terça-feira, 2 de março de 2021

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOAQUIM JOÃO AZEVEDO, ANTIGO PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE ALGOZ


A Câmara Municipal de Silves manifesta o seu pesar pela morte de Joaquim João Azevedo, antigo Presidente da Junta de Freguesia de Algoz, eleito pelo PS, no mandato decorrido entre 1994 e 1997.

Tendo servido a população deste concelho, deixa memórias e atos que se perpetuarão junto da população e dos órgãos da administração local.

À família e aos amigos, o Município de Silves deixa as mais sentidas condolências.

Foi pela Câmara Municipal de Silves determinado luto municipal durante um dia, com a colocação da bandeira do Município a meia haste.

Biblioteca Municipal: Cantanhede recebeu prova para Concurso Nacional de Leitura


A Biblioteca Municipal de Cantanhede acolheu hoje, dia 2 de março, a Prova Municipal de seleção para a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (2020/2021).

Participaram na prova Ana Sofia Mineiro, Caio Rafael Inácio, Gabriel Ferreira Simões, Matilde João Sacramento e Matilde Matias dos Santos em representação do Agrupamento Escolas Marquês de Marialva, e António Seco, Júlia Sousa, Júlio Silva, Mafalda Ferraz e Maria Eduarda Oliveira do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, passando à Fase Intermunicipal os alunos António Seco, Gabriel Ferreira Simões e Matilde João Sacramento.
Os alunos participantes realizaram uma prova escrita com base na leitura prévia do livro “O velho que lia romances de amor”, do autor Luis Sepúlveda, recomendado pelo PNL, e ainda mais outras duas, nomeadamente provas de Leitura Expressiva e de Argumentação.

Foram elementos do júri desta Prova Municipal, Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Biblioteca Escolares, Paulo Manata Fixe, poeta e artista plástico, e Maria Teresa Paixão, Bibliotecária Municipal.

A sessão contou ainda com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedense, que fez questão de elogiar, uma vez mais, a iniciativa, salientando “a importância deste concurso para a promoção da leitura em contexto escolar e pôr à prova competências de expressão escrita e oral”, realçando “o papel dos docentes e bibliotecárias dos Agrupamentos de Escolas envolvidos na organização, especialmente este ano, pelo contexto difícil como se realizou”. O autarca reservou aos alunos participantes uma palavra particularmente elogiosa, destacando “o empenho e entrega demonstrados na participação neste concurso tornando-os a todos, desde logo, verdadeiros vencedores”. Para Pedro Cardoso “o esforço dos alunos, nomeadamente neste ano tão atípico revelou uma clara vontade de ir mais além, demonstrando uma proveitosa dedicação e um claro gosto pela leitura”, dando os “parabéns a todos por partilharem connosco o enorme prazer de ler!”, concluiu.

A Prova Escrita incidiu sobre a leitura e compreensão do livro “O velho que lia romances de amor”, de Luis Sepúlveda, romancista, jornalista e ativista político chileno, recentemente falecido, vítima de COVID-19.

Na segunda prova, de Leitura Expressiva, foi proposto aos alunos participantes a leitura de textos poéticos e em prosa, da obra do escritor gandarês Carlos de Oliveira (1921-1981), cujo centenário se assinala este ano.

A terceira e última etapa, foi uma Prova de Argumentação e cada participante teve de fazer um comentário sobre questões ambientais.

A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 decorrerá no próximo dia 24 de abril e será acolhida pela Biblioteca Municipal da Mealhada.

Esta é a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura que se destina a alunos de todos os níveis de escolaridade e que tem como objetivo central estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a compreensão leitora dos participantes.


Município abre concurso para construção do Centro Escolar dos Marrazes


O Município aprovou, esta terça-feira, em reunião de Executivo, a abertura do concurso para a conclusão da construção do Centro Escolar dos Marrazes, com um projecto renovado que passa a oferecer, além de condições de excelência para o ensino, um pavilhão desportivo para toda a população.

O novo procedimento prevê que a empreitada tenha um custo de quase 6,9 milhões de euros e uma duração estimada em 18 meses, resultando de um acordo de revogação de contrato em agosto do ano passado, após a suspensão dos trabalhos em abril de 2018 por incumprimento da anterior empresa de construção.

Neste projecto, para além da correção de anomalias, houve oportunidade para a revisão do projeto inicial, que foi aproveitado para melhorar alguns aspetos, nomeadamente a criação de mais lugares de estacionamento e de zonas para veículos pesados de passageiros.

Com uma área total de intervenção superior a 31 mil metros quadrados, o Centro Escolar dos Marrazes pretende dar resposta às necessidades de oferta educativa ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo nos Marrazes, sendo composto por um bloco destinado a jardins-de-infância, um outro para crianças do ensino básico e o pavilhão desportivo, que estará também ao serviço da comunidade leiriense.

Nesta infraestrutura, passarão a estar integrados os jardins-de-infância de Outeiros da Gândara, Janardo, Bairro das Almuinhas e n.º 2 de Marrazes, além da Escola Básica n.º 2 de Marrazes, num total de cerca de 600 crianças, promovendo-se a articulação de níveis de ensino diferentes, bem como o desenvolvimento de atividades importantes e necessárias à educação e formação dos alunos.

Para o Município de Leiria, esta é uma empreitada prioritária no que se refere ao reordenamento da rede educativa do concelho, já que, apesar dos investimentos efetuados nos últimos dois anos na melhoria das condições das escolas dos Marrazes, irá resolver definitivamente problemas relacionados com o funcionamento de estabelecimentos em instalações provisórias e em mau estado, a sobrelotação e consequente desdobramento de turmas e a existência de crianças em lista de espera.

Município abre concurso para construção do Centro de Saúde nos Parceiros


Depois da aprovação do projeto em janeiro passado, o Executivo da Câmara Municipal deliberou esta terça-feira abrir o concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) para os residentes na União de Freguesias de Parceiros e Azoia e na freguesia da Barosa.

O novo edifício será construído ao abrigo de um protocolo, também aprovado na reunião, com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, estando previsto um investimento de cerca de 1,54 milhões de euros, o qual será objeto de uma candidatura aos fundos comunitários para uma comparticipação de 85 por cento.

Para além da nova infraestrutura, que terá uma área bruta de 745 m2, a obra inclui ainda a criação de uma rotunda de acesso à USF, que ficará localizada num terreno com 4.500 m2, confinante com a Rua de Santa Maria, nos Parceiros.

De acordo com a deliberação aprovada em janeiro, o objetivo é “contribuir para o reforço da rede de infraestruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes”, reconhecendo o Município que esta medida corresponde a um “anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta atual nos cuidados de saúde primários e continuados encontra-se aquém das necessidades existentes”.

A par da USF de Parceiros, Azoia e Barosa, estão ainda em fase de projeto as novas infraestruturas de saúde nas freguesias de Amor e de Bidoeira de Cima.

Município cria mecanismo de apoio à carência habitacional


Apoiar situações de grave carência habitacional, o arrendamento a custos acessíveis e a reabilitação de edifícios para fins habitacionais e sensibilizar e informar sobre o acesso à habitação no concelho são os quatro eixos da Estratégia Local de Habitação de Leiria (ELH), iniciativa aprovada esta terça-feira em reunião do Executivo.

Segundo o documento, pretende-se “dar resposta às famílias em situação de grave carência habitacional” e “que não disponham de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada".

A medida define as prioridades ao nível das soluções habitacionais que o Município pretende ver desenvolvidas no concelho, ao abrigo do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, tendo cinco objetivos específicos:

- Analisar o contexto local e diagnóstico socioeconómico e habitacional do concelho, com especial foco nas carências habitacionais existentes e identificação de pessoas e agregados em situação de carência;

- Identificar as soluções habitacionais em função do diagnóstico das carências habitacionais existentes e das suas opções estratégicas ao nível da ocupação do solo e do desenvolvimento do território;

- Programar soluções que proporcionem uma resposta habitacional adequada a todas as pessoas e agregados objeto de diagnóstico num período máximo de seis anos;

- Definir a ordem de prioridade das soluções habitacionais;

- Demonstrar o enquadramento da ELH nos princípio do Programa 1.º Direito.

A apresentação de candidaturas depende de aprovação prévia pelos órgãos competentes do Município pela ELH, sendo esta a única via de acesso ao apoio do Programa 1.º Direito.

Câmara assegura instalação de caixa multibanco na Praia da Vieira

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai assegurar a instalação de um equipamento ATM no edifício do antigo Posto dos Correios, sito em Avenida Marginal da Praia da Vieira de Leiria, na sequência da retirada da anterior caixa multibanco pela entidade bancária proprietária da mesma.

A colocação e gestão do equipamento ATM será feita pela SIBS, através do Acordo de Cooperação que foi aprovado em reunião de câmara, no dia 1 de março, garantindo assim “um serviço essencial à população residente, sendo também um contributo essencial ao comércio local”.

México | Habilidades Básicas Para Transformarte Digitalmente Desde Cero

 

por Yesica Flores


Los trabajadores necesitan transformarse digitalmente si quieren continuar siendo productivos en un mundo laboral configurado por la tecnología. 

Según un estudio de la Unión Europea, de 10 trabajos en el futuro, nueve van a necesitar que los trabajadores tengan habilidades digitales, por lo que aquellos que no inviertan tiempo en desarrollar estas habilidades no serán capaces de ser atractivos para los empleadores.

Estar preparado para el mundo digital conlleva manejar una gama de habilidades que permiten a las personas utilizar dispositivos digitales, aplicaciones de comunicación y redes para acceder y administrar información, las cuales les permiten, entre otras cosas, compartir contenido digital, comunicarse, colaborar, y como consecuencia, resolver problemas, según una definición de la Unesco sobre habilidades digitales.

A continuación, enlistamos el ABC o habilidades básicas que las personas necesitan adquirir para dar el salto a lo digital de una vez por todas. 

1.  Inglés: es el idioma más usado en las empresas a nivel mundial, además de ser el lenguaje estándar para el diseño, desarrollo y uso de tecnología. Te servirá no solo para comunicarte con tus compañeros de trabajo al otro lado del mundo, sino para entender los mensajes de apps y computadoras, para leer tutoriales, etc.

2. Manejo de programas de Ofimática: es necesario aprender a usar Office (Word, Excel, Power Point) y, en general, a manejar información en la red. Es importante que aprendas a buscar información en internet, a manejarla y a presentarla de manera clara.

3. Resolución de problemas: desde resolver los básicos utilizando tutoriales, hasta la introducción de un nuevo producto o la implementación de alguna solución para algún problema de mayor complejidad. Ante la creciente automatización del trabajo, cada vez es más valorado aquello de lo que solo los humanos somos capaces de hacer: solucionar problemas complejos.

De hecho, esta es una habilidad que está en el número uno de las habilidades que se requerirán en el futuro del trabajo según el Foro Económico Mundial, para lo cual las personas deben desarrollar su capacidad de definir y analizar problemas, idear varias alternativas de soluciones y de implementar la más efectiva, todo esto apoyadas de la tecnología. 

4. Matemáticas: cada vez más empleos están relacionados con la tecnología, así que esta materia se hace cada vez más importante si te quieres transformar digitalmente. Si en el futuro, los trabajos en los que interviene la tecnología o su desarrollo van a aumentar -según previsiones de la consultora McKinsey– cada vez las matemáticas se vuelven más esenciales. 

5. Programación: es una habilidad que muy pronto será tan importante como leer o escribir, pronostican algunos especialistas. Si bien es una disciplina que lleva su tiempo aprender, contar con nociones básicas cada vez se vuelve más importante. Después de todo, el software está detrás de muchas actividades de nuestras vidas, como del reloj que nos despierta o de nuestro teléfono celular tienen bases de programación.

6. Comunicación: necesitas saber enviar correos, adjuntar archivos, utilizar las redes sociales, ya sea las laborales como las que no lo son tanto, además de programas y apps necesarias para trabajar en equipo y hacer videollamadas. 

Por: Juan Gomila, matemático, científico de datos e instructor de Udemy

CONVITE: Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, 04Março

Há um ano e mesmo na recta final da vida antes do Covid-19,  a UNESCO declarava o dia 04 de Março 2020 como o 1º dia Mundial da Engenharia para o desenvolvimento sustentável (https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/noticias/dia-mundial-da-engenharia-para-o-desenvolvimento-sustentavel) enaltecendo a Engenharia, entre outros, como determinante na atenuação e adaptação aos efeitos do aquecimento global, na transição digital, na disrupção tecnológica na saúde e determinante nos novos dilemas éticos no campo da vida, da inteligência artificial ou da robótica.

 

A todos que fazem parte desta grande família onde a engenharia faz parte do dia a dia do desenvolvimento, implementação e manutenção do seu produto ou negócios vimos por este meio convidar-vos a participar nas actividades da Ordem dos Engenheiros para este dia.

 

  1. Participando na Conferência on line  4 de março | 15h00 | ZOOM

tema: O papel da Engenharia no combate e na adaptação a situações de pandemia |DIA MUNDIAL DA ENGENHARIA 2021|

inscrições gratuitas mas requeridashttps://bit.ly/3qIyOqE


  1. A nível local a delegação distrital de Aveiro (DDA) da OE, decidiu a esta data concretizar aquilo que poderá vir a ser o  Museu da Engenharia de Aveiro. Em nome da sustentabilidade e da missão da preservação da memória futura, criar um espaço de recolha de material de engenharia na nossa renovada sede, (que depois de renovada em 2020, também havemos de inaugurar presencialmente em altura própria).

    Assim dirigimo-nos a todos os que queiram colaborar no âmbito do espírito de sustentabilidade, apresentar a nossa disponibilidade em receber (definitiva ou temporariamente) espólio de engenharia que por razões de falta de espaço das empresas, funções obsoletas ou mesmo avaria este material não tenha como destino a reciclagem mas possa servir de matéria prima secundária numa nova vida, no nosso museu. Material que num determinado local e tempo é um "mono" e noutro poderá ser uma "relíquia" :)

    Aguardamos o seu entender nesta matéria e no caso de identificar uma/duas peça(s) que se coadune(m) por favor responda a este mail.

Disponíveis para esclarecimentos adicionais.

 

#JuntosSomosEngenharia #DDA #Aveiro

Cine-Teatro de Estarreja apresenta a programação online de março

O Cine-Teatro de Estarreja (CTE) não para. Com o intuito de continuar a cumprir a sua missão em levar a cultura ao Público, o CTE apresenta a programação inteiramente online e gratuita para o mês de março, que será transmitida na página oficial do Facebook. Enquanto aguardamos o momento de reabrir novamente as portas, acolhemos o Público na nossa sala digital com cinema, música, teatro e muita conversa.

Artistas, técnicos, companhias, produtores e agentes culturais enfrentam novos desafios com os espaços culturais encerrados devido às medidas decretadas pelo Governo Português no sentido de combater a pandemia de Covid-19. Mas é no meio das dificuldades que nasce um novo espaço criativo, e a cultura renasce.

Palco online recebe artistas para debater o estado atual da cultura

São várias as conversas que decorrerão ao longo do mês, sempre à sexta-feira, às 21h30, com o objetivo de ouvir diversos artistas em diferentes áreas da cultura. Quais os desafios que o contexto pandémico trouxe? Como se reinventaram? Como é o processo criativo em tempos de confinamento?

Pedro Tochas, artista de rua e de palco, é o primeiro convidado. Percorreu o mundo como palhaço, ator, stand up comedian, performer onde o humor foi sempre a base do seu trabalho. No dia 5, vai falar sobre o estado das artes performativas e os desafios que tem enfrentado. Uma conversa sem malabarismos, mas bem divertida!

No dia 12, a diretora de produção e de cena da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo (CPBC), Cláudia Sampaio conta quais as preocupações dos bailarinos e dos técnicos quando os holofotes dos palcos se apagam. Entre tantas outras temáticas, a bailarina aborda as dificuldades que enfrenta na gestão de uma companhia de dança. Em outubro, a CPBC, apresenta no CTE, a peça “AMARAMÁLIA in memoriam”, uma homenagem à voz que tornou o Fado universal. Cláudia Sampaio levanta a ponta do véu desta peça que, em 2004, foi considerada pelo New York Times como uma das melhores dessa temporada.

 

Tatanka dispensa apresentações. Fundador dos “The Black Mamba” vem mostrar como é possível estar perto do público e reinventar-se mesmo com as salas de espetáculo de todo o país encerradas. A não perder dia 19.

 

O ator João Didelet é mais um artista que viu os seus projetos profissionais a serem adiados e sem data para voltar a pisar os palcos nacionais. Ao longo da conversa fala dos desafios do confinamento e das inúmeras dificuldades do setor artístico. João Didelet abre um pouco a cortina sobre a peça “Amado Monstro” que sobe ao palco do CTE em maio. Teatro, cinema e televisão, qual será a sua grande paixão? Para assistir dia 26.

 

CTE recebe dois concertos do OuTonalidades - circuito português de música ao vivo

Como já tem habituado, o circuito “Outonalidades” promete grandes noites de música ao vivo. No mês de março, pode assistir ao concerto de Rita Braga e Paulo Viana, nos dias 6 e 20, respetivamente, sempre com início às 21h30.

O primeiro concerto está a cargo de Rita Braga, uma artista multidisciplinar nas áreas da música, performance, desenho e escrita. Atua geralmente a solo um repertório eclético em mais de dez línguas. Ao longo da última década atuou em inúmeras salas de concerto, teatros, galerias de arte e festivais por toda a Europa e também nos EUA, Brasil, Austrália e Japão.

Já Pedro Viana apresenta o seu álbum a solo, uma renovação da música instrumental portuguesa. Editado em 2019 e aclamado pela crítica especializada, neste novo disco os sons da viola braguesa, violão, sanfona e adufe associam-se a um trabalho de composição assumidamente moderno e aberto a múltiplas influências.

 

“Ir” ao cinema continua a ser possível

Todas as quintas-feiras do mês de março, às 21h30, a sala digital do CTE conta com uma programação cinematográfica do Cine Clube de Avanca, em colaboração com o CTE e o Município de Estarreja. Conta ainda com o apoio do ICA e do Ministério da Cultura.

No dia 4, a sessão de cinema é a dobrar. Do realizador Bernardo Cabral, “50 Pesos Argentinos” conta a história de José Custódio e Idalina que recebem 50 pesos numa carta do irmão que os leva a sonhar com o que não deviam. “Falha no Sistema”, de José Miguel Moreira, retrata uma sociedade controlada pelo sistema, uma variante nazi do “Big Brother”, que limita a privacidade dos cidadãos.

Na segunda quinta-feira do mês, dia 11, a curta metragem de ficção “Sanguêdo en la Baralha”, de Paulo d’Alva, retrata a história de najma e coron, um casal gitano que luta pelo seu amor e procura evitar cair nas garras de salazarus burocratus, o maléfico imperador imperial. Neste processo de criação de filmes participaram as crianças e os jovens, envolvendo também todos os familiares do acampamento da rua da Baralha, em Sanguedo, no concelho de Santa Maria da Feira.

Com realização de Igor Martins, Rosário Costa e Sara Petiz, “Pão de Ul” é um documentário, que através da voz das poucas padeiras que ainda faz o famoso “Pão de Ul” de forma artesanal, a D. Ângela Terra, mostra a rudeza, as dificuldades e as aventuras que noutros tempos as “padeirinhas de Ul” enfrentavam ao produzir e distribuir o pão, a pé e a longas distâncias. “Ao Telefone com Deus”, de Vera Casaca e com os atores Ivo Canelas e Sara Matos, retrata a vida de Bartolomeu, um humilde camponês, que decide trocar a sua égua, Pestana, pela mão de Adélia. Contudo, o mundo de Bartolomeu é virado do avesso quando Pestana desaparece e se cruza com um misterioso homem que alega poder falar com Deus... ao telefone. Estas duas películas serão exibidas no dia 18.

A última sessão de cinema “Super-Vodka”, de Leandro Silva, está agendada para o dia 25, e é uma curta metragem sobre três homens que decidem tentar ser de novo "homens". O escriturário, o vendedor de santas e o dono de casa fazem as malas e decidem viajar… para um bar.

Dança e teatro também fazem parte da programação online

No dia 13, às 21h30, a proposta é uma homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen. “Em Redor da Suspensão” é uma coreografia inserida no programa “Na Substância do Tempo” da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Esta obra de Vasco Wellemkamp e Miguel Ramalho, com músicas de Rachmaninov, ecoa a poesia da escritora com a dança.

O Dia Mundial do Teatro, dia 27, o CTE celebra esta efeméride com o espetáculo de teatro a “Idade do Silêncio”, uma criação de Julieta Aurora Santos. Esta peça reflete sobre a nossa relação com a dimensão temporal, colocando em conflito o frenesim do homem contemporâneo e a imediatez de tudo, com o tempo do idoso e a sua necessidade de hábitos que, incorporados à vida, se tornam poesia do quotidiano, parecendo estabelecer uma relação continuada e duradoura com o mundo.

 

Consulte a programação.

Imagem: BOL.PT

Governo vai rever critérios de exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual

 A criação deste grupo de trabalho ocorre na véspera da audição parlamentar, a pedido do BE, a propósito da denúncia de práticas discriminatórias de homens que fazem sexo com homens.

O Ministério da Saúde criou esta segunda-feira um grupo de trabalho para rever, no prazo de uma semana, a norma de 2016 que define os critérios de inclusão e exclusão de dadores de sangue por comportamento sexual.

O grupo de trabalho foi constituído por decisão do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na sequência da conclusão do estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre “comportamentos de risco com impacte na segurança do sangue e na gestão de dadores“.

Em causa está a norma 009/2016 da Direção-Geral da Saúde (DGS), referiu em comunicado o gabinete de Lacerda Sales, ao adiantar que o grupo de trabalho agora criado “terá uma semana para a análise do estudo e respetiva alteração da norma em conformidade”.

Segundo a mesma fonte, este grupo de trabalho é constituído por representantes da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), incluindo também, a título consultivo, entidades da sociedade civil.

A criação deste grupo de trabalho ocorre na véspera da audição parlamentar, a pedido do Bloco de Esquerda, do IPST e da DGS, “a propósito de denúncia de práticas discriminatórias na doação de sangue por homens que fazem sexo com homens vindas a público”.

Esta audição conjunta nas comissões de Saúde e de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias foi aprovado por unanimidade a 3 de fevereiro.

A polémica surgiu na sequência do caso de um homem que denunciou ter sido discriminado quando tentou dar sangue a 23 de janeiro, no posto fixo de doação do IPST em Lisboa, depois de este organismo ter feito um apelo à dádiva.

A situação passou-se com Bruno Gomes d’Almeida que, depois de três horas na fila e mais uma hora de espera na triagem, foi confrontado com várias questões que partiam do princípio de que teria parceiras. Quando fez questão de corrigir e assumir que tinha um parceiro, ouviu como resposta que “então não pode doar sangue” e que “homens que fazem sexo com homens não podem doar sangue“.

Confrontado o IPST, a resposta dada à Lusa foi que o instituto “não questiona a orientação sexual dos seus potenciais dadores” e que “todo e qualquer cidadão [pode] candidatar-se a dar sangue, sem quaisquer diferenças de género ou orientação sexual”.

Entretanto, o IPST abriu uma averiguação interna a um médico do organismo depois de este ter afirmado que os homens homossexuais estão impedidos de dar sangue, garantindo que esta não é a posição oficial.

Num e-mail, ao qual a Lusa teve acesso, um médico do IPST escreveu que “os homens que têm sexo com homens estão impedidos de dar sangue. Este critério não [é] nacional. É internacional. Muitos dos países da Europa e do mundo têm essa regra para defesa da saúde do doente que recebe a unidade de sangue“. O autor do e-mail, Luis Negrão, apresenta-se como médico de saúde pública.

Confrontado com estas afirmações, o IPST confirmou, na ocasião, que o médico trabalha para o organismo e que a situação já estava a ser averiguada internamente.

Fonte: https://observador.pt/2021/03/01/governo-vai-rever-criterios-de-exclusao-de-dadores-de-sangue-por-comportamento-sexual/ 

Imagem: Litoral Centro - Comunicação e Imagem

Portugal regista mais 38 mortes e 691 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 Os internamentos continuam a descer. Desde segunda-feira, há menos 170 doentes em enfermarias e menos 23 em cuidados intensivos.

Portugal regista esta terça-feira mais 38 mortes e mais 691 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no boletim epidemiológico de segunda-feira.

Estão confirmadas 16.389 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 38 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 805.647, mais 691 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 65.793 casos ativos.

CONSULTE AQUI O ÚLTIMO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO.

Há agora 1997 pessoas internadas (menos 170 do que nas últimas 24 horas), 446 das quais em cuidados intensivos (menos 23 do que no último registo).

Até ao momento, 723.465 pessoas conseguiram recuperar, das quais 3230 nas últimas 24 horas. Há ainda 36.859 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Fonte: Carolina Quaresma/TSF

MUNICÍPIO DE SILVES ASSINALA 191 ANOS DO NASCIMENTO DO POETA E PEDAGOGO JOÃO DE DEUS COM ATIVIDADES ONLINE

Integrando as comemorações do 191.º aniversário do nascimento de João de Deus, o Município de Silves dinamiza, entre os dias 2 e 8 de março, um programa comemorativo totalmente online, com atividades culturais centradas na multifacetada personalidade deste poeta e pedagogo, pai da cartilha maternal, natural de SB Messines. A programação contará com diversas iniciativas, participações e testemunhos à distância, numa especial e intensa viagem ao universo de João de Deus, que ficará, para sempre conhecido, como uma das eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas.

A iniciativa “João de Deus para mim?”, pela perspetiva de diversos munícipes, personalidades e instituições; conversas com Maria João Raminhos Duarte, José Alberto Quaresma e António Ponces de Carvalho; uma visita guiada à Casa-Museu João de Deus, pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; leituras encenadas e o concerto Fabricantes de Pegadas, pelo coletivo Poetas do Povo, são algumas dessas propostas que marcarão esta semana de homenagem a João de Deus.

O ponto alto destas comemorações online decorrerá no dia 8 de março, dia em que se completam 191 anos sobre a data do nascimento de João de Deus. Neste dia, a programação começará, pelas 10h30, com um momento evocativo, com deposição de flores, transmitido em direto do monumento escultórico dedicado a João de Deus, em SB Messines, com a intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e da Presidente da Junta de Freguesia de SB Messines, Carla Benedito. Da parte da tarde, para além dos testemunhos da rúbrica “João de Deus para mim” (pelas 15h00 e 19h00), será apresentada, pelas 16h00, a leitura encenada “João de Deus I Correspondência Intima & Prosa Dispersa”, pela voz de Pedro Freitas e José Anjos, que irão descortinar e dar a conhecer a correspondência que João de Deus trocou com a família, amigos e desconhecidos. As comemorações culminarão com o concerto intimista “Fabricantes de Pegadas”, pelo coletivo Poetas do Povo, às 21h30, num espetáculo de poesia e música que dará especial enfoque à poesia de João de Deus, unindo-a à voz e à palavra escrita de diversos poetas portugueses.

“O Município de Silves, apesar dos dias de confinamento estabelecidos, decidiu manter-se fiel ao espirito comemorativo desta efeméride e preparou um programa de índole cultural, integralmente online, com vista a manter vivo o legado de João de Deus, filho da terra, que marcou a história do ensino e da literatura nacionais. Um homem universal, ímpar, intemporal, que tanto nos orgulha e que, inquestionavelmente, nos deixou um legado que irá ser perpetuado para todo o sempre e que merece ser recordado”, refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves.

O Município de Silves convida, assim, todos os munícipes e admiradores de João de Deus a associarem-se a estas comemorações e a assistirem a todos estes momentos transmitidos nos canais digitais da autarquia.

 

Coronavírus infetou quase 28 mil profissionais de saúde. Dezanove morreram

 Maior número de mortes entre profissionais de saúde ocorreu em fevereiro.

Perto de 28 mil profissionais de saúde ficaram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de Covid-19 em Portugal, dos quais 19 morreram e mais de 16 mil recuperaram, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela DGS.

O maior número de mortes de Covid-19 foi registado no passado mês de fevereiro (nove), seguido do mês de janeiro, com seis óbitos de profissionais de saúde, precisam os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) numa reposta á agência Lusa.

Os meses de abril, junho, julho e dezembro registaram uma morte cada um, adianta a DGS, adiantando que estes dados são obtidos através do cruzamento da notificação médica no SINAVE (quando apenas se registou que eram profissionais de saúde) e no Trace Covid-19, com a base de dados do SICO (Sistema de Informação dos Certificados de Óbito).

Neste sentido, não se consegue precisar se estas mortes ocorreram em contexto laboral ou noutra situação, ressalvou uma fonte da DGS à Lusa.

Relativamente ao número de profissionais infetados, os dados apontam que, desde o início da pandemia até 26 de fevereiro, totalizaram 27.973, a maioria assistentes operacionais (8.732), seguidos dos enfermeiros (7.357).

Houve ainda 4.022 profissionais, com categorias não especificadas nos dados, que tiveram a infeção, bem como 3.454 médicos, 1.743 assistentes técnicos, 1.251 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 612 farmacêutico, 552 técnicos superiores de saúde e 250 técnicos superiores.

"Na sexta-feira, por exemplo, registaram-se 17 novos casos de covid-19 entre profissionais de saúde", refere a Direção-Geral da Saúde na resposta enviada à Lusa, a propósito do aparecimento dos primeiros casos de covid-19 há um ano, em 02 e março de 2020.

Entre os profissionais que faleceram, estavam três médicos, um enfermeiro, um técnico superior de diagnóstico, dois auxiliares de saúde, um auxiliar de enfermagem, dois administrativos, um colaborador de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), um bombeiro e sete com categoria desconhecida.

Lusa

Mais de cinco toneladas e meia de amêijoa-japonesa apreendidas no Montijo

 

A GNR de Setúbal apreendeu no Montijo mais de cinco toneladas e meia de amêijoa-japonesa, com o valor estimado de 55 mil euros, e identificou uma mulher de 43 anos, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR revela que a apreensão decorreu de uma ação de patrulhamento de militares da guarda do Posto Territorial do Montijo (distrito de Setúbal), no sábado passado, quando detetaram várias pessoas a efetuar a "trasfega de mais de cinco toneladas e meia de bivalves".

De acordo com as autoridades, os bivalves estavam devidamente armazenados e acondicionados em sacos de rede, em duas viaturas, tendo sido apreendidos, pois não tinham documento de registo de moluscos e bivalves vivos, essencial para determinar a sua proveniência e qualidade em termos higiossanitários.

Os bivalves foram inspecionados pela autoridade veterinária municipal, que os considerou impróprios para consumo, tendo sido encaminhados para destruição.

Uma mulher de 43 anos foi identificada e alvo de um auto de contraordenação.

A GNR alerta que a captura deste tipo de bivalves sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário pode colocar em causa a saúde publica, caso sejam consumidos, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Lusa

“Voltaremos a dançar em 2022.” Festival NOS Primavera Sound adiado

 A nona edição do festival NOS Primavera Sound, no Porto, foi, mais uma vez, adiada. Um comunicado divulgado, esta terça-feira, pela organização do festival informa que o evento só regressará em 2022, devidos aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19.

No comunicado, a organização do NOS Primavera Sound afirma que se trata de uma "decisão dolorosa", justificando-a com as "incertezas que rodeiam a realização de grandes espetáculos" e as "restrições que existem atualmente", que não permitem "trabalhar com normalidade na preparação do festival nem assegurar a sua celebração".

"Tal como aconteceu no ano passado, todos os bilhetes adquiridos para a edição 2020 e 2021 são válidos para a edição 2022, podendo, naturalmente, o portador solicitar o seu reembolso a partir de 1 de janeiro de 2022", esclarece ainda.

O cartaz para a próxima edição será anunciado até 5 de junho. O evento fica marcado para entre os dias 9 e 12 de junho de 2022, no Porto.

Rita Carvalho Pereira / TSF

Município entrega mais de 70 mil euros a empresas do concelho

Programa de apoio criado pelo Município aprovou 59 candidaturas
O Programa Municipal de Apoio à Recuperação Económica no âmbito da Covid-19, criado pelo Município de Proença-a-Nova, vai entregar mais de 70 mil euros de apoio financeiro não reembolsável a empresas do concelho. As 59 candidaturas aprovadas a este apoio são na sua maioria empresas da área da restauração (cafés e restaurantes), mas também serão apoiados empresários do setor do comércio e dos serviços. “O Município de Proença-a-Nova desde sempre acompanha este processo, de forma articulada com as medidas lançadas pelo o Governo para o setor que mais sofre com o confinamento e consequente suspensão da sua atividade. Foi, por isso, que de forma célere e desde o início veio a definir um conjunto de apoios e isenções para mitigar os pesados constrangimentos. O presente regulamento, que visa o apoio diferenciado, é exatamente sinal desse esforço de quem esta próximo e sente a realidade”, reforça João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Destinado às empresas e empresários em nome individual com sede e estabelecimento no concelho de Proença-a-Nova - com os códigos de atividades económicas definidos em regulamento -, este programa, cujas candidaturas decorreram até 15 de fevereiro, teve como objetivo atenuar os efeitos económicos que o surto pandémico está a desencadear na economia local.

As empresas elegíveis tinham de ter registado um volume de negócios igual ou inferior a 270.000,00€ (valores de 2019) e quebras de faturação igual ou superior a 15% entre janeiro e novembro de 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019. O apoio financeiro não reembolsável, pago mediante a emissão de fatura, é de 15% sobre o valor da quebra de faturação com o limite máximo de 1.600,00€. O apoio também teve em conta o esforço de arrendamento dos agentes económicos, financiando uma majoração de 25% para um máximo de 2 mil euros de apoio total.

Estão ainda a decorrer as candidaturas para as empresas que se encontrem no critério de quebra de faturação acima referido em 50% do valor do investimento na remodelação de esplanadas, compra de aquecedores, guarda-sóis e guarda-ventos até ao limite de 750,00 €; e em 50% do valor do investimento para renovação de toldos e vitrines até ao limite de 750,00€. O Presidente da Câmara Municipal enfatiza que o prazo para estas candidaturas “decorre até final de maio, porque depois da tormenta virão sempre tempos de bonança. Este apoio possibilita retomarmos a atividade com uma nova imagem, porventura dotando os nossos estabelecimentos de atratividade que convide todos novamente a usufruir destes espaços. Ontem como hoje, em conjunto estou certo, construímos muito melhor o nosso futuro”.

O Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor está disponível para esclarecimento de dúvidas que possam surgir e os formulários, depois de preenchidos, devem ser enviados para gapemp@cm-proencanova.pt.

Abertas candidaturas para frequência de Unidades Curriculares Isoladas na ESAC


Decorre, até ao próximo dia 15 de março, o prazo de candidaturas à inscrição em Unidades Curriculares Isoladas dos ciclos de estudos de Licenciatura, Mestrado e Curso Técnico Superior Profissional da ESAC no 2.º semestre do ano letivo de 2020/2021.

As candidaturas terão de ser submetidas através da plataforma InforEstudante, em https://inforestudante.ipc.pt/.

Mais informações relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no Portal da Escola, em portal.esac.pt.

Projeto da Universidade de Coimbra reforça a igualdade de género na investigação

Um projeto da Universidade de Coimbra (UC) que visa reforçar a igualdade de género na investigação científica acaba de receber o financiamento de 240 mil euros do programa Conciliação e Igualdade de Género no âmbito do EEA Grants - Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.

Designado “GendER@UC - Gender-Equal Research”, este projeto, coordenado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), reúne uma equipa multidisciplinar que, ao longo dos próximos três anos, vai desenvolver diversas atividades para responder à complexidade das desigualdades de género na investigação.

Entre as atividades previstas, destaca-se, por exemplo, o mapeamento de políticas, procedimentos e práticas de igualdade de género em vigor nas unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) da Universidade de Coimbra, por forma a identificar lacunas, estabelecer bases para melhorias e inovações e desenhar um plano de ação para este tema; a realização de ações de sensibilização para a necessidade de implementação de medidas de igualdade de género na prática da investigação, sessões sobre “Género e liderança para a excelência em investigação”; e a elaboração de um manual para a comunicação inclusiva na investigação da UC.

O projeto prevê igualmente a promoção de ações de mentoria, alertando para desigualdades de género nas candidaturas de “alto risco, alto ganho” e motivando candidaturas de investigadoras da UC através de um acompanhamento próximo, bem como a realização de um bootcamp designado WomenResearchers@UC.

Segundo a equipa do projeto, «a partir de uma perspetiva interseccional, o GendER@UC pretende promover a igualdade de género na investigação científica, quer em termos de gestão do processo e carreira de investigação, removendo barreiras e incentivando a participação equilibrada de investigadoras e investigadores nas equipas, gestão de recursos, e tomada de decisões, promovendo um conhecimento mais inclusivo, representativo e socialmente relevante».

O financiamento agora obtido, ao permitir «promover e incentivar a integração da perspetiva de género nas equipas, nos processos e conteúdos de investigação científica na Universidade de Coimbra, vai certamente aumentar a qualidade e utilidade dos resultados científicos finais, e o seu impacto na sociedade», refere Cláudia Cavadas, coordenadora do projeto e Vice-Reitora da UC com o pelouro da investigação.

O projeto GendER@UC é realizado em parceria com a Universidade da Islândia e o Centro de Estudos Sociais (CES). Além disso, conta com a colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da AMONET-Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas e da cientista Jessica Cantlon, da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA.

O programa Conciliação e Igualdade de Género é financiado pelo EEA Grants - Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 e executado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Cristina Pinto

CANCELADA A FEIRA DE MARÇO E A MARATONA DA EUROPA 2021 - Combate à Pandemia do Coronavírus

Feira de Março 2021 – Cancelamento

Atendendo ao Decreto Presidencial do prolongamento do Estado de Emergência até dia 16 de março, bem como a inexistência de plano de desconfinamento relativo à Pandemia da Covid-19, e considerando ainda que em primeiro lugar está a saúde de toda a população, anunciamos o cancelamento da edição de 2021 da centenária Feira de Março, fazendo-o com grande mágoa, mas com o devido sentido de responsabilidade.

Apesar de toda a expetativa criada em 2020 de que poderíamos voltar em 2021, bem como as medidas definidas pela Câmara Municipal de Aveiro no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica (PAAASE) 2021, com a redução de 50% dos valores a suportar pelos participantes, constata-se que não se encontram minimamente reunidas as condições para realizar um evento desta envergadura.

Cientes que muitos dos habituais participantes na Feira de Março se encontram em situações complexas, devido ao facto de já não trabalharem desde janeiro de 2020, como por exemplo o setor da diversão, a Câmara Municipal de Aveiro e a AveiroExpo estão disponíveis para promover um evento de animação no recinto exterior do Parque de Feiras e Exposições, com referência para o mês de agosto (sujeito a articulação com os vários parceiros), desde que estejam reunidas todas as condições de segurança e legais para o efeito.

Acreditamos que possamos voltar em 2022 e proporcionar a todos excelentes momentos de convívio, de animação e diversão, como forma de celebrar a vida e, esperemos, o fim de uma fase difícil para todos nós.


Maratona da Europa 2021 - Cancelamento

A Câmara Municipal de Aveiro, a Turismo do Centro de Portugal e a Globalsport acordaram em cancelar a edição de 2021, da Maratona da Europa, assumindo desde já iniciar o trabalho de preparação da edição do próximo ano de 2022, ficando definida a data de 24 de abril, na perspetiva da evolução positiva da Pandemia.

As três entidades consideram que não se encontram reunidas as condições para a realização de um evento com a participação de milhares de pessoas, como é a Maratona da Europa, agendada para o próximo dia 25 de abril, sendo igualmente muito difícil prever outra data durante o ano de 2021, enquanto não estiver criada a imunidade de grupo com a disseminação do programa de vacinação.

Contudo, e caso as condições legais e sanitárias o permitam, ao longo do presente ano serão realizadas várias ações promocionais da Maratona da Europa 2022, quer no Município de Aveiro e de Ílhavo, como também em todo o território nacional.

Esta é uma decisão muito dura de tomar, depois do grande sucesso da primeira edição em 2019, e do cancelamento da edição de 2020 devido à Pandemia do Covid-19.


39 empresas do concelho de Anadia com Estatuto PME Líder 2020

 O IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação distinguiu, em parceria com o Turismo de Portugal, 39 empresas do concelho de Anadia com o Prémio “PME Líder 2020”.

Apesar do ano atípico, devido à pandemia provocada pela Covid-19, o concelho de Anadia viu aumentar o número de empresas com este estatuto, comparativamente com o ano transato.

O Município de Anadia felicita as empresas distinguidas com este galardão, bem como pelo dinamismo e empenho demonstrados na criação de riqueza no concelho.

Para o vereador da Câmara Municipal de Anadia, Ricardo Manão, “a atribuição do Estatuto ‘PME Líder 2020’ demonstra bem a capacidade e desempenho das nossas empresas, a sua adaptabilidade e resiliência, mantendo postos de trabalho e, consequentemente, criando riqueza para o nosso concelho, mesmo num ano caótico, em termos de conjuntura económica no país e no mundo”.

O estatuto “PME Líder” foi lançado pelo IAPMEI em 2008, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.

Distingue o mérito das PME - Pequenas e Médias Empresas nacionais com desempenhos superiores. É atribuído, em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), e por um conjunto de Bancos parceiros e de Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

EMPRESAS DISTINGUIDAS:

Maias, S.A.

Afonso O. Costa - Fábrica de Máquinas Agrícolas e Florestais, Lda

Albano João & Filhos, Lda.

Anadiagro, Lda.

Anadil - Comércio Geral e Importação, S.A.

Augusto Virgílio de Sousa e Filhos, Lda

Bairralimentar, Lda.

Bairrimoldes - Fábrica de Moldes Cunhos e Cortantes, Lda.

Candigrés - Cerâmica de Grês da Candieira, Lda.

Cardoso & Sousa, Lda.

Cartocer - Fábrica de Caixas de Cartão das Lezírias, Lda.

Caves Arcos do Rei, Lda.

Caves do Solar de São Domingos, S.A.

Caves São João - Sociedade dos Vinhos Irmãos Unidos, Lda.

Cobel - Construções Electro-Mecânicas da Beira, S.A.

Cross-Pro - Componentes para Motociclos, Lda.

Destilaria Levira, Lda

Dupla de Sempre, Lda.

Epedal - Indústria de Componentes Metálicos, S.A.

Exsepi - Estudos e Projectos Industriais, Lda.

Fábrica de Produtos Plásticos Nedina, Lda.

Fernando Conceição Rodrigues, Unipessoal, Lda.

Heleno & Crasto, Lda.

Interespuma - Indústrias de Poliuretanos, Lda.

Jaime & Rodrigues, S.A.

Jofebar - Metal Works II, S.A.

Luís Pato - Unipessoal, Lda.

Lusitana Face - Estruturas Metálicas, Coberturas e Fachadas, Lda.

Lusomotos - Veículos e Acessórios, S.A.

Madeicentro - Estância e Serração de Madeiras Exóticas, Lda.

Marques Associados Digital, Lda.

Nível 20 - Estudos, Projectos e Obras, Lda.

Orbisource Ambiente Lda

Padaria Irmãos Lincho, Lda.

Policarpo Ferreira da Silva, Lda.

Vidrologic - Gestão de Resíduos e Ambiente, Lda.

Vidromax - Vidros e Espelhos S.A.

Virgilio C. Moreira, Lda.

Virgílio dos Leitões - Restaurante, Lda.