segunda-feira, 19 de outubro de 2020

OVAR | Visando melhorar as condições dos utentes e dos profissionais de saúde do Concelho

 CMOvar instala monoblocos nalgumas USF’s e no Hospital Dr. Francisco Zagalo

A Câmara Municipal de Ovar procedeu à instalação de monoblocos amovíveis nalgumas USF’s do concelho de Ovar e no Hospital Dr. Francisco Zagalo em Ovar, melhorando as condições de acesso e permanência dos utentes, bem como as condições de trabalho aos profissionais de saúde.

No caso da USF Alpha de Válega, um dos monoblocos está a funcionar como um gabinete de vacinação contra a gripe para os utentes de risco, cuja campanha arrancou hoje, e os dois outros espaços servem de sala de espera, estando sempre garantido o distanciamento e criando um circuito independente, de forma a não interferir com o normal funcionamento da Unidade de Saúde. Na USF Laços de Cortegaça, na USF João Semana, em Ovar, e na USF de S. João de Ovar, os monoblocos estão dedicados a salas de espera.

Já no Hospital de Ovar foram instalado três monoblocos, um para suporte de rastreio ao COVID-19 e dois para funcionarem como Gabinetes de casos suspeitos COVID -19, para utentes e para profissionais de saúde.

 

Este é um investimento de cerca de 10 mil euros, suportado exclusivamente pela Câmara Municipal. Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar recorda que “somos sensíveis às necessidades dos nossos utentes e dos profissionais de saúde e, uma vez mais, investimos em substituição do Ministério da Saúde. Mas assim tem que ser! Para nós a saúde está e estará sempre em primeiro lugar”.


O autarca revela ainda que “este investimento é para continuar. Apesar de a gestão dos equipamentos de saúde ser competência do Ministério, alguns dos nossos postos médicos e USF’s continuam encerrados. E uma das razões prende-se com a necessidade de obras de manutenção para fazer face a requisitos do próprio Ministério, o qual alega, no entanto, a falta de recursos financeiros. Mas nós vamos uma vez avançar com as desejadas obras, de valor superior a 35 mil euros, porque necessitamos que o Posto Médico de Arada, o Posto Médico do Furadouro, o Posto Médico de Maceda e o Posto Médico de São Vicente voltem a funcionar com a maior brevidade possível e estejam ao serviço da nossa população.”

 

Marinha Grande | Destruídos 104 ninhos de vespa asiática em 2020

A Câmara Municipal informa que, desde o início do ano 2020, foram destruídos 104 ninhos de vespa asiática ou velutina, no concelho da Marinha Grande.
Preventivamente, a Câmara Municipal da Marinha Grande também distribuiu por todo o concelho 200 armadilhas, com especial incidência nos locais envolventes onde anteriormente tinham sido detetados ninhos de vespa asiática, tendo resultado na captura de 4531 vespas.
Os cidadãos não devem remover e/ou destruir os ninhos por si identificados. Devem comunicar diretamente com a Câmara Municipal da Marinha Grande (244 57 33 00) ou com as respetivas Juntas de Freguesia. Podem também utilizar a plataforma eletrónica SOS Vespa (www.sosvespa.pt) ou contactar a linha SOS Ambiente (808 200 520).

Após a comunicação da existência de um ninho e caso se confirme tratar-se de um ninho de Vespa velutina ou asiática, a empresa especializada contratada pela Câmara Municipal desloca-se ao local e efetua uma intervenção no ninho, através da aplicação de um inseticida, juntamente com atrativos para vespa asiática, tratando-se de um método ecologicamente recomendável e eficaz para a destruição dos ninhos.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas; e na saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo.

Podem ser obtidas mais informações em http://stopvespa.icnf.pt/ ou em www.icnf.pt.

Ansião | Vale Florido evocou Fernando Namora


Na noite da passada sexta-feira, 16 de outubro, a sede da Associação Recreativa e Cultural de Vale Florido abriu as suas portas, para acolher mais uma edição d’ A Nossa História. 

No âmbito da programação de dinamização cultural do concelho, a passagem desta iniciativa pela Freguesia de Alvorge pretendeu ser uma revisitação à vida e obra de Fernando Namora. 

Com moderação a cargo da Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião e professora de Português, Ermelinda Mendes, o encontro contou com a participação de António Pedro Pita, professor e investigador na Universidade de Coimbra, cujo testemunho focou a obra literária do autor de Retalhos da Vida de Um Médico, destacando, entre outros aspetos, as memórias da infância em casa de seus pais, em Vale Florido. 

Jaime Tomás, responsável pela secção de cultura do Centro Social Cultural e Recreativo de Alvorge, e ali como representante dos alvorgenses, partilhou o sentimento comum de quem privou com o médico e escritor de que foi um ser humano humilde que facilmente se integrou na comunidade. 

Marcaram também presença a filha de Fernando Namora, Arminda Namora, que agradeceu emocionada o convite que o município lhe endereçou para aquele momento, atestando o profissionalismo e a genialidade de seu pai. 

Além de médico e escritor, Fernando Namora foi também pintor e caricaturista, tendo-se engalanado o espaço do encontro com a Exposição “Fernando Namora caricaturista”, título do catálogo homónimo, ambos da autoria do historiador Paulo Marques da Silva. 

Para terminar o serão em beleza, Fernando Namora surgiu à assistência na pele do ator João Patrício, que, vestido a rigor, prescreveu o melhor remédio para algumas maleitas – a leitura da obra de Fernando Namora, que para sempre ficará ligado ao Alvorge e ao lugar de Vale Florido. 

O Município de Ansião reitera o seu agradecimento à Associação Recreativa e Cultural de Vale Florido, aos convidados e a todos os que contribuíram para a narração de mais um capítulo da história do concelho.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Piaget obtém acreditação máxima


A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Piaget de Almada, acaba de conquistar a acreditação máxima, pelo período de 6 anos, atribuído pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A distinção reconhece o trabalho de excelência em formação que tem vindo a ser desenvolvido de forma consistente, há vários anos, por esta Escola, cuja oferta formativa está direcionada sobretudo para a investigação aplicada, favorecendo o desenvolvimento de capacidades como a inovação e a análise crítica. 

A ESTG disponibiliza diversos cursos, sobretudo na área tecnológica, nomeadamente, a licenciatura em Engenharia Informática; e os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) de Análise de Dados em Gestão de Informação; Assessoria e Gestão Administrativa; Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos; Gestão Comercial e Força de Vendas; e Programação em Web, Dispositivos e Aplicações Móveis.

Este ano, foi ainda lançada a formação avançada de Gestão de Informação e Proteção de Dados.

Para o diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Ricardo Simões Santos, “a acreditação por mais 6 anos reflete o trabalho diário que os docentes e discentes da instituição têm desenvolvido, com a implementação de um plano educativo de acordo com os desafios de transição digital que a sociedade atual apresenta”.

O responsável académico acrescenta ainda que “a aposta estruturada em cursos que capacitem os alunos para os desafios tecnológicos tem potenciado o crescimento e desenvolvimento da escola”. Um bom exemplo, conclui, é o facto, de “a procura por temas relacionados com Data Science, Programação e Cibersegurança ter sido crescente.”

Marinha Grande | Teatro Stephens celebra 6º aniversário da sua reabertura

No próximo fim-de-semana, a Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, assinala o sexto aniversário da sua reabertura, com programação de teatro e um concerto de Lena d’Água.

A Câmara Municipal convida a população a assistir aos espetáculos agendados, cujos bilhetes já se encontram à venda.

A programação para o mês de outubro de 2020 é a seguinte:

22 de outubro . 21h30
TEATRO | O FAROLEIRO encenação de Tiago Mateus para Estado Zero Associação Cultural – Integrado no XXV FESTIVAL ACASO
Sinopse |
Espetáculo de teatro com música improvisada por Flak e prosa poética dita pelo ator David Pereira Bastos. Texto de Tiago Mateus e direção partilhada dos artistas acima mencionados.
O Faroleiro é um testemunho sobre a solidão do ofício e sua responsabilidade. A procura do Amor Absoluto que salve este homem a cada noite passada no farol. O mar como único interlocutor de desejos, medos e desesperos - A redenção como objetivo. O devaneio ansioso a cada noite pelo passar das horas e o sono diurno acompanhado pelo cantar dos pássaros.
"Solidão não é caminho. Nenhuma onda morre sozinha" in "O Faroleiro".
Ficha Técnica |
Texto – Tiago Mateus
Interpretação - Dinarte Branco e Flak
Classificação Etária: M12
Duração: 60 minutos
Preço: 5€


24 de outubro. 16h00
TEATRO INFANTIL | AUTOZINHO DA BARCA DO INFERNO & ANIMAES NOSSOS AMIGOS
Sinopse |
Afonso Lopes Vieira, o primeiro poeta português a escrever poesia para crianças, com o livro “Animaes Nossos Amigos”, foi o grande responsável pela divulgação da obra de Gil Vicente, numa época em que o “pai do Teatro português” era desconhecido do público.
A sua preocupação constante com os mais pequenos, fê-lo adaptar a peça “Auto da Barca do Inferno” para esta versão de Teatro de Marionetes, que apresentamos hoje em formas animadas adequadas aos nossos tempos!
Quem nunca teve medo de ir para o Inferno? Quem terá o direito de ir para o Paraíso? Apenas os Professores: “quem ensinou, quem ensina os pequeninos”!
Os poemas que nos mostram o lado bom dos animais, assim como a sua relevância para o ser humano, são neste espetáculo musicados, por Pedro Pires, e cantados pelos atores que interpretam várias personagens.

CARTAZ -> neste momento, neste sítio, está o cartaz d´O Nariz Teatro "O Dom Rixote"

Ficha Técnica |
Texto Original – Afonso Lopes Vieira
Ficha Técnica |
Texto Original – Afonso Lopes Vieira
Encenação – Miguel Linares
Consultoria – Cristina Nobre
Interpretação – Adriana Melo, Carolina Santarino e Miguel Linares
Sonoplastia – Pedro Pires
Figurinos & Cenografia – Guida Torres
Coreografia – Magnum Soares
Ilustração – Bruno Netto
Fotografia & Vídeo – Miguel Afonso Linares
Produção – Break A Leg
Classificação Etária: M4
Duração: 50 minutos
Preço: 3€

25 de outubro . 17h00
MÚSICA | LENA D’ÁGUA “DESALMADAMENTE”
Sinopse |
O regresso triunfante de uma das maiores Artistas da música portuguesa.
Reconhecendo este extraordinário regresso Lena d’Água venceu os Prémios Play (Prémios da Música Portuguesa) na categoria de Melhor Artista Feminina e Prémio da Critica. A atribuição destes prémios é o justo reconhecimento por parte da indústria da música em Portugal, pelo regresso triunfante de uma das mais icónicas e reconhecidas artistas nacionais.
 
A atribuição destes dois importantes prémios a Lena d’Água, quando a artista está prestes a cumprir 45 anos de carreira, confirma o unanimismo que se gerou em torno da sua carreira e do seu desempenho, confirmando-a como a mais genuína e brilhante estrela da pop portuguesa.
Trinta anos depois do seu último álbum de originais em nome próprio, Lena d’Água regressou aos discos de originais, em 2019 com “Desalmadamente”. Todas as letras e músicas são da autoria de Pedro da Silva Martins (Deolinda, Ana Moura, António Zambujo, Cristina Branco, Sérgio Godinho), com arranjos de João Correia, António Vasconcelos Dias, Sérgio Nascimento, Mariana Ricardo, Francisca Cortesão e Benjamim, com a produção destes quatro últimos.
“Desalmadamente” marca o regresso de uma das mais celebradas e icónicas cantoras portuguesas dos anos 1980, Lena d’Água está finalmente de volta e em grande.

Ficha Artística |
Classificação Etária: M6
Duração: 60 minutos
Preço: 15€

29 de outubro . 21H30
TEATRO | O DOM DE RIXOTE encenação de Pedro Wilson para O Nariz – Integrado no XXV FESTIVAL ACASO
Sinopse |
"Uma peça burlesca de natureza patética, baseada no extraordinário romance escrito, no século XVI, por Miguel de Cervantes, "Dom Quixote".  Esta comédia dramática, parte da premissa de que o papel dos guerreiros - heróis de antigamente, hoje em dia é interpretado pelas estrelas de futebol.  Rixote é um homem de meia-idade que perdeu a razão, de tanta literatura de jornais desportivos que devorou.  Toda a peça se passa no mundo da bola, girando à volta do idealismo fantasioso da personagem principal e a realidade futebolística, onde este e o seu companheiro Sancho atuam.  Na fronteira do palpável e do imaginário, os nossos heróis, lá vão avançando no relvado das suas fantasias grotescas."

Ficha Técnica |
Texto e Encenação – Pedro Wilson
Interpretação – Pedro Oliveira e Nuno Crespo
Produção – O Nariz Teatro  
Classificação Etária: M12
Duração: 60 minutos
Preço: 5€

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

RECOMENDAÇÕES
Face às novas condições para realização de espetáculos relativas ao cumprimento de todas as orientações da Direção Geral da Saúde, é necessário o cumprimento de algumas recomendações:

- As portas abrem 45 minutos antes do início do espetáculo para que a entrada e acomodação dos espectadores se faça de modo ordeiro e cumprindo as regras de distanciamento físico;
- Os espetáculos têm início à hora marcada;
- Após o início dos espetáculos não será permitida a entrada na sala;
- Os espectadores devem cumprir rigorosamente as indicações dos assistentes de sala e em nenhum caso podem trocar de lugares ou deslocar-se pelo recinto sem motivo justificado;
- No final de cada espectáculo, os espectadores devem permanecer sentados nos seus lugares até indicação pelos assistentes de sala para abandonar o recinto, seguindo os circuitos definidos de forma disciplinada e respeitando o distanciamento físico;
- É obrigatório o distanciamento físico de 2 metros no acesso ao recinto e à bilheteira;
- É obrigatória a medição de temperatura, sem registo escrito, bem como a higienização das mãos, à entrada no recinto;
- É obrigatório o uso de máscara por parte do público durante todo o tempo de permanência em qualquer dos espaços do Teatro Stephens;
- A abertura do teatro será antecipada para assegurar o acesso atempado ao mesmo, devendo os espectadores dirigir-se de imediato aos lugares indicados pelos assistentes de sala, cumprindo rigorosamente as instruções dos mesmos;
- A permanência nos locais de atendimento deve ser limitada ao tempo estritamente necessário à realização do atendimento;
- Nas instalações sanitárias, feminina e masculina, apenas são permitidas duas pessoas em simultâneo, situação que será sempre controlada por um assistente de sala à entrada das mesmas;
- Não é permitida a permanência de espectadores no interior do Teatro após o final dos espetáculos.

Morreu um dos feridos graves da explosão em fábrica de borracha em Melgaço


Um homem de 22 anos morreu hoje na sequência de uma explosão numa fábrica de borracha, em Melgaço, e uma mulher de 29 anos em estado grave foi transportada ao hospital, disse à Lusa fonte do INEM.

A fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) explicou que a mulher, que "não corre risco de vida, foi transportada ao hospital de São João, no Porto".

A mesma fonte adiantou que o alerta foi dado cerca das 15:08, tendo sido deslocadas para o local duas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), uma estacionada em Melgaço e outra em Valença, a Viatura de Emergência Médica (VMER) do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo e uma unidade móvel de intervenção em psicologia de emergência.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo disse que são ainda "desconhecidas as causas da explosão que não originou incêndio".

O alerta ao CDOS foi dado cerca das 15:04.
No total, compareceram ao local 16 operacionais e cinco viaturas, entre elas dos Bombeiros de Melgaço.

De acordo com o CDOS, a explosão foi comunicada à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) de Viana do Castelo.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, disse que a Aflex Portugal-Indústria de Borrachas, instalada na zona industrial de Penso emprega cerca de 100 trabalhadores e "é a maior produtora de tubos de borracha para indústria automóvel do distrito de Viana do Castelo".

Lusa

Bélgica à beira de “tsunami” com aumento de casos de Covid-19


A Bélgica registou um crescimento de 100% no número de hospitalizações.

A Bélgica continua a registar um aumento galopante de casos positivos de Covid-19 e o ministro da Saúde belga admite que a situação pode ficar fora de controlo, advertindo para o risco de um "tsunami", designadamente em Bruxelas.

No dia em que entraram em vigor as novas medidas restritivas decretadas, na passada sexta-feira, pelo Governo - como o encerramento de bares, cafés e restaurante durante um mês e um recolher obrigatório entre a meia-noite e 05h00 -, as autoridades sanitárias belgas indicam que nas últimas duas semanas se registou uma taxa de incidência de 747 casos confirmados de infeção por 100 mil habitantes, o que representa uma subida de 221% face aos 14 dias anteriores.

Ainda sem dados consolidados do fim de semana, o boletim atualizado diariamente pelas autoridades sanitárias belgas revela que entre 09 e 15 de outubro se registaram mais de 55 mil novos casos de infeção, o que representa uma média de perto de 8 mil casos por dia e um aumento de 79% face aos sete dias anteriores.

Em termos de óbitos, a Bélgica já atingiu 10.413 mortes por Covid-19, sendo que, entre 09 e 15 de outubro, morreram em média 30 pessoas por dia, o que representa um aumento de 89% face aos sete dias anteriores.

Por outro lado, entre 12 de outubro e domingo, registou-se um crescimento de 100% do número de hospitalizações por Covid-19 face aos sete dias anteriores (média diária de 251,9 internamentos, contra 125,7 da semana anterior).

Face a este cenário, num país com uma dimensão semelhante à de Portugal (11,5 milhões de habitantes), o próprio ministro da Saúde belga, Frank Vandenbroucke, advertiu, numa entrevista à cadeia televisiva RTL, que o país está "realmente muito próximo de um 'tsunami'".

De acordo com o ministro, o "tsunami" representa uma situação na qual "já não há controlo sobre o que se passa", e esse é um cenário do qual se estão a aproximar perigosamente a capital, Bruxelas, e a região francófona do sul do país, a Valónia, que Vandenbroucke aponta mesmo como as regiões com a situação sanitária mais grave em toda a Europa.

"Se isto continuar assim, o número de hospitalizações vai ser de tal ordem que teremos de adiar cada vez mais os cuidados de saúde 'não-Covid'", apontou, dando conta dos receios de que dentro de menos de um mês as unidades de cuidados intensivos já não tenham capacidade de resposta.

Recolher obrigatório na Bélgica
Para tentar travar a propagação da pandemia no país, o Governo belga decidiu na passada sexta-feira decretar o recolher obrigatório em todo o território belga, o encerramento de bares e restaurantes e a obrigatoriedade de teletrabalho "sempre que possível", medidas que entraram hoje em vigor.

"Temos consciência que estas medidas são muito duras e que, para muitas pessoas, são injustas, mas este vírus também é injusto. Ainda que nos atinja a todos, atinge sobretudo as pessoas mais vulneráveis e nós temos de adotar estas medidas para protegermos essas pessoas", sublinhou o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo.

De Croo qualificou a situação atual de "grave", referindo que se trata de um "crescimento exponencial da pandemia" com o número de casos a "duplicar semanalmente", e que "todos ressentem hoje a presença" do novo coronavírus.

"É importante chamar a atenção: nos próximos dias, as novidades continuarão a ser más", alertou ainda De Croo.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa / TSF

México | Ahorro Energético: Una Misión Para La Inteligencia Operativa


por Yesica Flores

En la actualidad, generar ahorros energéticos es fundamental para cualquier industria. Tal y como lo consiguió la Universidad de California en Davis, que funciona como una ‘mini ciudad’ en su interior con sus propios servicios para proveer alrededor de 1,200 edificios, al implementar PI System de OSIsoft y lograr un ahorro de 500 mil dólares en gasto energético en los primeros tres años.

La implementación de PI System, software que convierte la gran cantidad de flujo de data en información de valor, fue utilizada para almacenar datos sobre los medidores de energía en toda la universidad y generar eficiencia eléctrica en la planta central. Esta información ayudó a encontrar fugas energéticas de las que anteriormente no tenían visibilidad, así como procesos en los que el uso de electricidad y gas podrían reducirse notablemente.

UC Davis gastaba alrededor de 25 millones de dólares anuales en energía. Además del ahorro de 500 mil dólares de ahorro en los primeros tres años, UC Davis tiene un estimado de 3.5 millones hacia los próximos 5 años.

El ejemplo de esta universidad es muy representativo en el marco del Día Mundial del Ahorro de Energía, que se conmemora el 21 de octubre, es importante mencionar que de acuerdo con la International Energy Agency (IEA), la demanda energética mundial se incrementará más de 25% para el año 2040, pero ese incremento será dos veces mayor si no se implementan mejoras continuas en eficiencia energética, como lo hizo la institución antes mencionada.

Existen diversas formas de generar eficiencia energética que van más allá de las fuentes tradicionales como el petróleo y los combustibles fósiles. En pleno 2020, es común que en la industria se utilicen fuentes como la eólica, solar, hidráulica o hidroeléctrica, entre otras.

A esas fuentes de energía ‘limpias’, se suma la tecnología. La inteligencia operativa, mediante el uso de herramientas tecnológicas como el análisis de datos, ayuda a las empresas a mapear en tiempo real, de forma transparente y precisa, aquellos procesos en los que existen errores y fallas que de manera manual no se podrían detectar. Parte de los beneficios del data intelligence consiste en generar ahorros y desde luego hacer más eficiente el consumo de energía para las industrias. 

Esos ahorros se generan, por ejemplo, al detectar fugas energéticas o procesos en los que se invierte demasiado en cuanto a electricidad, agua y/o gas, y en donde este consumo podría reducirse sin que la producción se vea impactada. El monitoreo de manera remota de las instalaciones e inclusive el control del piso de producción, ayudan a las empresas a volverse más ecológicas reduciendo las emisiones de carbono generadas y ayudándoles a apegarse a las regulaciones ambientales establecidas por país.

Ante ello, existe mucho por hacer. La propia IEA indica que los consumidores industriales contribuirán, hacia 2030, al aumento de 45% en el uso de Gas Natural y prevé una tendencia ascendente en las emisiones de CO2 relacionadas con energía hacia 2040.

Es por eso que las empresas deben hacer uso de la tecnología para generar ahorros energéticos y reducciones de emisiones de carbono. La recolección, captura y análisis de datos, ayuda a las compañías a tener una mayor visibilidad de sus procesos y a conocer en qué etapas se está generando un consumo energético excesivo e innecesario, o saber qué procedimientos se pueden modificar para conseguir un ahorro relevante. 

Reducir el consumo energético y generar eficiencia en ese aspecto es crucial. Un informe del World Economic Forum (WEF), que cita a la Organización Mundial de la Salud, señala que la reducción de emisiones de carbono puede salvar alrededor de 1 millón de vidas por año, además de que mitigaría impactos económicos y sanitarios, así como el incremento en las mareas de los océanos, sequías y olas de calor.

País de Gales anuncia confinamento total de duas semanas para diminuir propagação


Com as unidades de cuidados intensivos cheias naquele país do Reino Unido, Cardiff opta por uma medida radical e anuncia um fundo de 330 milhões de euros para ajudar as empresas.

O País de Gales anunciou esta segunda-feira que vai dar início a um período de confinamento total a partir do dia 23 de outubro e que durará duas semanas. O objetivo é tentar diminuir a propagação da Covid-19 numa altura em que as unidades de cuidados intensivos começam a dar sinais de estarem no limite das capacidades.

O primeiro-ministro do Pais de Gales, que tal como a Escócia e a Irlanda do Norte gozam de autonomia dentro do Reino Unido, diz que compreende o cansaço das pessoas com as restrições, mas que é preciso uma medida radical.

Terá de ser acutilante e profundo para ter o efeito que pretendemos”, afirmou, em declarações aos jornalistas. “Toda a gente no País de Gales terá de ficar em casa. Se não agirmos já continuará a acelerar”, concluiu.

O confinamento obrigatório começa na sexta-feira, 23 de outubro, e dura duas semanas, até ao dia 9 de novembro. Abrange todos os cidadãos exceto os que são considerados indispensáveis. As escolas e as empresas estarão fechadas e todos os serviços religiosos serão suspensos.

O Governo regional anunciou, entretanto, um pacote de 330 milhões de euros para ajudar as empresas que saem prejudicadas com este confinamento.

Não é apenas o País de Gales que está a sentir a pressão do aumento de casos. Todo o Reino Unido está a assistir ao mesmo fenómeno e os diferentes governos regionais, e o governo central no caso de Inglaterra, estão a adotar medidas mais rigorosas para tentar travar os contágios.

Reuters

DGS atualiza regras. Idosos em lares podem receber mais do que uma visita por semana


Os idosos que estão nos lares podem receber mais do que uma visita por semana, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), que deixa nas mãos das autoridades de saúde locais a possibilidade de voltar a suspendê-las.

Numa informação divulgada no seu ‘site’ e que atualiza a que tinha sido publicada em maio, quando as visitas aos lares foram retomadas, a DGS diz que, “de acordo com as condições técnicas das estruturas ou unidades, as visitas devem realizar-se pelo menos uma vez por semana”, mas alerta que cada autoridade de saúde local poder suspender ou restringir as visitas, de acordo com o evoluir da situação epidemiológica.

“Mediante a situação epidemiológica local e na estrutura ou unidade (incluindo situações de surto) pode ser determinada, pela autoridade de saúde local, a restrição ou suspensão de visitas, por tempo limitado”, informa.

As visitas aos lares estiveram suspensas em todo o país entre 13 março e o dia 18 de maio, quando foram retomadas em todas as unidades, mas, numa fase inicial, apenas uma por utente e só uma vez por semana.

A DGS lembra que as visitas às estruturas residenciais para idosos, às Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e aos Estabelecimentos de Apoio Social para Crianças, Jovens Pessoas Idosas ou Pessoas com Deficiência devem decorrer apenas com marcação, com tempo de duração limitado e em espaço arejado, e que os visitantes não podem levar objetos pessoais nem alimentos.

Na informação, a DGS diz que a instituição “deve ter um plano para operacionalização das visitas e ter identificado um profissional responsável pelo processo”, que deve decorrer sempre cumprindo as regras do distanciamento, utilização de máscaras e desinfeção de mãos.

O espaço deve ser higienizado entre visitas e as pessoas com sinais ou sintomas sugestivos de covid-19 ou com contacto com um caso suspeito ou confirmado da doença nos últimos 14 dias não devem realizar ou receber visitas.

“A instituição deve garantir que a visita decorre em espaço próprio, amplo e com condições de arejamento (idealmente, espaço exterior), não devendo ser realizadas visitas na sala de convívio dos utentes ou no próprio quarto, exceto nos casos em que o utente se encontre acamado” lembra ainda, sublinhando que nos casos de quartos partilhados terão de ser criadas condições de separação física.

A DGS recorda que a instituição deve, sempre que possível, definir corredores e portas de circulação apenas para as visitas, diferentes dos utilizados pelos utentes e profissionais, que deve ser respeitado o número máximo de um visitante por residente ou utente e que os visitantes não devem circular pelo espaço nem usar as instalações sanitárias dos utentes.

“Se não for possível, deve ser definida uma instalação sanitária de utilização exclusiva pelos visitantes durante o período de visitas que deve ser higienizada, entre visitas e antes de voltar a ser utilizada pelos utentes”, acrescenta.

A DGS recorda também que o período de vistas não deve exceder os 90 minutos e que os visitantes que testem positivo ao novo coronavírus devem informar a autoridade de saúde local, “caso tenham visitado a instituição até 48 horas antes do início dos sintomas”.

Lusa

Estudo em Casa regressou hoje com novos conteúdos. Veja aqui os horários e o mapa das aulas

O Ministério da Educação relançou esta segunda-feira, na RTP Memória, o Estudo em Casa para o ano letivo 2020/2021 e com um novo bloco de ensino para orientar para o trabalho autónomo, anunciou hoje o Governo.

“A introdução do novo bloco de ‘Orientação para Trabalho Autónomo’ provém da consciência da necessidade de desenvolver nos alunos formas de autorregulação e de aprofundamento das aprendizagens”, explica o Ministério da Educação, em comunicado.

Este novo bloco vai “ao encontro da progressiva evolução da área de competências de ‘Desenvolvimento pessoal e autonomia’, preconizada no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”.

“Porque já não se trata de um recurso concebido numa situação de premência, a Direção-Geral da Educação concebeu os novos recursos de forma ainda mais estruturada e que constituirá, além do mais, um dos mais ricos, completos e transversais produtos pedagógicas produzidos nos últimos anos”, justifica.

O Ministério da Educação defende “a importante autonomização do 1.º e do 2.º anos, que decorre da necessidade de adequação às especificidades deste início de ciclo, marcado pela aquisição da escrita e da leitura”.

“Fator que condiciona inevitavelmente a metodologia a adotar, sendo evidente no 1.º ano a preponderância do domínio da oralidade, por exemplo, em atividades de compreensão, como forma de preparação para futuras atividades de compreensão da escrita”, considera.

Para este novo ano letivo, na RTP Memória, à semelhança do que aconteceu desde abril, por causa do confinamento devido pandemia de covid-19, o Governo criou “uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por cerca de quatro dezenas de professores e quatro intérpretes de Língua Gestual Portuguesa”.
Aulas e horários
Os conteúdos diários “têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, num total de 75 blocos semanais, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente”.

“Estas transmissões vão ocupar a grelha da RTP Memória, das 09:00 às 16:30, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais. Tal como no ano passado, os blocos da manhã são dedicados aos 1º e 2º ciclos e os da tarde ao 3º ciclo, fazendo por norma a disciplina de Português Língua não Materna a transição entre os dois turnos”, explica.

O Ministério da Educação anuncia ainda novos conteúdos destinados ao secundário, uma vez que este ano letivo o programa é alargado aos jovens deste nível de ensino “como consequência da vontade de acolher todos os alunos neste projeto, o #EstudoEmCasa 2020/2021”.

“Para esta modalidade, foram operacionalizadas algumas alterações ao modelo do Ensino Básico. Apesar de este nível de ensino ter a mesma equipa educativa e o mesmo número de blocos semanais, estes serão organizados em blocos temáticos que podem ser abordados sequencial ou isoladamente”, adianta a nota de imprensa.

A partir de novembro, os conteúdos ficam acessíveis na RTP Play e na APP de forma a serem utilizados como “reforço das aprendizagens, especialmente em contexto fora da sala de aula”, entende o Ministério da Educação.

 

Cantanhede | Abertura foi no sábado, 17 de outubro: LOAD ZX Spectrum com lotação esgotada durante o último fim de semana

A abertura ao público do Load ZX Spectrum, em Cantanhede, aconteceu no passado sábado, 17 de outubro, com visitas guiadas mediante marcação prévia e uma afluência que chegou a surpreender os responsáveis.

A pandemia de Covid-19 impôs a adoção de medidas de acesso ao museu muito rigorosas e restritivas, para garantir a observância das normas de prevenção dos riscos de contágio, o que impediu a realização de uma inauguração formal conforme se pretendia num evento que deveria contar com a participação de diversas entidades e de oradores internacionais, além da possibilidade da presença de familiares de Sir Clive Sinclair.

Ainda assim, houve casa cheia no sábado e no domingo as coisas também correram bem”, diz João Diogo Ramos, curador do primeiro museu do mundo dedicado ao mítico computador que está na origem da informática de uso pessoal. “Temos boas razões para estarmos satisfeitos e ainda que pandemia tenha impedido uma inauguração com a pompa e circunstância que esta unidade museológica merece, tivemos gente do Porto até Palmela a visitá-la neste primeiro fim de semana de abertura”, adianta o engenheiro informático, que é também proprietário do acervo em exposição.

Quem também não esconde a sua satisfação era o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, que realça o “carácter inovador e diferenciador do museu. Não tenho dúvidas que o Load constitui uma mais valia em termos de atratividade turística, com a consequente captação de gente de várias proveniências e a inerente dinamização da economia local”, afirma o autarca, frisando que “se a dimensão museológica do projecto, por si só, já seria bastante, mas vale a pena sublinhar a dimensão histórica e cultural que torna este espaço vocacionado para despertar memórias e gratas recordações para às gerações entusiastas do ZX Spectrum”.

Para Pedro Cardoso, “Cantanhede passa a dispor de um equipamento cultural privilegiado para o convívio intergeracional, um museu para ser visitado pelas famílias, um espaço convidativo para a partilha de experiências e perceções distintas, onde os mais novos fazem uma espécie de aventura pelo mundo dos “fósseis vivos” da informática”.

O vice-presidente da autarquia cantanhedense destaca ainda “a dimensão lúdico-pedagógica do Load ZX Spectrum e o enorme interesse que tem para as escolas e para os alunos dos diferentes níveis de ensino, constituindo-se como um verdadeiro recurso educativo, como um museu vivo que favorece a interatividade com alguns dispositivos dos primórdios da informática de uso doméstico”.

O museu está aberto a visitas de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e as visitas guiadas funcionam mediante marcação prévia (tlf. 231 429 813 ou tlm. 962 048 217).



Covilhã | COMEMORAÇÕES DO 20 DE OUTUBRO ADIADAS


Perante a suspeita de um foco de Covid-19 no edifício dos Paços do Concelho e por recomendação das autoridades de saúde, todos os eventos e cerimónias associadas às comemorações dos 150 Anos da Elevação da Covilhã a Cidade estão adiadas até novas indicações. 

Foi ativado o plano de contingência da autarquia e estão já a ser realizadas todas as diligências necessárias, em estreita colaboração com a Proteção Civil e as autoridades locais de saúde.

Três festas Erasmus na origem da maioria dos contágios do Ensino Superior


Universidade do Porto concentra quase metade dos casos de covid-19 entre estudantes do Ensino Superior público, que são perto de 500 no total. As autoridades de saúde identificaram, pelo menos, três festas entre os estudantes estrangeiros na origem do surto.

De acordo com o Público, é na Universidade do Porto onde se concentram praticamente metade dos casos de infeção pelo novo coronavírus entre os estudantes do ensino superior público, sendo que boa parte do número será explicada por um foco de contágio entre a comunidade de alunos Erasmus no Norte.

Até agora, 101 estudantes do programa Erasmus da Universidade do Porto foram diagnosticados com Covid-19, aos quais se juntam mais 29 no Instituto Politécnico do Porto e 67 na Universidade de Aveiro. No total, registaram-se 197 estudantes Erasmus infetados nas três instituições, o que representa 98% do total de contágios em alunos estrangeiros. De acordo com a publicação, devido à proximidade entre as cidades, muitos estudantes de Aveiro viajam até ao Porto para participar em festas e outros convívios.

Segundo a notícia do Público, as autoridades de saúde identificaram pelo menos três festas entre os estudantes. A comunidade espanhola, que é mais representativa nas instituições nacionais, foi a mais impactada pelo surto.
O coordenador da task-force desenvolvida na Universidade do Porto, José Castro Lopes, explicou à publicação que o contágio também foi potenciado entre os que não participaram nos convívios, pelo facto de “muitos destes alunos partilharem casa”.

A notícia afirma ainda que o foco entre estes alunos será o principal responsável pelo total de 483 casos de Covid-19 nos alunos do ensino superior, num total de mais de 380 mil estudantes inscritos – dados apurados pela publicação junto das 24 universidades e politécnicos públicos, excluindo o ISCTE e os Politécnicos da Guarda, Tomar e Castelo Branco.

Lusa

Mais de 25 mil homicídios no Brasil no primeiro semestre deste ano

Mais de 25 mil pessoas foram assassinadas no Brasil no primeiro semestre do ano, período em que também foram registados 648 casos de feminicídio, indicou o último relatório do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Apesar das restrições de confinamento social impostas entre abril e maio devido à pandemia do novo coronavírus, os homicídios aumentaram 7,1% nos primeiros seis meses de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com o relatório, divulgado no domingo e elaborado anualmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as mortes violentas intencionais em 2019 caíram 17,7% em relação a 2018, mas os números mostraram uma mudança de tendência.

"Apesar da queda em 2019, já havia evidências no último trimestre daquele ano de que as mortes violentas estavam a aumentar de novo. Essa tendência de crescimento foi observada no primeiro semestre de 2020", referiu o estudo.

O relatório também destacou o aumento das mortes por intervenção policial, que cresceu 6%, passando de 3.002 nos primeiros seis meses de 2019 para 3.181 no primeiro semestre de 2020.

Em 2019 foram contabilizadas 6.357 mortes por intervenção policial, 2,9% a mais que em 2018 e um número recorde desde que o Fórum passou a contabilizar esses tipos de casos em 2013.

A última das 14 edições do Anuário produzidas pelo Fórum reúne informações estatísticas sobre crime e violência no Brasil para o ano imediatamente anterior (2019), mas desta vez o estudo também incluiu dados do primeiro semestre de 2020.

A violência contra as mulheres também cresceu no primeiro semestre, ainda que ligeiramente.

A violência de género, principalmente dentro dos lares, também cresceu nos primeiros seis meses do ano.
No ano passado, ocorreram 266.310 ataques contra mulheres em casa, 5,2% mais do que aqueles ocorridos em 2018, o que representa, em média, um a cada dois minutos. E foram registadas 66.123 violações, uma média de uma a cada oito minutos.

Ao contrário dos homicídios e da violência contra a mulher, os roubos de todos os tipos diminuíram 24,2% no primeiro semestre de 2020, na comparação anual.

De acordo com o estudo, embora já houvesse uma tendência de queda, a diminuição é explicada pela pandemia e com o menor movimento de pessoas nas ruas.

Lusa

Bicicletas e scooters elétricas, a nova alternativa de mobilidade urbana.


A pandemia mudou e modificou a maneira como costumávamos fazer nossas viagens diárias. 
De acordo com entidades de Madrid, o uso de veículos particulares (44%) e meios leves de transporte como bicicletas, scooters e VMP (31% ) aumentou , enquanto o uso de transporte público diminuiu drasticamente (25%) . 
Para minimizar os riscos de contágio da COVID-19, além de promover a mobilidade urbana sustentável , o uso de bicicletas e scooters elétricos são uma excelente alternativa ao deslocamento em veículos particulares.
Até o momento, as comunidades valenciana e madrilena são as pioneiras no auxílio à compra desse tipo de veículo. Outras comunidades autônomas seguem seus passos para oferecer subsídios aos particulares na compra de bicicletas e scooters elétricos.
Você também pode solicitar o auxílio do Plano MOVES II para a compra exclusiva de veículos elétricos e híbridos plug-in , desde motocicletas elétricas até caminhões para promover a mobilidade sustentável. 

COVID-19: Consórcio liderado pela UC desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2

Desenvolver testes inovadores, rápidos e de baixo custo, para monitorizar os anticorpos para a COVID-19, no soro ou na saliva, é o que propõe o projeto “TecniCov”, que obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência Nacional de Inovação.

O projeto é liderado por Goreti Sales, da Universidade de Coimbra (UC), em parceria com equipas da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da empresa INOVA+, coordenadas, respetivamente, por Elvira Fortunato, Felismina Moreira e Raquel Sousa.

«Neste momento da pandemia, importa monitorizar com maior rapidez e menor custo os anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, mas a eficácia deste processo depende da fase da doença em que cada indivíduo se encontra e do objetivo clínico dessa monitorização, que pode ser um simples rastreio ou uma quantificação rigorosa», explica Goreti Sales, salientado que o projeto “TecniCov” propõe, por isso, «um conjunto de técnicas novas, independentes e complementares, adequadas aos diferentes cenários».

Especificamente, esclarece a docente do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), estas técnicas «incluem tiras de teste em papel (tipo tira de urina), sistemas de fluxo lateral (tipo teste de gravidez) e sensores eletroquímicos (tipo tira de diabetes), articuladas com ferramentas informáticas adequadas, que visam facilitar a interação com o utilizador e a organização da recolha de dados».

A grande inovação deste projeto para detetar a resposta imunitária ao vírus da COVID-19, de acordo com a cientista, «centra-se na utilização de materiais sintéticos de elevada afinidade para os anticorpos produzidos in vivo, que permitirão a produção de testes rápidos com elevada sensibilidade e baixo custo, enquanto asseguram uma capacidade produtiva futura destes testes à escala mundial».

Assim, acrescenta, «espera-se que estes dispositivos sejam produzidos a baixo custo e numa escala global, cumprindo assim as necessidades globais das autoridades de saúde do ponto de vista de gestão da pandemia».

Os testes desenvolvidos no âmbito do projeto, que tem a duração de oito meses, vão ser validados pelas investigadoras Ana Miguel Matos e Teresa Rosete, do laboratório de análises clínicas da UC dedicado à COVID-19.

Os grupos de investigação envolvidos no projeto são o BioMark do Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o CENIMAT do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N).

Cristina Pinto

Semana de tempestade. Há 13 distritos sob aviso laranja devido à chuva forte

 Portugal continental vai estar sob o efeito da depressão Bárbara a partir da tarde desta segunda-feira.

Treze distritos de Portugal continental vão estar hoje sob aviso laranja devido à previsão chuva forte e trovoada, estendendo-se depois na terça-feira a todos os 18 distritos na sequência da passagem da depressão Bárbara, segundo o IPMA.

Portugal continental vai estar sob o efeito da depressão Bárbara, a partir da tarde de hoje e até ao final de terça-feira, que dará origem a precipitação forte, aumento da intensidade do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora e até 130 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima, em especial na costa da região sul.

Devido à previsão de mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um alerta à população e recomendou a adoção de comportamentos adequados à situação meteorológica.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Lisboa vão estar sob aviso laranja entre as 18d00 de hoje e as 03h00 de terça-feira devido à previsão de chuva forte e persistente e vento forte.

Até às 18h00 de hoje todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo e a partir desta hora 13 passam a laranja. Na terça-feira, todos os distritos vão estar sob aviso laranja devido à chuva e vento fortes.

Sob aviso laranja está também a ilha da Madeira por causa da previsão de chuva temporariamente forte, por vezes em regime de aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada até às 09:00 de hoje.

A Madeira está ainda sob aviso laranja devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas até 130 km/h entre as 00h00 e as 18:00 de terça-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Alertas e recomendações

No domingo, em comunicado, a ANEPC alertou a população para a possibilidade de inundações rápidas em meio urbano e o transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.

A proteção civil alertou também para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água, danos em estruturas montadas ou suspensas, possibilidade de queda de ramos ou árvores, possíveis acidentes na orla costeira e deslizamentos de terra.

Na sequência do mau tempo, a ANEPC recomendou à população a adoção de comportamentos adequados tais como garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos.

Aconselhou também a adoção de uma condução defensiva, o não atravessamento de zonas inundadas, uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas e a ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores.

A proteção civil recomendou ainda especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

O IPMA colocou também hoje as ilhas Graciosa, S. Jorge, Faial, Pico e Terceira (grupo central dos Açores) sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação forte, podendo ser acompanhada de trovoada entre 00h00 e as 20h00 de terça-feira.

Sob aviso amarelo estão também as ilhas do Corvo e Flores (grupo ocidental) por causa do vento forte até às 00h00 de terça-feira.

Lusa