quarta-feira, 27 de abril de 2022

Não precisamos de “salvadores”, mas do Salvador

 

  • Vinicius D. de Sousa

Belo Horizonte — O Núcleo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira da capital mineira promoveu, como de costume, nesse 24 de abril, mais uma conferência de formação para seus amigos e simpatizantes.

Essa programação, sempre precedida da assistência à Santa Missa tridentina às 8,00 horas, depois da qual muitos de seus participantes se dirigem à Sede social do Instituto, onde graças à colaboração de todos é servido um lanche, ocasião para animadas conversas.

Direita, Esquerda e Falsa Direita à luz de Revolução e Contra-Revolução – do nazismo ao putinismo” foi o tema desenvolvido por nosso colaborador Marcos Machado Costa, ancorado em artigos do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira escritos nas décadas de 1930/40, quando falsas direitas emergiram no cenário internacional.

O que é a direita? O que é a falsa direita? – Indagou o engenheiro Machado Costa para responder com o Pe. Garrigou-Lagrange, um dos maiores teólogos da século XX.

Em visita ao Legionário, esse ilustre teólogo dominicano francês, Pe. Garrigou-Lagrange mostrou à época a diferença entre direita e falsa-direita.

Para ele, direita verdadeira é a que defende a ordem fundada sobre a justiça, pois é um reflexo do que a Escritura chama “a direita de Deus, quando diz que Cristo está sentado à direita do seu Pai e que os eleitos estarão à direita do Altíssimo”.

Tendo apontado a decadência moral do Ocidente, tema já conhecido do auditório, citou a denúncia feita em Fátima, 1917, quando Nossa Senhora pediu a conversão do Ocidente, a vitória do mundo sobre as mil formas de impiedade e de impureza que o vêm dominando.

De lá para cá, a adoção do divórcio, a prática do aborto, a agenda lgbt etc. não fizeram senão agravar tal denúncia e estão a reclamar uma punição prevista pela Mãe de Deus: “várias nações serão aniquiladas”. E que portanto, os erros do Ocidente foram denunciados. Eles não servem de álibi para justificar o actinismo.

Putin repudiou o comunismo?

Atualizando o quadro para 2022, o expositor trouxe ao conhecimento do público presente artigos e documentários de sites que gozam de grande credibilidade para mostrar a falsa opção entre escolher Putin ou Globalismo.

 “Em maio de 2021, a primeira pedra de um novo museu e centro educacional ‘apresentando uma visão positiva de Stalin’ foi lançada em Bor, a leste de Moscou, pelo empresário Aleksey Zorov”. Tal construção não poderia ocorrer sem a aprovação do governo, observa com acerto LifeSiteNews.

 O centenário da Revolução Comunista foi realizado em Sotchi, na Rússia, em 2017. “Putin falou pelo menos duas vezes na reunião. Seus principais temas eram amizade inter-religiosa, desenvolvimento sustentável, objetivos da ONU, memória de Lênin, imagens de foice e martelo, mudanças climáticas, justiça social e antifascismo”.

 ”Putin nunca pediu perdão pelos crimes e milhões de vítimas do comunismo!”

A lista é grande, e Machado Costa prosseguiu: – “Existem apenas três igrejas católicas na megalópolis moscovita (15,5 milhões de habitantes). E há apenas duas escolas católicas em toda a Rússia.

 Apenas cerca de 3% dos russos se envolvem em práticas religiosas regulares. Essa porcentagem não mudou desde a queda da URSS em 1989.

 “Há 10,8 homicídios anuais por 100.000 habitantes (contra 5,4 nos EUA e 1,78 na França). A taxa de suicídio em 2019 foi de 25,1 por 100.000 (contra 13,8 na França e 16,1 nos EUA).”

 Valores familiares na Rússia? Hoje apenas 6,3 casamentos por 1.000 habitantes. A Rússia também tem uma enorme taxa de divórcio de 70%. O aborto é gratuito, ou seja, 100% financiado pelo Estado, e disponível sem condições durante as primeiras 12 semanas de gravidez. É legal até 22 semanas em caso de estupro e até o nascimento por “razões médicas”. Os médicos têm apenas um direito limitado à objeção de consciência1.

Esses, são alguns aspectos da decadência moral na Rússia. Não será de uma igreja ortodoxa cúmplice com todo este estado de coisas, além de rompida com Roma, que virá a seiva de salvação daquela grande nação.

Solução: a Cristandade X Globalismo

Após denunciar os erros do Ocidente ex-cristão e apontar a decadência moral e religiosa na Rússia putinista — descartando, portanto a falsa opção apresentada por certa mídia alinhada à Putin — o expositor mostrou a solução: no terreno espiritual a conversão à Santa Igreja Católica e no plano temporal o ressurgimento da Cristandade.

Somente a Sociedade Orgânica e a Cristandade poderão reerguer o Ocidente contra o Globalismo e o Great Reset.

Que Cristandade? O conferencista respondeu com Plinio Corrêa de Oliveira:

“Os povos católicos formam uma verdadeira família, no sentido mais genuíno da palavra. A família resulta, antes de tudo, de certa comunidade de vida entre seus membros, recebida da mesma fonte, do mesmo tronco genealógico.

“A Cristandade tem também uma comunidade de vida, a vida da graça, a vida sobrenatural que faz de cada fiel um filho adotivo de Deus. Na Cristandade todos devem cooperar para a dilatação do Reino de Cristo. O conceito de Cristandade é uma projeção, no terreno natural, da grande realidade sobrenatural que é o Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo”.2

Nossa Senhora Aparecida proteja o Brasil e o leve ao cumprimento de sua providencial missão: nem esquerda, nem falsa direita; o mundo não precisa de “salvadores”, somente do Salvador.

ABIM

Barcelos | Maria José Fernandes toma posse como presidente do CCISP

A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes tomou posse esta quarta-feira, 27 de abril, como presidente do Conselho Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).  
A tomada de posse realizou-se no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). 
O presidente cessante do CCISP, Pedro Dominguinhos, em jeito de balanço uma vez que o Dia da Liberdade decorreu poucos dias antes, referiu que o ensino superior cumpriu a sua missão em não “discriminar pela condição económica e social, promover a democracia e o desenvolvimento”. Salvaguardou ainda o facto de as regiões estarem hoje “mais prósperas e internacionais com horizonte de esperança diferente dos de há 48 anos atrás”.  Pedro Dominguinhos parabenizou a nova presidente do CCISP dando parecer da sua visão estratégica e por superar os objetivos que lhe são propostos. 
A 17 de fevereiro de 2022, através de ato eleitoral, Maria José Fernandes foi eleita por unanimidade para presidir o CCISP. Tomou posse esta quarta-feira começando o seu discurso por agradecer o trabalho de qualidade e afirmação do ensino politécnico do presidente cessante. Maria José Fernandes, com auditório repleto, comprometeu-se a honrar o legado que agora tem em mãos e a “continuar a missão de qualificação do nível dos portugueses no desenvolvimento regional e nacional, afirmar os espaços europeus do ensino superior politécnico, assim como continuar o trabalho que já tem dado grandes passos no que respeita a designação das Universidades Politécnicas e na atribuição do grau de doutor”. A presidente fez lembrar ainda que “não há investimento sem financiamento” e que as instituições se gerem hoje em dia em grande parte por receitas próprias. Por fim, Maria José Fernandes referiu que umas das prioridades para o seu mandato é “promover o sucesso académico e combater o abandono escolar”. 
O Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira, mostrou gratidão pelo percurso que foi feito até então. “Este percurso tem instituições, tem rostos. Uns a desempenhar funções neste momento outros que deram ao longo de décadas o seu contributo para o ensino superior politécnico”. O secretário de estado referiu ainda o compromisso das instituições de ensino superior para o país e para o contributo para a coesão territorial. 
No evento marcaram presença membros do Governo: a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes; a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira e vice-presidentes, pró-presidentes e diretores do IPCA. 
 
 
Manuel Heitor recebe Medalha de Mérito 
Na cerimónia, o CCISP agraciou com a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito Manuel Heitor, anterior ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, pela dedicação e trabalho de excelência desenvolvido em prol da afirmação do ensino superior português (em particular do politécnico) e da investigação, ao nível nacional e internacional. 
Manuel Heitor aproveitou para dedicar a medalha aos “jovens e familiares que acreditaram no ensino superior politécnico e que hoje transformam empresas com os conhecimentos adquiridos”. Deixou ainda um sentido agradecimento a todo os que com ele trabalharam pois “conseguiram garantir um sistema de ensino diferenciado e de qualidade numa revolução silenciosas”. O anterior ministro deixa ainda o repto de que não chega ter um diploma ou um grau no ensino superior, é preciso abrir novas oportunidades e garantir o acesso à educação, isto numa altura em que foi revelado que 35% dos jovens com 20 anos está no ensino superior. 
Maria José Fernandes aproveitou o momento para deixar as suas palavras de agradecimento.  “Teve sempre a grande capacidade de nos desafiar, de nos apoiar e sentimos a sua presença nas alturas cruciais”. 
O presidente cessante do CCISP definiu esta homenagem como um dos “momentos mais marcantes da minha vida académica” e o facto de a medalha estar a ser entregue a uma pessoa que teve uma visão diferenciadora no panorama do ensino superior. 

Ana Teixeira

“COVILHÃ, CIDADE DO DESIGN”- COVILHÃ E CTT LANÇAM POSTAL E CARIMBO

 

Para assinalar o Dia Mundial do Design Gráfico, a “Covilhã, Cidade do Design” associou-se aos CTT e apresentou, no dia 27 de abril, uma peça de filatelia exclusiva - um inteiro-postal com selo e carimbo.
Na cerimónia pública que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, e a Diretora Comercial dos CTT, Cidália Capitão. O evento contou ainda com a presença do chefe de loja CTT Covilhã, de diversos alunos e professores dos cursos de artes visuais da cidade, bem como de variadas personalidades, estruturas, instituições e parceiros com ligações a esta Cidade Criativa da UNESCO em Design.
Esta foi, também, a forma de assinalar a implementação do símbolo oficial “Covilhã, Cidade do Design”, da autoria de Francisco Paiva, e de apresentar alguns dos projetos que se encontram em curso, de entre os quais se destaca o “Debuxo na Calçada”, que irá ter início, brevemente, na calçada do Jardim Público.
O Presidente da Câmara enalteceu, uma vez mais, a conquista deste título mundial, informando que “estamos num período de transição, continuidade e reforço, por isso todos são determinantes para mantermos e honrarmos esta designação”.
Na mesma linha, a Vereadora Regina Gouveia destacou ser este “um momento que simboliza uma nova fase de projeto que começou muito antes da preparação da candidatura que vimos aprovada em 8 de novembro de 2021. A designação marcou indelevelmente um longo desafio coletivo, que não terminará, certamente, com a implementação do ambicioso Plano de Ação previsto até 2025. Uma cidade criativa deve ter esta abertura e capacidade de envolver e valorizar o que temos de melhor”, conforme salientou, através da apresentação de vários projetos e candidaturas em curso, no âmbito do design.
Cidália Capitão parabenizou o Município e a Covilhã pela “designação mundial de cidade criativa em design, por revelar um grande compromisso de toda a equipa e dos covilhanenses”. A Diretora Comercial dos CTT esclareceu que, “anualmente, os Correios escolhem temas com feitos extraordinários em Portugal”, pelo que não podiam esquecer a cidade da Covilhã.
De referir ainda que este inteiro-postal é uma edição limitada dos correios nacionais, que ficará guardada no Museu dos CTT, e cuja tiragem pode ser adquirida nos postos dos CTT em Portugal, pelo valor do selo de correio nacional. Este exemplar contém um pormenor de uma tapeçaria da autoria da artista covilhanense Ana Paula Almeida, que denominou como «Natureza Renascida», um selo intitulado “Mar da Covilhã” e um carimbo datado especificamente: “27.04.2022”.
O exemplar do postal, carimbado e assinado pelos presentes na cerimónia, passará a fazer parte do espólio do Museu da Covilhã.

Associação Portuguesa de Imprensa lança ciclo de conferências para debater os desafios e novos caminhos para o sector

 Associação Portuguesa de Imprensa lança ciclo de conferências para debater os desafios e novos caminhos para o sector

  • Ciclo arranca a 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
  • Liberdade de imprensa, regulação, iliteracia mediática, digital, cibersegurança e imprensa regional serão alguns dos temas em debate em Lisboa, Coimbra e Aveiro
  • Conclusões das conferências serão apresentadas no final de maio ao Presidente da República e no dia 7 de junho ao Congresso da FIPP

A Associação Portuguesa de Imprensa (API) vai lançar no dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa –, um ciclo de conferências para debater os desafios que o sector enfrenta, bem como soluções e caminhos para garantir a viabilidade e vitalidade de um dos pilares da democracia.

Sob o mote “RE Pensar a Imprensa – Uma reflexão indispensável”, este ciclo de conferências surge na sequência do desafio lançado pelo Presidente da República no último Dia Nacional da Imprensa e pretende abrir o debate a todo o país e a todos os atores que, direta e indiretamente, moldam a realidade do sector: jornalistas, editores, diretores, leitores, reguladores e poder político.

As conferências irão decorrer ao longo do mês de maio em Coimbra, Lisboa e Aveiro, com painéis que discutirão temas como a liberdade de imprensa, os desafios da regulação, a iliteracia mediática, a imprensa no mundo digital, os problemas da cibersegurança e a importância da imprensa regional para o sistema democrático.

O ciclo de conferências arrancará com a apresentação formal das sessões, dos respetivos temas e objetivos à Assembleia da República, ao Governo e ao Presidente da República numa cerimónia agendada para 3 de maio no Museu da Presidência, em Lisboa. A sessão contará com a participação em vídeo do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, da Comissária Europeia Vera Jourová, do Secretário-Geral da ONU António Guterres, de Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO e com a presença de Elena Perotti, Diretora-Executiva da WAN-IFRA.

No final do ciclo de conferências, a API entregará ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República e aos deputados um relatório com as conclusões dos debates e organizará uma mesa-redonda em Pombal para apresentar o documento às autarquias.

No dia 7 de junho, no 44.º Congresso Mundial dos Media, que a FIPP organizará este ano em Cascais, a API participará na sessão inaugural para apresentar as conclusões destas conferências e expor o que está a ser feito em Portugal sobre o estado da comunicação impressa.

Para mais informações sobre o programa das conferências, consulte o site da API.

Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 29 DE ABRIL

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão ordinária, no próximo dia 29 de abril de 2022, (sexta-feira) pelas 20h30, no auditório do Edifício da Resinagem, sito na Praça Stephens, na modalidade mista que combina o formato presencial com o meio digital através da plataforma zoom.

A ordem do dia é a seguinte:

1. APROVAÇÃO DAS ATAS DAS REUNIÕES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL n.ºs 8 e 9/2021, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 57º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

2. APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS DO EXERCÍCIO DE 2021 DA EMPRESA MUNICIPAL TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande E.M., Unipessoal, S.A., nos termos do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 25º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

3. APRECIAÇÃO DO INVENTÁRIO DE TODOS OS BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS E RESPETIVA AVALIAÇÃO, RELATIVO AO EXERCÍCIO ECONÓMICO DO ANO DE 2021, nos termos do disposto na alínea l) do n.º 2 do artigo 25º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro na redação atual;

4. APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO E CONTAS DO EXERCÍCIO DE ENTIDADES PARTICIPADAS PELO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE - ADCL – Águas do Centro Litoral, S.A., Valorlis, S.A., Lusitânia Gás, S.A. CENTIMFE, OPEN e Cooppovo, CRL, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 25º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

5. APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE, RELATIVOS AO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2021, nos termos do disposto na alínea l) do n.º 2 do artigo 25º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;

6. APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE MUNICIPAL E SITUAÇÃO FINANCEIRA, nos termos do disposto na alínea c) do n.º 2 do artigo 25º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual.

A presente sessão será transmitida em direto no canal do Youtube OA MGTV e disponibilizada no portal do Município da Marinha Grande. É assegurada a intervenção do público, sendo disponibilizados os meios para a sua participação no local e/ou em direto por videoconferência, se for essa a intenção. O público que pretenda assistir ou intervir deve entrar pelo portão norte do edifício da Resinagem.


Incêndios: prazo para limpeza dos terrenos está a terminar

 Governo lembra proprietários de terrenos que “é uma obrigação que todos devem cumprir”.
O ministro da Administração Interna (MAI) recordou, esta quarta-feira, os proprietários que o prazo para limpeza dos terrenos florestais termina no próximo sábado, avançando que “é uma obrigação que todos devem cumprir”.
“Até ao final do mês há uma responsabilidade que é dos proprietários e é de promoverem a limpeza das florestas e dos seus terrenos florestais, é mesmo uma obrigação que todos devem cumprir”, disse aos jornalistas José Luís Carneiro.
O ministro participou hoje em Almada na sessão de apresentação da “Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2022”, uma iniciativa da câmara municipal e que inclui a inauguração do Sistema de Aviso de Risco de Incêndio Florestal.
O governante frisou que os proprietários ao cumprirem o dever de limpeza dos terrenos florestais, fazem com que Portugal fique “mais apetrechado para conseguir vencer esse flagelo que são os incêndios”.
José Luís Carneiro indicou também que a partir do início do mês de maio a Guarda Nacional Republicana vai realizar um processo de fiscalização por todo o país.
“A partir do início de maio, a GNR encetará um processo de sensibilização por todo o país procurando ir ao encontro dos proprietários e fazer ver a todos que a preservação da floresta e a valorização do ambiente é um dever de todos e uma floresta sem fogos é objetivo de nacional”, precisou.
Segundo uma informação hoje divulgada pela GNR, em maio vai começar a fiscalização de gestão de combustível, nomeadamente nas freguesias identificadas como prioritárias, com elaboração de autos de contraordenação em casos de incumprimento.
Este ano o Governo identificou 1.001 freguesias prioritárias, menos uma do que em 2021. De acordo com um despacho publicado em março, a fiscalização nestas zonas é realizada entre 1 e 31 de maio, incidindo nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e os aglomerados populacionais, bem como parques de campismo, parques industriais, plataformas de logística e aterros sanitários em espaços florestais (numa faixa de 100 metros).
Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica a fiscalização será feita entre 1 e 30 de junho.
O ministro da Administração Interna disse ainda que “dentro de dias” o Governo vai apresentar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano.
Questionado sobre o reforço de meios de combate para a próxima época de fogos, José Luís Carneiro afirmou que “os meios estão a ser preparados com todo o rigor” e vão “corresponder às necessidades do país”.

Fonte: Sic Notícias com Lusa

Jornalista Marta Louro morre em acidente no Eixo Norte-Sul, em Lisboa

 Repórter do Correio da Manhã e da CMTV tinha 27 anos e regressava de uma reportagem.

A jornalista da CMTV e do Correio da Manhã Marta Louro morreu esta quarta-feira num acidente, em Lisboa, quando se deslocava em reportagem.
“Marta Louro, de 27 anos, seguia num motociclo no Eixo Norte-Sul quando colidiu com uma viatura entre as saídas das Laranjeiras e Sete Rios daquela via. Marta Louro, que seguia como passageira, não resistiu aos ferimentos e o óbito foi declarado no local. O condutor da moto sofreu ferimentos graves e foi transportado para o hospital de Santa Maria, na capital”, confirmou o CM.
De acordo com fonte do Comando Metropolitano (Cometlis) da PSP de Lisboa, o alerta para o acidente deu-se cerca das 14:00, no sentido Norte-Sul.
O trânsito no Eixo Norte-Sul, em Lisboa, junto à saída para as Laranjeiras, esteve cortado em ambos os sentidos.
Fonte: Sic Notícias

Creches gratuitas para 48 mil crianças

 A gratuitidade das creches para as famílias mais carenciadas abrangeu já 48 mil crianças, segundo a ministra da Solidariedade que hoje anunciou que alguns estabelecimentos pré-escolares desocupados serão transformados em creches.
“Já foram abrangidas 48 mil crianças pela gratuitidade atribuída ao escalão A e B nas creches”, uma medida implementada na anterior legislatura, anunciou Ana Mendes Godinho durante a audição parlamentar no âmbito da apreciação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
O Governo quer a gratuitidade progressiva das creches para todas as crianças até 2024, tendo inscrito no OE2022 a abertura de mais 10 mil vagas, através do alargamento da rede e da requalificação de espaços que já existem.
Sobre a adaptação de edifícios, Ana Mendes Godinho deu como exemplo “alguns espaços de pré-escolar que estão sem uso e podem ser requalificados para ser usados como creches”.
Na audição conjunta das comissões de Trabalho, Segurança Social e Inclusão e de Orçamento e Finanças, os partidos da oposição consideraram que as medidas previstas no OE2022 são insuficientes para dar resposta às famílias.
A deputada comunista Diana Ferreira alertou para a “carência de creches ir mais além das 10 mil vagas anunciadas”, enquanto Ana Paula Cardoso, do PSD, considerou que as propostas do OE em debate eram uma “propaganda de apoios sociais e números vergonhosos”, estando “longe” de dar resposta a problemas como a pobreza. José Soeiro, do Bloco de Esquerda, disse que a proposta em discussão é “um OE de empobrecimento”.
Já Ana Mendes Godinho sublinhou que a proposta de OE que está a ser discutida “reflete o maior orçamento social de sempre”, sublinhando que é um orçamento “virado para as famílias”.
Além da gratuitidade das creches, a ministra lembrou outras medidas de apoio às famílias, como o reforço do abono de família e a criação da garantia para a Infância.
No total, as medidas de apoio à família representam um aumento de cerca de 180 milhões de euros face a 2019 e de mais 510 milhões face a 2015.
“Em 2021, em Portugal, havia 2,3 milhões de pessoas em situação de pobreza ou de exclusão social, o que corresponde a um quinto da nossa população”, criticou a deputada social-democrata Ana Paula Cardoso.
Ana Mendes Godinho respondeu, recordando que no ano passado foi aprovada uma estratégia nacional de combate à pobreza e que “os únicos anos em que houve diminuição das prestações sociais em Portugal foi em 2014 e 2015”.
Entre as medidas de combate a pobreza e às desigualdades, Ana Mendes Godinho enumerou ainda a atualização extraordinária das pensões ou a aposta no aumento do salário mínimo.
Uma das medidas mais criticadas foi o apoio criado pelo Governo para mitigar os efeitos do aumento dos preços dos bens alimentares junto dos mais vulneráveis.
A ministra da Solidariedade recordou que o subsídio de 60 euros por família para compensar o aumento do preço dos bens alimentares vai ser pago esta sexta-feira e abrangerá 760 mil famílias.
“Esta é uma medida desgarrada e extraordinária”, criticou o bloquista José Soeiro, lamentando o facto de a medida chegar apenas a “uma pequena parte do universo dos trabalhadores e pensionistas, um décimo deste universo”.
Ana Mendes Godinho voltou a sublinhar que este apoio extraordinário “é uma das medidas no âmbito de um conjunto de medidas transversais”.
No final da audição, a ministra revelou ainda que o estatuto de cuidador informal foi atribuído a 8.075 pessoas: “Foram implementados os projetos piloto a 30 concelhos que foram alargados a todo o país e agora começamos a ter números mais expressivos de pessoas a aderir ao sistema”.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Junior Tour regressa após 7 anos com o Projunior Porto & Matosinhos


- Joaquim Chaves e Gabriela Dinis lideram lista de inscritos;
- Quadro de Competição divulgado (masculino e feminino);
Quadro de Heats masculinos - clique aqui
Quadro de Heats feminino - clique aqui

Foto: Cartaz, Joaquim Chaves, Gabriela Dinis (Jorge
  • Matreno/ANSurfistas
  • Leça da Palmeira (27/04/2022) – O Projunior Porto & Matosinhos, etapa inaugural do Junior Tour, realiza-se nos próximos dias 30 de Abril e 1 de Maio, reunindo os melhores surfistas nacionais de até 20 anos no mais importante título da modalidade em fase anterior à carreira sénior. Este é um regresso desta competição após 7 anos de interregno acompanhando o critério de idades definido pela World Surf League que, em 2022, voltou a ser de sub-20 (ao invés de sub-18 como nas recentes edições anteriores).

    Em prova vão estar nomes já consolidados na Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional, como é o caso de Joaquim Chaves (18 anos) que no ano passado terminou no 6.º posto do ranking da Liga MEO Surf e ocupa atualmente o top 5 do ranking europeu júnior, o qual vai ser um dos cabeças de cartaz desta primeira etapa.

    Joaquim Chaves, top 6 nacional Open em 2021 e atual top 5 do europeu júnior
    “É um privilégio poder competir num campeonato nacional Sub-20. Nunca tive oportunidade de fazê-lo porque já há sete anos que não acontecia. Este regresso é, sem dúvida, uma mais-valia para o surf júnior. É um objetivo pessoal ganhar este campeonato. Acredito que vai ser uma prova muito interessante, pois, na minha opinião, Portugal está com um nível muito alto na categoria júnior”.

    Destaques Quadro de Competição Masculino:
    H1: Vasco Cordeiro x Guilherme Costa x Martim Fortes x Matias Lopes
    H2: Francisco Mittermayer x Rodrigo Chaves x Mário Leopoldo x Benjamin D’Orey

    Do lado feminino um dos nomes de maior destaque é Gabriela Dinis (17 anos) que também ela está em destaque no Projunior europeu, onde ocupa o 6.º posto do ranking e que, em 2021, terminou a Liga MEO Surf como top 6 nacional.

    Destaques Quadro de Competição Feminino:
    H2: Constância Simões x Matilde Pinto x Maria Dias x Sofia da Silva
    H3: Gabriela Dinis x Teresa Pereira x Beatriz Carvalho x Maria Silva

    O Projunior Porto & Matosinhos vai contar com a co-organização da Onda Pura com Associação Nacional de Surfistas e faz parte da lista de eventos que integram o Porto e Matosinhos Wave Series 2022.

    Marcelo Martins, responsável do Onda Pura Surf Center e do Pro Júnior Porto & Matosinhos
    “Passados sete anos, o campeonato nacional Projunior regressa ao Norte, às praias do Porto e Matosinhos. A novidade é que há uma subida de escalão para Sub-20, o que abre o leque da competição a um maior número de jovens atletas. É com muito gosto que, em colaboração com a ANSurfistas, voltamos a organizar este campeonato, integrando-o no cartaz do Porto&Matosinhos Wave Series 2022, e que recebemos os melhores surfistas juniores nacionais nas nossas praias. As previsões de tempo e de mar não poderiam ser melhores, pelo que estamos preparados para um fim-de-semana de grandes emoções”.

    A ação do Projunior Porto & Matosinhos poderá ser acompanhada através de sistema de live scores em ansurfistas.com.

    O Junior Tour conta com uma história rica no surf nacional e que no passado coroou alguns dos grandes nomes do surf nacional do presente, como são os casos de Frederico Morais, atual representante de Portugal no Circuito Mundial da World Surf League, Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot ou Carolina Mendes. A última edição tinha sido disputada em 2015 e os campeões foram Tomás Fernandes e Carolina Mendes.

    Junior Tour – Galeria de Campeões:
    2015 – Tomás Fernandes & Carolina Mendes
    2014 – Tomás Fernandes & Teresa Bonvalot
    2013 – Francisco Alves & Ana Sarmento
    2012 – Francisco Alves & Carina Duarte
    2010 – Vasco Ribeiro & Carina Duarte
    2009 – Frederico Morais & Francisca Santos

    A primeira etapa do Junior Tour - Projunior Porto&Matosinhos está integrada no Porto&Matosinhos Wave Series 2022, iniciativa organizada pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, com o apoio técnico da Associação Nacional de Surfistas e da Federação Portuguesa de Surf. O evento conta ainda com os apoios do Turismo do Porto e Norte de Portugal, da Goldenergy, da 58 Surf, da Ramirez, da Vitalis, da Unilabs, do Hospital de Santa Maria – Porto, do Edifício Transparente e do MEO.


PSP detém mulher suspeita de agredir ex-companheiro em Viseu

Uma mulher de 41 anos foi detida, na terça-feira, em Viseu, pela PSP, por suspeita de crime de violência doméstica, informou hoje o Comando Distrital da Polícia naquela cidade.

Segundo um comunicado de imprensa daquele Comando, a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu “procedeu à detenção de uma cidadã de 41 anos de idade pela prática de um crime de violência doméstica”, pelas 18:30 de terça-feira, numa das artérias da cidade.

“Por solicitação da vítima, um cidadão do sexo masculino de 44 anos de idade, os polícias deslocaram-se ao local da ocorrência e, ao abordarem o mesmo, este referiu que a suspeita, sua ex-companheira, se encontrava bastante nervosa e alterada”, detalha o documento.
A PSP de Viseu adianta que, de acordo com a vítima, a ex-companheira tinha “desferido vários pontapés na porta de entrada da sua residência” e que “a situação terá tido origem na revolta da suspeita, movida por ciúmes e infidelidade”.

“No decorrer da ocorrência, a suspeita agrediu a vítima na presença dos polícias pelo que de imediato foi detida”, informa ainda a PSP.

A detida vai ser presente, durante o dia de hoje, no Tribunal Judicial de Viseu.

Madremedia/Lusa

Évora | ANTIGOS LAVADOUROS DA GRAÇA DO DIVOR TRANSFORMADOS EM ESPAÇO CULTURAL

 A inauguração teve lugar no dia 25 de Abril com a exposição “A nossa aldeia, as nossas gentes”. 

Propriedade da Câmara Municipal de Évora, os antigos lavadouros públicos da Graça do Divor beneficiaram de obras de requalificação. Agora estão transformados num agradável espaço multifuncional com caraterísticas ideais para eventos culturais de pequena dimensão. 

O novo espaço abriu no dia 25 de Abril com uma exposição fotográfica e documental que deixa uma significativa homenagem às gentes da Freguesia da Graça do Divor, vincando a respetiva história, e deixando bem evidenciado o salto sociocultural que resultou da dinâmica associada à Revolução dos Cravos. 

Na inauguração esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, que salientou, na intervenção que proferiu, precisamente o papel da Revolução de Abril de 1974 no progresso da população aos mais variados níveis da vida social, cultural e económica.



Évora | INAUGURAÇÃO DO NOVO CENTRO DE CONVÍVIO DE S. MIGUEL DE MACHEDE

 
O novo Centro de Convívio de S. Miguel de Machede foi inaugurado no dia 25 de Abril. O simbolismo da data histórica da Revolução dos Cravos esteve presente na inauguração deste novo espaço comunitário, que representa a concretização de uma antiga aspiração da população micaelense.

Na cerimónia de inauguração marcou presença numerosa a população da freguesia, que teve oportunidade de assistir às atuações da Banda da Associação Filarmónica 24 de Junho, do Grupo de Acordéons da ARPI dos Canaviais e do Grupo de Cantadeiras de S. Miguel de Machede. 
Presente esteve também, entre outras individualidades, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, que agradeceu a todos os que tornaram possível a realização deste sonho antigo, com destaque para a Associação Amigos dos Reformados, Pensionistas e Idosos de S. Miguel de Machede, entidade que no futuro se prevê venha a ficar responsável pela gestão direta deste equipamento. 
A construção do novo Centro de Convívio de S. Miguel de Machede, agora concluída, veio recuperar um projeto antigo, há muito esperado pela população, e que se tornou possível graças a uma candidatura de sucesso submetida pela Câmara Municipal de Évora a financiamento da União Europeia (ALT20-06-4842-FEDER-000176) e que acabou por se traduzir num investimento global que ronda o meio milhão de euros. O Centro dispõe de uma sala de convívio dimensionada e equipada para servir com conforto e funcionalidade os diversos grupos etários, bar e apoio de cozinha, espaço de cabeleireiro/barbearia, instalações sanitárias adaptadas, gabinete médico e de enfermagem, lavandaria, diversas salas de apoio, e ainda um arranjo cuidado e aprazível dos espaços exteriores.

ABERTURA DOS XXXVI JOGOS DESPORTIVOS E SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL. 25 de Abril festejado em Castelo de Paiva


Alunos dos agrupamentos escolares convidados a discursar
Concertos musicais, exposições, sessão solene da Assembleia Municipal, abertura do Jogos Desportivos e o habitual Desfile das colectividades locais, foram as principais iniciativas que marcaram em Castelo de Paiva, os festejos comemorativos do 48º Aniversário do 25 de Abril, organizados pela autarquia local.
A Câmara Municipal, em colaboração com Assembleia Municipal, agendou diversas actividades para o feriado nacional que, como é habitual, integrou as cerimónias de abertura dos Jogos Desportivos, que este ano contabilizam a sua 36ª edição.
As comemorações começaram na véspera e o Município de Castelo de Paiva promoveu na noite do dia 24, no espaço do Auditório Municipal, um concerto musical intitulado “ Aromas de Abril “, com a participação de vários músicos locais.
Este espectáculo, organizado pela Assembleia Municipal, além da presença de vários convidados, contou com a participação da Academia de Música de Castelo de Paiva e de intervenções de poesia e textos alusivas à data.
No feriado nacional, logo pela manhã, no átrio dos Paços do Concelho, realizou-se uma Sessão Solene das Comemorações de Abril, orientada para os 48 anos da Revolução de Abril, onde para além das intervenções políticas, registou vários momentos musicais interpretados por alunos da Academia de Musica de Castelo de Paiva.
Destaque para as intervenções dos alunos convidados, Juliana Gonçalves ( Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva ) e Leandro Gomes ( Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro ), bem como de Filipe Costa ( PS), Carlos Trindade (PSD), Paulo Teixeira ( UCPT )e Sílvia Cruz do MPT.
O presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, agradeceu a presença de todos e destacou que, pela primeira vez em Castelo de Paiva, os jovens tiveram a oportunidade de se pronunciar na Sessão Solene do 25 de Abril, trazendo a sua perspectiva da revolução de Abril e a sua importância para o país, evidenciando que, importa que seja o princípio de uma aproximação mais dinâmica e activa entre a vida politica, os jovens e a comunidade escolar.
Para o líder da Assembleia Municipal, são cada vez menos aqueles que podem testemunhar o 25 de Abril, por isso interessa recordar o momento como momento de coragem e incentivar à participação de todos sobre um momento único e histórico, que nos permitiu sonhar com um país mais próspero, mais livre e mais igualitário, até porque, “ o 25 de Abril foi realizado para libertar, democratizar e desenvolver o país, simbolizando a vitória da democracia sobre a ditadura “.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal citou a escritora Sofia de Melo Breyner para recordar a madrugada heróica de Abril e a coragem dos capitães que protagonizaram a queda do regime do Estado Novo, referindo que, apesar da idade, continua a comungar os valores de Abril, destacando que, no dia em que se exalta a liberdade, ainda existe quem não a tem como garantida, aludindo ao conflito militar da Ucrânia, que vivendo numa democracia, viu a sua liberdade ser posta em causa, com consequências nefastas e dolorosas.
José Rocha salientou ainda que, “ nada como o 25 de Abril para repensar o nosso passado, quando o presente ainda é difícil e quando urge perspectivar um futuro melhor “, evidenciando que os valores de Abril não se apregoam apenas no dia festivo, quando se traz os cravos na lapela, mas sim todos os dias, nas atitudes, gestos e acções que se pratica, onde se deve ter em conta os verdadeiros valores do humanismo e da liberdade, enquadrados na igualdade, no respeito pela diferença, na fraternidade e solidariedade.

A tarde do feriado nacional, foi preenchida pelo habitual desfile das associações desportivas e culturais do concelho, a realização de actividades desportivas com a participação do grupo da PT Dance Academy, grupo da Companhia Girassol, e aula de zumba com Paula Carvalho, e exibição da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, concretizando-se a abertura dos XXXVI Jogos Desportivos, uma iniciativa municipal que se prolonga até ao final de Setembro e movimenta centenas de atletas de todas as freguesias do concelho.

Toda esta envolvência e este dinamismo cultural associativo, tal como disse o presidente da CM, José Rocha, é uma força representativa das colectividades que, com sucesso e orgulho, marcam presença e continuam a valorizar e a prestigiar o concelho e esta iniciativa anualmente desenvolvida pela edilidade paivense.

A jornada festiva das comemorações do 25 de Abril encerrou, com a realização de um concerto musical, com a presença da Banda Marcial de Fornos, ao final da tarde no espaço do Auditório Municipal, evocativo do 112º aniversário da popular filarmónica paivense, numa participação que sempre desperta natural entusiasmo e expectativa nos aficionados, dignificando as comemorações deste Dia da Liberdade.

Carlos Oliveira

Projeto EUSOUDIGITAL apresentado em Cantanhede. Promover a infoinclusão dos cidadãos é o objetivo

Cerca de quatro dezenas pessoas estiveram na apresentação pública do projeto EUSOUDIGITAL, numa sessão que decorreu hoje, 27 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal.
A sessão contou com a presença de Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Domingos Caeiro, vice-reitor da Universidade Aberta, e Nuno Gramaxo, coordenador operacional do programa EUSOUDIGITAL, destacando-se ainda a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedense, e Sónia Valente, coordenadora do Centro Local de Aprendizagem (CLa) da Universidade Aberta, em Cantanhede, entre os muitos convidados que marcaram presença nesta iniciativa.


Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, referiu que “a atividade que o Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede da Universidade Aberta vai desenvolver no âmbito deste acordo vai de encontro às preocupações da autarquia em promover a infoinclusão dos cidadãos. Este é, portanto, um processo que merece todo o nosso apoio, tal como as demais ações futuras que decorrerão no âmbito da existência deste Centro EuSouDigital”.
A autarca evidenciou a importância da “integração social desses cidadãos, normalmente os mais velhos, aqueles que viveram a maior parte da sua vida adulta na chamada era analógica, mas também adultos jovens que não contactaram de perto com as novas tecnologias”. Helena Teodósio destacou ainda a importância da valência de ensino superior do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Cantanhede e do que isso representa para o concelho e para a região. É inquestionável que o seu impacto tem sido muito positivo, pois permite que muitos cidadãos acedam mais facilmente a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento ou a formação específica e especializada em várias áreas”.

Por outro lado, o vice-reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, agradeceu a “todos os intervenientes neste projeto, particularmente à Câmara de Cantanhede, na pessoa de Sr.ª presidente, Helena Teodósio, e do Sr. vice-presidente, Pedro Cardoso a total disponibilidade e apoio prestado ao Centro Local de Aprendizagem”.
Sobre o projeto, o formador salientou a “importância do conhecimento, designadamente numa sociedade que se encontra em fase de transição, deixando de ser analógica para se tornar digital. Cantanhede será o ponto de partida deste importante projeto que será replicado e outros três centros de aprendizagem, com o objetivo de estar amplamente implementado no próximo ano letivo”. Domingos Caeiro concluiu reforçando que “todos temos que integrar este importante projeto, ninguém pode ficar para trás”.
Já Nuno Gramaxo, responsável pelo projeto, regozijou-se por se encontrar “finalmente num local onde se trabalha, e em Cantanhede trabalha-se muito bem”. O coordenador reconheceu que “no concelho existe uma grande preocupação, por parte da autarquia, com o bem-estar das pessoas, apresentando-se como fator determinante para o sucesso deste projeto”.
O EUSOUDIGITAL é um projeto partilhado entre Munícipio de Cantanhede e a Universidade Aberta, que visa ajudar, de forma simples e gratuita, todos aqueles que queiram dar os primeiros passos na Internet.
A iniciativa prevê promover a literacia digital de um milhão de adultos, até ao final de 2023, através da promoção de ações de formação de adultos que nunca utilizaram a internet. É esta a missão desta iniciativa inscrita no Plano de Ação de Transição Digital e que junta o Estado português, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.
O programa assenta numa rede nacional de milhares de voluntários/mentores, apoiados em centros espalhados por todo o país, pronta a ajudar todos os portugueses que queiram dar os primeiros passos na internet, criando, assim, uma geração de novos digitais/alunos.



Castelo de Paiva | DUAS DEZENAS DE EXPOSITORES NA PROVA DE VINHOS DE BAIRROS. Largo de S. Lourenço encheu-se de apreciadores

José Rocha destacou a excelência dos verdes tintos da freguesia
O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço recebeu com sucesso a 18ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.
O tempo tornou-se convidativo e muitos foram os visitantes que marcaram presença no certame, onde estiveram representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo foram cerca de duas dezenas de expositores nesta iniciativa de referência, registando-se a participação de 13 vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.
A abertura do evento, na tarde de Sábado, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Rocha e do Presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, para além dos autarcas e entidades convidadas, nomeadamente os deputados António Topa Gomes, Joaquim Pinto Moreira, Rui Vilar, do Grupo Parlamentar do PSD, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.
Evidenciando satisfação pelo regresso do certame depois deste interregno forçado, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa reconheceu a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo José Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.
O autarca local não deixou de enaltecer a grande qualidade dos vinhos da freguesia, a fama do seu verde tinto que continua a fazer com que a freguesia seja falado em todo o mundo, ajudando neste caso, a manter viva uma tradição que é o orgulho da comunidade bairrista, e um factor económico relevante que importa manter com toda a dinâmica empresarial.
Almiro Moreira, presidente da Assembleia Municipal, bateu na mesma tecla, ao louvar os expositores presentes e os promotores da iniciativa, considerando que este é um evento que honra a freguesia e o concelho, com a particularidade de promover um produto agrícola cada vez mais procurado e apreciado, como é o vinho verde tinto de Bairros, que nos últimos anos tem tido um crescimento notável em termos de comercialização, daí a importância de todas as estratégias de promoção, como esta feira que agora regressa em força.
O presidente da Câmara Municipal lembrou a tradição que tem Castelo de Paiva e esta freguesia de Bairros na produção de vinhos verdes de grande qualidade, reafirmando a vontade do Executivo Municipal que lidera, continuar a lutar e a pugnar por esse reconhecimento e o prestígio da Sub-Região de Paiva, referindo José Rocha que, o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia.
O autarca realçou que a Câmara Municipal continuará a dar passos importantes, no sentido de ajudar os empresários agrícolas e os viticultores em particular, para que consigam conquistar mercado e promover-se nos mercados nacionais e internacionais, com um produto endógeno de alta qualidade, assumindo relevância no domínio económico e turístico, manifestando satisfação pelo registo de uma boa adesão de visitantes neste certame, destacando a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho.
O edil José Rocha garantiu que vai manter o foco nas necessidades de todas as freguesias, procurando sempre o melhor para o concelho, e não desperdiçou a oportunidade para apelar aos três parlamentares presentes, para levarem uma mensagem para o Poder Central, em Lisboa, relativamente à descriminação positiva em relação à urgência da construção do IC35 e da conclusão da Variante à EN 222 até ao nó de Canedo da A32.
O deputado social democrata Rui Vilar falou em nome dos colegas presentes, felicitando os autarcas de Bairros pelo promoção deste evento dedicado ao vinho verde, que considerou tão característico e de tão boa qualidade nesta terra sobranceira ao Rio Paiva, merecendo por isso, esta aposta na sua promoção nacional e até internacional.
O parlamentar comungou o sentimento evidenciado pelo presidente José Rocha quanto à necessidade de boas ligações rodoviárias neste território do extremo norte do distrito, concretamente as acessibilidades ao litoral e aos principais centros urbanos, referindo que Castelo de Paiva e Arouca são os únicos concelhos de Aveiro que não têm um acesso directo a auto-estrada, uma situação que tem que ser resolvida urgentemente, pelo que prometeu interceder na Assembleia da República por estas obras tão importantes e essenciais para esta região.

Depois da abertura oficial, recepção às entidades convidadas e das intervenções politicas, seguindo-se o habitual périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas Arrebitada, depois animação durante a tarde com Grupo de Concertinas Amigos da Terra, e o Grupo de Concertinas de Paços de Ferreira, sendo que, à noite a animação prosseguiu com a actuação da Banda Marcial de Bairros ( Concerto Coral Sinfónico ), culminado a noitada da feira com a animação a cargo da Banda Nova Dança.
Já no Domingo, o certame continuou durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo grupo de Zés Pereiras “ Os Amigos de Galegos “, acontecendo um momento de bailarico com participação do Grupo de Música de Baile “ Zero Zero “, que actuou alternadamente com o Grupo de Música Tradicional “ Amigos da Sexta “, que actuaram até ao encerramento do evento.
Recorde-se que, esta 18ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, António Costa, garantindo a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.
Carlos Oliveira