sábado, 26 de novembro de 2016

VOTOS DO WISCONSIN VÃO SER RECONTADOS


 
Jill Stein foi candidata à presidência norte-americana pelo Partido Verde
Jill Stein foi candidata à presidência norte-americana pelo Partido Verde
O Estado do Wisconsin, um dos que o republicano Donald Trump venceu por estreita margem nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, anunciou, esta sexta-feira, que vai recontar os votos em resposta aos pedidos de dois ex-candidatos presidenciais.
A Comissão Eleitoral do Wisconsin, onde Trump se impôs à sua principal rival, a democrata Hillary Clinton, por pouco mais de 20.000 votos, indicou que irá recontar os votos na sequência dos pedidos para o efeito de Jill Stein (Partido Verde) e Rocky Roque De La Fuente (independente).
Este organismo “prepara-se para proceder à recontagem estatal dos votos segundo o solicitado por estes candidatos”, detalhou, em comunicado, o administrador da comissão estadual, Michael Haas.
Segundo Haas, a recontagem vai começar no final da próxima semana, “depois de a campanha de Stein pagar a taxanecessária”, a qual “está ainda a ser calculada”.
As leis do Wisconsin determinam que o estado faça a recontagem a pedido de um candidato, se este ou esta a puder pagar, mas nunca foi realizada uma operação do tipo.
A recontagem está estimada em um milhão de dólares (944 mil euros).
A estrutura de campanha de Stein tem estado a recolher dinheiro, através da Internet, para suportar os custos da recontagem nos estados do Wisconsin, Pensilvânia e Michigan e, até sexta-feira, tinha angariado 5,4 milhões de dólares (5,1 milhões de euros).
A verba deverá chegar para financiar a recontagem de votos no Wisconsin e também na Pensilvânia.
A campanha lançou na quarta-feira uma iniciativa de angariação de fundos para financiar a recontagem de votos nesses dois estados e também no Michigan, onde os resultados eleitorais aguardam a validação final e a vantagem de Trump sobre Clinton é na ordem dos 10.000 votos.
O objetivo da campanha de Stein passa por chegar aos sete milhões de dólares (6,6 milhões de euros) para poder também custear a recontagem no Michigan.

Vantagem determinante

De acordo com a campanha de Jill Stein, existem provas “convincentes” de “anomalias” na votaçãonestes três Estados e, por isso, é necessário verificar os resultados dos condados que dependem de máquinas de voto eletrónico.
Jill Stein, que obteve pouco mais de 1% do voto popular nas eleições de 08 de novembro, negou que o seu objetivo seja evitar uma presidência de Donald Trump.
A vantagem nestes três estados federais foi determinante para que Donald Trump ultrapassasse os 270 grandes eleitores necessários no Colégio Eleitoral e conquistasse a eleição para a Casa Branca.
Estes estados votaram sempre no candidato democrata nas eleições presidenciais recentes.
Apesar de Trump ter conseguido impor-se no sistema do Colégio Eleitoral (órgão que determina o Presidente dos Estados Unidos), Hillary Clinton conseguiu superar o adversário republicano no voto popular com mais de 2,1 milhões de votos, segundo o site Cook Political Report.
Esta semana, advogados e especialistas em eleições sugeriram à antiga candidata presidencial Hillary Clinton que solicitasse a recontagem de votos naqueles três estados para garantir que não foram manipulados por um ataque informático, mas a sua equipa não deu, até ao momento, sinais de estar a equacionar essa possibilidade.
/Lusa
_________________________________________________________

ATIVISTAS PAQUISTANESES QUEREM ABRIR A PRIMEIRA MESQUITA LGBT DO PAÍS


 
Hashoo Foundation / Flickr
-
A Shemale Association For Fundamental Rights (SAFFAR), uma ONG que luta pelos direitos fundamentais no Paquistão, está a planear abrir uma mesquita LGBT na cidade de Islamabad, onde vivem aproximadamente 2.700 transgéneros.
A organização, que já arrecadou cerca de 7 mil dólares para a construção da mesquita, quer assegurar o direito dos LGBT’S poderem deslocar-se a um templo religioso em segurança, já que muitas vezes são expulsos das mesquitas, ou então são forçados ir para um local que não é dedicado ao culto.
“A principal razão para construir esta mesquita é transmitir a mensagem de que as pessoas que são transgéneros também são muçulmanas, e têm o direito de praticar orações dentro de uma mesquita, e de recitar ou ensinar o Alcorão”, disse Nadeem Kashish, fundadora do SAFFAR.
A mesquita será grande o suficiente para acomodar até mil pessoas e estará “aberta a qualquer pessoa, independentemente da crença religiosa”, destaca a organização no Facebook.
Em todo o mundo, os transgéneros enfrentam várias dificuldades culturais e sociais que as tornam alvo de violência e assassinato – sendo, muitas vezes, rejeitadas pela família.
Quase 300 pessoas trans foram mortas no ano passado, e 240 nos primeiros 10 meses deste ano, segundo o relatório da TGEU – Transgénero Europa, que contabilizou mundialmente 2.264 mortesdesde 2008 até outubro de 2016.
A maioria ocorreu no Brasil (123), México (52), Estados Unidos (23), Colômbia (14) e Venezuela (14). Na Ásia, a maior parte dos casos aconteceu na Índia (6) e Paquistão (5). Já na Europa, os casos aconteceram sobretudo em Itália (5) e na Turquia (5).
A primeira mesquita transgénero do mundo foi fundada em 2008 por Shinta Ratri, na Indonésia, como um lugar de culto e ensino. Chamada de “Pondok Pesantren Waria”, o local foi encerrado em fevereiro deste ano devido a ameaças da Jihad Islâmica.
Várias mesquitas LGBT foram fundadas na África do Sul, Paris e outros países, mas todas têm lutado contra a ameaça constante de violência.
ZAP / Hypeness
___________________________________________________________

CIENTISTAS AUSTRALIANOS ESTÃO A ESPALHAR O RUMOR DE QUE O PAI NATAL NÃO EXISTE


 
Psicólogos australianos estão a espalhar o subversivo boato de que o Pai Natal não existe – e pedem aos pais que não incentivem os filhos a acreditar na existência do velhinho de barba branca.
Spoiler alert: se as prendas que recebe no Natal são entregues por um senhor de barba branca que desce de noite pela chaminé, não leia este artigo.
Milhões de crianças em todo o mundo – e alguns adultos – acreditam que o Pai Natal existe. Mas agora, uma equipa de psicólogos diz que isso pode ser prejudicial para as crianças.
O estudo foi publicado na revista norte-americana Lancet Psychiatry.
De acordo com Kathy McKay, professora da Universidade da Nova Inglaterra, na Austrália, e co-autora do artigo, “a persistência na idade adulta das ilusões em histórias como Harry PotterGuerras nas Estrelas e Doctor Who demonstra o desejo de voltar à infância”.
Os cientistas defendem que, quando as crianças descobrem que o Pai Natal não é real, deixam provavelmente também de acreditar nos outros, perdem a fé no que lhe dizem.
Por essa razão, os autores do estudo reforçam a ideia de que “a confiança das crianças nos pais pode ser prejudicada pelo Pai Natal”.
Mas, ao mesmo tempo, os psicólogos afirmam que às vezes mentir às crianças pode ser a coisa mais acertada a fazer.
Por exemplo, quando um animal de estimação amado morre, é melhor dizer que o cachorro ou gato foi para um “lugar especial”, por exemplo para o “céu dos animais”, do que falar sobre a morte do animalzinho.
Mas independentemente do que os sabichões de bata branca possam dizer, se o Pai Natal não existe, quem é que afinal entrega as prendas às crianças de todo o mundo na véspera de Natal?
ZAP / SN

UM TERÇO DOS PORTUGUESES SOFRE DE PERTURBAÇÕES MENTAIS


 
Ani-Bee / Flickr
-
Os problemas de saúde mental em Portugal, sobretudo os casos mais graves, aumentaram com a crise económica, atingindo quase um terço da população em 2015, a par de um aumento do consumo de antidepressivos e ansiolíticos, revela um estudo nacional.
Trata-se dos resultados preliminares do projeto “Crisis Impact”, que estuda os efeitos da crise económica sobre a saúde mental das populações em Portugal, e que será apresentado esta sexta-feira, durante o Fórum Gulbenkian de Saúde Mental.
O estudo, da autoria de José Caldas de Almeida, presidente do Lisbon Institute of Global Mental Health, baseia-se numa atualização do estudo nacional de saúde mental de 2008-2009, permitindo comparar os dados do início da crise com os do final de 2015.
A conclusão que mais ressalta do estudo é o “aumento significativo da prevalência de problemas de saúde mental durante este período”, evidenciando uma relação estreita com os fatores sociais e económicos resultantes da crise.
Segundo os dados preliminares, os problemas de saúde mental passaram de uma prevalência de 19,8% em 2008, para 31,2% em 2015, um aumento que se verificou em todos os níveis de gravidade, mas sobretudo nos casos de maior gravidade.
Nos problemas ligeiros passou-se de 13,6% para 16,8%, nos problemas moderados de 4,4% para 7,6%, e nos problemas mais graves de 1,8% para 6,8%. A prevalência de problemas de saúde mental em 2015 foi mais elevada entre as mulheres, os idosos, os viúvos e separados e as pessoas com baixa escolaridade.
Quanto à relação destes problemas com a crise económica – nomeadamente a diminuição de rendimentos, o desemprego, a privação financeira e a descida de estatuto socioeconómico – o estudo demonstra que estão significativamente associados, revelando igualmente elevados padrões de perturbações depressivas e de ansiedade.
Mais de 40% das pessoas da amostra do estudo reportaram descida de rendimentos desde 2008, cerca de metade por corte de salários e pensões, 14% por desemprego, 6% por mudança de emprego e 5% por reforma.
Os que referem não ter rendimentos suficientes para pagar as suas despesas são quase 40% da amostra e apresentam uma prevalência significativamente mais elevada de problemas de saúde mental do que as que não sentem privação financeira.
A situação agrava-se quanto maior é a privação, sendo especialmente marcada no grupo de pessoas que não conseguem pagar as despesas básicas (comida, eletricidade, água) e que têm dívidas.
Pelo contrário, a existência de um elevado suporte social e o viver em bairros onde as pessoas se sentem seguras e bem integradas provaram ser fatores protetores em relação ao risco de ter problemas de saúde mental.
No que respeita ao uso de medicamentos, acompanha a tendência crescente da prevalência de problemas mentais, tendo-se verificado uma subida progressiva das percentagens de pessoas que usam psicofármacos, sobretudo antidepressivos e ansiolíticos.
Em valores absolutos, o uso destes medicamentos é muito mais elevado entre as mulheres, mas verificou-se um aumento particularmente elevado no consumo por parte dos homens, especialmente ansiolíticos.
Relativamente aos tratamentos, nos últimos cinco anos 27,9% das pessoas procuraram ajuda, sobretudo junto dos médicos de medicina geral, seguidos dos psiquiatras e psicólogos.
No geral, o sistema de saúde revelou capacidade de resposta, embora com alguns problemas a nível do acesso aos cuidados e sobretudo a nível da continuidade e da qualidade dos cuidados.
Se entre 70% e 80% das pessoas conseguiram ter acesso a cuidados, apenas 40% tiveram acesso aos cuidados adequados, sendo as dificuldades em cobrir os custos e em marcar consultas os principais obstáculos apontados.
/Lusa
__________________________________________________

DEMITE-SE MINISTRO BRASILEIRO ACUSADO DE PRESSIONAR COLEGA PARA DESBLOQUEAR OBRA

 

Valter Campanato / Agência Brasil
Ministro Geddel Vieira Lima será investigado pela Comissão de Ética da Presidência
Ministro Geddel Vieira Lima será investigado pela Comissão de Ética da Presidência
O ministro da Secretaria de Governo do Brasil enviou esta sexta-feira uma carta de demissão ao Presidente Michel Temer dias depois de alegadamente tentar usar o seu cargo para desbloquear uma obra embargada em Salvador, capital da Bahia.
Geddel Vieira Lima é o sexto integrante da equipa do chefe de Estado brasileiro a pedir demissão em seis meses de Governo.
Na carta de demissão, Geddel Vieira Lima alegou que deixaria o cargo porque não conseguia mais resistir às criticas que tem enfrentado depois de ter sido acusado de tentar usar o cargo de ministro para permitir a construção de um empreendimento imobiliário embargado.
“Em Salvador, vejo o sofrimento dos meus familiares. Quem me conhece sabe ser esse o limite da dor que suporto. É hora de sair. Diante da dimensão das interpretações dadas, peço desculpas aos que estão sendo por elas alcançados, mas o Brasil é maior do que tudo isso”, escreveu.
Geddel Vieira Lima é o sexto ministro a deixar o governo desde que Michel Temer assumiu a liderança do país em maio. Antes dele, caíram Romero Jucá (Planeamento), Fabiano Silveira (Transparência), Fábio Medina Osório (Advocacia-Geral da União), Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Marcelo Calero (Cultura).
Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura, demitiu-se na sexta-feira passada e, posteriormente, acusou Geddel de o ter pressionado para conceder a licença de construção do prédio de luxo localizado num bairro nobre de Salvador, que tinha sido embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por estar localizado numa área demarcada como Património Cultural da União. Os construtores queriam erguer 31 andares, mas o instituto só autorizou a construção de 13.
Esta segunda-feira, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu abrir um processo para investigar a conduta de Geddel Vieira Lima no episódio.
ZAP / Lusa
Comentário: apesar da convulsão que temos vindo a assistir no Brasil, pensei que esta demissão tinha acontecido em Portugal.
J. Carlos
______________________________________________


SOS RACISMO APRESENTA QUEIXA CONTRA REALITY SHOW DA TVI


 
CV Youtube
Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI "casa dos Segredos"
Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI “casa dos Segredos”
A associação SOS Racismo avançou com uma queixa contra o programa da TVI “Casa dos Segredos 6”, considerando que difunde e promove “discursos e comportamentos discriminatórios”.
A queixa, conforme explica a organização que combate o racismo e a xenofobia em Portugal, não é contra um concorrente em particular, conforme chegou a ser noticiado por alguns órgãos de comunicação social, mas sim contra o reality show da TVI.
“A propósito do programa da TVI ‘Casa dos Segredos’ e das mensagens e discursos de ódio nele proferidos, cumpre esclarecer que o SOS Racismo apresentou já uma queixa na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial”, esclarece a SOS Racismo na sua página oficial no Facebook.
A associação também vinca que “a queixa tem por objecto o programa e o órgão de comunicação social referidos, pelo facto de permitirem a difusão de discursos e comportamentos discriminatórios“.
Numa primeira análise, o concorrente Cláudio A. foi apontado como o único visado desta queixa, uma vez que só ele foi punido pela produção, e de forma leve, com uma nomeação directa, após palavras consideradas ofensivas.
Mas outros concorrentes tiveram igualmente, esse tipo de comportamentos reprováveis, nomeadamente em relação à concorrente brasileira Ana e à angolana Tucha.
A concorrente africana já foi acusada de chamar “branquela de m…” a um colega do reality show que é também conhecido por “falso gay”, embora essas imagens nunca tenham sido transmitidas pela TVI.
Independentemente disso, o que é seguro é que os comportamentos racistas e xenófobos têm sido uma constante nesta edição da Casa dos Segredos.
_______________________________________________________

HAWKING AVISA: APOCALIPSE PELO IMPACTO DE ASTERÓIDE VAI MESMO ACONTECER

 

O físico teórico Stephen Hawking – provavelmente, o maior do nosso tempo.
Stephen Hawking está certo de que o impacto de um asteróide vai acabar com a vida na Terra. O famoso astrofísico fala de uma “ameaça devastadora” com potencial para “limpar por completo” a humanidade.
“Uma das maiores ameaças à vida inteligente no nosso universo é a alta probabilidade de um asteróide colidir com planetas habitados“, considera Stephen Hawking numa intervenção citada pelo jornal britânico Express, no âmbito do movimento global Asteroid Day que tem no guitarrista dos Queen Brian May, que também é astrofísico, um dos mais famosos apoiantes.
Hawking já tinha alertado que a humanidade pode autodestruir-se nos próximos 100 anos e agora, avisa que os “asteróides pesados” existentes no espaço são uma perigosa ameaça para a nossa espécie.
Ele considera que as “rochas espaciais monstruosas” são “uma das maiores ameaças à humanidade” por terem a capacidade para “limparem por completo a vida” na Terra, conforme cita o Express.
Recentemente, foi notícia que a NASA e a ESA, as agências espaciais norte-americana e europeia, respectivamente, estão a preparar uma missão ao espaço no sentido de testar tecnologias que possam vir a ser usadas para desviar um asteróide em rota de colisão com a Terra.
A NASA tem manifestado especial atenção ao chamado “asteróide da morte“, o Bennu, que pode um dia vir a colidir com a Terra.
Mas apenas uma pequena parte dos asteróides que existem no espaço foi identificada e a campanha Asteroid Day visa consciencializar o planeta para a necessidade de investir mais recursos para aumentar essa identificação.
“A forma de proteger a Terra e a vida do impacto de um asteróide é encontrá-los primeiro”, salienta o astronauta da Apollo 9, Rusty Schweickart, que foi um dos fundadores do Asteroid Day, citado no sitedo movimento.
“Estamos a tentar impulsionar a média de detecção destes possíveis objectos de impacto em 100 vezes“, explica por seu turno Brian May, também citado na mesma página.
SV, ZAP
_____________________________________________________

ESTUDO REVELA QUE O “JET LAG” AUMENTA RISCO DE CANCRO NO FÍGADO


 
Um novo estudo do Baylor College of Medicine, nos EUA, revela que a alteração do relógio biológico produzida pelo “Jet Lag” interrompe os ritmos metabólicos do fígado, o que pode provocar a acumulação de gordura e ácidos biliares, fatores que aumentam o risco de cancro.
Os nossos corpos foram feitos para estar acordados durante o dia e para dormir durante a noite. Voar no meio da luminosidade quando o seu corpo acha que é de noite e comer comida de avião na altura em que costuma estar a dormir perturba o nosso ritmo circadiano – o que pode ser fatal.
O estudo, publicado na revista Cancer Cell, usou a luz para controlar os padrões de sono de cobaias, simulando assim a rutura de ritmos do corpo humano causado pela alteração do ciclo de sono.
“Queríamos saber se o Jet Lag é suficiente para induzir cancro em ratos bem alimentados, sem manipulação genética, nem radiação”, explicou o professor David Moore, o principal autor do estudo.
Os especialistas apagaram em horários diferentes as luzes das salas nas quais estavam as cobaias e, após algum tempo, descobriram que os animais tinham perdido o controlo do seu metabolismo.
Esse descontrolo fez com que as cobaias aumentassem de peso, desenvolvendo uma doença hepática gordurosa que evoluiu para inflamação crónica e, em alguns casos, cancro do fígado.
As cobaias perderam o controlo normal do metabolismo hepático, o que incluiu não só o a acumulação de gordura, mas também aumentou a produção de ácidos biliares.
“Encontramos outro fator, a produção elevada de ácidos biliares, que o fígado produz para ajudar a digerir as gorduras. Potencialmente, podem ser tóxicos“, destacou Moore, citado pelo Science Daily.
De acordo com o especialista, estudos anteriores ligaram altos níveis de ácidos biliares ao cancro de fígado – não apenas em animais, mas também em seres humanos.
Os cientistas esperam continuar a investigação para descobrir medicamentos que possam evitar que o Jet Lag afete os níveis de ácidos biliares no fígado, com o objetivo final de prevenir o cancro.
BZR, ZAP
_________________________________________________________

JESUS CRISTO É OFICIALMENTE REI DA POLÓNIA


 
Jesus Cristo coroado Rei da Polónia.
Jesus Cristo coroado Rei da Polónia.
Jesus Cristo foi oficialmente coroado como Rei da Polónia numa cerimónia religiosa que juntou milhares de peregrinos, entre os quais o presidente Andrzej Duda e vários outros políticos do país.
A “entronização” de Jesus Cristo como “Rei dos polacos” aconteceu no passado dia 19 de Novembro, na Igreja da Divina Misericórdia, em Cracóvia, depois de o Parlamento do país ter aprovado a medida em Abril passado.
Milhares de católicos, incluindo o presidente do país, Andrzej Duda, bem como outros políticos, juntaram-se na missa cerimonial, onde o cardeal Dziwisz vincou que não há que ter “medo” deste acto, uma vez que o “reinado” de Jesus Cristo “não ameaça ninguém, porque é expresso através do amor com que foi crucificado”, conforme cita o site polaco Gazeta.pl.
A coroação de Jesus Cristo como Rei da Polónia é uma ideia antiga, que vem desde o início do Século XX. Tudo começou quando uma enfermeira polaca, Rozalia Celakowna, teve uma visão que lhe apontava o caminho da guerra para o país, caso Nosso Senhor não fosse coroado rei.
A Igreja polaca foi contra a ideia, durante muitos anos, alegando que era “inapropriada e desnecessária”. Mas no início de 2016, o bispo Andrzej Czaja assumiu a coroação de Jesus Cristo como “teologicamente aceitável”.
Conferência Polaca de Bispos trata de salientar que o gesto não visa entregar “honra e poder” a Jesus Cristo, mas que é “um reconhecimento nacional da sua soberania sobre o universo“.
O presidente polaco, que pertence ao partido conservador Lei e Justiça (PiS), marcou presença na primeira fila da missa cerimonial e partilhou fotos do momento no seu perfil do Twitter.
A Polónia é um país extremamente católico, com 90% da população a assumir esta crença religiosa. E já há mais de 350 anos, um antigo Rei polaco tinha declarado Maria, a mãe de Jesus Cristo, rainha honorária do país.
SV, ZAP
____________________________________________________