terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Colheita de sangue dia 20 de Dezembro entre as 15 horas e as 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


As sessões de colheitas de sangue a realizar ainda no mês de Dezembro vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dia 20 das 15 horas às 19:30 horas,
- Dias 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt


Joaquim Carlos

FESTAS FELIZES E UM EXCELENTE 2018


Em nome da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, desejamos Boas Festas, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Doente internado com legionella morreu em Coimbra

O Departamento de Saúde Pública da ARS do Centro afirma "ter-se estado em presença de um caso isolado" e recorda que a bactéria "não se transmite de pessoa a pessoa".
Resultado de imagem para Doente internado com legionella morreu em Coimbra
Um doente com diagnóstico inicial de legionella morreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), onde estava internado, informou esta terça-feira a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
Em comunicado, citado pela Lusa, o Departamento de Saúde Pública da ARS do Centro confirma o óbito do doente, "após contacto com a administração" do CHUC.
Segundo o gabinete de relações públicas da Administração Regional de Saúde, aguarda-se agora "a realização de autópsia médico-legal para determinação da causa da morte" do paciente.
"A investigação ambiental relacionada com este caso foi efetuada pelo departamento e pela Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, não se tendo identificado fontes de emissão de aerossóis contaminados com potencial infeccioso", adianta.
Por outro lado, o Departamento de Saúde Pública da ARS do Centro afirma "ter-se estado em presença de um caso isolado" e recorda que a legionella "não se transmite de pessoa a pessoa".
"Toda a situação clínica do doente em causa foi devidamente explicada aos familiares pela equipa médica assistente", acrescenta.
Na sua edição 'online', o semanário regional Campeão das Províncias noticiou ao início da manhã que "um homem que padecia de legionella morreu hoje", em Coimbra, após ter estado internado "durante um mês".
Fonte:Lusa
___________________________________________

As sessões de colheitas de sangue a realizar ainda no mês de Dezembro vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dia 20 das 15 horas às 19:30 horas,

- Dias 23 e 30 das 9:00 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue



Opinião Segurança Social e recibos verdes

Pagar muito para muito pouca proteção, e de acordo com os rendimentos de há um ano, que podem estar desfasados dos atuais. É esta a atual relação dos recibos verdes com a Segurança Social. O resultado é o inferno que tantos conhecem: descontos pelos mínimos possíveis, um constante abre e fecha de atividade e, ainda assim, dívidas e penhoras que não parecem ter fim. A longo prazo, o que estamos a construir é um exército de pessoas com carreiras contributivas miseráveis, e uma correspondente descapitalização do sistema de Segurança Social.
Há anos que se fala em alterar este regime que, a beneficiar alguém, não é de certeza quem trabalha. Mas o assunto é complexo e delicado. Repartir o esforço de proteção implica desenhar um sistema de contribuições mais justo, chamando a contribuir quem até agora estava isento - o contratante, por exemplo - ou que o fazia abaixo do que devia.
O acordo entre o Governo e o Bloco de Esquerda significa uma alteração estrutural deste regime, respondendo finalmente às preocupações e exigências dos trabalhadores a recibos verdes. O que muda, então?
A taxa contributiva passa de 29,6% para 21,4%. Deixará de ser calculada com base em escalões fixos, e passará a contar com o rendimento relevante do último trimestre. Para os meses em que não houve rendimento, ou em que foi pequeno, é criada uma contribuição de 20 euros mensais. As entidades contratantes responsáveis por uma parcela entre 50% e 80% do rendimento do trabalhador passarão a pagar uma taxa de 7% e, acima de 80%, uma taxa de 10%. Os trabalhadores dependentes que também passam recibos verdes deixam de estar isentos de Segurança Social na parte dos recibos verdes, se esse rendimento for superior a 2449euro mensais. A taxa, de 10%, aplica-se apenas ao rendimento que exceder esse valor.
Para além da garantia de uma melhor reforma no futuro, a proteção presente aumenta. Passa a bastar um ano (em vez de dois) de descontos para aceder ao subsídio de desemprego e que o rendimento venha em 50% da mesma entidade (antes era 80%). O subsídio de doença passa a ser devido a partir do 10.º dia, e abre-se o acesso ao subsídio para acompanhamento a filhos. Finalmente, as dívidas à Segurança Social deixam de ser motivo de perda de proteção, desde que exista um plano de pagamento a prestações.
Este regime não resolverá o problema da precariedade ou dos falsos recibos verdes (para isso foi aprovada a Lei Contra a Precariedade), mas faz justiça com todos aqueles que há anos se debatem com um sistema injusto e ineficaz. Era por isso muito aguardado e, em 2018, será finalmente realidade.
* DEPUTADA DO BE
Fonte: JN
_________________________________

Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue

Alunos da ETPC entregaram cabazes solidários ao Banco de Recursos Colmeia

“Cabaz de Sorrisos” é a designação da campanha de solidariedade que tem vindo a ser promovida desde 2011, pela direção da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede (ETPC) junto dos alunos desta instituição de ensino, tendo em vista a oferta de bens ao Banco de Recursos Colmeia, para serem distribuídos por agregados familiares carenciados.
A iniciativa revelou-se uma vez mais um sucesso, com cada aluno a doar um produto para a constituição dos respetivos cabazes. No total foram formados 13 cabazes de Natal, um por cada turma, entregue em 15 de Dezembro, no âmbito de um encontro entre o vereador da Solidariedade e Ação Social, Adérito Machado, o diretor da ETPC, Carlos Sousa, e os delegados de turma, em representação de todos os colegas que participaram na campanha.
Na ocasião, o edil camarário enalteceu «mais um gesto de solidariedade, que demonstra uma vez mais que a juventude está sensível para as questões sociais, o que nos dias que correm merece ser amplamente destacado. O envolvimento da comunidade educativa, principalmente dos alunos e professores da ETPC tem um grande significado e o resultado desta iniciativa será um importante contributo para as mais de 700 famílias que o Banco de Recursos Colmeia apoia no concelho».
Adérito Machado afirmou ainda que «esta resposta social é bastante importante e de muito significado, principalmente no âmbito da intervenção, que se tem revelado fator essencial para muitas famílias», destacando ainda o facto de o Banco de Recursos «contar com enorme apoio prestado pelos muitos voluntários e beneméritos», congratulando-se por ver «os alunos da ETPC tão sensibilizados e a fazer parte dessa comunidade, auxiliando através de uma ação tão meritória como o “Cabaz de Sorrisos”».

DAVID QUELHAS E SUSANA ECHEVERRIA DO COIMBRA TRAIL RUNNING VENCERAM O TRAIL DO SARILHO

Numa organização da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se no passado dia 10 de Dezembro, a edição 2017, do Trail do Sarilho, prova integrada no Circuito Distrital de Trail de Coimbra da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, percorrendo os atletas participantes as distancias K 29, K 19, K 12, tendo igualmente decorrido uma caminhada e uma prova destinada aos mais pequenos.
Com o tempo de 02.16.47, David Quelhas em representação do Coimbra Trail Running, foi o grande vencedor da edição deste ano do Trail do Sarilho, superando a forte concorrência, que se fez sentir nesta prova, classificando-se na 2ª posição, Carlos Correia, do OzXtreme/RDA realizando o tempo de 02.19.41 e na 3ª posição, Luís Ribeiro da Cunha, também do Coimbra Trail Running, gastando o tempo de 2.19.53, para percorrer os 29 km.
No Trail Curto na distância de 19 Km, Pedro Bastos, da A.A Travassô, alcançou o primeiro lugar, percorrendo a distância em 01.21.13 seguido por Paulo Palhinha, em representação da Casa do Povo da Abrunheira, com 01.22.04 e de Milton Santos, do Sport Clube Beira Mar que fechou o pódio com o tempo de 01.27.28.
Para além destas provas, realizou-se igualmente o Mini Trail, na distância de 12 km, tendo como vencedor Ricardo Santos da DCI CCRD da Pedrulha, que gastou o tempo de 00.52.09, seguido de Jorge Pimenta também do DCI CCRD da Pedrulha, que gastou mais 45 segundos, que o vencedor e de Rafael Matias, do U.C.Eirense, que gastou 53.08 para percorrer os 12 km.
No sector feminino percorrendo em simultâneo e nas mesmas distâncias na prova K29 na linha de chegada, cortou a meta em 1º lugar Susana Echeverria do Coimbra Trail Running, com o tempo de 02.39.03, classificando-se na 2ª posição, Vera Bernardo da ARCD Venda da Luísa, com 02.51.08 e a fechar o pódio Lora Pereira em representação da ACRDS Quinhendros, que alcançou o 3º lugar da classificação geral, com o tempo de 03.10.56.
No Trail Curto, ocupou a primeira posição do pódio, Renata Vinagre, em representação do OzXtreme/RDA realizando o tempo de 01.47.34, seguida por Andreia Batista, com o tempo de 01.47.43 e a fechar o pódio Ana Porto que realizou o tempo de 01.49.55.
O Mini Trail, na distância de 12 km, Dilia Santos, da ARSM S. Miguel de Poiares com 01.05.07, foi a primeira classificada, alcançando o segundo lugar, Maria Ramos da DCI CCRD da Pedrulha, percorrendo a distância em 01.06.05, seguida por Lúcia Silva, que fechou o pódio com o tempo de 01.06.39.
Na prova dedicada às crianças, participaram no Kids Trail/PNEUBOX, 40 atletas, também nos trilhos que foram acompanhados por técnicos de desporto e por alguns familiares, sendo um êxito a repetir.
Para além destas provas realizou-se ainda uma Caminhada, percorrendo os participantes 12 Km, pelos trilhos da Freguesia de Cantanhede, Cordinhã e União de Freguesias de Portunhos Outil, que foi bastante participada.
A anteceder a partida e no acto do levantamento do dorsal alguns dos atletas participantes deixaram para a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, um conjunto de bens, nomeadamente, brinquedos, material desportivo e vestuário que reverterá a favor do Projecto de Cooperação que a Columbófila desenvolve de apoio ao Município da Ribeira Grande de Santiago de Cabo Verde.
No final da prova e após ser efetuada a entrega de prémios, estando presente Maria Carlos, em representação do Município de Cantanhede, Nuno Caldeira da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, José Torres Adega Cooperativa de Cantanhede, Susana Baia da Fisiobaia, Vitor Pimenta da ADAC e Bruno Silva, administrador da Fruta da 5ª, decorreu um almoço no Pavilhão Marialvas de Cantanhede, gentilmente cedido pelo Município de Cantanhede.
A segurança e vigilância dos atletas foram asseguradas pela Guarda Nacional Republicana, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, contando a organização também com a colaboração de muitos voluntários, que ao longo do percurso e dos abastecimentos colaboraram com os atletas em prova, associando-se também à iniciativa o Município de Cantanhede, e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Portunhos Outil e Junta de Freguesia de Cordinhã, contando igualmente com a colaboração da Fruta da 5ª, Grupo Os Mosqueteiros, Batatas PelaPapa, Loja dos Sabores, Livraria Toca, Continente, Decathlon, Pyrocantanhede, Fisiobaia, Pneubox/ Recauchutagem José Aniceto & Irmão, Lda, Óptica Loisas, Glassdrive,Santiago Bikes, Luis Bita e Imobiliária Nova central.
Paralelamente no local onde foram realizadas as partidas e chegadas dos atletas, realizou-se uma pequena feira, que contou com a presença das empresas Santiago Bikes, Loja Decathlon de Coimbra, Fisiobaia, Wingss Studio, Mariana Martins nutricionista e a Associação de S. Miguel de Poiares.
Pese embora a organização desta prova tenha trazido enormes encargos para a Sociedade Columbófila, quis com a organização de mais esta prova, honrar a parceria estabelecida com o Município de Cantanhede em realizar actividades de promoção no espaço adjacente ao Parque de S. Mateus e que foi objecto do aplauso da esmagadora maioria dos atletas e familiares presentes que ficaram bastantes satisfeitos com a beleza e paisagem oferecida.


Facebook anuncia nuevas herramientas para prevenir el acoso


por Yesica Flores
Por Antigone Davis, Directora Global de Seguridad
Hoy estamos anunciando nuevas herramientas para prevenir el acoso en Facebook y en Messenger como parte de nuestro trabajo continuo para construir una comunidad segura.
Basándonos en los comentarios de las personas que usan Facebook, así como en las organizaciones que representan a grupos que sufren acoso de manera desproporcionada, como mujeres periodistas, presentamos nuevas herramientas que:
  • Proactivamente reconocen y ayudan a prevenir contactos no deseados -como solicitudes de amistad y mensajes- cuando alguien que has bloqueado crea una nueva cuenta o trata de contactarte desde otra cuenta que controla.
  • Proveen la opción de ignorar una conversación de Messenger y automáticamente borrarla de la bandeja de entrada de una persona, sin tener que bloquear al remitente
Prohibimos la intimidación y el acoso en Facebook. Las personas pueden informarnos cuando ven algo que les preocupa o tienen una mala experiencia. Revisamos los informes y tomamos medidas contra abusos, como eliminar contenido, inhabilitar cuentas y limitar ciertas funciones, como la posibilidad de publicar comentarios a personas que han violado nuestras normas de comunidad. Las personas también pueden controlar lo que comparten, con quién lo comparten y quién puede comunicarse con ellos.
Prevenir contactos no deseados
Hemos escuchado historias de personas que han bloqueado cuentas sólo para encontrarse después con el mismo acosador usando una cuenta diferente. Con el objetivo de ayudar a prevenir esos encuentros no deseados, estamos optimizando funciones existentes para prevenir cuentas falsas en Facebook.
Estas herramientas automatizadas nos ayudan a diario a desactivar cuentas con mayor rapidez y bloquear millones de cuentas falsas antes de que logren registrarse. Sin embargo, una nueva cuenta creada por alguien que ya ha sido bloqueado puede ser más difícil de detectar a través de estas herramientas. Por ello, incorporamos diferentes índices (como una dirección de IP) que nos ayudan a detectar proactivamente este tipo de cuentas y prevenir que su dueño envíe un mensaje o solicitud de amistad a la persona que lo ha bloqueado originalmente. La persona que ha bloqueado la cuenta original se encuentra en control y debe iniciar el contacto con la nueva cuenta si desea interactuar con ella regularmente.
Ignorar mensajes
Si alguien está siendo hostigado, el hecho de bloquear al perpetrador puede provocar acoso adicional, particularmente de manera offline. También hemos escuchado de grupos que trabajan con sobrevivientes de violencia doméstica que la posibilidad de ver mensajes a menudo es una herramienta valiosa para evaluar si existe un riesgo de abuso adicional.
Esta nueva herramienta fue creada para abordar esta problemática, removiendo las notificaciones de los mensajes recibidos sin necesidad de efectuar un bloqueo. Cuando ignoras una conversación en Messenger, el hilo se guardará en la sección de conversaciones archivadas en lugar de permanecer en tu bandeja de entrada. Puedes acceder a esta función presionando en el hilo de una conversación y seleccionando la opción “Más”. Al activarla, la función te permitirá leer los mensajes sin que la otra persona pueda corroborar que han sido vistos o leídos. Esta herramienta también ocultará las notificaciones de nuevos mensajes recibidos en esa conversación. La herramienta está disponible para mensajes 1 a 1 y pronto estará disponible también para conversaciones grupales.
Trabajando con expertos
Facebook trabaja con expertos en una variedad de campos para proveer recursos seguros para nuestra comunidad. Durante el último año hemos trabajado con más de 150 expertos en seguridad en India, Irlanda, Kenia, Países Bajos, España, Turquía, Suecia y Estado Unidos para obtener retroalimentación sobre cómo podemos seguir mejorando.
También hemos organizado mesas redondas en el marco del Facebook Journalism Project con el objetivo de aprender más a partir de las experiencias únicas de la comunidad de periodistas en Facebook. Esto derivó en recursos para que ellos puedan protegerse a sí mismos y a sus cuentas en Facebook, además de las herramientas anunciadas hoy.

Hora de Fecho: "Não sei se os smartphones vão durar mais 10 anos"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O presidente do Instituto Superior Técnico lançou o livro "Mentes Digitais". Em entrevista ao Observador, diz que vai ser possível reproduzir um ser humano num computador. Consequência? A vida eterna.
A PSP deteve um dos administradores da discoteca Urban Beach por desobediência, depois de o espaço noturno lisboeta ter reaberto para realizar uma festa privada, disse à Lusa fonte da PSP.
O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional a taxa de Proteção Civil aplicada pela Câmara de Lisboa. O presidente Fernando Medina já garantiu que devolverá os 58 milhões de euros cobrados.
A Taxa Municipal de Proteção Civil foi declarada inconstitucional. Partidos já comentaram a decisão do Tribunal Constitucional. Veja as primeiras reações.
As moedas são todas de um e dois cêntimos de marco alemão, a moeda oficial anterior ao euro, que o camionista colecionou ao longo de 30 anos de viagens e deixou à família.
O ministro da Defesa do Reino Unido revelou que a Coreia do Norte é "um perigo real" e sublinhou a capacidade de o regime de Pyongyang desenvolver mísseis que poderiam alcançar Londres.
Meryl Streep disse ter ficado magoada com as palavras de Rose McGowan e voltou a reforçar que não tinha conhecimento dos comportamentos de Harvey Weinstein. "Não estive em silêncio deliberadamente."
Georgina Rodriguez partilhou uma fotografia com Cristiano Ronaldo e com os quatro filhos do jogador português. A imagem foi publicada no Instagram.
Acredite: este Natal não são as prendas que vão obrigar a fazer contas difíceis. O complicado mesmo vai ser fintar as calorias em cima da mesa. Para comer uma fatia dourada tem de correr hora e meia.
Em 2015, o Papa Francisco escreveu uma encíclica sobre ecologia. O Vaticano adotou algumas das ideias e tem encontrado soluções sustentáveis. A última envolve leite para pintar monumentos.
Depois da descoberta de um programa secreto do Pentágono para investigar OVNI, a CNN foi à procura de quem lá trabalhou. O homem que chefiou o programa garante que os extraterrestres visitam a Terra. 
Opinião

Rui Ramos
Há vinte e sete anos que Portugal é praticamente dominado pelo mesmo clã de amigos que chegou ao poder com António Guterres. O PSD tem de escolher se quer ser ou não alternativa a esse sistema.

Alexandre Homem Cristo
Passos Coelho achou (bem) que, para salvar o país, não poderia preocupar-se com o PSD. Mas depois também não o guiou para o futuro. Agora, para resgatar o país da geringonça, o PSD não está preparado.

João Carlos Espada
A confiança na civilização europeia e ocidental supõe o reconhecimento do sentimento nacional.

João Marques de Almeida
Há duas regras na política portuguesa. Quando o PS está no governo a realidade é sempre pior do que parece. E quando este abandona o poder fá-lo subitamente e deixando o país em apuros (2002 e 2011).

Alberto Gonçalves
Fora do manicómio em que saltita boa parte da “opinião”, o problema da Raríssimas não é ser “particular” na designação, nos estatutos e na teoria: é não ser particular na prática.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Urban abre sem licença e PSP detém administrador


Autoridades voltaram a encerrar espaço após desobediência a despacho.

A PSP deteve na segunda-feira um dos administradores da discoteca Urban Beach por desobediência, depois de o espaço noturno lisboeta ter reaberto para realizar uma festa privada, disse esta terça-feira à Lusa fonte daquela força de segurança.

A mesma fonte adiantou que o administrador foi detido por ter desobedecido ao despacho do Ministério da Administração Interna que tinha ordenado o encerramento do espaço durante seis meses.

O encerramento aconteceu após um episódio de agressões cujo vídeo foi tornado público no dia 02 de novembro e também a existência de 38 queixas apresentadas à PSP desde o início do ano, por alegadas práticas violentas ou atos de natureza discriminatória ou racista". 

A PSP deslocou-se ao Urban Beach, cerca das 23h00 de segunda-feira, na altura em que decorria uma festa privada, tendo encerrado novamente o local e detido um administrador.

A 02 de novembro foi divulgado um vídeo onde se vê seguranças da discoteca a agredirem violentamente um homem que aparentemente estava indefeso e não demonstrava qualquer resistência.

Fonte: CM


Opiniõ | Uma nada raríssima tristeza

Gostamos de histórias simples. A das Raríssimas foi-nos servida assim, sem nuances, sem dúvidas -- e, se não era claro então tem de o ser agora, a partir de um lado de uma contenda de que não fomos informados. Mas, mais que dizer de um alegado excelente jornalismo, o que sucedeu diz de nós.
Fernanda Câncio
Quase nunca nada é simples. Nem histórias nem pessoas. Dizem-nos isso os grandes tratados filosóficos, a grande literatura e até os textos sagrados. Até os profetas fraquejam, duvidam, caem em tentação, tentam escapar ao destino. Nenhuma grande personagem de romance é monolítica. Karenina arrepende-se de ter querido morrer quando já na linha do comboio: "Que estou a fazer?" Jesus na cruz murmura: "Por que me abandonaste?" O discípulo Pedro trai-o, abjura-o três vezes, e no entanto será o fundador da sua igreja.

Sabemos isso por nós próprios, se formos capazes de nos vermos. Sabemos o quanto somos contraditórios. Sabemos que não somos simples, a preto e branco, e que os outros também não podem ser. E, no entanto, tantas vezes, agimos e pensamos como se fossem. Queremos histórias simples em que saibamos de quem gostar e a quem odiar, em que o bem e o mal estejam claramente demarcados, sem confusões nem neblinas, em que possamos dar gás à indignação, à raiva, ao espírito de turba, ou à adulação santificadora. Assim foi, assim tem sido com o caso da semana. Uma reportagem da TVI, transmitida sábado 9, apresentou-nos uma história assim, sem dúvidas: havia uma associação muito boa criada e dirigida por uma mulher muito má, que a coberto do prestígio e poder granjeados pela sua boa obra praticava desmandos e abusos, e pessoas que a denunciavam.

Aquilo que a reportagem denuncia é, à partida, muito censurável: uma presidente de IPSS que não só tem marido e filho assalariados da dita como fala deles como "os meus olhos e ouvidos aqui" e parece apresentar este último como "herdeiro"; que aufere um salário global de cerca de seis mil euros, incluindo PPR de oitocentos euros, cobrança de quilómetros casa trabalho numa viatura da organização e ainda põe despesas de roupa e supermercado no cartão de crédito da dita. Tudo muito mau. Mas, como nas histórias demasiado simples, devemos olhar melhor, perguntar que estamos a ver e porquê. Vemos gravações de reuniões internas da IPSS em vídeo. Vemos dois ex tesoureiros - portanto ex membros da direção da IPSS --, denunciar e acusar, um deles com anos nessa posição e portanto com amplo conhecimento das contas e corresponsabilidade falando como se não tivesse nada a ver com o que acusa e denuncia. Não vemos a reportagem questionar as responsabilidades de quem conviveu com os desmandos, de quem os avalizou nas contas da organização e porquê. Não nos diz quanto, já agora, auferiam os restantes membros da direção (nomeadamente os tesoureiros em causa) ou sequer quem são, ou qual a estrutura salarial da IPSS - só nos é referido o salário de um consultor que veio depois a ser secretário de Estado da Saúde e o era quando a reportagem foi para o ar, sem que seja dada qualquer informação sobre a adequação do tipo de trabalho por este desenvolvido àquela remuneração. Tudo aquilo que possa desviar o foco do alvo - a presidente da IPSS - é escamoteado. Tudo o que possa temperar a imagem diabolizada dessa mulher é retirado da equação. E o efeito, claro, é o esperado: um levantamento nacional contra ela, um clima de linchamento mediático.

Uma semana depois, e porque esta falou, numa entrevista à RTP (no Sexta às Nove), temos um enquadramento menos simplório do caso. Sabemos que houve denúncias cruzadas - à tutela (ministério da Segurança Social) -- da parte de quem acusa a ex-presidente, e da ex-presidente ao MP contra a sua ex-vice-presidente (é confuso, sim). E se a entrevista da ex-presidente à RTP corrobora algumas das denúncias da reportagem da TVI - desde logo a de uma atitude de prepotência e de auto-engrandecimento e a incapacidade de separar a organização de si mesma, claramente encarando-a como coisa sua -- levanta questões muito sérias: como foi possível transmitir em dezembro um trabalho alegadamente "de investigação" sobre a gestão da Raríssimas sem mencionar o facto de existir, desde julho, um inquérito no MP sobre alegados crimes cometidos pela ex vice-presidente? Que seriedade podemos conferir a uma "investigação" que à luz daquilo que agora se sabe devemos suspeitar ter sido municiada, senão desencadeada, por quem está a ser investigada por aquilo de que a ex-presidente é acusada na reportagem?

Claro que a denúncia contra a ex vice-presidente da Raríssimas pode ser caluniosa; claro que se pode vir a concluir que a ex-presidente é culpada de gestão danosa, que as duas o são ou nenhuma o é. Ou seja, neste momento sabemos muito pouco ainda. Mas temos de saber que a primeira história que nos serviram está viciada, porque não nos apresenta todos os elementos disponíveis, porque nos conduz para conclusões sem nos dar toda a informação que tinha a obrigação de nos apresentar. Chama-se a isso sensacionalismo e manipulação, portanto mau jornalismo - que neste caso chegou ao ponto da mais obscena devassa persecutória e moralista, com a entrevista ao secretário de Estado. Porém muito mais perigosa e preocupante que o mau jornalismo é a alegria com que tanta gente o aceita e incensa e se entrega ao ódio, sem resquício de dúvida ou reflexão, erguendo em turba as tochas para mais uma fogueira. E tudo isso em nome de uma ideia de bem e de bondade e de verdade, claro. Porque estamos todos muito preocupados com as crianças da Raríssimas, não é? E é Natal.

Fonte: DN
Edição 18 DE DEZEMBRO DE 2017

________________________________


Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue



Negligência hospitalar: Portugal condenado a pagar 23 mil euros


O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou hoje o Estado português a pagar 23 mil euros por danos morais devido à morte de um homem submetido a cirurgia no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, em 1997.

A ação foi intentada no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) pela viúva do paciente, Maria Isabel Lopes de Sousa Fernandes, por considerar que houve vários atos de negligência médica após a cirurgia a que o marido foi submetido aos polipos nasais, a 27 de novembro de 1997, tendo, após complicações pós-operatórias, o mesmo vindo a falecer de septicemia.

O TEDH condenou o Estado português neste processo, em 15 de dezembro de 2015, ao considerar que, neste caso, houve violação material e formal do artigo 2 da Convenção dos Direitos do Homem relativo ao direito à vida.

Na altura, o TEDH entendeu que a ausência de coordenação entre o serviço de otorrinolaringologia e o serviço de urgências do hospital revelam um serviço hospitalar público disfuncional, privando o paciente da possibilidade de acesso aos serviços de urgência apropriados.


Na deliberação então tomada, o TEDH considerou ainda que o sistema jurídico português não funcionou de maneira efetiva, não tendo as averiguações internas conseguido estabelecer o nexo de causalidade entre as doenças contraídas pelo paciente e a cirurgia a que foi submetido.

Na mesma deliberação, o tribunal entendeu ainda que o paciente devia ter sido devidamente esclarecido pelos médicos dos riscos inerentes à cirurgia a que se submeteu.

A 11 de março de 2016, o Estado português recorreu da decisão para o Plenário do TEDH, tendo os 17 juízes, por 15 votos a favor e dois contra, considerado que a justiça penal foi ineficaz e que o sistema de saúde falhou em providenciar uma resposta médica adequada e em tempo útil, condenado o Estado português a pagar á viúva 23 mil euros por danos morais.

Jornal: JE

Lionel Messi eleito o melhor jogador da Liga espanhola

O jornal espanhol Marca também premiou Andrés Iniesta, como o melhor jogador da seleção espanhola.
Resultado de imagem para Lionel Messi eleito o melhor jogador da Liga espanhola
Lionel Messi foi esta segunda-feira galardoado pelo jornal espanhol Marca com o Troféu Alfredo Di Stéfano, para o melhor jogador da edição 2016/17 da Liga espanhola, recebendo também o Pichichi, pelos 37 golos.
Apesar da vitória do Real Madrid, o diário desportivo elegeu o jogador do Barcelona, que repetiu os triunfos de 2008/09, 2009/10, 2010/11 e 2014/15, passando a contar mais uma vitória do que Cristiano Ronaldo.
"Como digo sempre, se chegam prémios individuais, bem-vindos sejam, mas o meu objetivo principal é lutar por todos os títulos coletivos", garantiu o internacional argentino, que dedicou os prémios aos companheiros de equipa.
Numa cerimónia realizada em Barcelona, o jornal Marca premiou ainda o médio Andrés Iniesta como o melhor jogador da seleção espanhola, que conseguiu o apuramento para o Mundial'2018, na Rússia.
"Vamos com toda a ambição do mundo, sabendo que o último Mundial foi uma deceção, o que é um claro aviso para todos. Temos uma seleção muito boa, para chegar longe", afirmou o internacional espanhol.
Ainda premiados, foram o esloveno Jan Oblak, que recebeu o prémio Zamora, para o guarda-redes menos batido, e o avançado Iago Aspas, do Celta de Vigo, que foi o melhor marcador espanhola da Liga 2016/17, com 19 golos.
José Luis Mendilibar (Eibar) e Asier Garitano (Leganés) ganharam, ex-equo, o prémio para treinador do ano, enquanto Juan Martínez Munuera foi eleito o melhor árbitro.
O Jogo
Fotografia: EPA/ALEJANDRO GARCIA