sábado, 5 de agosto de 2023

Teresa Bonvalot alcança 9º lugar no US Open of Surfing

Surfista portuguesa chegou aos oitavos-de-final onde perdeu para a australiana Sally Fitzgibbons
Teresa Bonvalot alcançou ontem o 9º lugar no US Open of Surfing, 4ª e antepenúltima etapa do circuito Challenger Series da WSL que decorre em Huntington Beach, na Califórnia.

A surfista portuguesa chegou aos oitavos-de-final da prova onde foi eliminada pela australiana, Sally Fitzgibbons. Num duelo renhido, a ex-surfista do Championship Tour realizou o score de 13.50 pontos (7.17 + 6.33) contra os 11.10 pontos (5.67 + 5.43) da atual campeã nacional.

Termina assim a prestação portuguesa nesta prova com o 9º lugar da surfista de Cascais que foi a melhor atleta nacional neste evento em solo americano. Frederico Morais e Yolanda Hopkins foram eliminados no Round 2 enquanto que Francisca Veselko e Carolina Mendes perderam no Round 1.

A penúltima etapa do Challenger Series realiza-se de 1 a 8 de Outubro na praia de Ribeira D'Ilhas, na Ericeira.

Mais informações: www.ansurfistas.com
Foto: Teresa Bonvalot no US Open of Surfing (Crédito: Pat Nolan / WSL)

Beatriz Carvalho vence Miss Quebramar Cup

Surfista da Costa de Caparica venceu evento feminino que se realizou em Ílhavo, na Costa Nova.
Quadro de resultados - clique aqui.

Beatriz Carvalho venceu hoje o Miss Quebramar Cup, etapa especial e exclusivamente feminina que se realizou em Ílhavo, na Costa Nova.

No evento mais feminino do surf português que conta para as contas do título nacional, a atleta de 19 anos derrotou na final Gabriela Dinis com o score de 10.85 pontos enquanto que a sua adversária pontuou 10.50.

Numa final renhida e com condições do mar desafiantes, a surfista local da Costa de Caparica foi mais seletiva tendo surfado apenas duas ondas (5.25 + 5.60 pontos) enquanto que Gabriela foi mais ativa tendo pontuado nas duas melhores 6.50 e 4.00 pontos.

No primeiro dia de competição realizou-se o Round 1 e 2 com destaque para Gabriela Dinis que efetuou a melhor onda e score do dia com 6.50 e 12.00 pontos, respetivamente. Beatriz Carvalho, Lua Escudeiro e Maria Dias também estiveram em boa forma.

Já no último dia de prova, na primeira meia-final, Beatriz Carvalho levou de vencida Maria Salgado enquanto que na segunda bateria desta fase Gabriela Dinis elevou o nível de surf para o patamar da excelência com uma onda de 8.00 pontos (melhor onda do evento) derrotando Lua Escudeiro com o total de 14.25 pontos (melhor score do evento).

Maria Salgado e Lua Escudeiro terminaram a prova em 3º lugar ex-aequo.
Beatriz Carvalho é assim a campeã do Miss Quebramar Cup naquela que é a sua primeira vitória numa etapa do circuito nacional nesta categoria. A festa do surf feminino voltou a acontecer em Ílhavo naquela que foi a 19ª edição do evento.

O Miss Quebramar Cup é um evento especial que pontua para o ranking nacional feminino e que se realiza à margem da Liga MEO Surf, a principal competição de surf em Portugal.É uma organização da Associação de Surf de Aveiro, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Nacional de Surfistas.


Fotos: Beatriz Carvalho praia, pódio e ação. Gabriela Dinis. (Crédito: André Neto)

PINHEL | Apresentação DRIFT 2023 vai ter lugar na Feira de São Mateus / Viseu, dia 11 de agosto


As emoções do DRIFT estão de regresso a Pinhel, cidade por muitos considerada a "CAPITAL do DRIFT".
 
Com um programa alargado a três dias - 18, 19 e 20 de agosto - e novas parcerias, o DRIFT de PINHEL vai ser apresentado publicamente dia 11 de agosto (sexta-feira), às 17.30h, na Feira de São Mateus, em Viseu.


Com o Município de Pinhel vão estar a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e também a entidade parceira na organização da prova.

Convictos da importância deste grande evento desportivo, que integra a 5ª prova do Campeonato de Portugal de DRIFT e também a Taça Pinhel Portugal, convidamos-vos a estarem presentes na apresentação do mesmo que, este ano, tem lugar no grande "palco" que é a Feira de São Mateus, em Viseu.


Estela Simões

Helena Teodósio diz ser necessário inverter baixa execução dos fundos europeus. Cantanhede quer aproveitar todas as oportunidades de financiamento do PRR e do Portugal 2030

 
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, garantiu esta quinta-feira, 3 de agosto, que os serviços camarários “estão a desenvolver um trabalho absolutamente notável” na elaboração de candidaturas tendo em vista a obtenção de financiamento comunitário para projetos estruturantes, para que a autarquia “aproveite devidamente todas as oportunidades de financiamento” do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030.
É isso que temos estado a fazer relativamente a todos os programas de financiamento com avisos de abertura publicados e aos quais a autarquia pode concorrer”, referiu.
Ao intervir na sessão de encerramento do Dia do Empresário, realizado no âmbito do programa da 31.ª edição da Expofacic e que lotou o auditório da Biblioteca Municipal, a autarca adiantou que algumas das candidaturas do Município já foram aprovadas e outras aguardam aprovação. “Continuamos a trabalhar para submeter projetos que pretendemos ver executados a breve trecho, para benefício do concelho, dos munícipes, das organizações que os representam e também, claro, dos agentes económicos e sociais”, complementou.
Helena Teodósio não deixou, todavia, de manifestar alguma perplexidade pelo facto de os regulamentos excluírem o financiamento de infraestruturas e equipamentos coletivos estruturantes, sendo disso exemplo a construção do troço de estrada entre a rotunda da Estrada Nacional 109, a norte da Tocha, e as Berlengas, na zona de acesso à Zona Industrial da Tocha, obra que corresponde à 3.ª fase da Via Regional Cantanhede/Tocha e cuja função estruturante para a economia do concelho e da região é facilmente reconhecível. “Mas este é só um exemplo de vários outros que poderiam ser apontados”, observou.
A edil cantanhedense vincou, por outro lado, que é “absolutamente necessário” que Portugal supere rapidamente a baixa taxa de execução dos fundos europeus. “Quando digo taxas de execução refiro-me obviamente às entidades públicas e privadas e aos agentes económicos, pois também estes têm uma influência decisiva na velocidade e na eficiência com que os projetos financiados no âmbito dos planos são implementados e concretizados”, sustentou.
Helena Teodósio deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos responsáveis das empresas representadas na Expofacic, pelo “inestimável contributo” que dão à crescente afirmação do evento.
Encaramos a participação das empresas como absolutamente crucial para a identidade do grande acontecimento que por estes dias faz de Cantanhede local de visita obrigatória, pois essa participação é efetivamente um fator decisivo para a projeção que a cidade e o concelho adquirem por essa via”, justificou.
O programa do Dia do Empresário contou ainda com as intervenções de Cristina Antunes, presidente da Associação Comercial de Cantanhede, Luís Guerreiro, presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI, que explicou os apoios ao abrigo do Portugal 2030 e do PRR, e de José Couto, presidente do Conselho Empresarial da Região Centro, que abordou o Acelerar 2030 - projeto que visa promover o crescimento de empresas de comércio e serviços por via da digitalização.

Paulo Cardantas