quinta-feira, 22 de abril de 2021

COMUNICADO DE IMPRENSA: Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

 O Governo submeteu, esta manhã, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia, sendo o primeiro Estado-Membro da União Europeia a concretizar a entrega da versão final.

Este Plano pressupõe um conjunto de reformas, uma das quais está subordinada ao tema “Prevenção e Combate de Fogos Rurais” que prevê um investimento de 40 milhões de euros para a área da Administração Interna.

Este montante irá permitir investimentos que, sob a responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e financiados a 100% pelo programa “Next Generation EU”, irão robustecer esta Autoridade, a Força Especial de Proteção Civil (FEPC) e os Corpos de Bombeiros, no período entre 2022 e 2024, através da:

-                   Renovação da frota operacional da ANEPC (33 veículos), da FEPC (51 veículos) e dos Corpos de Bombeiros (81 veículos), num total de 17,6 milhões de euros, dos quais 12,6 milhões são destinados à aquisição de veículos operacionais de combate aos incêndios rurais para os Corpos de Bombeiros;

-                   Reforço da segurança individual e da capacidade de resposta operacional da FEPC e dos Corpos de Bombeiros através da aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e de equipamentos operacionais (num total de 10,5 milhões de euros, dos quais 6 milhões são atribuídos aos Corpos de Bombeiros);

-                   Continuação da implementação do novo modelo territorial da proteção civil previsto na Lei Orgânica desta Autoridade, através da instalação dos comandos regionais de Viseu e de Évora e de 4 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil (1,5 milhões de euros);

-                   Reforço da cobertura territorial da FEPC através da edificação da 1ª fase das instalações da Companhia de Comando e Serviços, localizada em Almeirim, de forma a garantir o funcionamento e o apoio técnico às instalações, veículos e equipamentos (500 mil euros).

Pretende-se ainda continuar a apostar na prevenção de comportamentos de risco junto da população, através da realização de campanhas de sensibilização (1,9 milhões de euros) e da emissão de avisos à população (850 mil euros).

No âmbito da formação e qualificação dos operacionais envolvidos no combate aos incêndios rurais, o PRR prevê a formação de um total estimado de 3300 operacionais, entre 2021 e 2023, além do reforço dos recursos materiais existentes na Escola Nacional de Bombeiros (ENB) através da aquisição de 6 veículos para apoio à formação prática no combate a incêndios rurais.

O investimento de 8,70 milhões de euros na ANEPC, de 5,50 milhões de euros na FEPC, de 1,05 milhões de euros na ENB e de 18,60 milhões de euros nos Corpos de Bombeiros, constitui-se, assim, como mais um instrumento de reforço desta área estratégica para a segurança dos portugueses, na área da proteção civil. 

Realça-se ainda que o PRR é um instrumento que se  articula com os outros instrumentos comunitários disponíveis, como é o caso dos Quadros Financeiros Plurianuais, pelo que as oportunidades de financiamento comunitário não se esgotam neste Plano, podendo as entidades do setor da proteção civil continuar a beneficiar do financiamento comunitário no âmbito do Portugal2020 e do próximo Portugal2030.

Cantanhede | Sociedade Columbófila associa-se às comemorações do dia do associativismo jovem


A secção de Hip – Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense vai integrar o conjunto das Associações que vão participar no Dia do Associativismo Jovem, que se realiza de 25 a 30 de abril.
As imagens foram captadas na “oficina de trabalho” da Secção, tendo participado alguns dos jovens que integram as turmas Teen 1 e Teen 2, acompanhados pelo professor Patrick Simões, contando igualmente com o apoio do Municipio de Cantanhede que gentilmente disponibilizou as instalações.

Numa organização do Instituto Português do Desporto da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis e do CNJ - Conselho Nacional de Juventude – Portugal, que se juntaram para promover o talento, o empreendedorismo e o associativismo jovem, promovendo no território nacional o «Palco Jovem», que resultará em 6 programas emitidos naquela data.
Com o slogan «Modo on: Reativa o Associativismo», o evento «Palco Jovem» tem como intuito, entre outros, impulsionar o movimento associativo juvenil, numa altura desafiante para o setor devido à pandemia.

Através de vários palcos de teatros, das Associações e auditórios espalhados por várias regiões do país, decorrerão performances artísticas e entrevistas a gestores de projetos empreendedores de diversas associações juvenis, numa mostra nacional.

As comemorações integram cinco emissões online de programas nas cinco regiões do país - Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - e um programa de emissão a nível nacional.

O «Palco Jovem» culmina a 30 de abril, Dia do Associativismo Jovem, efeméride que tem como objetivo reconhecer o papel dos/as jovens e das associações na sociedade.


Câmara de Águeda premeia alunos no âmbito de projeto de mobilidade


Iniciativa distingue simbolicamente as escolas que têm desenvolvido esforços no sentido de promover a bicicleta como meio privilegiado de mobilidade
Promover uma maior consciência ambiental e proteger o nosso planeta são objetivos que a Câmara Municipal de Águeda procura implementar através de vários projetos. O Escolas com Pedal é um deles, no âmbito do qual lançou um desafio aos estabelecimentos de ensino do concelho para que incentivassem os alunos a deslocarem-se para a escola de bicicleta.
As crianças que usassem a bicicleta como meio de transporte nas suas deslocações para as escolas durante vários dias receberiam como prémio uma mochila alusiva ao projeto. O repto foi aceite por várias escolas, que testemunham o sucesso da iniciativa, com vários alunos a aderirem à ideia e a continuarem a optar por este meio suave de mobilidade nas suas deslocações diárias.

Aderiram a esta iniciativa mais de 70 alunos de quatro estabelecimentos de ensino: Escola Básica Prof. Artur Nunes Vidal (Fermentelos), Escola Básica de Aguada de Cima, Escola Secundária Marques de Castilho e Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.

Hoje, as mochilas foram entregues a todos os alunos, ocasião que foi aproveitada para assinalar também o Dia da Terra que é celebrado hoje e que tem na proteção do planeta a sua missão.

Cada mochila continha kits de sensibilização ambiental, nomeadamente e entre outros, uma garrafa reutilizável, uma caneca em metal esmaltado, um colete refletor e uma bandana.

Na Escola Secundária Marques de Castilho (sede de agrupamento), Edson Santos e Elsa Corga, respetivamente Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, fizeram a entrega simbólica destes kits aos alunos, em reconhecimento pelos seus esforços em prol do ambiente, na presença do diretor do agrupamento, Francisco Vitorino, e do coordenador do Programa Eco-Escolas, Albano Fernandes.

“Defendemos uma aposta estratégica e sustentada nos meios suaves de mobilidade e o projeto Escolas com Pedal sensibiliza precisamente os alunos e comunidade escolar para a promoção e uma maior utilização da bicicleta”, disse Edson Santos, congratulando os alunos pelo esforço e empenho que têm demonstrado na escolha deste tipo de mobilidade para as suas deslocações.

Neste momento simbólico e aproveitando para assinalar a efeméride do Dia da Terra, os alunos “plantaram” moinhos de vento no jardim interior da Escola Secundária Marques de Castilho, uma iniciativa no âmbito do Programa Eco-Escolas, numa alusão à importância da preservação e proteção da terra.

Benfica goleia Portimonense e recupera terceiro lugar


Seferovic bisa e assume liderança da tabela de goleadores

O Benfica derrotou esta tarde o Portimonense, por 1-5, em jogo a contar para a 28.ª jornada da I Liga, realizado no Estádio Municipal de Portimão.

Beto abriu o marcador para os algarvios, aos 43 minutos, mas Pizzi (45+2), Darwin (50), Seferovic (64 e 73) e Everton (90+4) garantiram a vitória para as águias, com o ‘bis’ do suiço a valer-lhe a liderança da tabela de goleadores, com 18 finalizações.

Com o triunfo, o Benfica recuperou o terceiro lugar, que cedeu durante horas ao SC Braga, e ficou a dez pontos do líder Sporting e a três do FC Porto, que joga esta noite.

Bancada.pt

Italiano esteve 15 anos sem ir ao trabalho, continuando a receber salário. E ninguém deu conta


Um funcionário de um hospital da cidade de Catanzaro, em Itália, esteve 15 anos sem ir ao emprego, sem nunca deixar de receber. Depois de ameaçar uma superior, conseguiu que não houvesse um processo disciplinar — e quando ela se reformou, mais ninguém deu conta da ausência.

A imprensa italiana chama-lhe “O Rei dos Gazeteiros”. Por cá, esse é o nome do icónico filme de 1986 de John Hughes. Mas neste caso, não se trata de um adolescente com um complexo enredo para faltar às aulas. Antes, um funcionário hospitalar que esteve desde 2005 sem ir trabalhar, continuando a receber salários: concretamente, 538 mil euros em ordenados.

Segundo o britânico ‘Guardian’, o funcionário, agora com 67 anos, está a ser acusado de abuso de cargo, fraude e extorsão agravada. Há ainda seis gerentes também a ser investigados por suspeitas de terem ajudado o trabalhador a faltar.

Segundo a investigação, em 2005, o homem terá ameaçado a diretora do hospital de Catanzaro para a impedir de iniciar um processo disciplinar contra o seu absentismo. Quando a diretora se reformou, nem quem lhe sucedeu, nem o departamento de recursos humanos foi verificar a presença do funcionário, que assim foi passando incólume.

A polícia reuniu provas, numa investigação a que chamou “Part-Time”, através dos registos de assiduidade e de testemunhos dos colegas.

Este não é caso único em Itália. Em 2016, o governo apertou uma lei sobre o absentismo no setor público, depois de várias investigações policiais terem mostrado a gravidade da situação.

Num desses casos, as autoridades recorreram a câmaras de vigilância para apanhar 35 funcionários da autarquia de Sanremo, que andavam a enganar o ponto há pelo menos dois anos. Nalguns casos, eram as mulheres dos trabalhadores que picavam o ponto, noutros, os próprios iam marcar a hora e depois saíam para ir fazer canoagem, compras ou sair com os amigos.

Outro caso, também recordado pelo ‘Guardian’, é o de um polícia de trânsito que, aproveitando o facto de viver no mesmo prédio onde trabalhava, foi filmado a picar o ponto de roupa interior, antes de regressar à cama.

Madremedia


Bloco de Esquerda diz que “Não pode e não deve ser autorizada a exploração de caulino em Cantanhede”


Em Comunicado de Imprensa, o Bloco de Esquedra deixa claro a sua oposição à exploração de caulino no Concelho de Cantanhede - e não só...

"O Bloco de Esquerda exprime a sua solidariedade com o repúdio das populações afetadas e das suas autarquias e continuará atento ao prosseguimento deste processo, que só poderá concluir-se pelo indeferimento liminar deste e doutros projetos semelhantes que visem explorar os recursos de caulino nesta área à custa dos direitos ambientais e da saúde das pessoas ali residentes", diz o Comunicado do BE.

Portalegre | 38 dadores de sangue em Sousel

O afluxo mantém-se ativo nas colheitas sob responsabilidade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP –em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.
Até ao centro de saúde de Sousel rumaram 38 pessoas, das quais 12 mulheres.
Nem todos estavam em condições ideais para a doação e por motivos clínicos. Mesmo assim somaram 31 as prazenteiras unidades de sangue recolhidas em Sousel.
Em boa hora concretizaram o batismo, como dadores, dois jovens – um de cada sexo.

08 de maio em Montargil

Caso não haja intercorrências, em maio a ADBSP marca encontro no sábado 08 (no decorrer da manhã) no centro de saúde de Montargil, por ocasião de mais um aniversário do grupo Motard local.



JR

Silves | Requalificação dos arruamentos e infraestruturas obrigam a plano de sinalização temporário na urbanização torres do Alto da Torre

A Câmara Municipal de Silves informa que será implementado o Plano de Sinalização Temporário nº 3 para os trabalhos de requalificação dos arruamentos e infraestruturas a realizar na Urbanização Torres do Alto da Torre com início a 22 de abril tendo a duração prevista de duas semanas.

Conforme ilustrado na planta de localização proceder-se-á à proibição do trânsito na zona a intervencionar.

A Autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados

Barcelos | Comunidade académica do IPCA exemplar no regresso à instituição - já foram testados mais de 1200 estudantes

 O regresso às atividades letivas presenciais no IPCA está a decorrer com total normalidade, registando-se a forte adesão de toda a comunidade académica às normas e orientações definidas no âmbito do Plano Operacional da instituição.

No universo dos cerca de 5700 estudantes do IPCA, a grande maioria encontra-se assistir às suas aulas em regime presencial e híbrido, mantendo-se, apenas, até à data, as atividades letivas exclusivamente online nos cursos de Mestrado e nas Pós-Graduações.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, enaltece o “comportamento exemplar manifestado pela generalidade dos estudantes nesta retoma, tendo em conta as medidas que foi necessário introduzir para garantir a segurança de todos”.

Tendo em vista o regresso às aulas presenciais, o IPCA atualizou o seu Plano Operacional para as Atividades Letivas e Não Letivas e o seu Plano de Contingência, de forma a incorporar as últimas orientações emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“As regras introduzidas nesta fase visam, essencialmente, reduzir ao mínimo possível o número de pessoas presentes nas instalações do IPCA em simultâneo, organizar os espaços para manter as distâncias mínimas de segurança e garantir boas práticas de higiene nas instalações e equipamentos”, explica Maria José Fernandes.

Entre as várias medidas aplicadas no universo IPCA – composto pelo Campus de Barcelos e pelos Polos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão – está a realização de testes e o desfasamento dos horários de início, intervalo e fim de aulas, de forma a evitar ajuntamentos à mesma hora nos espaços comuns e partilhados pela comunidade académica.

A presidente do IPCA destaca a “boa adesão de toda a comunidade académica aos testes e às normas definidas, contribuindo para que este regresso às atividades letivas presenciais esteja a decorrer da melhor forma”.

Entretanto, mais de 1200 pessoas entre estudantes, docentes, técnicos e outros colaboradores do IPCA já foram testados à COVID-19 desde o regresso às atividades letivas presenciais, no passado dia 19 de abril.

“O sucesso desta ação tem sido também graças ao profissionalismo de toda a organização da Cruz Vermelha Portuguesa, que está a operacionalizar a realização dos testes”, sublinha a presidente do IPCA.

“O IPCA agora vai continuar a monitorizar as medidas concretas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19 em todos os seus espaços, avaliando permanentemente a respetiva eficácia, revendo-as, ou adaptando-as, sempre que necessário, de acordo com a evolução global e local da pandemia e com as indicações das entidades competentes”, acrescenta.

A retoma das atividades letivas do IPCA envolve todos os cursos de Licenciatura e Técnicos Superiores Profissionais. Os Mestrados e Pós-Graduações mantêm-se em funcionamento em regime de ensino a distância.

Município da Covilhã inaugura dois novos percursos pedestres na Serra da Estrela


A Câmara Municipal da Covilhã inaugura, no dia 23 de abril, dois novos percursos pedestres na Serra da Estrela, reforçando a aposta no Turismo de Natureza.
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores serão apresentadas e inauguradas pelo Presidente do Município da Covilhã, Vítor Pereira, numa cerimónia que terá lugar na próxima sexta-feira, pelas 15h30, nas Penhas da Saúde.

A Rota do Granito consiste num percurso circular de 8,8 km, com início e fim nas Penhas da Saúde, que percorre um ‘’mar de granito’’ por vários pontos de interesse geológico, morfológico e histórico, como a Lapa do Esgalhado. Este percurso explora os trilhos de pastores, com relevância para a passagem por locais peculiares, de interesse geomorfológico, como a Pedra do Urso e, também, outros lugares como o Alto das Capinhas, com vistas amplas sobre o Covão do Teixo e o Curral do Vento.

A Rota da Varanda dos Pastores é, igualmente, um percurso circular, com forte ligação à história da transumância, percorrendo caminhos ancestrais de pastores, lugares essenciais à pastorícia do Planalto do Alto da Pedrice. Percorre, também, vários pontos de interesse natural, como a Malhada do Prior, a Ribeira de Água Fria e, ainda, dois miradouros naturais que revelam um habitat natural, com vistas deslumbrantes sobre os vales glaciares e encostas da Estrela. Esta rota tem cerca de 12 km, com início e fim no Parque das Merendas das Penhas da Saúde, local estratégico, servido de transportes públicos no período de verão, proximidade a um parque de estacionamento, casas-de-banho públicas, abastecimento de água e parque para merendar.

As Rotas a inaugurar fazem parte de um conjunto de sete percursos, com 62,5 km de trilhos, que o Município homologou recentemente, junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), a fim de dar resposta à crescente procura no mercado turístico de produtos e experiências de Turismo de Natureza e ‘’walking’’. O projeto resulta do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, promovido pela CIMBSE- Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela.

A Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores já se encontram inseridas nas plataformas de utilização gratuita ‘’Responsible Trails Portugal’’ (RT) e ‘’Responsible Trails Mobile APP’’, com informação detalhada sobre os percursos e respetivo grau de dificuldade.

Recorde-se que o Turismo de Portugal tem como estratégia posicionar o País como destino internacional de excelência na área do Turismo de Natureza. A Câmara Municipal procura assim reforçar a oferta de experiências diferenciadoras e cimentar o posicionamento liderante do concelho da Covilhã neste setor.

Cantanhede | Câmara Municipal apoia obras do Campo do Fujanco

 Investimento para novos balneários

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, assinou, no passado dia 13 de abril, um protocolo de colaboração com a União Recreativa de Cadima, contribuindo desta forma para a melhoria das condições de utilização do Parque Desportivo do Fujanco.

Com a assinatura do protocolo, a Câmara Municipal transfere para a União Recreativa de Cadima 132.840,00 euros, atribuído no âmbito do Regulamento de Apoio ás Associações Desportivas, que vão servir para a construção de dois balneários de grupo (com as regras impostas pela Federação Portuguesa de Futebol), um balneário de árbitros e ainda instalações de apoio. Recorde-se que estas melhorias eram um objetivo de anos do clube, que tem no futebol feminino (seniores e formação) a sua principal área de atividade.

Helena Teodósio, congratulou-se com “o avanço deste importante projeto numa instituição tão representativa para o desporto em Cantanhede, como é a União Recreativa de Cadima”, assumindo que “os compromissos são para ser cumpridos, pelo que aqui estamos, hoje, a dar mais um passo na concretização da melhoria de mais um parque desportivo”.

Por outro lado, Valter Gomes, presidente da direção da União Recreativa de Cadima, estava radiante “com o início das obras” manifestando a sua felicidade “por ver concretizado este desejo antigo que o clube tinha, porque este dinheiro, pois vai possibilitar que, de uma vez por todas, consigamos criar as condições ideais para a pratica desportiva das nossas atletas, assim o conforto e comodidade a quem nos visita”.

O vereador como pelouro do Desporto da autarquia, Adérito Machado, não escondeu o orgulho por ver “mais uma promessa a ser cumprida e o concretizar de mais um importante compromisso assumido pela Câmara Municipal”, salientando ainda a que “este objetivo só foi alcançado pela estreita colaboração entre clube e autarquia, a quem, sempre que nos é possível e dentro das nossas limitações, prestámos o nosso apoio”.

A presidente da Junta de Freguesia de Cadima, Marise Pessoa, aproveitou a ocasião para “agradecer à Câmara Municipal a concretização deste importante objetivo para o clube” e assumindo “o compromisso de continuar a ajudar a instituição”, onde, aliás, também foi inclusive atleta.


Leiria | Município inaugura Estação da Biodiversidade na Lagoa da Ervedeira


Foi inaugurada esta quinta-feira a segunda Estação da Biodiversidade (EBIO) do concelho de Leiria, localizada na Lagoa da Ervedeira, numa iniciativa conjunta com a associação TAGIS, que pretende chamar a atenção para a necessidade de promoção e preservação do património natural da região.

Em celebração do Dia Mundial da Terra, a inauguração contou com a participação de um grupo de alunos do Colégio Nossa Senhora de Fátima, de Leiria, que teve a oportunidade de, ao longo de todo o passadiço, capturar, observar e libertar diversas espécies de insetos e outros animais que fazem da envolvente à Lagoa o seu habitat natural.

Munidos de redes e de pequenos boiões, as crianças puderam apreciar e aprender mais sobre libélulas e libelinhas, aranhas, sapos, melgas, grilos, gafanhotos, entre outros.

Para Ana Esperança, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal, as EBIO “fornecem à nossa comunidade um conhecimento quer da fauna, quer da flora”, acrescentando que “estamos a fazer história, porque, ao registarmos uma estação, estamos a fazer uma fotografia daquilo que é o ecossistema naquele momento”, o que irá permitir acompanhar e avaliar a sua evolução.

“A Lagoa da Ervedeira é um exemplo único de ecossistema, que é importante conhecer, porque só conhecendo é que conseguimos preservar”, adiantou a autarca.

Na sua mensagem às crianças, Eva Monteiro, do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, explicou que a inventariação das espécies é feita através do sistema RIPAR, que significa Registar, Identificar e Partilhar a informação recolhida.

Esta EBIO junta-se à existente na Praia do Pedrógão desde maio de 2019, estando em curso a implementação de BioSpots no rio Lis, ao longo do Percurso Polis.

As Estações da Biodiversidade são pequenos percursos pedestres sinalizados no terreno através de painéis informativos sobre o património natural e biológico a observar pelos visitantes, estando cada uma em locais de elevada riqueza específica e paisagística, representativa dos habitats característicos da área.

A rede criada pelo TAGIS conta já com 47 Estações da Biodiversidade em todo o país.

Hasta pública para atribuição de lojas do mercado Manuel Firmino


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) irá proceder a uma Hasta Pública para alienação de três lugares de venda no Mercado Manuel Firmino. A sessão terá lugar no dia 25 de maio, às 10h30 no Centro de Congressos de Aveiro.

Trata-se da atribuição do direito de ocupação de três lugares de venda (as lojas 3, 10, 11, 13 e 19) do Mercado Manuel Firmino, para a instalação e exploração de estabelecimentos de comércio e/ou serviços.

Os interessados poderão apresentar toda a documentação solicitada até às 16h30 do dia 3 de maio no Gabinete de Atendimento Integrado da CMA, sito no Centro de Congressos de Aveiro.

Todas as informações estão disponíveis no site da CMA: https://www.cm-aveiro.pt/servicos/concursos-publicos-hasta-publica/hasta-publica-para-a-atribuicao-do-direito-de-ocupacao-de-3-lugares-de-venda-no-mercado-manuel-firmino

HASTA PÚBLICA PARA ALIENAÇÃO DE FERRO-VELHO

No próximo dia 28 de abril, pelas 10h30, no Centro de Congressos de Aveiro terá lugar uma Hasta Pública para Alienação de vários materiais de ferro-velho, nomeadamente fibra de vidro, vidros, acrílicos, alumínio e metais ferrosos.

À Hasta Pública, com base mínima licitação de 500€, podem concorrer pessoas individuais ou coletivas. Os documentos devem ser apresentados até às 17 horas do dia 26 de abril, segunda-feira.

Podem ser obtidas mais informações no site da Autarquia: https://www.cm-aveiro.pt/servicos/concursos-publicos-hasta-publica/hasta-publica-n-06-2021-por-licitacao-verbal-alienacao-de-sucata


Feiras em Aveiro retomam este domingo

A Câmara Municipal de Aveiro, de acordo com o plano de desconfinamento definido pelo Governo do País, vai retomar as Feiras Municipais já este domingo, 25 de abril, com a realização da Feira das Velharias.

No próximo domingo, 25 de abril, terá lugar a Feira das Velharias, das 8h00 às 13h00, no Cais do Cojo, Rua Homem Cristo (junto ao Fórum Aveiro), Largo Mercado Manuel Firmino e Cais da Fonte Nova.

No dia 28 de abril, quarta-feira, regressará a Feira dos 28, das 8h00 às 18h00, no Parque de Exposições de Aveiro.

Artes no Canal _ Mercado de Fusão” conhecerá a sua próxima sessão no dia 8 de maio, das 9h30 às 18h30 do Cais do Côjo ao Cais da Fonte Nova. A edição de 8 de maio contará com animação musical deambulante, em barco moliceiro, pela JMP Street Band.

De destacar que a realização de “Artes no Canal” vai integrar a programação do setor Cultural e Criativo atuante em Aveiro e na Região, visando a conciliação da necessidade de manter a fidelização do público com a urgência de apoiar o tecido artístico, técnico e empresarial locais e regionais, dando um relevante contributo para o desenvolvimento sustentado da região.


Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica 2021

 

A campanha anual de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica 2021, promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro, vai decorrer de 28 de abril a 9 de julho. Recorde-se que a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade.

Calendarização da Campanha:

São Jacinto

28 de abril:

11h00 - Avenida Almirante Gago Coutinho (perto da Junta de Freguesia)

26 de maio:

11h00 - Avenida Almirante Gago Coutinho (perto da Junta de Freguesia)

Aradas

21 de junho:

11h00 - Largo Acácio Rosa (perto da Junta de Freguesia)

16h00 – Junto à Igreja da Quinta do Picado

São Bernardo

23 de junho:

10h00 - Rua Cónego Maio, 133 (perto da Junta de Freguesia)

Santa Joana

23 de junho:

14h00 - Av. D. Afonso V (perto da Junta de Freguesia)

Glória, Vera Cruz e Vilar

25 de junho:

10h00 - Parque Estacionamento Mercado de Santiago (Glória)

14h00 - Rua Conselheiro Luís Magalhães (perto da antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz)

Oliveirinha

28 de junho:

10h00 – Largo da Capela (Quintãs)

11h00 – Largo da Capela (Costa do Valado)

13h00 – Largo da Feira (Oliveirinha)

14h30 – Largo da Fonte da Nossa Senhora da Guia (Granja)

15h30 - Largo frente Capela (Moita)

Nossa Senhora de Fátima

30 de junho:

10h00 - Rua da Igreja (Largo da Junta de Freguesia)

Nariz

30 de junho:

12h00 - Largo de São Pedro

Requeixo

30 de junho:

15h00 - Rua do Sobral (perto do Centro Social)

Eirol

5 de julho:

14h00 - Campo de Futebol de Eirol

Eixo

5 de julho:

15h30 - Parque da Balsa

16h30 - Rua Vitorino Nemésio (Azurva)

Cacia

7 de julho:

10h00 – Av. Fernando Augusto Oliveira (perto da Junta de Freguesia)

Esgueira

8 de julho:

14h00 – Serviços Urbanos - Taboeira

São Jacinto

9 de julho:

11h00 - Avenida Almirante Gago Coutinho (perto da Junta de Freguesia)

Para além deste prazo, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica podem ser efetuadas ao longo de todo o ano no Gabinete Médico Veterinário instalado na Divisão de Serviços Urbanos - Zona Industrial de Taboeira - Rua das Fontainhas às quintas-feiras, das 14h00 às 16h00 mediante a cobrança das mesmas taxas.

Todos os donos de cães que compareçam a esta campanha deverão fornecer na altura, os seguintes dados, unicamente para efeitos de preenchimento da ficha de registo SIAC (microchipe): nome completo, morada, BI ou CC, NIF, contacto telefónico.

As taxas a aplicar pelos Serviços Oficiais de vacinação antirrábica e de identificação, anualmente determinadas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, são as seguintes:

>> Vacinação antirrábica (taxa única): 10,00€ | Registo no Microchipe: 2,50 euros | Boletim sanitário: 1,00€.

Para um melhor cuidado com os animais de companhia, a CMA sensibiliza os cidadãos para a importância da sua Legalização: Vacinação, Identificação Eletrónica e Registo. Saiba tudo em: https://www.cm-aveiro.pt/servicos/animais-de-companhia


Vouzela é a primeira autarquia do país reconhecida como “Vila de Excelência – Nível IV”

Atribuição da bandeira da Rede de Cidades e Vilas de Excelência pelas práticas inovadoras nos eixos da Mobilidade Ciclável e Amigável e Turismo,

Vouzela é o primeiro município do país a receber a Bandeira “Vila de Excelência – Nível IV”, como reconhecimento público pelo trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito das ações de qualificação do seu território, nomeadamente “Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável” e “Cidade ou Vila Turística”.
O galardão foi entregue no dia 21 de abril pela Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles.

“Começamos hoje, em Vouzela, o périplo pelo país nestas sessões de atribuição de bandeira aos municípios que estão, efetivamente, a cumprir aquilo que se propuseram fazer no seu plano de ação”, disse a responsável do ICVM na sessão.

A autarquia de Vouzela hasteou, a 8 de março de 2017, a bandeira Nível III, por ter atingido um nível de execução dos projetos que estavam definidos no referido plano de ação. “Neste preciso momento, e após avaliação da equipa, foi atingido o grau de maturidade de implementação desses projetos, permitindo, assim, ao município, atingir o nível seguinte, o quarto”, acrescentou Paula Teles.

“Espero que esta bandeira possa terminar um ciclo e dar início a outro que continue a colocar as pessoas no centro dos espaços públicos”, concluiu.

Para Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, “a atribuição desta bandeira resulta de um trabalho construído e estruturado ao longo de vários anos e cujo reflexo se vê agora nesta cerimónia”, disse.

Apesar das contrariedades que o concelho tem vivido nos últimos anos, com a destruição provocada pelos incêndios em 2017 e as intempéries em 2019, “temos conseguido implementar o plano de ação, nomeadamente corrigindo a mobilidade na vila de Vouzela com as obras de regeneração urbana; criando a ecopista, com 7km de troço que nos liga aos concelhos vizinhos e também à ecopista da CIM; com a criação e manutenção de 200km de trilhos de BTT; com a colocação de passadiços na área de lazer da Lapa da Meruje e da Reserva de Loendros, permitindo a fruição destes espaços a pessoas com mobilidade condicionada, e está ainda perspetivada a curto prazo a correção dos acessos às nossas escolas profissional e secundária”, referiu o autarca.

A Rede de Cidades e Vilas de Excelência é um projeto que se iniciou em 2013, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, com o objetivo de acompanhar o trabalho dos municípios portugueses no Portugal 2020. Atualmente, fazem parte desta rede cerca de 50 municípios portugueses.


Covid-19: Portugal regista quatro óbitos e 636 casos confirmados nas últimas 24 horas

 Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19 e 636 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Internamentos continuam a descer.

nível nacional, Portugal está com uma incidência a 14 dias de 72,7 casos por 100 mil habitantes e um índice de transmissibilidade R(t) de 0,98. Ou seja, recuou ligeiramente do amarelo da matriz.

No continente, a incidência está nos 68,9 casos de infeção e o índice de transmissibilidade R(t) é de 0,99.

O que isso significa? Desde que o país se mantenha a baixo dos 120 casos por 100 mil habitantes e com o R(t) abaixo de 1 (no verde) o plano de desconfinamento pode seguir como previsto. Com uma incidência a 14 dias superior a este patamar (com os indicadores nas zonas laranja ou vermelha) o plano de desconfinamento será revisto.

* Dados atualizados a 21/04/2021 (a matriz de risco é atualizada todas as segundas, quartas e sextas pela DGS)

Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

  • Novos casos de infeção: 636
  • Óbitos: 4
  • Recuperados: 791.171 (mais 521 do que ontem)
  • Internados: 395 (menos 2 do que ontem)
  • Internados em UCI: 104 (mais 6 do que ontem)
  • Número de casos ativos: 24.764 (+111)

Fonte: MadreMedia

Anadia representa Região de Aveiro no Concurso Nacional de Leitura


A aluna da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), Anna Shevchenko, conquistou o 1º lugar na categoria do 3º ciclo do Ensino Básico, na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que decorreu, no passado dia 17 de abril, em formato online.

Há ainda a destacar a prestação da aluna Mariana Almeida, da EBSA, que alcançou o 3º lugar na categoria do 2º ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, Anna Shevchenko irá representar a Região de Aveiro na 14ª edição da Final Nacional do Concurso de Leitura, na categoria do 3º ciclo do Ensino Básico, que irá acontecer a 5 de junho, em Oeiras.

De Anadia participaram ainda, nesta última fase do concurso, os alunos Luís Tribuna, da Escola Básica da Poutena (Vilarinho do Bairro), e Matilde Araújo, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (Famalicão).

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se contente com o retomar do Concurso, dado que, no ano passado, o mesmo havia sido cancelado devido à pandemia. A autarca destacou “a boa prestação” dos alunos do concelho no CIL, considerando que “é com enorme satisfação que o Município vê, pela primeira vez, uma aluna sua participar no Concurso Nacional de Leitura”.

Maria Teresa Cardoso parabenizou a aluna vencedora pela sua excelente prestação, dizendo que a sua presença neste Concurso Nacional, não é mais do que “o reconhecimento de todo o seu esforço e dedicação ao longo de todos estes anos”. Deixou ainda uma palavra de conforto e agradecimento aos restantes participantes anadienses, bem como a todos os docentes que acompanharam os seus alunos neste grande desafio.

O concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, organizado este ano pelo Município de Oliveira do Bairro, tem como objetivos promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, nos jovens durante o seu percurso escolar, do 1º CEB ao Ensino Secundário.

O CIL é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 Municípios que compõem a CIM da Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

Polícia Ambiental comemora o Dia Mundial da Terra

 Hoje, 22 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra, que visa consciencializar a população para os valores da conservação da natureza, proteção ambiental e outras preocupações associadas à biodiversidade do planeta Terra, a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, constitui-se como polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infrações à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas, promovendo diariamente diversas ações que contribuem para um planeta mais limpo.

A Guarda desenvolve diariamente um vasto conjunto de atividades visando um aumento das suas respostas e capacidades operacionais e a qualificação dos seus recursos humanos, no âmbito da fiscalização à caça, aos resíduos, à convenção CITES, ao manuseamento de produtos fitofarmacêuticos, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, à extração de inertes, a animais potencialmente perigosos e animais de companhia, controlo do nemátodo da madeira, entre outras.

Do espetro alargado de competências atribuídas à Guarda no âmbito da Proteção da Natureza e do Ambiente, no ano de 2020, das 73.450 patrulhas desenvolvidas, foram realizadas 228.244 fiscalizações que resultaram na detenção de 51 pessoas, o levantamento de 18.884 autos de contraordenação e a deteção de 1.100 crimes.

A criminalidade ambiental constitui umas das prioridades na luta contra a criminalidade internacional grave e organizada adotadas pelo Conselho da União Europeia, pelo facto de se ter tornado numa das atividades mais rentáveis de criminalidade organizada no mundo, tendo impacto não só no ambiente, como também na sociedade e em toda a economia. A União Europeia tenta focar a sua luta no desmantelamento das organizações criminosas envolvidas no tráfico de espécies selvagens e no combate a todos aqueles que estão implicados no tráfico ilegal de resíduos, bem como no estabelecimento de parcerias com entidades e organizações de forma a melhorar o controlo e o combate à criminalidade ambiental. Exemplo disso, foi o recente desmantelamento em Portugal, pelo SEPNA, de uma organização que se dedicava à captura e posse ilegal de meixão (ver documento em anexo).

A linha SOS Ambiente e Território, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da Guarda Nacional Republicana, disponível 24 horas por dia através do n.º 808 200 520, registou, em 2020, um total de 12.185 denúncias, que resultaram no registo de 2.286 contraordenações e 110 crimes na sequência das infrações detetadas. Esta linha permite que qualquer cidadão possa denunciar situações que violem a legislação ambiental e obter conselhos sobre assunto relacionados com a natureza, ambiente, florestas, animais de companhia, leis sanitárias e de ordenamento do território

“ Um planeta saudável não é uma opção, é uma necessidade. Juntos, temos o poder de restaurar a nossa Terra.”

Liga MEO Surf: Allianz Figueira Pro com chamada marcada para as 9h00 desta 6ª feira


As estrelas do Surf nacional entram em ação no Allianz Figueira Pro a partir das 9h00 de sexta-feira, para a segunda etapa da Liga MEO Surf 2021, a principal prova de surf em Portugal e a que define os títulos de campeões nacionais.

Sequência Prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)
- Fase de triagem – Masculino (4 heats)
- Round 1 – Masculino (16 heats)
- Round 1 – Feminino (8 heats)

A Praia do Cabedelo vai ainda ser palco de uma novidade para o surf feminino! Depois da estreia em 2019, exactamente nesta mesma competição e com uma vitória de Concha Balsemão, é oficialmente estabelecido pela Go Chill que as senhoras também passarão a lutar pelas melhores manobras nas Go Chill Expression Sessions em todas as etapas da Liga MEO Surf. Seis surfistas vão estar em simultâneo na água para tentar fazer a melhor manobra com premiação igual à do masculino.

Bernardo Caupers, Marketing Manager, Mais Marcas do Grupo Nabeiro

“Fazia todo o sentido termos uma Expression Session feminina e estamos muito felizes por termos reunido condições para a podermos anunciar e ver já as melhores manobras na Figueira da Foz. Queremos que o papel de Go Chill no surf e na sua comunidade seja cada vez mais impactante e relevante e acreditamos que dar a oportunidade também às atletas femininas para mostrarem toda a sua irreverência neste sub-troféu é o caminho certo!”

Em termos de previsões, o cenário apresenta-se desafiante para toda a prova, com a entrada de uma ondulação forte no sábado, mas prometendo coroar os campeões do Allianz Figueira Pro em condições de mar muito favoráveis.

Pedro Monteiro, diretor de prova da Liga MEO Surf

“Optámos por manter o formato tradicional do primeiro dia de prova com o início dos trabalhos com a competição masculina e só mais tarde a feminina, de forma a garantir que a ronda mais longa é feita sem comprometer o andamento da competição. Na sexta-feira, ainda vamos ter um resto de ondulação que nos vai dar ondas bastante surfáveis. Já no sábado, entra uma ondulação forte que se está a formar mas que está dependente do vento. Apesar dessa incerteza, como esta ondulação não vem em trajeto direto à Figueira da Foz e perde força durante o dia de sábado, estamos expectantes que no domingo as condições se alinhem da melhor forma. A juntar a isso, o Cabedelo está com um bom banco de areia que aguenta todas as marés, o que é um fator que nos dá bastante confiança.”

Agenda do Allianz Figueira Pro (sujeito a alterações):

1º dia – Sexta-feira, 23 de Abril
09H00 – Call primeiro dia para Trials – masculino (confirmado)
10h30 – Round 1 – masculino
2º dia – Sábado, 24 de Abril
09H00 – Call do segundo dia de competição

3º dia – Domingo, 25 de Abril
09H00 – Call terceiro dia de competição
16h30 – Go Chill Expression Session masculina e feminina
17h30 – Finais do Allianz Figueira Pro
18h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro

Em termos de troféus laterais, a Liga MEO Surf conta com o Allianz Triple Crown que se disputa nas três etapas de Naming Allianz, a disputa das melhores manobras nas Go Chill Expression Sessions (masculino e feminino) e da melhor onda da competição com o Joaquim Chaves Saúde Best Wave, a designação dos melhores surfistas locais (masculino e feminino) com uma premiação entre masculino e feminino de 1.500€ por via da Câmara Municipal da Figueira da Foz, e o Bom Petisco Girls Score para a melhor pontuação combinada no quadro de competição feminino.

A nível televisivo, tendo presente a proibição de público nos termos legais, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado a partir de casa em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, na posição 810 da grelha de canais MEO, em ligameosurf.pt e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf é a 1ª divisão da modalidade, sendo o Surf um desporto individual ao ar livre sem contacto físico e considerada de baixo risco pela DGS, pelo reúne todos os requisitos que permitam o seu regresso no plano competitivo.

A Liga MEO Surf 2021 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Portugal, Bom Petisco, Go Chill (café oficial), Joaquim Chaves Saúde, Rip Curl e Ericeira Surf and Skate, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município da Figueira da Foz, e o apoio técnico do Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Centro de Vacinação COVID19 na Arena de Évora administra 600 vacinas por dia

A Arena de Évora é o espaço cedido pela Câmara Municipal para funcionar como Centro de Vacinação COVID19 para o Concelho de Évora. Com coordenação técnica do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central – ACES e o apoio logístico do Município, esta unidade de vacinação tem funcionado regularmente desde o final de fevereiro na administração de vacinas à população. 
Ontem, 21 de abril, o Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, e os vereadores Sara Dimas Fernandes, Eduardo Luciano e Alexandre Varela, deslocaram-se ao Centro de Vacinação da Arena de Évora, tendo sido acompanhados pela Diretora Executiva do ACES, Maria do Céu Canhão. A visita teve como objetivos, para além da merecida homenagem aos profissionais de saúde que desenvolvem este importante serviço público à comunidade, permitir à Câmara inteirar-se da forma como decorre o processo de vacinação, ouvir os profissionais sobre as respetivas condições de trabalho e perspetivar a adoção de eventuais medidas que, no âmbito das capacidades e competências da Câmara Municipal, permitam melhorar a eficiência técnica, segurança e conforto para os profissionais e utentes. 
O Centro de Vacinação da Arena de Évora, uma das 14 unidades em funcionamento sob a responsabilidade do ACES do Alentejo Central, tem mantido um funcionamento regular com uma média de 600 vacinas administradas por dia.


Manteigas | Calcetamentos na Senhora de Fátima e no Tinte

Terminaram recentemente os trabalhos de repavimentação de duas ruas bastante inclinadas da Vila de Manteigas, que tinham um pavimento bastante degradado e irregular (calçada à portuguesa), que causava vários constrangimentos, especialmente, aos seus moradores.
A solução eleita foi a de calcetamento em cubos de granito de 11cm, conforme é tradicional no nosso concelho, tornando as ruas mais suaves e transitáveis.

Na intervenção também foi contemplada uma melhoria nos órgãos de drenagem pluvial.

Von der Leyen saúda Portugal por ser primeiro país a entregar Plano de Recuperação e Resiliência


A presidente da Comissão Europeia saudou hoje Portugal por ter sido o primeiro país a entregar a Bruxelas o seu Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), notando que o documento está "estruturado em torno" das três prioridades europeias.

“A presidente Ursula von der Leyen congratula-se com a primeira apresentação oficial de um plano de recuperação e resiliência por Portugal”, informa o executivo comunitário num comunicado de imprensa.

Notando que “o PRR de Portugal é o primeiro plano oficialmente apresentado à Comissão”, a responsável aponta que “o plano português está estruturado em torno dos três pilares da resiliência, transformação verde e digital”, as prioridades europeias deste mandato, incluindo “medidas na habitação social, eficiência energética nos edifícios e escolaridade digital”.

“O plano propõe projetos em seis das sete áreas emblemáticas europeias” aponta ainda Ursula von der Leyen, assinalando que a apresentação do documento português “segue-se a um intenso diálogo entre a Comissão e as autoridades portuguesas ao longo dos últimos meses” de preparação.

A responsável diz agora aguardar “com expectativa a avaliação do plano português, que se centra na resiliência, clima e transições digitais e inclui projetos em quase todas as áreas emblemáticas europeias”.

O Governo entregou o PRR à Comissão Europeia pelas 06:51, através da plataforma informática oficial, tornando-se no primeiro Estado-membro da União Europeia a entregar a versão final, informou o executivo português.

O documento prevê projetos de 16,6 mil milhões de euros, dos quais 13,9 mil milhões de euros dizem respeito a subvenções a fundo perdido. O Governo diz ter ainda “em aberto” a possibilidade de recorrer a um valor adicional de 2.300 milhões de euros em empréstimos.

Na sua posição, Ursula von der Leyen insta os outros países da UE a também submeterem os seus planos a Bruxelas.

“Continuaremos a colaborar intensamente com os Estados-membros para os ajudar a apresentar planos de alta qualidade [sendo que] o nosso objetivo continua a ser a adoção de todos os planos até ao verão”, adianta.

Ursula von der Leyen apela também à ratificação da decisão dos recursos próprios, “para os primeiros pagamentos serem feitos”, com desembolsos de pré-financiamento de 13%.

Em fevereiro deste ano, o Conselho da UE adotou o regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, avaliado em 672,5 mil milhões de euros e que está no centro do “Next Generation EU”, o plano de 750 mil milhões de euros aprovado pelos líderes europeus em julho de 2020.

Estes são os principais instrumentos para recuperação económica na UE pós-crise da covid-19.

Relativamente ao mecanismo, os países da UE têm até 30 de abril de 2021 para apresentar os PRR que definam os seus programas de reforma e de investimento até 2026.

Portugal (juntamente com Espanha, França e Grécia) fazia parte do grupo de Estados-membros mais avançados nos planos nacionais de reforma.

Porém, a grande maioria dos Estados-membros só deverá entregar os seus planos perto do final do prazo, dispondo depois o executivo comunitário de até dois meses para os avaliar (apesar de existir um trabalho preparatório conjunto), seguindo-se uma apreciação pelo Conselho, de um máximo de um mês.

A ambição da presidência portuguesa é conseguir a aprovação dos primeiros planos até final de junho.

Para a Comissão poder ir aos mercados angariar o financiamento do plano de recuperação, todos os Estados-membros têm de ratificar a decisão dos recursos próprios, depois de ter ficado resolvido na quarta-feira o maior impasse, que dizia respeito à Alemanha e ao seu Tribunal Constitucional.

Lusa