quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Recessão na África do Sul poderá impulsionar inflação em Moçambique e despertar onda de xenofobia

A recessão que está afectar a África do Sul poderá saltar a fronteira e influenciar a economia moçambicana, “vai gerar tendências inflacionárias, principalmente para os produtos de primeira necessidade” explicaram ao @Verdade economistas do IESE que alertam que o “desemprego na RSA pode ter efeito negativo sobre as remessas dos trabalhadores moçambicanos” e ainda “há um risco de se despertar a onda de xenofobia”.
“Estamos em recessão. Divulgamos contracção no primeiro trimestre...e agora no segundo trimestre com queda de 0,7 por cento”, revelou o estatístico-geral da África do Sul Risenga Maluleke precisando que o cenário foi fundamentalmente influenciado pela queda na produção agrícola, caiu 29,2 por cento no segundo trimestre.
Sendo o País vizinho a fonte de um terço das importações de Moçambique, em 2017 importamos bens no valor total de 1,7 biliões de dólares norte-americanos, mais 4,4 por cento do que em 2016, o @Verdade perguntou ao Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) se a recessão poderá ter impacto na nossa economia que ainda em crise.
Foto de Adérito Caldeira
“A queda da produção e redução da demanda na África do Sul vai gerar tendências inflacionárias, principalmente para os produtos de primeira necessidade, visto que a produção agrícola esta a cair. Dada a dependência de importações deste tipo de produtos na região sul do país, há, por isso, risco de inflação importada. Claro, que estes efeitos dependem do comportamento da taxa de cambio Rand/Metical – durante as ultimas semanas, o metical tende a apreciar face ao rand, mas este efeito pode ser diluído pelas tendências inflacionarias nos produtos sul-africanos”, começaram por explicar os economistas Epifânia Langa, Carlos Muianga e Yasfir Ibraimo.

Antes do anúncio da recessão a moeda sul-africana esta cotada em Moçambique a 4/4,08, compra e venda, mas nesta quarta-feira havia depreciado-se para 3,83/3,91 meticais por Rand. A volatilidade do Rand, assim como do dólar norte-americano, é um dos principais desafios indicados pelo Banco de Moçambique para a economia nacional.
Mas os economistas do IESE acautelam que: “A longo prazo, o impacto final vai depender do balanço destes dois movimentos opostos. Pode haver aqui uma oportunidade para a promoção da produção agrícola doméstica, mas não é automático que vai existir a capacidade para responder a esta demanda a curto prazo”.
Moçambique importa quase tudo do País vizinho, de acordo com as Estatísticas do Comércio Externo de Bens - Moçambique, no ano passado foram mais de um milhar de diferentes produtos e serviços que são fulcrais para sector prioritários como são a Saúde, a Agricultura, a Indústria transformadora e a Energia.
Estatísticas do Comércio Externo de Bens - Moçambique de 2017
As maiores importações foram de energia eléctrica, 269 milhões de dólares norte-americanos, automóveis, 67 milhões de dólares, e medicamentos, 24 milhões de dólares. Mas no rol de milhares de produtos que importamos da África do Sul há também farinhas de cereais, 9,7 milhões de dólares, cervejas e sumos de frutas, 27 milhões de dólares, todo tipo de hortícolas e legumes, e até mesmo milho, que supostamente o Moçambique produz e até cria excedentes, no ano passado foram importados 22 milhões de dólares.
“Há um risco de se despertar a onda de xenofobia”
Foto do IESE
Para os economistas do IESE: “A recessão também significa que o investimento sul-africano em Moçambique vai contrair dado o encarecimento do capital na África do Sul neste contexto. Por outro, as multinacionais sul-africanas mais competitivas vão também procurar mercados mais dinâmicos para sustentar o seu crescimento, olhando para a região e para o continente”.

“O grau de aproveitamento destas oportunidades vai depender da atractividade de Moçambique para o investimento estrangeiro comparativamente aos outros países da região. Para além das questões já discutidas do ambiente de negócios e (des)incentivos específicos que inibem (ou promovem) o investimento, também, não se pode esquecer que estamos também ainda em contexto de crise económica, o que não é encorajador ao investimento”, acrescentaram.
Ressalvando que há necessidade de uma análise mais aprofundada dos dados Epifânia Langa, Carlos Muianga e Yasfir Ibraimo prognoticaram ao @Verdade que: “O desemprego na RSA pode ter efeito negativo sobre as remessas dos trabalhadores moçambicanos na RSA, principalmente na região sul do país”.
Foto do IESE
Ademais, “Há um risco de se despertar a onda de xenofobia face ao contexto de redução de oportunidades de emprego e encarecimento do custo de vida”.

Há sinais de que este último alerta dos economistas do IESE já estará a acontecer, no passado dia 29 dezenas de lojas foram assaltadas e saqueadas no icónico bairro do Soweto, em Johannesburgo, degenerando numa nova onda de violência contra os imigrantes que são os donos desse pequeno comércio.
Em 2008, altura em que a África do Sul havia entrado em recessão pela última vez, a violência contra cidadãos estrangeiros na África do Sul causou a morte de 62 pessoas entre elas vários cidadãos moçambicanos.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Furtivos de rinocerontes caçados pelas autoridades moçambicanas e sul-africanas


Foto da Peace Parks Foundation
Uma acção coordenada dos forças que combatem a caça ilegal em Moçambique e na África do Sul resultou na detenção de dois caçadores furtivos poucas horas depois destes assassinarem mais dois rinocerontes no Parque Nacional do Kruger e serrarem os seus cornos.

Como é prática habitual os caçadores furtivos vindos de Moçambique penetraram no Parque Nacional do Kruger na África do Sul, na região próxima a província de Gaza, e abateram dois rinocerontes brancos cujos cornos foram extraídos com recurso a serra.

Mas no silêncio da noite do fim de semana passado os tiros foram ouvidos pelas autoridades sul-africanas que prontamente colocaram-se no encalço dos criminosos.

Chegados ao local do crime detectaram que as pegadas dos caçadores furtivos indicavam que estes dirigiram-se para o Parque Nacional do Limpopo em Moçambique.

As autoridades moçambicanas, que são coordenadas pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), foram alertadas e em conjunto foi montada uma perseguição e emboscada dos criminosos pela mata que é cada vez mais dominada pelas forças que combatem a caça ilegal.

Após uma perseguição de várias horas, e numa distância de pelo menos 60 quilómetros, o primeiro furtivo foi localizado e detido na posse de dois pares de cornos de rinocerontes. Já com o dia a raiar o segundo criminoso foi preso na posse de uma arma de fogo e munições que tudo indica sido usada no abate dos rinocerontes.

Fonte da ANAC confirmou que os furtivos detidos são cidadãos moçambicanos e a sua prisão aconteceu no distrito de Mapai no entanto deverão ser transferidos para serem julgados no tribunal provincial de Gaza pois tendo em conta a moldura penal, que é de pena maior, deverão ser julgados na cidade de Xai-Xai.

Embora este pareça ser um caso de sucesso, pese embora o abate dos dois rinocerontes, só estará terminado quando os furtivos forem condenados pois é comum os juízes moçambicanos aplicarem um acórdão do Conselho Constitucional que estabelece que todos os crimes são caucionáveis e como que por artes mágicas os réus, que não têm trabalho nem rendimentos conhecidos, acabam por pagar as cauções mesmo quando fixadas em milhares de meticais.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique


O misterioso rosto de uma mulher numa pedra serve de mote para dois dias de festa em Castelo Mendo

Em Castelo Mendo há duas figuras incrustadas na parede, frente a frente, gárgulas em pedra que se assemelham ao rosto de uma mulher e um homem e a quem o povo passou a chamar Menda e Mendo. É o mistério à volta da figura da Menda que vai inspirar dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo, nos dias 14 e 15 de Setembro
"Os Romances de Menda" é o oitavo evento do ciclo "12 em rede | Aldeias em Festa" que, durante todo o ano, leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, é a curiosa figura da gárgula feminina, os romances e rimances tradicionais da Aldeia, que vão servir de mote a dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo.
Nos dias 14 e 15 de setembro, a Aldeia Histórica de Castelo Mendo, localizada no concelho de Almeida (distrito da Guarda), promove um programa repleto de música, gastronomia, visitas guiadas, recriações ao vivo e oficinas, levando os visitantes de Castelo Mendo a conhecer, não só a lenda do Mendo e da Menda, como outras estórias que tornam esta Aldeia Histórica única e imperdível. A entrada é gratuita.
É na parede da Antiga Domus Municipalis (antigo tribunal) que encontramos o Mendo, uma figura que se assemelha a um homem. Do outro lado, numa pedra de uma casa térrea em frente, encontra-se a figura de uma mulher, a Menda. Ninguém sabe a história destas duas figuras, supõe-se apenas que tenha sido uma grande paixão, talvez um amor como Romeu e Julieta, dois amantes destinados para sempre a contemplarem-se à distância, nas pedras de Castelo Mendo. Esta estória, e o património imaterial das tradições ligadas ao trabalho, à gastronomia e ao imaginário transmitido de geração em geração, vão inspirar exposições, workshops e muita animação. Procura-se explorar a Alma da Aldeia e das suas gentes, fomentando um envolvimento de todos nas suas tradições, mitos e lendas.
A Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal propõe pacotes especiais de alojamento e refeições, com preços atrativos, em www.aldeiashistoricasdeportugal.com/pacotes_tematicos/12-em-rede-ahp-castelo-mendo-os-romances-de-menda/
Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Almeida, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Venha fazer a festa e regresse com o coração cheio de momentos inesquecíveis!
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” só termina em Dezembro! Depois de Castelo Mendo, as festas continuam nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Trancoso (5 a 7 de Outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de Novembro), Monsanto (9 a 11 de Novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de Dezembro).

Visionaris – Premio UBS al Emprendedor Social reconoce labor de productores del campo mexicano


por Yesica Flores
* Héctor Martínez Galindo, fundador de GrupoPaisano, es el ganador del Premio Visionaris 2018, obtendrá $25,000 dólares y presentará su iniciativa en el Foro Global de Filantropía de UBS, en Suiza.
* Visionaris – Premio UBS al Emprendedor Social cumple 15 años de promover la profesionalización del emprendimiento social en México.
Ciudad de México, a 6 de septiembre de 2018. UBS, compañía líder en el sector de servicios financieros globales; Ashoka, organización internacional que impulsa el emprendimiento e innovación social; y Alphamundi, entidad dedicada a la inversión de impacto que genere beneficios netos para la sociedad; anunciaron a GrupoPaisano como ganador de la quinceava edición del Visionaris - Premio UBS al Emprendedor Social. Se trata de una iniciativa liderada por Héctor Martínez Galindo, quien trabaja por apoyar a los micro y pequeños productores del campo mexicano, a través de un modelo de economía solidaria, que promueve su desarrollo económico y el de sus comunidades.
Bajo el tema “Potenciando escalabilidad”, este año participaron 71 proyectos, de los cuales, tres fueron seleccionados como finalistas: Héctor Eduardo Martínez Galindo, creador de GrupoPaisano; a Tirian Mink, quien impulsó el proyecto Neta Cero; así como a Martha Isabel “Pati” Ruiz Corzo, titular de Grupo Ecológico Sierra Gorda; quienes, de manera innovadora, haber diseñado un modelo viable, efectivo y sostenible para escalar su modelo de intervención.
Al respecto, Kai Grunauer, director ejecutivo para América Latina de UBS Global Philanthropy Services, señaló: “la escalabilidad de proyectos de emprendimiento se logra a través de la creación de franquicias o licencias sociales; así como del establecimiento de alianzas colaborativas con otras organizaciones con miras a expandir el ámbito de las operaciones. Asimismo, cabe considerar la puesta en práctica de medidas para asegurar un alto nivel de institucionalización, la influencia en políticas públicas y la correcta identificación de recursos que permitan sostener las proyecciones de crecimiento, entre otros elementos”.
Por su parte, Dominik Unger, Global Market Head Wealth Management para México en UBS AG, comentó: “éste es un año clave para el Premio Visionaris. Además de cumplir 15 años de impulsar la profesionalización del emprendimiento social en México, arrancamos con un modelo de desafío, mediante el cual, ya no sólo premiaremos a los emprendedores por logros pasados, sino que ahora buscaremos a aquellos que generen ideas innovadoras de cambio social”.
Asimismo, María José Céspedes, directora para México, América Central y el Caribe en Ashoka, agregó: “apostamos por el emprendimiento social ya que estamos convencidos de que es una pieza fundamental para el desarrollo del país. Por ello, desde hace 15 años
hemos velado por este Premio, de la mano de UBS. No dejamos de sorprendernos por las propuestas que llegan cada año”.
El ganador del Visionaris 2018 recibió un diploma y $25,000 dólares, o su equivalente en moneda nacional. Además, será considerado para eventos de filantropía de UBS, de carácter global, en los cuales tendrá la oportunidad de presentar su iniciativa.

La industria de los data centers en México en camino a la era digital


por Yesica Flores
Durante el congreso DCD>México 2018, que es organizado por la firma internacional Datacenter Dynamics y se llevará a cabo el próximo 3 de octubre en la Expo Santa Fe, especialistas darán a conocer los avances más importantes en rubros como Inteligencia Artificial, Data Center, IoT y manufactura 4.0.
Cuando nos referimos a Inteligencia Artificial, por ejemplo, inmediatamente nos acordamos del coche autónomo que genera gran cantidad de datos y que ha contribuido a generalizar el concepto edge.

Si hablamos de data centers, pensamos en grandes corporaciones o instituciones bancarias, con los miles y miles de datos que gestionan a diario y que custodian, de forma física o virtual; y si pensamos en digitalización, nos acordamos del sector salud, que poco a poco deja a un lado el papel para digitalizar miles de expedientes.
Y al hablar de manufactura recordamos la imagen de una fábrica en pleno proceso de producción en cadena de miles y miles de productos. Sin embargo, no solamente se trata de este proceso; también se trata de data center, de la digitalización, de IoT, de Inteligencia Artificial.
Sólo en México, las empresas están invirtiendo en modernizar sus plantas y los expertos del sector esperan una inversión de unos 2,000 millones de dólares en soluciones tecnológicas. No obstante, esta cifra se puede ver afectada por la decisión que se tome en relación al Tratado de Libre Comercio de América del Norte, TLCAN.
Como dato adicional, en México las pequeñas y medianas empresas siguen apostando por su transformación digital, pues su productividad es de 1.7 a 6.3 veces mayor mediante la incorporación de Tecnologías de Información.
El evento DCD>México 2018, reunirá a más de 800 expertos nacionales y extranjeros, a fin de compartir sus mejores prácticas en el rubro de transformación digital empresarial, proceso que se espera que inicien al menos una de cada diez compañías en América Latina, durante el 2018. Este proceso no será ajeno para las pymes mexicanas, que de acuerdo a cifras de la Condusef generan un 72% de los empleos y el 54% de Producto Interno Bruto (PIB) del país.

Un nuevo espacio para DCD>México y mucho más networking
El incremento de las actividades de networking ha hecho que la 10ª edición de DCD>México estrene nuevo espacio, Expo Santa Fe.
Entre otras novedades, hemos ampliado nuestra propuesta de paneles de expertos y se han incorporado las Hosted Roundtables al congreso, un nuevo formato que permitirá a los asistentes debatir sobre un tema específico y de máxima actualidad durante 1 hora.
Contaremos con reuniones 1-2-1, donde pondremos a disposición de nuestros patrocinadores a potenciales compradores; Speed Networking, un espacio donde reunir a sponsors y clientes y conseguir un gran número de contactos y nuestro servicio exclusivo VIP.
Y por primera vez en DCD>México, el workshop organizado por Uptime Institute, que tendrá lugar el 2 de octubre y que contará, entre otros ponentes, con Lee Kirby, presidente de este organismo.
Regístrese en DCD>México 2018

Hora de Fecho: "Prevejo um terramoto político nas europeias" /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A eurodeputada do Bloco de Esquerda faz previsões pessimistas sobre o futuro da Europa, mas está disponível para continuar. Conversa no terraço acompanhada de um branco fresco, "sequinho".
Saiba tudo o que as instâncias desportivas podem fazer para investigarem possíveis sanções disciplinares do Benfica no caso e-toupeira. Caso Apito Dourado pode servir de referência.
Presidente destituído do Sporting interpôs providência cautelar para suspender ato eleitoral, mas o clube foi notificado e tem dez dias para responder. Decisão não deverá sair antes das eleições.
Defesa alega que a filha de Armando Vara só deu o nome e desconhecia todos os movimentos financeiros pai. Também não sabia que foi ele quem, afinal, comprou o apartamento que vendeu em Lisboa.
Trump ficou "furioso" com a publicação de um artigo de opinião anónimo contra a sua presidência. A Casa Branca está em estado de emergência para encontrar o autor.
Pelo menos três pessoas morreram e cinco ficaram feridas na sequência de um tiroteio num banco em Cincinnati, Ohio, esta quinta-feira. O atirador foi abatido pela polícia.
O cérebro entra em curto-circuito. Uma onda de químicos altera o corpo por inteiro. Depois vem o orgasmo. Ou não. Hoje é o Dia do Sexo. Isto é o que acontece ao corpo humano quando o praticamos.
A experiência, diz o Presidente da República, mostrou que a palavra passada para o papel é secundária para o sucesso dos entendimentos políticos.
Mais de 60 cientistas e trabalhadores em ciência enviaram uma carta aberta ao reitor da Universidade do Porto acerca da conferência sobre alterações climáticas. "Vem promover a desinformação", dizem.
Mikey Lythcott, de 36 anos, estava de férias na Tailândia quando teve um acidente de mota que lhe provocou múltiplas fracturas. Foi salvo algumas horas depois graças a uma publicação no Facebook.
Aderiu ao Desperdício Zero em 2012 e o lixo que fez em seis anos cabe num frasco, trouxe-lhe uma loja e um negócio. Entrevista exclusiva com Lauren Singer, autora da página Trash is for Tossers. 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
A minha irritação decorre de se chamar o país inteiro a pagar uma política de que apenas beneficia a Área Metropolitana de Lisboa. Ser o Orçamento do Estado a pagar esta política viola o bom senso.

Telmo Faria
Nunca acreditei em políticos que falam e falam sobre áreas sociais sem demonstrar primeiro como se aumenta a riqueza ou que falam em descentralização sem construir antes um modelo de desenvolvimento.

Vicente Ferreira da Silva
Com esta "descentralização" o governo transfere responsabilidades constitucionais mantendo indemnes as prerrogativas decisórias, o que vai provocar um decréscimo da qualidade de vida dos portugueses.

Maria João Marques
Desta vez, a UE acertou. Os daylight savingsforam um estratagema magicado na altura do uso intensivo do carvão para poupar energia. O que não é exatamente uma descrição apurada do mundo atual.

João Muñoz de Oliveira
Com toda a instabilidade vivida nas escolas públicas, é de manuais escolares gratuitos que as famílias, em absoluto, precisam? Não seria melhor aplicar esse dinheiro na estabilização do corpo docente?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Gafanha condenado a indemnizar treinador despedido por SMS 4 set 2018 16:24

O acórdão, a que a Lusa teve acesso, vem confirmar a decisão da primeira instância, que tinha condenado o clube da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, a pagar ao técnico uma indemnização de cerca de 43 mil euros.
Resultado de imagem para Nuno Pedro treinador do Gafanha
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Gafanha, João Paulo Ramos, afirmou não ter conhecimento da decisão, mas disse que não pretendem recorrer do acórdão e que vão pagar a indemnização.
O clube do Campeonato de Portugal tinha recorrido para a Relação alegando que o treinador não tinha sido despedido, tendo antes, por sua vontade, rescindido, sem aviso prévio, o contrato de trabalho.
O tribunal deu como provado que poucos minutos após o fim do jogo com a Oliveirense, Nuno Pedro recebeu um conjunto de mensagens escritas de telemóvel, em que o presidente da direção afirmou que, por si, o técnico não tinha mais lugar no projeto, tendo-lhe solicitado que colocasse o seu lugar à disposição.
Numa reunião realizada posteriormente, foi tentado negociar a cessação do contrato, não tendo sido obtido consenso.
Nessa altura, refere o acórdão da Relação, o presidente da direção disse ao treinador que não ia dar o treino da tarde, autorizando-o a despedir-se dos jogadores e a levantar os seus pertences, encontrando-se já preparado o treinador da equipa dos juniores para dar o treino aos seniores.
No entender dos juízes desembargadores, esta declaração “é reveladora da firme e definitiva intenção do réu em colocar, unilateralmente, termo à relação contratual”.
Nuno Pedro foi despedido do Gafanha numa altura em que o clube estava a disputar a fase de subida do Campeonato de Portugal, que dá acesso à II Liga.
Poucos meses antes, o clube foi notícia por ter chegado à terceira eliminatória da Taça de Portugal, na qual foi eliminado pelo FC Porto.
Lusa

Fortinet presenta una nueva solución de control de acceso a la red para seguridad del IoTpresenta una nueva solución de control de acceso a la red para seguridad del IoT


por Yesica Flores
FortiNAC proporciona visibilidad, control de dispositivos del IoT y respuesta automatizada ante amenazas, mientras controla el acceso en entornos de múltiples proveedores
John Maddison, vicepresidente senior de Productos y Soluciones de Fortinet
“La transformación digital trae consigo una proliferación de dispositivos del IoT no seguros que acceden a la red, y con ella, un mayor riesgo de una brecha de seguridad. FortiNAC permite a las organizaciones identificar cada dispositivo en la red y segmentarla para dar acceso a cada dispositivo sólo a los elementos aprobados. Esta funcionalidad se entrega en una solución que funciona en entornos de múltiples proveedores y en una cantidad ilimitada de dispositivos. FortiNAC protege el Fortinet Security Fabric para despliegues IoT, entregando soluciones de ciberseguridad amplias, integradas y automatizadas en toda la superficie de ataque. En el mundo del IoT, FortiNAC responde a la pregunta '¿qué hay en tu red?' y luego permite protegerla".

Resumen de noticias
Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global en soluciones de ciberseguridad amplias, integradas y automatizadas, anunció hoy el lanzamiento de FortiNAC, una nueva línea de productos de control de acceso a la red que ofrece segmentación de red y respuestas automatizadas para la seguridad del Internet de las Cosas (IoT, por sus siglas en inglés).

• El aumento masivo de dispositivos del IoT no protegidos y sin capacidades de seguridad, incluyendo el IoT industrial y para la salud, requiere nuevas herramientas para proteger las redes.
• La nueva línea de productos FortiNAC de Fortinet ofrece control de acceso a la red para asegurar entornos IoT y proporciona visibilidad, control y capacidades de respuesta automatizadas óptimas.
• FortiNAC proporciona un perfil detallado de cada dispositivo en la red y permite la segmentación de red granular y la respuesta automatizada ante cambios en el estado o comportamiento del dipositivo. Esto garantiza que cada dispositivo tenga acceso sólo a los elementos aprobados en la red.

Los dispositivos del IoT no protegidos dejan a las organizaciones vulnerables
El uso de dispositivos IoT está creciendo a un ritmo acelerado a medida que las organizaciones adoptan la transformación digital para permitir una mejor eficiencia operativa. Según Gartner, "los puntos terminales del Internet de las Cosas crecerán a un CAGR del 32 por ciento desde 2016 hasta 2021, alcanzando una base instalada de 25,1 billones de unidades".1 El enorme volumen de dispositivos, incluyendo los del IoT corporativos y los personales habilitados por la práctica de 'traiga su propio dispositivo' (BYOD, por sus siglas en inglés), buscando acceso a la red cableada e inalámbrica aumenta exponencialmente la superficie de ataque y los costos internos para aprovisionamiento, administración y cumplimiento.

La responsabilidad de conectar y asegurar el acceso pasó de ser un problema solo de capacidad de acceso a la red para ser un problema de seguridad, y plantea un desafío para las organizaciones: los administradores de seguridad necesitan asegurar cada dispositivo, mientras que los ciberdelincuentes solo necesitan un puerto abierto, un dispositivo desconocido o comprometido, o una amenaza incontenible para eludir todo el esfuerzo de asegurar la red.
FortiNAC protege las redes a las que acceden los dispositivos inseguros
El nuevo controlador de acceso a la red de Fortinet, FortiNAC, reduce los riesgos de seguridad asociados con los dispositivos no protegidos que acceden a la red al brindarles a las organizaciones visibilidad total de puntos terminales, usuarios, dispositivos y aplicaciones confiables y no confiables. Una vez que se ha logrado la visibilidad, FortiNAC establece controles dinámicos que aseguran que todos los dispositivos, ya sean conectados de manera cableada o inalámbrica, estén autenticados o autorizados y estén sujetos a una política de contexto que define quién, qué, cuándo y a dónde se permite el acceso.

Esto garantiza que solo las personas y los dipositivos adecuados puedan conectarse y acceder a aplicaciones, infraestructura y activos. Además, FortiNAC puede hacer cumplir las políticas de la compañía para el parcheo del dispositivo y las versiones de firmware. FortiNAC también contiene potentes capacidades de orquestación de red para entregar respuestas automatizadas ante las amenazas identificadas y puede realizar la contención de amenazas en segundos, donde un proceso manual puede llevar días o semanas.
Las redes están en constante cambio, con nuevos dispositivos conectándose y desconectándose. Controlar la red desde el acceso de cualquier dispositivo que busque ingresar es una parte clave para garantizar su integridad. Tal enfoque, en donde ningún dispositivo desconocido obtiene acceso a la infraestructura corporativa, en donde los dispositivos permitidos se segmentan automáticamente en función de políticas y roles, y en donde los dispositivos conectados que violan los perfiles son puestos en cuarentena immediatamente, se convierte en la base para una postura de seguridad integral. La solución de control de acceso a la red FortiNAC es rentable y altamente escalable, extendiendo la visibilidad y protección a un número ilimitado de dispositivos y eliminando la necesidad de implementación en cada ubicación en instalaciones de múltiples sitios.
Las soluciones de seguridad NAC e IoT fortalecen el Fortinet Security Fabric
Con el lanzamiento de hoy, Fortinet fortalece su Security Fabric al ampliar su capacidad de conectar dispositivos de red más allá del programa Fabric-Ready Partner a un entorno más amplio de proveedores múltiples, que incluye firewalls, switches, puntos de acceso inalámbricos y puntos terminales de terceros. FortiNAC también está integrado con FortiGate Next-Generation Firewall, FortiSwitch, FortiWLC Wireless Controllers, FortiSIEM y FortiAP para minimizar el riesgo y el impacto de las ciberamenazas, y proporcionar una visibilidad y seguridad más amplia para redes complejas.

Entre pozole, decoraciones y bebidas ¿Cuánto gastan los mexicanos para Viva México?


• De acuerdo con un estudio realizado por Ofertia!, el 83% de los mexicanos van a celebrar el Día de la Independencia y el 73% lo harán con sus familias.
• El gasto promedio será de $625 pesos por persona para comprar alimentos y bebidas, además de decoración para la casa que estimará un gasto adicional de entre $151-$300 pesos.
A 208 años desde que el grito de Dolores marcó el inicio del movimiento independentista en México, el 16 de septiembre es una de las fechas más significativas para los mexicanos y con este motivo, Ofertia.com.mx, la app que ayuda a ahorrar en las compras locales, realizó una encuesta que revela cómo y en que gastarán los mexicanos para celebrar el Día de la Independencia.
A través del estudio, se dio a conocer que la mayoría (73%) señala que celebrará el día en familia y que lo festejará en su casa. La celebración en familia contempla hasta 12 comensales, por lo que el gasto promedio, que se estima en $625 pesos por persona, puede significar un gasto en alimentos y bebidas de hasta $7,500 pesos por familia.
La cena favorita de los mexicanos será el pozole acompañado de refrescos, cerveza y tequila, realizando sus compras como sitio predilecto en el supermercado.
En cuanto a las tradiciones como vestir un traje tradicional o utilizar accesorios un 50% sí que las seguirá, mientras otro 50% no. El gasto específico para esta tradición además de decoración para la casa se estimará entre $151-$300 pesos.
La mayoría de nuestros usuarios utilizarán plataformas como Ofertia e internet para consultar las ofertas para el Día de la Independencia. Sin embargo, un 48% afirma que ha encontrado pocos descuentos o que no hay ahorro en las ofertas de este día (18%), solo un 34% considera que los descuentos son buenos.
La encuesta para conocer a detalle el gasto durante esta temporada, fue realizada entre 1,292 usuarios con edades entre 18 y 65 años, las cuales el 72% fueron mujeres y 28% hombres.
Ofertia.com.mx a través de su aplicación y web resulta ser una excelente opción para todos los mexicanos que deseen prever sus compras y ahorrar sin sacrificar el presupuesto, aprovechando las mejores ofertas en tiendas locales.

Condeixa-a-Nova iniciou recolha gratuita de resíduos de estabelecimentos comerciais

A ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro iniciou, em Agosto, o serviço gratuito de recolha porta a porta" de resíduos dos estabelecimentos comerciais de Condeixa-a-Nova, anunciou a autarquia deste concelho do distrito de Coimbra.
"Com o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade do lixo reciclável, a ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, em colaboração com o município de Condeixa, iniciou a 20 de agosto o serviço de recolha seletiva multimaterial porta a porta dedicada aos estabelecimentos comerciais (setor não-doméstico)", revelou a autarquia.
Segundo Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, trata-se de "um sistema já experimentado noutros países e com resultados muito relevantes ao nível da quantidade de lixo indiferenciado que é enviado para aterro, que baixou drasticamente após a introdução das novas regras".
O autarca avisa que o sucesso deste novo sistema "depende muito da colaboração" dos munícipes", apelando à adesão e empenho de todos.
Segundo a autarquia, no primeiro contacto realizado junto de cada estabelecimento comercial foi apresentado o modo de funcionamento deste novo serviço gratuito e procedeu-se à entrega de sacos de plástico, nas cores respetivas de cada um dos fluxos (papel/cartão, vidro e embalagens), de modo a permitir o acondicionamento separado dos resíduos.
Nesta primeira fase, a recolha de resíduos destinados à reciclagem será realizada três vezes por semana (recolha de papel/cartão e de embalagens será realizada às segundas e quintas feiras e a do vidro aos sábados).
No momento da recolha, serão entregues aos utilizadores novos sacos, em quantidade adequada às suas necessidades, esclarece a autarquia.
A introdução deste novo sistema pretende reduzir a produção de lixo indiferenciado e aumentar a recolha seletiva, abrindo caminho para a implementação, no setor não-doméstico, de um sistema de recolha de resíduos baseado no sistema PAYT - Pay as You Throw (Paga pelo que deita fora).
"Desta forma, em breve será possível aderir a um novo tarifário PAYT, mais justo e equitativo, que beneficia quem menos lixo indiferenciado produz. A nova tarifa deixará de estar indexada ao consumo de água, como acontece atualmente, passando a estar associada ao volume de resíduos indiferenciados", garante a autarquia.
Lusa
Foto: Pedro Marques | MadreMedia

Oradores Confirmados | V Seminário de Compras Públicas na Saúde


Paraíba da un paso adelante en la modernización de su sistema de comunicaciones tácticas


por Yesica Flores

El estado de Paraíba en Brasil contará con uno de los sistemas de comunicaciones más avanzados del mundo con tecnología de Motorola Solutions
 El gobierno del estado está incorporando nuevas características a su sistema de comunicaciones de radio digital, incluida la transmisión multimedia en tiempo real, y mapas para planificar acciones
  • Estas incorporaciones permitirán optimizar el nivel de interoperabilidad entre la red de telefonía móvil, el sistema de radio digital TETRA existente y el sistema de administración de usuario avanzado
  • El estado también implementará nuevas radio bases a fin de ampliar el área de cobertura
La Secretaría de Defensa y Seguridad Social de Paraíba firmó un contrato con Motorola Solutions (NYSE: MSI) para la ampliación de la red de comunicaciones de radio digital y la incorporación de funciones avanzadas, incluidas LTE táctica (4G) integrada a la red TETRA, lo que posibilitará que todos los organismos de seguridad pública del estado envíen y reciban contenido multimedia.
Entre los nuevos equipos que se prevé integrar se incluyen 180 dispositivos de mano Serie LEX que ponen el centro de comando y control en manos de los agentes de campo y permiten a los responsables de los comandos conocer a la perfección lo que está pasando, con la posibilidad de transmitir video en tiempo real y de intercambiar información táctica en mapas. Además, se emplearán 100 radios portátiles ST7000 DIMETRA de diseño compacto y elegante, para operaciones discretas.
Los nuevos dispositivos ahora también contarán con WAVE™, la solución PTT de banda ancha de Motorola Solutions que permite a los usuarios de smartphones comunicarse de manera segura con radios de personal de seguridad con solo presionar un botón. También se incluirán accesorios a fin de optimizar la eficiencia tanto de los dispositivos como de quienes los utilicen.
Estos nuevos recursos, que serán integrados a la red TETRA digital implementada el año pasado y que abarca prácticamente todo el estado, pondrán el sistema de comunicaciones críticas de Paraíba al mismo nivel de los sistemas más modernos del mundo.
El contrato acaba de ser firmado por el Gobernador del Estado de Paraíba, Ricardo Coutinho; el Secretario de Defensa y Seguridad Social del estado, Claudio Lima, y Elton Borgonovo, de Motorola Solutions.
"La idea es avanzar en la modernización de nuestro sistema de comunicaciones. Ya contamos con un sistema digital de comunicaciones que permite que distintos organismos interactúen de manera segura y confiable a través de una solución TETRA provista por Motorola Solutions. Ahora, con esta plataforma, lo que buscamos es ampliar nuestras capacidades incorporando aplicaciones, como el sistema LTE táctico, que nos ayuden a optimizar nuestra eficiencia a la hora de administrar nuestras fuerzas de seguridad pública," dijo Cláudio Lima, Secretario de Defensa y Seguridad Social del Estado de Paraíba.
 Principales aspectos del sistema de radio digital integrado a la red LTE para seguridad pública:
  • Posibilidad de enviar videos, fotos, mapas, identificaciones de sospechosos y demás funciones multimedia
  • Integración de la red de radio digital TETRA con el sistema LTE táctico y redes celulares comerciales, posibilitando el establecimiento de comunicaciones desde cualquier parte del mundo vía dispositivos autorizados
  • LTE táctico para la apertura de una "burbuja" de red 4G, integrada a la red de radio y dedicada a la fuerza pública
  • Miles de radios, entre portátiles, móviles y fijos, con capacidad de ampliación por demanda de usuarios. Dispositivos LTE de mano fijos Serie LEX y radios portátiles ST7000 DIMETRA adquiridos para operaciones discretas
  • Comunicación encriptada para impedir que personas no autorizadas escuchen comunicaciones de radio de las fuerzas de seguridad o roben información multimedia
  • Un sistema con varios sitios de repetidor para una señal clara de alta disponibilidad para todas las fuerzas de seguridad: ejército, defensa civil, bomberos, sistema penitenciario y tránsito (Detran)
  • Consolas de despacho para la administración de operaciones e instalación de 6 nuevas radiobases modelo MTS1 de rápida implementación para operaciones táctica

Supremo Tribunal indiano descriminaliza homossexualidade

Lei que condenava homossexuais a dez anos de prisão foi abolida.
Resultado de imagem para Supremo Tribunal indiano descriminaliza homossexualidade
O Supremo Tribunal da Índia aboliu esta quinta-feira a lei contra a homossexualidade, até agora punida com dez anos de prisão.

A decisão foi tomada por unanimidade por cinco juízes, que assim põem fim a uma legislação que datava da época colonial britânica, reinstituída como crime em 2013.
"Qualquer relação sexual consentida entre dois adultos - homossexuais, bissexuais ou lésbicas - não pode ser considerada anticonstitucional", anunciou o juiz do Supremo Tribunal Dipak Misra.
"Obrigado a todos os que lutaram por isto, enfrentando o pior tipo de descriminação. Este é um bom dia para os direitos humanos", escreveu a ativista Meenakshi Ganguly no Twitter, diretora da Human Rights Watch na no sul da Ásia.
meenakshi ganguly
✔@mg2411
 makes history as Supreme Court unanimously rules to remove . Thanks to all that fought for this, braving the worst sort of prejudice. This is a good day for human rights.
Live Law@LiveLawIndia
Replying to @LiveLawIndia
"We have to vanquish prejudice, embrace inclusion, and ensure equal rights"- CJI Misra's judgment #Section377 #LGBT
A lei conhecida por "secção 377" proibia "relações carnais contra a ordem da natureza com qualquer homem, mulher ou animal."
Já em 2009 o Tribunal de Nova Deli se tinha pronunciado sobre a inconstitucionalidade da lei, considerado que as emendas à lei deviam ser discutidas no Parlamento.
O governo acabou por determinar que a decisão final sobre a extinção da lei era da competência do Supremo Tribunal.

Carolina Rico / TSF