sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Silves | LADO B TRAZ LUISA SOBRAL AO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO


A Câmara Municipal de Silves leva a próxima sessão do Lado B, com Luisa Sobral, ao Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, no próximo dia 03 de dezembro, às 21h30.

Luisa Sobral uma das compositoras e cantoras mais importantes da nova geração de músicos portugueses, sobe ao palco, em duo com o guitarrista Manuel Rocha, para um concerto intimista em torno dos seus dez anos de carreira, atravessando os seus cinco discos e alguns temas inéditos.

Os ingressos para este espetáculo poderão ser adquiridos através da bilheteira online BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ quer nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com um custo associado de 8 euros. Poderão, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.

Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.

+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) | cultura@cm-silves.pt
__________________

+ Info sobre Luisa Sobral

Estreou-se em 2011 com “The Cherry on My Cake”, ao qual se seguiu “There’s A Flower In My Bedroom” (2013) - com convidados como Jamie Cullum, António Zambujo e Mário Laginha - o álbum infantil “Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa” (2014) e “Luísa” (2016).

Em 2017 compõe “Amar Pelos Dois”, o tema vencedor do Festival Eurovisão da Canção, interpretado pelo seu irmão Salvador Sobral.

Em 2018 chega “Rosa”, álbum produzido pelo catalão Raul Refree, que assenta num registo mais intimista onde Luísa Sobral arrisca novos territórios na composição e arranjos. O álbum arranca as melhores críticas da imprensa especializada e leva a cantora por paisagens onde nunca tinha atuado: Itália, Polónia, Uruguai, Austrália e Japão, aos quais se juntam Espanha e Portugal, destacados festivais e salas - Bons Sons, Sol da Caparica, La Mar de Músicas, WOMADelaide, entre outros - recebem a digressão daquele que foi considerado o seu trabalho mais maduro.

O regresso às edições discográficas dá-se com “Camomila” (2021), miniálbum composto por canções de embalar dedicadas a cada dia da semana.

A sua faceta de compositora vai-se destacando ao longo dos anos, tendo composto para artistas como Ana Moura, António Zambujo, Marco Rodrigues, Mayra Andrade, Sara Correia, entre outros.

Advogados de rua italianos ajudam sem-abrigo


É talvez o mais abrangente escritório de advogados em Itália. Mas será também o menos rentável. Trata-se de uma associação de profissionais que oferecem aconselhamento jurídico gratuito aos sem-abrigo e àqueles que não podem exercer os seus direitos por não terem residência. Fomos conhecer estes advogados de rua em Nápoles.

"Estabelecemos um protocolo com a Câmara Municipal e com os serviços sociais para ajudar os sem-abrigo a ter uma residência virtual, chamada de 'residência de proximidade' aqui em Nápoles, que possui o mesmo valor das residências habituais. Na realidade, é virtual, porque as pessoas não vivem realmente lá, mas desta forma têm acesso aos serviços de saúde, registos eleitorais e cartões de identificação", explica Francesco Priore, um dos advogados.

No passado, vi o meu pai a sofrer algumas injustiças e disse a 
mim próprio que um dia ele não teria de passar por certas coisas, 
porque eu estaria lá para o defender.
Francesco Priore 
Advogado de rua

Os casos com que se deparam oscilam quase sempre entre condições de extrema vulnerabilidade e o fenómeno da marginalidade social. Ernestina Servo, da Cooperativa Dedalus, afirma que pode ir "do desemprego a problemas de saúde mental, questões sociais mais gerais, como o fracasso dos processos de migração de familiares e, portanto, o contexto vai resvalando para uma situação de pobreza".

Luciano Febbraro vive na rua e necessita de aconselhamento jurídico para obter os papéis para a tão esperada mudança de sexo.

"Temos de tratar da papelada para o meu cartão do cidadão e para arranjar uma residência. Só depois é que vou poder falar com outras pessoas para mudar o que sou, porque não me sinto bem assim", conta Luciano.

"A minha escolha foi fruto de uma experiência pessoal. No passado, vi o meu pai a sofrer algumas injustiças e disse a mim próprio que um dia o meu pai não teria de passar por certas coisas, porque eu estaria lá para o defender", diz Francesco Priore.

Com cerca de 3 mil processos por ano em todo o país, o grande retorno que estes advogados de rua dizem ter é conseguir resgatar parte destas pessoas da invisibilidade social em que vivem.

Fonte: euronews

Novo Espaço BUPi de Proença-a-Nova entra em funcionamento no dia 22 de novembro

O novo Espaço BUPi de Proença-a-Nova, a funcionar no antigo Espaço Internet, no Parque Urbano Comendador João Martins, vai abrir ao público esta segunda-feira, 22 de novembro, com duas valências distintas: por um lado, atendimento presencial com agendamento prévio; e por outro o onBUPi, dois postos de atendimento digital assistido disponibilizados para utilização livre por qualquer cidadão que deseje aprender a efetuar de forma autónoma o seu processo de georreferenciação, diretamente na Plataforma BUPi. Esta aposta do Município de Proença-a-Nova surge na sequência da aprovação de candidatura apresentada no âmbito do aviso “Capacitação dos Serviços da Administração Pública” que pretende dar novo impulso a este Sistema de Informação Cadastral Simplificado.

“Proença-a-Nova foi um dos dez municípios onde se implementou o projeto piloto do BUPi, com a introdução de 41.014 matrizes georreferenciadas na plataforma entre novembro de 2017 e agosto de 2020. Temos cadastrada quase metade da área total do concelho, pelo que é pedido aos proprietários que ainda não o fizeram que aproveitem as condições excecionais para o fazerem”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. A gratuitidade da georreferenciação irá estar disponível no concelho até 23 de agosto de 2023. Para as propriedades que nunca tenham sido registadas numa Conservatória, ou cujo registo não esteja atualizado, o processo de registo é também gratuito.

O Espaço BUPi está aberto ao público às segundas e sextas-feiras das 9h30 às 16h00, às terças e quartas-feiras das 9h30 às 12h30, mantendo-se o atendimento na Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de Proença-a-Nova às quintas-feiras. Para realizar o agendamento, é necessária marcação prévia na Conservatória pelo telefone 274 670 230 (de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 16h00). Prevê-se que o Espaço BUPi tenha igualmente uma vertente itinerante, com visita às Juntas e Uniões de Freguesia, em datas a agendar, e com informação junto da Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova.

Este Sistema de Informação Cadastral Simplificado vem dar resposta à falta de cadastro em parte do território nacional, além de que a inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente para garantir a proteção dos direitos de propriedade. Para isso é preciso fazer o registo na Conservatória do Registo Predial. “Conhecer o nosso território é fundamental para adequarmos as medidas de desenvolvimento que pretendemos implementar, até para dar resposta a fenómenos como os incêndios florestais e a falta de ordenamento florestal que os potenciam. Contamos desde o início com o trabalho sempre empenhado da Conservatória de Proença-a-Nova que, com falta reconhecida de recursos humanos, tem dado resposta afirmativa a este processo”, adianta ainda João Lobo.


Congresso sobre animação sociocultural mobiliza mais de 30 oradores em Proença-a-Nova


O Congresso Internacional de Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e os Novos Paradigmas do Envelhecimento irá decorrer em Proença-a-Nova nos dias 25, 26 e 27 de novembro, mobilizando mais de 30 especialistas nesta temática. Os principais objetivos desta iniciativa foram elencados pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, pelo vice-presidente, João Manso, e ainda por Ernesto Candeias, docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em representação da Intervenção - Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, durante a conferência de imprensa que decorreu nos Paços do Concelho no dia 17 de novembro.

No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Intervenção, o Município e o CLDS-4G “Enraizar” - cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu - e o Município de Proença-a-Nova disponibilizam inscrições gratuitas para os profissionais ligados a esta área e demais interessados do distrito de Castelo Branco que pretendam participar no congresso, devendo formalizar a inscrição através desta hiperligação ou pedindo mais informações através do email clds@cm-proencanova.pt. De outras partes do país, as inscrições estão disponíveis em https://associacaointervencao.pt, página onde se encontra o programa detalhado. Para além da inscrição prévia, está ainda disponível a inscrição no próprio dia.

Recordando que a pirâmide demográfica num concelho de baixa densidade como Proença-a-Nova evidencia as faixas etárias acima dos 45 e dos 65 anos, com menor capacidade de rejuvenescimento e de autorregeneração, João Lobo considera que esta situação tem de ser encarada como uma potencialidade que, naturalmente, levanta determinados desafios a que se têm que dar resposta do ponto de vista do acolhimento e acompanhamento. “Esta pandemia que nos atravessa também se refletiu, do ponto de vista da animação sociocultural, numa expressão com muito mais pertinência, por os utentes dos lares e IPSS estarem privados do contacto normal com as famílias.”. Para o autarca, o concelho tem todas as condições para atrair novos moradores já reformados, “tanto aqueles que retornam às suas raízes, mas também estrangeiros que chegam até nós para viver com condições diferenciadas”.

O vice-presidente da autarquia, João Manso, referiu que vão ser acauteladas as condições de segurança requeridas pela Direção-Geral de Saúde que estiverem em vigor no momento da realização do congresso. “Este vai ser um evento que trará muita gente e animação a Proença-a-Nova”, adiantou. Lançou ainda um apelo para os profissionais ligados a este sector para se inscreverem, pois, para além da parte teórica, o Congresso terá uma vertente muito prática, com workshops, oficinas e grupos de trabalho. Ernesto Candeias, em representação da Associação Intervenção, destacou o facto de este ser um evento internacional que contará com a presença de figuras como “o padre Lino Maia, o padre Fontes, o professor já jubilado Polybio Serra e Silva. Tirando estes, a maior parte são pessoas dos Institutos Politécnicos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Universidade de Évora, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, totalizando mais de 30 congressistas”.

Haverá igualmente iniciativas abertas à população em geral: no dia 25 de novembro, às 21h30, o cancioneiro popular do Minho será abordado numa conferência por João Pedro da Cruz, um dos elementos do grupo Sons do Minho, pós-graduado em Gestão Artística e Cultural. No dia 27 será a vez do Padre Fontes promover, às 21h00, um serão com histórias vindas da sabedoria dos idosos, partilhando o palco com o contador de histórias José Craveiro.

Recorde-se que este Congresso é acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (com registo de acreditação: CC PFC/ACC – 107654/20) e releva para efeitos de progressão em carreira de educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial, garantindo 25 créditos.


Marinha Grande acolhe reunião distrital do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais

Decorreu no passado dia 16 de novembro, no auditório do Centro Empresarial, na Zona Industrial do Casal da Lebre, na Marinha Grande, a reunião de balanço do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2021, que esteve operacional entre 15 de maio e 31 de outubro.
A reunião foi organizada pelo comando distrital de operações de socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Guarda Nacional Republicada (GNR) e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Além destas entidades, estiveram presentes representantes dos corpos de bombeiros e serviços municipais de proteção civil do distrito, a Polícia Judiciária, as Infraestruras de Portugal e o Instituto da Segurança Social, que foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e pelo Vereador com o pelouro da Proteção Civil, António Fragoso.
Foram debatidos os bons resultados do distrito, o melhor da última década em área ardida e número de ignições, que não será só fruto das condições meteorológicas favoráveis, mas também do forte empenho dos corpos de bombeiros, apostando num bom ataque inicial, uma resposta eficaz dos meios aéreos, a articulação entre as diversas forças operacionais e o recurso às tecnologias de informação, tanto no terreno como nas salas de operações, nomeadamente com recurso a câmaras de videovigilância nas áreas florestais.

No final, o presidente da Câmara agradeceu o trabalho e a presença de todos e informou que levará à reunião da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria algumas das preocupações que foram levantas pelos presentes, nomeadamente a falta de meios humanos e a possibilidade de abrirem candidaturas a fundos europeus para a aquisição de meios e equipamentos de apoio, que poderão passar por máquinas de rastos e tratores agrícolas, para proceder à gestão de combustíveis junto dos aglomerados urbanos.

Re-Certificação Serviço de Imunohemoterapia do IPO de Coimbra

O Serviço de Imunohemoterapia do IPO de Coimbra obteve, ontem, dia 18 de novembro a Re-Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a NP EN ISO 9001:2015, que mantém desde 2007.

Este feito torna evidente a prática de uma cultura de segurança e de Boas Práticas a nível da Medicina Transfusional e Irradiação de Componentes Sanguíneos, esta última que efetua para as Instituições Hospitalares da Região Centro.

A presente renovação da Certificação da Qualidade constitui uma mais-valia para o Serviço e Instituição, pelo que o IPO de Coimbra se congratula com o esforço de todos os profissionais do Serviço de Imunohemoterapia que contribuíram ativamente para este resultado.

 


Fibra ótica chega a todas as Aldeias do Xisto até 2023

 A ADXTUR e a Altice Portugal assinaram um protocolo que prevê o alargamento da cobertura de fibra ótica e rede móvel nas Aldeias do Xisto.

O processo, que abrange 14 aldeias até final deste ano, estará completo em 2023 e inclui ainda a instalação de 11 estações móveis, assegurando a cobertura das redes 4G e 5G.

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e a Altice Portugal assinaram, a 18 de novembro, um protocolo que estabelece o alargamento da cobertura de fibra ótica e rede móvel nas 27 Aldeias do Xisto. Está dado, assim, mais um passo para completar um puzzle com uma peça até agora em falta: a conectividade.

«Hoje, a tecnologia é uma infraestrutura básica para podermos comunicar e criar ainda mais valor a partir deste território que são as Aldeias do Xisto», considerou o presidente da ADXTUR. O projeto das Aldeias do Xisto começou com pouco mais de meia dúzia de parceiros”, recordou Paulo Fernandes, acrescentando que muito se trabalhou para estimular a autoestima das comunidades e o espírito de rede. Um trabalho que se materializou numa rede e na afirmação de «uma das marcas mais improváveis, mas também mais especializadas na relação simbiótica entre natureza e comunidades. Os elos de comunicação mais orgânicos estão criados, mas precisamos da camada da conectividade para que todos os que querem estar, viver e trabalhar nas Aldeias do Xisto o possam fazer cada vez mais», sublinhou.


O presidente da ADXTUR reconhece o desafio que se segue, tendo em conta que «é um dos territórios mais interiores e complexos do ponto de vista orográfico.» Não duvida, contudo, que será cumprido. Paulo Fernandes sublinhou ainda que a parceria estabelecida com a Altice Portugal não se limita à questão das infraestruturas. As Aldeias do Xisto são um laboratório vivo” e reúnem «um conjunto endógeno de ativos, recursos e potencial para chegar mais longe.» Por isso, o protocolo prevê que a ADXTUR e a Altice Portugal colaborem para encontrar «novas formas de prototipar serviços”, criando mais valor em torno destes recursos e alterando a perceção de valor de uma zona do país que ainda tem muito para oferecer», refere. 

«Num verdadeiro projeto de interesse público, potenciando a criação de valor nestes territórios e na região como um todo, é na consolidação da sua estratégia, na sua ação e na sua relação com estas regiões que a Altice Portugal promove o combate à desertificação e às desigualdades territoriais, proporcionando maior atratividade, investimento e turismo», refere a Altice Portugal em comunicado.

«Este investimento será mais uma das alavancas fundamentais para a excelência no turismo destas aldeias e desta região. Já somos uma referência e este investimento será o mote para que sejamos a referência. Seremos um verdadeiro exemplo de qualidade na Europa e no Mundo. Primeiro fizemo-lo com as Aldeias Históricas e agora com as Aldeias do Xisto e os resultados já obtidos devem ser um motivo de orgulho de todos e de grande satisfação em relação ao impacto positivo que causamos aos turistas nacionais e estrangeiros», refere Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal.

Segundo o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, a empresa compromete-se a levar a fibra ótica até 14 Aldeias do Xisto, ainda este ano, prevendo-se que toda a rede terá cobertura até 2023. Porque a «complementaridade de serviços fixos e móveis é importante», serão também instaladas 11 estações móveis, reforçando as redes 4G e 5G. «Nenhum de nós tem dúvidas: o futuro é digital», disse o responsável, acrescentando que a aposta na tecnologia é decisiva para a «captação de investimento. E quando captamos investimento, criamos emprego e quando criamos emprego estamos a fixar população e desenvolvemos as economias regionais». Alexandre Fonseca considera que este projeto agrega «dois conceitos que têm de andar de mãos dadas: a modernidade e a tradição», procurando construir «um Portugal onde todos gostem de estar, trabalhar, viver e onde todos sejam felizes.»

Valorização do papel das Assembleias Municipais: Helena Roseta distinguida com prémio “Personalidade ANAM 2021”

 

A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) atribuiu a Helena Roseta a distinção “Personalidade ANAM 2021” reconhecendo desta forma o seu trabalho, empenho e dedicação em prol da valorização e dignificação das Assembleias Municipais do nosso país.

Ex-presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta foi galardoada com o prémio “Personalidade ANAM”, uma distinção que visa homenagear “personalidades que se tenham distinguido na defesa do poder local e na valorização das Assembleias Municipais”, refere Albino Almeida, presidente da ANAM.

Durante a cerimónia, Albino Almeida salientou o apoio incondicional de Helena Roseta desde o início da criação da ANAM: «A Helena Roseta foi fundamental nos primeiros passos da nossa associação, mostrando-se desde logo disponível para nos ajudar com a sua solidariedade e as suas sugestões que em muito contribuíram para que passássemos rapidamente das ideias aos atos. Neste sentido, a distinção que agora lhe concedemos reconhece o seu trabalho em nome da dignificação e da valorização das Assembleias Municipais, mas também como figura fundamental da democracia e da República, essencial que foi no pensamento, implementação e início da atividade da ANAM.»

 

Para Helena Rosetaa atribuição deste prémio tem um significado especial: “As Assembleias Municipais são os verdadeiros herdeiros democráticos do 25 de Abril (antes da revolução só existiam Câmaras Municipais e não Assembleias). Agradeço esta distinção à ANAM, uma associação com a qual me identifiquei desde o início. Por outro lado, este prémio serve também para sublinhar, mais uma vez, o papel fundamental das AM no poder local e a importância do seu contributo para a democracia do nosso país.»

 

A arquitecta e ex-deputada Helena Roseta foi presidente da Assembleia Municipal de Lisboa durante os mandatos 2013-2017 e 2017-2021, acabando por renunciar neste último, em outubro de 2019, invocando razões de carácter pessoal.

COVID-19: 2.371 casos e 5 mortes nas últimas 24 horas

 




Colheita de sangue Dia 22 Novembro no Auditório da Altice Labs de Aveiro

Dia 22 de Novembro a ADASCA vai realizar uma sessão de colheitas de sangue no Auditório da Altice Labs de Aveiro (Rua Engenheiro José Ferreira Pinto Basto/R. Dr. Mário Sacramento) entre as 9 horas e as 13 horas.

Apesar do evento ser direccionado para os colaboradores da dita empresa, é aberto aos dadores do exterior, para tanto basta que se identifiquem junto da segurança mediante o Cartão de Cidadão. Por sua vez, o segurança indicará o local onde se deve dirigir.

Aproveitem para comparecer e convidar outros a aderir também.


NB: Numa parceria entre Altice Labs de Aveiro com a ADASCA 

BREAKING NEWS: Democrats’ social spending bill passes House

The House passed Democrats’ sweeping social spending bill Friday morning, a major step forward for a centerpiece of President Joe Biden’s domestic agenda.

All but one Democrat voted for the $1.7 trillion package of tax, health care and climate initiatives, which amounts to the most significant restructuring of the safety net in decades. All Republicans voted against the bill.

The legislation now moves to the Senate, where it will likely be pared back in size and not considered until next month at the earliest.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/11/19/democrats-social-spending-bill-passes-house-523026

Fonte: POLITICO

BREAKING NEWS: FDA clears Pfizer, Moderna Covid booster shots for all adults

The Food and Drug Administration has cleared both the Moderna and Pfizer-BioNTech Covid-19 booster shots for all adults. Any adult may now receive a Moderna or Pfizer booster regardless of the which FDA-authorized vaccination course they received previously.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/11/19/fda-clears-pfizer-moderna-covid-booster-shots-for-all-adults-523025

Fonte: POLITICO

Apreendida mais de uma tonelada e meia de cápsulas de papoila em Moura

O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moura, no dia 17 de novembro, apreendeu mais de uma tonelada e meia de cápsulas de papoila, Papaver somniferum, naquele concelho.

Na sequência de uma investigação, os militares da Guarda realizaram uma busca domiciliária onde foi possível verificar diversos sacos que continham cápsulas de papoila, num total de 1 540 quilos, culminando na sua apreensão. No seguimento da ação foi também apreendido diverso material ligado ao tráfico de estupefacientes.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura e o produto apreendido será remetido para o Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária para análise.

Esta ação policial contou com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico de Beja e do Posto Territorial de Moura.

Instituto Pedro Nunes em missão na Lituânia

O Instituto Pedro Nunes (IPN), através do seu Departamento de Valorização do Conhecimento e da Inovação, realizou uma atividade de consultoria no Lithuanian Energy Institute, em Kaunas, Lituânia, entre os dias 15 e 19 de novembro.

A delegação do IPN foi composta por Jorge Pimenta, Diretor de Inovação do IPN, e José Ricardo Aguilar, Jurista do IPN. Durante a visita, foram abordadas várias temáticas relativas à promoção e valorização de resultados de I&D, propriedade intelectual (com especial foco nas pesquisas em bases de dados de patente) e transferência de tecnologia. Esta missão serviu, igualmente, o propósito de avaliar um conjunto de tecnologias desenvolvidas naquele Instituto, tendo em vista o seu potencial de mercado.

No âmbito desta colaboração, prevê-se ainda a visita de uma delegação do Lithuanian Energy Institute ao IPN e ecossistema de inovação da Região Centro durante o primeiro semestre de 2022.

Anadia celebra Dia Internacional da Cidade Educadora

Anadia vai associar-se ao Dia Internacional da Cidade Educadora que se comemora, no próximo dia 30 de novembro. A efeméride, que este ano tem como temática "A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás", vai ser assinalada com a realização de um conjunto de atividades que irão decorrer nas instalações da Biblioteca Municipal, da Universidade Sénior da Curia e do Cineteatro Anadia.

De entre as várias iniciativas que vão assinalar a data, destacam-se a exposição "Princípios das Cidades Educadoras", elaborada pelo “Projeto SER+ em Anadia” no ano 2020, e que estará patente ao público na Biblioteca Municipal, entre 27 de novembro e 3 de dezembro. Ainda na Biblioteca Municipal, no dia 27 de novembro, a “Hora do Livro”, conta com a leitura da obra “A Máscara do Leão”. Um texto de Margarita del Mazo, com ilustrações de Paloma Valdivia.

No dia 30 de novembro, na Universidade Sénior da Curia, será feita a leitura da “Declaração do dia Internacional da Cidade Educadora 2021”, seguindo-se um momento cultural com a versão portuguesa da canção alusiva ao Dia Internacional da Cidade Educadora, trabalhada pela Tuna da Universidade Sénior.

No dia 1 de dezembro, o Cineteatro Anadia acolherá um espetáculo que nos ensina a respeitar e aceitar o “outro” denominado: “A Carochinha”, da companhia “ProtagonizaMagia”, destinada a crianças dos 3 aos 10 anos, que podem ser acompanhadas, no máximo, por dois adultos. A peça, com sessões às 14h00 e 16h00, terá a duração de 50 minutos. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição.

O lema da edição deste ano alerta para a importância de tornar inclusiva a recuperação, após a pandemia, assim como para a necessidade de reforçar a ação municipal na igualdade de oportunidades, na inclusão, no progresso social e no crescimento sustentável.

Recorde-se que Anadia aderiu ao roteiro de Cidades Educadoras em 2016. O Município integrou assim o grupo de cidades que adota o conceito de uma educação ao longo da vida e que promove uma política educativa e social.

O Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração de alcance mundial que tem como objetivo alertar para a importância das suas áreas de intervenção e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais, destacando-a como vetor de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Black Friday: como evitar ser vítima de fraude?

A uma semana da Black Friday, a Selectra explica-lhe como pode aproveitar os descontos deste dia de forma segura.

A Black Friday está quase a chegar, assim como a sua oportunidade de adquirir aquele produto de que precisa a preços mais baixos. De facto, se bem aproveitado, este dia pode trazer-lhe grandes vantagens a nível de poupanças, sendo até uma boa altura para começar a adiantar as suas compras de natal.

No entanto, nem todos os descontos são bons e muitos deles podem até trazer-lhe grandes dissabores. Isto porque num dia em que o grande mote é “comprar, comprar, comprar”, existem muitas pessoas que se aproveitam desta oportunidade para tentar enganar os outros com esquemas fraudulentos. Assim, é importante manter-se atento a todos os sinais de alarme e ter cuidados redobrados durante todo o processo de compra. Quer saber como pode fazê-lo? A Selectra- empresa especialista na comparação de tarifas de internet- explica-lhe tudo neste artigo!

Cuidados a ter antes da compra

- Confirme se o website é seguro
Existem muitas páginas que têm um aspeto credível, mas que na verdade não o são. Assim, deve estar atento a pequenos detalhes que o ajudam a confirmar se a página é realmente segura. Verificar se a barra de endereço é acompanhada por um cadeado é um desses exemplos, mas também pode ir mais além e analisar as políticas de privacidade do site ou ainda fazer uma pesquisa sobre este nos portais de queixa.

- Evite utilizar redes de acesso público
Ao fazer a compra vai ter de fornecer dados importantes sobre si, como o seu número de telefone ou cartão de crédito, por isso o melhor é mesmo utilizar o seu próprio computador ou telemóvel para aceder a estas páginas e evitar ainda fazê-lo através de redes wi-fi públicas.

- Desconfie de contactos que não conhece
Já recebeu algum email ou SMS com a informação de que é o vencedor de um passatempo que não se lembra de ter participado? Não se considere já felizardo, porque é muito provável que sejam tentativa de fraude... Antes de abrir qualquer link ou ficheiro, procure primeiro saber se conhece qual a pessoa ou empresa que os enviou.

Durante o processo de compra

- Leia as informações e termos de venda da loja em questão
Todas as páginas de lojas online têm obrigatoriamente de apresentar informações sobre a identificação da sua empresa ou vendedor. Procure por dados como denominação social, endereço geográfico, registo comercial e número de identificação fiscal, de modo a assegurar-se mais uma vez que a loja é fidedigna.
- Confirme se os valores da compra final correspondem aos que foram anunciados
Antes de fazer o pagamento, certifique-se que o valor total que lhe pedem é o mesmo que estava anunciado nos artigos. Se verificar que de facto, são valores diferentes, remova todos os produtos do carrinho e volte a incluí-los novamente. Se o erro persistir, o melhor é desistir da compra por agora e fazer uma segunda tentativa mais tarde.
- Privilegie o pagamento com cartões que tenham mecanismos de segurança acrescida
Opte por efetuar o pagamento com métodos que lhe garantam alguma proteção. Existem várias opções, desde criar um cartão virtual destinado apenas aquela compra, utilizar um cartão com limite de crédito ou ainda usufruir do serviço gratuito 3D Secure. Este último usa um código numérico que lhe é enviado após cada compra realizada, o que dá uma maior segurança às suas compras online.

Depois de efetuada a compra

- Guarde a informação sobre a transação efetuada
Após ter efetuado a compra, deverá ser-lhe enviada a fatura em formato digital, no entanto é aconselhável que tire um print screen aos dados da operação, caso esta nunca lhe chegue a ser entregue. Ter esta informação guardada é essencial para resolver qualquer problema que possa surgir.
- Informe-se sobre as políticas de compra e devolução
À semelhança de algumas lojas físicas, deverá poder fazer a devolução de algum artigo no prazo estipulado de 14 dias. No entanto, existem alguns casos em que este pedido lhe pode ser negado, como em situações de defeito nos produtos com conhecimento prévio dos consumidores, por exemplo. Informe-se acerca das políticas da loja online onde fez a sua compra e verifique quais os seus direitos.
- Verifique os movimentos do seu cartão regularmente
Depois de ter feito uma compra online, é ainda mais importante consultar os movimentos do seu cartão de forma recorrente. Desta forma, irá perceber rapidamente se existir algum movimento indevido e poderá comunicar imediatamente aos seu banco e autoridades para que o possam ajudar a resolver o problema.

Até 30 Nov. | A 4ª Edição do Prémio CNS está quase a terminar!

Usa a imaginação, sê criativo e concorre até ao dia 30 de Novembro.
Se és estudante pré-universitário ou universitário, tens menos de 25 anos e tens uma ideia ou projeto que tenha por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas e para a promoção de um envelhecimento com saúde, envia a tua candidatura! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As candidaturas devem ser enviadas em suporte digital, na sua versão definitiva para o seguinte endereço de correio eletrónico do geral@cnscampus.com

Para mais informações, o regulamento pode ser consultado através do link

O prémio CNS José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho visa estimular e distinguir alunos, cujas ideias, trabalhos e projetos tenham por objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas (Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, entre outras) ou contribuir para a promoção da saúde na população adulta.

Este prémio homenageia e reconhece o papel de José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho na génese do projeto CNS - Campus Neurológico, patriarcas da família Coutinho Ferreira, como exemplos do potencial associado a um envelhecimento saudável e da necessidade de lutarmos contra a “crueldade” do declínio associado às doenças neurodegenerativas.

O prémio tem o valor monetário de 2.000 euros e será atribuído ao melhor classificado, de acordo com a apreciação do Júri.

Haverá ainda lugar à atribuição de 2 menções honrosas, no valor de 500 euros cada, a atribuir aos 2º e 3º classificados.

Para aceder à História do Prémio CNS e vencedores da 3ª Edição

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 23 DE NOVEMBRO NA RUA DE SÃO SEBASTIÃO EM ALGOZ NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES ENTRE AS 09H00 E AS 17H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água” o fornecimento de água será interrompido na Rua de São Sebastião em Algoz, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, no dia 23 de novembro, entre as 09h00 e as 17h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 25 DE NOVEMBRO EM VALE FUZEIROS E NO TROÇO ENTRE A AMOROSA E O CRUZAMENTO DAS PEDREIRAS NA FREGUESIA DE SB MESSINES ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água” o fornecimento de água será interrompido em Vale Fuzeiros e no troço entre a Amorosa e o cruzamento das Pedreiras, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 25 de novembro, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Aveiro | Atividades para famílias assinalam o Dia Nacional do Mar

Este fim de semana, 20 e 21 de novembro, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro assinala o Dia Nacional do Mar com um programa de atividades temáticas destinadas a famílias. Fazer experiências com algas e sal para comprovar que tantas vezes o mar nos faz companhia à mesa, descobrir a vida existente numa pequena gota de água do oceano, programar robôs marinhos e construir uma engenhoca muito divertida são as propostas.

Considerando que 97% de Portugal é Mar e que o nosso país tem responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, é indiscutível que o mar assume desde sempre uma importância estratégica para Portugal.


A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", acontece anualmente a 16 de novembro, e procura evidenciar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional, bem como alertar para o flagelo da poluição marinha.

 

Para celebrar a data, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um programa de atividades temáticas a acontecerem já neste fim de semana, a 20 e 21 de novembro. As famílias são convidadas a vestir o avental na “Cozinha é um laboratório” para fazer experiências divertidas e saborosas com algas e com sal, a surpreenderem-se no Laboratório com a vida numa gota de água do oceano, a construir e programar robôs que mais parecem animais marinhos, e ainda a dar asas à criatividade para construir uma engenhoca no espaço maker da Fábrica.

 

Os horários das várias sessões, mais informações sobre as atividades, assim como o valor do bilhete de entrada estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/diadomar.

 

As inscrições podem ser feitas através do telefone 234 427 053.

Violência doméstica matou 19 pessoas nos primeiros nove meses do ano

A violência doméstica matou 19 pessoas nos primeiros nove meses do ano, mas levou também mais de 31 mil a serem atendidas e outras duas mil a serem acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

Em declarações à agência Lusa, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade revelou que até ao final do mês de setembro 19 pessoas foram mortas em contexto de violência doméstica, 14 mulheres e cinco homens.

Apenas uma morte a menos do que em igual período do ano passado, mas longe das 27 pessoas assassinadas nos primeiros nove meses de 2019, das quais 19 eram mulheres, sete eram homens e ainda uma criança.

Rosa Monteiro adiantou que no global do ano, 2019 terminou com 35 pessoas assassinadas em contexto de violência doméstica, número que baixou ligeiramente para 32 em 2020.

“São números brutais. São números que têm de nos continuar a inquietar”, sublinhou a secretária de Estado, à margem do primeiro Fórum Portugal Contra a Violência, que decorreu entre quarta-feira e hoje, num debate sobre as principais medidas de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Já no que diz respeito às medidas aplicadas a agressores, Rosa Monteiro adiantou que, analisando desde 2019, é possível constatar que “tem havido uma evolução crescente das medidas aplicadas”, desde medidas de coação com afastamento até a penas de prisão efetiva, passando por “práticas por parte do sistema de justiça que evitam a revitimização”.

Dados oficiais mostram que, até ao final do terceiro trimestre deste ano, havia 1.140 pessoas presas pelo crime de violência doméstica, entre 905 a cumprir pena de prisão efetiva e outras 235 em situação de prisão preventiva.

Por outro lado, 2.595 frequentavam programas para agressores, 191 das quais em meio prisional. Só em relação a estas últimas há um aumento de 582% comparativamente com o terceiro trimestre de 2020, já que nessa altura eram apenas 28.

Na opinião de Rosa Monteiro, estes números são resultado “não só do alarme público que tem sido criado e tem ajudado a pressionar os agentes de justiça e as forças de segurança a terem uma atuação mais afetiva nas 72 horas após denúncia, mas também do manual que foi criado para atuação nas 72 horas após denúncia”, lembrando que o manual promove os procedimentos a ter para uma efetiva segurança das vítimas e contenção da pessoa agressora.

Relativamente aos atendimentos e acolhimentos de vítimas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), Rosa Monteiro adiantou que o ano de 2021 registou uma média de cerca de 10 mil atendimentos por mês, tendo em conta que até ao final de setembro tinham sido feitos 97.162 atendimentos e 31.139 pessoas atendidas.

Olhando para os dois últimos anos, é possível verificar que em 2020 registaram-se 90.341 atendimentos, o que representou mais 245% relativamente aos 26.129 atendimentos feitos no ano de 2019, número que ainda assim significou um aumento de 12% face a 2018.

Já relativamente a acolhimentos de pessoas na rede nacional, até setembro foram acolhidas 2.057 pessoas, depois de em todo o ano de 2020 terem sido 3.098 e 3.630 em 2019.

Segundo Rosa Monteiro, o decréscimo entre 2019 e 2020 é explicado pelo facto de durante a pandemia ter havido “um reforço da rede solidariedade primária das vítimas”, ou seja, família e amigos.

Madremedia/Lusa

Da preguiça mental à loucura

 Existem dois tipos de loucos. Um é o pobre coitado que, por uma deformidade cerebral, congênita ou adquirida, ou mesmo pela idade avançada, perde a capacidade de se autogovernar. Merece ele nossa compaixão e ajuda em toda medida do possível.

Mas há outro tipo de louco, este culposo. É aquele que, sem padecer de nenhuma anomalia cerebral, viciou-se em agir de modo contrário à razão e ao bom senso. Peca contra a sabedoria, em geral porque se entregou a alguma paixão desvairada que o tiraniza e lhe impede o reto agir e pensar.

As subespécies deste tipo de loucura são infindas. Exemplifiquemos.

Logo se poderá pensar na paixão da sensualidade, com sua variante romântica, que cega o indivíduo e o faz transgredir todas as normas da prudência e do bom senso, e por vezes também da justiça, podendo facilmente chegar até o crime. Tudo para satisfazer um impulso irracional que o escraviza e arrasta. É um louco.

Mas a sensualidade é apenas uma das paixões que enlouquecem o homem. Poderíamos falar da ambição, do orgulho, da inveja etc.

Pode parecer surpreendente, mas talvez a preguiça, sobretudo a mental, seja a paixão mais frequente em produzir mentecaptos. Habituando-se a não fazer esforço, a não querer enfrentar o ambiente hostil que o rodeia, a nunca lutar — “dá trabalho”… “dá preocupação”… “exige empenho”… “não é comigo”… — a pessoa acaba ficando meio abobada e se deixa levar pela televisão, pela moda, pela opinião dos outros, como uma folha seca que o vento carrega para qualquer lado e acaba por ser pisada como inútil e desprezível. É um néscio, um idiota, um imbecil com o qual não se pode contar para nada de sério ou racional.

A preguiça mental costuma exercer forte tirania em relação aos seus escravos, a ponto de estes preferirem qualquer coisa a terem que lutar ou fazer algum esforço. Disseram-me que o colesterol é produzido por gorduras que aderem às faces internas das veias e impedem o sangue de circular normalmente. A imagem me é muito cômoda para exprimir esse “engorduramento” das veias do pensamento, que impede a irrigação do cérebro pelo sangue vivo e borbulhante da reflexão bem feita, da observação precisa, da análise objetiva da realidade. E, tudo isso, porque pensar pode levar a conclusões desagradáveis, pode ser um convite à luta, ao esforço, em suma, obriga a sair de entre os lençóis mentalmente “engordurados” da preguiça para o campo de batalha. Se as evidências furam os olhos, o melhor é fechá-los para não ver e não ter que sair das prazerosas comodidades interiores da moleza.

Esse gosto mórbido da inação mental explica que tenha sido possível aos arautos da esquerda ir introduzindo no convívio social das nações, sem oposição proporcionada, as maiores aberrações intelectuais, como a Ideologia de Gênero, a generalização da matança de inocentes no ventre materno, os horrores da arte moderna; e, na Igreja, a contestação de doutrinas evidentes, a demolição de cerimônias ancestrais belíssimas, de costumes tocantes. São máquinas de opinião pública que vêm despejando sobre as pessoas esses e outros horrores, como certos tubos enormes despejam asfalto numa via de terra para se constituir ali uma estrada, enquanto o “louco” olha para isso com olhar desagradado, mas aparvalhado.

Alguém dirá: mas muitas pessoas não estiveram de acordo com essas novidades malsãs!

O problema é exatamente esse! A grande maioria dos que não estavam de acordo não quis lutar, limitou-se a um choramingo, a exprimir um desagrado. Preferia que não houvesse essas mudanças, mas deixar suas comodidades interiores para entrar no campo de batalha ideológico, muitas vezes psicológico, isso não! Ante tal omissão, as muralhas da civilização cristã foram sendo derrubadas uma a uma, sem que os habitantes da cidade de Deus se levantassem em denodadamente para impedir a entrada dos inimigos. Hoje estes dominam.

Tudo isso é verdade, pode-se ponderar, mas agora já é tarde, o mundo está entregue e muitos pastores se transformaram em lobos. O que fazer?

Nossa Senhora prometeu em Fátima que ao final de todo esse processo de horror e de pecado o seu Coração Imaculado triunfaria. Comecemos nós a rezar e a lutar para que, quando esse triunfo se der, ele encontre almas prontas a recebê-lo e a entusiasmar-se com ele. E não almas modorrentas que só servem como palha para o fogo.

Triunfarão com a Santíssima Virgem aqueles que agora, in extremis, se levantarem e lutarem por Ela. Surrexerunt fili ejuset beatissimam praedicaverunt (Prov 31,28) — Seus filhos se levantaram e A proclamaram bem-aventurada.

_______

Fonte: Revista Catolicismo, nº 789, Setembro/2016.

 Ant. Carlos  1
7

Mais um excelente artigo da Revista Catolicismo! Quanta mornidão espiritual nas igrejas, e não só da parte dos fieis, mas também de sacerdotes, ministros da eucaristia, catequistas, etc. Que Deus tenha misericórdia de nós!