quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Língua azul afeta nove distritos e vacinação é obrigatória para reprodutores

A febre catarral ovina, conhecida como língua azul, está a afetar nove distritos de Portugal, no Centro, Lisboa e Alentejo, e a vacinação é obrigatória para reprodutores, segundo dados hoje divulgados.
De acordo com o último edital da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), disponibilizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), o serotipo 4 do vírus da língua azul está a afetar CASTELO BRANCO (todos os concelhos), COIMBRA (Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua), GUARDA (Gouveia, Fornos de Algodres, Seia), VISEU (Carregal do Sal, Castro Daire, Seia, Nelas, Tondela e Viseu) e SANTARÉM (todos).
Por sua vez, em LISBOA e VALE DO TEJO, estão afetados todos os concelhos do distrito de Setúbal.
Já no ALENTEJO, todos os distritos e concelhos estão abrangidos.
“A área geográfica afetada pelos serotipos um e quatro do vírus da língua azul é constituída por todos os concelhos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve”, lê-se na nota divulgada pela confederação.
Nestas áreas, é assim obrigatória a vacinação dos ovinos reprodutores adultos e dos jovens destinados à reprodução, a partir dos três meses.
Segundo a CAP, a vacina é fornecida às organizações de produtores pecuários, sendo que a DGAV aconselha ainda a vacinação dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.
A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Madremedia/lusa
Imagem: SIC Notícias

Greve obriga easyJet a cancelar voos a partir Lisboa e do Porto

Face ao pré-aviso de greve entregue pela Portway e que se prevê que tenha "impacto em Lisboa, Porto, Faro e Funchal entre os dias 26 de agosto, sexta-feira, e 28 de agosto, domingo", a easyJet decidiu "cancelar previamente alguns voos em Lisboa e no Porto".
“Embora esta situação esteja fora do nosso controlo, gostaríamos de pedir desculpa aos nossos clientes por qualquer inconveniente causado e de lhes assegurar que estamos a fazer todos os possíveis para minimizar qualquer perturbação em resultado da ação industrial”, afirma José Lopes, Country Manager da easyJet Portugal, no comunicado enviado às redações.
A companhia low cost garante que os clientes dos voos afetados "serão contactados diretamente via SMS e email, através dos detalhes fornecidos no momento da reserva e, posteriormente, terão a opção de remarcar a viagem de forma gratuita ou receber um reembolso da mesma".
A easyJet deixa ainda um conselho aos passageiros com viagens marcadas de e para Portugal entre sexta e domingo para que consultem "o estado dos seus voos em easyjet.com". Disponível estará também a linha de apoio aos clientes portugueses cujo horário de funcionamento foi prolongado durante o fim de semana - entre as 9:00 e as 17:00.
"Os quartos de hotel também foram assegurados (...) e serão acessíveis para clientes cujos voos sofreram perturbações", remata a companhia aérea.

SIC Notícias

Instituto Piaget lança curso de profissionalização para professores

 
Nova formação avançada para docentes resulta de um acordo com o Ministério da Educação, através da DGAE, e arranca já este ano letivo em modo 100% online.
 

A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e o Instituto Piaget estabeleceram um protocolo de colaboração tendo em vista a realização de um curso de profissionalização de professores, a lecionar durante o ano escolar de 2022/2023.
 
O novo Curso de Profissionalização em Serviço terá a duração de um ano letivo e será lecionado em regime de ensino à distância, na modalidade de e-learning (100% online). O curso será ministrado pelo ISEIT de Viseu, uma das instituições do Ensino Superior que integra o Campus de Viseu do Instituto Piaget.
 
Esta formação avançada tem como objetivos contribuir para a qualificação profissional na docência, condição indispensável para o desempenho da atividade docente, bem como cooperar para as necessidades do sistema educativo português, tanto em número como em qualificação dos professores.
 
Em termos de aprendizagem, pretende-se formar professores capazes de educar, numa dimensão pessoal, profissional, ética e social, para a autonomia e a cooperação, para a reflexão e a intervenção, para a mudança e para a preservação do património cultural.
 
A DGAE compromete-se a reconhecer a profissionalização em serviço dos professores que à data da inscrição no curso sejam titulares de habilitação própria para a docência e possuam pelo menos cinco anos completos de serviço docente até 31 de agosto do ano escolar anterior ao da realização do curso e seis anos completos de serviço docente efetivo após a conclusão do curso.
 
Luís Fonseca

Situação de calamidade na Serra da Estrela durante um ano

O Governo anunciou esta quinta-feira que será decretada situação de calamidade no Parque Natural da Serra da Estrela, por um período de um ano, em consequência dos danos causados pelos incêndios deste verão.

O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

O Governo aprovou esta quinta-feira a declaração de situação de calamidade por um ano para o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), afetado desde julho por fogos, conforme pedido pelos autarcas dos territórios atingidos.

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros realizado hoje, em Lisboa, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou ainda que o levantamento dos danos e prejuízos causados por este incêndio será feito no prazo de 15 dias e que a mesma situação de calamidade alargar-se-á não apenas aos municípios afetados, como a todo os outros no país onde tenham ardido "mais de 4.500 hectares ou 10% da sua área", em 2022.

Na segunda-feira, o Governo reuniu-se com os presidentes das Câmaras abrangidos pelo PNSE - Manteigas, Celorico da Beira, Covilhã, Guarda, Gouveia e Seia - e ainda com o de Belmonte - também presente por ter sido atingido pelas chamas - com o objetivo de aferir os prejuízos causados e "estabelecer as medidas necessárias de apoio".

No encontro os autarcas pediram ao Governo a declaração de situação de calamidade para a região, tendo Mariana Vieira da Silva defendido, no final da reunião, a necessidade de revitalizar o PNSE, apostando no turismo e no turismo de natureza, e diversificando as atividades económicas da região, que passam pela apicultura, artesanato e produção de queijo da serra.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) considerou o maior incêndio da serra da Estrela como o mais extenso até agora registado desde o de Pedrógão Grande, em 2017.

O fogo teve início em 06 de agosto em Garrocho (Covilhã) e durante 11 dias lavrou na Estrela, estendendo-se aos concelhos de Manteigas, Gouveia, Guarda, Celorico da Beira e Belmonte.

Numa nota de imprensa enviada à Lusa, o ICNF indicou que a região da serra da Estrela foi afetada, desde julho, por um conjunto de cinco grandes incêndios rurais que atingiram um total de 28.112 hectares, dos quais 22.065 do PNSE, ou seja, 25% da sua área total.
A declaração de situação de calamidade corresponde ao nível mais grave de resposta a uma situação de desastre ou catástrofe prevista pela lei de bases da proteção civil.

Na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande, de 2017, o Governo também lançou um Programa de Revitalização do Pinhal Interior.

SIC Notícias/Lusa


Porto de Mós | SéniorMós 2022

 O SéniorMós, que decorre de 5 de setembro a 7 de outubro, é uma iniciativa da Rede Social de Porto de Mós, onde a Câmara Municipal se integra.
 
Atividades como passeios, ginástica sénior, encontros e atividades desportivas, recreativas e culturais preenchem um programa repleto de animação, proporcionando aos nossos séniores dias diferentes e de enriquecimento social e pessoal.

 

Proença-a-Nova | Festival do Plangaio e do Maranho regressa a 24 e 25 de setembro

O Festival do Plangaio e do Maranho regressa ao Município de Proença-a-Nova nos dias 24 e 25 de setembro, para renovada promoção de dois produtos tradicionais do concelho e tão característicos da zona de Sobreira Formosa, localidade onde se irão realizar as festividades.

O certame regressa à Sobreira Formosa, mais propriamente ao Largo da Devesa, com um espaço dedicado à gastronomia local, para as Associações inscritas com sede na Junta de freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, bem como a outros produtores do concelho que queiram dar a conhecer os seus artigos aos visitantes.

Música popular, fado, arruadas, bombos, animação infantil, animação circense, show-cooking com produtos endógenos, atividades desportivas e jogos tradicionais são algumas das atrações que fazem parte da programação definida para esta nova edição do Festival do Plangaio e do Maranho. Entre os jogos tradicionais estarão os Jogos da Malha e o Jogo da Tala, típico e jogado de forma praticamente exclusiva em Sobreira Formosa e áreas envolventes.

No sábado, dia 24 de setembro, o grupo musical Sons do Minho sobem a palco, seguidos do Grupo Musical Inovação, que prometem animar a noite de todos aqueles que visitarem o recinto. No domingo, a 25 de setembro, os Bombos da Casa do Benfica de Vila de Rei abrem as hostilidades para o fadista Emanuel Moura fazer as delícias dos espectadores e assim fechar mais uma edição deste Festival.

Ao longo dos dois dias a animação vai ser uma constante, com ofertas para miúdos e graúdos, numa clara aposta do Município de Proença-a-Nova, tanto na potencialização dos recursos endógenos característicos do concelho, como no reavivar de tradições antigas da população desta área regional.

Motociclista morre após embate com javali em Évora

Alerta foi dado às 06:45.
Uma pessoa morreu esta quinta-feira de manhã na sequência do embate do motociclo em que seguia contra um javali no Caminho Municipal 1095, na freguesia de Nossa Senhora do Machede, em Évora, disse à Lusa fonte da proteção civil.
"O motociclo despistou-se ao embater num javali. Há uma vítima mortal", disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.
A vítima mortal é um homem de 45 anos e o corpo foi transportado para os serviços de medicina legal localizados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), segundo a GNR.
O alerta para o acidente, que decorreu no Caminho Municipal 1095 - Monte da Herdade do Bussalfão, freguesia de Nossa Senhora do Machede, Évora, foi dado às 06:45. No local estiveram 16 operacionais, com o apoio de oito veículos.

Governo anuncia fim da máscara nos transportes

O Governo reuniu esta quinta-feira e decidiu prolongar a situação de alerta até ao próximo dia 30 de setembro, mas a máscara vai deixa de ser obrigatória, nomeadamente nos transportes coletivos de passageiro - incluindo o transporte em aéreo e táxis ou TVDE, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Também nas farmácias a máscara deixa de ser obrigatória, acrescentou a ministra da Saúde, Marta Temido. Apenas se mantém a obrigatoriedade nos hospitais, centros de saúde e lares.

Imagem: Jornal SOL

OPEN DAY - 3 SETEMBRO - CAMPO DE GOLFE DE CANTANHEDE (inscrições abertas)

No dia 3 de setembro, o Clube de Golfe de Cantanhede, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, vai realizar um OPEN DAY, permitindo assim a quem nunca experimentou esta modalidade desportiva, que o possa fazer sem custos e num ambiente verdadeiramente despreocupado.

A inscrição será gratuita mas obrigatória, podendo (ainda), optar-se pelo horário que mais lhe convém.


Esta é a sua oportunidade de trazer AQUELA pessoa ao golfe!

SILVES COMEMORA DIA DO MUNICÍPIO

 
As cerimónias oficiais do Dia do Município de Silves, celebram a conquista da cidade ocorrida a 03 de setembro de 1189, era então D. Sancho I, Rei de Portugal.
O programa de atividades que assinala 833 anos sobre a conquista da cidade, terá início no dia 01 e prolonga-se até ao dia 03 de setembro.
A homenagem a atletas, personalidades, instituições do concelho e concertos são algumas das iniciativas que assinalam esta efeméride.
O programa terá início no dia 01 de setembro, pelas 21h30, com o Concerto da Banda Filarmónica de Silves, no Castelo de Silves, assinalando, em simultâneo, o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.
As comemorações do Dia do Município prosseguem no dia seguinte com a homenagem a atletas e instituições do concelho, às 21h00, no Castelo de Silves, com o acompanhamento musical do Grupo Al-Fanfare.
No dia 03 de setembro as celebrações serão marcadas pela homenagem a personalidades do concelho, pelas 21h00, no Castelo de Silves. A cerimónia culmina com o concerto da cantora-compositora Áurea, pelas 22h00, no mesmo local.
Consulte o programa.
 
+ SOBRE SOCIEDADE FILARMÓNICA SILVENSE
No ano de 1842 surgiu em Silves e pela primeira vez uma Banda Filarmónica, a “Filarmónica do Guerreiro”, criada e regida pela família do respetivo topónimo, que viveu nesta cidade até 1865.
Pelo Carnaval de 1869, nascia uma nova Banda a “Filarmónica dos Fraldas”, criada por alguns cidadãos progressistas que saíram à rua simplesmente de fraldas.
A atual Filarmónica que aprovou os seus estatutos em 1933 com o nome “Sociedade Filarmónica Silvense”.
Já teve um Rancho Folclórico, nascido em 1981 da sua componente etnológica, versando e divulgando cantares e danças de Silves e do Algarve.
Faz parte desta associação o grupo de teatro amador “O Gruta” datado de 1981 (atualmente sem atividade) e o Grupo Coral criado em Outubro 1998.
Em 2017 a Banda Filarmónica contava com cerca de 40 músicos.
Atualmente é regida pelo Maestro Carlos Alberto Paixão Amarelinho.
 
+ SOBRE AL-FANFARE
Al-Fanfare um grupo algarvio que usa a força sonora dos instrumentos de sopro e percussão para levar a alegria da música ao vivo, e em movimento, onde quer que se apresente.
 
+ SOBRE ÁUREA
Áurea é um dos nomes mais destacados e mais bem-sucedidos da música portuguesa desde o início.
O seu primeiro trabalho data de 2010 e tem o seu nome e para além do tema já referido é conhecido também o enorme sucesso “Busy (For Me)”. O disco tornou-se num êxito, tendo atingido o primeiro lugar do top de vendas nacional.
Ainda em 2010 participou numa compilação de tributo a Elvis Presley, interpretando o tema “Love Me Tender”.
Em 2011 vence o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual e nesse mesmo ano vence o prémio de Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards, prémio que volta vencer novamente no ano seguinte.
Ainda nesse ano é editado o disco Áurea Ao Vivo No Coliseu dos Recreios que vem cimentar o sucesso obtido até então.

 

EasyPark Group reforça cobertura internacional com parceira com a cidade de Boston

 Easypark aumenta assim a sua presença nos Estados Unidos da América, consolidando a sua cobertura internacional.
25 de agosto de 2022. No ano de 2021, a EasyPark Group adquiriu a PARK NOW Group, incluindo as apps PARK NOW, ParkMobile, Park-line e RingGo. A aquisição expandiu a presença da EasyPark Group tanto nos Estados Unidos da América, como no Reino Unido. Agora, a ParkMobile, provedor líder de estacionamento inteligente e soluções de mobilidade da América do Norte, anuncia a parceria com a Cidade de Boston.
O EasyPark Group, líder mundial de estacionamento e soluções de mobilidade, apresenta uma parceria com o Departamento de Transportes da Cidade de Boston para lançar a nova app ParkBoston, apoiada na ParkMobile. A app ParkBoston pode ser utilizada em qualquer localização em que a ParkMobile esta disponível em toda a América do Norte sem ser necessário utilizar uma aplicação diferente. Os utilizadores atuais da ParkMobile pode, também, utilizar a app para pagar em o estacionamento em Boston.“Temos por missão tornar a mobilidade mais fácil em todo o mundo e a aquisição do PARK NOW Group foi um grande passo para nós. Levou o EasyPark Group a cruzar o atlântico e estamos muito felizes por continuar a melhor a acessibilidade dos serviços de digital parking na América do Norte. Com meio milhão de utilizadores em Massachusetts, a parceiria com a Cidade de Boston reforça a procura por soluções inovadoras e convenientes que tornam a vida quotidiana do condutor mais fácil”, diz Cameron Clayton, CEO do EasyPark Group.A ParkMobile está acessível em grande parte da América do Norte, cobrindo mais de 500 cidades e 125 universidades. Com o lançamento de Boston, o EasyPark Group expande a sua presença nos Estados Unidos da América e em Massachusetts, onde estão atualmente mais de 500 mil utilizadores da app ParkMobile.Os utilizadores da aplicação ParkBoston podem agora pagar pelo seu estacionamento diretamente através do seu dispositivo móvel em mais de 7 mil lugares em toda a cidade.
___________________________________________
Sobre a EasyParkA EasyPark é uma empresa de tecnologia líder na Europa em franco crescimento que ajuda os condutores a encontrar e gerir o seu estacionamento e os carregamentos elétricos. A nossa tecnologia ajuda os negócios, operadores, e cidades com estacionamento a administrar, planear e gerir mais de 3200 cidades em 27 países. O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Visite a www.EasyParkgroup.com  para saber mais.


Michele, o bebé português que viveu sem pátria durante um ano e 14 dias

Michele foi apátrida até esta quarta-feira, um ano e 14 dias depois de nascer, período que os pais passaram a tentar registá-lo num consulado português, sem resposta, e em contactos "desesperantes" com serviços em Portugal, segundo contaram à Lusa.
O menino nasceu em Valência, Espanha, em 10 de agosto do ano passado, e com pai português e mãe italiana, tinha de ser registado num consulado.
Os pais quiseram que fosse português, para depois poder ter também nacionalidade espanhola, o que não aconteceria se fosse registado como italiano, por falta de acordos nesta matéria entre Itália e Espanha.
Logo após o nascimento do bebé, conseguiram marcar uma ida para outubro ao consulado de Barcelona, onde o pai está inscrito, mas os documentos da mãe que lhes pediram para levar não ficaram prontos a tempo: eram certidões que tiveram de ser pedidas em Itália e depois traduzidas, de forma certificada, segundo as regras especificadas pelas autoridades portuguesas.
Foi quando finalmente conseguem reunir todos os documentos que “começa a saga”, nas palavras do pai de Michele, António Martins, com 42 anos e há 17 em Espanha, à Lusa. Porque, ainda em outubro do ano passado, quando puderam pedir nova visita ao consulado em Barcelona, já não se podia fazer essa marcação por email, mas apenas através da plataforma criada pelo Governo português para os agendamentos em todos os consulados.
Apesar das tentativas diárias e constantes, entre outubro e fevereiro/março deste ano, António nunca conseguiu fazer qualquer agendamento.
Também enviou emails e acabou por ser contactado, telefonicamente, por uma pessoa em Lisboa, que lhe disse quais os documentos necessários para o registo da criança. No início de maio, deram-lhe a data de 28 de julho para ir ao consulado de Barcelona, com o alerta de que depois havia ainda “dois a seis meses” até uma resposta.
“Já desesperados, falámos com um advogado português”, explicou António Martins. Para os pais, contou, a perspetiva de ficar ainda tanto tempo com um filho apátrida era assustadora: a criança já tinha adoecido e foi atendida numa urgência, que tiveram, porém, de pagar, e a partir daí não tinha direito a assistência médica pública, como visitas ao pediatra, medicamentos comparticipados ou vacinas, que tiveram sempre de pagar.
O advogado aconselhou os pais a tratarem do processo em Portugal, o que fizeram, com a ajuda da mãe de António Martins, que primeiro tentou fazer o registo do bebé, mas os serviços disseram que neste caso tinha de fazer antes um pedido de nacionalidade para Michele.
Para este processo, não conseguiram agendar atendimento na região de Lisboa, onde vive a mãe de António Martins, que entregou a documentação no Arquivo Central do Porto, em meados de junho.
A partir daqui, não conseguiam ter informações sobre o andamento do processo, nem online, como era suposto, nem por mail, nem por telefone.
Uma notária amiga da família teve mais sorte e disseram-lhe, por email, que os pedidos de nacionalidade ficam todos na mesma fila de espera e têm resposta por ordem de entrada. Ainda assim, podem ser feitos “pedidos com urgência”, o que a notária fez, via email, invocando a situação de apátrida do bebé, mas a resposta foi que não encontravam o processo e, depois, o silêncio.
Numa ida ao Algarve de carro, e com a ajuda de funcionárias dos Registos de Vila Real de Santo António, que se sensibilizaram com o caso, os pais conseguiram localizar o processo e confirmar, no início de agosto, que não estava perdido, mas mais nada.
Foi no regresso a Valência que António Martins denunciou o caso no Twitter, há menos de uma semana, e entre as muitas mensagens “de tanta gente com as mesmas razões de queixa”, com “processos de anos por resolver”, recebeu uma de uma pessoa que trabalha no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), em Portugal, que lhe explicou que os pedidos de nacionalidade urgentes “só podem ser feitos por carta registada”.
Foi isso que António Martins fez na sexta-feira passada, quando enviou essa carta, que chegou ao arquivo central do Porto na terça-feira, véspera do dia em que a sua mãe recebeu uma chamada a dizer que tinha sido concedida a nacionalidade portuguesa ao neto.
“Um ano e 14 dias depois de nascer, o meu filho deixou de ser apátrida e menos de uma semana depois de ter feito a publicação no Twitter”, disse António Martins, que não sabe se isso se deveu ao processo que já estava em curso, à carta registada com o pedido urgente ou à exposição que teve a publicação no Twitter em meios de comunicação social.
Aquilo que sabe é que tem a sensação de ter vivido um processo “desesperante” em que aquilo que mais o chocou foi “o desprezo absoluto pelos utentes, ninguém atende um telefone, ninguém dá uma informação”.

Madremedia/Lusa

Portway alerta para possíveis constrangimentos nos aeroportos devido a greve de sexta a domingo

A Portway alertou hoje para a possibilidade de constrangimentos nos aeroportos nacionais, devido à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) para os dias 26, 27 e 28 de agosto.
Na sequência da greve convocada pelo SINTAC — Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil para os dias 26, 27 e 28 de agosto, a Portway alerta para a possibilidade de virem a existir constrangimentos nos aeroportos nacionais”, alertou a empresa de assistência em terra, em comunicado.
O SINTAC convocou uma greve na empresa de assistência em terra, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, com início às 00:00 do dia 26 de agosto e fim às 24:00 de 28 de agosto, contra a política de “confronto e desvalorização dos trabalhadores por via de consecutivos incumprimentos do Acordo de Empresa, confrontação disciplinar, ausência de atualizações salariais, deturpação das avaliações de desempenho que evitam as progressões salariais e má-fé nas negociações”, indicou em comunicado.
A Portway lamentou, no comunicado hoje enviado, “os incómodos que esta situação venha a causar aos passageiros”.
Tendo em conta o impacto que a greve pode ter nas operações aeroportuárias, a empresa aconselhou ainda os viajantes a confirmarem os respetivos voos junto das companhias aéreas, antes de se dirigirem para os aeroportos, sendo que as referências às companhias aéreas afetadas pela paralisação estarão em atualização permanente em https://www.portway.pt/pt/media/noticias/.
A Portway considera que a convocatória desta greve é um ato irresponsável, pois os motivos para a convocar não correspondem à realidade, compromete a recuperação do setor e da economia nacional num período de intensa atividade da aviação e do turismo e afeta, seguramente, a capacidade de a empresa traduzir a tão esperada recuperação financeira em melhores condições para os trabalhadores”, considerou a empresa.
Sobre os motivos apresentados pelo sindicato para convocar a greve, a empresa sublinhou que “cumpre com toda a legislação e regulamentação aplicáveis, incluindo os Acordos de Empresa em vigor e os direitos laborais dos seus trabalhadores, que incluem o direito à greve e o direito a trabalhar em plena liberdade e consciência”, e lembrou que “foram feitas atualizações remuneratórias desde o exercício de 2019 até à presente data que representam um aumento de 11% nas remunerações dos trabalhadores”.
Adicionalmente, a Portway indicou que os feriados são pagos com um acréscimo de 150% face ao valor por hora, cumprindo “todas as regras relativas ao pagamento dos feriados”, e realçou que “privilegia a segurança acima de tudo e repudia veementemente qualquer acusação de cedências ou facilitismos operacionais que possam comprometer a segurança dos seus clientes, passageiros e trabalhadores”.
Por fim, a empresa apelou para que sejam cumpridos os serviços mínimos para o período de greve, decretados pelo Governo.

Madremedia

Ministro do Ambiente vai apresentar medidas para mitigar aumentos do gás

O Ministério do Ambiente vai apresentar na quinta-feira soluções para os consumidores mitigarem os aumentos do gás anunciados pela EDP e pela Galp, disse à Lusa fonte oficial do ministério.
As medidas serão apresentadas pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática numa conferência de imprensa à tarde no Ministério, em Lisboa. As soluções encontradas para os consumidores fazerem face ao aumento do gás anunciado surgem de um trabalho conjunto com a ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), acrescentou a mesma fonte.
A EDP Comercial disse à Lusa que vai aumentar o preço do gás às famílias em média em 30 euros mensais, a partir de outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem atualizações. Segundo a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, a esse valor acrescem ainda “cinco a sete euros de taxas e impostos”.
A EDP Comercial justificou a decisão com a escalada de preços do gás nos mercados internacionais, nos últimos meses, uma situação que foi agravada pela guerra na Ucrânia e as restrições ao abastecimento de gás russo, o que fez também aumentar o preço em outros mercados, como, por exemplo, no gás proveniente da Argélia. Pouco depois deste anúncio, também a Galp fez saber que vai aumentar os preços do gás natural em outubro, num “valor a indicar brevemente”.
Em declarações à Lusa, fonte oficial da companhia, apontou a “volatilidade” e aumento do custo como razões para a atualização.
A Galp tinha atualizado o preço do gás natural em 01 de julho, com um aumento de cerca de 3,60 euros para o escalão mais representativo.

Madremedia/Lusa

Ensino Superior na Lousã: CTeSP em Operações Florestais arranca em outubro

 O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Operações Florestais, cuja lecionação será da responsabilidade da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), irá ser a primeira formação a ser ministrada na Escola da Floresta da Lousã, prevendo-se o início do seu funcionamento já em outubro próximo.
O curso tem uma duração de 2 anos (três semestres de formação teórico-prática + um semestre de estágio, em empresas) e destina-se a jovens que tenham completado o ensino secundário, a detentores de um grau académico superior ou a maiores de 23 anos aprovados nas respetivas provas de avaliação.
Uma vez concluída esta formação, os titulares deste CTeSP estarão aptos a: caracterizar as áreas de intervenção, os recursos e as limitações para a prática das operações de controlo da vegetação e da exploração florestal; conceber e preparar a execução material das operações florestais de acordo com os planos, os códigos de boas práticas e o respeito pela legislação florestal; supervisionar e monitorizar a execução das operações florestais garantindo a segurança no trabalho, o funcionamento e a manutenção adequada dos equipamentos; executar operações com máquinas multifunções; executar operações de rechega e transporte primário; acompanhar auditorias de certificação florestal; supervisionar atividades de recuperação após a execução das operações de exploração florestal; integrar-se em equipas multidisciplinares em diferentes contextos de trabalho e sociais.
Os detentores do CTeSP em Operações Florestais poderão ainda candidatar-se a licenciaturas com relevo especial para as lecionadas na ESAC, através dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso, com possibilidade de creditação num conjunto alargado de unidades curriculares já concluídas no CTeSP.
Refira-se que a criação deste curso teve parecer favorável, entre outras entidades, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), da CIM de Coimbra e da CELPA - Associação da Indústria Papeleira. Para realização dos estágios curriculares dos estudantes, foram estabelecidos protocolos com várias empresas do setor florestal, como a Synerglobal Forest Services, a Floponor, a Silvestrys, a Navigator Forest Portugal e a Altri Florestal.
A 1.ª fase de candidaturas decorre até 30 de setembro, através da plataforma inforestudante.ipc.pt, podendo os interessados obter mais informações no site da ESAC-IPC, em particular em https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/cursos-tecnicos-superiores-profissionais/of/.
Além do CTeSP em Operações Florestais, o programa curricular da Escola da Floresta para o ano letivo de 2022/23 inclui 2 pós-graduações, uma em Análise de Incêndios e, a segunda, em Inovação em Gestão das Operações Florestais, bem como 12 cursos de micro credenciações em Formação Autónoma em Análise de Incêndios.

Cantanhede | Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença. Serão reviveu histórias antigas de Vila Nova de Outil

 

A sede do Clube União Vilanovense (CUV), em Vila Nova de Outil, foi palco de uma sessão cultural sobre histórias da história da localidade. Uma iniciativa que contou com a presença do vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que a propósito elogiou “o contributo prestimoso para traçar a memória histórica e coletiva de Vila Nova, o que diz muito da dinâmica cultural desta associação”.
A apresentação sobre a história da localidade de Vila Nova centrou-se no período entre 1600 e 1910 e esteve a cargo de Nuno Silva, filho de um vilanovense e, por isso, também ele um filho da terra que estuda a história de Outil e Cadima há cerca de 20 anos.
Foram reveladas histórias interessantes sobre a localidade, desconhecidas para a maioria dos presentes, como a via Romana que passava por Vila Nova, a evolução demográfica do couto de Outil e de Vila Nova, as principais epidemias ocorridas entre 1600 e 1918, os vilanovenses que faleceram na guerra da Restauração, e vários episódios sobre mortes curiosas em Vila Nova (e Outil), nomeadamente, de forasteiros, mortes por carros de bois, mortes na fonte da freguesia e na Lagoa da Barca, assassinatos (por pancadas), envenenamento (caldeirada de tortulhos), mortes “apressadas”, mortes inesperadas pois “andavam de pé”, a primeira sepultura na capela de Vila Nova, e até um defunto que fora “encontrado morto pouco antes de falecer”.
Relatos que fizeram as delícias dos presentes, muitos relacionados com os seus parentes afastados. A iniciativa também assume este honroso registo que honra os ascendentes destas localidades, perpetuando os seus feitos e os seus nomes.
No final, uma pequena representação sobre o processo de desamortização dos baldios da Gândara de Vila Nova de Outil foi levada a cabo por alguns artistas locais, incluindo o presidente da assembleia do CUV, Abel Carapêto.
O processo ocorreu essencialmente durante a década de 1880 e permitiu às 103 famílias então existentes em Vila Nova adquirirem terrenos na zona da Gândara, terrenos esses que ainda hoje estão em posse de muitos descendentes dessas famílias.
A sessão prolongou-se pela madrugada, com a promessa de mais histórias no futuro, e contou com a presença de perto de duas centenas de pessoas, não só da União de Freguesias de Portunhos e Outil, mas também de Cadima e Cantanhede, entre outras.
A sessão foi apresentada pelo presidente do CUV, Carlos Miguel Gentil, e contou com quatro peças musicais brilhantemente executadas por Manuel Ribeiro, que as interpretou com uma guitarra portuguesa construída pelo próprio.

V Centenário da Circum-Navegação inspira ação de limpeza de praias no dia 11 de setembro

 V Centenário da Circum-Navegação inspira ação de limpeza de praias no dia 11 de setembro

No dia 11 de setembro, das 09h00 às 12h00, realiza-se a ação de limpeza “500 Magalhães com Pé n’Areia”, em nove praias do concelho da Marinha Grande, que pretende reunir 500 voluntários, no âmbito da comemoração do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães.

Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Estrutura de Missão do V Centenário Fernão de Magalhães, apoio técnico da Associação Agir pelo Planeta e apoio institucional de diversas entidades locais, integrada também no programa Bandeira Azul.

O evento 500 Magalhães com Pé n’Areia - Limpeza das praias da Marinha Grande tem como objetivo mobilizar o público para a limpeza das praias e recuperação dos ecossistemas.

A ação de limpeza “500 Magalhães com Pé n’Areia” decorre nos seguintes locais:
Praia Norte da Vieira
Praia da Vieira
Praia do Samouco
Praia das Pedras Negras
Praia Velha (ponto de encontro)
Praia da Concha (acesso restrito)
Praia São Pedro de Moel
Praia das Valeiras
Praia Água de Madeiros.

O ponto de encontro está marcado para as 09h00, na Praia Velha. Os participantes são distribuídos  em autocarro assegurado pelo Município, para o local para a qual se inscreveram para realizar a ação de limpeza. Concluída a iniciativa, prevista para as 12h00, os voluntários são transportados de regresso para a Praia Velha.

A atividade termina com a concentração de todos os participantes, frente ao Restaurante Meraki, onde haverá uma animação com artes circenses e a atuação de um DJ.

A participação é gratuita e limitada a 500 pessoas. Cada participante recebe um saco com lanche e água, sendo também garantido transporte gratuito da Praia Velha para os locais da ação de limpeza e regresso à Praia Velha.

As inscrições estão disponíveis até ao final do dia 6 setembro de 2022, em https://forms.gle/6QUUuMrK8n8C5B2EA .

Participe e venha connosco fazer parte das eco-brigadas para as praias limpas!

Seca: Governo recomenda aumento de tarifas da água em concelhos mais afetados

O Governo anunciou hoje que para fazer face à situação de seca vai recomendar o aumento da tarifa da água para os maiores consumidores em 43 concelhos em situação mais critica.
A medida foi ontem anunciada pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa após uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES).
Depois da reunião, a 11.ª deste ano para debater a situação de seca no continente e medidas para minimizar os efeitos, os ministros da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciaram mais 11 medidas, a juntar a outras 82 que já tinham sido tomadas em reuniões anteriores.
O aumento da tarifa, explicou Duarte Cordeiro, deve dirigir-se a consumidores de mais de 15 metros cúbicos de água, sendo que o consumo médio de uma família é de cerca de 10 metros cúbicos.
Duarte Cordeiro explicou que o aumento da tarifa se destina aos 43 municípios com menos água, adiantando que “nada impede que outros” concelhos o façam. “Recomendaria essa medida para qualquer município do país”, disse.
Para os 43 concelhos em situação mais crítica, o Governo, acrescentou Duarte Cordeiro, vai também recomendar restrições no uso da água como a suspensão temporária de lavagem de ruas ou do uso de piscinas, e prevê também um “regime sancionatório para penalizar usos indevidos de água”.

Estarreja: Apreendidos 485 quilos de bivalves capturados em local interdito

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 23 de agosto, apreendeu 485 quilos de bivalves capturados em local interdito, na localidade de Salreu, no concelho de Estarreja.
No decorrer de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves vivos, os militares da Guarda detetaram um homem de 24 anos, sem se fazer acompanhar do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, documento essencial para determinar a sua proveniência e a sua qualidade em termos higienossanitários. Foram apreendidos 210 quilos de amêijoa macha, 200 quilos de berbigão, 60 quilos de amêijoa japonesa e 15 quilos de amêijoa boa.
Os referidos bivalves haviam sido capturados na Ria de Aveiro através de mergulho recreativo com recurso a meios de respiração autónomos, cuja pratica é proibida. Refere-se ainda que a captura das espécies em causa, na Ria de Aveiro, está interdita devido à presença de biotoxinas nocivas para o ser humano.
O proprietário dos bivalves foi identificado e foi elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 1 500 euros.
Os bivalves foram encaminhados para a Lota de Aveiro, a fim de efetuar a sua pesagem, e devolvidos ao seu habitat natural.
A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Imagem: Notícias de Aveiro

O ar que os dinossauros respiravam


Há 170 milhões de anos, no Jurássico médio, a região da Serra d’Aire, onde hoje se situa a importante (e em lamentável degradação) jazida com pegadas de dinossáurios da Pedreira do Galinha, era mar. Um mar recifal, azul celeste, muito pouco profundo (escassos metros), de águas mornas e transparentes, como o das Caraíbas, repleto de vida e cor, onde as praias alvejavam de areia fina e branca como a neve.
A temperatura e a humidade do ar eram as das regiões tropicais dos dias de hoje, permitindo uma vegetação luxuriante nas florestas, ao longo dos rios e nos litorais alagadiços.
Nestas florestas, os dinossáurios dominavam e fruíam do alimento necessário. No mar, os moluscos, os corais, as algas e muitos outros organismos absorviam o dióxido de carbono do ar e o cálcio dissolvidos na água, para, com eles, edificarem as suas conchas e carapaças de natureza calcária. Por exemplo, nos moluscos forma-se, de início, aragonite (carbonato de cálcio instável), associada a conchiolina (uma proteína). Após a morte do animal, este carbonato transforma-se no seu polimorfo mais estável, a calcite.
Após a morte destes construtores de carbonato de cálcio, estas partes esqueléticas eram trituradas pela agitação das águas e pela predação levada a efeito por alguns animais, transformando-se em areias e em lamas muito finas.
Ao acumular-se e endurecer, estes sedimentos deram origem às camadas de calcário (como as que se podem ver na auto-estrada A1, na travessia da Serra d’Aire) que guarda, na sua composição, o dióxido de carbono do ar desse tempo. Se, na laje que conserva as pegadas, na referida jazida, atacarmos o calcário com um ácido, produz-se um borbulhar que não é mais do que a libertação desse gás nele aprisionado e, assim, ao inalá-lo, estamos a respirar parte do ar que os grandes saurópodes aqui respiraram há 170 milhões de anos.
Este raciocínio é válido para, praticamente, todas as ocorrências de calcário sedimentares das sucessivas épocas geológicas. Isto, porque esta rocha sedimentar sempre se formou, ao longo do tempo da Terra, pelo aprisionamento do dióxido de carbono do ar pelos organismos vivos subaquáticos (marinhos, lacustres, fluviais ou outros), no sentido de construírem as respectivas partes esqueléticas.
Assim, ao provocar efervescência sobre o calcário do chão que pisa, qualquer um, em qualquer parte do mundo, pode inalar parte do ar do tempo em que se formou a respectiva rocha. Por exemplo, um lisboeta, morador na Rua Sampaio Bruno, onde aflora o que resta da paisagem natural desta zona da cidade, pode libertar o dióxido de carbono aprisionado no carbonato de cálcio dos fósseis de briozoários conservados naquele fundo marinho recifal de há cerca de 23 milhões de anos, mas se proceder, de modo idêntico, no Vale de Alcântara, liberta um gás mais antigo, com cerca de 95 milhões. Em Peniche ou em Coimbra, nos calcários do Liásico (Jurássico inferior), ainda a título de exemplo, podemos recuar aos 200 milhões de anos.
 
A.M. Galopim de Carvalho (Geólogo)

ABMG promove ação de sensibilização nas praias de Mira

“Um dia na Praia com a ABMG” é o mote da campanha que visa consciencializar a população de que a água da torneira pode, facilmente, ser levada para qualquer local, e traduz-se na distribuição de água fresca e de brindes.
Na próxima quinta-feira, dia 25, a ABMG promove ação de sensibilização nas praias de Mira e do Poço da Cruz, no concelho de Mira, a partir das 12 horas. Com a designação “Um dia na Praia com a ABMG”, a campanha pretende sensibilizar a população de que pode levar a água da torneira de sua casa qualquer lugar e materializa-se na distribuição de água fresca da torneira e de brindes, com o objetivo alertar os veraneantes para as questões da água.
Segundo Nuno Campilho, Diretor-Geral da ABMG, a iniciativa insere-se no âmbito da campanha de verão de abastecimento público de água tendo como objetivo “consciencializar a comunidade de Mira, Montemor-o-Velho e Soure para os benefícios do consumo de água da torneira, demonstrando que pode ser usada em qualquer situação, como é exemplo a praia”. Esta ação ganha maior destaque numa altura de escassez em que “o valor dado a este recurso deve ser cada vez maior, nomeadamente, evitando o desperdício de água em atividades do quotidiano como a lavagem de carros, pátios ou rega de jardins”.
Para o responsável, “esta é uma preocupação fulcral da empresa ao longo dos últimos anos e, que pretende, também com esta campanha, reforçar a premissa do consumo de água de forma responsável”, conclui.
A água da torneira é uma opção saudável, capaz de responder às necessidades da população, seja em termos de saúde ou financeiramente, uma vez que a quantidade de plástico desperdiçado com o consumo de água engarrafada, que tem um enorme impacto, é uma opção muito mais poluente e dispendiosa.
Com a ação sustentável “Um dia na Praia com a ABMG”, a entidade espera uma boa receção por parte de toda a população residente, por parte daqueles que aqui desenvolvem a sua atividade económica e, também, de turistas e
emigrantes que visitam estes três concelhos nesta época do ano.
A ABMG assegura o abastecimento de água e o saneamento de águas residuais a cerca de 53 mil habitantes nos Municípios de Mira, Montemor-o- Velho e Soure.

Incêndio em Ourém: Proteção Civil resgata família de emigrantes com recurso a drones

O casal e a filha de 15 anos já tinham sido dados como desaparecidos.
A Força Especial de Proteção Civil localizou e ajudou a resgatar uma família desaparecida durante a fase de resolução do incêndio de Ourém. Na noite de terça-feira, quando as autoridades procuravam pontos quentes com drone equipado com câmaras térmicas, detetaram três pessoas perdidas na zona queimada.
A missão de identificação de pontos quentes com recurso a drone com câmaras térmicas, rapidamente passou a operação de resgate: um casal de emigrantes, com a filha de 15 anos, que estavam em férias e têm terrenos na região, arriscaram para ver por onde tinha passado o fogo. O homem saiu descalço e caminhou sem referências, enquanto a mulher e filha ficaram no queimado sem rede móvel. A família já tinha sido dada como desaparecida.
Os drones têm múltiplas funções. Durante a fase de fogos rurais, tem sido empenhado no apoio à decisão no combate mas, principalmente, para impedir reativações. Esta equipa da força especial de proteção civil está estacionada em Almeirim, pode ser mobilizada para qualquer parte do território.

SIC Notícias

Grávida obrigada a percorrer mais de 100 quilómetros para dar à luz

Pai tem-se deslocado todos os dias do Seixal até às Caldas da Rainha para visitar a mulher e a filha.
Uma grávida, residente no Seixal, foi obrigada a percorrer mais de 100 quilómetros para ter o bebé, que acabou por nascer nas Caldas da Rainha. Pelo caminho chegou a ser admitida no Hospital de Santarém, mas teve de mudar de unidade de saúde por falta de anestesista.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo já abriu um inquérito ao caso.
A grávida ligou para o 112 por volta das 04:00 de segunda-feira. O casal foi informado pelos bombeiros da Amora, no Seixal, que a mulher teria que ser transportada para Santarém, a 101 quilómetros de distância.
Chegada a Santarém, esteve mais de duas horas à espera. Patrícia, de 26 anos, voltou a entrar numa ambulância porque o bloco de partos iria entrar em contingência pouco depois, por falta de anestesista, disse o hospital à SIC.
De Santarém, a viagem continuou até ao Hospital das Caldas da Rainha.
O parto correu bem e a bebé nasceu às 17:00 de segunda-feira.
 
Seguida até às 32 semanas de gravidez no centro de saúde da Alameda, em Lisboa, a mulher foi transferida para a Amora, o local de residência, com a indicação de que seria chamada pelo hospital Garcia de Orta, em Almada.
O Garcia de Orta nunca nos recebeu. A minha mulher teve de simular dores para ser vista lá, onde os médicos disseram que devíamos ter consciência que não há médicos neste momento para receber grávidas”, contou o pai à SIC.
João Morais, agora de licença por ter sido pai, tem-se deslocado todos os dias do Seixal até às Caldas da Rainha para visitar a mulher e a filha e está em contacto com dois advogados para um eventual processo contra o Estado português.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não dá qualquer explicação. À SIC diz apenas que abriu um inquérito.

SIC Notícias

Manuel Flores atua na Praça da Juventude em Anadia

O cantor Manuel Flores vai subir ao palco da Praça da Juventude, em Anadia, esta sexta-feira, 26 de agosto, pelas 22h00, no âmbito do projeto de animação “Às sextas na praça”, promovido pelo Município de Anadia.
Natural de Anadia, Manuel Flores desde muito cedo que está ligado ao mundo das artes, contudo, a sua vertente mais visível tem sido a que está ligada à área musical.
Nesta sua atuação, Manuel Flores irá, certamente, encantar os presentes com as suas baladas e fados, fazendo-se acompanhar por Carlos Antunes, na guitarra portuguesa, e por Francisco Carriço, na viola. Terá como convidada a fadista Edna Costa, natural do Luso.
“Às Sextas na Praça” é um projeto de dinamização cultural ao ar livre, promovido pelo Município de Anadia, que pretende preencher com música as noites de sexta-feira, contribuindo assim para a animação do centro da cidade de Anadia nas noites de verão, seguindo a fórmula de sucesso que alia a cultura e a confraternização, num espaço ao ar livre, grátis, que dá palco a artistas e a géneros musicais variados, capazes de agradar aos mais diversos públicos.

Pelo menos 15 mortos em ataque russo a estação ferroviária na Ucrânia

Há dezenas de civis feridos.
Um ataque russo a uma estação ferroviária na Ucrânia, no oblast de Dnipropetrovsk, fez pelo menos 15 mortos e 50 feridos esta quarta-feira, informou Zelensky.
O ataque atingiu a estação de comboios de Chapline, a cerca de 145 quilómetros de Donetsk, e pelo menos quatro carruagens arderam.
"Acabo de ser informado de um ataque de mísseis russo a uma estação ferroviária na região de Dnipropetrovsk (...). Pelo menos 15 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas", declarou Zelensky no início do seu discurso na reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Recorde-se que a Ucrânia assinala esta quarta-feira o Dia da Independência, quando passam também seis meses desde o início da guerra. O Presidente Zelensky tinha alertado para a possibilidade de ataques particularmente cruéis da Rússia.
Na guerra, que hoje entrou no seu 182.º dia, a ONU apresentou como confirmados 5.587 civis mortos e 7.890 feridos, sublinhando que os números reais são muito superiores e só serão conhecidos no final do conflito.

SIC Notícias

Jovem escalou chafariz do século XIX em Aveiro e extremidade desabou

A extremidade do fontanário desabou.
A PSP identificou um jovem de 20 anos suspeito de ter provocado danos no fontanário do largo da Praça do Peixe, no bairro típico da beira-mar, em cidade de Aveiro.
A extremidade do fontanário, do século XIX, desabou na madrugada de terça-feira, quando o jovem subiu à parte mais alta da fonte, tendo acabado por cair para o solo.
O incidente foi gravado e a imagem colocada a circular nas redes sociais.
Devido à queda, o jovem foi transportado para o Hospital de Aveiro, após chamada telefónica efetuada por outra pessoa a solicitar uma ambulância no local, tendo ficado internado.
A PSP refere em comunicado que "não foi solicitada a comparecer no local, no dia e hora da ocorrência".
Mal foi informada, via mensagem de Facebook, sobre o sucedido, efetuou diligências imediatas, no sentido de identificar o autor dos danos e de obter toda a informação respeitante aos factos, dando conhecimento da ocorrência à autoridade judiciária
Até ao momento, desconhece-se o valor dos danos causados ao chafariz, feito em calcário, da autoria de João Honorato da Fonseca Regala e mandado construir pela Câmara Municipal, em 1876.

SIC Notícias