentar alterações na especialidade.
O desenho final da lei apenas estará fechado no dia 6 de abril e, com isto, segue para Belém para ser promulgado. No entanto, não se sabe ainda a data de entrada em vigor desta medida.
Sabe-se que assim que entrar em vigor, os supermercados vão dispor de um prazo de 15 dias para se adaptarem.
DECO pede fiscalização
A DECO pede fiscalização e entende que a medida "peca por tardia e por pouco". Rita Rodrigues entende que as famílias vão ter de estar atentas e terão de fazer um acompanhamento daquilo que vão ser as suas escolhas e o preço que estará afixado.
Por outro lado, a medida foi bem recebida pela Ordem dos Nutricionistas.
A Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição (APED) diz que está ainda em discussão a forma como estes produtos estarão identificados nas prateleiras dos supermercados, mas no acordo entre o Governo e os distribuidores obriga a que seja dada informação clara e precisa.
Esta medida vai ser prolongada por seis meses.

SIC Notícias

Resgatada brasileira que foi enterrada viva em Minas Gerais

Segundo a vítima, esta encontrava-se em casa na companhia do seu marido, "quando teve a residência invadida por dois indivíduos encapuzados que a agrediram".
A Polícia Militar do estado brasileiro de Minas Gerais anunciou esta quarta-feira ter salvado uma uma mulher que fora sepultada ainda com vida num cemitério.
As autoridades salvaram "a vida de uma mulher que fora sepultada, ainda viva, num sepulcro vertical, no cemitério municipal na cidade de Visconde do Rio Branco", indicou em comunicado a Polícia Militar brasileira.
De acordo com a mesma nota, os militares ao ouvirem gritos de "socorro" partiram a parede de tijolos e retiraram a mulher, de 36 anos, que apresentava ferimentos na cabeça e vários cortes pelo corpo.
Coveiros do cemitério municipal acionaram a Polícia Militar após visualizarem uma catacumba fechada com tijolo e cimento fresco e com marcas de sangue próximo ao local", explicou a polícia.
Segundo a vítima, esta encontrava-se em casa na companhia do seu marido, "quando teve a residência invadida por dois indivíduos encapuzados que a agrediram".
A mulher contou ainda que o seu marido foi agredido, mas que conseguiu fugir e que a partir de dado momento não se recorda de mais nada "até acordar no sepulcro".
A vítima disse também que, anteriormente, "teria guardado armas e drogas para dois indivíduos e que esse material fora extraviado".
De acordo com a polícia, a vítima está envolvida "com o uso, tráfico de drogas e furto", sendo que os "suspeitos de 20 e 22 anos foram identificados e ainda não foram encontrados".

SIC Notícias

Papa Francisco hospitalizado devido a infeção respiratória

O chefe da Igreja Católica ainda presidiu à audiência geral, na Praça São Pedro. A imprensa italiana avança que o Papa está internado devido a um problema cardíaco.
O Papa Francisco está internado no hospital com uma infeção respiratória e vai ficar hospitalizado nos próximos dias, informou o Vaticano esta quarta-feira.
Inicialmente, a Santa Sá dava conta de que a visita de Francisco ao hospital se tratava apenas para a realização de exames de rotina. No entanto, já ao final da tarde, chegou a confirmação de que o Papa está com uma infeção respiratória e vai, por isso, passar a noite e os próximos dias no hospital.
O Vaticano esclarece que não se trata de covid-19, mas não revela mais detalhes sobre o estado de saúde do Papa. Diz apenas que Francisco apresentava dificuldades respiratórias há vários dias.
O chefe da Igreja Católica presidiu, normalmente, à audiência geral, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Praça São Pedro, e onde participaram os fiéis. Mas durante a tarde foi transportado de ambulância para o hospital.
Entretanto, foi cancelada a agenda do Papa Francisco prevista para esta quinta e sexta-feira. Ainda hoje, o líder da Igreja Católica terá também cancelado uma entrevista televisiva que tinha agendada.