quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Tempestade “Elsa” provoca prejuízos no concelho superiores a 400 mil euros

A passagem da tempestade Elsa, em meados de dezembro de 2019, causou prejuízos superiores a 400 mil euros no concelho de Proença-a-Nova em infraestruturas públicas e do domínio hídrico. A situação mais grave foi o desabamento de terra, ao longo de 90 metros, na Estrada Municipal 537, na ligação entre a localidade de Bairrada e o concelho de Mação, que está encerrada ao trânsito desde o dia 20 de dezembro. As obras de drenagem, de reposição do material e desassoreamento da Ribeira da Pracana, com remoção de detritos, estão orçadas em 95 mil euros. Também a Ponte Romana sobre a Ribeira da Pracana, perto de São Pedro de Esteval, sofreu danos avultados, sendo necessário restaurar pavimentos e muros, obras orçadas em 75 mil euros. 

O caminho municipal de acesso à ETAR do Estevês, a Praia Fluvial do Malhadal, o percurso pedestre 7 da Rota dos Estevais (entretanto interdito) e arranjos em várias estradas municipais e linhas de água, completam o inventário realizado pelo serviço de Proteção Civil do Município, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho. “Ainda que até ao momento não tenha sido criada uma linha de apoio específica de apoio pelo Governo para fazer face aos prejuízos provocados pelas tempestades de dezembro, e ainda que não tenhamos sido dos concelhos mais atingidos, é importante dar nota ao Ministério da Administração Interna dos danos diretos causados pela tempestade”, considera João Lobo. O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova refere que a autarquia já está a resolver as ocorrências mais urgentes.

Quatro hectares junto ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova vão ser reflorestados

O Município de Proença-a-Nova está a reflorestar quatro hectares de área florestal, sua propriedade, localizados junto ao PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova que arderam no incêndio de julho de 2017. Junto à pequena charca, visível da estrada de acesso ao parque, foram plantados cerca de 450 medronheiros, escolhidos pelo seu menor porte e por, desta forma, não impedirem o eventual acesso de aeronaves para abastecimento caso seja necessário - por norma, as aeronaves abastecem na barragem do PEPA, algumas dezenas de metros a montante. Na restante área, e em função das características do solo, estão a ser plantadas outras espécies de maior porte: na linha de água, numa zona de muita humidade, privilegiaram-se os freixos, e nos solos mais pobres e com menos humidade, são os sobreiros e pinheiros mansos as árvores escolhidas. 
Serão ainda plantadas faias, carvalho americano e carvalho nacional, num total de mais de 1.500 árvores em toda a área de intervenção. “São pequenos exemplos que realizamos no sentido de alterar, muitas vezes, ideias pré-concebidas quanto à matriz da gestão florestal e estimular a diversidade de povoamentos de acordo com as potencialidades do solo, promovendo a biodiversidade”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

Em 2017, a autarquia fez uma plantação de mil medronheiros num terreno localizado num dos topos do Aeródromo Municipal, nas Moitas, plantação que daqui a dois anos irá dar os primeiros frutos. 

12 ATLETAS DA ASSSSCC INTEGRARAM ESTÁGIO DE CAPACITAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE COIMBRA


Nos passados dias 18 e 19 de janeiro e de acordo com a orientação da Federação Portuguesa de Natação, tiveram lugar os estágios de capacitação da Associação de Natação de Coimbra. 

No sábado foi a vez do escalão de cadetes, nesse estágio estiveram envolvidos 30 atletas que foram selecionados através dos resultados obtidos no TOREGRI 1 (no somatório dos pontos obtidos nas provas individuais de 200 estilos, 100 livres e outra prova de 100 metros de outro estilo). 

Os trabalhos tiveram lugar na piscina municipal de Miranda do Corvo. Anastácia Protolyuk, Leonor Cavaleiro, Margarida Monteiro, Matilde Pires, Maria Macedo, Martim Pascoal, Henrique Gonçalves, Rafael Correia, Rodrigo Silva, Tomas Sequeira foram os atletas da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedenses que foram selecionados para esta seleção. 

No domingo, foi a vez dos trabalhos da seleção de infantis, para este estágio que teve lugar nas piscinas Rui Abreu em Coimbra foram convocados em representação da ASSSCC, Martim Silva e Tomas Oliveira. 

PICO DA GRIPE NO DISTRITO DE AVEIRO FOI NA SEMANA DE ANO NOVO

Resultado de imagem para gripe
  • Confirmada previsão do “Despertador das Farmácias” em dezembro
  • Epidemia nota-se primeiro nas farmácias e depois nos serviços de saúde

O pico da gripe no distrito de Aveiro ocorreu no dia 2 de janeiro de 2020, alinhado com o restante país, onde a fase mais severa dos contágios aconteceu na semana da passagem de ano. O surto epidémico na região foi de grau 3 (moderado).

Na maioria do território nacional, o surto epidémico foi de grau moderado (3 em 5), semelhante ao do ano passado, no qual se registaram 3.331 óbitos devido à doença.

As conclusões são do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias, confirmando as previsões anunciadas em Dezembro.

As farmácias atendem, em média, 520 mil pessoas por dia. A partir dos dados estatísticos relativos à procura de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias, conseguem antecipar a evolução da epidemia em duas semanas. O impacto da epidemia nas urgências hospitalares e nos cuidados primários só acontece mais tarde.

«Esperamos ter contribuído para melhorar a planificação e diminuir o impacto da gripe nos serviços de saúde, assim como para reforçar as atitudes preventivas da população quando isso era mais necessário», declara António Teixeira Rodrigues, diretor do CEFAR. 

Atualmente, a atividade gripal está a decrescer em todo o país.

«O objetivo das farmácias é colaborar com as autoridades de saúde nos grandes objetivos de Saúde Pública. No caso da gripe, o primeiro alerta só é possível a partir dos nossos sistemas de informação. O “Despertador das Farmácias” é para nós uma questão de responsabilidade e de compromisso», conclui Humberto Martins, diretor para a área profissional da ANF.

Mês de fevereiro dedicado aos mais novos


O Altice Forum Braga dedica o mês de fevereiro ao público infantil, com três espetáculos infantis. “Hakuna Matata, o Musical”, “A Música de Hogwarts em Concerto” e “Rapunzel uma Aventura Musical” prometem alegrar os fins de semana dos mais novos no próximo mês.

No próximo dia 16 de fevereiro, pelas 15h, o Grande Auditório do Altice Forum Braga vê chegar ao seu palco a divertida dupla Timon e Pumba. “Hakuna Matata, o Musical” leva-nos numa viagem pela vida do suricata e do javali mais conhecido da imaginária savana de Rei Leão, rumo à cidade. Entre divertidas peripécias com uma diretora do jardim zoológico e encontros inesperados, Timon apercebe-se que o seu coração está na selva, junto da sua família e dos seus amigos. Os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou online em https://ticketline.sapo.pt/evento/hakuna-matata-o-musical-47030.

No fim de semana seguinte, a dose é dupla. No dia 22 de fevereiro é vez de receber, também no Grande Auditório, pelas 17h30, o “A Música de Hogwarts em Concerto”. O público vai ser guiado à escola de magia mais conhecida do mundo através da música dos conhecidos filmes de Harry Potter. Os bilhetes para este espetáculo musical interativo podem ser adquiridos pelos amantes da saga de J. K. Rowlling e suas famílias nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou online em: https://ticketline.sapo.pt/evento/a-musica-de-hogwarts-em-concerto-48522

A história da jovem com um enorme cabelo dourado que deseja fugir da prisão na torre promete encantar o público mais novo. O musical “Rapunzel uma Aventura Musical” sobe pelas 16h de domingo, dia 23 de fevereiro, ao palco do Grande Auditório. Bilhetes disponíveis nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou online em: https://ticketline.sapo.pt/evento/rapunzel-o-musical-48521

Ainda neste mês de janeiro, e já na próxima quarta-feira, dia 29 reúnem-se, no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, um painel de oradores nacionais de referência nas “Conferências de Negócios Norgarante: Economia Digital e a Competitividade do Futuro”. O evento, com início às 14h30, pretende debater os desafios e oportunidades desta era da hiperconetividade e da transformação digital, com temáticas como a Disrupção, a Economia Digital, a Eficiência e a Produtividade das organizações. O programa pode ser consultado em https://www.conferenciasnorgarante.pt/pt/programa/. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória.


Sandra Oliveira

Km0 Alentejo - Sabores do Alentejo: o caminho mais curto do produtor ao consumidor

A iniciativa Km0 Alentejo, que tem como principal objetivo potenciar o consumo de produtos agroalimentares de origem local e a produção e transformação dos mesmos na região, encontra-se neste momento na fase de certificação de produtores, restaurantes, lojas e transformadores.

Assim, muito em breve, será possível encontrar o logotipo Km0 na entrada dos estabelecimentos e selecionar restaurantes identificados onde possa consumir diariamente um menu confecionado apenas com produtos locais. Nos mercados, os produtores locais certificados estarão também identificados e as caixas com produtos locais, quer frescos quer transformados, terão a placa Km0. Toda a cadeia de valor está envolvida nesta iniciativa, desde a produção, à transformação, lojas, terminando na restauração.

Pretende-se, assim, contribuir para a diversidade e resiliência dos sistemas alimentares e para a valorização dos produtos locais. Esta iniciativa procura também alertar para a pegada ecológica associada ao consumo energético da produção intensiva convencional, embalagem, transporte e armazenagem dos alimentos produzidos a grande distância do local onde são consumidos.

A certificação, a ser feita pela CERTIS, garante que a distância entre o local de produção e o local de consumo final, não vai além de 50 Km em linha reta e que não há mais do que um intermediário (regras definidas no referencial de certificação Km0 Alentejo).

Recorde-se que a iniciativa KM0 Alentejo surgiu da união de oito entidades regionais (Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora, Entidade Regional de Turismo, Associação Comercial do Distrito de Évora, Núcleo Empresarial da Região de Évora, Fundação Alentejo, Gesamb e SlowFood Alentejo), com coordenação da Universidade de Évora através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (anterior ICAAM), tendo sido oficializada em Março 2019. Embora o Km0 Alentejo tenha começado em Évora, pretende-se chegar a todo o Alentejo.



Neste momento a Imagem/marca está registada e está criada a página http://www.km0alentejo.pt/

GNR da Nazaré apreendeu e doou 439 quilos de Carapau

Resultado de imagem para caixas de carapau apreendidas
A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, ontem, dia 22 de Janeiro, no interior da lota da Nazaré, apreendeu 439 quilos de Carapau, com o valor estimado de 2200 euros.
No âmbito de uma ação de fiscalização e controlo de pescado, os militares verificaram que o peixe não possuía a medida regulamentar de venda, neste caso 12 centímetros, o que resultou na sua apreensão.
Foi identificado um homem de 51 anos de idade e elaborado um auto de contraordenação, cuja a coima pode atingir um valor de 37 500 euros.
A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.
O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higio-sanitário foi entregue a várias instituições 

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Resultado de imagem para Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália
DNM
Três pessoas morreram hoje na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades.
“Não sabemos ainda o que causou a queda. Simplesmente perdeu contacto com o aparelho”, explicou aos jornalistas Shane Fitzsimmons, responsável do Rural Fire Service (RFS) em Nova Gales do Sul.
Fitzsimmons informou que os três mortos são cidadãos norte-americanos que estavam integrados no componente estatal de combate aos incêndios.
“A fraternidade dos bombeiros é como família, uma família pequena, e os tripulantes eram bem conhecidos, não apenas aqui na Austrália”, frisou.
O responsável do RFS disse que “demorou algum tempo” a localizar os restos do C-130, explicando que a queda causou uma grande bola de fogo que continua ativo.
O aparelho pertencia à empresa Coulson Aviation que nos últimos anos têm prestado serviços de combate aéreo a incêndios em Nova Gales do Sul e que, por precaução, decidiu suspender os voos de todos os seus aparelhos de grande dimensão.
“O serviço está suspenso enquanto é feita uma análise para garantir que não pode haver problemas adicionais noutros aparelhos. Os militares estão a ajudar nessa avaliação”, explicou, admitindo que isso terá impacto nas capacidades de combate aos incêndios no estado.
Com a queda do avião aumentou para 32 o número total de mortos por causa dos incêndios.
Entretanto, os voos de e para o aeroporto de Camberra continuam condicionados, com grande parte da região coberta por uma espessa nuvem de fumo, com as autoridades a explicarem que o incêndio na região está “dentro de linhas de contenção”, apesar de continuar a representar um risco.
As autoridades emitiram já apelos para que empresas e instituições em Camberra reduzam os aparelhos de ar condicionado para reduzir o impacto do fumo.
Foi ainda feito um apelo para que se reduza o consumo de energia até ao início da noite dada a pressão que o “clima extremo” está a ter na rede elétrica.
Em Nova Gales do Sul há ainda três fogos no nível de emergência, de cerca de 85 ativos, com chuva castanha, devido ao pó e fumo, a cair em Melbourne.
Vários encontros do Open da Austrália foram já atrasados devido às condições.
Lusa

Corpo de Paulo Gonçalves chegou a Portugal. Cortejo fúnebre acompanhado por uma centena de ‘motards’

Resultado de imagem para Corpo de Paulo Gonçalves chegou a Portugal. Cortejo fúnebre acompanhado por uma centena de ‘motards’
DNM
O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu no Rali Dakar, chegou hoje ao fim da manhã ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com o cortejo fúnebre, acompanhado por cerca de uma centena ‘motards’, a seguir para Esposende, Braga.
Cerca 11:40, o carro funerário abandonou o aeroporto para iniciar a viagem para Esposende, com cerca de uma centena de ‘motards’ a acompanhar e com escolta policial, tendo sido saudado com palmas.
O cortejo fúnebre do piloto, que morreu na sequência de queda na sétima de 12 etapas do Dakar, na Arábia Saudita, vai passar pelo centro de Esposende antes de rumar à freguesia de Gemeses, onde o corpo ficará em câmara ardente, a partir das 16:00.
O funeral vai realizar-se na sexta-feira, pelas 16:00, na Igreja de Gemeses, em Esposende, concelho do distrito de Braga, em que foi decretado dia de luto municipal.
Lusa

Deco pede à ASAE para retirar do mercado incensos que podem provocar cancro

Resultado de imagem para Deco pede à ASAE para retirar do mercado incensos que podem provocar cancro
DNM
A Deco pediu à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) opara retirar do mercado diversos incensos devidos aos químicos perigosos que contêm, alguns deles carcinogénicos.
Numa nota enviada às redações, a Associação Portuguesa para a Defesa do Defesa do Consumidor (Deco) diz que as conclusões das análises que fez relativamente aos incensos “continuam a ser assustadoras” e que nada mudou em sete anos, quando foram realizados os primeiros testes a incensos e velas aromáticas.
“Concluímos no sentido de que devem ser retirados do mercado – já apresentámos este pedido à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Demos, igualmente, conhecimento à Direção-Geral da Saúde”, refere a Deco, em comunicado.
Na nota, a Deco sublinha: “são uma mescla de substâncias irritantes para olhos, nariz e vias respiratórias; algumas são reconhecidamente carcinogénicas e outras, pelo menos, suspeitas”.
“Acetaldeído, acetona, acroleína, benzeno, etilbenzeno, formaldeído, monóxido de carbono, naftaleno e outros compostos orgânicos voláteis” são alguns dos químicos que a Deco detetou na queima dos seis incensos analisados, substâncias que considera “altamente perigosas”.
Todos falharam na avaliação da presença de contaminantes químicos, segundo a associação, que lembra que todos os incensos testados “são comprovadamente perigosos para a saúde dos consumidores a curto (irritações) e a médio e longo prazos (variando com os períodos de exposição, patologias respiratórias crónicas, doença oncológica)”, refere.
“É comum encontrarmos nas embalagens as palavras: ‘natural’, ‘purificante’, ‘seguro’ ‘energia positiva’ – que, de um ponto de vista da segurança dos consumidores e da obrigação da prestação de uma informação verdadeira e comprovável, são absolutamente inadmissíveis”, afirma a Deco.
“Some-se, ainda, uma rotulagem insuficiente, com alegações falsas, impressa de forma ilegível e que, verdadeiramente, só contribui para o quadro grave que encontrámos”, acrescenta.
A Deco diz ainda que, nestes casos, os consumidores estão “perante produtos comprovadamente perigosos, que são poluentes do ar interior e cuja utilização deve ser, no mínimo, fortemente desaconselhada”.
A associação diz ainda que, já após o teste que fez há sete anos, alertou os grupos parlamentares para esta questão e que a Comissão Internacional de Normalização produziu normas que contemplam os parâmetros abordados e estabeleceu métodos de análise e tetos máximos de exposição, “mas que carecem, ainda, da regulamentação necessária de modo a que tenham força de lei”.
Entre os produtos analisados estavam à venda nas várias lojas visitadas pela Deco estão os incensos Zara Home Encens, Green Tree 7 Chakras, Satya Sai Baba Nag Champa Cônes d’Encens e Satya Sai Baba Nag Champa Agarbatti Incense Sticks, Eurescents Sensations, Green Tree 7 Chakras e Casa Escape Black Oudh.
Nas velas, a Deco analisou a Yankee Candle, Airwick Anti-tabaco, Kasa Vermelho, A Loja do Gato Preto Vela Verde, Arte Regal Vela Antiolor (Ref. 28395), Glade Relaxing Zen e Casa Wood Rustic.
Lusa

Diretor da private banking do EuroBic encontrado morto em casa

Resultado de imagem para Diretor da private banking do EuroBic encontrado morto em casaO diretor da private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol, Nuno Ribeiro da Cunha, foi encontrado morto na quarta-feira à noite na casa onde residia no Restelo, em Lisboa, confirmou fonte da PSP.
O gestor, de 45 anos, foi encontrado quarta-feira à noite na sua casa no Restelo, em Lisboa. O alerta foi dado por volta das 22:00 horas.
Nuno Ribeiro da Cunha já tinha sido encontrado no passado dia 7 de janeiro numa residência de férias, em Vila Nova de Milfontes, com ferimentos graves, suspeitando-se mesmo que pudesse ter sido alvo de uma tentativa de homicídio. No entanto, o próprio terá dito às autoridades que tentou pôr termo à vida.
Ontem, 22 de Janeiro, as autoridades acabaram por encontrá-lo morto em casa, na garagem. Segundo fonte da PSP, “tudo aponta para suicídio”.
Nuno Ribeiro da Cunha foi constituído arguido por alegada má gestão e desvio de fundos da petrolífera Sonangol, juntamente com Isabel dos Santos, Sarju Raikundalia, ex-administrador financeiro da Sonangol, Mário Leite da Silva, gestor da empresária e presidente do conselho de administração do Banco de Fomento Angola (BFA), Paula Oliveira e amiga de Isabel dos Santos e administradora da NOS.
Isabel dos Santos, filha do antigo presidente da República de Angola José Eduardo dos Santos, é alvo de um processo-crime que surgiu na sequência de uma denúncia do presidente do conselho de administração da petrolífera, Carlos Saturnino.
Na quarta-feira o procurador-geral angolano anunciou que a empresária Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.
A decisão da justiça angolana tem lugar depois de o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) ter revelado no passado domingo mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de ‘Luanda Leaks', que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.
Madremedia

Corrupção: Setor público em Portugal piorou em 2019

OCDE: Jovens que imaginam empregos de sonho ficam mais motivados para estudar

Resultado de imagem para OCDE: Jovens que imaginam empregos de sonho ficam mais motivados para estudar
Observador
Os jovens que conseguem imaginar os seus empregos de sonho e de vida acabam por ficar mais motivados para estudar, revela um estudo da OCDE, reconhecendo que esses "sonhos e aspirações não dependem apenas do talento dos alunos".

O maior inquérito que avalia o desempenho escolar a nível mundial, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE, divulgou esta quarta-feira um estudo sobre "Empregos de Sonho: As aspirações de carreira e o futuro do trabalho entre os adolescentes", tendo por base as respostas de meio milhão de jovens, entre os quais portugueses.

O ambiente socioeconómico das famílias acaba, mais uma vez, por ter uma forte influência no futuro dos jovens mas o relatório aponta mais um fator: o sucesso dos adolescentes é também afetado pelo conhecimento aprofundado do mundo do trabalho. "Numa palavra, os estudantes não podem ser o que não podem ver", sublinha o relatório.
O relatório recorda ainda outros estudos que revelaram que os jovens que conseguiram combinar um emprego a part-time com os estudos a tempo inteiro acabaram por ter melhores resultados quando chegaram à vida adulta e entraram no mundo do trabalho.O papel das escolas e dos Governos também são fundamentais nesta equação no momento de direcionar os jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. Os estudantes que têm experiências de trabalho durante a adolescência assim como orientação profissional acabam por ter mais sucesso profissional porque mais dificilmente descobrem ter escolhido a profissão errada.
Em Portugal, são raros os jovens que não têm acesso a essa orientação profissional, que ocorre de forma sistemática nas escolas. É nas escolas com uma população estudantil composta maioritariamente por jovens de meios socioeconómicos desfavorecidos que a taxa de participação nestes processos desce. Ali, só 85 por cento das escolas oferece este serviço de apoio aos adolescentes, contra as quase 100 por cento das escolas situadas em meios favorecidos.
No entanto, os resultados nacionais estão muito acima da média da OCDE, que se situa no intervalo entre os 60 por cento e os 70 por cento para as escolas desfavorecidas e favorecidas, respetivamente.
A existência de cada vez mais desempregados com formação superior e as dificuldades que os empregadores dizem ter em encontrar pessoas com a formação necessária revela que "mais educação nem sempre significa automaticamente melhores empregos e melhores vidas. Para muitos jovens, o sucesso académico provou ter um significado insignificante para garantir uma transição suave para um bom emprego".Por todo o mundo, os jovens que terminam os estudos têm mais formação do que os seus pais ou avós. Apesar de terem mais formação académica acabam por ter mais dificuldades no mercado de trabalho.
Com o mundo em rápida mudança, existem fortes razões para acreditar que a escola precisa de ter um olhar novo sobre como preparar os jovens para o mundo do trabalho.
O último PISA realizou-se em 2018, tendo contado com a participação de meio milhão de alunos de 15 anos, de 79 países participantes. Para o estudo suplementar sobre as carreiras participaram alunos de 32 países, incluindo Portugal.
Mais de metade escolhem os mesmos empregos
Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas mas para as quais não pretendem estudar.
O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico revela que a concentração nas mesmas profissões tem vindo a aumentar.
Em 18 anos, mais raparigas e rapazes escolheram as mesmas opções. No final, a lista resume-se a apenas 10 áreas para a maioria das raparigas (53 por cento) e para 47 por cento dos rapazes, segundo dados médios dos 41 países que participaram nos inquéritos de 2000 e 2018.
Em Portugal, as taxas são ainda mais elevadas: 58 por cento dos rapazes optam pelas mesmas áreas assim como 54 por cento das raparigas.Tendo em conta as respostas dadas nos 41 países, elas querem seguir uma profissão na área da saúde (15,6 por cento), ensino ou gestão de empresas, enquanto eles se focam mais nas áreas das ciências e engenharia: No top aparecem os empregos associados a engenharias (7,7 por cento), seguindo-se gestão de empresas e a área da saúde.
O relatório alerta para os perigos desta concentração de empregos poder significar falta de conhecimento do mercado de trabalho e falta de orientação profissional.
Os jovens carenciados assim como os que têm piores resultados nos testes do PISA são apontados como os mais suscetíveis de escolher entre menos opções profissionais.
Outro dos resultados do inquérito é o facto de o emprego que os jovens sonham ter quando chegarem à vida adulta não ser compatível com as habilitações académicas dos adolescentes.
O relatório revela que um em cada cinco jovens escolhe uma profissão que não se adequa com os anos de escola que pretendem ter, um problema que volta a ser mais dramático entre os estudantes de meios socioeconómicos desfavorecidos.
Ter um emprego acessível, bem pago e com futuro "parece estar a cativar a imaginação de cada vez menos jovens". A agravar este cenário, o relatório revela ainda que cada vez mais procuram trabalhos em risco de desaparecer, uma característica mais visível entre os rapazes e os jovens de meios socioeconómicos desfavorecidos.

RTP c/ Lusa

VAGOS realiza “Reunião Ordinária Pública” dia 23 de Janeiro de 2020

Resultado de imagem para VAGOS realiza “Reunião Ordinária Pública” dia 23 de Janeiro de 2020
A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, esta quinta-feira, dia 23 de Janeiro de 2020, pelas 09:30 horas, na sala de reuniões da Câmara Municipal.
Estas reuniões decorrem nas terceiras quintas-feiras de cada mês, pelas 9h30, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Vagos. Se a reunião ordinária pública coincidir com um dia de feriado, a mesma terá lugar no primeiro dia útil seguinte, com início à mesma hora.
Destacam-se os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:
  • Protocolo de colaboração entre o Município de Vagos e a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações – Rede TDT
  • Comissão Municipal de Defesa da Floresta – Regulamento de funcionamento
  • Protocolo entre o Município de Vagos e a Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina (CASDC) – “Sentir para Crescer
  • Isenção e redução de taxas
  • Apoio a estratos sociais desfavorecidos
  • Atribuição de uma licença de táxi para transporte de pessoas com mobilidade reduzida, fora do contingente –Proposta para abertura de concurso
  • Incêndios florestais de 15 e 16 de outubro de 2017
  • Requalificação do Centro da Vila
  • Centro Náutico e Piscatório da Praia da Vagueira
  • Requalificação e ampliação da EB da Quintã
  • Requalificação de Habitação Social – Bairro Dr. Pedro Guimarães
  • Ampliação das ETAR de Ouca e Santa Catarina – Águas do Centro Litoral, S.A.
  • Intervenção do público

Têxteis, perfumes e sapatilhas. ASAE apreende 187 mil artigos contrafeitos

Resultado de imagem para Têxteis, perfumes e sapatilhas. ASAE apreende 187 mil artigos contrafeitos
Uma pessoa foi detida e "entregue ao SEF por se encontrar indocumentada em território nacional".
A autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 187 mil artigos contrafeitos num valor aproximado de cinco milhões de euros. A informação é avançada pela autoridade numa nota enviada às redações.
A megaoperação de combate à contrafação teve lugar nos concelhos de Barcelos e de Vila Nova de Famalicão, na sequência de uma investigação "em curso em dois armazéns, após vigilância durante uma semana, pela suspeita de crime de venda de artigos contrafeitos", lê-se na nota.
"Como resultado da ação, foi instaurado um processo-crime por venda, circulação e ocultação de artigos contrafeitos num valor total da apreensão que ascendeu a cerca de 4,7 milhões de euros. Para transporte da mercadoria apreendida num total de 187.000 artigos variados (têxteis, perfumes, marroquinaria, sapatilhas) para os armazéns da ASAE, tiveram de ser utilizados sete camiões TIR", adianta a ASAE.
A nota avança ainda que foram apreendidos também "408 euros em numerário e três telemóveis"
Uma pessoa foi detida e "entregue ao SEF por se encontrar indocumentada em território nacional, tendo-lhe sido posteriormente aplicada pela Autoridade Judiciária a medida de coação de apresentações semanais".
Lusa
Foto: © Pixabay