domingo, 4 de fevereiro de 2024

JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE EM CACIA, DIA 25 DE FEVEREIRO

 O Lema da ADASCA para 2024 é: JUNTOS PELA DÁDIVA DE SANGUE

Rua Conselheiro Nunes da Silva n.º 55

Deixe-se levar pelo coração

O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente.

O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda!

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue.

http://www.adasca.pt/node/1796

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Leiam o Boletim InfoADASCA, edição 41 através deste link http://www.adasca.pt/node/1796

http://www.adasca.pt/como-ajudar

Site: www.adasca.pt, geral@adasca.pt,

Informações: 964 470 432

NELSON HELENO COMPETIU NO TRAIL DE SANTA IRIA

 
Organizado e promovido pela Associação Branzelo Ativo, realizou-se no passado dia 4 de fevereiro a edição de 2024 do Trail de Santa Iria, em Branzelo, no concelho de Gondomar, contando com duas distâncias competitivas nomeadamente um Trail Curto na distância de 13km, um Trail Longo com 23km e uma Caminhada de 10km.
Na prova de 23km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP, participou o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Nelson Heleno, terminando a sua prova no 25º lugar da classificação geral individual, alcançando o 12º lugar no escalão MSenior.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


SECÇÃO DE PATINAGEM ARTÍSTICA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE “OUT OF THIS WORLD”

 
Tiago Ferreira, vice-campeão nacional no escalão de séniores, na vertente da patinagem livre, é um dos convidados que vai integrar o elenco de patinadores que vai apresentar o espectáculo OUT OF THIS WORLD.
Numa produção e organização da Secção de Patinagem da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai realizar-se no próximo dia 12 de fevereiro, no Pavilhão Marialvas em Cantanhede, este mega espectáculo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Grupo Gadanha - Iluminações Festivas, entre outros.
Empenhados em apresentar um espectáculo de grande beleza, os responsáveis pela produção ultimam os preparativos, crescendo as expectativas nos protagonistas que vão dar vida a esta grande produção da Secção de Patinagem da Sociedade Columbófila, que se aventura pela primeira vez na produção do seu primeiro Festival de Patinagem Artística.
Os ensaios prosseguem a bom ritmo afinando-se as últimas coreografias, depois de uma época fortíssima da modalidade em Cantanhede, este espetáculo vai romper horizontes, seguindo viagem para mundos distintos e realidades paralelas, garantindo diversão e muita loucura, contando com forte apoio das famílias dos patinadores na produção doa adereços necessários para o OUT OF THIS WORLD.
Integralmente protagonizado por patinadores da Sociedade Columbófila, desde os escalões de iniciação à competição, o espetáculo vai juntar todos os atletas em pista, incluindo vários convidados locais, clubes amigos e ainda atletas medalhados em campeonatos nacionais e internacionais, que certamente irão fazer as delícias de miúdos e graúdos nesta época onde a extravagância predomina.
Os ingressos para o referido espectáculo, já se encontram disponíveis na nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, podendo todos os interessados obter todas as informações complementares, nos referidos serviços administrativos, ou pelos telefones 231 423186 ou 963784373.



SECÇÃO DE COLUMBÓFILIA DA SOCIEDADADE COLUMBÓFILA INICIA ÉPOCA DESPORTIVA

 
Com treino a partir de S. Pedro de Alva, no concelho de Penacova, na distância de 36 km, no passado dia 15 de janeiro, os responsáveis pela Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, deram início aos trabalhos da pré-época de preparação da Campanha Desportiva deste ano, realizando-se o segundo treino, no passado dia 19, igualmente de São Pedro de Alva, percorrendo os pombos participantes igualmente a distância de 36 km, finalizando os treinos de pré-preparação, no dia 10 de fevereiro, com a realização da solta a partir de Portezuelo, na distância de 190 km.
Participaram nestes treinos os associados que vão competir durante a época oficial que se vai iniciar no próximo dia 17 de fevereiro.
Para além da azáfama, natural nesta época do ano, os associados da Sociedade Columbófila, após terem efectuado o recenseamento dos seus pombos, preparam afincadamente os seus “alados” para competirem na presente época desportiva, realizando o primeiro “voo” oficial, no próximo dia 17, com solta a partir de Jareicejo, na província de Cáceres, na vizinha Espanha, seguindo-se as provas de meio – fundo, na distância de 367 km, igualmente com solta em Espanha na cidade de Puebla D. Rodrigo, nos dias 25 de fevereiro e 3 de março, seguindo ainda no mês de março, a prova de velocidade com solta em Jaraicejo, no dia 4, Ciudad Real, no dia 17, para cumprir a distância de 426 km, seguindo-se ainda neste mês a prova de “Super velocidade” com solta a partir de Casatejada, Municipio de Campo Arañuelo, na província de Cáceres, comunidade autónoma da Estremadura, repetindo o local no dia 29, para cumprir a prova de velocidade, num total de 253 km.
No mês de abril, no dia 6, realiza-se a prova de fundo, na distância de 560 km com solta em Valencia, no dia 14 em Ciudad Real, 20 em Minglanilla, recebendo Casatejada a prova de velocidade no dia 28.
A 4 de maio, realizar-se-á a prova “Especial fundo”, na distância de 710 km, a partir da cidade de Valencia, seguindo-se a 12 a prova de meio-fundo de Maqueda, a 18 novamente de Minglanilla e a 26 de Maqueda, na distância de 359.
Em junho, no dia 1, com solta em Cheste, realiza-se mais uma prova de “Especial fundo”, para cumprir 680 km, no dia 9, a prova de “Super velocidade” com solta em Malpartida, na província de Cáceres, no dia 15 a partir de La roda, realizando-se a última e derradeira jornada no dia 29 de junho, com mais uma, “Especial fundo”, com solta em Igualada, na distância de 870 km e que consagrará os vencedores da Campanha Desportiva de 2024.
Acresce e com o principal objectivo de possibilitar aos associados concorrentes da Sociedade Columbófila, um momento de observação e avaliação das condições dos seus atletas, os responsáveis pela columbofilia na cidade Cantanhede, tem igualmente nestas últimas semanas, aproveitado para ultimar os trabalhos administrativos e logísticos necessários para a realização de uma boa Campanha desportiva.

NOTA DE IMPRENSA: FOLIÕES DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS RUMARAM À CAPITAL LISBOETA


Cerca de 900 foliões do Carnaval de Torres Vedras integraram a Embaixada Real a Lisboa, com o intuito de promover aquele que é considerado o “mais português de Portugal” na Capital do país, Lisboa, com muita folia, animação e espontaneidade, que tanto caracterizam o evento.
O relógio marcava 10h00 em ponto, quando os foliões partiram em 18 autocarros da Expotorres, em Torres Vedras, acompanhados por motociclistas. Reis do Carnaval, associações carnavalescas, grupos de mascarados, bandas, cabeçudos, matrafonas e centenas de foliões integraram esta Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras que se dirigiu à Praça dos Restauradores, em Lisboa.

O percurso teve então início na praça D. Pedro IV, no Rossio, percorrendo as ruas em direção ao Chiado, contagiando os milhares de turistas, residentes e todos os que se cruzavam com a Embaixada Real. Ao chegarem à Praça do Municipio, os foliões foram recebidos pelo presidente da presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e, pelo vereador da cultura, Diogo Moura.
Já na varanda do Edifício Paços do Concelho, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, saudou todos os foliões, referindo que o Carnaval de Torres Vedras traz muita alegria à cidade e que esta celebração é uma mostra de liberdade e de democracia. De seguida, Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, felicitou igualmente os foliões e agradeceu a receção em Lisboa, relembrando que o Carnaval de Torres Vedras é uma grande festa e ao mesmo tempo “uma coisa muita séria”. A terminar a receção nos Paços do Concelho, Suas Altezas Reais, os Reis do Carnaval de Torres Vedras, atribuíram a Carlos Moedas, o título de “Conde dos Unicórnios do Carnaval de Torres Vedras” e agradeceram ao povo folião. A culminar e ainda na varanda, dois foliões, Luís e Rúben, tocaram a música “Cheira a Lisboa” de Amália Rodrigues ao som dos instrumentos, acordeão e cajon.
A Embaixada Real seguiu depois em direção ao Terreiro do Paço, rua Augusta e praça D. Pedro IV, regressando de seguida a Torres Vedras.

Uma manhã de entusiasmo e repleta de folia pela cidade de Lisboa!

*Enviado por CM de Torres Vedras

 

LOJA ERA DE CANTANHEDE E MIRA VOLTOU A CONTRIBUIR SOLIDÁRIAMENTE PARA OS PROJECTOS “ENCERRADA, MAS DE PORTA ABERTA” E “COOPERAÇÃO . DE PARTIDA!”

 
A Loja ERA sediada em Cantanhede e Mira, desenvolveu na quadra do último Natal, com o objectivo de privilegiar a colaboração com entidades do concelho onde desenvolvem a sua atividade, uma campanha solidária, no âmbito da sua responsabilidade social, recebendo uma quantidade de bens alimentares, brinquedos, produtos de higiene pessoal, entre outros, de todas as pessoas que se associaram a esta nobre iniciativa.
No acto da entrega dos bens, que ocorreu recentemente na sede da Sociedade Columbófila, técnicas da Era, referiram que era um motivo de grande satisfação, associar a Loja Era aos projectos solidários da Sociedade Columbófila, expressando a disponibilidade da empresa, a par dos restantes parceiros, de continuar a contribuir, no futuro próximo, para as referidas acções.
Dora Santos, em representação da Associação, aproveitou o momento, para expressar o seu reconhecimento pelo reiterado contributo da Loja Era, dos restantes parceiros e das famílias que se quiseram associar a esta iniciativa solidária, referindo que este valioso contributo, vai certamente atenuar muitas das dificuldades vividas pelas famílias que a Sociedade Columbófila apoia diariamente, no âmbito do Projecto Solidário “Fechada, mas de Porta Aberta”, bem como o Projecto de Cooperação . de Partida que a Sociedade Columbófila desenvolve em Cabo Verde.


Projeto “Panthalassa” prevê retirada de 80 toneladas de resíduos da orla costeira. INOVA-EM colaborou em ação de recolha de lixo na Praia da Tocha

 
A INOVA-EM colaborou com a equipa de voluntários da Brigada do Mar que esteve recentemente a recolher lixo no areal da Praia da Tocha. A ação decorreu no âmbito do projeto “Panthalassa”, que prevê a retirada de 80 toneladas de resíduos da orla costeira portuguesa, ao longo de 350 quilómetros de areais (dos 943 quilómetros de costa), entre Viana do Castelo e Monte Gordo.
À semelhança de anos anteriores, a empresa municipal deu apoio logístico a esta ação, nomeadamente com a remoção dos resíduos recolhidos pelos voluntários e colocados em locais estratégicos das praias do Palheirão e da Tocha.
A INOVA-EM tem no seu ADN a participação em iniciativas de cariz ambiental e no caso particular da Praia da Tocha, tudo fazemos para preservar a sua qualidade balnear, quer no que diz respeito à qualidade da água do mar, quer na limpeza dos areais”, refere o presidente do conselho de administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso.
Refira-se que entre os resíduos mais recolhidos estão as armadilhas para pesca de polvo, tradicionalmente conhecidas por alcatruzes. Tratam-se de recipientes de plástico de dimensão considerável que a brigada do mar, através de uma parceria, reencaminha para reciclagem, evitando, deste modo, que sejam depositados em aterro.
A Brigada do Mar, é uma ONGD portuguesa que desenvolve a sua atividade desde 2008 e tem como objetivo a descontaminação da orla costeira. Para o efeito, desenvolve e implementa ações e eventos que visam a proteção da biodiversidade, atividades relacionadas com a reciclagem e campanhas de sensibilização, de modo a alertar a sociedade em geral para o flagelo que é o lixo.

*Carla Cruz Silva 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Cantanhede | Membros de grupos de teatro do concelho participam em formação

 
Os elementos dos grupos cénicos envolvidos no XXIV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede terminou uma ação de formação de teatro de três dias.
Os certificados de formação foram entregues pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que na ocasião felicitou os participantes realçando “a importância da formação para o desenvolvimento de competências e capacidades, no âmbito das artes cénicas, para melhores performances, sendo este um pilar fundamental para a inovação e crescimento dos grupos”.
O autarca afirmou que “um aspeto que merece destaque é o facto desta formação ter estado a cargo da ACA TEA - Academia de Teatro de Cantanhede, um projeto inovador, recentemente criado, e que constitui uma excelente oportunidade para os grupos, um recurso disponível que teve nesta iniciativa um papel muito positivo”.

A Academia de Teatro, presidida por Juliana Catarino, visa proporcionar, através da expressão artística, um “espaço” inspirador e inclusivo, onde pessoas de todas as idades e origens possam descobrir o poder do teatro, adquirindo e desenvolvendo competências artísticas, pessoais e sociais. A ACA TEA quer consolidar-se como referência na acessibilidade à educação teatral e artística, num ambiente de comunhão com a comunidade, fortalecendo o tecido cultural de Cantanhede e da Região.
Esta ação de formação, dirigida pelo ator, criador e encenador Miguel Matos, com a colaboração de Alexandre Santos, teve como objetivo nomeadamente efetuar uma abordagem teórico-prática aos benefícios, à história e aos elementos do teatro, às diversas técnicas de representação e géneros teatrais, assim como à preparação para o palco, ao desenvolvimento de personagens, de cenas e de apresentações.
O Vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede sublinhou ainda “a importância do ciclo de teatro para revitalizar a atividade teatral no Concelho, através do apoio às associações que têm vindo a desenvolver uma prática regular no âmbito das artes cénicas”.

Promovido pelo Município de Cantanhede desde 1998, o evento decorre no primeiro trimestre de cada ano, criando um intercâmbio artístico e partilha de experiências entre entidades que perseguem objetivos comuns, concorrendo para o desenvolvimento de uma atividade com indiscutível interesse cultural, e na qual participam anualmente cerca de 17 grupos de teatro do concelho.

A lógica que preside à programação prevê que as primeiras representações sejam realizadas nas comunidades a que pertencem as associações envolvidas, cada uma das quais atua depois numa das localidades onde estão sedeados os outros grupos de teatro.
Desta forma criam-se condições que favorecem a evolução artística de coletividades vocacionadas para este género de manifestação cultural, dinamizando simultaneamente a criação de novos públicos, fator decisivo para motivar as associações a continuar com o trabalho que desenvolvem neste domínio.

A programação do XXIV Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede do presente ano acontece de 20 de janeiro a 20 de abril, constituindo-se deste modo o concelho de Cantanhede como um megapalco das artes cénicas. Os grupos de teatro do concelho estão também disponíveis para apresentar as suas peças em diversos eventos efetuados por associações, comissões de festas ou Juntas de Freguesia no concelho, para além de outras regiões e além-fronteiras.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo