sexta-feira, 12 de agosto de 2022

MUNDO | Incêndios e seca assolam Europa. Seca atinge 60% do território da UE e Reino Unido

Incêndios assolam Portugal, Espanha e França, enquanto a seca atinge 60% do território da União Europeia e Reino Unido.


Operacionais e equipamento de combate a incêndios de seis países da União Europeia começaram a chegar a França, na quinta-feira, para ajudar a combater vários incêndios florestais, incluindo um grande incêndio no sudoeste que obrigou a retirar milhares de pessoas.
A maior parte do país está a sofrer com uma vaga de calor agravada por uma seca extrema - condições que, de acordo com muitos especialistas, vão ocorrer mais frequentemente devido às alterações climáticas.
Em Portugal, desde sábado, um incêndio florestal no Parque Natural da Serra da Estrela mobilizou cerca de 1.500 bombeiros. O fogo já destruiu 10.000 hectares de vegetação do Geoparque mundial classificado pela Unesco.
Nos últimos cinco dias, ardeu o equivalente a 10% do património natural deste espaço.
Em Espanha, os incêndios florestais continuam a afetar a província de Ourense (Galiza) com quatro fogos florestais ainda ativos. Apenas um mês após sofrer uma das piores vagas de incêndios da sua história, a província de Ourense está novamente a reviver esses dias de incêndios com várias frentes ativas que até agora queimaram mais de 2.300 hectares.
Desde o início do Verão, os fogos na Galiza já queimaram mais de 22.000 hectares.
Sete aviões de combate a incêndios da Força Aérea Espanhola (SAF) foram destacados na quarta-feira, para ajudar no combate a cinco incêndios na Galiza. 
A nível europeu, a seca está a afetar cerca de 60% da União Europeia e do Reino Unido. Uma condição agravada pelas alterações climáticas, que este Verão se traduziram num calor recorde em toda a Europa, de acordo com estudos do Observatório Europeu da Seca.
A condição de seca deverá ser declarada para o sudoeste da Inglaterra nesta sexta-feira, quando uma nova vaga de calor atingir grandes partes do Reino Unido.
Na quinta-feira, o Met Office emitiu um aviso de calor extremo que se vai estender até ao fim de semana, com temperaturas máximas acima dos 30 graus.
A ilha de Canvey, no Essex, também está a ser atingida pelos incêndios, esta quinta-feira, vários operacionais foram chamados para combater as chamas.

Fonte: Euronews

Évora | Esclarecimento Público: PROLIFERAÇÃO DE ROEDORES E RASTEJANTES

 A proliferação de roedores, baratas e até pombos em meio urbano é um fenómeno comum que tende naturalmente a aumentar sempre que existem condições propícias. Esta situação acontece ciclicamente nas cidades com caraterísticas idênticas às de Évora e por isso não deixa de ser um fenómeno previsível e controlável.

Os meios de controlo que têm vindo a ser utilizados pelo Município de Évora são idênticos aos da generalidade das cidades onde ocorre idêntico problema. São seguros e eficazes, como tem comprovado a experiência de anos sucessivos.

 A Câmara Municipal começou as ações de controlo durante o mês de junho através da colocação de produtos adequados nas caixas de visita das redes de saneamento. Foram até à presente data intervencionadas 36 artérias da cidade, entre bairros e centro histórico, seguindo-se mais 16 em curso. Adicionalmente, logo que se anteviu tratar-se de um ano atípico, a Câmara Municipal contratou externamente, como reforço dos meios próprios, serviços de desratização e desbaratização nas redes públicas de saneamento pelo valor de 19.990,00€. Acresce a todas as medidas mencionadas a manutenção anual de uma prestação de serviços dirigida especificamente a 26 escolas do Concelho e Mercado Municipal.

A Câmara Municipal de Évora reforça o apelo à população no sentido de não reagir a alarmismos, que são sempre causadores de mau estar generalizado, para além de causarem graves prejuízos à imagem pública da Cidade, e esclarece que estão a ser utilizados todos os meios necessários para a resolução do problema. 

A treinar para a BioRace na praia da Torreira

 Antes de aterrar nos Percursos do BioRia no dia 24 de setembro, a BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos desafia os banhistas a largarem as suas toalhas de praia e a lançarem-se ao mar de exercícios que a equipa BioRace preparou para o bootcamp que se realizará na praia da Torreira, este domingo, dia 14 de agosto, às 9h30. Apareça! As entradas são livres.
 

Este treino de fitness à beira mar tem o objetivo de proporcionar um momento desportivo de diversão e preparação para a BioRace Challenge, bem como de antevisão do evento agendado para 24 de setembro, nos Percursos BioRia, em Estarreja.
 
A prova rainha, dos 10km, já está lotada com a participação de um total de 3 mil atletas. Ainda estão abertas inscrições para as provas dos 5km e BioRace Kids.
 
BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos 2002
Desafio para todos em pleno contacto com a natureza nos trilhos do BioRia, num cenário paradisíaco que convida à prática de exercício físico. Corrida com uma mistura de obstáculos naturais e outros criados para animar e dificultar a aventura.
 
Carla Miranda

Dois meses depois, gripe das aves volta a ser detetada em Portugal

A gripe das aves voltou a ser detetada em Portugal, numa exploração caseira de galinhas, perus e patos, em Beja, cerca de dois meses após o país estar livre deste vírus, foi hoje anunciado.

“No dia 11 de agosto, foi confirmado um novo foco de infeção por vírus da gripe aviária numa exploração de detenção caseira com galinhas, perus e patos, na freguesia de S. Marcos de Ataboeira, concelho de Castro Verde, distrito de Beja”, indicou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Em junho, Portugal recuperou o estatuto de país livre da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP), depois de ter somado 20 focos de infeção.
Segundo a DGAV, foram implementadas medidas de controlo, como a inspeção do local, abate dos animais afetados, bem como a inspeção e notificação das explorações com aves nas zonas de proteção, num raio de três quilómetros em redor do foco, e de vigilância, num raio de 10 quilómetros.
“Perante a evidência de contínua circulação do vírus da GAAP”, a DGAV pediu que todos os detentores de aves cumpram as medidas de segurança e as boas práticas de produção, evitando também os contactos entre aves domésticas e selvagens.
Por outro lado, notou que as medidas de higiene das instalações, equipamentos e materiais devem ser reforçadas, assim como o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde estão a aves.
“A notificação de qualquer suspeita deve ser realizada de forma imediata, para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença, no terreno, pela DGAV”, alertou.
Em Portugal, o primeiro foco de gripe aviária foi detetado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica, em Palmela, distrito de Setúbal.

Madremedia/Lusa

Portugal é o sexto país da Europa com mais casos de Monkeypox

No país já foram detetadas 710 pessoas infetadas, anunciaram as autoridades de saúde europeias.
Os dados constam do boletim conjunto hoje divulgado pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e pela delegação regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, revelando que, até dia 09 de agosto, foram identificados 17.897 casos de varíola do macaco em 41 países e áreas de toda a região europeia.
Por país europeu, Portugal é o sexto com maior número de casos (710), apenas ultrapassado por Espanha (5.162), Alemanha (2.982), Reino Unido (2.973), França (2.423) e Holanda (959), de acordo com os números hoje publicados.
Ainda ao nível europeu, as autoridades de saúde de 35 países comunicaram 17.509 casos ao ECDC e à delegação regional da OMS, sendo que, destes, 17.402 foram confirmados em laboratório.
Depois de o primeiro sintoma ter sido reportado, ao nível europeu, a 03 de abril, o ECDC e a OMS para a Europa explicam que, de momento, a maioria das pessoas infetadas está na faixa etária dos 31 e 40 anos (40%) e é do sexo masculino (99%), tendo principalmente sintomas como erupção cutânea, febre, fadiga, dores musculares, arrepios ou dores de cabeça.
Do total, houve já 455 casos de pessoas hospitalizadas, dos quais 163 necessitaram de cuidados clínicos, como internamento em unidades de cuidados intensivos.
O ECDC e a OMS para a Europa adiantam que, até agora, 48 casos de Monkeypox foram reportados como sendo trabalhadores da saúde, mas sem ter sido atribuída qualquer exposição profissional.
Houve ainda duas mortes de pessoas infetadas na Europa.
Em Portugal, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), na passada quinta-feira, o número de casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox subiu para 710, dos quais 77 identificados na última semana.
Segundo a DGS, do universo de casos reportados no Sistema de Vigilância Epidemiológica a maior parte pertence ao grupo etário entre os 30 e 39 anos e são do sexo masculino, havendo agora quatro casos do sexo feminino.
A presença do vírus Monkeypox em Portugal foi detetada pela primeira vez há três meses, a 03 de maio.
A 16 de julho foi iniciada a vacinação dos primeiros contactos próximos de casos e até agora foram vacinadas 73 pessoas, dos 104 contactos considerados elegíveis (70,2%).
Os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.
Uma pessoa que esteja doente deixa de estar infecciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

Madremedia/Lusa

Benfica realiza estágio em Anadia

A equipa sénior masculina de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica (SLB) escolheu o Município de Anadia para a realização do seu estágio de pré-época que decorrerá de 15 a 20 de agosto.
Os treinos vão ter lugar no Pavilhão de Desportos de Anadia, localizado no Complexo Desportivo de Anadia, e irão decorrer à porta aberta, permitindo que os treinadores e jogadores dos clubes do Município possam assistir aos mesmos, podendo interagir com o staff técnico e com os atletas.
No primeiro dia (15), os treinos decorrem das 17h00 às 19h00. Nos dias 16 e 17, das 10h00 às 11h30 e das 17h00 às 19h00. Nos dias 18 e 19, das 17h00 às 19h00. No último dia (20 de agosto), das 10h00 às 12h00.
De sublinhar que a equipa sénior do SLB disputa a principal competição nacional de basquetebol, a Liga Betclic masculina, cuja temporada se inicia a 24 de setembro.
De salientar ainda que o Sangalhos DC também irá disputar esta competição nacional. De acordo com o sorteio do calendário, o primeiro jogo que oporá as duas formações (Sangalhos e Benfica) está agendado para o dia 15 de outubro, no Complexo Desportivo de Sangalhos.

Luxemburgo | Doar Sangue: Cruz Vermelha faz apelo urgente a dadores de sangue


 
A Cruz Vermelha luxemburguesa lançou um apelo urgente a dadores de sangue devido à velocidade com que as reservas de sangue do Luxemburgo estão a esgotar-se. 

Num comunicado, a diretora do centro de transfusão sanguínea, Anne Schuhmacher, sublinha que atualmente o stock disponível de sangue para os hospitais luxemburgueses é de apenas seis dias.
A diretora frisa que, mesmo durante o verão, a procura de produtos sanguíneos é elevada. No entanto, muitos dadores estão de férias. Para além disso, as vagas de infeções covid-19 fizeram com que nos últimos meses, tivesse havido menos dadores de sangue. 
Acumulando estes fatores, o stock de sangue acabou por atingir um nível excecionalmente baixo.

Todos os adultos entre os 18 e os 60 anos de idade podem doar sangue no Luxemburgo. Cerca de 13.000 pessoas estão registadas junto da Cruz Vermelha.
O Centro de Transfusão Sanguínea da Cruz Vermelha Luxemburguesa pode ser contactado pelo telefone 27 55 4000.

oto: Lex Kleren/Luxemburger Wort

Concerto "Estado de Alma" na RTP1

 
Na noite de segunda para terça-feira, 22 para 23 de Agosto, poderão assistir. na RTP1 ao Concerto "Estado de Alma" do Pianista Gerardo Rodrigues, com todo o seu Ensemble.

A Digressão "Estado de Alma" teve início em Setembro de 2021, e já conta com quatro dezenas de espetáculos que passaram pelas salas nacionais.
O pianista apresentou o seu segundo álbum de originais “Estado de Alma”, no Teatro-Cine de Torres Vedras, no passado 24 de Setembro de 2021.
O concerto promete mais uma vez emocionar, surpreender e inspirar a plateia.

“Estado de Alma” é uma composição que dá seguimento ao trabalho iniciado com “Improvisos”, em 2020, e marca a sua viagem de auto-descoberta em tempo de mudança e incerteza, potenciado pela pandemia.
A transparência, simplicidade e genuinidade das suas composições são já a sua impressão digital, e este segundo trabalho não é exceção, apresentando-se como a história das suas próprias emoções, exploradas num momento em que o Gerardo redefiniu o seu caminho, os seus objetivos e prioridades.
Num estilo muito próprio, que balança entre o New-Age, Neo-Classical ou Modern-Classical, as suas composições expõem o seu amor pelo piano, resultando num trabalho único em Portugal.

Piano e Composições - Gerardo Rodrigues
Soprano - Sofia Miradouro
Violinos - Afonso Esteves, Beatriz Morais e Cristiana Matos.
Violeta - Inês Fernando
Violoncelo - Catarina Coelho
Percussão - Miguel Mota

Bailado: Margarida Hugobaldo

Participação Surpresa: Maestro Mário Rui Teixeira

Vídeo: José Sequeira e João Marques
Edição Vídeo: João Marques

Engº Som: Márcio Ferreira

Management & Booking:
Promusical Produções Unipessoal Lda

Bio
Estudou Piano e Composição no Conservatório de Música em Torres Vedras.
Leccionou em Escolas Públicas e Privadas por vários anos.
Seu vasto currículo inclui direção musical, músico, compositor e produtor.
Em 2000, participou, como compositor e orquestrador, do 36º Festival RTP da Canção, tendo vencido o concurso, com a canção “Sonhos Mágicos”, interpretada pela “Liana”.
Acompanhou, como músico e diretor musical, vários artistas portugueses.
Produziu e gravou álbuns para vários artistas nacionais.Faz uma pausa em Portugal e volta para Nova York, sua cidade natal, por alguns anos.
Em 2010, regressa a Portugal, onde se estabeleceu em Peniche, com o seu estúdio.
Em 2011, é convidado a ingressar na Academia de Música Stella Maris - Peniche, onde é Professor de Piano e Diretor Pedagógico.
Em 2020, o confinamento, devido ao vírus Covid-19, permitiu que ele reunísse várias de suas Improvisações ao Piano, guardadas, para seu primeiro álbum a solo, intitulado "Improvisos", lançado em Julho de 2020.
O seu segundo trabalho de originais, "Estado de Alma", foi lançado em Setembro de 2021.
Em Fevereiro de 2022, foi distinguido, pelo Rotary Clube de Peniche, como "Profissonal do Ano 2022", pelo trabalho desenvolvido na comunidade na última década e pelos dois álbuns lançados em 2020 e 2021
 
Links:
Video do Single "À Deriva": https://youtu.be/UBePgk10HE4

Município de Silves celebra contrato de apoio à reabilitação urbana no Algoz

 
O Município de Silves celebrou esta segunda-feira, 8 de Agosto, o contrato de apoio à reabilitação urbana do Algoz, integrado na Estratégia de Reabilitação Urbana da Área de Reabilitação Urbana do Algoz.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e da promotora das obras de reabilitação urbana, Joana Coelho.
A celebração do contrato integra-se nas medidas municipais de apoio financeiro à execução da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) do Algoz, através do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB), de modo a proceder a obras de reabilitação urbana de edifícios.
Este programa possibilita aos proprietários e arrendatários de prédios urbanos, com uso eminentemente habitacional, a realização de obras de reabilitação de edifícios, melhorando-se, desse modo, o tecido urbano, por via da reabilitação do património e a dinâmica socioeconómica por via da fixação de população.

Silves | Interrupção de fornecimento de água no dia 12 de agosto na zona poente da Rua Almeida Garrett, em Pêra entre as 09h00 e as 13h00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Renovação e Requalificação Urbana na Vila de Pêra”, o fornecimento de água será interrompido na zona poente da Rua Almeida Garrett, em Pêra, na União de freguesias de Alcantarilha e Pêra, entre as 09h00 e as 13h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Silves | Condicionamento de trânsito no dia 11 de agosto na Rua Dr. Manuel de Arriaga e na Rua Bartolomeu dias em Armação de Pêra entre as 7h00 e as 09h30

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ações de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais, a circulação encontra-se condicionada na Rua Dr. Manuel de Arriaga (entre o Parque de Campismo e o cruzamento com a Rua da Quinta da Saudade) e haverá restrição de circulação na Rua Bartolomeu Dias (entre o cruzamento com a Rua Dr. Manuel de Arriaga e o cruzamento com a Rua Fernão de Magalhães), entre as 7h00 e a 09h30.

Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de 10 de agosto

- Apresentação de projecto Requalificação do troço entre a rotunda da Rua da Horta das Figueiras e a rotunda do PITÉ e repavimentação de troço entre a rotunda da EN380 e a rotunda da Rua da Horta das Figueiras-Variante ao PITÉ para avançar com o respectivo concurso no valor de 828 mil e 641 euros - Aprovado por unanimidade.

- Protocolo de colaboração entre o Município de Évora e os Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Évora – Aprovado por unanimidade

- Manual de Procedimentos para Gestão de Ocorrências em Espaço Público do Município de Évora - Aprovado por unanimidade

- Apoio para o Projeto de Restauro do Carrilhão da Igreja de Sto. Antão pelo CESEM – Universidade de Évora - Aprovado por unanimidade

- Plano de Transporte Escolar para o Ano letivo 2022/2023, no valor global de 528 030 euros - Aprovado por unanimidade

- O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Alexandre Varela, informou sobre as medidas camarárias tomadas para combate à proliferação de roedores e insectos em meio urbano. Esta situação, também observada em outros concelhos do sul do país em virtude de condições meteorológicas favoráveis ao longo do ano, motivou dezenas de intervenções de desinfestação pelos serviços de saneamento. Para além destas intervenções, está em curso a prestação de serviços por empresa especializada.

 - 23 processos de gestão urbanística – Aprovados por unanimidade

- Voto de saudação, proposto pela CDU, ao atleta Pedro João Brito, que venceu o Circuito Nacional de FootGolf (Categoria +55), sagrando-se Campeão Nacional – Aprovado por unanimidade

- Voto de saudação ao atleta Gil Santos, vencedor do UCI Granfondo Coimbra Region, em Ciclismo, proposto pela CDU – Aprovado por unanimidade

- Voto de saudação ao Clube de Bilhar de Évora, Vice-Campeão Nacional de Bilhar Carambola, proposto pela CDU – Aprovado por unanimidade

- Voto de celebração do Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto) e compromisso com a Juventude. Por Évora, pelos Jovens, proposto pelos Vereadores do PSD – Aprovado por unanimidade

- Voto de Louvor ao Clube de Rugby de Évora, proposto pelos Vereadores do PSD – Aprovado por unanimidade

- Voto de louvor à senhora diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia – Maria de Lurdes Brito – pelo trabalho e missão desempenhada, proposto pelos Vereadores do PSD – Aprovado por unanimidade

 - Voto de saudação aos atletas da Associação Académica da Universidade de Évora, Francisco Frade e Margarida Varela, ao seu treinador Manuel Pacheco e à Associação Académica, apresentado pelos Vereadores do PS – Aprovado por unanimidade

- Voto de louvor ao trabalho desenvolvido pelo Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora e a todos os seus profissionais e voluntários de saúde, apresentado pelos Vereadores do PS – Aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS, CDU e PSD e contra do MCE (com as forças políticas a apresentarem declarações de voto).

 - Voto de pesar pelo falecimento de Inácia da Conceição da Mira Imaginário Grilo - Assistente Operacional – auxiliar de Ação Educativa, no Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, proposto pela CDU – Aprovado por unanimidade

- Voto de pesar pelo falecimento de José Luís Pires Ramos - Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. Professor e investigador do Centro de Investigação em Educação e Psicologia na Universidade de Évora, proposto pelos Vereadores do PSD e PS – Aprovado por unanimidade.

CM de Castelo de Paiva assinala Dia Internacional da Juventude. Entrada gratuita e actividades na Piscina do Castelo

 
O Município de Castelo de Paiva associa-se ao Instituto Português do Desporto e Juventude, neste dia em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, e para assinalar a data, vai proporcionar a todos os jovens até aos 30 anos, a entrada gratuita na Piscina Municipal do Castelo, localizada na zona ribeirinha de Fornos.
 
Assim, a partir das 14 horas, todos os jovens poderão usufruir de uma aula de hidroginástica, insufláveis gigantes e muitas surpresas, potenciando assim um dia repleto de exercício físico e muita animação.

Recorda-se que o tema das comemorações de 2022 é a “Solidariedade Intergeracional“, na expectativa da criação de um mundo para todas as idades e abre espaço para actividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações. A solidariedade entre as gerações é fundamental para o desenvolvimento sustentável promovendo relações e parcerias intergeracionais de forma a garantir que «ninguém fique para trás».
 
Carlos Oliveira

Um investimento superior a 300 mil euros. CM de Castelo de Paiva apresentou nova viatura de recolha de resíduos urbanos

Câmara Municipal de Castelo de Paiva reforçou esta semana a sua frota municipal, contabilizando uma nova viatura para a Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, para entrar de imediato em funcionamento nos circuitos de recolha existentes no concelho, traduzindo-se num investimento superior 300 mil euros.

Na presença do Vice-Presidente, José António Vilela, da Vereadora Liliana Vieira e dos trabalhadores dos Serviços Municipais, o Presidente da Câmara Municipal, José Rocha participou na recepção da viatura nas instalações do Armazém Municipal e fez questão de entregar pessoalmente esta nova viatura de última geração, ao nível da recolha de resíduos urbanos.


Com este investimento, a autarquia paivense pretende não só reforçar e renovar a sua frota, com o objectivo de prestar um serviço de recolha de resíduos ainda com mais qualidade e maior eficiência ambiental, melhorando a qualidade na prestação de serviço na realização dos circuitos de recolha, como ter um melhor e maior impacto nas áreas da higiene pública e ambiente por todo o território municipal.


 Município de Castelo de Paiva, tem reforçado os equipamentos de recolha selectiva e incrementado a recolha directa junto dos comércios, assim como a optimização das rotas e periodicidade de recolha dos próprios, com vista a uma melhoria gradual e consistente da qualidade ambiental do concelho, destacando-se também o reforço na colocação de contentores e “ moloks “, em vários pontos do concelho.


Para o edil paivense, responsável pelo Pelouro do Ambiente, estas intervenções vão de encontro às boas práticas de salubridade e visam manter o concelho mais limpo e convidativo, melhorar o aspecto visual dos pontos de recolha de resíduos, bem como assegurar uma correcta deposição de resíduos, respeitando a saúde pública e o ambiente.

 

Carlos Oliveira

Município de Cantanhede organiza visitas guiadas pelo património local que vão recorrer entre 19 de agosto e 17 de setembro.

 

O Município de Cantanhede prepara-se para iniciar um ciclo de visitas ao património cultural e natural da região. No total, são cinco programas, um por semana, que incluem atividades e visitas dirigidas a toda a população.

A iniciativa, levada a cabo pelo serviço de Turismo do Município de Cantanhede, em articulação com outros serviços e parceiros, arranca no próximo dia 19 de agosto, com uma visita guiada ao Museu da Pedra e termina a 17 de setembro, com o Percurso do Marquês, que consiste numa visita guiada, a pé, pela cidade de Cantanhede.

Mais do que a organização de meras visitas a locais de relevo histórico e cultural, queremos reforçar e qualificar a educação e comunicação patrimoniais junto da comunidade”, explica o vice-presidente da Câmara, Pedro Cardoso. Responsável pelo pelouro da Cultura, o autarca adianta que o objetivo passa também por “converter o rico património de Cantanhede num ativo real de desenvolvimento e afirmação social e cultural, económica e turística”.

É notório que o nosso património ainda não atingiu o reconhecimento pleno do valor que possui, por isso pretendemos, numa primeira fase, resgatá-lo do anonimato, para depois aumentar o reconhecimento, divulgação e comunicação dos bens e valores em presença às diferentes escalas”, concretiza.

A primeira visita, com início às 10h30 do dia 19 de agosto, ao Museu da Pedra, inclui a exposição “O Calor do Estio nos Fornos da Cal” e atividade em ateliê vivo.

Seguem-se visitas ao CIAX - Centro de Interpretação de Arte-Xávega, na Praia da Tocha (26 de agosto), Vila Histórica de Ançã (2 de setembro), Capela da Varziela (9 de setembro) e Percurso do Marquês (17 de setembro).

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia em formulário online disponível na página de Facebook do Município, através do número de telefone 231 410 155 ou no Posto de Turismo, Largo Conselheiro Ferreira Freire 3060-201 Cantanhede.

Município de Figueiró dos Vinhos oferece cadernos de atividades aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB

 
A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos aprovou, em reunião ordinária de 10 de agosto de 2022, a atribuição gratuita dos cadernos de atividades aos alunos matriculados no concelho.
Podem beneficiar desta oferta todos os alunos matriculados no 1.º, 2.º e 3.º CEB e que irão frequentar, no ano letivo 2022/2023, as escolas do concelho de Figueiró dos Vinhos.
Os alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB estão abrangidos por uma medida do Governo que oferece os manuais escolares a todas as crianças, oferecendo o Município os cadernos de atividades.
Os encarregados de educação deverão manifestar a vontade de usufruir deste auxílio económico atribuído pela Câmara Municipal no âmbito da ação social escolar através de inscrição de 12 a 23 de agosto de 2022, na Plataforma Digital SIGA, em  (https://siga1.edubox.pt). 
Para mais informações poderão ainda dirigir-se às instalações do Gabinete de Ação Social do Município de Figueiró dos Vinhos, sito na Av. José Malhoa, em Figueiró dos Vinhos, para apoio na realização da inscrição na plataforma.
No caso dos Encarregados de Educação dos alunos que irão frequentar as Escolas Básicas de Almofala e Arega poderão, ainda, proceder à inscrição na plataforma acima mencionada, nos edifícios das respetivas Juntas de Freguesia.
 A aquisição dos referidos cadernos de atividades será feita nos estabelecimentos sediados no concelho, que façam a sua comercialização.

Mais Verão – Férias em Cheio mostra a história e as tradições às crianças e jovens em Reguengos de Monsaraz

 

As crianças e jovens que estão a participar na iniciativa Mais Verão - Férias em Cheio estão a conhecer as localidades do concelho de Reguengos de Monsaraz, a sua história e as suas tradições. O programa de atividades que o Município de Reguengos de Monsaraz está a organizar desde 4 de julho até 26 de agosto decorre em diversos locais das 8h às 18h e destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos de idade.
 
Hoje, dia 11 de agosto, as atividades são na União de Freguesias de Campo e de Campinho, onde vão visitar a junta de freguesia, conhecer como funciona uma queijaria, dinamizar uma história e terão animação musical com Ste e J. Luís. O programa do Mais Verão - Férias em Cheio pretende mostrar a história, as raízes e as tradições com visitas às aldeias do concelho, a olarias, à Fabricaal que produz as mantas de Reguengos de Monsaraz, à CARMIM, oficinas de Cante Alentejano, entre outras atividades já desenvolvidas ou que ainda vão decorrer durante o mês.
 
No dia 16 de agosto, os participantes no Mais Verão - Férias em Cheio vão estar na freguesia de Monsaraz para realizarem um peddy paper na vila medieval e visitarem o Observatório do Lago Alqueva, a Casa das Avós e a exposição de serigrafia e litografia “A Essência da Cor”, de Manuel Cargaleiro, que está patente na Igreja de Santiago. No dia 23 de agosto será a vez de conhecerem a freguesia de Corval com visitas à Rocha dos Namorados, à Olaria Patalim, à Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval e à sede da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, onde todas as crianças e jovens poderão experimentar tocar os instrumentos.
 
Mais Verão - Férias em Cheio apresenta um programa com carácter educativo, cultural, desportivo e recreativo para proporcionar a todas as crianças e jovens férias diferentes preenchidas com atividades variadas, em convívio com outras crianças e jovens, com o devido acompanhamento. Com esta iniciativa a autarquia pretende igualmente apoiar as necessidades das famílias nas férias escolares.
 
Durante este período, os participantes também têm atividades desportivas e aquáticas, visitas lúdicas e pedagógicas, oficinas criativas, histórias e jogos tradicionais, música e dança, tecelagem, cultura e tradição, leitura e escrita criativa, expressão plástica e sensibilização ambiental. As inscrições podem ser efetuadas no Serviço de Educação da autarquia, por telefone (266503309) e por e-mail (educacao@cm-reguengos-monsaraz.pt) e têm o custo semanal de 12,5 euros por participante sem almoço e de 19,8 euros com almoço incluído.

Carlos Manuel Barão 
 

PJ detém dois homens indiciados do sequestro de quatro mulheres em Alcácer do Sal

As vítimas estiveram sequestradas durante horas, tendo sido ameaçadas com uma arma de fogo.
Dois homens, de 34 e 32 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária pelos crimes de sequestro, coação, ofensas à integridade física e importunação sexual de quatro mulheres, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), foi esta quinta-feira revelado.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) indicou que os dois suspeitos foram detidos através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal e estão “fortemente indiciados” não só daqueles quatro crimes, mas também pelos crimes de tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.
O caso remonta a abril e, contactada pela agência Lusa, fonte policial revelou que as vítimas são “quatro mulheres, na casa dos 20 anos”.
Nesse mês, um dos detidos e as vítimas “deslocaram-se para um estabelecimento de restauração a fim de conviverem”.
“Algum tempo depois juntou-se, a este grupo, o outro ora detido”, explicou a PJ, no comunicado.
Após o jantar, “deslocaram-se para um bar, onde permaneceram até às 02:00” e, “por acordo entre todos", decidiram ir para a residência de um dos detidos, onde as vítimas foram "de imediato ameaçadas e agredidas, porquanto segundo os suspeitos, ter-se-ão apropriado de produto estupefaciente”, lê-se na nota.
“Durante as horas em que permaneceram sequestradas, as vítimas foram ameaçadas com uma arma de fogo e obrigadas a despir-se. Após ser localizado o produto estupefaciente, os detidos permitiram às vítimas que saíssem de casa, tendo estas recorrido a um amigo para as transportar para a residência das mesmas”, disse a Judiciária.
A PJ revelou ter desenvolvido diligências, esta quarta-feira, que permitiram reunir “elementos probatórios que sustentam os indícios recolhidos”.
Os dois arguidos, com “antecedentes policiais por crimes contra a propriedade e de tráfico de estupefacientes”, já foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo um deles ficado em prisão preventiva e outro ficado sujeito a apresentações periódicas.

Incêndio destruiu toneladas de roupa em armazém da Cruz Vermelha

Incêndio ficou confinado ao armazém
Um incêndio num armazém de roupa da Cruz Vermelha, em Vila Nova de Gaia, Porto, destruiu esta sexta-feira de madrugada "toneladas de roupa", disse à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores.
De acordo com a fonte, o alerta foi dado cerca da 01:50, mantendo-se, pelas 07:15, no local 38 operacionais e 12 viaturas dos Sapadores e Voluntários de Coimbrões.
"Ainda decorrem trabalhos de remoção dos detritos na cave e subcave do edifício", disse a fonte, referindo tratar-se de "uma operação demorada, uma vez que são toneladas de roupa".
As causas do incêndio, que ficou confinado ao armazém, ainda não são conhecidas.

SIC Notícias

Temperatura no Ártico subiu quatro vezes mais rápido que a média global

Os dados analisados pelos cientistas são referentes aos últimos 40 anos.
O aquecimento do Ártico está a acontecer a uma velocidade superior ao que tinha sido anteriormente definida. Um estudo publicado na revista Communications Earth & Environment avança que o Ártico, como um todo, aqueceu perto de quatro vezes mais rápido nas últimas quatro década do que a média global.
Já se saiba que a velocidade de aquecimento no Ártico era superior à média, mas o valor agora avançado pelo estudo é quase o dobro do que estava estimado. Organizações climatológicas - como a Administração Norte-americana do Oceano e da Atmosfera (NOAA, na sigla inglesa), - tinham avançado que a temperatura nesta zona estaria a subir duas vezes mais rápido do que a média do planeta.
Este novo estudo, liderado pelo cientista climático Mika Rantanen, foi iniciado depois de terem sido registadas várias ondas de calor de grande intensidade no Ártico, avança o The Independent.
Os investigadores analisaram dados de temperatura registados entre 1979 – ano a partir do qual existem dados recolhidos por satélite de boa qualidade – e 2021. A conclusão do estudo aponta que, nos últimos 40 anos, a temperatura do Ártico subiu 3,8 vezes mais depressa do que a média global.
Mas esta subida de temperatura não foi uniforme. Os cientistas concluíram também que as zonas localizadas mais perto do polo norte registaram um aquecimento mais acentuado do que áreas mais a sul. Há também zonas em que a subida de temperatura chega a ser sete vezes maior do que a média global: é o caso das ilhas russas Novaya Zemlya.
O cientista climático Mika Rantanen explica, ao The Independent, que um dos fatores que leva a um aquecimento mais rápido é o fenómeno “amplificação do Ártico”, que acontece, precisamente, devido ao derreter do gelo marinho. Ao derreter o gelo, passa a existir uma menor quantidade de superfície brilhante e reflexa – característica do gelo branco – e passa a haver uma área escura maior no oceano, que vai absorver a luz solar e o calor e potenciar o aquecimento.
O aquecimento global está relacionado com o aumento dos níveis de gases de estufa - como o dióxido de carbono, o metano, o vapor de água, entre outros - que estão ligados à atividade humana. O aumento da temperatura em regiões como o Ártico ou a Antártida impulsiona o derretimento das camadas de gelo existentes em ambos o polos, o que leva também ao aumento do nível do mar.
Outro estudo, publicado um dia antes, avança que se o manto de gelo que cobre a Antártida Oriental derreter, o nível do mar poderia subir cinco metros nos próximos séculos. Também a norte, o desaparecimento da camada de gelo que cobre a Gronelândia é considerado pela comunidade científica como um importante fator para o aumento do nível do mar.
O desaparecimento dos glaciares e da camada de gelo coloca em causa ainda os habitats de várias espécies de animais tanto no Ártico como na Antártida. Também os solos que até agora estavam permanentemente congelados passam a sofrer erosões e inundações.

SIC Notícias
Imagem: MetSul

Mais de meia tonelada de pescado apreendida na Gafanha da Nazaré

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 10 de agosto, apreendeu mais de meia tonelada de diverso pescado fresco, na localidade da Gafanha da Nazaré.
Numa ação de fiscalização com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e desembarque de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram uma embarcação de arrasto, encontrando no seu interior 33 quilos de lula vulgar e 14 quilos de polvo vulgar sem as medidas regulamentares para ser capturado e mantido a bordo. Os militares detetaram ainda inconformidades no preenchimento do diário de pesca eletrónico, nomeadamente, o não cumprimento das obrigações de registo e declaração de dados relativos às capturas de pescado, culminando assim, na apreensão de 483 quilos de pescado diverso que não estava registado.
Foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 40 anos, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação ao armador da embarcaçãocuja coima pode ascender aos 125 mil euros.
O pescado não registado foi entregue à lota de Aveiro para ser vendido no regime de leilão e o pescado subdimensionado será alvo de inspeção higiossanitária para ser doado a instituições de solidariedade social.
A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

Apreendidos artigos contrafeitos na feira de Portomar

A GNR Coimbra, através do Posto de Mira, neste dia 11 de agosto, apreendeu 50 artigos contrafeitos na localidade de Portomar.
A apreenssão aconteceu durante uma ação de patrulhamento e fiscalização na feira quinzenal de Portomar. Os militares da Guarda detetaram a venda ao público de artigos contrafeitos, "de diversas marcas conceituadas sem qualquer tipo de documento de transporte ou de aquisição, culminado na apreensão de 50 artigos.", pode ler-se no comunicado enviado à redação.
Da ação resultou a identificação de um homem de 32 anos, tendo sido elaborado o respetivo "auto por contrafação e imitação e uso ilegal de marca, o qual foi remetido ao Tribunal Judicial de Cantanhede."
A Guarda Nacional Republicana relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos.

Três desalojados após incêndio em apartamento na cidade de Coimbra

Incêndio ocorreu ao final da manhã, num 4.º andar de um prédio localizado na Avenida Fernão de Magalhães.
Três pessoas ficaram desalojadas, esta quinta-feira, na sequência de um incêndio que atingiu um apartamento na Baixa da cidade de Coimbra, revelou fonte dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
De acordo com a mesma fonte, o incêndio ocorreu ao final da manhã, num apartamento de um quarto andar de um prédio localizado na Avenida Fernão de Magalhães.
"Quando chegámos ao local as chamas já saiam pela janela. Ardeu a zona da cozinha e da sala, tendo o apartamento ficado inabitável", descreveu.
À agência Lusa a mesma fonte disse ainda que no apartamento se encontravam dois dos três residentes, que foram assistidos no local, depois de terem inalado fumo.
No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Brasfemes, os Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova e a Cruz Vermelha, com um total de 16 operacionais, apoiados por seis viaturas, para além da PSP.

SIC Notícias

Degelo nos Alpes suíços leva à descoberta de dois corpos e destroços de um avião

Temperaturas recorde registadas nos Alpes suíços estão a levar ao degelo dos glaciares, o que já permitiu descobrir dois corpos e um avião que caiu em 1968.
Os Alpes suíços já enfrentaram duas ondas de calor este verão e os glaciares estão a derreter devido às altas temperaturas registadas, que quase chegaram a 30°C em Zermatt.
Nas últimas semanas, resultado do degelo dos glaciares, grupos de caminhantes já encontraram dois corpos e restos de um avião, que terá caído em 1968.
Nos primeiros dias de agosto, dois alpinistas franceses, enquanto escalavam o glaciar de Chessjen, no cantão de Valais, encontraram ossos humanos, confirmou a polícia.
Foram descobertos perto de um antigo caminho que deixou de ser usado há cerca de 10 anos e, provavelmente, só foram encontrados porque os alpinistas estavam a usar um mapa antigo do local. Dario Andenmatten, guarda da cabana da montanha Britannia, estimou que a pessoa tivesse morrido entre "1970 e 1980".
Uma semana antes, no glaciar Stockji, perto do resort de Zermatt, a noroeste do Matterhorn, tinha sido encontrado outro corpo.
Segundo a polícia de Valais, o processo de de identificação através do ADN está a decorrer e poderá levar alguns dias. Existe uma lista de cerca de 300 casos de pessoas desaparecidas desde 1925.
Um dos corpos, conta o The Guardian, está a ser associado ao milionário Karl-Erivan Haub, dono de uma rede de supermercados, que desapareceu a 7 de abril de 2018, na zona de Zermatt, enquanto esquiava. No entanto, um dos caminhantes que descobriu o corpo disse ao jornal Blick que as roupas eram de cor néon, "ao estilo dos anos 80".
Na primeira semana de agosto, um guia turístico descobriu também os destroços de um avião que tinha caído no glaciar de Aletsch, perto dos picos das montanhas Jungfrau e Mönch, em junho de 1968.
Dominik Nellen, de 38 anos, disse, citado pelo The Guardian, que acreditava estar a olhar para duas mochilas e não para destroços de um avião.
Apenas uma inspeção posterior e mais detalhada confirmou que os objetos encontrados pertenciam a uma aeronave Piper Cherokee, que levava a bordo, quando caiu, um professor, um médico-chefe e filho. Os corpos foram recuperados na altura, mas os destroços do avião não.

SIC Notícias