segunda-feira, 8 de abril de 2024

CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO 25 DE ABRIL

 

O Município de Castelo de Paiva apresentou hoje a programação que vai assinalar no concelho, as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril.
Para festejar a efeméride da Revolução dos Cravos, a autarquia paivense arranca com o programa a 19 de Abril, às 21 horas, com a abertura de uma exposição sobre o 25 de Abril de 1974, no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local, e apresentada por alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva.

No dia 22, às 18 horas, no espaço da Biblioteca Municipal, será apresentada outra exposição, denominado “ Ano de 1974 – ecos da imprensa local “, enquanto no dia 24 de Abril, véspera de feriado, a noite será preenchida com um concerto “ Aromas de Abril & Amigos “, pelas 21 horas, no CICL.

No dia 25 de Abril, o programa contempla, logo de manhã, às 10 horas, a habitual Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal, com intervenções políticas dos partidos representados na Assembleia Municipal, seguindo-se durante a tarde, a partir das 15 horas, a cerimónia de abertura dos 38ª edição dos Jogos Desportivos e o Desfile Associativo no Largo do Conde, ficando para as 17 horas, no mesmo espaço central da vila, o Concerto da Banda Musical de Fornos, que festeja o 115º aniversário.

Na Sexta- feira, dia 26, vai realizar-se, em dois horários ( 10h30 e 18h30 ) o Musical “ O Principezinho “, que terá lugar no Salão Polivalente do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva, em Sobrado, enquanto à noite, no Largo do Conde, acontece, a partir das 22 horas, o grande concerto de Vitorino Salomé, conhecido cantor alentejano, cuja musica combina com o folclore tradicional e o estilo popular de uma voz inconfundível.

O dia de Sábado, 27 de Abril, é dedicado à música, e a programação municipal contempla um debate sobre “ Ensino da música – antes e depois de Abril de 1974 “, pelas 10h30 no espaço do Auditório Municipal, seguindo-se um concerto da Orquestra Sinfónica da Academia de Musica de Castelo de Paiva, pelas 16 horas, no Largo do Conde.

Ainda durante a tarde, às 18 horas, também na praça principal da urbe paivense, acontece um concerto da Orquestra de Sopros da Academia de Musica de Castelo de Paiva, e à noite, pelas 21h30, no Largo do Conde, regista-se o concerto final das comemorações com o “ Cantar Abril “, com o Emsemble da AMCP e a participação da Orquestra Ligeira da Academia de Musica de Castelo de Paiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Cantanhede | Investimento municipal superior a 400 mil euros. Concluída a instalação de relvado sintético no complexo desportivo de Febres

 
Está concluída a instalação do relvado sintético no campo de treinos do complexo desportivo de Febres. A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve no local na última sexta-feira, 5 de abril, acompanhada pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, presidente da Junta de Freguesia de Febres, Raquel Grilo, e dirigentes do Febres Sport Clube, para se inteirar dos trabalhos finais de requalificação do recinto de jogo.
A obra, recorde-se, resulta de um investimento da Câmara de Cantanhede de 400.577,07€, e incluiu a execução de um campo de relva sintética com as dimensões de 72 x 110 m, colocação de drenagem em torno do campo, execução de sistema de rega automática, reforço da iluminação com projetores de LED, marcações para futebol 11 e futebol 7, assim como a aplicação de equipamentos (balizas, bandeirolas, cabinas de suplentes e de árbitros) e de uma rede párabolas.
Esta obra representa um investimento significativo, todavia, permitirá melhorar as condições para a prática desportiva, sobretudo no futebol de formação, com impacto não apenas na freguesia de Febres, mas também nas localidades vizinhas”, destaca a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
A autarca refere, a propósito, que “o investimento em infraestruturas desportivas realizado nos últimos anos é a prova evidente da importância que a autarquia tem dado ao desporto, em particular na componente formativa”.
Esta intervenção permitirá, por outro lado, uma melhor gestão do relvado natural do complexo desportivo.

Aula Aberta, dia 11 de abril, às 18h30, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto Artista Ayrson Heráclito fala sobre escravatura e colonização


Sacudimentos: a reunião das margens atlânticas
O artista Ayrson Heráclito irá apresentar na Escola das Artes a performance “Sacudimentos”, realizada na Casa da Torre e na Maison des Esclaves em Gorée, em 2015. Unindo duas margens do Atlântico, uma associada ao antigo sistema colonial português, no caso da Casa da Torre dos Garcia d’Ávila, na Bahia, e a outra ao sistema escravista que ligou a África ao continente americano, no caso da Maison des Esclaves (Casa dos Escravos), na ilha de Gorée, a performance é uma espécie de “exorcismo” realizada em dois grandes monumentos arquitetónicos ligados ao tráfico atlântico de escravos e à colonização. Como retomar criticamente o passado colonial e o escravismo para refletir sobre as condições históricas e sociais do presente nas duas margens atlânticas e quais as consequências duradouras da colonização e do escravismo para a África e para o Brasil, são algumas das questões apresentadas na performance. Heráclito vai estar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a participar numa aula aberta no próximo dia 11 de abril, às 18h30.
Doutorado em Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Ayrson Heráclito dará uma aula aberta no próximo dia 11 de abril, às 18h30, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Nascido em Macaúbas, Bahia, em 1968, o artista, curador, pesquisador e professor assume nas suas obras diferentes linguagens das artes visuais, como a pintura, desenho, escultura, fotografia, audiovisual, instalação e performance, lidando com frequência com elementos da cultura afro-brasileira. Partindo do contexto histórico da colonização e da escravização de povos africanos no Brasil, expropriados da sua humanidade, para serem usados como mão de obra no cultivo da cana-de-açúcar, o artista concebeu o conceito de corpo afro-diaspórico: um corpo arrancado à força do seu Continente, atravessando o oceano – “Atlântico Negro” – e inserido num projeto de país construído pelas ações da desumanidade e da violência, que deixou um legado de extrema desigualdade social e profunda pobreza.

Os seus trabalhos foram expostos em importantes eventos internacionais, como a Bienal de Veneza, Itália (57ª edição, em 2017), o Fowler Museum, em Los Angeles, EUA (2017), o European Centre for Contemporary Art, na Bélgica (2012), o Malba, Argentina (2010), a Kunst Film Biennial, Alemanha, a II Trienal de Luanda, em Angola, a 2ª Changjiang International Photography and Video Biennial, na China, o Weltkulturen Museum, Alemanha, ou nas Bienais III e X do Mercosul, ambas no Brasil.

Também no Brasil, os trabalhos de Ayrson Heráclito foram já apresentados em espaços de exibição, como o Museu de Arte do Rio (MAR/RJ), a Associação Cultural Videobrasil (SP), a Pinacoteca do Estado de São Paulo (SP), o Museu de Arte Contemporânea (MAC, RJ), a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ), o Museu de Arte Moderna da Bahia (BA), o SESC Pompeia (SP), o Museu da Cidade (OCA, SP) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, BSB).

Algumas das suas obras integram também coleções de alguns museus e instituições, como a Coleção Itaú Cultural (São Paulo, Brasil), o Instituto Inhotim (Brumadinho, Minas Gerais), o Museum der Weltkulturen (Frankfurt, Alemanha), o Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, Brasil) a Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, Brasil), o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (São Paulo, Brasil), a Raw Material Company (Dakar, Senegal) e o Museu de Arte Moderna da Bahia (Salvador, Brasil).

Esta aula aberta integra o ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões”, um programa com co-curadoria de Lilia Schwarcz (antropóloga e historiadora brasileira) e Nuno Crespo, que contempla uma agenda de concertos, conferências, exposições e performances, que vão decorrer entre 16 de fevereiro e 24 de maio. O ciclo é organizado pela Escola das Artes, em parceria com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA).

*Fernanda Teixeira


Silves | CICLO DE CINEMA “FILMES QUE CONTAM ABRIL” LEVA “O JOVEM CUNHAL”, DE JOÃO BOTELHO, A SÃO MARCOS DA SERRA

 O filme biográfico “O Jovem Cunhal”, de João Botelho, será exibido no próximo dia 12 de abril, pelas 21h00, na Sociedade de Instrução e Recreio de São Marcos da Serra. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, integra o ciclo de cinema “Filmes que contam Abril”, dinamizado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril “Abril Presente, Liberdade Sempre”. A entrada é livre.
Neste documentário é apresentada a visão de Jorge Botelho sobre a vida de Álvaro Cunhal, desde a sua juventude, relatando o percurso daquele que é uma das figuras mais emblemáticas da cena política portuguesa; partindo dos escritos e das palavras do próprio, com a reconstituição de algumas cenas da vida desta figura política que marcou o século XX português.
 
Gonçalo Norton, Margarida Vila-Nova, João Pedro Vaz, Alexandra Sargento, Luís Lima Barreto, João Barbosa, Hugo Mestre Amaro e Gustavo Vargas são alguns dos nomes que fazem parte do elenco.
 
De referir que esta é a segunda sessão de cinema integrada no ciclo de cinema “Filmes que contam Abril”, cujo formato pretende ser descentralizado por todas as freguesias do concelho de Silves, no sentido de explorar, junto dos munícipes e demais público interessado, a temática “ 25 de abril, ditadura antes e depois e revolução” através de diversos registos cinematográficos.
 
PRÓXIMAS SESSÕES:
 
4 de maio . 21h00
A PÁTRIA, DE BRUNO GASCON
Local: Centro Cultural Athaide d`Oliveira (antigo celeiro) - ALGOZ
 
5 de julho . 21h30
O HOMEM DO LIXO, DE LAURA GONÇALVES (curta metragem)
BOM POVO PORTUGUÊS, DE RUI SIMÕES
Local: Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines
 
13 de julho . 21h30         
LINHA VERMELHA, DE JOSÉ FILIPE DE COSTA
Local: Espaço exterior da Igreja Matriz de Pêra
 
25 de agosto . 21h30
AS ONDAS DE ABRIL, DE LIONEL BAIER
Local: Espaço Exterior da Junta de Freguesia de Armação de Pêra
 
12 de outubro . 21h00
UM ADEUS PORTUGUÊS, DE JOÃO BOTELHO
Local: Teatro Mascarenhas Gregório I Silves

 

 

Silves | TROÇO DA RUA DA VALA SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NA MANHÃ DO DIA 10 DE ABRIL


O Município de Silves informa que a E-REDES terá necessidade de interromper a circulação rodoviária de um troço da Rua da Vala (freguesia de Silves), no próximo dia 10 de abril (4.ª feira), entre as 8h00 e as 12h00, para efeitos de descarga de cabine com apoio de auto grua; no âmbito da construção da linha subterrânea e respetiva Rede de Baixa Tensão e de IP.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Marinha Grande | NAC RECEBE EXPOSIÇÃO “LIBERDADE”

 O Núcleo de Arte contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, inaugura a exposição “Liberdade”, no dia 11 de abril de 2024, pelas 18h30, para apresentar trabalhos dos alunos da turma do 12.º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte.
Quando são comemorados os 50 anos do 25 abril, apresentam-se 50 trabalhos artísticos representativos do conceito de “LIBERDADE”, da autoria dos alunos do 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Acácio Calazans Duarte, aplicando a capacidade de comunicar e interpretar significados, usando as linguagens das disciplinas artísticas.

Esta exposição é o reflexo do caminho da descoberta da Arte, da diferença, da expressão subjetiva, em que os alunos se confrontaram com um desafio maior, a necessidade de criar, em LIBERDADE e com LIBERDADE!
Com coordenação do docente José Nobre, são exibidas obras dos alunos: Ana Lopes; Ana Grácio; Ana Bernardo; Andreia Oliveira; Anita Ferreira; Bárbara Santos; Catarina Jin; Cristina Sytnikova; Diana Jesus; Érika Santos; Guilherme Ferreira; Iara Silva; Inês Araújo; Isa Marrazes; Jéssica Dias; Laura Sousa; Leonor Ferreira; Matilde Domingues; Nuno Ferreira; Rafael Mourão; Rita Magalhães; Tomás Gomes. 

A exposição está patente de 11 de abril a 8 de maio de 2024, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A entrada é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Nova Homem Cristo vai nascer junto à Escola João Afonso

 Projetos de qualificação em curso, da EB 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, adjudicar o projeto para construção da nova Escola Secundária Homem Cristo, à empresa Termoprojeto – Engenharia e Projetos, Lda.

A nova Escola Secundária Homem Cristo, um objetivo assumido pelo Executivo da CMA para o presente mandato autárquico (2021/2025), vai ficar localizada nos terrenos contíguos à Escola Básica de 2º e 3º Ciclo João Afonso de Aveiro, junto à Avenida da Universidade de Aveiro.

Será um edifício novo que a CMA entregará ao Ministério da Educação, para termos uma Escola Secundária Homem Cristo como os seus Alunos, Professores e Pessoal Não Docente merecem, com todas as boas condições que a modernidade nos propicia e exige, nos edifícios e nos seus espaços verdes, de recreio e de desporto.

Para as atuais instalações da Homem Cristo, edifício que necessita de uma obra de profunda requalificação, a CMA projeta uma vida nova com a instalação dos Serviços da Câmara de Aveiro (atualmente no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos), integrando um expressivo memorial à Escola e ao seu Patrono, o Ilustre Aveirense Homem Cristo.

A área ocupada pelos Serviços da Câmara de Aveiro no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos, será qualificada e adaptada em termos funcionais para integrar o Centro de Congressos de Aveiro.

Requalificação da EB 2,3 de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro

Estão também em curso e em diferentes fases de desenvolvimento, os projetos de requalificação da Escola Básica de 2.º e 3º Ciclo de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

O projeto de requalificação da EB 2,3 de São Bernardo foi adjudicado à empresa Octógno – Projetos, Lda., enquanto que o do Conservatório de Música está a cargo da empresa GALP – Gabinete de Urbanismo, Arquitectura e Engenharia, Lda.,

Em ambos os casos, os projetos serão centrados na profunda requalificação dos edifícios, com especial relevo para o aumento significativo da eficiência energética, do conforto e qualidade das salas de aula, dos espaços de apoio e das zonas exteriores de recreio e de estar.

No caso do Conservatório está a ser projetada uma nova sala num edifício novo a agregar ao existente, com as devidas especificações técnicas para a área da Dança, devendo dar-se nota que o edifício do Conservatório tem um valor arquitetónico de referência, características e exigências técnicas especiais pelo facto de ministrar, entre outras, aulas de música individuais e em grupo.

Financiamento Europeu

Estes três projetos representam um investimento de 540.000€, sendo essa despesa para já assumida pela CMA, embora esse valor e o das respetivas obras contam com o financiamento a 100% do Portugal 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência e/ou de verbas de um empréstimo BEI (contraído pelo Governo), no âmbito de um programa de financiamento definido por acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo de Portugal, para reabilitação de mais de 450 escolas, até 2033.

Forte Aposta CMA na Qualificação do Parque Escolar
Estes três projetos constituem mais um passo significativo na concretização da Carta Educativa do Município de Aveiro, a qual tem revolucionado completamente o parque escolar do Município, concretizando uma forte aposta da CMA, com centralidade no Ensino Pré-Escolar e no 1º Ciclo, e com várias operações já concretizadas e a concretizar nas Escolas de 2º e 3º Ciclo e Secundárias, no âmbito de acordos entre a CMA e o Governo / Ministério da Educação.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

São Tomé e Príncipe (que lugar maravilhoso!)

 

Olá Litoral,

Como prometido, escrevo esta curta mensagem para partilhar o meu roteiro em São Tomé e Príncipe, um país maravilhoso onde tive o prazer de voltar no mês passado para uma viagem verdadeiramente memorável. Vale a pena ler.

Em breve conto partilhar novos textos, nomeadamente sobre a ilha do Príncipe, para além do vídeo que fui fazer para a ONG Leigos para o Desenvolvimento sobre turismo cultural. Está quase!

De resto, deixo o habitual pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue sem publicidade). Muito obrigado.

Grande abraço e boas viagens!

Filipe Morato Gomes

Universidade de Coimbra lidera projeto europeu que visa rever e melhorar coleções de referência de polinizadores em Portugal

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é líder do projeto europeu “Aligning Reference Collections with tAxonomic Development Efforts for pollinator conservation in Portugal - ARCADE”, destinado a rever e a melhorar as coleções dos principais grupos de polinizadores em Portugal.
Sob a coordenação da docente e investigadora Sílvia Castro, e com o envolvimento dos investigadores Hugo Gaspar, Cristina Rufino, Ana Afonso e João Loureiro, do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e do Departamento de Ciências da Vida (DCV), o projeto tem como objetivo indexar, rever e melhorar as principais coleções de referência de abelhas, moscas-das-flores e borboletas diurnas, em todo o país.

Atualmente, a informação sobre os insetos polinizadores em Portugal é limitada, e as maiores coleções públicas necessitam de ser indexadas e organizadas de forma a identificar lacunas no conhecimento sobre os principais insetos polinizadores. Portanto, o projeto ARCADE visa resolver este problema, «proporcionando uma base sólida de referência para futuras iniciativas relacionadas com a taxonomia, conservação e monitorização de polinizadores em território nacional», esclarece a coordenadora do projeto, Sílvia Castro.

O ARCADE integra um projeto europeu maior, o “TETTRIs”, e conta com três grandes metas que incluem a criação de uma base de dados acessível e atualizada a partir de diversas subcoleções de polinizadores em Portugal, a revisão e melhoria de três coleções públicas portuguesas para servirem como referência em projetos futuros, e o desenvolvimento de protocolos de boas práticas para a organização e preservação das coleções existentes e futuras.

Hugo Gaspar, aluno de doutoramento da FCTUC, focado no estudo da taxonomia e distribuição das abelhas de Portugal continental, salienta que «é importante destacar que as três coleções a serem revistas e organizadas estão no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto».

O jovem investigador acredita que o ARCADE «será essencial para a realização dos objetivos de projetos já em execução, como é o caso do PolinizAÇÃO, também coordenado pela UC, e para a rede polli.NET, na qual está inserido». Hugo Gaspar destaca ainda que este novo projeto «representa um avanço significativo no conhecimento sobre a taxonomia e distribuição dos polinizadores em Portugal, fornecendo acesso a coleções de referência de elevada qualidade e padronizadas em todo o país».

Para além do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o projeto ARCADE reúne também o FLOWer Lab do CFE/FCTUC, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal (TAGIS), a Universidade dos Açores e a Universidade da Madeira, num trabalho colaborativo em prol dos polinizadores.

Para mais informações sobre o projeto ARCADE consultar aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia