segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Sessão para a dádiva de sangue no Dia 27 (5ª. Feira) vai decorrer na Altice Labs/ex- PT – Inovação das 9 horas às 13 horas.

 

A Sessão para a dádiva de sangue no Dia 27 (5ª. Feira) vai decorrer na Altice Labs/ex- PT – Inovação das 9 horas às 13 horas, Rua Engenheiro José Ferreira Pinto Basto, paralela à Rua. Dr. Mário Sacramento. 

Este evento é realizado em parceria com a referida empresa e a ADASCA há já uns anos.

Os dadores do exterior podem comparecer nesta brigada na condição de se identificarem junto da segurança à entrada, informando para o que vão.


Existe uma grande expectativa relativamente à adesão desta vez. O custo beneficio está presente em todo o lado e, no campo da dádiva de sangue idem.


Outras informações disponíveis no site www.adasca.pt



MUNICÍPIO DE SILVES CONTINUA A DAR AS BOAS VINDAS A TODOS OS RECÉM NASCIDOS COM “MIMOS D’AVÓS”

 
O Município de Silves oferece, desde 2020, um enxoval simbólico, a todos os recém-nascidos do concelho, como prenda de boas vindas ao mundo.
Este projeto lançado pela Autarquia, através dos Polos de Educação, visa «juntar duas gerações distintas, neste desejo que nos une a todos: acreditar que uma vida nova é uma promessa de um futuro melhor e mais feliz», declara Rosa Palma, a presidente da Câmara de Silves.
As ofertas, feitas com amor e carinho pelas as avós, são a forma do Município de Silves desejar as maiores felicidades à criança e a toda a família.
Todos os recém-nascidos do concelho podem receber os Mimos D’Avós”. Para o efeito deverão apresentar o cartão/documento do registo civil, junto do Sector de Educação do Município de Silves, localizado na rua João de Deus, n.º 19 (ao lado da Junta de Freguesia de Silves).
Para mais informações, contacte o respetivo serviço através do telefone 282 440 815, entre as 09h00 e as 17h00

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES TEM NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 
Entra em vigor, a partir do dia 26 de outubro, o seguinte horário de funcionamento na Biblioteca Municipal de Silves, estipulado pelo Município de Silves:

» Horário de inverno - de 16 de setembro a 14 de junho
Segunda  - 14h00 às 19h00
Terça a sexta-feira - das 10h00 às 19h00;
Sábado - das 10h00 às 17h30;

Encerramento - domingos e feriados.

» Horário de verão - de 15 de junho a 15 de setembro
Segunda a sexta – das 10h00 às 19h00
Encerramento - sábados, domingos e feriados.

 

NADADORES DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE PARTICIPARAM NO TRONEIO DE ABERTURA

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na primeira competição oficial de natação pura do calendário regional para a época de 2022/ 2023.

O Torneio de Abertura da Associação de Natação de Coimbra teve como palco as piscinas municipais Rui Abreu e contou com a participação de 179 atletas em representação de 10 clubes.

Do lado da coletividade de Cantanhede, 23 atletas competiram pela ASSSCC, naquela que seria a primeira prova da época e que serviria de avaliação às primeiras 7 semanas de treinos.

Os resultados foram bastantes positivos visto que a média de melhoria apresentada esteve nos 11%.

Na presente época a equipa absoluta da ASSSCC tem 25 atletas, sendo que 12 nadadores são do escalão de Infantis.

Alessandro Carvalho, treinador principal da equipa absoluta, Illya Yelistratkin treinador principal equipa infantil e Hugo Tomé adjunto, são os treinadores que assumiram os destinos da equipa de natação da ASSSCC.


Marinha Grande | ARTISTAS MEXICANOS RECONHECIDOS MUNDIALMENTE EXPÕEM NO NAC

As obras dos artistas mexicanos De La Torre Brothers, reconhecidos internacionalmente, estão expostas no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, desde o passado dia 22 de outubro, numa oportunidade única de ver, em Portugal, as obras de arte em vidro dos irmãos Einar e Jamex, concebidas com excecional mestria.

A inauguração da mostra “Postais Coloniais, De La Torre Brothers" contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; da cônsul da Embaixada do México em Portugal, Rocio Carbajal; da encarregada dos assuntos políticos, económico-comercial e turismo da Embaixada, Laura Garzón; dos artistas Einar e Jamex De La Torre; e de vários convidados.

O presidente da Câmara referiu que “é um grande orgulho para a Marinha Grande apresentar esta exposição dos irmãos De La Torre, sobretudo no Ano Internacional do Vidro”, fazendo votos para que “o público visite estas obras de arte”. Aurélio Ferreira agradeceu aos artistas e aos colaboradores do município, que trabalharam na montagem da exposição.

Jamex De La Torre referiu ser “um enorme prazer expor na Marinha Grande, mostrando uma série de obras de vidro que foram viajando em distintos lugares da Europa” e nas quais foram utilizadas técnicas que misturam vidro e outros materiais.

Einar De La Torre explicou que “esta exposição começou há 11 anos, na Noruega, contendo peças e instalações que, ao longo dos anos, foram sendo produzidas em distintos lugares da Europa”. O título "Postais coloniais” deve-se ao facto de “muitas destas obras retratarem a identidade e tudo o que complementa o património de um território. Com esta exposição, estamos colonizando a Europa, com obras de arte”.

A exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers" é promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande, no âmbito do Ano Internacional do Vidro. Apresenta obras produzidas em vários centros vidreiros europeus, onde os artistas já expuseram, sendo que quatro das peças foram concebidas especificamente para esta exposição, na VICARTE.

Naturais de Guadalajara, México, os irmãos Einar (1963) e Jamex (1960) de la Torre mudaram-se para os Estados Unidos da América (E.U.A), no início da década de 1970, para uma pequena comunidade do estado da Califórnia. Começaram a trabalhar juntos na década de 1990 e atualmente vivem e trabalham entre os E.U.A. e o México.

Através da combinação de peças em vidro soprado com técnicas mistas e instalações artísticas, as suas obras abordam temas tão vastos e atuais como a identidade dos povos, a globalização e o capitalismo. Comummente, encontramos nas suas obras referências a histórias e tradições mexicanas, alusões religiosas e sexuais.

Não perca a oportunidade de visitar a exposição, no NAC, localizado no Edifício da Resinagem, até 30 de setembro de 2023, de quarta a sábado, das 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h30) e das 14h00 às 17h00 (última entrada às 16h30). A entrada é gratuita.

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE DAVIDE SUSCA NA GALERIA TONY VITORINO

 
A exposição de arte contemporânea do artista Davide Susca é inaugurada na Galeria Tony Vitorino, no Largo de República, na Vieira de Leiria, no dia 29 de outubro (sábado), pelas 19h00.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, com curadoria de Aquilino Ferreira.

Davide Susca é um artista italiano residente em Portugal, licenciado em arquitetura de interiores pela Académie Royale des Beaux-Arts de Bruxelles. De acordo com o artista, este busca, através da sua arte, “uma linguagem diferente, reutilizando diversos materiais, mais particularmente o plástico, que recicla, transformando-o em cor e textura”. Com os seus projetos, Davide Susca procura sensibilizar quem vê as suas obras para as questões ambientais dos dias de hoje.

A mostra fica aberta ao público até 10 de dezembro de 2022 e pode ser vista todos os dias (com exceção da quinta-feira), das 10h00 às 21h00.  A entrada é gratuita.

Portalegre | 16 dadores de sangue em Vale de Cavalos

A pouco e pouco vamo-nos aproximando do final da programação 2022 da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.

Numa pitoresca localidade, do concelho de Portalegre e da freguesia de Alegrete, foi levada a efeito mais uma brigada da ADBSP em articulação com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. A sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos abriu as suas portas a 16 voluntários, dos quais três mulheres.

Depois de avaliados, todos puderam concretizar a dádiva, pelo que somaram 16 as unidades de sangue total angariadas desta feita.

O Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos apoiou a realização do almoço convívio, servido na sua morada.


Crato e Santo António das Areias
Temos encontro marcado no centro de saúde do Crato a 19 de novembro. E depois, a 26 de novembro, estaremos na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão). Sábados das 09:00 h às 13:00 horas, aproximadamente, decorrem as nossas colheitas. Esperamos por vós! E vão sempre entrando em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/


JR

UE dá ‘luz verde’ final ao carregador universal que entra em vigor em 2024

 O Conselho da União Europeia (UE) deu hoje ‘luz verde’ final à diretiva relativa ao carregador universal, prevendo que a porta USB-C se torne obrigatória para todos os dispositivos eletrónicos, como telemóveis, ‘tablets’ e auscultadores, em 2024.
Em comunicado divulgado no dia em que os ministros do Ambiente se reúnem no Luxemburgo, o Conselho da UE dá conta desta aprovação final, apontando que “já não será necessário comprar um carregador diferente cada vez que se comprar um novo telemóvel ou dispositivo semelhante” dado que “todos vão poder ser recarregados utilizando o mesmo carregador”.
“Ter um carregador comum melhorará a comodidade do consumidor através da harmonização das interfaces de carregamento e da tecnologia de carregamento rápido e reduzirá significativamente o desperdícioeletrónico”, salienta a estrutura na qual se juntam os países da UE.
Dados divulgados pelo Conselho da UE revelam que, em 2020, os consumidores da UE compraram aproximadamente 420 milhões de dispositivos eletrónicos, possuindo em média três carregadores para carregar estes dispositivos eletrónicos, dos quais usam regularmente dois.
Por ano, a UE tem registado 11 mil toneladas de resíduos eletrónicos por ano.
Para evitar esta situação, o Conselho da UE explica que as novas regras, que entram em vigor em 2024, tornarão obrigatória uma porta de carregamento USB-C para todos os dispositivos eletrónicos, como telemóveis, ‘tablets’ e ‘e-readers’, câmaras digitais e consolas de videojogos, auscultadores e altifalantes portáteis, ratos e teclados sem fios e sistemas de navegação portáteis.
Além disso, todos os computadores portáteis serão igualmente abrangidos pelas novas regras 40 meses após a entrada em vigor da diretiva.
“Isto significará que a maioria dos dispositivos pode ser carregada utilizando o mesmo carregador”, destaca a estrutura, adiantando que a nova diretiva “também permite aos consumidores escolherem se querem comprar um novo dispositivo com ou sem carregador”.
A ‘luz verde’ final de hoje surge após o Conselho e o Parlamento Europeu terem chegado a acordo sobre as novas regras relativa ao carregador comum em junho passado.
Após ser assinado pelas presidências do Parlamento Europeu e do Conselho, este ato legislativo será publicado no Jornal Oficial da UE e entrará em vigor 20 dias após a sua publicação, com as novas regras a começarem a aplicar-se 24 meses após a sua entrada em vigor.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Mudança de hora: Não se esqueça de atrasar o relógio no próximo domingo

 

A hora na União Europeia vai mudar, na madrugada de dia 30 de outubro, para o horário de Inverno, atrasando mais uma vez os ponteiros 60 minutos.
Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora quando for 02:00 de domingo, passando a ser 01:00.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 01:00, passando para a 00:00.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
 
Fonte: MadreMedia
Imagem: Região Online

Seleção portuguesa apura-se para Europeu feminino de futsal ao golear a Itália

 
A seleção portuguesa feminina de futsal apurou-se ontem para o Euro2023 da categoria, ao golear a Itália por 5-1 em Fafe, distrito de Braga, na terceira jornada do Grupo 3 de apuramento.
Fifó abriu o marcador aos 15 minutos, antes de Rafaela Dal Maz empatar, aos 27, o mesmo minuto em que a ‘capitã’ Ana Azevedo recolocou as lusas na frente, antes de Pisco (36), e Cátia Morgado (38 e 39) fecharem a contagem.
Com este resultado, e depois de vitórias com Bielorrússia (14-0) e Eslovénia (12-0), as comandadas de Luís Conceição chegaram aos nove pontos, em nove possíveis, no Grupo 3, deixando as italianas com seis e ‘carimbando’ o apuramento para o Euro2023, que será disputado em local a designar pela UEFA.
 
Fonte: MadreMedia/Lusa
Foto: SAPO DESPORTO

CORTE PARCIAL DE CAMINHO NO SÍTIO DAS TAIPAS, NO ALGOZ, MANTEM-SE ATÉ DIA 11 DE NOVEMBRO

 Zona interditada ao trânsito abrange o troço compreendido entre a rua Dr. Marreiros Neto (Senhora do Pilar) e a Plasfaro
 
A Câmara Municipal de Silves informa que, motivado pela necessidade de conclusão dos trabalhos de extensão da rede de águas e rede de esgotos domésticos, o caminho do sítio das Taipas, no Algoz, continuará parcialmente cortado à circulação de trânsito, previsivelmente até ao próximo dia 11 de novembro. A zona interditada ao trânsito abrange o troço compreendido entre a rua Dr. Marreiros Neto (Senhora do Pilar) e a Plasfaro.
 
A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

CANTANHEDE | JOSELITO MARQUES PARTICIPOU NO COLCURINHO SKY RACE 2020

 

Numa organização do Município de Oliveira do Hospital e das Aldeias do Xisto, contando com o apoio de várias entidades e empresas da região daquela região, realizou-se no passado dia 23 de outubro o Colcurinho Sky Race 2022, com três provas, 24km, 12km e uma Caminhada de 12k, percorrendo a serra do Açor, em percursos recheados de trilhos técnicos e com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados.

Destinado a atletas masculinos e femininos dos escalões de Sub20, Seniores e Veteranos, filiados na Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, esta prova contou com a participação de Joselito Marques, atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que competiu na prova de 25km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Longo, terminando no 79º lugar geral masculino e 13º M45.


Marinha Grande | NOTA DE PESAR - FALECIMENTO DE JOAQUIM MARTINS

 O Município da Marinha Grande vem manifestar o seu mais profundo pesar pelo falecimento do empresário Joaquim Martins.

Nascido em 1950, em Vila Nova de Poiares, foi um notável empresário, dinâmico, empreendedor e visionário. Um homem com reconhecidas qualidades éticas e humanas.

Joaquim Martins veio para a Marinha Grande, ainda jovem, tendo começado a trabalhar na área dos moldes, fundando a empresa Famolde.
Ao longo da sua vida, ocupou vários cargos de destaque. Foi deputado da Assembleia Municipal da Marinha Grande, esteve na direção da CEFAMOL assumindo funções no âmbito da presidência e da vice-presidência e pertenceu ao Conselho de Administração da Incubadora OPEN.

Neste momento de perda para a indústria do concelho e da região, recordamos as palavras que Joaquim Martins dirigiu, há alguns anos, aos jovens participantes numa tertúlia organizada pela Câmara Municipal: "A vida pode ser mais difícil ou menos difícil, conforme nós a construirmos. Ter sucesso dá trabalho, mas vale a pena e para ter sucesso é preciso ter princípios."

O Município da Marinha Grande endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e a todos quantos privaram com o empresário, agradecendo o seu contributo para o desenvolvimento económico do concelho.

Município vence processo de direitos de autor dos Passadiços do Paiva e 516 Arouca

Chegou ao fim o processo judicial que opunha o Município de Arouca e Octávio Canhão em torno dos direitos de autor dos Passadiços do Paiva e da 516 Arouca – ponte suspensa. O processo transitou em julgado, com a autoria das infraestruturas a manter-se sob a alçada do Município.
 
O processo judicial remonta a janeiro de 2020, data em que Octávio Canhão intentou uma ação contra o Município de Arouca para que lhe fossem reconhecidos os direitos de autor da obra dos Passadiços do Paiva e da 516 Arouca – ponte suspensa, na altura ainda em fase de construção. O empresário alegava ser “o pai dos Passadiços do Paiva” após ter sido convidado a apresentar um Projeto de Desenvolvimento do Turismo Ativo em Arouca, em 2008.
 
O Município de Arouca contrapôs este argumento, garantindo que Octávio Canhão “não apresentou nenhum projeto para nenhuma das obras construídas e em construção [à data], seja para os Passadiços do Paiva, seja para a Ponte do Vau, seja para a ponte suspensa” e que as diferenças das ideias propostas no denominado Projeto de Desenvolvimento do Turismo Ativo em Arouca “são abissais” quando comparadas com as obras que se vieram a projetar.
 
O Tribunal da Propriedade Industrial negou as intenções de Octávio Canhão, tendo o Município de Arouca sido absolvido da acusação de que era alvo. Após recurso, também o Tribunal da Relação de Lisboa veio confirmar a sentença anteriormente proferida na primeira instância, tendo, agora, o processo chegado ao fim, após trânsito em julgado.

De 24 a 28 de outubro, na Universidade Católica no Porto, Faculdade de Educação e Psicologia debate novos caminhos para a internacionalização das universidades

 Começa hoje e termina a 28 de outubro a semana internacional “New Routes to Global Engagement”, organizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Uma semana intensa com palestras sobre os desafios que se colocam às Universidades, interna e externamente, quando se fala em internacionalização. Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Estado para a Internacionalização, marcará presença na sessão de abertura.
 
A internacionalização é essencial para a Faculdade de Educação e Psicologia e está presente em todas as atividades de ensino, de investigação, de inovação, mas também na área da responsabilidade social,” salienta Patrícia Oliveira-Silva, docente e membro da direção da Faculdade de Educação e Psicologia para a área da internacionalização, acrescentando “o nosso compromisso é o de agir numa comunidade global interligada.
 
Investigadores, docentes, estudantes e colaboradores da Faculdade de Educação e Psicologia e de onze universidades estrangeiras vão debater temas como a Aprendizagem, o Ensino, a Investigação e a colaboração das universidades através da Internacionalização; estratégias e políticas de internacionalização nas universidades; a importância da imersão cultural de estudantes-docentes-colaboradores; entre outros temas. “Através desta semana internacional procuramos desenvolver um documento orientador para a internacionalização no ensino superior,” refere Patrícia Oliveira-Silva.
 
A Semana Internacional da Faculdade de Educação e Psicologia realiza-se entre 24 e 28 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Mais informações e programa completo disponíveis em:

XVI Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos traz doceiros de várias regiões do país

 A 16.ª edição da Feira de Doçaria Conventual do concelho de Figueiró dos Vinhos começa já no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de Outubro, no mítico Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços.

O certame trará, este ano, mais 5 doceiros após a ampliação do espaço útil de feira. Ao todo serão 15 as casas de doçaria conventual que prometem trazer, consigo, deliciosos exemplares deste género gastronómico português tão peculiar.

Alcobaça, Arouca, Aveiro, Caldas da Rainha, Castanheira de Pêra, Cernache do Bonjardim, Évora, Figueiró dos Vinhos, Lorvão, Nisa (Portalegre), Ovar, Tentúgal e Tomar, são as regiões que estarão representadas e que trarão os históricos doces e licores criados pelas hábeis mãos das freiras portuguesas. Um legado passado de geração em geração e cuja memória deve ser preservada, um objetivo partilhado pela Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos que pretende, assim, contribuir para a longevidade e partilha da história e da confeção da Doçaria Conventual Portuguesa.

O fim de semana de exaltação à doçaria conventual, à semelhança das edições anteriores, será enriquecido com uma programação cultural de excelência com a presença da Oficina de Teatro de Condeixa, do Coimbra Gospel Choir e de ‘4tíssimo’.
Toda a programação e informação sobre este evento pode ser seguido e consultado nas redes sociais e/ou no site do Município de Figueiró dos Vinhos (www.cm-figueirodosvinhos.pt).

Respiradores defeituosos obrigam Philips a despedir 4000 trabalhadores

Empresa conhecida pelo fabrico de eletrodomésticos tem-se virado para a produção de dispositivos médicos nos últimos anos.
Os trabalhadores da Philips vão pagar com despedimentos o custo de um erro na produção de um respirador de sono.
O defeito de fabrico custou à empresa dos Países Baixos um processo em tribunal e uma indemnização de 1300 milhões de euros, com consequências graves no balanço do terceiro trimestre.
Para responder às perdas, a empresa vai despedir 4000 trabalhadores, com custos de indemnizações estimados em 300 milhões de euros, avança a AFP.
Desde junho de 2021 a Philips foi obrigada retirar do mercado e apelar à devolução de 5,5 milhões de respiradores para pessoas com apneia do sono nos Estados Unidos, uma vez que colocam os utilizadores em risco de inalar epuma tóxica.
A FDA, reguladora de alimentos e medicamentos norte-americana atribui ao uso destes dispositivos defeituosos "uma ampla gama de lesões, incluindo cancro, pneumonia, asma e outros problemas respiratórios, infeção, dor de cabeça, tosse, dificuldade em respirar, tonturas, nódulos e dores no peito".
A Philips emprega mais de 80 mil pessoas em mais de 100 países.

Carolina Rico/TSF