quinta-feira, 23 de novembro de 2017

URGENTE: Tribunal decide mandar Adriana Ancelmo de volta pra prisão


Por 3 x 2 votos, os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiram pelo restabelecimento da prisão preventiva para Adriana Ancelmo.

Com a decisão, o mandado de prisão pode ser expedido a qualquer momento.

Ex-primeira-dama do Rio, Adriana está em prisão domiciliar desde abril, com o argumento de que precisa cuidar dos filhos, que têm 11 e 14 anos.

Com informações da Veja. e papotv.com.br

Morreu ator João Ricardo

Em atualização
Segundo avança a SIC Notícias, o ator morreu esta quinta-feira no Hospital de Santa Maria em Lisboa.

Fonte: Jornal I

Colheita de sangue dia 25 de Novembro entre as 9 horas e as 13:00 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Novembro | Colheitas de Sangue a realizar pela ADASCA em Aveiro
O sangue não se fabrica artificialmente, só o ser humano o pode doar. Se tem mais 18 anos, menos de 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos), peso igual ou superior a 50 kg e se tem hábitos de vida saudável. Faça a diferença, Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas.

As sessões de colheitas de sangue para o mês de Novembro vão decorrer no dia 29 das 15 horas às 19:30 horas, ainda no dia 25 das 9 horas às 13 horas, no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Dia 28 das 9 horas às 12:30 horas nas instalações da ESSUA, aberta aos dadores do exterior.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA

DESPORTO | Robinho condenado a nove anos de prisão por violação

Caso remonta a 2013, quando o avançado brasileiro jogava em Itália, no AC Milan. Mais cinco homens foram condenados
Robinho, outrora uma grande esperança do futebol brasileiro e mundial, foi condenado a nove anos de prisão por um tribunal de Milão, num caso de "violência sexual em grupo" contra uma jovem albanesa. Tudo terá acontecido a 22 de janeiro de 2013, quando o avançado brasileiro representava o AC Milan, um dos gigantes de Itália.

De acordo com a imprensa italiana, Robinho terá violado a jovem albanesa (que então tinha 22 anos) numa discoteca, juntamente com mais cinco homens, todos eles também condenados. A queixa foi apresentada em 2014 e, logo na altura, o jogador classificou toda a situação de "triste e mentirosa" - posição que mantém, de acordo com as palavras da sua advogada, Marisa Alija: "Sobre o assunto envolvendo o atacante Robinho, num facto ocorrido há alguns anos, esclareço que meu cliente já se defendeu das acusações, afirmando não ter qualquer participação no episódio. Todas as providências legais já estão sendo tomadas acerca desta decisão em primeira instância."

Robinho, que é casado desde 2009, já tinha sido alvo de uma acusação semelhante em 2009, numa altura em que representava o Manchester City. Então, foi uma jovem britânica a acusar o jogador de violação numa discoteca em Leeds. Robinho chegou a ser levado pela polícia para prestar esclarecimentos na esquadra, mas acabaria por ser ilibado.

O avançado pode ainda recorrer desta sentença, sendo que o sistema de Justiça italiano permite várias instâncias de recurso. É, contudo, improvável que vá cumprir pena efetiva de prisão, dado que atualmente joga no país de origem (representa o Atlético Mineiro) e a legislação brasileira não prevê a extradição dos seus cidadãos. Ficará, todavia, impedido de prosseguir a carreira noutro país: se o fizer, corre o risco de ser detido e cumprir, de facto, a pena.

Robinho, recorde-se, despontou na primeira equipa do Santos ainda com 18 anos, ascendendo desde logo ao estrelato. Após ser campeão brasileiro, transferiu-se para o Real Madrid em 2005, tornando-se na mais cara transferência do futebol britânico em 2008 ao mudar-se para o Manchester City (42 milhões de euros). Ano e meio depois, voltou ao Santos por um breve período, antes de assinar pelo AC Milan, que representou de 2010 a 2014, antes de cumprir mais dois anos no Santos por empréstimo dos rossoneri. Seguiu-se uma breve passagem pelo futebol chinês (Guangzhou Evergande) antes do regresso ao Brasil, desta feita com a camisola do Atlético Mineiro, que continua a representar. Pela seleção brasileira, soma 102 jogos e 29 golos, tendo participado em dois Mundiais, três Copas América (ganhou uma) e duas Taças das Confederações (conquistou ambas).

Fonte: Sol

Eu, Psicóloga | Adversidades: aprendizado ou amargura? Você decide.



A vida é difícil , e a regra é agradecer a Deus por isso. Sério ! Pense bem, Se a vida fosse um mar de rosas, nós nunca seríamos testados ou desafiados. Não poderíamos crescer, aprender, mudar ou ter uma chance de nos tornarmos melhores do que somos. Se a vida fosse uma sequência ininterrupta de dias agradáveis, logo ficaríamos aborrecidos com ela. Se não houvesse chuva, ninguém experimentaria aquele sentimento de alegria quando ela finalmente pára e podemos ir à praia. Se tudo fosse fácil, não teríamos como nos fortalecer. 

Seja grato por ter de lutar pelo que quer em certos períodos da vida, pois isso demonstra que você não desistiu dos seus sonhos. Em alguns momentos você vai se sentir como se estivesse nadando contra a corrente e enfrentando todo tipo de obstáculo. Mas não há escolha. Se não continuar se esforçando, você será tragado pelas águas. Por outro lado, cada impulso de sua cauda, cada movimento de suas barbatanas deixa você mais forte, mais preparado e mais feliz. 

Alguns estudos sugerem que, para um grande número de homens, a aposentadoria é uma péssima decisão. Muitos deles morrem num espaço de tempo relativamente curto após encerrarem suas atividades profissionais. Ou seja, são arrastados pela corrente quando param de nadar. Por isso, continue nadando, peixinho, continue nadando! 

Tente encarar cada fracasso como uma oportunidade de melhorar. As dificuldades o tornam mais forte, e não mais fraco. Dizem que nunca recebemos um fardo maior do que podemos carregar — embora, em certas ocasiões, ele pareça muito maior e mais pesado do que temos condições de levar. E é claro que a luta nunca tem fim, mas há fases mais tranquilas de tempos em tempos, quando a corrente é mais fraca e podemos descansar e aproveitar o momento antes de enfrentar o próximo obstáculo. 

A vida é assim, essa é a natureza dela: uma série de tempestades intercaladas com períodos de calmaria. E qualquer que seja a situação em que você se encontra atualmente, ela vai mudar. Que fase você está vivendo agora? Esforço ou repouso? Chuva ou sol? Aprendizado ou amargura? 

Eu, Psicóloga | Qual a sua personalidade? Faça o teste.

Introversão ou extroversão; sensorial ou intuição; razão ou sentimento; julgamento ou percepção. Com base nessas quatro duplas de características, este teste de personalidade situa qualquer pessoa em uma das 16 posições de um mapa psicológico.

tipologia de Myers-Briggsindicador tipológico ou ainda classificação tipológica de Myers-Briggs ( do inglês Myers-Briggs Type Indicator -MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial baseadas nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos. 

Tipo e dicotomia 

Um conceito fundamental para o MBTI é "Tipo Psicológico". A ideia é que os indivíduos acham certas maneiras de pensar e agir mais fáceis que as outras. O MBTI postula a existência de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamados dicotomias (dimensões).  As preferências são normalmente indicadas por letras maiúsculas que indicam cada uma destas quatro preferências.

As quatro dicotomias

As dicotomias

Extroversão
Introversão
Sensorial
iNtuição
Razão ('T'hinking)
Sentimento ('F'eeling)
Julgamento
Percepção ('P'erceiving)

Os quatro pares de preferências ou "dicotomias" são apresentadas na tabela acima.

Os termos usados para cada dicotomia têm significados técnicos específicos relacionados ao MBTI, que diferem do seu significado cotidiano. Por exemplo, pessoas com uma preferência para julgamento em relação à percepção não são, necessariamente, mais críticos ou menos perceptivos.

Além disto, o MBTI não mede as aptidões: apenas mostra que uma preferência se sobressai a outra. Uma pessoa que informa alta pontuação para extroversão em relação à introversão não pode ser corretamente descrita como mais extrovertida: ela simplesmente tem uma preferência evidente.

Atitudes (E-I)

Extrovertidos (E). Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.

Introvertidos (I). Obtém sua energia quando estão envolvidos com ideias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.

Funções ( S-N e T- F)

As dicotomias Sensorial-Intuição e Pensamento-Sentimento são frequentemente chamadas de Funções MBTI. Os indivíduos tendem a preferir uma dicotomia em relação à outra.

Sensoriais e Intuitivos

Descrevem como a informação é entendida e interpretada.

Sensoriais (S). Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.

Intuitivos (N). Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em conhecimento prévio. Trabalham bem com informações incompletas e dedutíveis.

Racionalistas e Sentimentais

Descrevem como as decisões são realizadas.

Racionalista:(T). Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais.

Sentimentais (F). Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções).

Estilo de Vida (J-P)

Myers e Briggs perceberam que as pessoas podem ter uma preferência pela função de julgamento (J) ou pela função de percepção (P). A isto chamaram o embaixador para o mundo externo. Grosseiramente um Julgador tentará controlar o mundo, enquanto um Perceptivo tentará se adaptar a ele (são aventureiros).

Julgadores (J). Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.

Perceptivos (P). Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto.

Eu, Psicóloga |

Seleção de correspondências pelo site da campanha ocorre até sexta-feira, 24; cartinhas podem ser retiradas também em agências dos Correios

Está aberto o período de envio e de adoção de cartas da campanha “Papai Noel dos Correios”. Neste ano, os interessados em presentear uma criança poderão selecionar as correspondências também pela internet, além da opção de retirada em agências dos Correios.

Na versão online, apenas pessoas físicas de São Paulo (e região metropolitana), Recife, Porto Alegre, Cuiabá e Belém poderão adotar cartas até esta sexta-feira, 24. Depois, estará disponível apenas a seleção de correspondências diretamente nas agências.

Criada há 28 anos, a campanha recebe cartas de crianças de escolas, abrigos, creches e também enviadas individualmente por famílias. Para os participantes que retirarem cartas físicas, não há limite de quantidade, enquanto, na versão virtual, o máximo são cinco.

Como forma de proteger os participantes, dados pessoais não são divulgados e não é possível enviar uma correspondência às crianças. Dentre as cartas já disponíveis no sistema, há participantes que pedem de aparelho de televisão até calçados, bonecas e bicicletas. No texto, algumas chegam a contar experiências dos irmãos e a fazer desenhos. "Eu tenho 8 anos ‘nesses tempo’, eu estava muito obediente e tirei notas boas e eu quero um patins”, escreveu uma menina de São Paulo.

O período de adoção e recebimento de cartas varia em cada região. Na agência Pari, na região central de São Paulo, por exemplo, o prazo é até 15 de dezembro. Para conferir a lista de agências que participam da campanha, acesse o site dos Correios.

Eu, Psicóloga | Por que a gratidão é importante?


Tenho certeza de que você está se perguntando qual o motivo de eu enfatizar tanto a importância da gratidão, não é mesmo? Vou te explicar que ser grato é mais do que ser bonzinho, falar obrigado é ser educado. A explicação é mais séria e embasada por pesquisadores e profissionais renomados no mundo todo, além de te auxiliar enormemente a alcançar teus sonhos e objetivos. Não acredita?

É comprovado cientificamente que ser grato pode causar grandes mudanças, inclusive no cérebro. É como exercitar qualquer músculo do corpo. Quanto mais a gratidão é praticada, mais ela será sentida espontaneamente e os benefícios são mentais e físicos.

Quando agradecemos veja  o que acontece com nosso cérebro neste momento:

  • Ativamos o sistema de recompensa do cérebro através da liberação do neurotransmissor chamado DOPAMINA, aumentando a sensação de prazer.
  • Por outra via neural a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e liberar a OCITOCINA na corrente sanguínea.

As pesquisas mostram que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida, tem mais vitalidade.

O nosso cérebro só consegue desenvolver um tipo de sentimento de cada vez. Me diga, entre a infelicidade e a felicidade qual deles você escolhe? Permita-se ocupar seu cérebro com a gratidão, e colha como resultados a tranquilidade e equilíbrio necessários para superar os obstáculos que a vida naturalmente nos impõe, olhando tudo com positividade e leveza, e alcançando assim o que quer com mais facilidade e menos stress.

Robert A. Emmons, professor da psicologia da Universidade da Califórnia e grande pesquisador, um dos principais estudiosos sobre gratidão da última década, correlaciona o sentimento de gratidão com a formação da personalidade moral de um indivíduo, atribuindo à ela o desenvolvimento da gentileza, generosidade e desprendimento. Também em seus estudos conseguiu correlacionar positivamente que a gratidão inspira a felicidade e afirma que a gratidão diária tem a capacidade depromover o bem-estar do indivíduo.

Outros estudos importantes desenvolvidos por Sara Algoe e por K. E. Bonnie, psicólogos e neurocientistas americanos, correlaciona a gratidão com a promoção e manutenção dos relacionamentos, através da reciprocidade que ela estimula entre quem fez a boa ação e quem a recebe. Desta forma, a gratidão tem uma função de equilíbrio social, além de haver uma reprodução do comportamento – reciprocidade – o que gera o que vimos por exemplo, no filme “A Corrente do Bem”.

Também podemos ver a gratidão como uma ‘virtude moral’, ou seja, uma qualidade admirável que é ligada ao caráter de uma pessoa. Aquele que é grato sabe reconhecer o valor do que recebeu, o esforço de seu benfeitor, e irá retribuir o ato, além de reproduzi-lo, fazendo o bem para outras pessoas.

Almoço solidário – 2 de dezembro a favor dos Bombeiros voluntários de Carregal do Sal

Realiza-se, no dia 2 de dezembro, pelas 12h30, um almoço solidário cujos valores das receitas revertem a favor dos Bombeiros voluntários de Carregal do Sal.
A ideia partiu de duas empresas sedeadas no Concelho – Talho Luís/Fumeiro Flor de Sal e Ribeiro Seguros – que, perante a tragédia que assolou a região em outubro último, na sequência dos incêndios, conjugaram esforços e entenderam realizar um almoço para ajudar aquela corporação de bombeiros. 
Constituído por vitela e porco no espeto com arroz de feijão, o almoço é gratuito para todas as pessoas que se queiram associar à causa e realiza-se na Rua São João de Deus, em Carregal do Sal, próximo das instalações das empresas promotoras.
Caso as condições climatéricas sejam adversas, o repasto tem lugar nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal.

Arquivo Municipal vai reunir historial de todas as famílias Albergarienses



O Vereador da Cultura do Município de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismarck, revelou que o Arquivo Municipal está a proceder a um trabalho de inventariação das famílias Albergarienses através da compilação e cruzamento de diversos registos. “Em meia dúzia de anos esperamos ter a maioria da população cadastrada”. A afirmação foi feita na terça-feira, na cerimónia de comemoração do nono aniversário do Arquivo Municipal, onde estiveram presentes vários munícipes que celebraram protocolos de doação e cedência de documentação com a Autarquia.

 Com o intuito de promover a preservação da memória coletiva e o estudo da História local, o Arquivo Municipal está a proceder ao levantamento de diferentes registos – registos paroquiais de batismos, casamentos e óbitos; registos de passaporte; encomendas de fotografias da Casa Foto Gomes; registos de velocípedes, motociclos e cartas de condução; fichas de funcionários da Fábrica Alba – de forma a poder construir um historial das pessoas e famílias que viveram em Albergaria-a-Velha. Com a compilação e cruzamento da informação, o munícipe pode recolher diversos dados sobre os seus antepassados, estabelecer relações entre as pessoas e saber “por onde andaram” os familiares, caso tenham emigrado. “O projeto do Arquivo Municipal é único no País, não existe mais nenhum com esta dimensão em termos de quantidade e variedade dos registos levantados”, salienta Delfim Bismarck.

Como tem sido hábito ao longo dos anos, o Arquivo Municipal aproveitou a data do seu aniversário para celebrar protocolos de doação e cedência, sendo que, este ano, foram doze os munícipes que disponibilizaram documentação variada ao Município. Entre o material cedido, é possível destacar fotografias do século XX de Albergaria-a-Velha, negativos em vidro e película com paisagens de Angeja dos séculos XIX e XX, a brochura inaugural do CineTeatro Alba de 1950, documentação da Quinta do Fontão, de 1816 a 1935, e a encadernação de “O Arauto de Osseloa”.

 O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, agradeceu a generosidade dos munícipes pela partilha de diversos documentos que contribuem para aprofundar o conhecimento do Concelho. O autarca destacou ainda o papel do Arquivo Municipal no “potenciar da riqueza da nossa História” e na sua divulgação junto de diferentes públicos, em especial, dos mais novos. “As crianças têm gosto em conhecer mais sobre as suas raízes”, afirmou, e deu o exemplo de uma escola que, nas suas salas de aula, já tem fotografias da estátua da Rainha D. Teresa “inaugurada há apenas dez dias!”

Ao longo de 2017 o Arquivo Municipal tem dado continuidade à sua missão de tratar e disponibilizar a mais diversa documentação do Concelho ao público, em especial, através do seu portal, que já conta com 2055 utilizadores, que fizeram mais de 54 mil consultas desde a sua criação. Neste ano, foi concluído o trabalho de descrição das atas da Câmara Municipal dos séculos XIX e XX, bem como a inserção de todos os processos de obras particulares e vistorias incorporadas no Arquivo, de 1948 a 1996.

 Em relação ao espólio fotográfico da Foto Gomes, constituída por 200 mil chapas em vidro e película, é de salientar o registo de mais de 120 mil chapas até à década de 1970. O processo de identificação das várias fotografias está a ser desenvolvido em parceria com os utentes da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, tendo o projeto colaborativo sido reconhecido como uma boa prática pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

Sessões gratuitas de Boccia assinalam Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Albergaria-a-Velha

O Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com PCAND- Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, organiza no dia 2 de dezembro sessões gratuitas de Boccia no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha. A iniciativa, que assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, é aberta a toda a comunidade e decorre no seguinte horário: das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.

 O objetivo da atividade é promover o Boccia como modalidade inclusiva, que pode ser praticada por todos, independentemente da idade ou da destreza física. Os munícipes deverão inscrever-se aos pares, numa lógica de “traz um amigo para experimentar”, sendo valorizado o trabalho em equipa. As sessões serão dinamizadas por técnicos da PCAND, que farão uma introdução às situações de aprendizagem, através de “estações”, e aos dez passos essenciais do Boccia, antes da componente prática.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 29 de novembro através dos seguintes contactos: 234 529 300 / 234 520 190 ou servico.social@cm-albergaria.pt.

O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo dado origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destacamos o Bowling e a Petanca. Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, em estreita colaboração com a Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral.

As vertentes do Boccia vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica. 

APCC MOSTRA TRABALHOS ARTÍSTICOS CRIADOS PELOS SEUS UTENTES

Pinturas, monotipias e esculturas realizadas por utentes da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) vão estar em exposição no Club de Tiro & Sport de Coimbra, entre os dias 25 de novembro e 16 de dezembro. Trata-se da exposição “A Sala O2, Socialmente Criativo e Inclusivo”, que reúne trabalhos criados desde maio deste ano, sob a supervisão do professor António Valente.
A inauguração terá lugar a 25 de novembro, pelas 18H00, e contará também com um momento musical a cargo de Catarina Martins (piano), Joana Cunha (oboé) e Matilde Santos (violoncelo).
Esta exposição surge na sequência das atividades da APCC enquanto instituição que promove a inclusão social, apoiando a reabilitação, a integração e a autodeterminação de crianças, jovens e adultos. Durante todo o tempo em que estiver patente, será possível adquirir, no local, qualquer um dos trabalhos apresentados.
A Sala O2 é uma sala ocupacional, frequentada por pessoas empenhadas em mostrar as suas atividades sociais, criativas ou lúdicas, numa perspetiva ordenada do saber fazer. Encontra-se integrada no Centro de Atividades Ocupacionais da APCC, dirigido a pessoas com deficiência e incapacidade com significativas limitações da atividade e restrições na participação.

MERCADOS NUM MINUTO Fecho dos mercados: Bolsas europeias e euro sobem após dados económicos

As praças do Velho Continente terminaram a sessão em alta ligeira, depois das minutas da Fed terem apontado para uma subida de juros em Dezembro. Já os juros da República regressaram às subidas.
Fecho dos mercados: Bolsas europeias e euro sobem após dados económicos
Os mercados em números
PSI-20 subiu 0,09% para 5.309,76 pontos
Stoxx 600 avançou 0,02% para 387,12 pontos
S&P 500 encerrado
"Yield" a 10 anos de Portugal subiu 2 pontos base para 1,925%
Euro sobe 0,21% para 1,1847 dólares

Petróleo soma 0,45% para 58,28 dólares por barril, em Nova Iorque
Patrícia  Abreu
Patrícia Abreu 23 de novembro de 2017 às 17:18

Bons indicadores suportam bolsas
As bolsas europeias terminaram a sessão em alta ligeira, numa sessão marcada pela forte queda da bolsa chinesa e pelo feriado nos EUA, devido ao Dia de Acção de Graças. O índice europeu avançou apenas 0,02%, suportado pela divulgação de indicadores económicos animadores na região. A actividade das empresas da Zona Euro subiu em Novembro para o nível mais alto em mais de seis anos e meio, com as contratações a atingirem o ritmo mais rápido desde 2000, segundo dados da Markit Economic.


Ainda esta quinta-feira foi divulgado que as exportações e o investimento impulsionaram a economia alemã no terceiro trimestre deste ano. No terceiro trimestre, o PIB da Alemanha avançou 0,8% - em linha com a primeira leitura divulgada no dia 14 deste mês – colocando a economia a caminho do maior crescimento anual em seis anos.   
Em Lisboa, o PSI-20 avançou 0,09%, suportado pelos ganhos da Jerónimo Martins e da energia. A retalhista ganhou 0,97% para 16,12 euros. Já na energia, a EDP subiu 0,55% para 2,927 euros, enquanto a Galp somou 0,16% para 15,92 euros. O BCP terminou estável em 0,249 euros, no dia em que a Bloomberg avança que o banco está no mercado para captar 300 milhões de euros, numa operação que será feita através da emissão de obrigações a 10 anos, passíveis de serem reembolsadas no final de cinco anos.


Juros mantêm-se abaixo de 2%
A taxa de juro exigida pelos investidores para deter dívida portuguesa esteve a subir esta quinta-feira, ainda que a "yield" a dez anos continue a transaccionar abaixo de 2%. A taxa de referência avançou 2 pontos base para 1,925%, com os juros a continuarem a negociar em valores de Abril de 2015. O prémio de risco face à Alemanha também se agravou. O "spread" aumentou para 157,78 pontos.


Euribor sobe a seis meses
As taxas Euribor mantiveram-se hoje a três, nove e 12 meses e subiram a seis meses em relação a quarta-feira. A Euribor a três meses voltou, pela 17.ª sessão consecutiva, a ser fixada em -0,329%. A taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, subiu para -0,271%, mais 0,001 pontos e contra -0,276%, actual mínimo de sempre. A nove meses, a Euribor manteve-se hoje pela terceira sessão consecutiva em -0,218%. No prazo a 12 meses, a Euribor também voltou, pela terceira sessão consecutiva, a ser fixada em -0,186%, contra -0,192%, actual mínimo de sempre.  


Euro sobe apesar de minutas
As minutas reveladas na última sessão pela Reserva Federal dos EUA mostram que a entidade poderá avançar com uma subida de juros em Dezembro, tal como é esperado pelo mercado, afastando mais as taxas de juro na Europa e nos EUA. Apesar desta divergência, o euro segue a ganhar valor face à nota verde. A moeda única sobe 0,21% para 1,1847 dólares, animada pelos bons indicadores na região. As minutas mostraram que os responsáveis pela política monetária da Fed apontaram como provável uma subida dos juros de referência no curto prazo, tal como se antecipava – cumprindo assim o "calendário" de três aumentos este ano.


Petróleo perto de máximos de dois anos nos EUA
Os preços do crude, negociado no mercado de Nova Iorque, seguem a negociar próximos de máximos de dois anos, suportado pela expectativa que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estenda na próxima semana os cortes de produção além de Março de 2018. O WTI, negociado em Nova Iorque, soma 0,45% para 58,28 dólares por barril, enquanto o Brent, em Londres, está praticamente estável em 63,29 dólares.


A suportar está também o facto das reservas de crude continuarem a baixar. Segundo dados divulgados nos EUA esta quarta-feira, os inventários de petróleo recuaram 1,86 milhões de barris, na semana passada.


Ouro em queda ligeira
Os preços do ouro seguem a deslizar, penalizado pela expectativa de uma subida de juros nos EUA, em Dezembro. O metal precioso cede 0,05% para 1.291,52 dólares por onça, depois das minutas da Fed terem mostrado que, na última reunião, "muitos participantes consideraram que é quase certo que no curto prazo haverá uma nova subida da taxa dos fundos federais caso o panorama para o médio prazo se mantenha essencialmente inalterado".

Fonte: Jornal de Negócios

“rescEU”: União Europeia Cria Força Conjunta Para Resposta a Catástrofes

A Comissão Europeia anunciou hoje novos planos ambiciosos para reforçar a capacidade da Europa para fazer face a catástrofes naturais.
A proposta da comissão é um elemento central do programa do Presidente Juncker para criar uma Europa que protege. A iniciativa surge na sequência das catástrofes naturais cada vez mais complexas e frequentes que têm afetado muitos países europeus nos últimos anos. Um dos seus elementos fulcrais é a criação da «rescEU», uma reserva de meios da proteção civil da UE, que inclui aviões de combate a incêndios, bombas de água especiais, equipas de busca e salvamento em meio urbano, hospitais de campanha e equipas médicas de emergência. Estes meios irão complementar os recursos nacionais e serão geridos pela Comissão Europeia a fim de ajudar os países que sejam afetados por inundações, incêndios florestais, sismos ou epidemias. Só em 2017, mais de 200 pessoas perderam a vida em virtude de catástrofes naturais, tendo sido destruído mais de um milhão de hectares de floresta.
Segundo o Presidente Jean-Claude Juncker: «A Europa não pode ficar parada quando um Estado-Membro é vítima de uma catástrofe natural e precisa de ajuda. Nenhum país da Europa é imune às catástrofes naturais e estas, infelizmente, passaram a fazer parte da “nova normalidade”. Em situações de catástrofe, a União Europeia deve poder oferecer mais do que as suas condolências. A Europa é um continente de solidariedade: temos de estar mais bem preparados e apoiar mais rapidamente os Estados-Membros afetados.»
«As tragédias ocorridas este verão e ao longo dos últimos anos mostram que o nosso sistema de resposta a situações de catástrofe atingiu os seus limites no formato de voluntariado atual. Os desafios que se nos deparam evoluíram e temos de acompanhar essa evolução. Trata-se de uma questão de solidariedade e de responsabilidade partilhada a todos os níveis. É isso que os cidadãos europeus nos têm pedido e espero agora que o Parlamento Europeu e os governos europeus subscrevam a proposta que acabamos de apresentar», declarou o Comissário responsável pela Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides.
A proposta da Comissão articula-se em torno de dois eixos de ação complementares e procura reforçar: a) a capacidade de resposta coletiva a nível europeu e b) as capacidades de prevenção e de preparação para catástrofes:
  1. Reforçar as capacidades europeias de reação: «rescEU»
– Será criada uma reserva de meios de resposta de proteção civil, a fim de ajudar os Estados-Membros que se confrontam com catástrofes e cujas capacidades nacionais se mostrem insuficientes. A «rescEU» incluirá meios como aviões de combate a incêndios e equipamentos de bombagem de água, que complementarão as capacidades nacionais já existentes. Todos os custos e equipamentos da «rescEU» serão integralmente financiados pela União Europeia. A Comissão exercerá o controlo operacional sobre esse recursos e decidirá da sua afetação.
– Paralelamente, a Comissão irá ajudar os Estados-Membros a reforçarem as respetivas capacidades nacionais, financiando a adaptação, a reparação, o transporte e os custos operacionais dos recursos dos mesmos. Hoje em dia, apenas são financiados os custos de transporte. Esses equipamentos passariam a fazer parte de uma reserva comum de meios de resposta a situações de emergência no quadro do Corpo Europeu de Proteção Civil, podendo ser mobilizados em caso de catástrofe.
  1. Reforçar as capacidades de prevenção e de preparação para catástrofes
– Ao abrigo da proposta hoje apresentada, os Estados-Membros serão convidados a partilharem as respetivas estratégias nacionais de prevenção e preparação para catástrofes, a fim de identificar e colmatar de forma coletiva as lacunas existentes.
– A proposta aprofunda a cooperação e reforça a coerência com as outras políticas da UE em matéria de prevenção e preparação para catástrofes, nomeadamente a estratégia da UE para a adaptação às alterações climáticas, os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, o Fundo de Solidariedade, a legislação ambiental (por exemplo, os planos de gestão de inundações e as soluções baseadas nos ecossistemas), a investigação e a inovação, assim como políticas para fazer face a ameaças transnacionais graves que ponham em risco a saúde ou outros bens.
Por último, a proposta harmonizará e simplificará os procedimentos administrativos, de modo a reduzir o período de tempo necessário para mobilizar a assistência vital.
Fonte: BPS

Loja de Portimão promove desfile de moda

A loja «Místico» leva a cabo este Sábado, 25 de Novembro, a partir das 16H30, um desfile de moda. O evento terá lugar na «Steak House» situada na Estrada do Vau, no concelho de Portimão.
O desfile vai servir para “apresentar a nossa colecção de vestidos, composta por peças únicas feitas à mão e destinadas a eventos como festas de gala, passagens de ano, bailes de finalistas e casamentos, entre outros”, diz Miguel Neves, que é um dos responsáveis pela loja, juntamente com Sara Silva.
Vão, igualmente, ser apresentados outros produtos e serviços da Místico: bijuteria, acessórios e técnicas de maquilhagem e penteados. Animação musical e momentos de ballet complementam estas apresentações.
Esta é a primeira de uma série de iniciativas do género que os responsáveis da loja, inaugurada há cerca de um mês, pretendem levar a cabo, como forma de dar a conhecer ao maior número possível de pessoas os seus produtos e serviços. Uma das ideias que tencionam concretizar no próximo Verão, num bar da Praia da Rocha, é o concurso “Miss Místico”.
Quer alugar um vestido?
Nesta altura, a empresa está a entrar no nicho de negócios do aluguer de vestidos, uma área em que é pioneira na região, pois trata-se de um serviço que “existe noutros países e noutras regiões, mas não temos conhecimento que haja no Algarve”, refere Miguel Neves.
A lógica é simples: comprar um vestido para uma gala, um casamento ou outro tipo de evento acaba por ficar caro. Por outro lado, “as senhoras não gostam muito de repetir peças”, pelo que, provavelmente, já não usariam a mesma num outro evento. Ora, através do aluguer, acabam por resolver o problema de uma forma bem mais económica, podendo aparecer sempre com um vestido diferente.
Esta é uma vertente que os proprietários da loja acreditam que pode vir a ter grande sucesso, até porque “o feed-back que recebemos até agora tem sido muito positivo, as pessoas reagem muito favoravelmente, acham que é um serviço necessário e já temos encomendas”.
Mas, se as clientes preferirem comprar e usar várias vezes o mesmo vestido, sem que isso seja evidente, a loja também pode introduzir-lhes pequenas alterações que levam a que pareça estar-se na presença de uma peça completamente diferente.
A «Místico» está instalada na Rua da Igreja, perto da Papelaria Algarve e do ISMAT, a dois passos da zona central de Portimão, que, tal como acontece em quase todas as cidades do país, já conheceu melhores dias. O comércio aí instalado veio, ao longo de muitos anos, a perder parte substancial da sua clientela, devido a fenómenos como a instalação das grandes superfícies a poucos quilómetros de distância.
Mas Miguel Neves mostra-se relativamente optimista quanto ao futuro da zona, pois “nota-se um maior interesse por tudo o que é tradicional e pela renovação e reabilitação de casas nos centros das cidades”, o que acredita poder beneficiar o comércio tradicional. No entanto,”isso também vai depender do know-how, da capacidade de investimento dos próprios comerciantes e dos apoios que possam vir a ter”, refere este empresário.
Fonte: O Algarve Económico

Hora de Fecho: Subsídios em duodécimos acabam em 2018

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Votações do Orçamento na especialidade arrancam com novidade para o setor privado: no próximo ano já não vai haver pagamento de metade de cada um dos subsídios em 12 vezes.
Isabel dos Santos é a mais conhecida, mas não é a única. Entre os 10 filhos do ex-Presidente, há negócios com Portugal, muita música e até um filho-mistério. Quase todos beneficiam da fortuna do pai.
A ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, garantiu que a transferência do Infarmed de Lisboa para o Porto será feita com o "devido cuidado" e "acautelando os direitos dos trabalhadores".
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para a ocorrência de precipitação localmente intensa durante a tarde, sendo mais provável nos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal e Santarém.
O Presidente deposto do Zimbabué terá proteção judicial para si e para a sua mulher, Grace Mugabe. Para além disso, receberá uma pensão e benesses como seguro de saúde e segurança permanente.
Líder dos sociais-democratas, pressionado a acabar com o impasse político na Alemanha, deverá aceitar negociar um apoio para um governo minoritário de Merkel -- mas não para uma grande coligação.
São 3 feriados nacionais com fins de semana grandes e 4 com pontes. Nos feriados municipais, 6 dão fim de semana prolongado e 5 dão ponte. Eis o calendário de 2018 que queria mesmo ver.
O estrondo foi ouvido na Marinha Grande, Benedita, Nazaré e Caldas da Rainha. Foi provocado por um F16, ao atingir uma velocidade que ultrapassou a barreira do som.
Zombie não é inglês, o fétiche não é coisa francesa e a tempura não é japonesa. Da língua portuguesa exportadas para o mundo, 23 palavras nossas que sobrevivem noutras línguas, do inglês ao japonês.
Há 30 anos, a Jamaica apurou a equipa de bobsled para os Jogos de Inverno numa das mais comoventes e encantadoras histórias do desporto mundial. Agora, a formação feminina da Nigéria repetiu o feito.
Jon Venables, um dos assassinos de James Bulger, voltou à prisão. A polícia encontrou imagens de abusos sexuais a menores no computador do homem que com dez anos matou uma criança de apenas dois. 
Opinião

Helena Garrido
O Governo está de parabéns. Finalmente reconheceu que temos de ser realistas, que afinal não há dinheiro. O caminho do desastre ainda pode ser evitado.

Paulo Tunhas
Na controvérsia sobre o chamado aquecimento global, a dimensão científica e a dimensão política quase se confundem. Há uma passionalidade extrema que vicia a discussão de forma muito notória.

Jorge Barreto Xavier
Afinal, segundo o ministro da Cultura, o grande problema do indigno jantar da Web Summit no Panteão Nacional, autorizado pela DGPC em 2017 foi: o preço... baixo.

Maria João Avillez
A plateia do país percebeu muito bem que não fora o insignificante resultado eleitoral do PC e Jerónimo não cuidaria hoje com tanto afã e tamanho zelo da função pública.

Luís Aguiar-Conraria
Costa não está a ser vítima do seu sucesso: está a ser vítima da hipocrisia do seu discurso. O facto de o Governo não repor as carreiras é a demonstração de que os cortes na despesa foram necessários.
b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa