terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ministro da Saúde convida Sobrinho Simões para o Conselho Académico de Medicina


Cinco dias depois de se ter demitido da comissão de reforma hospitalar, António Ferreira encontrou-se, no Porto, com o ministro Adalberto Campos Fernandes, de quem ouviu elogios.
Sobrinho Simões foi eleito recentemente pelos seus pares como o patologista mais influente do mundo FERNANDO 

O presidente do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), Sobrinho Simões, eleito recentemente pelos seus pares como o patologista mais influente do mundo, foi convidado para chefe de equipa do Conselho Nacional dos Centros Académicos de Medicina.
O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, durante a curta intervenção que fez na tomada de posse do novo Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de São João, presidido por António Oliveira e Silva.
“Nós estamos a trabalhar, e posso anunciar aqui, em primeira mão, com o senhor ministro da Ciência e Ensino Superior, a constituição, já em Março, do Conselho Nacional dos Centros Académicos, porque é preciso criar uma reserva natural onde a investigação, conhecimento e entrosamento entre a parte hospitalar tradicional e o ensino se formalize e concretize”, revelou.
Na sessão, o ministro deixou elogios ao anterior presidente do CA, António Ferreira, que o governante convidou para coordenar a comissão de reforma hospitalar (CRH), da qual se demitiu dois meses depois de ter sido nomeado. Sentado na primeira fila do anfiteatro da faculdade, António Ferreira, que alegou razões de ordem pessoal para deixar a comissão, ouvi o ministro dizer: “Ficamos sempre credores dos seus exemplos. O professor António Ferreira demonstrou que o Serviço Nacional de Saúde não é ingovernável”, declarou, enfatizando que a sua substituição “não é fácil”. Mas, na hora da despedida, não houve cumprimentos. Ficou a ideia de que alguma coisa não correu bem enquanto coordenador da CRH.
O novo presidente do Centro Hospitalar São João não esqueceu o seu antecessor e declarou que “sob a sua liderança, o centro hospitalar alcançou resultados excepcionais”. “O professor António Ferreira possui qualidades únicas de indução de motivação, de inspiração e de resiliência, tendo sido capaz de mobilizar o hospital para atingir objectivos que pareciam inalcançáveis. Saibamos ser gratos!”, disse António Oliveira e Silva.

CINCO DESAPARECIDOS EM NAUFRÁGIO AO LARGO DE SINTRA



 

Joe Mabel / wikimedia
-
Um barco naufragou, na madrugada desta quarta-feira, ao largo da Praia das Maçãs, em Sintra, deixando cinco pescadores desaparecidos. Um sexto elemento da embarcação conseguiu nadar até à praia e alertar as autoridades.
A embarcação naufragada, a “Santa Maria dos Anjos“, está registada em Olhão, mas será da zona norte, actuando “a partir de Esposende”, conforme revela o Correio da Manhã que nota que os pescadores desaparecidos têm “entre os 20 e os 30 anos, são da Póvoa de Varzim, Caxinas e Vila do Conde“. Um deles será ucraniano e os restantes serão portugueses, de acordo com o jornal.
O naufrágio terá ocorrido por volta das três da manhã desta quarta-feira, ao largo da Praia das Maçãs. Um dos pescadores do barco, de 27 anos, conseguiu nadar até à praia e alertou as autoridades para o incidente. Este homem foi assistido no hospital com sinais de hipotermia e já teve alta médica.
“O sobrevivente estava a dormir, sentiu a embarcação virar e nadou durante algum tempo para terra e foi essa pessoa que deu o alerta”, explica o porta-voz da Marinha, comandante Paulo Vicente, em declarações à Lusa citadas pelo Jornal de Notícias.
“Só temos a informação que o sobrevivente nos deu. Já enviámos para o local um helicóptero, a corveta Baptista de Andrade e duas embarcações salva-vidas, uma da Ericeira e outra de Cascais, em colaboração com a embarcação de pesca ‘Fruto da União’”, esclarece ainda o comandante.
O comandante do Porto de Cascais, Mário Domingues, revela entretanto na SIC Notícias que a cabine do barco já foi arrastada para a Corveta Batista de Andrade da Marinha. E o Correio da Manhã frisa que “já foram encontrados destroços, como bóias de salvação”.
SV, ZAP


BEBÉ MORTA E IRMÃ DESAPARECIDA EM CAXIAS. HÁ SUSPEITAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


 
(Dr) João Miguel Rodrigues / CM

Uma bebé de 19 meses morreu, esta segunda-feira à noite, na praia da Giribita, em Caxias, Oeiras, e a irmã de 4 anos está desaparecida. O caso já está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Não se sabe em que circunstâncias ocorreu esta tragédia, apenas que o alerta foi dado às autoridades, por volta das 21h de segunda-feira, por um taxista que viu a alegada mãe das duas crianças a sair da água em estado de choque e com sinais de hipotermia.
Informações confirmadas à TSF pelo porta-voz da Marinha, o comandante Paulo Vicente, que revela ainda que a bebé de 19 meses foi alvo de manobras de reanimação, sem êxito, acabando por ser dada como morta no areal.
O capitão do porto de Lisboa, Malaquias Domingues, referiu à SIC Notícias que o taxista reportou ter visto a mulher “em pânico” e que lhe disse que as filhas estavam dentro da água.
No local, as autoridades terão encontrado “um automóvel que pertence a esta família”, refere oCorreio da Manhã, notando que a alegada mãe das crianças estaria desaparecida desde a passada sexta-feira.
Terá sido o marido a comunicar o desaparecimento da mulher às autoridades, de acordo com o jornal.
A CMTV apurou entretanto, que este casal estava junto há cinco anos e que existia um quadro deviolência doméstica, acrescido de um alegado abuso sexual por parte do pai sobre a menina de 4 anos, razões que terão motivado a saída de casa da mulher.
A Polícia Judiciária já está a investigar o caso.
Jornal de Notícias refere que é “convicção das autoridades que a mulher terá tentado o suicídio, acabando, no entanto, por sobreviver e provocando a morte das duas filhas”.
A mulher, que estará internada no Hospital de Santa Maria, terá sido interrogada, durante a madrugada, por elementos da Secção de Homicídios da Polícia Judiciária, de acordo com o JN.
As buscas pela criança desaparecida foram retomadas esta terça-feira de manhã, depois de terem sido suspensas por volta das duas da madrugada. Decorrem no mar e em terra com meios reforçados.
SV, ZAP

Hora de Fecho: Banco do futuro tem rodas e robôs. E é mais barato

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FACT CHECK 
Começou por ser uma medida de "neutralidade fiscal": imposto subia para compensar menos receita no IVA. Mas já é mais que isso. Descida só se o Estado não perder. Benefícios fiscais ainda não há.
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 
Numa publicação na sua página de Facebook, o ministro da Cultura nega ter tido qualquer influência na contratação do filho Mário para funções na Câmara de Lisboa. "Os meus filhos não têm privilégios".
ORÇAMENTO 2016 
Não há espaço para consensos de regime. A garantia é de José Matos Correia, vice-presidente do PSD, que fechou a "porta" a qualquer entendimento com o PS. Orçamento do Estado para 2016 incluído.
ENCONTRO 
O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber hoje às 15h00 o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Queluz, disse à Lusa fonte do gabinete do futuro chefe de Estado.
PARLAMENTO 
A prevenção da corrupção é bandeira comum nos tempos que correm e Portugal ainda tem caminho a fazer, dizem os especialistas. Mas em comparação com os outros países? Somos mais permissivos ou não?
BUSCAS 
Uma criança de 19 meses foi resgatada, mas morreu no local, outra de 4 anos está desaparecida e a mãe está no hospital. O caso está a ser investigado pela PJ. Proteção de menores seguia o caso.
TRIBUNAL EUROPEU DOS DIREITOS DO HOMEM 
Em 2012, a Justiça portuguesa retirou sete filhos a Liliana Melo, que durante quase três anos esteve impedida de ver as crianças. O tribunal europeu já lhe dera razão uma vez, agora voltou a dar.
UBER 
No dia em que 2 motoristas da Uber tiveram de receber tratamento por agressão, no Porto, o Tribunal de Lisboa condenou o taxista que danificou vários veículos ao serviço da 'app' em dezembro.
CANCRO 
A técnica consiste em modificar as células T de forma a que possam atacar as células tumorais. Os resultados iniciais são promissores, mas a toxicidade ainda é elevada.
RESTAURANTES 
Por estas bandas, quando se ouve falar em Irão não se pensa em comida. Mas isso pode mudar: em poucas semanas abriram dois restaurantes iranianos, de cozinha persa, em Lisboa. Conheça-os.
Opinião

Maria João Avillez
Sim, mais impopular que Vítor Gaspar é impossível. Paciência. Daqui a uns anos, quando de novo cumprirmos a tradição e entrarmos em estado de necessidade, falamos (já que nunca tivemos outra vida).

Laurinda Alves
Num país com 56 mil organizações sociais e mais umas 20 mil iniciativas público-privadas de resposta a problemas sociais, contam-se pelos dedos das mãos o número de projectos de prevenção ao suicídio.

José Conde Rodrigues
Mais do que combater o mal em abstrato (a desigualdade em abstrato) é fundamental evitar cada mal em concreto (reduzir desigualdades que afetam a integridade humana e o respeito pela sua consideração)

Paulo de Almeida Sande
Por vezes sentimos isso. Pensamos neles. Mas às vezes, outras vezes, reflectimos sobre o futuro do quarto poder. A independência dos jornais é atributo fundamental dos regimes livres.

Alexandre Homem Cristo
Ou o ministro da educação não planeia cumprir o seu orçamento, ou não planeia cumprir as suas promessas. Seja uma ou seja outra, o OE2016 para o ensino básico e secundário parece não bater certo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Carro onde seguia criança desaparecida teria carta de despedida

Mãe e duas filhas caíram ontem à água na praia da Giribita. Progenitora foi resgatada e uma das filhas morreu no local. A outra continua desaparecida.

DR
Ainda está por encontrar uma menina de quatro anos que desapareceu ontem à noite, depois de o carro onde seguia, com a mãe e a irmã, ter caído nas águas da praia da Giribita, em Caxias.

Avança a TVI que na viatura estaria “uma carta de despedida inacabada”. A mesma fonte adianta também que o casal estava a atravessar um processo de divórcio litigioso e que a mãe das crianças teria uma depressão diagnosticada.
Recorde-se que a mãe sobreviveu e foi transportada de imediato para o hospital com sinais de hipotermia. Uma das crianças foi encontrada, já sem vida, momentos depois da ocorrência, tendo sido o óbito declarado logo no local.
Está por encontrar a outra filha do casal, uma menina com quatro anos de idade. Na noite de ontem, o Notícias ao Minuto falou com o capitão do Porto de Lisboa, que dava conta do início das operações de busca, que foram entretanto retomadas esta manhã.
Sem sucesso, as operações de salvamento que tiveram início às 7h30 foram suspensas por volta das 12h30 devido a um incidente com um dos operacionais. As mesmas serão retomadas às 15h00, que é o período de maré baixa.
No local estiveram duas embarcações da Polícia Marítima, uma corporação de bombeiros, o serviço municipal da Proteção Civíl e ainda um grupo de mergulhadores da Polícia Marítima.

6 errores de un blogger novato


by Yesica Flores
Si has decidido comenzar un blog ten mucho cuidado, ya que si bien es una actividad sin riesgo, cuando caes en alguno de estos 6 errores de un blogger novato estas condenado a tu blog a una terrible fatalidad: que te desanimes y lo abandones.
Escribir un blog no es difícil, pero requiere dedicación, tiempo, esfuerzo y profesionalización; por eso es muy importante que cuides desde que inicias todos los aspectos de tu bitácora en línea.
Teniendo en cuenta estos aspectos, o mejor dicho, los 6 errores de un blogger novato podrás superar la curva del primer año de vida y posicionar a tu blog en la web.

blogging post
6 errores de un blogger novato

1. No documentarse, informarse o leer.
Ya sé, bloguear no es igual a periodismo, pero la brecha que divide a estos dos aspectos de la comunicación será cada vez mayor si los bloggers de ahora no se preocupan por informar con conocimiento de causa.

2. Abrir un blog esperando a ser famoso y millonario inmediatamente.
Muchas personas creen que por abrir un blog, eso será su llave a la fama, el estrellato y a lluvias de dinero; en realidad eso no pasa, ni siquiera con blogs establecidos por muchos años con un nivel significativo de visitas.
Abre un blog porque te gusta escribir.

3. Abrir un blog pensando que es un hobbie.
Este punto se encuentra en el lado opuesto de la razón anterior, y si bien podría pensarse que es un hobbie, cuando abres un blog pensando que escribirás algo cuando tengas tiempo libre, ganas e inspiración, eso se traduce en que sube un post cada 4 meses que nadie quiere leer.

4. Dejar de actualizar tan seguido.
La constancia es la clave del éxito, pero además, si te propones actualizar muchos contenidos de calidad de forma continua, eso se traduce en mayor relevancia en la web.

5. No tomarse las cosas con seriedad.
Si crees que porque es la web y no importa nada de lo que hagas en ella y le quitas la seriedad a tu proyecto, nadie más lo hará.

6. Que tu blog sea tu egoteca.
No digo que no se trate de ti, pero encuentra un equilibrio entre tu ego y la información de interés que ahí públicas.

SMART TVS DA SAMSUNG PODEM ESTAR A GRAVAR AS SUAS CONVERSAS


 
Todos os produtos que usamos na internet têm Termos e Condições de Uso e Privacidade, mas, diga-se, quase ninguém os lê tudo antes de confirmar a adesão a um serviço online.
Mas Parker Higgins, activista da Electronic Frontier Foundation, não faz parte deste grupo e, divulgou agora um dado bastante preocupante em relação às Smart TVs da Samsung.
Na sua conta do Twitter, Higgins revela que a política de privacidade da companhia sul-coreana alerta os seus consumidores para não terem conversas sobre temas pessoais em frente aos televisores inteligentes Samsung.
Por favor, tenha cuidado ao proferir palavras que incluam informações sensíveis ou pessoais, informações que poderão estar entre os dados recolhidos pelo Sistema de Reconhecimento de Voz do seu televisor e transmitidos a terceiros  para processamento”, dizem os termos da Samsung.
O cenário, realça Parker Higgins, é muito semelhante ao descrito em 1984, a novela distópica do escritor britânico George Orwell, na qual os cidadãos eram todos vigiados através de televisores gigantes, obrigatórios em todas as casas e que nunca podiam ser desligadas.
A grande questão é que os Termos, da forma como estavam redigidos, soavam algo sinistros – e deixavam ainda mais dúvidas.
Afinal, que terceiros podem receber os registos de voz dos clientes da Samsung? E por que são feitos registos gravados, quando a única função dos comandos de voz é a activação de uma função do aparelho?

Samsung esclarece e actualiza a Política de Privacidade

Num comunicado divulgado no passado dia 10, a Samsung informa que o reconhecimento de voz funciona com dois microfones.
Um dos microfones está embutido na TV e serve para responder a simples comandos de voz – para mudar de canal ou aumentar o volume, por exemplo – e nenhum dado fica armazenado.
O outro microfone está dentro do controlo remoto do televisor, e “requer interacção com o servidor porque é usado para a pesquisa de conteúdo”, informa a empresa, dando como exemplo a pesquisa de um programa de TV ou de um filme específico.
A companhia esclarece que o parceiro que recebe os dados registados no servidor é, actualmente, a Nuance Communications, responsável por converter os comandos de voz em texto e por oferecer outros recursos aos clientes.
Além disso, a empresa lembra que fica ao critério do utilizador activar ou não o sistema de reconhecimento de voz – o que, convenhamos, não liberta a Samsung da responsabilidade de estar a recolher dados privados sem eventual consciência dos clientes.
Para acabar com as dúvidas, a Samsung actualizou o artigo sobre reconhecimento de voz na sua política de privacidade.
As coisas ficaram mais claras, mas não necessariamente melhores.
Na realidade, a Samsung clarifica agora a identidade dos “terceiros”, mas informa também os clientes de que “pode recolher e gravar comandos de voz e textos associados” para lhes oferecer funções de reconhecimento de voz e “melhorar essas funções”.
Será que o sistema reconhece o som de muito obrigado, mas não?

PASSADIÇOS DO PAIVA REABRIRAM ESTA SEGUNDA E JÁ TÊM 2 MIL RESERVAS ATÉ ABRIL


 
passadicosdopaiva.pt
-
Os passadiços do Paiva reabriram esta segunda-feira ao público, depois do incêndio que em setembro do ano passado destruiu uma parte do percurso.
A reabertura do famoso percurso, que em setembro do ano passado foi destruído por um incêndio, estava prevista para o sábado passado mas acabou por ser adiada devido ao mau tempo.
Esta segunda-feira foi o dia escolhido para reabrir finalmente o percurso e, apesar do baixo número de visitantes, a situação a longo prazo prevê-se bastante positiva.
De acordo com a agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias, já há 700 portadores de cartões de livre-trânsito e mais de duas mil reservas até abril, sobretudo para os fins-de-semana, para o percurso que agora tem um limite de 3500 visitantes por dia.
“Esta semana ainda temos poucos visitantes, mas isso é normal, considerando que as pessoas decidem comprar bilhete mais nas vésperas do fim de semana, que é quando temos maior procura”, disse Margarida de Belém, vice-presidente da Câmara de Arouca, à Lusa.
“Mas já temos 700 pedidos para emissão do cartão [de livre-trânsito] para residentes e esse processo está a correr muito bem”, declara.
“Além disso, como os bilhetes podem ser comprados com três meses de antecedência, já temos mais de 2.000 reservas até abril, com uma forte procura para o domingo antes do 25 de Abril”, acrescenta.
Segundo a agência noticiosa, uma outra data que está também a ser muito requisitada é o dia 24 de abril, isto porque, além de estar no fim-de-semana prolongado, coincide com o Paiva Fest, um festival local dedicado a desportos de água.
Outro dado que aponta para o sucesso dos passadiços é o facto de a autarquia estar a “registar muitos pedidos de visita por parte de operadores turísticos”, algo que ainda só não se traduziu em bilhetes porque “esses processos estão a ter acompanhamento em ‘backoffice’” pelos técnicos da Câmara.
Relativamente às mudanças introduzidas no percurso, a autarca garante que mesmo para quem já conhece poderá agora descobrir “elementos valorativos muito significativos”.
“O aspeto mais marcante é a escadaria que veio substituir aquele percurso de um quilómetro em caminho florestal a seguir à Praia do Areinho, que não se coadunava com a experiência proporcionada pelo restante trajeto e inviabilizava que o usufruto da zona se verificasse com a mesma qualidade quer fosse verão ou inverno”, explica.
A escadaria acrescentou ainda mais degraus ao passadiço mas também acaba por “reforçar a qualidade da visita, tanto pelo seu conforto como pela qualidade da paisagem, com sobreiros, blocos rochosos graníticos”.
Além disso, a vice-presidente destaca ainda a criação dos parques de estacionamento em ambas as extremidades do trajeto, cada um com cerca de 400 lugares disponíveis.
ZAP

AQUILO QUE COMEMOS AFECTA OS NOSSOS GENES


 


iStock
Nunca a expressão “somos o que comemos” fez tanto sentido. Uma investigação científica comprova que a comida que ingerimos influencia os nossos genes.
Esta investigação, publicada no jornal científico Nature Microbiology, constatou que quase todos os nosso genes podem ser influenciados pela comida que ingerimos.
A equipa internacional de investigadores liderada por Markus Ralser da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisou o processo do metabolismo a partir de células de levedura.
A levedura é mais fácil de manipular do que organismos de maiores dimensões e dispõe de um sistema genético e celular idêntico ao dos animais e dos humanos, o que explica a escolha dos investigadores, conforme se justifica no comunicadodivulgado pela UC.
Para avaliarem como é que o metabolismo, ou seja, a transformação da comida em energia por parte das células, afectava os genes nas células de levedura, os investigadores manipularam as reacções metabólicas geradas pelo processo bioquímico.
“Quase nove em dez genes e os seus produtos foram afectados por mudanças no metabolismo celular”, notaram os cientistas.
“O metabolismo celular joga um papel muito mais dinâmico nas células do que pensávamos antes. Quase todas as células de um gene são influenciadas pelas mudanças dos nutrientes a que têm acesso. De facto, em muitos casos, os efeitos foram tão fortes que, mudar o perfil metabólico de uma célula fazia com que os genes se comportassem de uma forma completamente diferente“, explica Markus Ralser.
“A visão clássica é de que os genes controlam como os nutrientes são partidos em moléculas importantes, mas mostrámos que o oposto é também verdade: a forma como os nutrientes se partem afecta como os nossos genes se comportam“, esclarece ainda o investigador.
Conhecer o genoma de uma pessoa – a sua impressão de ADN – não dá assim, todo o quadro relativamente ao seu organismo.
Os genes podem sofrer alterações e a rede do metabolismo pode também interferir na sua regulação, através das reacções bioquímicas que ocorrem dentro do organismo em função dos açúcares, aminoácidos, ácidos gordos e vitaminasgerados pela comida que ingerimos.
As conclusões retiradas do estudo podem ter implicações no domínio da pesquisa quanto à forma como reagimos a certos medicamentos e explicar porque é que alguns funcionam com umas pessoas e não funcionam com outras.
ZAP

OS CIENTISTAS JÁ SABEM COMO “APAGAR” MEMÓRIAS DOLOROSAS


 
Eternal Sunshine for the Spotless Mind / Momentum Pictures
-
Os cientistas descobriram que as nossas memórias não são tão permanentes como acreditávamos, o que nos coloca a um passo de consegui alterar o que nos lembramos.
Todos nós temos memórias más que são difíceis de esquecer, e que podem continuar a assombrar-nos, levando a estados de ansiedade, fobias e stress pós-traumático. Apagar ou alterar memórias parece fazer parte apenas da ficção científica – como se explorou em filmes como “Eternal Sunshine of the Spotless Mind” e “Total Recall” – mas pode estar prestes a tornar-se realidade.
Graças aos avanços na tecnologia de digitalização neurológica ao longo das últimas décadas, investigadores já descobriram como apagar, alterar ou até mesmo implantar falsas memórias - não apenas em animais, mas também em seres humanos.
Algumas substâncias que refazem as ligações no nosso cérebro para esquecermos as partes más das memórias já estão no horizonte, como mostra o documentário da PBS “Memory Hackers”.

As memórias não são permanentes

Para perceber como é que isto é possível, é preciso compreender como as memórias se formam e são mantidas vivas nos nossos cérebros.
No passado, os cientistas pensavam que as memórias eram armazenadas num local específico, como um arquivo neurológico. Hoje, já se sabe que cada memória é “trancada” em ligações por todo o cérebro.
Uma memória é formada quando as proteínas estimulam nossas células cerebrais a crescer e formar novas ligações, literalmente religando circuitos nas nossas mentes.
Quando isso acontece, a memória é armazenada na sua mente e fica lá. Ocasionalmente, refletimos sobre ela ou a revisitamos.

Visitar uma memória é amolecê-la

O que muitas pessoas não percebem é que essas memórias não são estáveis. Cada vez que revisitamos uma memória, esta se torna novamente maleável, e pode ficar mais forte e mais viva do que antes.
Este processo é conhecido como reconsolidação, e explica porque é que as nossas memórias às vezes mudam um pouco ao longo do tempo.
Por exemplo, se teve um acidente de mota, cada vez que se lembra do assunto e se chateia está a reforçar as ligações entre a memória e emoções como o medo e a tristeza. Eventualmente, apenas o pensamento de uma moto pode ser suficiente para deixá-lo estarrecido.
Pelo contrário, também uma memória traumática pode tornar-se motivo de riso anos mais tarde.
O processo de reconsolidação é muito importante precisamente porque é o ponto no qual os cientistas podem intervir nas nossas memórias.
O estudo sugere que as memórias podem ser manipuladas porque agem como se fossem feitas de vidro, existindo num estado maleável enquanto estão a ser criadas, antes de se tornarem sólidas. Quando uma memória é recordada, contudo, ela funde-se novamente e pode ser alterada antes.

Na prática

Vários estudos têm mostrado que bloquear uma substância química chamadanorepinefrina, os investigadores podem “amortecer” memórias traumáticas, impedindo-as de ser associadas com emoções negativas.
Trata-se de uma substância envolvida na resposta de luta ou fuga do nosso organismo, responsável por desencadear sintomas como suor nas mãos e coração acelerado.
No final do ano passado, investigadores da Holanda conseguiram retirar o medo de aranhas de pessoas com fobia, usando um medicamento chamado propanolol para bloquear a norepinefrina.
Dois de três grupos viram uma tarântula num frasco de vidro para acionar as suas memórias de medo de aranhas, e receberam em seguida propranolol ou placebo. O terceiro grupo simplesmente recebeu propranolol.
Ao longo dos meses seguintes, os grupos que receberam placebo ou propranolol sem serem expostos a uma aranha não mostraram nenhuma mudança nos seus níveis de medo, enquanto o grupo que acionou a memória e recebeu a droga foi capaz de tocar a tarântula ao fim de alguns dias. Em três meses, o medo tinha desaparecido.

Trauma

A mesma droga também foi testada em 2007 em vítimas de trauma. Os participantes receberam ou propranolol ou um placebo diariamente durante 10 dias, e foram convidados a descrever as suas memórias do evento traumático.
Os que receberam a droga não esqueceram a experiência, mas uma semana depois foram capazes de contá-la com muito menos stress.
Nos ratos, uma técnica semelhante foi utilizada para fazer os animais “esquecerem” que um som particular era associado a um choque eléctrico, enquanto outras memórias permaneceram intactas.
Até agora, devido às implicações éticas, os investigadores ainda não tentaram explicitamente excluir uma memória totalmente em seres humanos.
No entanto, os indícios sugerem que isso é possível, com a combinação certa de medicamentos e exercícios de revisitação da lembrança.

ENGENHEIROS DESCOBREM COMO CAPTAR ENERGIA DO VENTO A PARTIR DE ÁRVORES


 

SXC
-
Um estudo realizado por engenheiros norte-americanos propôs uma plataforma de captação de energia que explora as ressonâncias internas naturais das árvores para gerar tensão suficiente para ligar sensores e sistemas de monitorização estrutural e capturar energia útil.
A recolha de energia elétrica a partir de vibrações ou outro tipo de tensão mecânica é fácil. Para conseguir piezeletricidade, por exemplo, basta submeter certos materiais cristalinos a um stress mecânico para que desenvolvam uma carga elétrica – um exemplo clássico é o isqueiro elétrico.
Um estudo realizado por engenheiros do Laboratório de Acústica e Vibrações de Ohio, nos Estados Unidos, pôs à prova um novo sistema piezelétrico. A ideia básica por trás da plataforma de captação de energia proposta pelos investigadores é a seguinte: explorar as ressonâncias internas naturais das árvores em pequenas florestas artificiais para gerar tensão suficiente para ligar sensores e sistemas de monitorização estrutural.
Basicamente, os investigadores querem usar o poder piezelétrico produzido pela flexão de uma árvore durante uma ventania. Mas como isso pode ser possível? De que forma é diferente de fazer girar um moinho de vento?
Os investigadores descobriram que é possível converter o intervalo relativamente aleatório de frequências de vibração em energia útil, explorando a frequência de ressonância natural de estruturas parecidas com as árvores. Essa frequência de ressonância pode ser imaginada como uma espécie de parede ou barreira que absorve e armazena as energias provenientes da vibração das frequências mais altas.
O artigo com as conclusões usa uma metáfora para explicar este tipo de frequência de ressonância: Imagine uma multidão andando numa ponte. Todos os peões estão a andar com frequências diferentes, mas alguns coincidem com a frequência de ressonância da ponte e, por isso, a frequência é amplificada. Neste caso, parte da energia criada pelos passos é capturada pela ponte devido à sua ressonância.
A constatação matemática inicial do estudo mostrou que é realmente possível capturar energia útil a partir do vento aleatório. Para os testes, os engenheiros utilizaram uma construção em formato de árvore, com pequenas vigas de aço embrulhadas em fluoreto de polivinilideno (PVDF), um material piezelétrico. Eles conseguiram produzir cerca de 2V durante os testes.
Este estudo é uma prova de conceito, ou melhor, uma refutação do pressuposto de que as vibrações do vento não podem ser convertidas. Não deveremos ver pequenas florestas de metal espalhadas pela cidade para captar energia e abastecê-las, mas ainda assim é uma ideia bastante boa.

Workshops que se vão realizar nas instalações do IPDJ – Aveiro.

Informação sobre diversos  workshops que se vão realizar nas instalações do IPDJ – Aveiro.
Estes workshops são promovidos peinformação sobre diversos  workshops que se vão realizar nas instalações do IPDJ – Aveiro.
Estes workshops são promovidos pela MD Form com o apoio do IPDJ.
Informações / inscrições: eneida.sardo@ipdj.pt – Tel. 234 403 100 ou aveiro@md-form.com – Tel. 234 386 407

Com os melhores cumprimentos

Jorge Cardoso

Direcção Regional do Centro
Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Loja Ponto JA - Aveiro
Rua das Pombas
3810 - 150 Aveiro
Tel: 234 403 100
Fax: 234 403 101
e-mail: jorge.cardoso@ipdj.pt
juventude.gov.pt       

 




03.03.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 29 de fevereiro 

Office – O que precisas de saber se procuras emprego

  • Dinâmica para levantamento de necessidades
  • Como criar um Curriculum em Word
  • Controle as suas despesas com Excel
  • Como criar um resumo curricular em Power Point
Objetivo: Identificar, caracterizar e utilizar, na ótica do utilizador, o Office, como suporte na procura de emprego

Formador: Fernando Miguel




 10.03.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 7 de março 

As redes sociais na procura de emprego

  • Conhecer as ferramentas e práticas que favorecem o êxito na procura de emprego;
  • Desenvolver uma estratégia sólida de procura de emprego;
  • Estratégias de Networking;
  • Otimização do LinkedIn;
  • Aspetos importantes na construção da Cover letter;
  • Otimização de palavras-chave no currículo.
Objetivo: Utilizar as redes sociais como estratégia na procura de emprego

Formador: Renato Souza



31.03.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 28 de março 

Empreendedorismo – Tempo de me reinventar

  • Ser empreendedor
  • Dinâmica de empreendedorismo
  • Apoios ao empreendedorismo
Objetivo: Identificar e analisar os elementos necessários para a constituição de um negócio.

Formador: Florbela Borges

14.04.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 11 de abril 

Plano de Marketing pessoal – Para onde quero ir?

  • Conhece-te a ti mesmo

  • Conhece as tuas forças e fraquezas

  • Conhece o teu mercado

  • Onde queres chegar?

  • Descobre como chegar

  • Controlo e ajuste de metas

Objetivo: Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing pessoal.
Formador: Nalini Silva
 la MD Form com o apoio do IPDJ.
Informações / inscrições: eneida.sardo@ipdj.pt – Tel. 234 403 100 ou aveiro@md-form.com – Tel. 234 386 407

Com os melhores cumprimentos

Jorge Cardoso

Direcção Regional do Centro
Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.
Loja Ponto JA - Aveiro
Rua das Pombas
3810 - 150 Aveiro
Tel: 234 403 100
Fax: 234 403 101
e-mail: jorge.cardoso@ipdj.pt
juventude.gov.pt       

 




03.03.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 29 de fevereiro 

Office – O que precisas de saber se procuras emprego

  • Dinâmica para levantamento de necessidades
  • Como criar um Curriculum em Word
  • Controle as suas despesas com Excel
  • Como criar um resumo curricular em Power Point
Objetivo: Identificar, caracterizar e utilizar, na ótica do utilizador, o Office, como suporte na procura de emprego

Formador: Fernando Miguel




 10.03.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 7 de março 

As redes sociais na procura de emprego

  • Conhecer as ferramentas e práticas que favorecem o êxito na procura de emprego;
  • Desenvolver uma estratégia sólida de procura de emprego;
  • Estratégias de Networking;
  • Otimização do LinkedIn;
  • Aspetos importantes na construção da Cover letter;
  • Otimização de palavras-chave no currículo.
Objetivo: Utilizar as redes sociais como estratégia na procura de emprego

Formador: Renato Souza



31.03.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 28 de março 

Empreendedorismo – Tempo de me reinventar

  • Ser empreendedor
  • Dinâmica de empreendedorismo
  • Apoios ao empreendedorismo
Objetivo: Identificar e analisar os elementos necessários para a constituição de um negócio.

Formador: Florbela Borges

14.04.2016 – 19:00-21:30 -> inscrições até 11 de abril 

Plano de Marketing pessoal – Para onde quero ir?

  • Conhece-te a ti mesmo

  • Conhece as tuas forças e fraquezas

  • Conhece o teu mercado

  • Onde queres chegar?

  • Descobre como chegar

  • Controlo e ajuste de metas

Objetivo: Identificar e analisar os pressupostos para a elaboração de um plano de marketing pessoal.
Formador: Nalini Silva