sábado, 21 de janeiro de 2023

Vamos ao Fado em Cantanhede!

Uma oportunidade a não perder quem adora Fado. 
 



Portugal e Espanha juntos na defesa do Montado e Dehesas (homólogo do Montado em Espanha)

A Universidade de Évora integra, através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento o Projeto LIFE Scrubsnet “Regeneration and improvement of dehesas through the appropriate management of scrubland/shrub areas” que pretende explorar o potencial da gestão dos matos como forma de regenerar e melhorar o Montado e Dehesas (homólogo do Montado em Espanha).
Nesse sentido e como o solo é a base de todo o sistema, os investigadores do MED que integram a equipa do projeto pela Universidade de Évora, única entidade portuguesa envolvido neste projeto, deram início aos trabalhos através de um olhar atento às condições do solo.
O trabalho começou com a recolha de amostras de solo nas duas propriedades integradas no projeto e que serão alvo de intervenção: Terra das Freiras e Grupo de São Mateus, ambas localizadas no Sítio de Importância Comunitária (SIC) de Monfurado, da Rede Natura 2000, em Montemor-o-Novo.
“A maioria dos solos no Alentejo é ácida e apresenta uma alta toxicidade por manganês, resultando num solo pouco propício para o crescimento de diversas plantas. Assim, uma das soluções em análise é a aplicação de calcário dolomítico, considerada como a técnica mais eficiente para correção de acidez nos solos.
Comprovada a elevada acidez dos solos recolhidos, através de análises laboratoriais (componentes física e química), fez-se a aplicação do calcário dolomítico no solo das duas herdades” explicam os investigadores da academia alentejana. Espera-se que na próxima primavera já se consigam observar os primeiros resultados desta ação.
Na página oficial do projeto, sublinha-se a importância destas áreas referindo que “grande parte da biodiversidade da Europa está intimamente ligada a práticas agrícolas tradicionais e extensivas”. Aqui, frisa-se que “os ecossistemas agrícolas representam 38% da área total da rede Natura 2000, a maior parte da qual foi moldada por sistemas agrícolas extensivos.
Um bom exemplo deste tipo de habitat são as Dehesas/Montados (habitats 6310, 9330, 9430), a sudoeste da Península Ibérica (cerca de 4 milhões de hectares em Espanha e Portugal), mas também presentes em Itália. O seu estado de conservação tem sido repetidamente diagnosticado como desfavorável, sobretudo devido aos efeitos da intensificação da pecuária que se manifesta nas suas florestas envelhecidas”
Desta forma, “as práticas de gestão intensiva têm consequências profundas nos processos ecológicos que garantem a persistência do habitat a longo prazo, impedem a regeneração das árvores e esgotam a função do solo. Além disso, fatores adicionais estão comprometendo a sobrevivência da floresta, incluindo a disseminação de patógenos exóticos, aumento da seca, etc. Juntas, essas ameaças representam um desafio para o manejo desses sistemas que podem resultar em dramáticas consequências sociais, econômicas, paisagísticas e de biodiversidade”.
O Projeto LIFE Scrubsnet (LIFE20 NAT/ES/000978) é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. Mais informações em https://lifescrubsnet.eu/

Actividade semanal da GNR em todo o território nacional

Entre os dias 13 e 19 de janeiro
Detenções: 508 detidos em flagrante delito, destacando-se:
· 180 por condução sem habilitação legal;
· 170 por condução sob o efeito do álcool;
· 34 por tráfico de estupefacientes;
· 10 por furto e roubo;
· Três por violência doméstica;
· Dez por posse ilegal de armas e arma proibida.

Apreensões:
· 2050,55 doses de cocaína;
· 1768,6 doses de heroína;
· 1 720,96 doses de haxixe;
· 2,5 doses de MDMA;
· 49,432 doses de liamba;
· Seis comprimidos de MDMA;
· 54 anfetaminas;
· 41 armas de fogo;
· 13 armas brancas ou proibidas;
· 1 477 munições;
· 33 veículos;
· 137 180,20 euros em numerário.

Trânsito:
Fiscalização: 10 534 infrações detetadas, destacando-se:
· 2 072 excessos de velocidade;
· 941 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 471 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 447 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 428 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 393 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 340 relacionadas com tacógrafos;
· 338 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

RECESSAP realizará o II Congresso Europeu da Semana Santa nos próximos dias 2 e 3 de Março de 2023


  • Tendo por título “do Local ao Universal”, trata-se da primeira edição que se realizará com formato presencial
  • Abordará a Semana Santa e Páscoa na Europa a partir de uma perspectiva global, focando elementos históricos e rituais partilhados
  • Nesta edição serão abordadas as celebrações tendo por base as suas tradições e a forma de vida local como eixos unificadores de temas universais como a educação, a mudança geracional, a coesão social, a economia e a arte.
  • O Congresso será organizado pela Rede Europeia em colaboração com a Fundação Federico II de Sicília (Itália), sócia da Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa apresentou, na tarde do dia 19 de Janeiro, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid (Espanha), a edição do II Congresso Europeu da Semana Santa e Páscoa que decorrerá nos próximos dias 2 e 3 de Março no Palácio Real de Santa Elena e Constantino de Palermo, na Sicília, Itália.
 
Organizado pela Rede Europeia, em colaboração com a Fundação Frederico II de Sicília (Itália), sócia da Rede Europeia, a edição do Congresso realizar-se-á, pela primeira vez no formato presencial. As jornadas, cujo Comité Científico é presidido pelo professor Ignazio Buttitta, incluirão conferências e mesas redondas, constituídas por especialistas de diferentes países. A inscrição é gratuita.
 
Durante a apresentação, o Presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Juan Ramón Valdivia, sublinhou a importância deste Congresso, cuja realização terá como ponto estratégico alcançar o reconhecimento como Itinerário Cultural Europeu. Insistiu, ainda, na necessidade de continuar a trabalhar neste tipo de projetos, aos quais se juntam o Encontro de Confrarias e Irmandades, assim como, o Dia da Rede Europeia. Referiu que estes eventos “nos ajudam a pôr em destaque a acção da Rede cujo trabalho de enquadramento cientifico e social é, sem dúvida imprescindível”.
 
Por sua vez, o coordenador do Comité Científico da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Julio Grande, recordou que “uma das principais linhas de trabalho da Rede, consiste na necessidade de conhecer, investigar e avançar no futuro da Semana Santa a partir de uma abordagem multidisciplinar”.
 
Participaram também os representantes dos diversos municípios que integram a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, o assessor especial do Programa de Itinerários Culturais, Eladio Fernandé, e o Chefe de Serviço do Departamento Jurídico e Programas Europeus da Sub-direcção Geral de Gestão e Coordenação de Bens Culturais do Ministério da Cultura e Desporto do Governo Espanhol, Sergio Ortega.
 
Aprofundar a dimensão europeia da Semana Santa
As Celebrações da Semana Santa e Páscoa constituem, sem dúvida, uma das mais ricas manifestações da religiosidade popular na Europa. A sua ampla difusão, a variedade de rituais e manifestações, a participação social que geram configuram como um dos elementos de grande interesse científico, cultural e social.
 
A Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa trabalha incessantemente na conservação e difusão deste rico património. Para tal, é necessário ter como requisito imprescindível, o estudo e a investigação deste mesmo património, contribuindo assim para um melhor conhecimento destes complexos processos culturais e das suas comunidades.
 
O Congresso Europeu tem como objectivo principal aprofundar a dimensão europeia deste património comum, porém, diverso. Pretende-se mostrar uma visão de como são e o que representam, na atualidade estas celebrações no continente europeu, contribuindo para um melhor e maior conhecimento e preservação das mesmas.
 
A II edição deste Congresso Europeu está estruturada em quatro áreas temáticas:
  • Experiências educativas à volta da Semana Santa e Páscoa: as escolas e os museus como ferramentas para a participação infantil e juvenil
  • A Semana Santa e Páscoa como motor do desenvolvimento local
  • A Semana Santa e Páscoa como elemento de coesão social local e europeu: o papel das comunidades anfitriãs
  • Arte, Teatro e Música nas tradições da Semana Santa e Páscoa: realidade, evolução e manifestações contemporâneas
  •  
Este Congresso Europeu, que poderá ser seguido em direto através do sitio web do congresso, pretende reunir especialistas de diferentes nacionalidades e contribuir para o intercambio e colaboração científica sobre um património que mantém viva a sua existência, ano após ano, congregando um grande número de fiéis, turistas, interessados e curiosos.
 
O último dia de inscrições (gratuitas) para os participantes termina no dia 22 de fevereiro de 2023.
 
O prazo de submissão de resumos para palestrantes termina no dia 10 de Fevereiro de 2023.
 
Mais informação:
 
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
 
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga
www.semanasantabraga.com  



Despiste na Sertã provoca um morto

A vítima tinha cerca de 60 anos e o óbito foi declarado no local pela equipa da Viatura de Emergência e Reanimação.
Um homem morreu este sábado na sequência do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, na Sertã, distrito de Castelo Branco, disse fonte da Proteção Civil à Lusa.
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, a vítima tinha cerca de 60 anos e que o óbito foi declarado no local pela equipa da Viatura de Emergência e Reanimação (VMER).
O acidente ocorreu cerca das 06:49, na Rua Cândido dos Reis, na Sertã.
Foram mobilizados para o local, os Bombeiros Voluntários da Sertã, a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Avelar, a VMER dos Covões e a GNR, num total de 16 operacionais e sete viaturas.

SIC Notícias/Lusa

ESCLARECIMENTO | SISTEMA DE MOBILIDADE DA COVILHÃ

 
O Município da Covilhã, sem prejuízo da apresentação do serviço e das fases de implementação que terá lugar na próxima semana, a respeito do novo Sistema de Mobilidade da Covilhã, presta o seguinte esclarecimento:

-A nova concessão do Sistema de Mobilidade vigorará pelo período de 10 anos e inicia-se a 1 de fevereiro de 2023, implementada de forma faseada.

-Os serviços incluídos na concessão, bem como as responsabilidades e direitos dos cidadãos e da concessionária, perante o Município, são aqueles que constam do contrato celebrado com a concessionária, auditado pela Autoridade de Mobilidade e Transportes, pela Autoridade da Concorrência e visado, pelo Tribunal de Contas e aprovado pela maioria do Executivo Municipal, na sua reunião de 21 de junho de 2021, com a abstenção dos Senhores Vereadores da oposição.

-Um dos serviços incluídos na nova concessão é a gestão do estacionamento tarifado subterrâneo, em silo-auto, e à superfície em arruamentos da cidade, garantindo aos residentes o estacionamento gratuito do primeiro veículo, o pagamento anual de 15 euros do segundo e de 30 euros para o terceiro veículo. 

O número de lugares de estacionamento em silo-auto está condicionado pela capacidade máxima de cada silo. O número de lugares de estacionamento tarifado à superfície será a diferença para o total de lugares que o município está obrigado contratualmente a disponibilizar à concessionária por deliberação do Executivo Municipal, que oportunamente se deverá pronunciar sobre o seu número e a sua localização. Há, no entanto, uma certeza, a de que a totalidade dos lugares tarifados à superfície não excederá os 450, distribuídos em duas ou três zonas de estacionamento.

Resumo dos benefícios do novo Sistema de Mobilidade

• Passará a existir uma APP de transportes da Covilhã que permite a utilização de todas as componentes do Sistema de Mobilidade de forma integrada.

Para a utilização do Sistema de Mobilidade os munícipes beneficiarão das seguintes modalidades tarifárias:

-O Passe Mensal dá direito à utilização dos transportes rodoviários, elevadores e funiculares, mobilidade suave e parques de estacionamento;

-Passe mensal gratuito para residentes nos elevadores e funiculares;

-Manutenção do desconto de 50% para crianças e idosos;

-Passe mensal gratuito para transportes escolares em todos os graus de ensino, incluindo o superior;

-Os primeiros 30 minutos nos silos passarão a ser gratuitos;

-Os portadores de passe mensal terão direito a 8 minutos diários de Mobilidade Suave, bem como a 15% de desconto no estacionamento de rua;

-Nova Linha da Serra até às Penhas da Saúde e Torre;

-Nova Linha da Universidade;

-Mobilidade Suave;

-Rede de Bicicletas e trotinetes elétricas partilhadas.

iv) Descrição dos serviços incluídos na concessão

A Concessionária fica com a obrigação de prestar os seguintes serviços à população no espaço urbano:

-Transporte rodoviário;
- Elevadores e funiculares;
- Mobilidade suave;
- Estacionamento tarifado;
- Abrigos e publicidade.

O Município está a trabalhar para melhorar a Rede Pública de transportes e abranger mais pessoas de forma mais eficiente. Uma missão que vai ser conseguida integrando sinergias e reforçando a aposta na mobilidade do futuro.



Torneio realiza-se no Pavilhão Municipal de Gaia. CASTELO DE PAIVA PARTICIPA NA ÚLTIMA JORNADA NA LIGA BOCCIA SÉNIOR INATEL


O Município de Castelo de Paiva está a participar este ano na Liga Bóccia Sénior Inatel, com equipas com atletas oriundos das Instituições Particulares de Solidariedade Social existentes no concelho, e na próxima Segunda Feira, dia 23, vai estar no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, que vai acolher a derradeira jornada deste torneio, que já tem concretizadas três das quatro jornadas em disputa, sendo que, no quadro competitivo, vão marcar presença equipas de Castelo de Paiva, Penafiel, Paredes, Gondomar e Gaia.


Recorde-se que, o calendário deste torneio apresentou quatro jornadas para disputar, sendo que, o primeiro realizou-se a 30 de Novembro em Penafiel, o segundo a 14 de Dezembro em Paredes, o terceiro foi a 11 de Janeiro, em Castelo de Paiva e o quarto jogo terá lugar a 23 de Janeiro, em Vila Nova de Gaia – Pavilhão da Lavandeira.

Na jornada da próxima semana, o Município de Castelo de Paiva, estará representado por uma equipa com oito atletas pertencentes à ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, num programa que tem inicio ás 9h30 com concentração e recepção às equipas, seguindo-se os diversos jogos do Torneio ( fase de grupos ), almoço convívio, fase de eliminatórias e entrega de prémios às 16 horas.

Esta iniciativa inter-municipal assume particular importância e interesse, tendo em conta, o cariz social que representa, pelo convívio, confraternização e também pela promoção e divulgação da modalidade, sendo que, tem como principal objectivo, a promoção da socialização, integração e convívio desta actividade desportiva direccionada para a população sénior, através de uma competição adequada, saudável e em sintonia com as suas expectativas. O concelho de Castelo de Paiva participa habitualmente nestas actividades para os mais idosos, e pretende-se com este tipo de eventos promover a interacção entre a população sénior do concelho de Castelo de Paiva, criando momentos de acção, convívio e uma saudável rivalidade desportiva entre todos, sendo que este campeonato de bóccia se insere na programação da qual a edilidade paivense participa.

A Liga Boccia Sénior INATEL é um projecto da Fundação INATEL, que foi desenvolvido durante dois anos no Distrito do Porto, sendo que este torneio servirá de preparação para a Liga 2023, que a seu tempo terá divulgação mais detalhada.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE A APRESENTAÇÃO DA AGENDA “TEEN”

 A Biblioteca Municipal de Silves vai receber no dia 28 de janeiro, pelas 15h00, a apresentação da agenda “TEEN” Um Guia Para a Tua Adolescência, de Tânia Costa e Inês Mestre.
Destinada ao público juvenil/adulto, a Agenda "TEEN" é o guia que todas as jovens precisam para navegar a adolescência de forma mais tranquila e com conhecimento do seu corpo e ciclo menstrual.
Através de ferramentas e práticas como o yoga, a meditação, o feng shui e o coaching, a agenda ajuda as adolescentes na  caminhada do auto conhecimento, auto estima e equilíbrio.
É uma ferramenta única em Portugal, pois junta o guia para a adolescência com uma agenda personalizável para 12 meses, ou seja sem datas, para que possa ser começada em qualquer altura do ano.
 
+ SOBRE TÂNIA COSTA
Tânia Costa é natural de Odeáxere e formou-se em arquitetura. Nos últimos 20 anos tem trabalhado com crianças e adolescentes. É professora de yoga para crianças e adolescentes, coach infantil, eneacoach, formadora, doula. Criou a Academia Tânia Costa na qual reúne os seus conhecimentos e anos de experiências em programas transformadores para crianças, adolescentes, pais e professores.

+ SOBRE INÊS MESTRE
Natural de Silves, Inês Mestre formou-se em jornalismo e trabalhou 10 anos como jornalista da CARAS. Deu aulas de yoga para crianças em várias escolas do Algarve. Hoje é professora de yoga para mulheres, educadora menstrual e de fertilidade consciente. Mãe de duas raparigas adolescentes, são elas as suas maiores inspirações para aprender sempre mais e evoluir.

“ANAM em Diálogo” reúne com Presidentes de Assembleia do distrito de Aveiro

 •Encontro realiza-se no próximo dia 27 de Janeiro, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra,  às 17h30.
•“ANAM em Diálogo” reúne com presidentes numa dinâmica troca de opiniões e de diferentes realidades onde são discutidos alguns dos atuais desafios colocados às Assembleias Municipais, assim como outras matérias relacionadas com a organização deste órgão.
•Encontro com a presença de Pedro Silveira, autor do livro “Governo de Portugal".
No âmbito da iniciativa “ANAM em Diálogo”, projeto de proximidade, lançado em 2018, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), marca presença em Vale de Cambra, no próximo dia 27 de Janeiro, para um encontro com eleitos de vários municípios do distrito de Aveiro.
 
Esta edição da “ANAM em Diálogo” conta ainda com a presença de Pedro Silveira, autor do livro “Governo de Portugal”, uma obra que, segundo o autor “sinaliza alguns problemas do executivo português à luz do papel dos governantes e dos governados. Porque, na verdade, um governo eficaz e responsivo necessita de cidadãos interventivos, logo, bem esclarecidos sobre o que significa governar”.
 
Para Albino Almeida, Presidente da ANAM ”a ANAM em Diálogo surge como uma importante forma de promover rede de contactos de eleitos que, preservando sempre a autonomia do poder local, se confrontam com questões similares como seja a questão dos regimentos, questões procedimentais que muitas vezes se confrontam com lacunas legais e que o diálogo e a partilha ajudam a decidir convenientemente”.
 
A associação, que reúne já mais de 200 associados, realizou 25 sessões da “ANAM em Diálogo”, tendo percorrido a totalidade dos distritos e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como as cinco CCDR´s, com o objetivo de promover estes encontros que, para Albino Almeida, “são fundamentais para reforçar politicamente o que se pretende para o território que muitas vezes é comum a vários municípios.”
 
Depois de ter marcado presença em todo o território nacional, a ANAM arranca em 2023 com um novo roteiro de contactos, numa nova etapa que se espera ser muito profícua.

Silves | TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO RECEBE ESPETÁCULO DE MAGIA DES(APARECIDO)

 Para assinalar o Dia Mundial do Mágico, que se comemora a 31 de janeiro, o Município de Silves, apresenta a estreia do espetáculo de magia DES(APARECIDO), no dia 3 de fevereiro, pelas 21h00, no Teatro Mascarenhas Gregório (TMG).
Este é um espetáculo que envolve a magia comédia e música, direcionado para toda a família.
Miguel Alves, mais conhecido por Mialves faz com que o público se envolva na história, é criativo e original.
Um espetáculo imperdível com efeitos extraordinários, único e inesquecível.
Os ingressos têm um custo associado de 6 euros e podem ser adquiridos no dia do espetáculo, a partir das 19h00 na bilheteira do TMG.

+ SOBRE MIGUEL ALVES: Miguel Alves mais conhecido por Mialves nasceu a 18 de novembro de 2003 em Portimão e reside no concelho de Silves.
Quando tinha nove anos de idade, ofereceram-lhe uma pequena caixa de magia, que despertou aquela que iria a ser a sua grande paixão.
Mialves teve o seu primeiro espetáculo aos seus 14 anos.
Em 2019 foi pela primeira vez à televisão ao programa do João Baião na Sic, onde foi entrevistado e realizou alguns efeitos de magia.