sexta-feira, 3 de março de 2023

Águeda | Parque Infantil do Moinho de Vento inaugurado

 Infraestrutura, depois das obras de requalificação, está agora disponível para ser usufruída pelos mais novos
O Parque Infantil do Moinho de Vento, em Belazaima do Chão, foi hoje inaugurado e reaberto ao público depois das obras de requalificação, que implicaram um investimento de cerca de 14 mil euros, apoiado pelo Município de Águeda e executado pela União de Freguesias (UF) de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão.
“Aqui, este parque, que ficou muito bem requalificado, é mais um exemplo das obras que são realizadas por todo o concelho ao abrigo de acordos de delegação de competências e apoios financeiros, que são executadas pelas Juntas e Uniões de Freguesia e suportadas com investimento direto do Município”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando esta relação e trabalho de proximidade é evidente nas obras que se realizam e que beneficiam as populações.
António de Oliveira Martins, presidente da UF de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, aproveitou para “agradecer o apoio da Câmara para a realização destas obras que são necessárias fazer” na freguesia e para salientar a qualidade da intervenção feita neste parque infantil.
Para além de Jorge Almeida e de António de Oliveira Martins, o momento da inauguração e reabertura deste espaço contou com a presença dos principais beneficiários do investimento, as crianças.
Um grupo de crianças do Jardim de Infância de Castanheira do Vouga experimentaram os equipamentos disponibilizados no requalificado parque, como o escorrega, a mini parede de escalada ou o baloiço. A felicidade e os sorrisos dos mais pequenos foram a demonstração clara de que o investimento está “aprovado”.

Silves | XXV FEIRA DO FOLAR DE SÃO MARCOS DA SERRA COM INSCRIÇÕES ABERTAS

 Encontra-se aberto até ao próximo dia 12 de março o período para inscrição de expositores na XXV Feira do Folar de São Marcos da Serra. O evento promovido pela Câmara Municipal de Silves (CMS), decorrerá entre os dias 7 e 9 de abril de 2023.
Podem inscrever-se expositores das áreas da produção de folar, panificação, doçaria regional, produtos endógenos e regionais (licores, aguardentes e mel), enchidos tradicionais, restauração, artesanato e ofícios tradicionais (latoaria, olaria, trabalhos em cana, cortiça, entre outros) do concelho e Instituições Particulares de Solidariedade Social, sendo dada preferência a produtores de folar.
As candidaturas devem ser efetuadas por correio eletrónico, através do endereço feiradofolar@cm-silves.pt, podendo ainda ser entregues presencialmente no sector de Turismo da CMS, no horário das 09h00 às 17h00, ou na Junta de Freguesia de São Marcos da Serra, entre as 09h00 e as 16h00, devendo ser entregue junto à ficha de inscrição, cópia do licenciamento de atividade.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os interessados devem contactar através do email anteriormente referido ou do telefone 282 440 800 (setor de Turismo extensão: 2744 ou setor de Cultura extensão: 2745).

Critérios de Seleção, Ficha de Inscrição e Normas de Participação disponíveis em: https://www.cm-silves.pt/pt/noticias/9847/xxv-feira-do-folar-de-sao-marcos-da-serra-com-inscricoes-abertas.aspx

CLA Cantanhede | Curso gratuito online de português para ucranianos

 Português para Refugiados Ucranianos
Em virtude da situação que se vive atualmente na Ucrânia, forçando à saída de milhões de pessoas, a Universidade Aberta associa-se no apoio aos refugiados que vêm para Portugal oferecendo cursos de aprendizagem de Português para permitir a estes deslocados enquadrarem-se melhor, e mais rapidamente, em Portugal.
Este curso (totalmente online) tem o apoio da Embaixada da Ucrânia em Portugal

ПОРТУГАЛЬСЬКА ДЛЯ УКРАЇНСЬКИХ БІЖЕНЦІВ
Через ситуацію, що склалася в Україні, змушуючи від’їзд мільйонів людей, Відкритий університет приєднується до підтримки біженців, які приїжджають до Португалії, пропонуючи навчальні курси португальської мови, щоб дозволити цим переміщеним особам краще і швидше адаптуватися в Португалії.
Цей курс (повністю онлайн) підтримується Посольством України в Португалії

Для отримання додаткової інформації, будь ласка, дивіться:https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/english-portuguese-for-ukrainian-refugees-a1-1/


Coimbra | 4.ª Semana dos Cursos - AEESAC | 6 a 10 de março de 2023

 A Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, vem desta forma convidar V.Exas a participarem no nosso evento da “ XIV Semana dos Cursos”, que terá a sua sessão de abertura às 10h00, do dia 06 de março no Auditório do Bloco E da ESAC.
Será uma semana de palestras, com vários convidados que nos falarão de temas relacionados com os cursos ministrado na ESAC, bem como a promoção de  sessões de esclarecimento lúdica e pedagógica, com a intenção de sensibilizar a comunidade Agrária, na qual esperamos contar com a presença de vários alunos, professores e público em geral.
 
Gostaríamos de contar com a presença de todos.

Diana Crisóstomo
Presidente AEESAC

 

IPO de Coimbra - Promoção da Saúde através da Música

 A Música no Lugar Certo é um projeto-piloto que acontece no Internamento - Especialidades Cirúrgicas 2 do IPO de Coimbra, com o objetivo de promover o bem-estar físico e emocional de utentes e profissionais de saúde através da música, estendendo, assim, o acesso à fruição cultural ao ambiente clínico. Em colaboração com o IPO de Coimbra e a Direção Regional de Cultura do Centro, a Orquestra Sem Fronteiras (OSF), com apoio do BPI | Fundação "La Caixa", promove concertos mediados de música de câmara mensais, interpretados pelo Quarteto Transversal, que convida o público a ouvir o repertório, conviver e conversar sobre o que a música e o momento lhe sugerirem. 
 
O concerto está agendado para a próxima segunda-feira, dia 06 de março 2023, pelas 15 horas.
 
O Quarteto Transversal é o agrupamento vencedor das Residências em Música de Câmara da OSF de 2023, composto por Gabriela Martins (flauta), Rodrigo Teófilo (violino), Rafaela Riscado (viola d'arco) e Matheus Borges (violoncelo). Os jovens músicos são naturais do interior de Portugal, a zona de atuação da OSF. 
 
Neste primeiro concerto, no dia 6 de março, o ensemble irá trazer ao público o Quarteto em Ré Maior de Wolfgang Amadeus Mozart, K. 285, um dos três quartetos para flauta composto pelo austríaco em 1777, em Manheim na Alemanha.
 
O projeto prevê a realização de um total de seis concertos que se destinam, exclusivamente, aos utentes e profissionais do IPO Coimbra.

Porto de Mós abre Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC

 A partir de 16 de março o Município de Porto de Mós terá disponível, ao público, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor.

É mais um serviço que pretende reforçar a proximidade dos serviços públicos municipais com o cidadão, facilitando a resolução dos litígios de consumo, de modo mais célere e eficiente.
 
O CIAC funcionará nos dias úteis, entre as 09h00 e as 17h00, no Gabinete de Atendimento ao Munícipe, sito no edifício da Câmara Municipal de Porto de Mós.
 
A disponibilização deste serviço de apoio ao consumidor surge de uma parceria entre a autarquia e a Direção Geral do Consumidor, cumprindo-se a tendência nacional e internacional atual, que aponta no sentido da criação de uma rede de informação de cobertura nacional, associada a mecanismos de resolução extrajudicial de conflitos de consumo e de mediação, a nível das entidades de resolução de litígios de consumo, frequentemente ligadas às próprias autarquias locais.
 
Para o efeito será assinado o Protocolo no dia 16 de março em sessão pública na Central das Artes, em Porto de Mós, cuja data pretende também assinalar o Dia Mundial do Consumidor que se celebra no 15 de março.

Silves | JAZZ NAS ADEGAS COM FILARMÓNICA JAZZ COMBO ESTÁ ESGOTADO

 O Município de Silves informa que as sessões do Jazz nas Adegas com a Filarmónica Jazz Combo - agendadas para os próximos dias 10 e 11 de março, na Herdade Barranco do Vale - estão esgotadas.
O Jazz nas Adegas apresentará, até 27 de maio, mais cinco novos nomes do jazz nas adegas do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:
24.mar.23  21h00 | 25.mar.23  17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel    
Formação Artística: String Reed Trio          
 
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Anfitrião: Quinta João Clara 
Formação Artística: Nuno Carpinteiro                     
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00
Anfitrião: Barranco Longo     
Formação Artística: Las Guitarras Locas    
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Anfitrião: Paxá Wines           
Formação Artística: Analog Music Project              
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso        
Formação Artística: Manouche Station
 
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.

 

MUNICÍPIO DE SILVES APOSTA NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

 O Município de Silves em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), encontra-se a realizar várias ações de silvicultura preventiva no concelho.
No âmbito das ações previstas pelo serviço de Proteção Civil e Florestas (SPCF) para o ano de 2023, encontra-se, neste momento, em execução um troço de Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível (RPFGC) na zona da Carrapateira/Monte da Zorra  em São Marcos da Serra e São Bartolomeu de Messines através das equipas de sapadores florestais do Município e da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines.
Esta operação incide numa área historicamente percorrida por incêndios, esperando-se com a intervenção compartimentar o território e evitar a propagação de grandes incêndios florestais; facilitar a circulação de meios de socorro; e a evacuação das populações.
Estão envolvidos nesta ação, 12 sapadores florestais auxiliados por meios mecânicos e moto-manuais do Município de Silves e da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines numa já profícua parceria entra as duas instituições que trabalham de forma integrada e conjunta, otimizando assim os recursos disponíveis.

Marinha Grande | PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO DA FÁBRICA DE VIDROS APRESENTADO

 O Município da Marinha Grande vai apresentar publicamente o Programa de Valorização do Património Municipal da Fábrica de Vidros, através da intervenção do investigador Jorge Custódio, no dia 11 de março, pelas 17h00, na Casa da Cultura - Teatro Stephens, no âmbito da comemoração do 35º aniversário da elevação a cidade.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, explica que “este programa decorre do estudo patrimonial integrado, encomendado pelo Município e levado a cabo pelo professor Jorge Custódio, em 2022, composto pela ideia e programa de ocupação funcional da antiga fábrica de vidros Guilherme Stephens, com o objetivo da valorização cultural do património do conjunto fabril, bem como por um estudo histórico-arqueológico-industrial”.

Aurélio Ferreira acrescenta que “a investigação abrangeu levantamentos de campo do território fabril e a sua identificação histórica, recolha de contributos selecionados junto da comunidade marinhense, recolha de memórias orais de alguns vidreiros da Fábrica, entre outros procedimentos”. Estava também prevista “a definição e criação da ideia-base de valorização pública da Fábrica e a elaboração de uma proposta de ocupação funcional integrada dos diferentes edifícios do complexo fabril, que será agora conhecida, com sugestões de possíveis utilizações a dar ao complexo da FEIS”.

A Fábrica de Vidros da Marinha Grande é um dos mais importantes monumentos históricos da indústria vidreira e do património industrial português. As suas origens remontam a 1747 e marcaram a história, a identidade e da cidade da Marinha Grande.

O Município da Marinha Grande surge como um reflexo da Fábrica Stephens e da indústria vidreira que nasce à volta da manufatura pombalina, desde o momento em que se ensaiou politicamente a sua especialização e perpetuidade.

A herança Stephens vive desde 1994 um enorme desafio relacionado com a transferência dos bens histórico-culturais da Fábrica de Vidros para o Município, integrando o património municipal. Passadas quase três décadas, urge avaliar o que foi feito e saber o que importa ainda resolver no sentido da afirmação dos valores transcendentes que a Marinha Grande não pode nem deve deixar perder.

RUA NOVA DA BOAVISTA, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 6 DE MARÇO, ENTRE AS 13H30 E AS 17H30

 
O Município de Silves informa que a Rua Nova da Boavista, em Silves, estará encerrada à circulação automóvel no dia 6 de março, entre as 13h30 e as 17h30, na sequência de descarga de material de uma obra particular.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

 

Proença-a-Nova | Orçamento de 2023 revisto para valor próximo dos 19 milhões de euros

 

O orçamento do Município de Proença-a-Nova para 2023 é de 18.918.076,00 €, representando um aumento superior a três milhões de euros em relação à verba aprovada em novembro de 2022, depois de realizada a primeira revisão, aprovada por maioria, com cinco abstenções, na sessão da Assembleia Municipal de 27 de fevereiro. Para o aumento do orçamento, a maior verba é referente à inclusão do saldo de gerência de 2022 (cerca de 2.728.000 €). Estão igualmente incluídos os valores de empréstimos realizados no âmbito das empreitadas de requalificação em curso no Parque Empresarial de Proença-a-Nova e da Área de Acolhimento Empresarial de Vale Porco, em valor superior a 400.000,00 €. A restante verba provém de candidaturas realizadas pelo Município que foram aprovadas, nomeadamente o Programa RecolhaBio - Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, apoiada em cem por centro, e ao ajuste orçamental relativo ao projeto desenvolvido na Serra das Talhadas.

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, refere que estes mais de três milhões de euros irão ser utilizados no reforço de rubricas orçamentais já previstas, por exemplo a empreitada de pavimentação que está prevista avançar no segundo semestre deste ano. Também os maiores investimentos em curso no Município serão reforçados, nomeadamente as requalificações do Parque Empresarial e da Área de Acolhimento Empresarial de Vale Porco.

Proença-a-Nova é um dos 100 municípios que integra o Manifesto para o Turismo Sustentável


Proença-a-Nova, integrado na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), é um dos 100 municípios que assinou o Manifesto para o Turismo Sustentável a 1 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), numa cerimónia que decorreu no stand do Turismo Centro de Portugal (TCP).

Com o objetivo de promover o diálogo regional e acima de tudo contribuir ativamente para que o Destino Centro de Portugal seja cada vez mais sustentável, tanto em termos sociais, como económicos e ambientais, este protocolo pretende que a região Centro seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da atividade turística. Esta é uma certificação atribuída a entidades que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.

Não é um desafio nem é uma ambição, mas sim uma condição para que haja desenvolvimento para as populações e atratividade para os mercados turísticos. Este projeto vai ajudar o Centro de Portugal a crescer em valor e a fomentar a coesão territorial”, explicou Pedro Machado, presidente do TCP.

O Manifesto para a Sustentabilidade foi assinado pela TCP e os presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Coimbra, Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. A assinatura foi antecedida da apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal, por parte de Patrícia Araújo, da Biosphere Portugal, que referiu que este “foi o primeiro projeto nacional com este alcance e por isso traz a responsabilidade de manter a capacidade de afirmação de uma visão inspiradora a nível nacional e internacional”.

O Centro de Portugal é o Destino Nacional Convidado desta edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, que pode ser visitada até ao próximo domingo, dia 5 de março.

MUNICÍPIO DE SILVES COMEMORA O EQUINÓCIO DA PRIMAVERA COM AULAS ABERTAS DE BEM-ESTAR

 O Município de Silves volta assinalar o equinócio da primavera com aulas abertas de bem-estar.
A iniciativa “Equinócio da Primavera” terá lugar entre os dias 16 e 18 de março, com sessões de pilates e yoga, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves.
A atividade é dirigida à comunidade em geral e aos utentes do CPMS, contudo é limitada às vagas existentes e está sujeita a inscrição prévia obrigatória.
Relacionada com o simbolismo da nova estação, atividade celebra o início do período de renascimento da natureza.
As inscrições para as aulas abertas de bem-estar decorrem até dia 15 de março, podendo ser efetuadas em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9826 , exceto a aula de yoga, que é apenas dirigida aos utentes do CPMS e por sua vez realizada receção do complexo.
Para mais informações poderá contatar o sector de desporto através do telefone: 282440270 ou via email: desporto@cm-silves.pt
 
Programa
Dia 16.março
// Pilates » 10h10 – 11h00
Público-alvo: Comunidade em geral
Dia 17.março
// Pilates » 17h50 – 18h50
  Público-alvo: Comunidade em geral
Dia 18.março
// Yoga » 09h00 – 11h00
  Público-alvo: Utentes CPMS
  Inscrições na receção do CPMS
// Yoga Kids  » 09h00 – 10h00
    Público-alvo: Comunidade em geral
// Yoga bebés (sem marcha)  » 10h20 – 11h00
    Público-alvo: Comunidade em geral
// Yoga bebés (com marcha)  » 11h10 – 11h50
    Público-alvo: Comunidade em geral

 

QUATRO CIDADES CELEBRAM 35 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE

 No próximo dia 11 de março, a Marinha Grande e os municípios consigo geminados do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram o 35º aniversário da sua elevação a cidade. Estes territórios estão unidos pela sua ascensão àquela categoria no mesmo dia (11 de março de 1988) e celebram o acontecimento de forma rotativa, cabendo, este ano, a Vila Real de Santo António ser a anfitriã.
Na Marinha Grande, o Município assinala a efeméride com a apresentação pública do Programa de Valorização do Património Municipal da Fábrica de Vidros da Marinha Grande, que decorre no dia 11 de março, pelas 17h00, na Casa da Cultura - Teatro Stephens.
Em Vila Real de Santo António, o programa comemorativo vai contar com a presença de autarcas, técnicos municipais, professores e alunos que integram o projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades», provenientes dos municípios irmãos.

Tem início pelas 10h00, na Praça Marquês de Pombal, com a concentração dos participantes, continuando, pelas 10h45, no Centro Cultural António Aleixo, para a abertura da Exposição «Património das 4 Cidades» e a sessão solene.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, destaca que o projeto «À Descoberta das 4 Cidades», que este ano assinala 29 anos desde a sua criação, “tem como principal objetivo o intercâmbio entre alunos do 1.º ciclo do ensino básico, dando a conhecer realidades sociológicas bem diferentes e locais geograficamente distantes”.

Ao longo deste tempo, “as dezenas de escolas envolvidas neste projeto pedagógico inovador, contactaram com uma forma diferente de aprender, de conhecer, de se relacionarem com os outros e fazer novas amizades, permitindo criar laços muito fortes entre autarcas, técnicos das câmaras, alunos, professores das escolas envolvidas e comunidade em geral, que importa perpetuar e enaltecer enquanto exemplo de boas práticas”.

Este ano, em representação do concelho da Marinha Grande, participam no projeto «À Descoberta das 4 Cidades» as crianças das Escolas EB da Comeira e EB Guilherme Stephens.


O Projeto «À Descoberta das 4 Cidades» assume-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

“Recria a história da tua terra/cidade” é o nome da ação educativa em curso, que une 8 turmas do 1º ciclo das 4 cidades irmãs. O desafio lançado a alunos e professores ao longo de dois anos letivos passa pela criação de uma narrativa original e cativante sobre a história e património de cada terra e a sua partilha através de uma peça de teatro ou filme.


O Município de Alvaiázere irá implementar o Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (DAE).


O Objetivo principal do programa é garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, entendida como o conjunto de ações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes, com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória.  Neste sentido os edifícios públicos de gestão Municipal, serão equipados com desfibrilhadores de modo a possibilitar o seu uso por técnicos formados para o efeito.

Atualmente cerca de 60 pessoas, entre as quais funcionários municipais( incluindo as escolas) e funcionários afetos à loja do cidadão de Alvaiázere (IRN ;Finanças; SS), já possuem formação certificada nesta área de forma a ser possível implementar o plano com uma estrutura forte e preparada.
 
Para tal, encarrega-me o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Dr. João Paulo Guerreiro, de informar que a sessão de apresentação do plano supra citado ocorre no próximo dia 09 de março, pelas 11h00, no salão nobre da Câmara Municipal.

Rodrigo Joaquim
Adjunto
Gabinete de Apoio à Presidência

Universidade de Coimbra lança plataforma digital ligada às Ciências Planetárias

 
Os departamentos de Física, Matemática e Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acabam de lançar uma nova plataforma digital ligada à área das Ciências Planetárias. A geoplanet.space reúne informação sobre os requisitos, os conteúdos e as saídas profissionais (carreiras de investigação, na indústria e na academia) dos mestrados em Astrofísica e Ciências Planetárias nas universidades de Coimbra, Porto, Nantes (instituição coordenadora), Gabriele d’Annunzio em Chieti/Pescara e Pádua, parceiras do projeto estratégico Erasmus+ GeoPlaNet-SP (KA203).
Esta plataforma, um dos produtos intelectuais do projeto, promove os cursos de mestrado da FCTUC com ligação ao tema das Ciências Planetárias, junto de estudantes do 1º ciclo do ensino superior, mas também estudantes do ensino secundário. Um desses cursos, o Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias, criado no âmbito da colaboração entre as universidades acima referidas, tem início marcado para setembro de 2023. O primeiro semestre irá decorrer na Universidade de Coimbra com a colaboração da Universidade do Porto, o segundo em Chieti/Pescara, já o terceiro semestre será em Nantes e o estágio de mestrado numa das instituições do consórcio GeoPlaNet.

O projeto estratégico GeoPlanet-SP teve como principais objetivos estruturar e enriquecer a oferta formativa em Geociências Planetárias na Europa, através do reforço da cooperação entre parceiros, e de colaborações com empresas na área da indústria espacial.
Pretende-se, desta forma, criar condições favoráveis para o intercâmbio de boas práticas de ensino e divulgação das Ciências Planetárias, no seio de uma rede de excelência, e desenvolver atividades conjuntas e resultados intelectuais de interesse para os potenciais candidatos a mestrados nessa área. Por último, o projeto trouxe aos participantes a oportunidade de uma experiência europeia multicultural, que se considera valiosa para carreiras num setor intrinsecamente internacional.

Saiba mais sobre o projeto GeoPlaNet-SP aqui e sobre o Mestrado Erasmus Mundus GeoPlaNet-EMJM aqui.




Vagos | Museu do Brincar (re)abre portas no dia 12 de Março

Com a inauguração de uma nova exposição, a reabertura do Museu do Brincar vai ter de tudo um pouco... até chá e bolachas. Tudo acontecerá no próximo dia 12 de março e todos estão convidados a entrar nas novas instalações e, quem sabe, a exprimirem um "UAU!" de surpresa e encanto.
O Museu do Brincar (MdB), agora municipalizado, vai reabrir ao público, no próximo dia 12 de março, às 15h00, nas suas novas instalações situadas no espaço do Mercado Municipal.
Este é um momento marcante na vida de um equipamento que, ao longo dos anos, tem proporcionado a "miúdos e graúdos" experiências únicas do ponto de vista da interatividade com o brinquedo e o ato de brincar, que vai ser pontuado por uma cerimónia protocolar - onde será descerrada a placa de reabertura - pela inauguração da exposição "UAUUU- O Brinquedo, o Brincar, um mundo de diversidade" e ainda pela iniciativa "Conversas entre Chá e Bolachas", que pretende estimular a partilha e o convívio neste ato de reabertura.
Realce para a inauguração da mencionada exposição que marcará o reabrir do Museu do Brincar, que terá como enfoque o brinquedo, o brincar e o autêntico mundo de diversidade que ambos nos apresentam e que nos transportam para uma vontade de surpreender quem chegar ao MdB. O objetivo será demonstrar a diversidade do brinquedo ao longo dos tempos.
Antecipando esta reabertura, o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, deu conta "da importância deste momento para o Museu do Brincar, encerrado temporariamente devido às obras de requalificação do Palacete Visconde de Valdemouro, mas que agora, no espaço do Mercado Municipal, não defraudará a expetativa das pessoas, até porque o resultado da adaptação do edifício está verdadeiramente surpreendente e preparado para receber todos os que queiram experimentar o contacto com o brinquedo e com o ato de brincar".
Em suma, um novo espaço, uma nova exposição, mas o Museu do Brincar de sempre está de volta e cada vez mais pronto para reiterar o seu papel de polo cultural e turístico do concelho de Vagos e da região, onde o Brincar é levado muito a sério, voltando desta forma a proporcionar momentos indescritíveis a todos os seus visitantes.

Combustíveis mais caros na próxima semana

Têm sido semanas de avanços e recuos no preço dos combustível. Depois de uma descida na semana passada, a partir de segunda-feira o preço da gasolina e gasóleo volta a subir.
O preço dos combustíveis volta a registar uma subida na próxima semana, tanto no gasóleo como na gasolina 95. Se precisa de abastecer o carro, o ideal é fazê-lo até segunda-feira.
O gasóleo deverá aumentar 4 cêntimos por litro e a gasolina deverá ficar 1 cêntimo mais cara.
Na semana passada, o preço dos combustíveis tinha descido - a gasolina recuou 1 cêntimo e o gasóleo 2,5 cêntimos - depois de ter subido na semana de 20 de janeiro (1,5 cêntimos o gasóleo e 1 cêntimo a gasolina).

SIC Notícias

Aveiro | 1.º Ferryboat 100% Elétrico de Portugal em fase final de construção


Teve hoje (2 de Março) lugar, nos Estaleiros da Navaltagus, no Seixal, a visita à obra de construção do primeiro ferryboat elétrico 100% português. A embarcação, que integrará a operação Aveirobus, está a ser construída pelo Grupo ETE para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) num investimento da Autarquia de 7.326.490,13€.
Na sessão que contou com a presença do Presidente da CMA, José Ribau Esteves e dos Administradores do Grupo ETE, Luís Nagy e Luís Mira de Oliveira, foi possível visitar a zona de acesso das viaturas e o piso superior, local dedicado ao transporte de passageiros, de onde se destaca a vista panorâmica 360º, o que vai permitir usufruir de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
Salicórnia: o nome da embarcação que vai operar na Ria de Aveiro

Salicórnia (Salicornia ramosissima) é uma planta originária das salinas costeiras, desde o Ártico até ao Mediterrâneo. Em Portugal, a Ria de Aveiro é um dos poucos locais onde se desenvolve, em habitat especial e próprio.
“A Salicórnia era, para os Marnotos, no cuidar das Salinas, uma erva daninha e invasora, que a moderna cozinha transformou num vegetal gourmet muito utilizado como apontamento distintivo e salgado, passando agora a Salicórnia a receber cuidados de produção nas Marinha de Sal”, afirma o Presidente da CMA, Ribau Esteves, considerando ser esse um “fator determinante na escolha do nome do novo Ferryboat elétrico, somando uma outra ideia que respeita ao facto da Salicórnia ser também “um símbolo de equilíbrio e sustentabilidade ambiental”.
“Quisemos um nome que se ligasse ao território, que fosse da Ria e da Região de Aveiro um elemento diferenciador e que demonstrasse a capacidade de adaptação, de reinvenção tornando um mal dispensável num bem relevante, testemunho de sustentabilidade e de boa gestão da natureza e da sua relação com o homem. Relembro que, em Aveiro, esta é uma ligação de várias centenas de anos e que a sustentabilidade ambiental é algo fundamental para que possamos viver desde sempre o fantástico território Aveirense”, concluiu.
Para o Grupo ETE, este projeto vem reforçar a sua aposta em soluções ambientalmente sustentáveis, bem como destacar as suas fortes competências na Engenharia e Construção Naval, posicionando-o no mercado com uma capacidade de resposta maior a projetos semelhantes no futuro.
Em simultâneo, fomenta a indústria naval portuguesa, elevando-a a exigentes padrões de qualidade e fiabilidade, nos quais o Grupo se revê.

“A construção do 1º ferryboat elétrico de Portugal, é para nós, Grupo ETE, um motivo de enorme satisfação, pois permite-nos dar resposta a um desafio na área da mobilidade, bem como reforçar aquela que é a nossa estratégia de transição para uma engenharia naval mais sustentável e ambientalmente responsável”, afirmou, durante a visita, Francisco Barbosa, Diretor do Estaleiro Navaltagus, empresa do Grupo ETE. Acrescentou ainda que “este projeto é também um exemplo do duplo compromisso do Grupo ETE com o país, na medida em que terá um contributo vísivel para a promoção dos estaleiros e da sua capacidade de desenvolver soluções a nível nacional, bem como contribuirá para o desenvolvimento da Região de Aveiro, onde o Grupo marca presença há mais de 30 anos.”

Este é o primeiro Ferryboat 100% Elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa e dos primeiros em toda a Europa, com exceção feita aos países nórdicos, onde esta tipologia de transporte já é utilizada, constituindo-se também como um elemento relevante de marketing territorial, em especial dos valores ambientais do Município de Aveiro, de São Jacinto e da Ria de Aveiro.

O novo Ferryboat com zero emissões de CO2 permitirá a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%).

O projeto é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão (FC). O investimento total é de 7.326.490,13€ com o apoio do Fundo de Coesão no valor de 2.168.321,53€.

Adjudicada obra de instalação dos sistemas de carregamento para o novo Ferryboat Elétrico

Para ser possível a operação do Ferryboat Elétrico, a CMA adjudicou, no passado mês de novembro, a execução dos sistemas de carregamento para operação do novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, pelo valor de 1.409.479€ ao agrupamento de empresas constituído pelas Ahlers Lindley, Lda. e a ETG – Empresa de Gestão e Transporte S.A..

Os sistemas de carregamento, que ficarão localizados em plataformas específicas instaladas em zona adjacente aos Cais de atracação do navio, em São Jacinto e no Forte da Barra, poderão ser operados por sistema automático ou manualmente, fator por demais importante na operacionalidade das travessias, na eficiência do sistema e do Ferry e no cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro.

Este projeto pioneiro, junta-se a outras iniciativas sustentáveis de mobilidade levadas a cabo pela Câmara de Aveiro - como a eletrificação dos moliceiros (que permitirão uma redução de 400 toneladas de CO2) e como os quatro autocarros 100% elétricos atualmente em operação no município (número que vai ser substancialmente aumentado durante o ano 2023), através da Transdev / Aveirobus – reforçando o compromisso “We are green” da CMA.

Covilhã | DECLARAÇÃO DE PREJUÍZOS – INTEMPÉRIES 2022/2023

 

Ao abrigo da Portaria n.º 48/2023 de 15 de fevereiro, que define e regulamenta os termos e as condições de atribuição dos apoios destinados às famílias residentes nas freguesias afetadas pelo incêndio de agosto 2022.
A Câmara Municipal da Covilhã informa que está aberta nova campanha de declaração de prejuízos agrícolas relacionados com o respetivo incêndio e ainda com as cheias e inundações de dezembro 2022 e janeiro de 2023.

Medida de apoio:
Segurança Social | Compensação de Prejuízos aos Pequenos Agricultores e às Explorações Agrícolas
• Valor máximo do apoio: 1 201,075 €

Para efeitos de atribuição dos subsídios de apoio aos agricultores são elegíveis os prejuízos reportados através do formulário próprio disponível na plataforma da Direção Regionais de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro) - https://www.drapc.gov.pt/ .

O prazo de preenchimento do formulário decorre até 15 de março 2023.

• São elegíveis pedidos referentes a animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos e espaços de apoio à atividade agrícola, destinados à recuperação da atividade de subsistência, desde que não sejam financiados por outros apoios.
• Prejuízos florestais não são elegíveis
Os interessados podem, de modo próprio, preencher o respetivo formulário na plataforma supra referenciada.
Caso tenham dúvidas ou necessitem de apoio, no preenchimento, podem contatar a respetiva Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal da Covilhã (Eng.ª Ana Margarida Sousa do Serviço Técnico Florestal).

Cantanhede | Mostra de pintura de Ana Carvalho. Exposição Miscelânea. Cor, Forma, Traço patente na Biblioteca Municipal

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente até ao próximo dia 29 de março, a exposição de pintura Miscelânea. Cor, Forma, Traço, de Ana Carvalho.

A mostra é constituída por trinta e duas pinturas elaboradas com recurso a várias técnicas de pintura, nomeadamente acrílico sobre tela e papel e técnicas mistas como a colagem.

Subordinada à temática “inspiração africana”, a autora evidencia todo o seu talento através dos trabalhos apresentados, que refletem de forma artística e muito particular, habitualmente através de conteúdos figurativos, o seu fascínio pelas temáticas de inspiração daquele continente, onde as cores quentes e terrosas são uma constante nas pinturas.

Ana Carvalho nasceu em Cantanhede, em 1955, onde reside. Professora do Ensino Básico aposentada, desde muito jovem que se interessa e pratica, de forma autodidata, por atividades de artes plásticas.

Após ter experimentado e aprendido várias técnicas de pintura, Ana Carvalho tem-se dedicado, particularmente, à técnica de pintar com recurso às tintas acrílicas sobre papel, tela e madeira. A sua natureza curiosa e entusiasta conduziu-a à experimentação artística, levando-a a explorar diferentes técnicas de pintura, utilizando vários materiais nas suas composições.

No currículo artístico da pintora constam várias participações em exposições de pintura, quer de forma individual, que em mostras coletivas.


Conselho Municipal de Segurança toma posse e realiza primeira reunião

 Este órgão tem, entre outros, o objetivo de promover a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social no Município.
O Conselho Municipal de Segurança (CMS), que agrega um conjunto de 23 entidades, desde a educação, ação social, forças de segurança, Ministério Público, a órgãos de decisão política, num total de 23 membros, tomou hoje posse, num cerimónia no Salão Nobre da Câmara de Águeda.
“Todos estas entidades que estão no terreno estão atentas e vigilantes, com a disposição de fazermos o melhor pelas nossas populações”, salientou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda e do recém-formado CMS, frisando que, mesmo antes da constituição do CMS, este diálogo de proximidade e a colaboração, nomeadamente com as forças de segurança, é “constante e regular”.
Este Conselho irá discutir de forma regular os assuntos relacionados com a segurança na esfera municipal, bem como emitir pareceres e apresentar sugestões de intervenção. Uma equipa que “poderá sempre de ser reforçada por outras que entendamos por bem solicitar que nos ajudem”, defendeu Jorge Almeida.
Refira-se que o CMS é composto por um Conselho Alargado (com um total de 23 membros) e um Conselho Restrito (com três membros), descritos abaixo. Após a tomada de posse foi realizada a primeira reunião de instalação deste órgão municipal, onde foi aprovado o regulamento.
 
Objetivos do CMS
Este órgão consultivo visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação de segurança e promover a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social na área do Município, podendo aprovar pareceres e solicitações, que serão remetidos às entidades relacionados com as questões de segurança e inserção social.
Formular propostas de solução para os problemas de marginalidade e segurança dos cidadãos, participar em ações de prevenção e promover a participação ativa dos cidadãos e das instituições locais na resolução dos problemas de segurança pública são outros objetivos deste CMS.
Este órgão vai ainda avaliar os números da sinistralidade rodoviária e, tendo em conta a estratégia nacional de segurança rodoviária, formular propostas para a realização de ações que possam contribuir para a redução dos números de acidentes rodoviários no concelho.
Outros indicadores e números que vão ser avaliados pelo CMS prendem-se com os dados relativos ao crime de violência doméstica, e tendo em conta os diversos instrumentos nacionais para o seu combate, designadamente os Planos Nacionais de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género, irá apresentar propostas de ações que contribuam para a prevenção e diminuição deste crime.
Para além destes objetivos, compete ao CMS emitir pareceres sobre vários temas, nomeadamente e entre outros, sobre os resultados da atividade municipal de proteção civil e de combate aos incêndios; bem como o acompanhamento e apoio das ações dirigidas, em particular, à prevenção e controlo da delinquência juvenil, à prevenção da toxicodependência e à análise da incidência social do tráfico de droga; ou ainda sobre os dados relativos à violência doméstica e sinistralidade.
 
Membros do Conselho Alargado do CMS
- Presidente da Câmara Municipal, Jorge Almeida;
- Vereador responsável pelo acompanhamento das questões de segurança, Vasco Oliveira;
- Presidente da Assembleia Municipal, Filipe de Almeida;
- Presidentes das 11 Juntas e Uniões de Freguesias do concelho;
- Representante do Ministério Público da Comarca, Procuradora Anabela da Silva Duarte, da Procuradoria da República da Comarca de Aveiro;
- Comandante do Destacamento Territorial de Águeda da Guarda Nacional Republicana, Capitão Jorge Marques;
- responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Águeda, Coordenador Vítor Silva;
- Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda, Francisco Silva;
- Representante das entidades com atividade no setor de apoio social, cultural e desportivo, eleito pelo CLAS (Conselho Local de Ação Social), João Manuel Ferreira Louzado, Secretário-geral da Santa Casa da Misericórdia de Águeda;
- Representante dos estabelecimentos de ensino público, eleito pelo Conselho Municipal de Educação, Francisco Vitorino, Diretor do Agrupamento de Escolas Águeda Sul / Escola Secundária Marques de Castilho;
- Representante dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, também eleito pelo Conselho Municipal de Educação, Jorge de Almeida Castro, Administrador do Instituto Duarte Lemos;
- Representante dos setores económicos com maior representatividade no concelho, Óscar Manuel Mendes, Vice-Presidente da Associação Empresarial de Águeda.
- Representante das estruturas integrantes da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica, eleito pelo CLAS, Ana Raquel Coelho, Psicóloga, Técnica de Apoio à Vítima e Coordenadora da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica – Dar Voz, da Cruz Vermelha Portuguesa.
 
Membros do Conselho Restrito do CMS
- Presidente da Câmara Municipal, Jorge Almeida;
- Vereador responsável pelo acompanhamento das questões de segurança, Vasco Oliveira;
- Comandante do Destacamento Territorial de Águeda da Guarda Nacional Republicana, Capitão Jorge Marques.

 

No âmbito do programa Governo Mais Próximo: MINISTRA DA AGRICULTURA E MINISTRO DO AMBIENTE VISITARAM PERÍMETRO DE REGA DA ASSOCIAÇÃO DE REGANTES E BENEFICIÁRIOS DE SILVES, LAGOA E PORTIMÃO

 
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, visitaram hoje, dia 2 de março, o Bloco II do Perímetro de Rega da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão.
 A visita, que foi acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; e vereadores Maxime Sousa Bispo e Tiago Raposo, teve como objetivo conhecer a intervenção efetuada no âmbito da modernização do aproveitamento hidroagrícola, trabalhos que irão resultar numa substancial redução de perdas de água, contribuindo para a promoção da rega sustentável, com uso eficiente dos recursos naturais.
De referir que esta visita, realizada no âmbito do programa “Governo Mais Próximo”, contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues; e de diversas entidades, entre as quais o Diretor-Geral da DGADR; Diretor Regional da DRAP Algarve; o Diretor Regional da ARH Algarve; o Presidente da Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão; e a Administração das Águas do Algarve.