quarta-feira, 2 de março de 2022

ÁUSTRIA | Guerra na Ucrânia leva Áustria a investir na Defesa

 A proximidade com a guerra na Ucrânia, a apenas 400 quilómetros de Viena, leva a Áustria a investir mais na sua Defesa. O Governo austríaco está a alocar mais dinheiro para combater o cibercrime e na compra de armamento pesado, e a projetar novas infraestruturas, como este centro de alistamento.

"Estamos, atualmente, nos 2,71 mil milhões de euros por ano, É, historicamente, o mais elevado orçamento da Defesa, mas não nos enganemos: certamente, isso não é suficiente para compensar décadas de negligência", refere a ministra austríaca da Defesa, Klaudia Tanner.

Para a Áustria que não pertence à NATO, a adesão à Aliança Atlântica tem estado, até agora, fora de questão. De facto, a neutralidade eterna é celebrada como o feriado nacional da República Alpina, com desfiles militares que não conseguem disfarçar o baixo orçamento de defesa da Áustria.

Os países igualmente neutros como a Finlândia e a Suécia gastam cerca 1,5% do seu produto interno bruto na defesa nacional. A Áustria tem-se ficado pelos 0,6% do PIB. A Irlanda, em último lugar, investe 0,2%.

Equipamento obsoleto, poucas peças sobressalentes e efetivos insuficientes. O jornalista Martin Rosenkranz tem seguido, durante décadas, as medidas de austeridade que têm afetado o exército austríaco e defende que seria impossível combater Vladimir Putin.

"Nos últimos anos, quando a Áustria quis comprar sistemas bélicos, tentaram equipar essas armas com o menor poder de ataque militar possível", conta o jornalista.

Para assegurar uma melhor capacidade militar, pelo menos a médio prazo, o Governo está, atualmente, a ponderar em investir mais.

O jornalista da euronews Johannes Pleschberger relata: "A guerra na Ucrânia, a apenas 400 km de Viena, provocou uma mudança na posição da Áustria: em vez das suas relações tradicionalmente boas com a Rússia, a República Alpina está agora a unir esforços com o Ocidente, mas resta saber se e com que rapidez a Áustria estabelece uma defesa nacional adequada".

Fonte: euronews

Águeda | Solidariedade para com o povo ucraniano

Decorreram hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Águeda, duas reuniões, a primeira com as Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho e a segunda com as instituições locais de solidariedade social, no sentido de definir uma estratégia conjunta e uma ação articulada com os diversos organismos nacionais, para que se consiga chegar, rápida e eficazmente, com a ajuda de que efetivamente precisam.

O apoio a prestar está a ser feito em articulação com o consulado ucraniano no Porto e em concertação a Associação dos Ucranianos em Portugal (entidade que tem 15 núcleos no país, entre os quais de Águeda), que esclareceram quanto às necessidades de bens mais prementes, cuja lista (ver em baixo) vai ser enviada pelo Município para as diferentes associações que estão a fazer a recolha, e como os identificar para que cheguem ao destino e sejam corretamente encaminhados.

As instituições que estão a fazer a recolha dos produtos foram esclarecidas sobre a forma correta de os reunir os bens e embalar, devendo ser entregues já separados por tipologia (ex: caixa só com arroz, caixa só com fraldas, caixa só com medicamentos, etc) e em embalagens abertas para a necessária verificação no ponto de recolha.

Nesta articulação e depois de identificadas as necessidades, será efetuada uma recolha de bens, que será reunida até sábado (5 de março), nas instalações do CEFAS (Centro de Formação e Assistência Social), diariamente das 10 às 22 horas.

Estes bens serão enviados para a Ucrânia, num primeiro carregamento, por via terrestre, no dia 7 de março (segunda-feira), cujo transporte vai ser disponibilizado pelo Município. Semanalmente, será feita uma análise das necessidades, após o que poderão ser organizados novos carregamentos.

As empresas que tenham vagas de emprego e os proprietários que tenham casas disponíveis para habitação para os refugiados que possam vir para Águeda, devem entrar em contacto a Câmara de Águeda.

A Câmara Municipal vai continuar a disponibilizar informação atualizada sobre este assunto nas redes sociais e página oficial na Internet.

 

 

Lista de bens necessários

 

Crianças

- Fraldas de todos os tamanhos

- Toalhitas

- Pomadas muda fraldas

- Leite infantil

- Leite bebé em pó

- Papas para qualquer idade

- Champoo

- Gel de banho

- Creme de corpo

 

Adultos

 

Higiene pessoal

- Gel de Banho

- Sabonetes

- Pasta dos dentes

- Pensos higiénicos

 

Mercearia

- Arroz

- Massas

- Massas rápidas

- Enlatados

- Bolachas

- Barras energéticas

- Cereais

- Açúcar

- Azeite e óleo

- Leite

- Leite em pó

- Água

- Sumos

 

Outros bens

- Cobertores

- Edredons

- Luvas homem

- Meias quentes, tamanho 40 a 45

- Joelheiras

- Velas

- Fósforos

- Isqueiros

 

Primeiros Socorros

- Compressas

- Gazes

- Ligaduras

- Pensos rápidos

- Bandas penso

- Adesivos

- Betadine

- Álcool

- Água oxigenada

- Soro fisiológico

- Torniquetes

- Máscaras

- Luvas

 

Medicamentos

- Paracetamol

- Ipobrufeno

- Antibióticos

- Pomadas para queimaduras

- Pomadas anti-inflamatórias

- Gazes gordas

- Medicamentos para diarreia

 

Crianças russas “detidas” por distribuir flores contra a invasão da Ucrânia

Acompanhados dos pais, as crianças, que tinham cartazes com a mensagem "Não à Guerra", estavam a depositar flores na embaixada ucraniana, em Moscovo.

Várias crianças russas, acompanhadas pelos pais, foram "detidas" e fotografadas num veículo da polícia em Moscovo, na Rússia, depois de se terem manifestado contra a invasão da Ucrânia, depositando flores junto da embaixada ucraniana.

As fotografias foram partilhadas pela oposição ao regime de Putin, quando é público que milhares de pessoas já foram detidas devido a manifestações e protestos contra a guerra.

As imagens mostram as crianças com agentes, atrás de grades metálicas, muito provavelmente num veículo policial e, depois, numa esquadra, onde continuam a segurar flores e cartazes.

Várias crianças russas, acompanhadas pelos pais, foram "detidas" e fotografadas num veículo da polícia em Moscovo, na Rússia, depois de se terem manifestado contra a invasão da Ucrânia, depositando flores junto da embaixada ucraniana.

As fotografias foram partilhadas pela oposição ao regime de Putin, quando é público que milhares de pessoas já foram detidas devido a manifestações e protestos contra a guerra.

As imagens mostram as crianças com agentes, atrás de grades metálicas, muito provavelmente num veículo policial e, depois, numa esquadra, onde continuam a segurar flores e cartazes.

Na rede social Twitter, por exemplo, o jornal russo Novaya Gazeta, conhecido pelas criticas e investigação que visam o Governo de Vladimir Putin, pode ler-se: “Ficaram detidos durante a noite, na polícia de Presnenskoye, as crianças e seus pais, que colocaram flores na embaixada ucraniana”.

De resto, as redes sociais estão repletas de notícias sobre o sucedido, com palavras de indignação e repulsa, provenientes de diversas personalidades de diferentes áreas em todo o mundo.

Rosário Silva /RR

Pombal disponível para acolher atletas de nacionalidade ucraniana

 A Câmara de Pombal expressou a sua total disponibilidade para acolher/ apoiar os atletas ucranianos, refugiados ou residentes em Portugal, para realizar treinos e estágios, em infraestruturas desportivas do concelho, assegurando alojamento, alimentação e equipamentos. A iniciativa, articulada com entidades e clubes desportivos do concelho, foi transmitida aos comités olímpicos de ambos os países e ao Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros organismos.

A medida insere-se num plano de ação que o município está a preparar de apoio à comunidade ucraniana, não só à residente no concelho, mas também com vista a acolher e integrar os seus familiares, amigos e refugiados. Para o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, a iniciativa pretende “reforçar a solidariedade de Pombal com o povo ucraniano que está a atravessar uma das fases mais difíceis da sua que é a nossa história”.

Apelando à solidariedade dos pombalenses, que na passada segunda-feira já se manifestaram numa vigília pela paz na Ucrânia, e com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, entidades, instituições e empresas, já foi enviado um camião solidário com bens e alimentos, com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia. A campanha, em conjunto com todas as juntas de freguesia e uniões de freguesia, focada essencialmente na recolha de medicamentos, material médico e produtos de higiene pessoal, prossegue até ao próximo domingo, para o envio de um novo carregamento na próxima segunda-feira.

No âmbito do acolhimento e integração de cidadãos ucranianos, o município criou um grupo de trabalho multidisciplinar, que irá implementar uma série de ações que passam pela disponibilização de alojamentos de emergência, apoio administrativo e legalização, ensino de língua portuguesa para ucranianos, apoios de âmbito social, entre outros, em conjunto com todas as juntas de freguesia, uniões de freguesia e comissões sociais de freguesia.

Está já disponível uma linha de apoio (236 210 578) e um email (sosucrania@cm-pombal.pt) destinada a prestar informações e apoio psicossocial a todos os cidadãos ucranianos que necessitem.

Em articulação com as associações empresariais dos diversos setores, está a ser criada uma bolsa de emprego, onde serão reunidas as várias ofertas disponíveis

Rastreio da retinopatia diabética em Arronches

 A retinopatia diabética é uma das complicações da diabetes e uma das principais causas de cegueira nos adultos, devida às alterações estruturais que ocorrem nos vasos sanguíneos da retina.

A realização de um exame simples como a retinografia pode ajudar da deteção precoce e acompanhamento da doença.

Se receber uma carta convite em casa ou telefonema do seu centro de saúde.


Não falte! ​

ULSNA

(In)justiça Social: chega a Portugal um livro que explica aos jovens os dislates da teoria woke

Condenou algumas das teses mais polémicas dos movimentos intelectuais de Justiça Social, provou que a cultura de guerra e de cancelamento faz mais mal do que bem às minorias que jura defender, tornou-se num sucesso de vendas a nível mundial, com traduções em quinze línguas, e foi nomeado «Livro do Ano 2020» pelos jornais The Times, Sunday Times e Financial Times. Agora, Teorias Cínicas, tese «anti-woke» de grande fôlego, assinada pela ensaísta Helen Pluckrose e o matemático James Lindsay, ressurge nos escaparates, num remix autorizado da romancista e ensaísta Rebecca Christiansen, que resume as principais ideias dos dois autores, mantendo todo o rigor do original. Publicado em Janeiro de 2022 nos EUA, (In)justiça Social chega aos leitores portugueses em tempo recorde, numa edição Guerra e Paz, com tradução de Pedro Carvalho e Guerra e Rita Carvalho e Guerra. O livro estará disponível, quer na rede livreira portuguesa como no site da editora, a partir do próximo dia 8 de Março.

Já ouviu dizer que a ciência é sexista, que não existe sexo biológico e que ser obeso é saudável? Ou que apenas determinadas pessoas – dependendo da raça, do género ou da identidade – deveriam poder usar certas roupas, cozinhar determinados alimentos ou interpretar certos papéis? Confuso com estas ideias? Pergunta-se como é que elas conseguiram desafiar tão depressa a lógica da nossa sociedade?

As respostas a estas e outras questões estão no livro (In)justiça Social, que prova porque estão erradas muitas destas teses a respeito de importantes questões de raça, género e identidade. Esta é uma adaptação autorizada do best-seller internacional Teorias Cínicas, da ensaísta Helen Pluckrose e do matemático James Lindsay, que em 2020 foi aplaudido por leitores, críticos e imprensa, um pouco por todo o mundo. Neste remix, a tese de Teorias Cínicas foi resumida e simplificada pela romancista e ensaísta Rebecca Christiansen, mantendo todo o rigor do original.

O livro desmonta com racionalidade a inconsistência das teorias identitárias, racializadas e de género que pretendem impor-nos uma nova Inquisição, ameaçando a democracia liberal e, contrariamente ao que advogam, as comunidades minoritárias que juram defender. Ideias nascidas no pós-modernismo francês e que foram, ao longo do tempo, alvo de refinamento por académicos activistas.

Um apelo à honestidade intelectual e à defesa da liberdade de expressão, num tempo em que as imposturas tomam lugar nos extremos do espectro político-ideológico, (In)justiça Social fala-nos do que realmente significa ter uma sociedade justa e igualitária – e a melhor forma de a alcançar. Publicada em Janeiro de 2022 nos EUA, esta adaptação de Teorias Cínicas chega aos leitores portugueses em tempo recorde, numa edição Guerra e Paz, com tradução de Pedro Carvalho e Guerra e Rita Carvalho e Guerra. O livro estará disponível, quer na rede livreira portuguesa como no site da editora, a partir do próximo dia 8 de Março.

(In)justiça Social
Helen Pluckrose e James Lindsay
Adaptado por Rebecca Christiansen
Não-ficção / Ciências Sociais
208 páginas · 15x23 · 16,50 €
Nas livrarias a 8 de Março
Guerra e Paz Editores

Sessão da FotografARTE na Biblioteca Municipal de Cantanhede. Com a presença do fotógrafo Nuno Furet

Mais de três dezenas de pessoas estiveram no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede para a sessão de encerramento da exposição Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 - Uma viagem fotográfica, que esteve patente neste equipamento cultural durante todo o mês de fevereiro.

Organizada pela Associação Fotografarte, a iniciativa surgiu no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede, através da Biblioteca Municipal, e do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta e contou com a presença, para além do autor, Nuno Furet, de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, Fátima Lopes, presidente da Associação FotografARTE, e Sónia Valente, coordenadora do CLA Cantanhede da Universidade Aberta, entre os inúmeros participantes.

O vice-presidente da autarquia cantanhedense, Pedro Cardoso, congratulou-se “com a realização desta importante iniciativa cultural, após tanto tempo de interrupção, na esperança que seja o espelho da tão esperada retoma cultural”. O responsável pelo pelouro da Cultura salientou “a presença do autor numa sessão da Fotografarte permitir explorar e aprofudar ainda mais os registos fotográficos patentes na exposição e os objetivos que estiveram subjacentes à concretização de tão interessante mostra fotográfica. É absolutamente fantástico ouvir as experiências fabulosas do autor ao percorrer este emblemático percurso de Norte a Sul, que liga Chaves a Faro”, concluiu.

Durante a sessão, Nuno Furet estava “visivelmente satisfeito com a recolha de imagens que resultou na exposição”, revelando que a mostra “não é mais do que a partilha das experiências vivenciadas na primeira pessoa enquanto fotógrafo amador nas viagens que realizei percorrendo a Estrada Nacional 2”.

Por outro lado, Fátima Lopes, presidente da Associação FotografARTE, regozijou-se “com a presença de Nuno Furet”, reforçando a importância do autor “ter integrado as atividades da Associação, não só na partilha dos seus fabulosos registos fotográficos como também na partilha, na primeira pessoa, de memórias que resultaram das viagens nesta fabulosa e única via de comunição”.

Sobre Nuno Furet

Nuno Furet reside na Figueira da Foz. A partir de 2001 encontrou no todo-o-terreno a forma de comunicar a outros a sua paixão pelo património. Em 2015 licenciou-se em Estudos Artísticos, Minor em Artes e Património, pela Universidade Aberta.

A paixão pela fotografia surgiu muito cedo e a ela dedica parte do seu tempo livre. Recolheu, como argumentista e realizador, distinções na área do vídeo (Louvor no BAVA-British Amateur Video Awards, com o filme ‘Festival Blues’, em 1989; Menção Honrosa no FIVA-Festival Internacional de Vídeo do Algarve, com o filme ‘Canais’, em 1991; Menção Honrosa no 1.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Canais’, em 1992; Prémio de Humor no 5.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Amor à primeira vista’, em 2000).

É autor da publicação ‘Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 –- Uma viagem fotográfica’.

Integrando as comemorações do 192.º aniversário de João de Deus: ECOS DE COIMBRA APRESENTAM “MEU FADO”, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES

 Integrando as comemorações do 192.º aniversário de João de Deus e do Dia Internacional da Mulher, o grupo Ecos de Coimbra sobe ao palco do auditório Francisco Vargas Mogo, em SB Messines, no próximo dia 8 de março, pelas 21h30, com o espetáculo “Meu Fado”. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, tem entrada livre.

Será uma noite dedicada aos fados e música de Coimbra e à canção coimbrã, marcada por um reportório que fala sobre o amor, a paixão, a saudade e a despedida; relembrando a vida coimbrã romântica, sedutora e apaixonante, no tempo das serenatas de rua, dedicadas à mulher musa inspiradora dos poetas e cantores.

O evento cumpre as orientações e normas da DGS, sendo a entrada no recinto efetuada através da apresentação de voucher, entregue no local, uma hora antes do início do espetáculo.

O Município de Silves informa que entrada para o recinto do espetáculo implica a aceitação das presentes orientações e condições:

1. Devem evitar-se aglomerações de pessoas à entrada e à saída do recinto;

2. O acesso ao recinto é exclusivo apenas para os titulares de voucher;

3. O uso de máscara é obrigatório;

4. Ao aceder e permanecer no recinto o espectador consente a captação, reprodução, publicação e identificação da sua imagem e som, em quaisquer meios, incluindo nas redes sociais, para efeitos de marketing ou promocionais, a título gratuito.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 4 DE MARÇO NA RUA DO ENCALHE NO NÚCLEO HABITACIONAL 2 DO ENXERIM E NA RUA DE SÃO JOSÉ EM SILVES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Rua do Encalhe no Núcleo Habitacional do Enxerim e na Rua de São José, na Freguesia de Silves, no dia 4 de março, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

 

MUNICÍPIO DE SILVES ACOLHE FORMAÇÃO “PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARENTAIS PARA FILHOS COM PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM”

 O Município de Silves em parceria com a Educarte irá acolher nos meses de abril e maio o curso de formação centrado na temática da “Promoção de Competências Parentais para Filhos com Perturbações de Desenvolvimento e Aprendizagem”. A iniciativa desenrola-se em quatro sessões, a realizar nos dias 1 e 2 de abril e 13 e 14 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Silves.

Desenvolver metodologias de intervenção com pais de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem de forma a promover a sua adaptação e desenvolver estratégias de facilitação do processo de crescimento e ajustamento da criança é o principal objetivo desta formação dirigida a profissionais com formação superior (ou finalistas) nas áreas da Educação, Serviço Social, Psicologia ou Saúde.

Marta Vidal Paula é a formadora deste curso que trabalhará metodologias de aconselhamento educacional aos pais; de modelagem dos pais através da consulta da criança assistida pelos pais; de co-análise e co-construção da interação pais-filho, reconhecendo a utilidade de programas de estimulação da criança para pais e de grupos de apoio para pais.

As inscrições são limitadas a um número mínimo de 20 e máximo de 25 participantes e têm um custo associado de 60 euros, devendo ser efetuadas junto do sector de Psicologia da CMS, localizado na Rua João de Deus, n.º 19-1.º, em Silves (ao lado da Junta de Freguesia) através do preenchimento de formulário próprio disponível, no final desta página, e envio para o endereço de correio eletrónico psicologia@cm-silves.pt.

O telefone 282 440 800 (ext.: 2630) e o endereço de correio eletrónico psicologia@cm-silves.pt são os contactos da CMS disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre a atividade.

Reguengos de Monsaraz criou equipa de missão Juntos pela Ucrânia

 O Município de Reguengos de Monsaraz criou hoje a equipa de missão Juntos pela Ucrânia. Esta equipa já começou a funcionar em articulação com o Ministério da Administração Interna, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Alto Comissariado para as Migrações e a Embaixada da Ucrânia.

Para responder à crise humanitária causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a autarquia constituiu a equipa para prestar apoio aos refugiados em três eixos de ação. O primeiro eixo centra-se no apoio ao acolhimento de emergência para os refugiados e pretende, através da Bolsa de Emprego, rececionar e proceder ao levantamento junto das empresas do concelho, de empregadores interessados em receber ou criar postos de trabalho que permitam aos refugiados a sua integração no mercado de trabalho e na vida ativa local.

 

Ainda neste âmbito, a Bolsa de Habitação poderá receber as ofertas de habitação de proprietários do concelho, que estejam livres e pretendam solidariamente acomodar as famílias de refugiados. Através da Bolsa de Acolhimento vai proceder-se ao levantamento de ofertas de agregados familiares que pretendam receber famílias de refugiados nas suas próprias habitações e com a Bolsa de Apoio Jurídico será criada uma rede de voluntários, na área da advocacia, que queiram dar todo o apoio jurídico aos refugiados que sejam acolhidos no concelho.

 

O segundo eixo terá a componente de apoio psicossocial, com a autarquia a disponibilizar apoio psicológico e a acompanhar e ajudar as famílias vindas do contexto de guerra na adaptação a um novo país. Neste âmbito será também prestado apoio no contato com familiares na Ucrânia e posteriormente no acolhimento do membro do agregado ausente, caso pretendam continuar a residir no concelho. A autarquia vai ainda efetuar o levantamento e identificação de famílias já residentes e promover a realização de Cursos de Português.

 

O terceiro eixo baseia-se no Apoio Logístico e terá equipas que providenciarão o apoio na recolha de bens, em articulação com a família ucraniana que iniciou o processo de recolha, assim como no transporte desses bens. Este eixo integra também a preparação das habitações que estejam disponíveis através das bolsas de habitação e acolhimento ou das habitações disponibilizadas pelo município e o fornecimento da alimentação para os refugiados.

 

A equipa de missão Juntos pela Ucrânia poderá ser contactada para qualquer assunto relacionado com estes três eixos de atuação ou outros esclarecimentos através do telefone 969628851 e por e-mail (juntosucrania@cm-reguengos-monsaraz.pt).

 

Município de Ansião assinalou o Dia Internacional da Proteção Civil

O Serviço Municipal de Proteção Civil tem vindo a desenvolver, nas últimas semanas, diversas iniciativas no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, que ontem, 1 de março, se assinalou.

Sendo o principal objetivo da comemoração do Dia da Proteção Civil a sensibilização para a importância da temática junto das populações, bem como a promoção da reflexão sobre o papel dos diferentes agentes de proteção civil nos riscos a que as populações estão expostas, as ações foram desenvolvidas junto da comunidade escolar do concelho.
Neste sentido, foram desenvolvidas ações de sensibilização com as crianças da educação pré-escolar, subordinadas ao tema “Agentes de Proteção Civil”, com o intuito de as familiarizar com conceitos alusivos à área, com que convivem no seu dia a dia.

Também em contexto escolar foram realizados simulacros de evacuação, como o que aconteceu hoje na Escola Básica n.º 2 de Avelar, por forma a testar a sua capacidade de resposta em situação de emergência.

Partindo do princípio de que Proteção Civil somos todos nós, torna-se cada vez mais premente a abordagem desta temática junto dos mais jovens, para que cresçam e se tornem adultos responsáveis e capazes de fazer face às adversidades.




Águeda | Câmara promove exposição itinerante de trabalhos artísticos de alunos sobre o ambiente

 As telas já estiveram expostas, durante o verão, em vários espaços comerciais da cidade e agora vão percorrer as sedes de agrupamento das escolas do concelho.

A Câmara Municipal de Águeda está a promover uma exposição itinerante pelos agrupamentos escolares do concelho das telas resultantes do projeto “O meu ambiente, uma tela”, que desafiou precisamente as escolas a elaborarem trabalhos artísticos sobre o tema “Rios”. As 20 telas já estiveram expostas em vários espaços comerciais da cidade, num roteiro urbano que pôde ser apreciado no ano passado e que agora percorre as escolas.

Nas telas, tintas e pincéis entregues pela Autarquia em todas as escolas, os alunos/artistas criaram trabalhos originais com pinturas, colagens e outras técnicas que promovem a reutilização de materiais (como galhos e folhas, entre outros, que foram aplicados nas telas). Estes trabalhos demonstram o olhar dos alunos sobre o meio envolvente, “numa perspetiva muito interessante do nosso ambiente, com fauna e flora e onde é evidente um cuidado na valorização dos resíduos e na promoção e conservação da natureza”.

“Quisemos levar estes belos trabalhos realizados pelos alunos para poderem ser apreciados entre os seus pares, num regime de itinerância que, acreditamos, enriquece o conhecimento artístico e alerta, uma vez mais, para a importância da preservação ambiental e sustentabilidade do nosso território”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, agradecendo aos alunos e professores o empenho na realização destes “trabalhos artísticos impressionantes e de grande qualidade”.

Nestas 20 telas realizadas pelas diferentes escolas do Concelho, é feita uma sensibilização para a temática da preservação e valorização dos rios e ribeiras do Concelho. “Salvar os rios começa em casa” ou “Unidos pelo Cértima” são algumas das mensagens defendidas pelos alunos, que destacam ainda a importância de uma cidade “mais sustentável”, alertam para o consumo excessivo dos plásticos e consciencializam para a urgência de um maior nível de reciclagem, bem como demonstram a relevância de uma convivência harmoniosa e feliz entre a população (na cidade) e o ambiente (rios saudáveis).

A exposição esteve patente, no último mês (até hoje), na Biblioteca da EB 2,3 Fernando Caldeira, seguindo para a Escola Marques de Castilho; em abril, para Valongo do Vouga e, em maio, para a ES Adolfo Portela e Instituto Duarte Lemos.

Para mais informações sobre esta exposição, os interessados podem contactar a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, através dos seguintes contactos: dv-as@cm-agueda.pt ou 234190182.

Marinha Grande | ESPETÁCULO DE TEATRO NO DIA DA MULHER

No Dia da Mulher, 8 de março, pelas 21h30, a Câmara Municipal da Marinha Grande leva ao palco do Teatro Stephens o texto de uma mulher, Marta Vaz, interpretado por outra mulher, Valentina. As duas estarão disponíveis para uma troca de impressões com o público, no final do espetáculo.

Pretende-se, com este espetáculo, incentivar a produção teatral nacional, valorizar e estimular a escrita de autores portugueses e contribuir para a arte teatral autoral e contemporânea de Portugal.
Abordar, através de um espetáculo intenso e poético, temas sensíveis, e tão prementes, como o envelhecer, a demência, a solidão, as relações familiares, a traição, de dentro para fora, com todo o impacto que podem ter na vida do dia-a-dia de cada um de nós.
“O Lado Esquerdo” busca ser um sopro de liberdade emocional, em meio a uma sociedade que se sente pressionada perante a “vida padronizada” pelas redes sociais.
“O Lado Esquerdo” levanta-nos várias questões. Quere-se contar a história de uma mulher que, a beirar os 50 anos, se apresenta como uma mulher vivida, segura de si, contudo, como todos nós, revela uma série de fragilidades à medida que nos deixa ouvir os seus mais íntimos pensamentos.

Não é mais do que expor uma realidade que poucos de nós gostam de revelar, as nossas fragilidades, medos, traumas, inseguranças. É um alerta à sociedade e aos artistas, cabe a tarefa de fazer passar esta mensagem da melhor forma. Mexem com o desejo, a saudade, a doença, a preocupação, o acumular de sentimentos que muitas vezes não conseguem ser expressados.

Desafiamos a entrar na intimidade desta mulher, conforme nos propõe a Autora, e a entregá-la ao público, como um exercício de auto-reflexão, que certamente ajudará na forma de nos questionarmos de encarar esta realidade: no fundo todos carregamos medos e queremos ser compreendidos e amados.

Ficha artística e técnica:
Texto Original - Marta Duque Vaz
Encenação e Dramaturgia - Daniel Freitas
Interpretação Valentina
Voz Off - Pedro Ramalho
Cenografia e Figurino - Paulo Alvarez Veloso
Desenho de Luz - Sérgio
Banda Sonora - Alexandre Braga
Produção Executiva - Valentina

Duração - 50 minutos (aprox.)
Classificação Etária - M16
Preço – 3€

Bilheteira: bol.pt

Bebé que esteve ligado à ECMO no hospital de São João, no Porto, já teve alta

O bebé de 13 meses com covid-19 que esteve ligado à ECMO no hospital de São João, no Porto, desde a madrugada de dia 5 de fevereiro, teve alta na segunda-feira, avançou hoje à Lusa fonte hospitalar.

“O bebé teve alta na segunda-feira à tarde”, disse fonte do Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ).

Em causa está um bebé de 13 meses que esteve internado no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) por covid-19, mas teve que ser transferido para o São João por "alterações cardíacas", para ser ligado à Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO).

Segundo a mesma fonte, o bebé sofreu um “choque cardiogénico com arritmia na sequência da covid-19”.

Em 16 de fevereiro, em conferência de imprensa, a diretora clínica do CHUSJ revelou que o bebé já não estava a usar ventilador e, sem adiantar estimativas para a passagem dos cuidados intensivos para a enfermaria, mostrou-se otimista.

“Só desde ontem [16 de fevereiro] está a respirar sozinho [sem ventilador] portanto vamos dar tempo ao bebé para recuperar. Não vamos ter pressas”, referiu Maria João Baptista.

O bebé que foi transferido do CMIN, estrutura que pertence ao Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) que inclui o Hospital de Santo António, para o CHUSJ deu entrada com uma anomalia de ritmo muito grave.

Madremedia/Lusa

Linha do Douro: Embarque na 68ª edição Rota das Amendoeiras da CP

A Rota das Amendoeiras, a mais antiga rota turística da CP – Comboios de Portugal, volta à Linha do Douro a 12 e 19 de março, num comboio especial composto por locomotiva e carruagens, com 256 lugares oferecidos, sendo complementada por três percursos rodoviários alternativos.

Admirar a paisagem caraterística desta época do ano, em especial, a floração das amendoeiras de Trás-os-Montes e Alto Douro, participar em atividades culturais e gastronómicas, são as principais propostas da CP aos participantes no passeio.

O comboio parte de Porto Campanhã às 7h05 com destino ao Pocinho, efetuando paragem nas estações de Ermesinde, Penafiel, Caíde, Régua e Freixo de Numão.A partir do Pocinho existem três percursos alternativos, à escolha:

Rota A – Pocinho, Museu do Côa (visita guiada ao Museu), Figueira de Castelo Rodrigo (tempo para almoço), Castelo Rodrigo (tempo livre), Barca D’Alva (tempo livre), Penedo Durão (vista panorâmica), Freixo de Espada à Cinta (tempo livre) e Pocinho;

Rota B – Freixo de Numão, Penedono (tempo livre), Trancoso, (tempo para almoço), Marialva (visita guiada), Museu do Côa (visita guiada ao Museu), Vila Nova de Foz Côa (tempo livre) e Pocinho;

Rota C – Pocinho, Torre de Moncorvo (tempo livre), Mogadouro (tempo para almoço e tempo livre), Museu de Arqueologia de Mogadouro (visita guiada ao Museu), Santuário de Cerejais (vista panorâmica - os autocarros devem ir até ao Calvário e à Loca), Vila Flor (tempo livre) e Pocinho.

A viagem de regresso tem partida às 20h07 da estação do Pocinho, com hora de chegada prevista a Porto-Campanhã pelas 23h30.

Recebe pensões, subsídios ou abono? Veja qual é o dia de pagamento para o mês de março

Já foram divulgadas as datas de pagamento dos subsídios sociais e das pensões para este mês de março. Com o objetivo de prestar um melhor serviço ao cidadão, a Segurança Social tem uma data fixa mensal para o pagamento dos subsídios sociais e familiares.

Assim, é possível um melhor planeamento e uma salvaguarda para os beneficiários, na medida em que sabem exatamente o dia em que recebem o subsídio.

A 16 de março será feita a primeira transferência bancária para quem recebe subsídio de desemprego ou doença, por exemplo. Já a 8 de março são pagas as pensões. Fique agora a par de todas as datas:

03 Março

Doença Profissional: Pensões e Subsídios

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
08 Março

Complemento Solidário para Idosos

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
08 Março

Pensões

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
08 Março

Prestação Social para a Inclusão

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
14 Março

Prestações Familiares

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
16 Março

1º Pagamento Desemprego/Doença/Ação Social/SVI

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
23 Março

Rendimento Social de Inserção

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
28 Março

2º Pagamento Desemprego/Doença/Ação Social/SVI

  • Transferência bancária
  • Vale de correio
28 Março

Subsídio de Apoio ao Cuidador Informal

  • Transferência bancária
  • Vale de correio

Multinews