terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Trabalhadores do IPO distinguidos

Revista GQ atribui prémio «Herói Nacional» aos trabalhadores do IPO.
Os trabalhadores do Instituto Português de Oncologia (IPO) foram distinguidos com o prémio «Herói Nacional» na gala «Men of The Year Awards 2018», da revista GQ Portugal, que decorreu dia 17 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Na gala, o IPO fez-se representar por João Freire, médico oncologista, que agradeceu a distinção atribuída aos trabalhadores do IPO: «Embora alguns grupos profissionais, nomeadamente médicos e enfermeiros, possam ser mais notórios no tratamento do cancro, todos os profissionais do IPO, em equipa, são indispensáveis: técnicos de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, assistentes técnicos, auxiliares, entre outros. Com frequência são eles que estão mais perto do utente, no acolhimento, nas análises, nos tratamentos, no internamento.»
No discurso de agradecimento, o médico do IPO deixou claro que só o esforço e a dedicação dos trabalhadores têm permitido vencer os desafios da modernidade nos tratamentos, nos procedimentos, na organização, na informatização crescente, no aumento da atividade.
Para João Freire, o principal desafio que se tem colocado aos profissionais do IPO «é conseguirem todos os dias, e apesar das limitações, darem um pouco mais de si na ajuda aos doentes e famílias durante a difícil caminhada que é confrontar a doença oncológica.» No final, João Freire também agradeceu a todos os trabalhadores do IPO, «que merecem de facto este reconhecimento público».
De acordo com José Santana, diretor da GQ Portugal, «este prémio reconhece o altruísmo e a abnegação da força humana do IPO em prol dos doentes e das famílias.»


Cartaz para divulgação do nosso Passeio Natalício Solidário que decorrerá no dia 15 de Dezembro pelas 15h, sendo que o mesmo encontra se em anexo.
O link para as inscrições é

Participem!

Bengalisboa Project

Comissão Europeia destaca iniciativa do ACES Lisboa Central.
O site europeu da Integração de Migrantes, plataforma da Comissão Europeia que divulga informação e boas práticas nesta área, destaca o Bengalisboa Project, uma iniciativa promovida pela Unidade de Saúde Familiar da Baixa, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Central.
bengalisboa Community Health Project é um projeto de saúde comunitária criado em 2016, com o objetivo de melhorar os cuidados de saúde prestados à comunidade imigrante do Bangladesh residente na cidade de Lisboa.
O projeto surgiu da iniciativa de dois médicos portugueses que, em colaboração com a Junta de Freguesia de Arroios e o ACES Lisboa Central, identificaram a comunidade do Bangladesh como sendo a comunidade imigrante socialmente mais necessitada.
Com este projeto pretende-se estabelecer uma ponte entre a população proveniente desse país e os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, atenuando as barreiras culturais e linguísticas existentes no acesso aos cuidados de saúde e promovendo um ambiente de cuidados transculturais com empatia, curiosidade e respeito mútuos.
Para saber mais, consulte:

Cirurgia pioneira em Portugal

Ortopedia pediátrica do CHULC realiza intervenção inovadora.
O Serviço de Ortopedia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), realizou, no dia 20 de novembro, uma cirurgia inovadora de colocação de um implante intramedular mecatrónico (Fitbone).
Este é o primeiro implante a ser colocado, em Portugal, numa criança de 11 anos, para alongamento do membro inferior esquerdo.
A técnica apresenta inúmeras vantagens, em comparação com a utilizada até ao momento, permitindo a correção de deformidades e encurtamentos dos membros de forma mais rápida, eficaz e menos traumática para o paciente. Realiza-se, exclusivamente, no interior do osso, não envolvendo qualquer ferida para o doente (com exceção da necessária à colocação do mesmo), minimizando, assim, o risco de infeção durante o alongamento, iniciando precocemente as atividades diárias e melhorando a qualidade de vida e segurança da criança.
Esta tecnologia permite, em situações que até alguns anos atrás envolviam a utilização de fixadores externos, proceder ao alongamento dos membros mediante a colocação na cavidade medular de uma cavilha de alongamento através da realização de uma cirurgia minimamente invasiva, sendo este mecanismo, posteriormente, acionado externamente através de um dispositivo eletrónico de controlo.
A intervenção contou com a colaboração do Prof. Franck Accadbled, coordenador do Departamento de Ortopedia Pediátrica do Hôpital des Efants. em Toulouse. e da Enf. Nathalie Poussou, Enfermeira do Departamento de Ortopedia Pediátrica do mesmo hospital.

Coimbra | Centro de referência

Centro de Onco-Oftalmologia de Coimbra tratou 129 doentes.
O Centro de Referência Nacional de Onco-Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o único em Portugal nesta área, tratou 100 adultos e 29 crianças, através da técnica de braquiterapia episcleral.
Em comunicado, o diretor deste centro, Joaquim Murta, referiu que «Este marco dos cem doentes tratados impele-nos a continuar os objetivos de prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação, num contexto de formação, ensino, investigação, conhecimento científico e inovação, tentando ser tanto uma referência nacional como internacional.»
De acordo com o comunicado, a equipa multidisciplinar da Unidade de Tumores de Adultos do Centro Nacional de Referência «tem observado, tratado e seguido doentes com tumores intraoculares referenciados de todo o país, evitando assim a sua deslocação ao estrangeiro».
Já a equipa multidisciplinar da Unidade de Tumores de Crianças tratou 29 crianças com retinoblastoma, sendo 18 portuguesas e 11 oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. «Infelizmente, 80% das crianças são diagnosticadas em estádios avançados da doença, o que compromete a preservação da visão e do globo ocular, salientando a importância do diagnóstico precoce», realça Joaquim Murta.
O especialista refere que, por isso, foi iniciada uma campanha de sensibilização para o retinoblastoma, tendo como público-alvo os profissionais de saúde, nomeadamente os médicos de Medicina Geral e Familiar e os pediatras.
A iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral de Saúde, Comissão do Plano Nacional para as Doenças Oncológicas, Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos e Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
Joaquim Murta sublinha, ainda, que «além dos ganhos em termos económicos e sociais, para o Serviço Nacional de Saúde e para o doente, este Centro orgulha-se de apresentar resultados clínicos sobreponíveis aos dos melhores centros internacionais».
Fonte: Lusa

Tratamento inovador em Coimbra

CHUC realiza tratamento cardíaco através da pele.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou esta segunda-feira, dia 19 de novembro, ter realizado, pela primeira vez na região centro, um tratamento percutâneo (através da pele) de correção de insuficiência de uma válvula do coração.
De acordo com comunicado do CHUC, a Unidade de Intervenção Cardiovascular (Unic) do serviço de cardiologia efetuou «a correção da insuficiência valvular mitral severa em dois doentes que não eram candidatos cirúrgicos, utilizando para o efeito uma implantação não cirúrgica de um novo dispositivo».
Denominado MitraClip, o dispositivo é «uma pequena prótese cardíaca, introduzida através de uma picada na pele, que prende os folhetos da válvula mitral, reduzindo assim de forma significativa a insuficiência valvular».
Um estudo recentemente publicado refere que o procedimento em doentes selecionados com insuficiência cardíaca, representa, após 24 meses, uma redução de 47% do número de hospitalizações e de 38% da mortalidade. O estudo em causa, citado pelo CHUC, incluiu 614 doentes (302 pacientes com MitraClip e 314 com o melhor tratamento médico farmacológico atualmente disponível).
A Unic é um «centro de treino nacional e internacional em intervenções cardíacas estruturais e intervenções coronárias complexas por via percutânea, contando com várias ações formativas ao longo de todo o ano». De acordo com o CHUC, «esta unidade conta com quatro salas de intervenção e, a partir do próximo ano, contará também, a partir de 2019, com uma sala híbrida no serviço de cirurgia cardíaca». A sala híbrida, com capacidade para fazer intervenções cirúrgicas cardíacas e intervenções percutâneas em simultâneo, será a primeira do país.
Fonte: Lusa

Novo cartão de emergência

Documento melhora comunicação com autoridades e emergência médica.
Para melhorar o processo de comunicação com as autoridades e serviços de emergência médica, a Associação Safe Communities Portugal desenvolveu um cartão de identificação de emergência dirigido a turistas e residentes estrangeiros em Portugal, mas que poderá ser utilizado por qualquer cidadão nacional.
O Cartão de Emergência não substitui um documento de identificação oficial, mas pretende funcionar como uma fonte de informação adicional que contém dados específicos como medicação, alergias, doenças atuais ou até informação sobre as autoridades dos países de origem dos cidadãos, para situações em que se revele necessário estabelecer um contacto direto.
Em colaboração com a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Associação Safe Communities Portugal pretendeu, desta forma, dar resposta a uma necessidade identificada pela comunidade estrangeira em Portugal, disponibilizando num único documento dados pessoais e de saúde que podem ser úteis às equipas médicas e às autoridades numa situação de emergência.
O documento está disponível para download nas páginas na internet da Safe Communities Portugal, do INEM e das Forças de Segurança, e vai ser dado a conhecer às comunidades estrangeiras em Portugal através das respetivas embaixadas.
Os cidadãos interessados podem descarregar o cartão em formato pdf nas páginas destas instituições, preencher com os dados que entenderem adequados, recortar e plastificar o documento para que possa estar sempre na sua posse.
Para saber mais, consulte:

Sarampo em Portugal

Número de casos na região de Lisboa sobe para 15.
O número de casos confirmados de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo subiu para 15, entre eles duas crianças, de acordo com declarações da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas.
Cinco casos confirmados são no concelho de Oeiras, todos adultos, os restantes dez confirmados, entre eles duas crianças, são no concelho de Cascais. Neste concelho há, ainda, três casos notificados.
A Diretora-Geral da Saúde informou que «a situação evolui dentro do esperado nestas circunstâncias», sendo que, entre os casos confirmados, um adulto encontra-se internado e clinicamente estável.
A Direção-Geral da Saúde relembra que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra, e os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.
Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal.
Fonte: Lusa

Semana do Teste VIH | Hepatites

Semana assinala-se de 23 a 30, com testes gratuitos, rápidos e anónimos.
Comemora-se, de 23 a 30 de novembro, a Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites 2018. O objetivo da semana  é consciencializar mais pessoas para o seu estatuto serológico para o VIH e hepatites C e B,  e aumentar o diagnóstico precoce através da realização de rastreios para estas infeções.
Em Portugal, a iniciativa é organizada pelo GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e pela Rede de Rastreio Comunitária. Ao longo desta semana, é possível fazer o teste de VIH e hepatites virais em 33 locais, geridos por 18 organizações da sociedade civil. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.
Criada em 2013 pelo HIV in Europe, esta iniciativa, em que participam cerca de 700 organizações de base comunitária e instituições públicas e privadas a nível europeu, faz um apelo à comunidade para que reúna esforços durante uma semana e sensibilize a população sobre as vantagens do rastreio e de se conhecer o estatuto serológico para a infeção pelo VIH e hepatite B e C, tendo por lema «Testar. Tratar. Prevenir».

Lisboa +55

DGS assina protocolo no âmbito da prática desportiva.
No próximo dia 27 de novembro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) vai assinar um protocolo de colaboração, no âmbito do programa Lisboa +55, com a Câmara Municipal de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Esta cerimónia vai realizar-se pelas 11h30m, na Sala de Exposições dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.
Sobre o programa Lisboa +55
É um programa regular de atividade física e saúde, dirigido a todos os residentes em Lisboa com 55 ou mais anos, que pretendam melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar, incentivando à adoção de um estilo de vida mais ativo, mais saudável, orientado por profissionais de desporto, saúde e nutrição.
Tem a duração de 10 meses e desenvolve-se em 3 módulos:
  • Atividade física – Caminhada, Dança, Fitness, Hidroginástica, Pilates, Yoga e Tai Chi
  • Nutrição – Consulta de nutrição e aconselhamento nutricional
  • Literacia e educação em estilos de vida saudáveis – Sessões de sensibilização sobre diferentes temas para grupos
É gratuito, no primeiro ano de inscrição, e decorre em diversos locais da cidade.

Saúde na Europa | Estatísticas

Portugal entre os países com maior esperança de vida à nascença.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou hoje o seu relatório anual sobre a saúde – «Health at a Glance» no qual Portugal está entre os países europeus com maior esperança de vida à nascença, mas as mulheres portuguesas são das que apresentam maior percentagem de anos vividos com pouca saúde ou limitações físicas.
Portugal surge ligeiramente acima da média europeia quanto à esperança de vida à nascença, que, em 2016, se situava em 81,3 anos (mais três meses que a média).
Como na generalidade dos países, em Portugal as mulheres apresentam valores mais elevados de esperança de vida à nascença (84,3 anos). Contudo, quase um terço dos anos vividos pelas mulheres em Portugal são-no com limitações de saúde.
Aos 65 anos, as mulheres portuguesas têm uma esperança de vida ainda de 21,8 anos, mas 71% deles serão vividos com limitações.
É uma das percentagens mais altas de anos vividos com limitações físicas do conjunto de 28 países da União Europeia, cuja média é de 53% de anos de vida com menos saúde a partir dos 65 anos.
No caso dos homens, aos 65 anos os portugueses apresentam uma esperança média de vida de mais 18 anos, sendo que 57% serão vividos com limitações físicas ou de saúde, quando a média europeia é de 46%.
Novos casos de cancro na União Europeia – Portugal surge com uma estimativa de incidência abaixo da média
As estatísticas hoje divulgadas indicam que o número de novos casos de cancro na União Europeia deve chegar este ano aos três milhões, com Portugal a ter uma das mais reduzidas incidências, mas ainda assim a ultrapassar os 50 mil novos casos de doença oncológica.
A OCDE aponta para uma estimativa de novos casos de cancro este ano em Portugal de 492 por 100 mil habitantes, ultrapassando assim os 50 mil novos casos. Esta previsão está alinhada com as estimativas divulgadas em setembro pela Agência Internacional para a Investigação do Cancro, que apontava que o número de novos casos de cancro em Portugal ultrapassará este ano os 58 mil, com as mortes por doença oncológica a ascenderem a quase 29 mil.
No relatório da OCDE, em termos de taxa de incidência, estima-se que a média europeia se situe nos 569 novos casos por 100 mil habitantes.
Portugal surge com uma estimativa de incidência para este ano abaixo da média, com 492 casos por 100 mil pessoas, sendo um dos quatro países com incidência mais baixa na totalidade dos novos casos de doença oncológica, a par com Áustria, Bulgária e Roménia. No lado oposto, com mais incidência surgem a Hungria, a Irlanda, a Dinamarca e a Bélgica.
A incidência é estimada com base nos novos casos registados em cada ano, tendo em conta a população por país, mas para efeitos comparativos a OCDE diz que há que ter em conta a diferença nos sistemas de registo e na qualidade da vigilância da doença oncológica em cada país.
Os dados revelam que, em 2015, morreram na União Europeia mais de 1,3 milhões de pessoas de doença oncológica, sendo a segunda causa de morte, depois das doenças cardiovasculares.
Esta nova edição do Health at a Glance apresenta os dados mais recentes, comparáveis entre os Estados-Membros da organização, designadamente sobre o estado de saúde das populações, o acesso aos cuidados de saúde, a qualidade dos cuidados prestados e o desempenho dos sistemas de saúde.
Fonte: Lusa

Teste do pezinho

Mais 1.320 nascimentos nos primeiros 10 meses de 2018.
O número de bebés nascidos nos primeiros dez meses deste ano aumentou em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo pelo menos 72.805 bebés, segundo dados do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como «teste do pezinho». O número representa um crescimento de 1.320 face a igual período de 2017.
Coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética, este programa cobre a quase totalidade de nascimentos, sendo um indicador relativo à natalidade em Portugal, embora o teste não seja obrigatório.
Entre janeiro e o final de outubro de 2018 foram estudados 72.805 recém-nascidos, mais 1.320 face ao período homólogo de 2017, em que se analisaram 71.485 bebés.
O maior número de testes foi realizado no distrito de Lisboa, com 21.595 testes realizados, seguido pelo Porto com 13.048. O local com menos nascimentos terá sido Bragança, com 496 testes realizados.
O «teste do pezinho» é realizado a partir do terceiro dia de vida do recém-nascido, através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança, e permite diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são muito difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.

Resistência aos antimicrobianos

Consumo de antibióticos diminuiu nos hospitais e em ambulatório.
O consumo de antibióticos em meio hospitalar baixou 4,96% entre 2013 e 2017, segundo dados divulgados ontem, dia 19 de novembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), que revelam também uma descida do consumo destes medicamentos em ambulatório.
«O consumo global de antimicrobianos em meio hospitalar reduziu-se, entre 2013 e 2017, 4,96% [de 1,64 DHD (Doses Diárias Definidas por 1.000 habitantes) para 1,53DHD]», indicam os números da DGS. Esta baixa deve-se, essencialmente, à redução do consumo de antibióticos da classe das quinolonas (-29,58%) e aminoglicosídeos (-19,43%), refere o relatório anual do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA).
Relativamente aos consumos em ambulatório (os que ocorrem nos serviços de urgência, serviços de atendimento permanente, cuidados de saúde primários, cuidados continuados integrados e consultórios privados), o consumo baixou para 20,3 DHD em 2017, correspondendo assim de forma idêntica ao resultado obtido em 2014.
A diretora do PPCIRA, Maria do Rosário Rodrigues, afirmou que «os números estão a diminuir porque têm sido feitos esforços nesse sentido». Apontou como «pilares da área de controlo de infeção», os programas de apoio à prescrição de antibióticos na área dos hospitais e cuidados de saúde primários e as «precauções básicas de controlo de infeção» sobre as quais se tem vindo a insistir.
A bactéria «Staphylococcus aureus resistente à Meticilina» (MRSA), que provoca infeções muito difíceis de tratar, está «a diminuir paulatinamente», disse a responsável, explicando que esta bactéria provoca infeções da corrente sanguínea, infeções da pele e tecidos moles, pneumonias, infeções nos cuidados intensivos e neonatologia, «até porque este agente pode estar na pele».
Para a descida da MSRA, contribuíram as medidas conjuntas, a política de apoio de prescrição aos antibióticos, a insistência na higiene das mãos e das precauções básicas e a própria norma que saiu de rastreio e controlo da MRSA.
Já a bactéria «Klebsiella pneumoniae», que provoca pneumonias e infeções sanguíneas e do trato urinário, está em crescimento em Portugal e em outros países da Europa. Como razões para este aumento, apontou o uso elevado de antibióticos, que pode provocar mais resistências.
A prevenção destas infeções passa por medidas de controlo como o rastreio, a higiene do ambiente das unidades, a sinalização de doentes que surgem com infeções depois de terem sido tratados com antibióticos.
Fonte: Lusa

Terapêutica inovadora em Castelo Branco

ULS dispõe de dispositivo de fisioterapia único no distrito.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco divulga que adquiriu um dispositivo de fisioterapia «único no distrito: trata-se de um sistema de Biofeedback Eletromiográfico (bEMG) que permite a monitorização da atividade muscular, direcionado para a prática do fisioterapeuta, em âmbito da prevenção e reabilitação».
De acordo com a ULS, o uso do biofeedback aumenta a motivação e a participação ativa do doente, bem como o sucesso da intervenção e manutenção dos resultados. Através do constante biofeedback que o utente recebe, obtém-se uma melhoria mais rápida da função, diminuição do tempo de tratamento, assim como maiores níveis de motivação do utente. Tem como principais aplicações as áreas da fisioterapia músculo-esquelética, neurológica e uro-ginecológica.
Ao tornar possível a visualização em tempo real da contração de cada músculo, o doente recebe instantaneamente informação visual da contração que está a efetuar, eliminando/reduzindo assimetrias musculares e potenciando o trabalho do doente e do fisioterapeuta.
Esta terapêutica inovadora já se encontra desde o início do mês de novembro, ao dispor da população no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação – Fisioterapia, conclui a da ULS de Castelo Branco.

CHTMAD | Novo TAC

TAC651
Unidade Hospitalar de Chaves com novo equipamento.
Entrou em funcionamento, no Serviço de Imagiologia da Unidade Hospitalar de Chaves, um novo equipamento de tomografia axial computorizada (TAC).
Em comunicado, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) refere que este novo equipamento, além de ser uma plataforma mais evoluída e tecnologicamente mais avançada, permite estudos que o anterior TAC não conseguia realizar, nomeadamente angio-TC, entero-TC e colonoscopias virtuais.
Entre outras vantagens, este equipamento permite um diagnóstico mais rápido e com maior qualidade, expondo os utentes a menos radiação, e permitindo uma poupança de consumíveis e energia desta unidade hospitalar.
Devido aos investimentos realizados, desde o ano passado, no Serviço de Imagiologia da Unidade Hospitalar de Chaves, nomeadamente com a aquisição de um ecógrafo, a instalação de uma nova sala de raio-X digital e este novo TAC, o CHTMAD afirma que estamos perante a renovação da área imagiológica nesta unidade hospitalar.
Assim sendo, no início do próximo ano, e com a instalação da segunda sala de raio-X digital, estarão criadas as condições para que o parque tecnológico da Unidade Hospitalar de Chaves fique renovado por um período de dez anos.
O comunicado, o CHTMD acrescenta ainda que, no início de 2019, será também substituído o equipamento de endoscopia (gastroenterologia) nesta unidade.

Teleconsultas no SNS

Hospital de Évora inicia teleconsultas de cirurgia vascular.
O Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), está a realizar, desde outubro, consultas de cirurgia vascular, via telemedicina. As teleconsultas realizam-se, em tempo real, pelo médico especialista de Cirurgia Vascular do HESE, permitindo a observação, diagnóstico e orientação terapêutica dos doentes.
De acordo com João Albuquerque e Castro, médico responsável pela especialidade de cirurgia vascular do HESE, durante a consulta de telemedicina, o doente está acompanhado pelo seu médico de família. Faz-se assim uma consulta presencial, mas através de uma câmara, via telemedicina.
As consultas têm periodicidade quinzenal, prevendo-se o atendimento de seis utentes em cada dia de consulta.
A teleconsulta de cirurgia vascular está acessível a todos os utentes, através do médico de família, em todo o Alentejo. Esta tecnologia permite que o doente não se desloque ao Hospital, permanecendo na sua zona de residência e evitando a sua deslocação. Tendo em conta a dispersão da população residente no Alentejo, esta é mais uma das grandes vantagens desta nova consulta.

USF Beira Saúde

Entra em funcionamento, dia 26,  a primeira USF de Castelo Branco.
Entra em funcionamento,  no dia 26 de novembro, a primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) de Castelo Branco, a USF Beira Saúde.
Integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) Castelo Branco, a nova USF vai funcionar no primeiro piso do Centro de Saúde de S. Miguel, com o horário atendimento das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.
A USF consiste numa equipa multiprofissional constituída por médicos, enfermeiros e administrativos, que possuem autonomia funcional e técnica e que prestam cuidados de saúde primários personalizados.

USF Nautilus

corredor sala de espera pequeno
Nova USF garante resposta assistencial a 10.846 utentes da Figueira da Foz.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Nautilus, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, já entrou em atividade, garantindo resposta assistencial a 10.846 utentes.
A nova USF tem sede no Centro de Saúde da Figueira da Foz/Buarcos e um polo assistencial em Vila Verde. É constituída por 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 assistentes técnicos com e tem o  horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, a nova unidade conta com uma equipa disponível para prestar cuidados de saúde personalizados à população inscrita: consultas programadas, atendimento de situações de doença aguda em todo o horário de funcionamento, cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários. «A equipa da USF compromete-se a dar resposta a todas as solicitações, sejam de índole médica ou de enfermagem, no próprio dia».
Com a abertura da Unidade de Saúde Familiar Nautilus, passam a funcionar na área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego 22 USF, estando prevista, na próxima semana, o início de atividade de mais duas novas USF.
Com a abertura da 75.ª USF na região, a Administração Regional de Saúde do Centro reforça a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população, elevando-se os índices de bem-estar e saúde das comunidades, conclui a ARS Centro.

Carreira especial de enfermagem

grupo de medicos e enfermeiros
O Ministério da Saúde reuniu hoje, 20 de novembro, com as estruturas sindicais representativas dos enfermeiros (CNESE, FENSE, ASPE e SINDEPOR), tendo em vista a revisão da carreira especial de enfermagem.
Foi apresentada uma proposta que as estruturas sindicais agora irão analisar e que constitui a aproximação possível às reivindicações apresentadas, num contexto de sustentabilidade das contas públicas e de equidade social. Na proposta apresentada destaca-se, por um lado, a consolidação do enfermeiro especialista e, por outro, o reconhecimento da importância da gestão operacional de equipas pelo enfermeiro coordenador.
O processo negocial decorre com inteira normalidade, aguardando o Ministério da Saúde que os representantes dos profissionais considerem, na sua avaliação, o esforço adicional de negociação realizado por parte do Governo.

Gripe | Mais de 850 mil vacinados

Mais de 850 mil pessoas vacinadas gratuitamente desde 15 de outubro.
Mais de 850 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe gratuitamente, nas unidades de saúde ou em instituições como lares, unidades de cuidados continuados ou prisões, segundo estimativa da Direção-Geral de Saúde (DGS).
A vacinação contra a gripe em Portugal está em curso desde o dia 15 de outubro. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) adquiriu cerca de um milhão e 450 mil vacinas.
Estas vacinas são enviadas para Portugal em várias remessas e, neste momento, todas as doses destinadas ao Serviço Nacional de Saúde já estão distribuídas ou em distribuição pelas centenas de pontos de vacinação do SNS.
De acordo com DGS, entidade do Ministério da Saúde com atribuições nesta matéria, a vacinação mantém-se, de uma forma global, ininterruptamente desde o início e estima-se que já se tenham vacinado gratuitamente no SNS, mais de 850 mil pessoas nas unidades de saúde ou em instituições como os lares, as unidades de cuidados continuados ou as prisões.
A gripe é uma doença contagiosa que, habitualmente, se cura espontaneamente, mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos.
Os utentes  que pertençam aos grupos para os quais a vacina é gratuita, devem agendar a vacinação na sua unidade de saúde.
A Direção-Geral da Saúde recomenda: Vacine-se contra a gripe, preferencialmente, até final do ano.

Hora de Fecho: "A Internet precisa de mudar drasticamente" /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Mitchell Baker, responsável pelo Mozilla Firefox, diz ao Observador que "o Chrome já foi o melhor browser", mas agora não é. E que o único lucro que quer é "uma Internet melhor para as pessoas".
Candidata à JS declarou, no currículo entregue na CML, que tinha sido assessora na junta de Benfica. Presidente da junta e contrato desmentem informação. Begonha arrisca procedimento criminal.
O presidente chinês vai estar em Lisboa dois dias e pagou dois milhões de euros para fechar o Ritz pela primeira vez. Traz limusinas blindadas que obrigaram a alargar o portão da garagem do hotel.
Visita do Presidente Xi Jinping traz ao topo da agenda os milhões chineses que entraram nas empresas portuguesas. Quais são as contrapartidas? Um debate adiado que é preciso fazer, diz investigador.
O presidente chinês chegou a Lisboa durante a manhã desta terça-feira e a Segunda Circular esteve cortada durante algum tempo. Os constrangimentos ao trânsito vão manter-se durante quarta-feira.
O Eurogrupo chegou a um acordo sobre os próximos passos para reformar o euro, mas a divisão norte/sul continua a bloquear as questões mais importantes. A batata quente passou para o Conselho Europeu.
O primeiro-ministro francês anunciou ao país que o aumento dos impostos sobre os combustíveis, que está na origem dos tumultos no país, será suspenso durante seis meses. "Agora é tempo de diálogo".
O encontro entre o Paris Saint-Germain ao Montpellier, agendado para este sábado e a contar para a 17ª jornada do campeonato francês, foi adiado a pedido das autoridades e não tem data marcada.
Ativista Rafael Marques diz ter sido impedido de entrar no palácio presidencial de Angola apesar de ter sido convidado para uma audiência. E acusa o presidente de difundir informação falsa sobre ele.
"Espiritual" marca o regresso do músico aos álbuns, feito a partir do espaço que lhe serve sempre de inspiração: as duas margens do Douro. Foi por aí que acompanhámos Pedro Abrunhosa.
Ryan lidera o top da lista das estrelas de YouTube mais bem pagas de 2018 elaborada pela Forbes. A criança já tem mais de 17 milhões de seguidores e ganha cerca de 19,2 milhões de euros. 
Opinião

Rui Ramos
Os apelos do costume já não funcionam: nem o medo do “caos”, com que Macron tentou assustar os franceses; nem o medo do “fascismo”, com que as esquerdas se habituaram a inibir as direitas. E agora?
Laurinda Alves
Qualquer um de nós pode ficar tetraplégico hoje mesmo! E nenhum de nós quer ser obrigado a lidar com essa realidade e, ao mesmo tempo, ser forçado a sair de casa para ir morar num lar de idosos.
Tiago Dores
É preciso ter má vontade para apontar a Sócrates fazer vida à base de coisas emprestadas. Se o têm deixado sossegado a orquestrar maroscas com o BES provavelmente não precisava de pedir nada a ninguém
Catarina Reis de Carvalho
As plataformas de informação a que teremos acesso a partir de Janeiro de 2019 são uma ótima notícia. Numa linguagem simples e acessível, são uma importante ferramenta para os cidadãos.
Luís Rosa
A construção de um novo modelo económico para os media só pode passar pelo mercado e pelos privados. O lucro é a melhor defesa da independência obrigatória do jornalismo. Não há outra solução.
MAGG

Marta Cerqueira
Investigadores analisam máquinas em diferentes cidades e em todas foram encontradas bactérias nocivas ao organismo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Futura Lei do Trabalho “vulnerabiliza muito os trabalhadores, tem muitos sistemas de contratos precários e inseguros” diz presidente da OTM

Foto de Adérito Caldeira
O presidente da maior e mais antiga organização sindical em Moçambique considera que a proposta de revisão pontual da Lei do Trabalho “vulnerabiliza muito os trabalhadores, tem muitos sistemas de contratos precários e inseguros”. A OTM pretende rever a possibilidade que existe para as Pequenas e Médias Empresas(PME´s), nos primeiros 10 anos da sua actividade , celebrarem livremente contratos a prazo certo, “nós pensamos que isso é absolutamente injusto, não concorre com a necessidade de empregos seguros e empregos dignos no nosso país”, afirmou Samuel Fenias Matsinhe.
“Depois de 42 anos de existência desta organização continuamos a sentir que existem empregadores que ousam impedir o livre exercício da actividade sindical, existem empregadores que violam sistematicamente os direitos e liberdades sindicais dos trabalhadores, perseguem e até chegam a demitir os sindicalistas mais activos nas empresas. Se fecham ao diálogo social com vista a celebração de acordos colectivos de trabalho que são instrumentos que tendem a normalização das relações laborais” começou por afirmar o presidente da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM) em conferencia de imprensa a propósito do VII Congresso da Central Sindical que inicia nesta quarta-feira(05) na cidade da Matola.
Matsinhe assinalou que a reunião magna acontece “num momento em que está muito avançada a revisão da Lei do Trabalho. O movimento sindical é chamado mais uma vez a lutar pela defesa dos direitos conquistados pelos trabalhadores desde a independência até hoje e que constam da actual Lei do Trabalho”.
“Sabemos que a tendência é pela flexibilidade laboral, pela liberalização da contratação da mão-de-obra, sabemos que a tendência é pela redução do papel protector do Estado como garante da Liberdade laboral” detalhou o presidente da OTM em alusão a introdução na futura lei, que o Governo poderá apreciar e aprovar antes do fim do ano, dos conceitos de trabalho intermitente e teletrabalho e a supressão da obrigatoriedade da arbitragem como condição para o recurso aos tribunais ao longo da Lei do Trabalho.
“Considera-se contrato de trabalho intermitente aquele que o prestador de actividade realiza-a de forma não contínua ou variável, verificando-se alternância de períodos de prestação de actividade e de inactividade, por um ou mais períodos de inactividade determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de actividade do trabalhador e do empregador”, pode-se no Anteprojecto a que o @Verdade teve acesso.
Patrões querem acabar com mediação e arbitragem laboral em Moçambique
Foto de Adérito Caldeira
O documento, de iniciativa governamental e que tem estado a ser debatido com os patrões e os sindicatos, pretende ainda introduzir o teletrabalho como “a prestação da actividade laboral que é realizada sob autoridade e direcção do empregador, habitualmente fora do estabelecimento do empregador e com o recurso a meios de tecnologias de informação e comunicação mediante o pagamento de remuneração”.

O @Verdade apurou que os patrões recomendaram, e a proposta foi acolhida, a supressão da obrigatoriedade da arbitragem como condição para o recurso aos tribunais ao longo da Lei do Trabalho que está prevista no Artigo 184 da Lei do Trabalho ainda em vigor.
Na proposta de revisão pontual “Os conflitos laborais podem ser submetidos à conciliação e mediação laboral antes da sua remessa à arbitragem, ou aos tribunais do trabalho, salvo os casos de providências cautelares.”
Além disso a Confederação das Associações Económicas pretende que a competência para declarar o recurso abusivo ou a inexistência das razões determinativas da aplicação do regime de rescisão do contrato fundada em motivos estruturais, tecnológicos ou de mercado seja apenas das autoridades judiciais e não inclua os órgãos de mediação e arbitragem como actualmente está preceituado na lei.
Sindicatos não querem 10 anos de contratos a prazo nas PME´s
Samuel Matsinhe disse ainda que “o aspecto de fundo que preocupa o movimento sindical tem a ver com as indeminizações (...)Hoje assiste-se aos despedimentos em massa uma vez é fácil despedir trabalhadores por via da indemnização, qualquer dificuldade, qualquer crise que se manifestar numa empresa a primeira coisa que se faz, antes de esgotar todos os meios de resiliência, é despedir o trabalhador.
“A actual Lei do Trabalho, na nossa opinião, vulnerabiliza muito os trabalhadores, tem muitos sistemas de contratos precários e inseguros. Prevê o contrato a prazo certo, contrato a prazo incerto e também diz que as Pequenas e Médias Empresas nos primeiros 10 anos da sua actividade podem, querendo, contratar livremente trabalhadores com contrato a prazo” declarou o presidente da OTM sinalizando que a pretensão do movimento sindical é reduzir esse período pois “um trabalhador que trabalhe 10 anos com contrato a prazo, com um contrato não permanente após 10 anos esse trabalhador que idade é que tem, aonde mais é que vai conseguir emprego, e termina o seu contrato de trabalho sem qualquer compensação, nós pensamos que isso é absolutamente injusto, não concorre com a necessidade de empregos seguros e empregos dignos no nosso país”.
O presidente mais antiga organização sindical em Moçambique revelou que é candidato a sua própria sucessão no Congresso que se realiza nos próximos dia 5 a 7 sob o lema “Pelos Direitos Laborais e Sindicais a Luta Continua”.
Relativamente a mudanças nos restantes corpos sociais que estão em funções de 2012 Matsinhe disse que poderão haver, “naquele processo de renovação na continuidade, não vai haver revolução”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique