segunda-feira, 3 de julho de 2023

Barcelos | Comissão Europeia garante novo financiamento à aliança RUN-EU que o IPCA integra

 A Comissão Europeia atribuiu à Regional University Network – European University (RUN-EU) novo financiamento para mais quatro anos.
O financiamento Erasmus+ será no valor de 14,4 milhões e tem a duração de quatro anos, entre 2024 e 2027, permitindo à RUN-EU, e a todos os seus membros, a continuação desta colaboração estratégica.

O IPCA é um dos sete parceiros nesta rede que irá receber mais dois novos membros, a Universidade de Burgos (Espanha) e a Howest University of Applied Sciences (Bélgica), passando a aliança a integrar nove instituições de ensino superior europeias.

Maria José Fernandes, Presidente do IPCA e do CCISP, vê nesta aliança uma oportunidade única para continuar a reforçar a dimensão internacional do IPCA. “Esta notícia é excelente. Poderemos continuar a trabalhar afincadamente na transformação da nossa região com perspetivas internacionais, oportunidades para estudantes, professores e trabalhadores do IPCA num campus virtual alargado agora a nove parceiros. Para o IPCA a RUN-EU é estrutural e estruturante, neste contexto ampliamos a inovação pedagógica e a investigação através da internacionalização.”

Este novo financiamento vai permitir que a RUN-EU continue a garantir o progresso económico, social, cultural e sustentável das regiões envolvidas, proporcionando aos estudantes, investigadores, docentes e colaboradores um leque de softskills ao nível do digital, sustentabilidade e inclusão, potenciando o aumento da competitividade das regiões e a redução das disparidades de desenvolvimento regional existentes na UE.

Após avaliação em 2027, será possível receber financiamento por mais dois anos. Isto significa que a RUN-EU, incluindo a fase piloto de três anos, terá um quadro operacional de, pelo menos, nove anos.

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação e Imagem (GCI)

Crónica Postal: A DESILUSÃO DOS TURISTAS NO ‘SÃO JOÃO’


Noite de São João no Porto. Jantava num restaurante umas sardinhas assadas. Também ali estavam dois casais ingleses. Tinham no objetivo de assistir ao célebre fogo na ponte D. Luiz, na Ribeira. Eu também. Havia reservado um táxi para me levar o mais próximo possível. Os ingleses solicitaram ao restaurante que chamassem um táxi. Claro que não havia. Eles ficaram desiludidos. Não iam ver o fogo, afinal… Quando chegou o táxi que havia reservado, decidi convidá-los para seguirem nele. Ficaram confusos a princípio. Disse-lhes que tinha outras formas de chegar a tempo. Não tinha, mas o meu sacrifício era compensador: cumpria, assim, o ‘dever’ de cuidarmos de quem nos visita. Desta forma cumpria a minha missão de transmitir a ideia de que somos um povo hospitaleiro e simpático. Fazendo com que os estrangeiros se sintam bem entre nós.
Afinal, recebemos no ano passado mais de 15 milhões de turistas estrangeiros! 150% da população residente! Depois deste resultado recorde de 2022, o fôlego no turismo manteve-se nos primeiros meses deste ano. Portugal está cada vez mais apetecível aos olhos dos turistas estrangeiros que bateram um novo recorde de visitas entre janeiro e abril.
Estados Unidos e Canadá são os países que mais têm crescido nos turistas que chegam. O número de turistas brasileiros também tem crescido bastante. Portugal tem vindo a ser referido como a Califórnia (dos E.U.).
Com o turismo a ocupar um papel cada vez mais importante na nossa economia, cada um de nós tem o dever de tratar muito bem a fonte dos nossos rendimentos.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Proença-a-Nova | Programa de verão com propostas para todos os públicos


Gastronomia, folclore, desporto e praias fluviais são algumas das áreas com propostas do programa de verão promovido pelo Município de Proença-a-Nova, numa altura do ano que convida a atividades ao ar livre e de lazer.
No mês de julho a proposta é para o peixe do rio e em agosto para a tigelada. O Festival do Peixe do Rio começa na próxima sexta-feira, dia 7, em São Pedro do Esteval. O destaque vai para as sopas de peixe do rio confecionadas pelas associações desta freguesia. O programa conta com animação musical com Diogo da Gaita, a fadista Telma Pires e Rui Sargento no primeiro dia. Sábado, a música está garantida com Os Ribeirinhos da Concertina, 4Mens e os Amigos do Presidente. De 11 a 31 de agosto, decorrerá o festival da tigelada nos restaurantes aderentes, com oportunidade para provar este doce tão genuíno do concelho. Ainda na gastronomia e produtos locais, agosto também fica marcado pelo regresso da iniciativa da Pinhal Maior, os Quintais nas Praças do Pinhal no dia 13.
Além de todas as atividades desportivas organizadas pelo Município como o Dia Aventura, a Descida de Rio e a Hidroginástica ao ar livre, Proença-a-Nova irá receber outros eventos desportivos que contam com o apoio do Município como a Taça Distrital de Futebol de Praia Feminino, no Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva, a 8 de julho, a PT 281 Ultramaratona de 20 a 23 de julho e com chegada em Proença-a-Nova e a terceira edição do Eco Rally que decorre no concelho a 29 e 30 de julho.
As Experiências (G) Astronómicas é uma proposta que promete uma experiência ancestral única, a 8 de julho, que convidará os participantes a apurar os sentidos mais primitivos. Em termos culturais, decorrerá mais uma edição do XVIII do Festival de Teatro com a peça de comédia “Plano Perfeito” do Grupo Oliveirense de Teatro Amador e o Campo Arqueológico que promove a atividade Ser Arqueólogo por um dia, cujas inscrições decorrem no Posto de Turismo. Proença-a-Nova irá receber o Festival Internacional de Folclore, a 15 de agosto, com grupos estrangeiros oriundos de Venezuela, Irlanda do Norte, Perú, Polonia e Croácia. Este evento que destaca a nossa identidade conta com o apoio do Município.
Conheça a lista completa de iniciativas no site do Município e nas redes sociais.


Proença-a-Nova | Época balnear começou este fim de semana no concelho

 
As praias fluviais da Fróia, do Malhadal e da Aldeia Ruiva, as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e as piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval são os espaços balneares do concelho de Proença-a-Nova que estão disponíveis para acolher os veraneantes durante a época balnear que começou este sábado, 1 de julho, e se prolongará até dia 11 de setembro. Com as temperaturas elevadas que se têm feito sentir e que continuarão nas próximas semanas, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, espera-se que estes sejam locais bastante procurados durante julho e agosto.
No caso da Fróia, que fica sem água suficiente para encher a praia fluvial nos anos em que os verões são mais quentes e a pressão hídrica maior, a Câmara Municipal decidiu construir um segundo açude a uma cota inferior, mais próximo da zona do solário junto ao moinho em pedra de xisto, para garantir que esta zona terá água durante toda a época balnear, caso os piores cenários se vierem a cumprir. Durante o tempo em que a comporta esteve aberta, para permitir a realização desta obra e a limpeza geral da praia, foi possível observar que atualmente a água da ribeira já passa por baixo do açude principal e da almofada de água – piscina dos mais pequenos – para o leito da ribeira.
A autarquia já delineou um plano de intervenção, que aguarda luz verde por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, a quem compete a gestão dos recursos hídricos, que passa por construir uma segunda comporta no açude principal, mas a uma cota muito superior. “Hoje o açude tem pouco mais de quatro metros e passará a ter cerca de dois metros, reduzindo substancialmente o volume de água necessário para encher a praia fluvial”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Será ainda construída uma segunda zona de solário em frente ao moinho, na outra margem. Uma outra solução para resolver as perdas de água passará por impermeabilizar o fundo da piscina e as suas laterais, ainda que esta possibilidade ainda não esteja totalmente fechada, face à opção por um leito naturalizado. “Estas intervenções têm um recurso pesado do ponto de vista do investimento, pois são, de facto, muito significativas”, explica João Lobo, considerando que as mesmas deverão acontecer nos próximos dois anos.
No caso da Praia Fluvial do Malhadal, só será instalado um módulo do Fluvifun – Parque Aquático devido à dificuldade dos mergulhadores encontrarem os restantes maciços que suportam este equipamento e lhe dão a estabilidade e segurança necessárias. Nesse sentido, no final da época estival, o açude será aberto no sentido de proceder à limpeza do leito da ribeira da Isna. Haverá, no entanto, reforço das canoas e pranchas de paddle para a prática destes desportos neste espelho de água.
Recorde-se que o Município disponibiliza ainda atividades gratuitas durante esta época balnear: a Unidade Móvel de Saúde vai começar esta segunda-feira, 3 de julho, as visitas aos espaços baleares para realização de rastreios gratuitos e sensibilização sobre o sol; e as aulas gratuitas de hidroginástica realizam-se na Pedra do Altar (terça-feira), São Pedro do Esteval (quarta-feira) e Aldeia Ruiva (quinta-feira). Consulte o calendário de eventos atualizado aqui.

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE ANIMAÇÃO DE VERÃO EM ARMAÇÃO DE PÊRA

A Vila de Armação de Pêra, volta a receber durante os meses de julho e agosto, o evento Animação de Verão.
Assim, de 08 de julho a 27 de agosto, convidamo-lo a assistir aos seguintes momentos musicais:
  • 08 de julho » Marco Campaniça | Fortaleza
  • 16 de julho » João Paulo Cavaco | Fortaleza
  • 21 de julho » João Faísca| Fortaleza
  • 26 de agosto » Ranchos Folclóricos de São Bartolomeu de Messines e de Algoz | Zona do Antigo Mini Golfe
  • 27 de agosto » Verónica Monteiro Trio | Fortaleza
Os espetáculos têm início às 22h00, são de entrada livre e contam com o apoio da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.
A iniciativa organizada pelo Município de Silves tem como objetivo qualificar a oferta turística de Armação de Pêra, dinamizar o comércio local, atrair visitantes e proporcionar momentos únicos.
Para mais informações poderá consultar o setor de Cultura do Município de Silves, através do telefone 282 440 856 (chamada para a rede fixa nacional), ou do endereço de correio eletrónico: cultura@cm-silves.pt.

Marinha Grande | VISITAS ENCENADAS AO MUSEU DO VIDRO

O Município da Marinha Grande promoveu visitas encenadas ao Museu do Vidro, protagonizadas pela companhia “Teatro à Solta”, em junho, destinadas aos alunos do 1º ciclo do concelho.
Estas visitas pretenderam dar a conhecer de uma forma mais lúdica e interativa, algumas curiosidades que incentivam os participantes a querer saber mais sobre a história da cidade e do Museu do Vidro.
O Vidro foi descoberto há milhares de anos, mas a chegada da Real Fábrica de Vidros mudou para sempre a nossa cidade. A história da fábrica confunde-se com a história da cidade e é impossível falar-se da Marinha Grande sem falarmos de Guilherme Stephens, do Pinhal do Rei ou de mestres vidreiros.

Felizmente, há um pedaço desta História preservada no antigo palácio Stephens, pronta a ser descoberta! Pensada especialmente para os mais novos, esta aventura veio com reis e figuras históricas, com moldes, um mergulhador e teve até um concurso pelo meio.


Figueiró dos Vinhos | A Feira de São Pantaleão 2023 regressa com mais um dia de festa

 As tradicionais Festas da Feira de São Pantaleão estão de regresso a Figueiró dos Vinhos e trazem, consigo, 4 dias de música, teatro e dança.
Entre os dias 26 e 29 de julho, o certame com mais de 500 anos de história, será celebrado com a Tradicional Feira de São Pantaleão e um cartaz onde a tradição e a modernidade estarão de mãos dadas.
A abertura desta festa ficará marcada com o regresso ao evento do Festival de Folclore (26 de julho).
As noites seguintes serão de muito humor e diversão. A 27 de julho o palco está reservado para o indispensável Teatro de Revista, com Carlos Cunha, Nuno Pires e Erika Mota, em que “O Último Fecha A Porta”. Uma comédia acutilante sobre os imprevistos da vida, os desejos por cumprir, o amor, os sonhos, os erros, os medos, os defeitos… Uma peça de teatro hilariante que nos faz rir de nós mesmos e que responderá a todas as questões existenciais do ser humano.
Já na noite de 28 de julho, quem toma as rédeas da festa é a dupla imbatível de “Quim Roscas e Zeca Estacionâncio”.
A música não podia faltar e tem data marcada para o último dia com o incrível Matias Damásio (29 julho).
A noite de Teatro de Revista, “O Último Fecha A Porta”, tem levantamento obrigatório de bilhete, no valor de 2,50 €, e após o início do espetáculo não é permitida a entrada de qualquer espetador. Os bilhetes serão disponibilizados de 18 a 27 de julho, no Posto de Turismo. Todos os restantes espetáculos são gratuitos e de entrada livre.
A Feira de São Pantaleão aguarda por si para lhe oferecer boa disposição e muita arte à mistura.

Prémio Alfredo da Silva/COTEC “Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria”. Prémio Alfredo da Silva/COTEC distingue projeto da Católica que pretende desenvolver substituto de pele humana inovador


O projeto ReSkin, que visa desenvolver um novo substituto de pele humana possa fazer face à sua escassez nas unidades de queimados por falta de dadores ou ao elevado risco de rejeição devido à resposta imune do paciente, foi distinguido com o Prémio Alfredo da Silva/COTEC “Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria”. Este projeto será desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a empresa Cortadoria Nacional, e com o apoio do Hospital São João e a CUF.
“O ReSkin tem como objetivo utilizar a pele de coelho para o desenvolvimento de uma matriz descelularizada, ou seja, um biomaterial biológico altamente preservado e funcional, e com menor necessidade de imunossupressores quando implantado”, explica Ana Leite Oliveira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (CBQF/ESB/UCP), acrescentando “este é um objetivo ambicioso, que ainda não foi totalmente endereçado pela comunidade científica e que queremos atingir com este projeto.” Para este efeito, ao longo de 24 meses, a equipa de investigadores vai “desenvolver um método minimamente agressivo, que esterilize e remova eficazmente o material imunogénico sem danificar as suas propriedades nem a sua bioatividade.”

“Pretendemos desenvolver um produto de alto valor acrescentado na área do dispositivo médico e contribuir para a economia circular, uma vez que o ReSkin poderá permitir a valorização das mais de 5 toneladas de pele de coelho produzidas pela empresa de curtumes Cortadoria Nacional,” refere a investigadora. Os testes de viabilidade preliminares permitiram “validar as caraterísticas da pele de coelho como substituto viável de pele humana, tanto em termos anatómicos e morfológicos, como relativamente às propriedades mecânicas, espessura e composição, e de facto existe muita proximidade.”

Estando o mercado dos aloenxertos em expansão e face aos produtos existentes, os resultados do ReSkin podem traduzir-se em vantagens significativas ao nível da economia circular e da resposta a um desafio premente com elevado impacto social e económico.

A cerimónia dos Prémios Alfredo da Silva, onde foi atribuída uma Bolsa de Investigação ao projeto ReSkin, da investigadora Ana Leite Oliveira, teve lugar no dia 30 de junho, na Fundação de Serralves, no Porto.

Os Prémios Alfredo da Silva são uma iniciativa da Fundação Amélia de Mello e visam reconhecer e apoiar projetos de investigação científica e tecnológica de excelência, com o objetivo de impulsionar o progresso e o desenvolvimento social e económico. As Bolsas de Investigação são concedidas anualmente a investigadores de destaque em diversas áreas do conhecimento.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Promovido EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza. Vice-presidente Pedro Cardoso em seminário sobre pobreza energética


O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, participou no seminário “Das futuras casas e comunidades energeticamente autónomas à pobreza energética: os fundos do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] como estratégia de combate à pobreza energética”, organizado pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O autarca integrou o painel “O PRR e a aposta no combate à pobreza energética: o estado da arte?”, juntamente com a vereadora da Câmara Municipal de Foz Côa, Ana Filipe, e Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.
A pobreza energética é uma matéria que deve preocupar os decisores políticos, porquanto afeta a qualidade de vida das pessoas. Diminuir as diferenças de acesso à energia deveria ser uma prioridade”, entende o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que elogia iniciativas que debatem aquele que “é dos problemas mais prementes das sociedades atuais”.

O objetivo do encontro foi debater a implementação do PRR em diferentes territórios, destacando as potencialidades e as dificuldades sentidas até ao momento com este instrumento financeiro, mas também debater soluções alternativas para promover a sua boa execução até 2026, tendo como pano de fundo a relevância desta temática no combate aos fenómenos de pobreza e exclusão social.
Do programa constaram ainda intervenções sobre “A primeira casa modular em madeira energeticamente autónoma em Portugal”, “O futuro das comunidades autónomas de energia”, “Energias sustentáveis: o poder das pessoas” e “O PRR e a aposta no combate à pobreza energética”.

Paulo Cardantas

CANDIDATURA AO REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO AO DESPORTO FEDERADO

 O Município da Marinha Grande informa que, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto Federado (RMADF), está a decorrer o período para a apresentação de candidaturas para a Época Desportiva de 2023/2024.
 
Os apoios previstos no Regulamento destinam-se a associações e clubes sem fins lucrativos que participem em competições não profissionais e reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a) Estejam legalmente constituídos;
b) Possuam sede social, ou uma delegação estatutária, no concelho da Marinha Grande;
c) Desenvolvam atividade no concelho da Marinha Grande;
d) Possuam inscrição no registo municipal.
 
Os apoios financeiros ao desporto federado concedidos pelo Município assumem as seguintes modalidades:

a) Apoio à participação no quadro competitivo oficial de Federações Desportivas com Estatuto de Utilidade Pública Desportiva;
b) Apoio à participação em competições que promovam e projetem o concelho da Marinha Grande.

As candidaturas devem ser apresentadas até às 23h59 do dia 31 de agosto de 2023, através da Plataforma do Associativismo do Município da Marinha Grande, disponível em https://associativismo.cm-mgrande.pt/
 
Para esclarecimentos adicionais, deve ser contactada a Divisão do Desporto, Juventude e Associativismo, através do telefone 244573300 ou do email: associativismo@cm-mgrande.pt 


Núcleo do Centro da LPCC promove curso para licenciados em Ciências Biomédicas


O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) promove o curso "Cancro: da prevenção à intervenção - O papel do licenciado em Ciências Biomédicas". A ação de formação decorre nos dias 20, 24, 26 e 27 de julho e será realizada em formato e-learning.
A formação é dirigida a estudantes de Ciências Biomédicas Laboratoriais, no âmbito do programa para estudantes do ensino superior promovido pelo NRC, e contará com o contributo de um conjunto de especialistas nas áreas primordiais deste curso.
O objetivo da iniciativa passa, essencialmente, por contextualizar a intervenção do licenciado em Ciências Biomédicas em oncologia e contribuir para a sua qualificação profissional, capacitando-os para uma atuação, desde a prevenção ao diagnóstico, tratamento e seguimento, na doença oncológica.
O curso decorrerá em formato e-learning (Plataforma Zoom) nos dias 20, 24, 26 e 27 de julho, assumindo uma estrutura modular que abarcará temas como "Sociedade civil e cancro: O papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro", "Epidemiologia da doença oncológica", "Cancro: Causas, fatores de risco e prevenção primária", "Cancro: Sinais de alerta, deteção precoce e prevenção secundária” e "O papel do licenciado em Ciências Biomédicas no contexto oncológico".
A participação é gratuita exigindo, no entanto, inscrição prévia através do link www.ligacontracancro.pt/formabiomed. A emissão do certificado de frequência pressupõe a presença em, pelo menos, 70% do curso.

Nádia Moura

SÍTIO DA TORRE, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 05 DE JULHO

O Município de Silves informa que o Sítio da Torre, em Armação de Pêra, estará encerrado à circulação automóvel no dia 05 de julho, entre as 14h00 e as 18h00, na sequência de betonagem de obra particular.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Estudo sugere que microplásticos em sistemas aquáticos acumulam bactérias patogénicas resistentes a antibióticos

 

Um estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere que os microplásticos acumulam mais bactérias resistentes a antibióticos em substratos naturais, como a areia, em sistemas aquáticos (rios).

Este estudo, da autoria de Isabel Silva, aluna de doutoramento em Biociências do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, revela ainda que o tipo de plástico influencia o número e as características das bactérias que aderem a estas partículas.

«Recentemente, verificou-se que as características destas partículas facilitam o estabelecimento de um conjunto de microrganismos com características distintas dos que se estabelecem noutros substratos. Uma das preocupações que se levanta é a possibilidade destes microrganismos incluírem bactérias resistentes a antibióticos, capazes de causar infeções graves (bactérias patogénicas)», enquadra Isabel Silva.

Durante a investigação, foi possível detetar «bactérias potencialmente patogénicas incluídas na lista prioritária da Organização Mundial de Saúde (OMS), multirresistentes, isto é, resistentes a três ou mais classes de antibióticos diferentes, e com características de virulência preocupantes. A maioria destas bactérias foi detetada em microplásticos expostos à influência das descargas de águas residuais, demonstrando uma vez mais o contributo destas descargas para a evolução do problema da resistência aos antibióticos», observa a autora.

No entanto, esclarece, «as estações de tratamento de águas residuais contribuem significativamente não só para a redução do número de bactérias resistentes aos antibióticos nos efluentes finais, mas também para a redução do número de microplásticos que atingem os sistemas recetores. Mas, infelizmente, os processos de tratamento disponíveis não são suficientemente eficazes para eliminar o impacto que observámos neste estudo», lamenta a aluna.

Os resultados deste estudo, agora publicado na revista Environmental Pollution, mostram a grande pertinência no apoio a medidas que possam mitigar a dispersão da resistência a antibióticos. «Foram apresentados novos dados que identificam as descargas de águas residuais como determinantes na modulação, quer da composição microbiológica dos microplásticos, quer nas características de resistência destes microrganismos», aponta Isabel Silva.
Além disso, prossegue, «o facto de o tipo de microplásticos alterar a capacidade destas partículas de transportarem bactérias patogénicas e multirresistentes, poderá influenciar as escolhas futuras no que diz respeito à utilização de diferentes tipos de plásticos. Em última análise, este estudo apresenta mais evidências que apontam para a necessidade premente de diminuir a utilização de plástico, nomeadamente microplásticos, e de melhorar os tratamentos de águas residuais de forma a reter e eliminar estes contaminantes», conclui.

O estudo foi coordenado por Isabel Henriques, professora do DCV e investigadora do Centre for Functional Ecology (CFE), e Marta Tacão, investigadora auxilia do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, e contou também com a participação de Elsa Rodrigues investigadora do CFE.

O artigo cientifico pode ser consultado aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia