domingo, 25 de setembro de 2022

Miguel Oliveira “orgulhoso” do desempenho no GP do Japão

 
O francês Fábio Quartararo (Yamaha) mantém a liderança do campeonato, agora com 219 pontos.
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) mostrou-se “orgulhoso do desempenho” que teve hoje no Grande Prémio do Japão de MotoGP, que terminou na quinta posição, igualando o segundo melhor resultado pessoal do ano.
Em declarações difundidas pela equipa KTM, o piloto português reconheceu que “foi uma boa corrida” e que está “orgulhoso do desempenho de hoje”.
“O ritmo era rápido no final e não consegui segurar o meu quarto lugar, mas tivemos um bom fim de semana, fomos rápidos em todas as condições e fizemos um bom arranque”, sublinhou o piloto português, natural de Almada.
Com o resultado de hoje, Miguel Oliveira manteve o 11.º lugar do campeonato, com 106 pontos, mas a apenas dois do 10.º classificado.
“Foi mais um passo na direção certa, depois de duas corridas difíceis para mim. Foi um resultado decente e espero que o possamos melhorar na Tailândia”, palco da próxima prova, a 17.ª das 20 do campeonato, no próximo domingo.
O piloto luso, que partira do oitavo lugar da grelha, concluiu as 24 voltas ao traçado nipónico de Motegi a 8,185 segundos do vencedor, o australiano Jack Miller (Ducati), que deixou o sul-africano Brad Binder (KTM) no segundo lugar, a 3,409 segundos, com o espanhol Jorge Martin (Ducati) a fechar os lugares do pódio, a 4,136.

Sportinforma/Lusa
Imagem: CM

Primeiro banco de leite humano do Norte e segundo do país nasce no S. João no Porto

Podem beneficiar deste leite doado bebés cujas mães não estão biologicamente preparadas para amamentar.
O Hospital de São João (HSJ), no Porto, abre segunda-feira o Banco de Leite Humano do Norte, um equipamento para “salvar vidas de bebés doentes” que viverá da “generosidade” das mães dadoras, disse a diretora clínica.
Em declarações à agência Lusa, reiterando que o objetivo do projeto lançado pelo Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ) é de chegar a toda a região, Maria João Baptista descreveu o funcionamento de um banco de leite humano que, em Portugal, só tem paralelo no instalado na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa.
O Banco de Leite Humano do Norte tem a sua sede física aqui [Hospital de São João] e o investimento foi daqui, mas destina-se a toda a região. O objetivo é que todos os hospitais do Norte tenham a possibilidade de recorrer ao banco de leite do HSJ se tiverem um recém-nascido ou um bebé doente que necessite de leite humano”, disse a diretora clínica do CHUSJ.
Este equipamento – que abre oficialmente segunda-feira mas já tem dadoras inscritas – nasce da requalificação da copa de leite do HSJ, local onde é preparada a alimentação de bebés que não estão a ser amamentados.
O investimento do CHUSJ rondou meio milhão de euros.
A equipa do Banco de Leite Humano do Norte junta farmacêuticos, especialistas em patologia clínica, nutricionistas, entre outros profissionais e técnicos.
Maria João Baptista destacou que o processo de doação, conservação, processamento e utilização do leite é muito auditado, “um processo que pauta por estar assegurada a segurança microbiológica do leite”.
Quando o leite chega ao hospital congelado é armazenado em máquinas de frio. Depois é testado em termos microbiológicos e, se estiver em condições, é pasteurizado e distribuído para os serviços de neonatologia que dele necessitem”, descreveu.
Antes, o processo inicia-se com a recolha, em casa, de leite por parte das mães dadoras, mães que são avaliadas e fazem análises para se perceber se as suas condições de saúde permitem que esta doe leite e que esse leite é seguro para os outros bebés que estão doentes.
O armazenamento de leite é feito em casa, mas o hospital, acrescentou a diretora, procura garantir que a dadora tem condições ideais para armazenar e existe uma equipa que vai ao domicílio para apoiar e esclarecer dúvidas, bem como recolher o leite.
Lembrando que projetos como estes “existem em todo o mundo” e que até “na antiguidade existia já o conceito das amas-de-leite” que eram as mulheres que amamentavam os outros bebés da comunidade, a diretora clínica do CHUSJ especificou que podem ser dadoras mães que tenham bebés saudáveis, que tenham leite suficiente para amamentar o seu bebé, tendo excedente de leite.
Devem ser mães com bebés com menos de seis meses por causa da qualidade do leite que tem de ser adequada a um bebé recém-nascido.
A vontade de ser dadora é muito dependente do sentimento de generosidade e de altruísmo de cada um, mas já temos dadoras e manifestações de vontade até durante a gravidez. Em causa está ajudar mães que têm bebés que estão doentes. Acredito que as mães portuguesas têm aquela generosidade habitual dos povos latinos”, disse Maria João Baptista.
Podem beneficiar deste leite doado bebés prematuros, cujas mães não estão biologicamente preparadas para amamentar, ou seja, devido à antecipação da chegada dos filhos ainda não tenham leite materno ou até o tenham mas não em quantidade suficiente.
Também beneficiam deste projeto bebés internados por longos períodos nos serviços de neonatologia após, por exemplo, cirurgias longas ou recobros demorados, cujas mães até tinham leite, mas esse acabou durante o processo de recuperação do filho.
O leite materno [da própria mãe] para todo e qualquer bebé, e muito mais para um bebé prematuro, é sem dúvida alguma o mais indicado para o desenvolvimento. Mas está cientificamente provado que na ausência de leite materno, se conseguirmos dar leite humano de dadoras, esse leite é seguro e a melhor alternativa porque confere benefícios”, descreveu a médica.
Entre os benefícios estão conseguir que o bebé seja alimentado mais cedo, isto é, conseguir alimentar o bebé pelo trato digestivo, em alternativa a usar soros e alimentações administradas nas veias.
Maria João Baptista também recordou que o leite humano é, face à fórmula comercial, um leite mais bem tolerado pelo bebé, sobretudo por um prematuro, e que este leite confere imunidade.
Os estudos demonstram que os bebés que são alimentados por leite humano têm um perfil cardiovascular melhor do que os que são alimentados por fórmula comercial. Há benefícios a longo prazo”, concluiu.
Já na informação publicada no ‘site’ do CHUSJ lê-se que “todos os bebés, em particular os mais frágeis, deveriam ter disponíveis as melhores condições de atendimento para a promoção da sua saúde e sobrevivência” e recordado que “quando não se dispõe de leite materno, o leite de dadora é a primeira alternativa”.
Segundo Maria João Baptista, o CHUSJ desenvolveu este projeto após muitos contactos com colegas da MAC, em Lisboa, e paralelamente este centro hospitalar está a trabalhar “em grande colaboração” com o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) equipamento do Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

SIC Notícias/Lusa

Milhares de civis tentam fugir da Rússia com receio de serem enviados para conflito

Nos últimos dias formaram-se longas filas de carros na fronteira com a Geórgia e com a Finlândia.
Homens em idade militar fugiram da Rússia em massa na sexta-feira, enchendo aviões e causando engarrafamentos nas passagens de fronteira, para evitar serem enviados para lutar na Ucrânia após a mobilização militar parcial convocada pelo Kremlin.
Filas de 10 quilómetros formaram-se numa estrada que leva à fronteira sul com a Geórgia, de acordo com o Yandex Maps, um serviço russo de mapas 'online'.
As filas de carros eram tão longas na fronteira com o Cazaquistão que algumas pessoas abandonaram os seus veículos e seguiram a pé – assim como alguns ucranianos fizeram depois de a Rússia ter invadido o seu país em 24 de fevereiro.
Enquanto isso, dezenas de voos partiram da Rússia – com passagens vendidas a preços altíssimos – e levaram homens para destinos internacionais como a Turquia, Arménia, Azerbaijão e Sérvia, onde os russos não precisam de visto.
Entre os que chegaram à Turquia estava um homem de 41 anos que desembarcou em Istambul com uma mala e uma mochila, com planos para começar uma nova vida em Israel.
Sou contra esta guerra e não vou fazer parte dela. Eu não vou ser um assassino. Não vou matar pessoas”, disse o homem, citado pela Associated Press, que se identificou apenas como Yevgeny para evitar possíveis represálias contra a sua família, deixada para trás na Rússia.
Yevgeny referiu-se ao Presidente russo, Vladimir Putin, como um “criminoso de guerra” e explicou que decidiu fugir depois de Putin ter anunciado uma convocação militar parcial na quarta-feira, podendo o número total de reservistas envolvidos chegar a 300.000.
Alguns russos também fugiram para a vizinha Bielorrússia, aliada próxima da Rússia, embora correndo riscos.
O jornal Nasha Niva, um dos jornais independentes mais antigos da Bielorrússia, informou que os serviços de segurança bielorrussos receberam ordens para rastrear russos que estejam a fugir do alistamento militar e denunciá-los às autoridades russas.
As autoridades russas tentaram acalmar um público ansioso sobre o alistamento.
Os legisladores apresentaram um projeto de lei na sexta-feira para suspender ou reduzir os pagamentos de empréstimos para russos convocados para o serviço militar, com os meios de comunicação a enfatizarem que os recrutas teriam o mesmo estatuto que os soldados profissionais, que receberiam o mesmo e que seus empregos civis seriam mantidos.
O Ministério da Defesa disse que muitas pessoas que trabalham em alta tecnologia, comunicações ou finanças estarão isentas da convocação “para garantir as operações” nesses campos, informou a agência de notícias Tass.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o facto de os russos estarem a deixar o seu país para evitar o recrutamento mostra que a guerra na Ucrânia é “impopular”.
O êxodo desencadeou-se quando um 'referendo' avançado pelo Kremlin começou, com o objetivo de tornar as regiões ocupadas da Ucrânia parte da Rússia, tendo a consulta sido considerada fraudulenta por Kiev e pelo Ocidente.
As autoridades alemãs expressaram o desejo de ajudar os russos a abandonarem o serviço militar e pediram uma solução europeia.
Aqueles que corajosamente enfrentam o regime de Putin e, assim, se colocam em grande perigo, podem solicitar asilo na Alemanha por perseguição política”, disse o porta-voz da ministra do Interior alemã, Nancy Faeser.
O porta-voz, Maximilian Kall, disse que os desertores e aqueles que se recusarem a ser convocados receberão o estatuto de refugiado na Alemanha se estiverem sob risco de repressão grave, embora cada caso seja examinado individualmente.
Mas primeiro teriam de chegar à Alemanha, que não tem fronteira terrestre com a Rússia e, como outros países da União Europeia, tornou-se muito mais difícil para os russos viajarem.
A UE proibiu voos diretos entre seus 27 estados membros e a Rússia, após o ataque à Ucrânia, e recentemente concordou em limitar a emissão de vistos Schengen, que permitem a livre circulação em grande parte da Europa.
O único país da UE que ainda aceita russos com vistos Schengen é a Finlândia, que tem uma fronteira de 1.340 quilómetros com a Rússia.
Os guardas de fronteira na Finlândia disseram na sexta-feira que o número de pessoas que entram no país provenientes da Rússia aumentou significativamente, com os media a relatar um aumento de 107% em comparação com a semana passada.
Em Vaalimaa, uma das passagens mais movimentadas da fronteira, a fila de carros à espera era de meio quilómetro, disse a Guarda de Fronteira finlandesa.
A emissora finlandesa MTV transmitiu entrevistas com homens russos que tinham acabado de cruzar a fronteira para a Finlândia em Virolahti, inclusive com um homem chamado Yuri, de Moscovo, que disse que nenhuma “pessoa sã” quer ir para a guerra.

SIC Notícias/Lusa
Imagem de capa fronteira entre Finlândia e Rússia — Foto: Essi Lehto/REUTERS
Mapa: G1

Revelada primeira fotografia da lápide da Rainha Isabel II

Imagem foi partilhada pela família real.
A família real britânica divulgou este sábado a primeira fotografia da lápide da Rainha Isabel II, no jazigo da família no Castelo de Windsor, onde se encontram também os restos mortais dos pais, da irmã e do marido.
Na pedra estão inscritos os nomes e datas “George VI 1895-1952”, “Elizabeth 1900-2002”, “Elizabeth II 1926-2022” e “Philip 1921-2021”.
A urna do marido, o príncipe Filipe, foi transferida para ficar junto à sua, no jazigo real de Windsor onde se encontram depositados os restos mortais do pai, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margarida.
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu a 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, após a súbita morte do pai, Jorge VI, que subiu ao trono após a abdicação do irmão, Eduardo VIII, para poder casar com uma divorciada norte-americana, Wallis Simpson.


Família Columbófila de todo o mundo reuniu-se em Mira

Os Campeonatos Internacionais de Columbofilia Mira 2022 reuniram centenas de columbófilos de todo o mundo, este sábado, no Columbódromo Gaspar Vila Nova, em Portomar, no concelho de Mira, numa grande festa que envolveu várias gerações unidas pela paixão pelo pombo-correio.

Em competição estiveram 1435 pombos-correio, de 33 países, que foram soltos às 07:50, em Paderne, no Algarve. Os atletas começaram a chegar ao Columbódromo de Mira às 14:12. O primeiro pombo chegado é da Roménia e pertence a Florea Angelo Genovese, que se sagrou campeão do mundo de jovens, na categoria individual.
O Campeonato do Mundo, na categoria individual, foi ganho pelo norueguês Erik Tufte, em segundo lugar ficou o dinamarquês Benny Jorgensen, e o terceiro foi também para a Noruega e pertence à equipa Tim Igelkjon & Artur Nowaka.
Portugal foi o grande vencedor do Campeonato da Europa de Jovens (individual). Rafael Soares Lopes conquistou o primeiro lugar e o terceiro lugares do  pódio, a segunda posição foi para Florin Cristuinea, da Roménia. A equipa nacional Os Barros alcançou o terceiro lugar no pódio do FCI Grand Prix (individual), cujo primeiro classificado foi o romeno Florea Angelo Genovese e o segundo a Federação Maltesa - Sebastian Galdes que venceu o Campeonato da Europa (individual).
"Mais do que a vertente desportiva, gostaria de destacar o grande evento proporcionado aos columbófilos e suas famílias hoje em Mira", sublinha António Branco, vice-presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia. "Foi um dia de grande festa, de convívio intergeracional, que mostrou que a Columbofilia está bem viva", afirma.
 "A FPC está profundamente empenhada em manter a família columbófila unida e em atrair jovens para a modalidade", reforça António Branco. Nesse sentido, durante todo o dia, a zona envolvente do Columbódromo de Mira recebeu animação para crianças, com insufláveis, palhaços e pinturas faciais, além de barraquinhas. Também a centenária Banda Filarmónica Ressurreição de Mira abrilhantou o evento.
A sessão solene de abertura contou com a presença de José Luiz Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, Artur Jorge Fresco, vice-presidente da Câmara Municipal de Mira e de  István Bardos, presidente da Federação Columbófila Internacional.
Em disputa estiveram as provas finais do FCI Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo de Jovens, Campeonato da Europa de Columbofilia, nos escalões seniores e juniores, o Grand Prix de Portugal, prova a contar para o Ranking Mundial, o Torneio Ibero Latino-Americano, a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens.
Destaque para o apoio da Câmara Municipal de Mira na organização do evento, bem como dos restantes parceiros (Instituto Português do Desporto e Juventude - IPDJ; Benzing, Petcup e Quinta da Lagoa).
As classificações, que só serão dadas como fechadas durante o dia de amanhã, podem ser acompanhadas em Campeonatos de Mira 2022 (fpcolumbofilia.pt)
Toda a emissão online, com declarações de vários intervenientes, está disponível no Facebook da FPC.

Museu Nacional Ferroviário mais perto de todos


O Museu Nacional Ferroviário assinala as Jornadas Europeias do Património com Visita Virtual.

Procurando sensibilizar os públicos para os valores da defesa do património ferroviário e da importância deste meio de transporte para um futuro mais sustentável, o Museu Nacional Ferroviário afirma-se não só pela qualidade do seu espólio, mas também pela relevância e carácter distintivo dos seus projetos e atividades, colocando-se cada vez mais ao serviço das comunidades.

A partir de agora, está disponibilizado, de forma online a Visita Virtual ao Museu Nacional Ferroviário. Em apenas alguns cliques, os visitantes poderão percorrer virtualmente os espaços exteriores e interiores, ver Locomotivas a Vapor, Carruagens e Vagões e muitas outras peças emblemáticas que ao longo de 165 anos fizeram parte do Caminho de Ferro em Portugal. Terão ainda a oportunidade de apreciar uma locomotiva em modelagem 3D, bem como agendar uma visita virtual com os guias do museu, um serviço inovador e pioneiro no panorama nacional.

Aceda ao link abaixo e visite-nos, aguce a sua curiosidade para vir até ao Entroncamento conhecer-nos presencialmente.

Link para acesso à Visita Virtual: https://vr.unit360.pt/mnf/index.htm

Este projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, Direção –Geral do Património Cultural, Programa ProMuseus.


Sobre as Jornadas Europeias do Património
Iniciativa, anualmente promovida, pelo Conselho da Europa e, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural, realiza-se este ano nos dias 23, 24 e 25 de setembro sob o tema “Património Sustentável”.

Este tema convida-nos a explorar que medidas podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

A ideia base da iniciativa é promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade.


Câmara de Águeda consolida geminação com Município do Sal

 A criação de um espaço multimédia, bem como a modernização e informatização da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, em Espargos, foram algumas das atividades realizadas

A Câmara Municipal de Águeda esteve, na última semana, na ilha do Sal, em Cabo Verde, onde apoiou a instalação de um conjunto de serviços de modernização administrativa, no âmbito do acordo de geminação entre os dois municípios, nomeadamente da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, onde foi criado ainda um Espaço Multimédia. Visita oficial e de trabalho integrou o programa de comemorações do Dia do Município do Sal, assinalado durante toda a semana com várias atividades.

A comitiva aguedense, composta pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda e por técnicos municipais, foi recebida nos Paços do Concelho da Câmara do Sal e, após uma visita às instalações, foi dado início aos trabalhos de instalação dos referidos serviços e respetiva formação.

Estes projetos concretizados durante esta semana resultam de um trabalho de parceria entre as duas cidades irmãs e da vontade do Município do Sal em querer replicar o modelo e software de gestão utilizado pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), sendo um contributo para o desenvolvimento social e cultural daquela ilha caboverdiana.

“É um privilégio estreitar estes laços e apoiar, nomeadamente com o nosso conhecimento técnico, o  progresso e modernização dos serviços prestados pelo Município do Sal”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, a partir de agora “os recursos que estão na Biblioteca Municipal Manuel Alegre passam a estar ao dispor dos caboverdianos e vice-versa” salientou o edil, frisando que foi “uma semana intensa de trabalho e de cooperação institucional”.

No âmbito da modernização e informatização da Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, no Sal, foram fornecidos 12 novos computadores de secretária e respetivos acessórios, instalados por técnicos do Município de Águeda que se deslocaram ao Sal para a formalização deste projeto, para além de ter sido prestada formação técnica, bem como a disponibilização de novos serviços aos leitores, através da implementação do modelo e software de gestão utilizado pela BMMA, através do qual poderá ser consultado online, o Catálogo Coletivo da Rede de Bibliotecas de Águeda (com mais de 40 mil títulos disponíveis). Os munícipes do Sal passam a ter também, neste novo Espaço Multimédia, acesso grátis à Internet.

A inauguração deste novo espaço foi um dos pontos-altos da semana que a Câmara do Sal dedicou à celebração do Dia do Município. Na ocasião, Júlio Lopes, Presidente da Câmara do Sal, considerou que a disponibilização destes novos serviços são de grande relevância para a ilha do Sal. “Estamos a abrir uma porta para os jovens do Sal, para todas as pessoas que gostam de leitura, proporcionando mais este instrumento”, disse, mostrando-se disponível para partilhar a biblioteca com outras Câmaras Municipais do país.

A par destes projetos, no âmbito do acordo de geminação assinado em 2018, os dois municípios têm desenvolvido um trabalho profícuo de cooperação nos domínios do turismo, da cultura, da educação e do ambiente, de entre as quais se destacam projetos como “Tenho um Amigo” e a participação do Município do Sal nas Jornadas Internacionais do Turismo, organizadas pela Câmara Municipal de Águeda.

O projeto “Tenho um amigo”, cuja primeira atividade aconteceu em dezembro de 2021, na Escola Básica Fernando Caldeira, os alunos da turma do 6.º I tiveram uma “aula” online em conjunto com os “colegas” da turma do 6.º J da Escola do Sal, falando sobre aspetos culturais e das características dos seus territórios. Este é um projeto que irá prosseguir durante o ano letivo de 2022/2023, com ligações periódicas entre as duas turmas, onde continuarão a ser abordadas as temáticas relacionadas com lendas e histórias locais, projetos ambientais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios.

Para além do alargamento deste projeto e da modernização dos serviços da biblioteca, a deslocação a Cabo Verde permitiu ainda conhecer a realidade da população do Sal, nomeadamente nas áreas da educação, cultura, tecnologia, higiene urbana e ambiente, qualificação de mão-de-obra, formação profissional e emprego; bem como contactar com as entidades locais, potenciando outras ações futuras a serem desenvolvidas no âmbito do acordo de geminação.

A inauguração da atribuição do nome de Geneviéve Vinckier, nome de uma família pioneira do turismo no Sal, a uma zona pedonal à frente a unidade hoteleira Morabeza, o lançamento do livro de doutoramento do Presidente da Câmara do Sal, bem como a sessão solene do Dia do Município do Sal foram outras das atividades realizadas e que contaram com a presença dos mais relevantes dignitários do país, nomeadamente o Primeiro-ministro e do Ministro das Comunidades.

A par de Águeda, marcaram também presença outros Municípios portugueses com quem o Sal tem acordos de parceria e de geminação.

Águeda | Reunião de Câmara de dia 22 de setembro de 2022

As principais deliberações da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Águeda de dia 22 de setembro de 2022 foram as seguintes:

  1. Incubadora de Empresas de Águeda vai acolher Aceleradora de Comércio Digital

    A Incubadora de Empresas de Águeda vai ter uma Aceleradora de Comércio Digital, um projeto “único, inovador e pioneiro na região e no país, na vanguarda do que se faz nesta área e que potencia os serviços prestados às empresas e de uma forma muito concreta ao comércio e indústria do nosso concelho”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, salientando que este projeto resulta de uma parceria entre o Município e a Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI).

    Este é um projeto que conta com comparticipação financeira no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), no contexto da transição digital e como resposta à necessidade de reforçar o crescimento económico, visando desenvolver e modernizar os modelos de negócio das empresas do comércio e serviços abertos ao consumidor, bem como incentivar a adoção de tecnologias digitais.

    De uma forma concreta e com o objetivo de incentivar uma digitalização do tecido económico, estas aceleradoras, com o apoio de técnicos de associações empresariais, desenvolvem um serviço de proximidade com o objetivo de criar ou reforçar a presença digital de empresas com atividade comercial, ou ainda sugerir modelos de adaptação e modernização do modelo de negócio, fazendo ainda o acompanhamento de todo o processo.

    Refira-se que a AIP-CC candidatou a instalação de aceleradoras em cada uma das regiões do país, num total de 25 estruturas, escolhendo Águeda para receber a sede da aceleradora de toda a região de Aveiro, que irá apoiar cerca de 1.100 empresas.

    Defendendo que este “é um passo importante para alavancar ainda mais o tecido empresarial e comercial do nosso concelho, posicionando-nos na linha da frente do futuro do comércio digital”, Jorge Almeida salientou que a escolha de Águeda para instalar a Aceleradora desta região é também “um reconhecimento pelo trabalho que tem vindo a ser feito no concelho e do potencial do nosso tecido económico”, que podem ganhar, com este projeto, novas dinâmicas digitais de adaptação da atividade comercial à realidade.

"Mês do TEAtro..." edição 2022



A semelhança de edições anteriores, cada sábado, um grupo de teatro amador diferente, se apropriará do palco para uma noite de cultura, imaginário e emoção.

São grupos oriundos de vários pontos da região e arredores e foram convidados para promoverem o seu trabalho, partilharem a sua paixão pelo teatro e a representação, junto de um público diversificado.

Dias 1, 8, 15 e 22 de outubro as 21:30, no edifício da junta de freguesia, em Aguada de Baixo.

Jorge Cunha
ARCA - Associação Recreio Cultura e Assistência de Aguada de Baixo

*(O teatro é o primeiro soro que o homem inventou para se proteger da doença da angústia. Jean Barrault).

Aveiro | SEMANA SER+ EDUCAÇÃO 2022 MARCA ARRANQUE DO ANO LETIVO 2022/2023

 
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinala o início do ano letivo 2022/2023 na semana “SER + Educação”, apostando na palavra SER como expoente máximo da vontade de fazer mais e melhor, apostando naqueles que são o maior património de qualquer sociedade que se quer evoluída e próspera, que são as Crianças e os Jovens.
O “SER + Educação” decorre de 25 de setembro a 01 de outubro e traduz a aposta da CMA na área da Educação, como aposta prioritária, no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal, adotando políticas de parceria com um conjunto de entidades que são parte ativa e importante do processo educativo, materializando-se no ano letivo 2022/2023, num vasto conjunto de ações, que se desenrolaram ao longo do ano.

27SET - Visita às obras do Parque Escolar
O investimento no Parque Escolar será uma das áreas fortes do SER + Educação 2002, com o Presidente da CMA a visitar várias obras a decorrerem em Escolas do Município, no dia 27 de setembro, terça-feira. Serão visitadas as obras do Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, Escola Básico do Bonsucesso, Escola Básica de Azurva, Escola Básica da Póvoa do Paço e a Escola Básica do Solposto e a sua Escola Provisória, junto ao Largo da Igreja de Santa Joana.

28SET - Apresentação do PAEMA 2022/2023
Destaque também para a apresentação pública do PAEMA 2022/2023 a toda a Comunidade Educativa do Município, que terá lugar no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, na quarta-feira, dia 28 de setembro, pelas 18h30.
O PAEMA é um importante instrumento de planeamento e gestão das ações que a Câmara Municipal de Aveiro vai executar ao longo do ano letivo, num trabalho de equipa com os vários Parceiros da Comunidade Educativa, em áreas como a gestão dos edifícios, os projetos e as obras de qualificação e ampliação, os transportes escolares, a ação social escolar, o desporto escolar, a educação ambiental, a cultura e o empreendedorismo na escola, entre outras.

29SET - “Presidente por um dia”
Na sequência da experiência vivenciada em anos letivos anteriores, a qual foi avaliada pelos Alunos intervenientes como muito interessante, a CMA vai reeditar a ação “Presidente por um dia”, na quinta-feira, dia 29 de setembro.
Esta iniciativa dirigida a alunos do 9º ano de escolaridade de todas as Escolas do Município, vai permitir a alguns jovens passarem o dia com o Presidente da Câmara Municipal, acompanhando-o na agenda de trabalho normal, percebendo dessa forma a realidade do trabalho de uma Câmara Municipal e da gestão de todo o Município de Aveiro, podendo igualmente aproveitar a oportunidade para esclarecer todas as duvidas que possam ter em relação às mais variadas matérias ligadas à gestão do Município.

30SET - Inauguração da EB Quintã do Loureiro
Na sexta-feira, dia 30 de setembro, às 15h30, vamos inaugurar a requalificação e ampliação da Escola Básica da Quintã de Loureiro, já em operação plena desde o dia 16 de setembro, num investimento da CMA de 2 Milhões de Euros.

Do programa do “SER + Educação” sublinhamos ainda para várias iniciativas realizadas pelos vários Serviços Educativos Municipais, nomeadamente pela Biblioteca Municipal, Teatro Aveirense, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental e o Ecocentro Municipal.
O SER+ Educação 2022 terminará no dia 01 de outubro com um concerto de abertura do Ano Letivo 2022/2023, pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, no Teatro Aveirense às 21h30.
A Câmara Municipal de Aveiro aproveita para desejar a Todos os Docentes e Profissionais da Educação do Município de Aveiro um excelente Ano Letivo 2022/2023.

26 de setembro | 14h30 | Presencial (SerQ) + online "Qualidade de produtos à base de madeira para a construção - expetativas e aceitação pelo mercado" é tema de seminário


Tem lugar na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, com início às 14h30 e em formato presencial e on-line, sob organização conjunta do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., o seminário específico com o tema “Qualidade de produtos à base de madeira para a construção – expetativas e aceitação pelo mercado”. O seminário realiza-se no âmbito do Projeto F4F - Forest for Future, liderado pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e tem como principais destinatários empresas de madeira e derivados.
No evento participam entidades relacionadas com a capacitação humana, a escolha dos materiais a utilizar, o fornecimento de produtos à base de madeira e o setor da construção, pretendendo-se discutir:

1.A visão relativamente ao crescimento da utilização de produtos à base de madeira;
2.A apreciação dos estrangulamentos existentes, em termos da utilização da madeira na construção e de disponibilidade e desempenho desses produtos, e quais as soluções que têm de ser empreendidas de forma que o País possa acompanhar a evolução sentida na Europa e América do Norte;
3.Quais as dificuldades sentidas pelas empresas de arquitetura e engenharia;
4.Que passos têm sido dados pela indústria;
5.Que papel cabe à certificação, como garante de qualidade. Que outros mecanismos de garante da qualidade podem ser utilizados;
6.Que papel cabe às Instituições de Ensino Superior, nomeadamente numa melhor capacitação do meio técnico, que passos devem ser dados;
7.Que papel os centros de interface e laboratórios têm na facilitação da competitividade dos produtos à base de madeira.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição em https://f4f.serq.pt. Aos inscritos on-line serão enviados os respetivos códigos de acesso.


Isabel Silva