domingo, 12 de janeiro de 2020

Porque hoje é... Domingo | Continuam as obras na Rua de S. Martinho e adjacentes

Tenho por hábito aos Domingos ir dar uma volta por algumas localidades na cidade de Aveiro, principalmente aos Domingos, e para companhia, levo a máquina fotográfica, para registar o que possa transmitir interesse.
Podemos ver nesta imagem, no Largo Luís de Camões o cenário que ali se vive. A sorte é que não chove (por enquanto), logo as obras deviam registar um ritmo mais adiantado, porque os comerciantes estão com a paciência no limite, e os impostos têm que ser pagos nos prazos estabelecidos.


Será que o chafariz das 5 bicas vai manter a sua beleza que nos habituou? Vamos aguardar para ver...
O Largo indicado acima fica paralelo ao chafariz das cinco bicas, com a Rua de S. Martinho e S. Sebastião.

O painel informativo que vemos na imagem, não só indica o prazo para concluir as obras, como ainda o seu valor, perto de meio milhão de euros.
Quer seja no inverno ou no verão, as obras provocam sempre incómodos, aos moradores, comerciantes e aos transeuntes.  
Na verdade, devem ser realizadas. O que se espera é que, a qualidade do trabalho seja garantido, para não voltar a abrir mais buracos.

Joaquim Carlos
Director



TRABALHADORES DO MUNICIPIO DE CANTANHEDE ASSOCIAM-SE A CAMPANHA SOLIDÁRIA A FAVOR DO MUNICIPIO DO TARRAFAL

Aproveitando o já tradicional jantar convívio que a direcção do Departamento Administrativo e Financeiro do Município de Cantanhede, promove na quadra do natal, juntando em redor da mesa, em franco convívio a esmagadora maioria dos trabalhadores daquele departamento, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a exemplo do ano anterior, recebeu com destino à Loja Social e Centro de Cuidados a Crianças e Adolescente com Deficiência, da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago para apoiar as famílias mais carenciadas, um conjunto de produtos alimentares doados pelos participantes no referido jantar convívio. 

Colaboraram nesta dádiva de bens alimentares, para além dos trabalhadores alguns membros do Executivo Municipal, nomeadamente a Presidente Helena Teodósio, o Vice-Presidente Pedro Cardoso, e os Vereadores Célia Simões e Adérito Machado, contributo que proporcionou um aumento muito significativo, dos bens angariados, em relação aos recebidos no ano passado. 

Na contabilidade final, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, contabilizou mais de uma centena de bens alimentares, num total de 104, Kg, nomeadamente massas, açúcar, bolachas, óleos, conservas, feijão, grão de bico, farinhas, vestuário e material informático, entre outros, que seguirão num próximo contentor, para a Loja Social e Centro de Cuidados a Crianças e Adolescente com Deficiência, do Município do Tarrafal da responsabilidade da Senhora Vereadora Eva Lopes.

Morte de bombeiro eleva para 27 número de vítimas dos incêndios na Austrália

Resultado de imagem para Morte de bombeiro eleva para 27 número de vítimas dos incêndios na Austrália
Um bombeiro de 60 anos morreu no sábado no combate a um incêndio no sudeste da Austrália, elevando para 27 o número de pessoas mortas desde o início dos gigantescos fogos no país.
O homem morreu ao ser atingido por uma árvore “quando trabalhava num incêndio nos arredores de Omeo”, declarou o chefe dos bombeiros dos serviços florestais do estado de Victoria, Chris Hardman.
Em declarações à cadeia de televisão australiana ABC, o primeiro-ministro, fortemente criticado pela gestão da crise, declarou ser necessário criar uma comissão de inquérito sobre os incêndios.
Scott Morrison reconheceu o desespero da população perante os fogos, que já destruíram uma zona do tamanho da Coreia do Sul ou de Portugal e voltaram a deixar hoje Sydney coberta de fumo.
“Nos próximos anos, vamos continuar a desenvolver a nossa política neste domínio para reduzir ainda mais as emissões [de gases com efeito de estufa], o que faremos sem aumentar os preços da eletricidade e sem fechar as indústrias tradicionais” de carvão, declarou.
O ano de 2019 foi o mais quente e o mais seco na Austrália desde que existem dados. O dia de 18 de Dezembro último foi o mais quente de sempre, com uma média nacional de temperaturas máximas de 41,9 graus.
Lusa
Foto: SAEED KHAN / AFP

Piloto português Paulo Gonçalves morre após queda no Dakar2020


O motociclista Paulo Gonçalves morreu no Dakar 2020 este domingo. Morte foi na sequência de uma queda, confirma organização do Dakar.

O piloto português Paulo Gonçalves, de 40 anos, morreu hoje na sequência de uma queda na 7.ª etapa do rali Dakar na Arábia Saudita, anunciou a organização em comunicado.

Paulo Gonçalves, que ocupava a 46.ª posição das motas à partida para esta etapa, caiu ao quilómetro 276 da especial.
O piloto estava inconsciente à chegada da equipa médica e foi transportado de helicóptero para o hospital, onde foi declarada a sua morte.
"A organização recebeu um alerta às 10h08 e enviou um helicóptero médico que chegou ao piloto às 10h16 encontrando-o inconsciente depois de uma paragem cardíaca. Depois da reanimação no local, o competidor foi levado de helicóptero para o hospital de Layla, onde foi declarada a sua morte", escreveu a organização da prova na nota.
Esta terça-feira organização do Rali Dakar corrigiu a informação sobre a desistência de Paulo Gonçalves (Hero), recolocando o português em prova na terceira etapa.  O piloto de Esposende ficou parado ao quilómetro 30 dos 477 que compunham a especial com o motor da sua mota partido, segundo divulgou a organização no sítio oficial da prova às 06:30 horas, indicando que o piloto luso "decidiu desistir". Três horas mais tarde, a Amaury Sport Organization (ASO) corrigiu a informação, indicando que Gonçalves continuava parado a tentar reparar a avaria enquanto esperava pela chegada do camião de assistência da sua equipa.
Paulo Gonçalves participava pela 13ª vez no Rali Dakar, tendo alcançado o segundo lugar na edição de 2015. A primeira vez que disputou a prova foi em 2006 e já conseguira terminá-la por quatro vezes no top 10. Em 2016, o piloto contou ao Observador a prova, etapa a etapa.
O piloto, nascido a 5 de fevereiro de 1979, natural de Esposende, foi campeão do mundo em motociclismo todo-o-terreno em 2013 e vice-campeão em 2014.
 "Vou tentar dar o meu melhor, um dia de cada vez. Tenho uma mota fantástica. Estou orgulhoso de estar aqui na Arábia Saudita e fazer parte do terceiro capítulo do Dakar. Vou tentar desfrutar das especiais e do país", disse Paulo Gonçalves, citado pela agência Lusa, na cerimónia de apresentação dos pilotos no pódio.
O Rali Dakar, que decorre na Arábia Saudita, começou no domingo, 5 de janeiro, em Jeddah e vai terminar no dia 17 em Riade.
Madremedia

PSD: Rio com 49,44% e Montenegro com 41,26% vão disputar segunda volta

Resultado de imagem para PSD: Rio com 49,44% e Montenegro com 41,26% vão disputar segunda volta
Rui Rio foi o mais votado nas eleições para a liderança do PSD, com 49,44%, e vai disputar uma segunda volta com Luís Montenegro, que teve 41,26%, anunciou o Conselho de Jurisdição Nacional dos sociais-democratas.
"O candidato Rui Rio obteve 15.301 votos, correspondentes a 49,44% dos votos expressos. O candidato Luís Montenegro obteve 12.767, correspondentes a 41,26%, e o candidato Miguel Pinto Luz obteve 2.878 votos, correspondentes a 9,3% dos votos expressos", declarou o presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, José Manuel Nunes Liberato.
Em conferência de imprensa, na sede nacional do PSD, em Lisboa, Nunes Liberato referiu que estes são "resultados provisórios", mas que está por apurar "um número muito pequeno" de votos, que não quantificou.
Os estatutos do PSD estabelecem que, se nenhum dos candidatos à liderança do partido obtiver uma maioria absoluta dos votos validamente expressos, realiza-se uma segunda volta entre os dois mais votados, que está marcada para o próximo sábado, dia 18.
Segundo os resultados ainda provisórios divulgados pelo presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, votaram nas eleições deste sábado 31.306 militantes, num universo de 40.604 inscritos, e registaram-se 219 votos em branco e 141 votos nulos.
A confirmarem-se estes resultados, com um total de 30.946 votos expressos, Rui Rio ficou a 173 votos da maioria absoluta com que evitaria disputar uma segunda volta.
Nunes Liberato disse que as urnas encerram à hora fixada, 20:00 de sábado, e que "os resultados das assembleias de voto que reportaram irregularidades não põem em causa nem a necessidade de uma segunda volta nem a ordenação dos candidatos".
"Sendo assim, a segunda volta realizar-se-á no próximo dia 18 de janeiro, nos termos do regulamento, entre os dois candidatos Rui Rio e Luís Montenegro", acrescentou o antigo chefe da Casa Civil do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.
Em nome do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, Nunes Liberato cumprimentou "os militantes que votaram nesta eleição, com grande participação, o pessoal que preparou todo o processo eleitoral, as pessoas que estiveram nas mesas a ajudar este processo democrático tão importante".
Estavam em condições de votar nas diretas de hoje para eleger o presidente do PSD e os delegados ao 38.º Congresso do partido cerca de 40 mil militantes com quotas em dia nos termos de um novo regulamento em que os pagamentos por multibanco são feitos segundo uma referência individual enviada a cada um.
Anteriormente, a referência era o número de filiado antecedido de zeros, e nas eleições diretas de há dois anos o universo de inscritos foi de 70.692, mas acabaram por votar apenas 42.655, cerca de 60% do total.
Rui Rio venceu essas eleições diretas, realizadas no dia 13 de janeiro de 2018, com 22.728 votos, 54,15% do total, derrotando o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, que depois se desfiliou do PSD e fundou o partido Aliança.
O 38.º Congresso do PSD, entre 07 e 09 de fevereiro, em Viana do Castelo, irá eleger os restantes membros da nova Comissão Política Nacional do PSD presidida por Rui Rio ou Luís Montenegro e os outros órgãos nacionais.
Lusa

Irão admite derrube de avião ucraniano com mísseis e reconhece “erro imperdoável”

Resultado de imagem para Irão admite derrube de avião ucraniano com mísseis e reconhece “erro imperdoável”

O Presidente do Irão afirmou hoje que o país "lamentava profundamente" ter abatido um avião civil ucraniano, sublinhando tratar-se de "uma grande tragédia e um erro imperdoável".

"O inquérito interno das forças armadas concluiu que lamentavelmente mísseis lançados devido a erro humano provocaram a queda horrível do avião ucraniano e a morte de 176 inocentes", admitiu Hassan Rouhani, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.
"As investigações continuam para identificar e levar à justiça" os responsáveis, acrescento, classificando o derrube do avião como "uma grande tragédia e um erro imperdoável".
Também o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano apresentou "as desculpas" do país pela catástrofe do Boeing 737 da companhia Ukrainian Airlines, depois de as forças armadas terem igualmente reconhecido que o avião foi abatido por erro.
"Dia triste", escreveu Mohammmad Javad Zarif no Twitter. Um "erro humano em tempos de crise causada pelo aventureirismo norte-americano levaram ao desastre, acrescentou.
"O nosso profundo arrependimento, desculpas e condolências ao nosso povo, às famílias das vítimas e às outras nações afetadas" pelo drama, disse o ministro.
O Estado-maior das forças armadas do Irão garantiu à população do país que "o responsável" pela tragédia do Boeing ucraniano abatido na quinta-feira nos arredores de Teerão, vai ser imediatamente apresentado à justiça militar.
"Garantimos que ao realizar reformas fundamentais nos processos operacionais ao nível das forças armadas, vamos tornar impossível a repetição de tais erros", acrescentou, em comunicado.
Já antes, a televisão estatal iraniana tinha difundido uma declaração militar que atribuía o derrube do aparelho a um erro.
O avião ucraniano voou perto de “um centro militar sensível” da Guarda Revolucionária. Devido às tensões com os Estados Unidos, os militares estavam no nível mais elevado de prontidão. “Nestas condições, devido a um erro humano e de uma forma não intencional, o avião foi atingido”.
Até aqui, o Irão tinha negado que um míssil fosse responsável pelo acidente. No entanto, os Estados Unidos e o Canadá afirmaram, citando informações dos respetivos serviços de segurança, que o acidente foi causado por um míssil iraniano.
O avião, um Boeing 737 da companhia aérea Ukrainian International Airlines, descolou de Teerão, com destino a Kiev, despenhando-se dois minutos após a descolagem nos arredores da capital iraniana.
O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Ain Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.
O aparelho, com destino a Kiev, transportava 167 passageiros e nove tripulantes de várias nacionalidades, incluindo 82 iranianos, 57 canadianos, 11 ucranianos, dez suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos.Ucrânia e Canadá exigem investigação profunda
O presidente ucraniano já veio exigir que o Irão assume inteiramente as responsabilidades. “Esperamos do Irão garantias da sua abertura para uma completa e transparente investigação, trazendo os responsáveis à justiça, a entrega dos cadáveres, o pagamento de uma indemnização, desculpas oficiais através dos canais diplomáticos”, adiantou Volodymyr Zelenskiy.
O primeiro-ministro do Canadá exigiu igualmente "transparência" na realização de um "inquérito completo e aprofundado" para apurar responsabilidades, depois de o Irão admitir ter abatido por engano um avião que transportava mais de meia centena de canadianos.

"A nossa prioridade continua a ser esclarecer este caso num espírito de transparência e justiça", afirmou Justin Trudeau, em comunicado.
"Esta é uma tragédia nacional e todos os canadianos estão de luto. Vamos continuar a trabalhar com os nossos parceiros em todo o mundo para garantir a realização de um inquérito completo e aprofundado", afirmou.
Trudeau acrescentou que "o Governo do Canadá espera a plena colaboração das autoridades iranianas".
O responsável da companhia aérea ucraniana veio entretanto dizer que nunca tinha duvidado que o acidente não tinha sido causado por qualquer problema do avião. O aparelho tinha apenas quatro anos e dois dias antes do acidente tinha vido sujeito a uma inspeção periódica, que não tinha detetado qualquer anomalia.

RTP c/ Lusa

Tudo sobre rodas… Mira está pronta para mais um BTT

Os números impressionam: 160 elementos no staff da prova, 332 competidores no prólogo de Sábado a noite na Praia de Mira e 917 na prova principal, em Mira, no Domingo: eis o retrato nu e cru de mais um RAID BTT LAGOAS DE MIRA!
A prova organizada pela 12ª vez pela Associação Cicloturistica do Cabeço de Mira, conta, como já é hábito, com a presença de alguns dos nomes sonantes do ciclismo e do desporto português.
À semelhança do ano anterior, o evento terá um prólogo noturno que irá realizar-se na Praia de Mira, definirá o acesso às boxes de partida da prova principal que se realiza no dia seguinte, pelo centro de Mira e outras áreas.
A prova principal, que passará pelas várias localidades do concelho encontra-se dividida em duas distâncias: o Raid com 55 Kms e uma prova mais pequena com 35 Kms. Entretanto, como novidade, neste ano haverá uma classificação especial para as "famílias", em ambos os percursos, que irá acrescentar ainda mais competitividade e integrar toda as pessoas no verdadeiro espírito do BTT Lagoas de Mira.
Mas, também é importante lembrar que todo este aparato implica no corte de vias importantes do Concelho, durante o Prólogo e a prova de Domingo. É fundamental que, para bem da prova e para a segurança de todos os envolvidos na competição, os condutores que estiverem na estrada respeitem as sinalizações e indicações de todos os elementos do staff
Como é habitual em todos os eventos organizados pela Associação Cicloturística do Cabeço de Mira, o Raid BTT Lagoas de Mira tem associado uma causa solidária muito forte, sendo este ano a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira, a entidade beneficiária.
Fonte: Mira Online