quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Águeda com Índice de Sustentabilidade Municipal superior à média nacional

 O concelho destaca-se em várias áreas no que diz respeito ao cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Águeda obteve um resultado global de 67,5 no Índice de Sustentabilidade Municipal 2021, que avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Segundo este estudo, que resulta de um trabalho elaborado pela Universidade Católica, o Município de Águeda tem um índice superior à média nacional e apresenta uma evolução positiva em termos de Governança, Economia, Social e Ambiente.

Este índice, que foi realizado pelo CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica e que foi entregue esta semana à Câmara Municipal de Águeda, resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, como INE (Instituto Nacional de Estatística), APA (Agência Portuguesa do Ambiente), ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), Quercus, Turismo de Portugal, Pordata, Direções Gerais, entre outras entidades.

O CESOP avaliou um conjunto de 130 indicadores, representativos das diversas metas previstas na Agenda 2030. Na análise global aos 17 ODS, Águeda obteve um resultado de de 67,5, um valor superior aos índices atribuídos a Portugal (65,7), à Região Centro (65,5), à Região de Aveiro (64,8) e à média do municípios comparáveis (64,0).

Isto quer dizer que 67,5% do caminho para o desenvolvimento sustentável no Município de Águeda está cumprido.

O estudo aponta ainda uma evolução positiva do Município relativamente aos indicadores em termos de Governança, Economia, Social e Ambiente (GESA), considerados pelo CESOP como representativos das “quatro esferas da sociedade que devem estar interligadas para assegurar um futuro sustentável, apoiadas por sistemas de governo inclusivos, coerentes e transparentes”. Em todos os indicadores, Águeda tem um desempenho superior à média nacional, com 66,1 em Governança (58,6 no país), 70,2 em Economia (64,0 no país), 71,0 no Social (68,4 no país) e 68,4 em Ambiente (66,7 no país).

“Este índice valoriza sobremaneira o concelho, destacando-se no quadro local, regional e nacional, e é revelador do trabalho que tem sido realizado em prol de um desenvolvimento sustentável no Município, seja do ponto de vista económico, social, turístico ou ambiental”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Não obstante ser um resultado positivo, o Edil considera que o trabalho não terminou. “É necessário, por um lado, manter os níveis ótimos que temos em muitas áreas e cujos objetivos definidos pela ONU até 2030 já foram atingidos e, por outro, continuar o percurso para melhorar outros aspetos”, declarou.

Refira-se que a Agenda 2030 da ONU determinou uma lista de 17 ODS, que se traduz num “plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade” com 169 metas a atingir até 2030, tendo cinco áreas fundamentais: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.

Dos 17 ODS, destaque para a erradicação da pobreza, com um índice de 70,3 (superior aos 53,4 no total nacional); para a água potável e saneamento, com 95,9 (79,3 no país); para as energias renováveis e acessíveis, com 94,0 (89,0 no país); para a redução das desigualdades, com 76,0 (59,1 no território nacional; ou ainda a ação climática, com um índice de 89,4 (compara com os 58,6 em Portugal).

Câmara de Águeda apoia esterilização de animais de companhia

Candidaturas a apoio podem ser apresentadas até ao próximo dia 8 de outubro

A Câmara Municipal de Águeda está a promover uma campanha de esterilização de animais de companhia (cães e gatos), sendo que as candidaturas a apoio devem ser efetuadas até ao dia 8 de outubro.

Com esta ação, a Autarquia pretende contribuir para o controlo da população de animais de companhia e atuar de forma preventiva relativamente ao abandono. Trata-se de uma medida de saúde pública, ao mesmo tempo que sensibiliza os Munícipes para a proteção e bem-estar dos animais.

Esta campanha resulta de uma candidatura da Câmara de Águeda ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no âmbito de um programa promovido pelo Governo, que fixa em 15 mil euros o limite máximo de apoio financeiro para cada Município, definindo os seguintes valores por animal: 55 euros para esterilização de cadelas; 30 euros para cães; 35 euros para gatas e 15 euros para gatos.

Podem candidatar-se a este apoio financeiro pessoas residentes no concelho de Águeda que tenham efetuado a esterilização do seu animal de estimação entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2021 (limitado a um animal por detentor), de forma presencial na Câmara Municipal, por correio registado ou através de correio eletrónico.

O requerimento (que deverá ser devidamente preenchido e assinado), está disponível na página do Município na Internet (https://www.cm-agueda.pt/viver/espaco-informativo/noticias-agueda/noticia/2387), devendo ser acompanhado dos seguintes documentos: identificação do animal de companhia, com declaração de esterilização e data (DIAC); comprovativo de pagamento (fatura com NIF); comprovativo de residência (morada fiscal) do requerente no município; comprovativo de IBAN (para transferência).

Refira-se que esta é uma das medidas implementadas pelo Município de Águeda no sentido do controlo da população animal no concelho, considerando que o número de animais acolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Águeda é muito elevado, com uma taxa de ocupação superior em 90% à sua capacidade efetiva.

Paralelamente, a Câmara de Águeda tem desenvolvido programas de controlo de animais errantes, que, em dois anos, se traduziram na esterilização de 338 animais, entre cães e gatos. Para além do controlo da reprodução de animais vadios, estes são retirados da rua e encaminhados para adoção.

Em dois anos, foram esterilizados 218 caninos (128 cadelas e 90 cães) e 120 felinos (40 gatos e 80 gatas), estes últimos no âmbito da Campanha CED (Captura, Esterilização e Devolução de Gatos Silvestres), lançada no final do ano de 2019.

Para mais informações sobre esta campanha, os interessados devem contactar os serviços da Câmara Municipal, através do dv-peh@cm-agueda.pt ou 234 644 264.

A DIRECÇÃO DO BNI COIMBRA VISITOU A SOCIEDADE COLUMBÓFILA

Susana Mendes e Paulo Correia, membros da direcção do BNI Coimbra, visitaram, ao final da tarde do passado dia 17 de agosto, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, sendo recebidos na sua sede social, pela Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva.

Prestes a completar o seu 71º aniversário, da fundação da Associação da cidade de Cantanhede, que ininterruptamente tem desenvolvido as suas actividades de carácter desportivo, cultural de laser e social, satisfazendo o desejo dos dois membros da direcção do BNI Coimbra, em conhecer a Sociedade Columbófila, Lurdes Silva historiou um pouco o que tem sido a actividade da Associação que preside ao longo destes anos, referindo-se com mais enfoque aos projectos sociais que aquela Associação vai desenvolvendo.

Referindo-se ao Projecto de Cooperação . de Partida!, Fechada, Mas de Porta Aberta e Apadrinhamento da participação de crianças de famílias carenciadas, nas diversas modalidades em prática na Associação, Lurdes Silva referiu a Susana Mendes e a Paulo Correia, o alcance solidário de apoiar tais projectos.

O BNI - Business Network International, é a maior e mais bem-sucedida organização de referências de negócios do mundo, estando presente em mais de 73 países e conta com mais de 260 mil empresários e profissionais liberais, assentando o princípio básico da organização, na construção de relações de confiança em ambiente estruturado e profissional, promovendo a criação de negócios entre todos os seus membros.

No final da reunião os membros da direcção do BNI Coimbra, convidaram a Sociedade Columbófila a conhecer mais pormenorizadamente a organização e os seus membros, disponibilizando-se para colaborar nos projectos socias em curso.

Proença-a-Nova | Surto na Santa Casa da Misericórdia envolve atualmente 43 utentes e funcionários


O surto na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova envolve atualmente 30 utentes e 13 funcionários, a que se somam 13 pessoas na comunidade, para um total de 56 casos ativos no concelho, de acordo com a atualização realizada durante a manhã desta quinta-feira pela autoridade de saúde. Dos utentes infetados, encontram-se ainda três a receber terapia de oxigénio, um deles inspirando maiores cuidados e os outros dois como suporte. Encontram-se atualmente 50 pessoas a cumprir isolamento profilático. Desde o início da pandemia há a lamentar nove óbitos no concelho, seis deles resultantes do surto nesta instituição.

Até esta quarta-feira, todas as pessoas que se submeteram ao autoteste no antigo Espaço Internet testaram negativo. Esta iniciativa irá prolongar-se até sexta-feira, 20 de agosto, estando disponível para quem pretender testar-se quanto à presença do novo coronavírus SARS-COV-2. O Município decidiu adiar os eventos programados até dia 22 de agosto, sendo divulgadas posteriormente as novas datas.

Que Salazar era o Salazar de Fernando Pessoa?

Fernando Pessoa foi alguma vez salazarista?


O que pensava Pessoa de Salazar? Amava-o ou odiava-o? Pessoa foi alguma vez salazarista ou fascista? Uma coisa é certa, entre 1928 e 1935, ano da sua morte, Fernando Pessoa viveu obcecado pela figura de Salazar. E Pessoa disse e escreveu muito sobre o ditador: textos a ferver, por vezes. Agora, esses textos são reunidos em Que Salazar era o Salazar de Fernando Pessoa?, um livro de divulgação histórica que nos dá a conhecer as diferentes visões que Pessoa teve de Salazar. Este livro inclui comentários e uma Cronologia Breve de um Ditador Longo, assinados por Manuel S. Fonseca. A obra chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Agosto, numa edição Guerra e Paz com o apoio do Grupo Cofina.

Estávamos na década de 1920 e Fernando Pessoa vivia em Lisboa, animado pela centena de heterónimos que moravam dentro do seu espírito. Salazar, muito longe de ser o Salazar que hoje recordamos, estava no seu sossego monástico, em Coimbra, até que, em 1926, tudo mudou: alguns generais chamaram Salazar a Lisboa. Seguir-se-ia a pasta das Finanças e, mais tarde, a de presidente do Conselho de Ministros.

Em 1929, Pessoa, irrequieto cidadão do seu tempo, começou a escrever o que pensava de Salazar. Ou melhor, dos vários Salazares que interpretou até 1935, ano em que viria a morrer. São esses textos políticos, e não só, de Pessoa que Manuel S. Fonseca, editor da Guerra e Paz, organizou no livro Que Salazar era o Salazar de Fernando Pessoa? obra de divulgação histórica, na qual as opiniões de Pessoa relativamente às decisões políticas dos vários Salazares são acompanhadas de comentários que situam o quadro de acontecimentos políticos que lhes deram origem e serviram de pano de fundo.

Mas que Salazares eram esses? Fernando Pessoa foi alguma vez salazarista? Ou abominava Salazar? Só a leitura deste livro poderá esclarecer estas dúvidas. Podemos apenas afirmar, nas palavras de Manuel S. Fonseca, que «não há nos textos de Fernando Pessoa qualquer simpatia pelo fascismo, pelo seu autoritarismo ou pela sua visão de sociedade. O seu desagrado com o fascismo faz pendant com o seu anticomunismo. Pelas mesmas razões.»

Estamos ainda em condições de afirmar que os vários Salazares, diferentes entre si, são interpelados por Pessoa, nos textos, da forma mais díspar: vão do louvor, conforto ou compreensão, à desconfiança e à crítica, ao ataque descabelado que a decepção e o desencanto lhe inspiraram. Por fim, à sátira.

Que Salazar era o Salazar de Fernando Pessoa? chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Setembro. O livro, publicado pela Guerra e Paz com o apoio do grupo Cofina, poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora.

Este é o quinto livro temático dedicado a Fernando Pessoa, reunindo verso ou prosa, que a Guerra e Paz editores publica. Sucede, por exemplo, a Não a Ti, Cristo, Odeio ou Menos Prezo e a Conselhos às Malcasadas.

Que Salazar era o Salazar de Fernando Pessoa?
Textos de Fernando Pessoa
Organização: Manuel S. Fonseca
Não Ficção / História
168 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 24 de Setembro

Jornalista de TV diz ter sido impedida de trabalhar por talibãs

Uma jornalista de televisão afegã denunciou ter sido proibida de trabalhar para o seu canal esta semana, após a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, e pediu ajuda num vídeo divulgado 'online'.

"Aqueles que me escutam, se o mundo me estiver a ouvir, por favor, ajudem-nos, porque as nossas vidas estão em perigo", declarou no vídeo Shabnam Dawran, uma jornalista bastante conhecida, envergando um véu e mostrando o seu cartão profissional da empresa onde trabalha.

Depois de terem tomado o poder no domingo, após uma rápida campanha militar de dez dias, os talibãs afirmaram que respeitariam os direitos das mulheres, que elas seriam autorizadas a receber educação e a trabalhar e que a comunicação social seria independente e livre.

Um responsável talibã chegou mesmo a juntar a ação às palavras, sentando-se com uma mulher jornalista para uma entrevista frente-a-frente.

Mas Shabnam Dawran, que trabalha há seis anos para a televisão pública RTA, afirmou que não foi autorizada a ir trabalhar esta semana, ao contrário dos seus colegas masculinos.

"Não desisti após a mudança do sistema e fui para o meu escritório, mas infelizmente não me deixaram entrar, apesar de eu ter mostrado o meu cartão da empresa", prosseguiu no vídeo.

"Os funcionários masculinos com cartões da empresa foram autorizados a entrar no escritório, mas a mim, disseram-me que não podia continuar a exercer as minhas funções, porque o sistema mudou", acrescentou.

A comunidade internacional e muitos afegãos continuam extremamente céticos em relação às promessas de moderação dos talibãs.

Os afegãos, em particular as mulheres e as minorias religiosas, têm muito presente a memória do brutal regime fundamentalista que os talibãs instauraram quando estiveram no poder, entre 1996 e 2001.

Eles impuseram, então, uma versão radical da Sharia (lei islâmica), de acordo com a qual jogos, música, fotografia e televisão eram proibidos; as mãos eram cortadas aos ladrões, os assassinos eram executados em público e os homossexuais, mortos; as mulheres estavam proibidas de sair à rua sem um acompanhante do sexo masculino e de trabalhar e as meninas, de ir à escola; e as mulheres acusadas de adultério -- sendo também consideradas adúlteras as que tivessem sido violadas -- eram chicoteadas e apedrejadas até à morte.

Entre as pessoas que partilharam o vídeo, está Miraqa Popal, um chefe de redação da estação de informação afegã Tolo News.

"Os talibãs não autorizaram a minha antiga colega (...) Shabnam Dawran a ir trabalhar hoje", escreveu ele na quarta-feira, numa mensagem na rede social Twitter partilhada milhares de vezes.

No dia anterior, Popal tinha publicado na sua conta do Twitter uma foto de uma apresentadora da Tolo News, com a legenda: "Retomámos as nossas transmissões com apresentadoras hoje".

Fonte: Lua

 Imagem:JN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Polícia investiga 'ameaça de bomba ativa' no Capitólio

 

A Polícia do Capitólio e outros policiais estão investigando uma reclamação de um dispositivo explosivo em um caminhão perto da Biblioteca do Congresso, que levou à evacuação de vários prédios de escritórios do Congresso.

O FBI chegou ao local na quinta-feira de manhã em um esforço para “dialogar” com um homem no caminhão, de acordo com funcionários do Capitol com conhecimento da situação.

Leia mais aqui .

Fonte: Político

Silves | SUNSET SECRETS DO CASTELO ENCERRAM O MÊS DE AGOSTO

 Os Sunset Secrets do Castelo, foram reagendados e encerram o mês de Agosto da melhor forma possível. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, decorrerá nos dias 24, 25, 30 e 31 de Agosto entre as 18h30 e as 23h00, no Castelo de Silves, ponto de partida para a contemplação de um dos mais belos por do sol em território Geoparque Algarvensis.

O ex-libris da cidade voltará a ser palco de um ambiente diferente, neste que será o encerramento do mês mais quente do verão. As últimas quatro sessões contam com a presença de  Plasticine (24 de agosto), O Gajo (25 de agosto),  Yuca & Band (30 de agosto)  e Naomi and The Raposeira Dub Colective (31 de agosto).

Como já vem sendo habitual, a gastronomia e os produtos da terra - com destaque para a Laranja de Silves e para os “Vinhos de Silves” - marcarão presença nestes finais de tarde com momentos de promoção de produtos locais. Para além dos concertos, todos os serões dos Sunset Secrets serão complementados com massagens relaxantes (das 19h00 às 22h30 com marcação no local), dança com a Companhia Dancenema, culminando com um espetáculo de fogo com Wild Fire.

Os bilhetes de entrada nos Sunset Secrets têm um custo de 5,00 euros para o público em geral, podendo ser adquiridos antecipadamente na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. Os bilhetes para a primeira sessão já estão disponíveis para venda, podendo, também, ser adquiridos na portaria do Castelo, no próprio dia do evento (sujeito a disponibilidade).

Os residentes no concelho beneficiam de um preço especial de 2,00 euros, devendo adquirir o seu bilhete no local (mediante apresentação de comprovativo de residência). Crianças até aos 10 anos (inclusive) terão entrada grátis. A lotação máxima é de 400 pessoas.

O horário previsto para estas sessões é o seguinte:

Programa/Horários

19.00h – Abertura das portas

19.10h – Dança

19.15h – Apresentação (Luís Manhita)

19.20h – Dança

19.30h – Massagens (19h30 às 23h00)

20.20h – Dança

20.30h – Promoção de produtos regionais/etc.(Luís Manhita e Aníbal Neto)

21.00h – Concerto

23.00h – Espetáculo de Fogo

23.30h - Encerramento

Para mais informações os interessados poderão contactar o sector de Cultura da Câmara Municipal de Silves através do telefone 282 440 800 (ext.2742) ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt.

O Município de Silves convida todos a experienciar o território Geoparque em mais uma edição dos Sunset Secrets.

 

INFORMAÇÃO ADICIONAL:

Entrada no evento: permitida até às 21h30

Encerramento do Castelo: 23h00

A entrada para as sessões do Sunset Secrets não garante serviço de mesa/restauração.

 

Orientação 28/2020 DGS  | Utilização de equipamentos culturais e eventos

III.4. Programação ao Ar Livre

1. O recinto de espetáculo estará delimitado, o acesso será condicionado e controlado; 2. Acesso ao recinto apenas para os titulares de voucher de entrada (facultado no local); 3. Circuitos independentes de entrada e de saída; 4. Período de entrada e saída de público alargado; 5. Entrada de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento; 6. Lugares sentados com distanciamento físico entre espectadores de 1,5 metros; 7. Sessão sem intervalos; 8. Obrigatório o uso de máscara no acesso e sempre que deambular pelo recinto; 9. Não é permitido movimentar a cadeira.

 

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA PROTOCOLO COM A LIGA DOS COMBATENTES



O Município de Silves celebrou no passado dia 16 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, a assinatura do Protocolo de Cooperação com o Núcleo de Lagoa Portimão da Liga dos Combatentes.
A cerimónia teve como intervenientes, a Presidente Rosa Palma da Câmara Municipal de Silves, o Presidente Jaime Marreiros e o Vice-Presidente Francisco Pargana do Núcleo de Lagoa Portimão da Liga dos Combatentes.
Este Protocolo tem por objetivo a conservação, manutenção e embelezamento do espaço onde se ergue o Monumento, construído em homenagem aos militares mortos do concelho de Silves na Guerra do Ultramar entre 1961 – 1974.

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA CONTRATOS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA EM SB MESSINES

 O Município de Silves celebrou, no dia 18 de agosto, os contratos de apoio à reabilitação urbana em São Bartolomeu de Messines, no âmbito de cerimónia que decorreu na Junta de Freguesia dessa mesma Vila, e que teve como intervenientes a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, a Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Carla Benedito, e os promotores das obras de reabilitação urbana.

A celebração destes contratos integra-se nas medidas municipais de apoio financeiro à execução da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de São Bartolomeu de Messines, através do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE).

 

O PAHAB, por exemplo, possibilitará aos proprietários e arrendatários de prédios urbanos, com uso eminentemente habitacional, a realização de obras de recuperação de edifícios, melhorando-se, desse modo, o tecido urbano, por via da reabilitação do património, enquanto que o PADSE, por seu turno, possibilitará a revitalização social e económica através da reabilitação de prédios urbanos, incutindo novas dinâmicas no aglomerado em áreas de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação, e incentivando a ação das associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos. Em ambos os programas, os beneficiários vão receber uma comparticipação não reembolsável, correspondente a uma fração do valor das obras orçamentadas e realizadas, num montante de até 20% do valor máximo de despesa elegível.

 

O Município de Silves prossegue, assim, a concretização da estratégia municipal da Área de Reabilitação Urbana de São Bartolomeu de Messines, que assenta num compromisso para com a competitividade e atratividade do território para pessoas e atividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade, articulando e reconhecendo a diversidade patrimonial, concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado, inclusivo, de justiça e coesão social.

JÚRI DO PRÉMIO NACIONAL JOÃO DE DEUS VISITA SILVES


A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, recebeu a visita dos membros do júri do Prémio Nacional João de Deus, José António Gomes, Violante Magalhães e Catherine Dumas, nos dias 14 e 15 de agosto. Nesta que foi a primeira reunião de trabalho, os jurados estabeleceram o seu primeiro contacto com as 82 obras literárias concorrentes, as quais serão alvo de apreciação nos próximos meses e cujo trabalho vencedor será divulgado a 8 de Janeiro de 2022.

A par da visita, à terra natal de João de Deus, a agenda dos jurados foi preenchida com a visita às freguesias de São Bartolomeu de Messines e Silves, nomeadamente a Casa Museu João de Deus, o Museu do Traje e das Tradições, o Museu Municipal de Arqueologia, e os monumentos: Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines, Cruz de Portugal e Castelo de Silves, locais onde tiveram a oportunidade de desfrutar da paisagem circundante da cidade outrora capital do Algarve mourisco.

Os membros do júri percorreram ainda as ruas decoradas com os adereços habitualmente utilizados nas edições da Feira Medieval e assistiram ao espetáculo, as noites do Al –Andalus no Castelo de Silves, incluído na iniciativa Silves Medieval.

Ao instituir o Prémio Nacional João de Deus, o Município de Silves «pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, sendo motivo de orgulho para todos os silvenses, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa».

Ponto final nas demarcações de terras indígenas



  • Pe. David Francisquini

Ora sugerindo, ora admoestando, ora criticando, já escrevi em diferentes ocasiões sobre temas candentes envolvendo os três poderes da república, sobretudo quando eles feriam questões morais e religiosas. Se tal direito é assegurado a todo cidadão brasileiro, por que não o seria para um sacerdote?

Com efeito, a vida pública brasileira vem se tornando cada dia mais borrascosa em decorrência do confronto ideológico de forças contrastantes. De um lado está a maioria da opinião pública nacional, que apoia o presidente Bolsonaro, a qual possui uma força de persuasão com suas mobilizações nas redes sociais e multitudinárias manifestações públicas. São as forças vivas da Nação, conservadoras, anticomunistas, defensoras da família e da propriedade.

De outro lado encontram-se os revolucionários que dia e noite têm procurado tumultuar a vida pública nacional, deixando com justa razão os brasileiros cheios de perplexidade. Na verdade, uma minoria bem articulada, atuante e barulhenta. A grande mídia cerra fileira praticamente toda do lado dela, fazendo isso reverberar Brasil afora, e até no exterior.

Hoje, pretendo tratar de uma questão que se confunde com a nossa história. Ao chegarem aqui os portugueses em 1500, encontraram — não se sabe desde quando — os indígenas, que juntamente com os lusitanos e mais tarde com os negros, forjaram o nosso povo que já se impôs no concerto das nações.

Tal foi a harmonia e a fusão dessas raças na formação de nossa nacionalidade, que bem antes da nossa Independência elas se uniram (1648) para expulsar os invasores holandeses na batalha de Guararapes, ocasião em que nasceu o Exército brasileiro. Tudo isso, sem dúvida, se deveu à têmpera e ao zelo apostólico de muitos missionários, sobressaindo os Padres Nóbrega e Anchieta.

Contudo, de umas décadasa esta parte, surgiram os chamados neomissionários, precursores e fundadores da assim chamada teologia da libertação, para contestar toda essa gloriosa história. Para eles, o indômito e venerável Anchieta teria sido — com a sua catequese de cunho religioso e civilizador — um desagregador, um genocida dos pobres índios!

Esses novos missionários ‘veem’ na organização tribal uma obra-prima de sabedoria antropológica, e, portanto, a missão deles constitui em fazer o contrário dos missionários de outrora: evitar a todo custo que os índios sejam contagiados pelos civilizados. Afinal, eles já vivem num paraíso, onde é coletiva a propriedade dos meios de produção. Segundo esta nova mentalidade, “só temos a aprender com os índios”, ou ainda que “os índios devem empenhar-se em promover agitação agrária”. E assim por diante.

A matéria de hoje é sobre o Marco Temporal. Acabo de recebê-la da Campanha Paz no Campo, dirigida pelo Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Trata-se de um manifesto alertando os proprietários brasileiros de que demarcação de terras indígenas ameaça as suas propriedades. Com efeito, “o Brasil está coalhado de áreas de conflito por questões indígenas” e o “STF está para tomar uma decisão que poderá aumentar ainda mais o caos já existente”. Caso a tome, “todas as propriedades rurais, inclusive as urbanas, poderão ser atingidas”.

Segundo o documento de Paz no Campo“estava estabelecido que somente as terras ocupadas por índios até a data da promulgação da Constituição, 5-10-88, poderiam ser declaradas terras indígenas”. E essa data foi fixada mais tarde como sendo Marco Temporal da ocupação, e assim vinha sendo decidido pelos tribunais. A partir desse marco no tempo, não poderiam ser demarcadas mais terras onde antes não havia índios, nem as terras já demarcadas poderiam ser ampliadas. Com efeito, seria o ponto final desta questão de terras para os índios em nosso território!

Não me estendo mais por exiguidade de espaço, mas vale muito a pena conhecer a íntegra do documento, o que o caro leitor ou leitora poderá fazê-lo no site https://www.paznocampo.org.br/marco_temporal.php Chamo a atenção para o pedido no final do documento impresso. É um apelo aos brasileiros para que se dirijam aos Ministros do STF nos seguintes termos:

Na qualidade de cidadão(ã) brasileiro(a), independente de origem étnica em que a Providência Divina me fez nascer, venho fazer um apelo para que seja preservado o direito de propriedade e o Marco Temporal. E rejeitado o Recurso Extraordinário número 1.017.365, pelo qual se considera válida a demarcação de terras indígenas em locais onde muito antes da atual Constituição não havia índios”.

Junto minha voz à do apelo. O Brasil precisa de nós para que possa continuar sendo o reino de Nossa Senhora Aparecida. Que Ela nos ajude de modo especial neste momento crucial.

ABIM

Chamas em Odemira causaram quatro feridos, um dos quais grave

O incêndio que está ativo em Odemira, desde quarta-feira, provocou quatro feridos, um deles grave, além de uma pessoa ter sido assistida no local, revelou hoje o comandante operacional distrital de Beja da Proteção Civil, Carlos Pica.

Num 'briefing' aos jornalistas, em Sabóia, onde está instalado o posto de comando do combate ao fogo, o responsável explicou que o jovem de 20 anos que sofreu ferimentos graves, na quarta-feira, tem "queimaduras de primeiro e segundo grau" em 40% do corpo.

O homem, um civil, foi assistido por elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e transportado para o hospital, já tinha adiantado à agência Lusa, na quarta-feira, fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Além disso, houve três feridos ligeiros e "uma pessoa assistida", acrescentou o comandante das operações de socorro, frisando: "São as tais ocorrências que temos nestes incêndios, que são as entorses, as más disposições e tudo mais".

Primeira Volta a Portugal feminina na estrada em Setembro

A primeira Volta a Portugal feminina vai realizar-se de 2 a 5 de Setembro, com cerca de uma centena de ciclistas a percorrerem 259,3 quilómetros, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo

As equipas vão ser apresentadas em 2 de setembro, no Marquês do Pombal, em Lisboa, seguindo em desfile até ao Cais do Sodré, onde apanharam um barco para Cacilhas, à semelhança do que aconteceu na primeira Volta a Portugal masculina.

De Cacilhas as ciclistas vão partir para uma ligação de 81,5 quilómetros até Setúbal, terra de Oceana Zarco, pioneira do ciclismo feminino, na década de 20.

A segunda etapa vai ligar Mafra a Loures, num percurso de 72 quilómetros, com a terceira etapa a poder ser decisiva para o triunfo final, com um contrarrelógio individual de 11,1 quilómetros, em Vila Franca de Xira.

Em 55 de setembro, à semelhança do que aconteceu na primeira Volta masculina, a prova vai encerrar com a ligação entre as Caldas da Rainha e Lisboa, com um total de 94,7 quilómetros.

A Volta a Portugal Feminina será uma motivação para as mais jovens ciclistas prosseguirem as suas pedaladas de desenvolvimento desportivo, tendo como horizonte uma carreira entre a elite. Será também uma forma de atrair novas praticantes de competição, dado o enorme poder de atração e simpatia popular gerado pela marca Volta a Portugal", disse o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Lusa

“Rainha do Fado Menor” Mariana Silva morre aos 87 anos

Natural de Lisboa, Mariana Silva, então conhecida como "a miúda do Alto Pina", estreou-se aos 10 anos atuando na União Artística e no Salão Monumental, na capital, mas artisticamente começara, aos 5 anos, como trapezista e contorcionista no Circo Transmontano, onde se manteve até aos 12.

Aos 14 anos, apesar de menor, foi autorizada a cantar pela Inspeção Geral dos Espetáculos, como deu conta o jornal Ecos de Portugal, na sua primeira página de 01 de maio de 1948, dando conta da sua popularidade.

Em 1948, a fadista foi apresentada como "possuidora da mais linda voz fadista", segundo um cartaz da sua atuação na Ericeira, nos arredores de Lisboa.

Em 1952, foi eleita no Teatro Apolo, em Lisboa, "Rainha do Fado Menor", destacando a sua forma de interpretar. Mariana Silva teve êxitos como "Erva da Rua", "Minha Sina", "Santa Mãe", "Amar não é Pecado" ou "A Sina das Marianas".

A fadista, que encerrou a sua carreira na casa de fados A Parreirinha de Alfama, em Lisboa, em 1999, fez ainda parte dos elencos do Retiro dos Marialvas, Solar do Marceneiro, Adega Patrício, Adega Mesquita, Adega Machado, Lisboa à Noite, Forcado, Tipóia, Timpanas, Viela e Solar de Márcia Condessa.

Em 1960, o poeta Carlos Conde (1901-1981) dedicou-lhe, na revista Plateia, os seguintes versos: "Voz que ao Fado sabe dar O que o Fado deve ter: - O Estilo de bem cantar E a arte de bem dizer! Ternura, fé, vibração, Tudo nela se condensa; Impõe-se pela expressão E marca pela presença! Porque a cantar honra o Fado, Só por isso a Mariana Tem hoje lugar marcado No 'Galarim da Semana'!".

A fadista gravou com Manuel Fernandes (1921-1994), Filipe Duarte e Maria Amélia Proença.

O velório de Mariana Silva realiza-se hoje a partir das 16:00 na igreja de Almada, no distrito de Setúbal, de onde na sexta-feira às 14:00 sai o funeral, depois de celebrada missa de corpo presente, seguindo para o crematório do Feijó, no mesmo concelho.

Lusa

Imagem: JN

Inciativa Liberal de Aveiro apresenta candidaturas

Sábado, dia 21 de Agosto, pelas 17 horas, o Núcleo de Aveiro da Iniciativa Liberal vai realizar a apresentação pública dos candidatos aos órgãos autárquicos do concelho no Jardim do Rossio, em Aveiro.

A apresentação contará com a presença dos candidatos Liberais: Miguel Gomes, candidato à Presidência da Câmara Municipal de Aveiro; Tomás Pereira, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Aveiro e António Ferrari, candidato à União de Freguesia da Glória e Vera Cruz.

A apresentação conta ainda com a presença de Carlos Guimarães Pinto, economista, Professor de Economia na Faculdade de Economia do Porto (FEP), ex-Presidente da Iniciativa Liberal e Presidente Executivo do “Instituto mais Liberdade”.

Segundo o Partido, esta "será a apresentação de 3 candidaturas que têm como objetivo liberalizar Aveiro, aumentar a transparência entre a câmara e os munícipes, garantir a liberdade de escolha dos Pais e dos alunos no estabelecimento de ensino a ingressar e reduzir os impostos cobrados pela autarquia de forma a que os cidadãos tenham mais rendimento disponível para dinamizar livremente a economia."

Vinhos da Bairrada sobem à mesa da 2.ª edição do circuito de arte ‘São 7 na Eira’

 Em Setembro, na Bairrada, os sábados prometem ser ainda mais especiais. Isto porque vai ter lugar a 2.ª edição do ‘São 7 na Eira’, que junta música, artes visuais, poesia, gastronomia e vinhos da Bairrada. Tudo isto ao pôr do sol e noite dentro, no idílico enquadramento do restaurante Eira do Pato Ougado, situado no Parque do Carreiro Velho, em Oiã, Oliveira do Bairro, à beira da grande lagoa natural Pateira de Fermentelos – um espaço que nasceu, em 2019, para aliar a gastronomia às artes.

O circuito de arte ‘São 7 na Eira’ nasceu, em 2020, de uma conversa e posterior parceria entre David Rocha, proprietário do Eira no Pato Ougado, e Leandra Morais, produtora cultural da Black Dress. Esta edição tem o Ministério da Cultura como parceiro institucional e conta com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, no apoio à produção. O nome sugere o horário do evento (sete da tarde), que são quatro ao todo, e o local (Eira do Pato Ougado). Os dias são temáticos e nada se repete de sábado para sábado.

‘O Feminino’ é o tema da primeira noite, a 04 de Setembro, com David Bento e Gabriela Peres na música; Constança Araújo Amador nas artes plásticas; e Ni Fernandes na poesia. O ‘Útero’ feminino dá mote ao jantar, elaborado pelo chef Leandro Alves e que harmonizado com vinhos de Luís Pato e sua filha Maria João. Segue-se o dia 11 de Setembro, o tema inverte-se e é ‘O Masculino’. Abrilhantam o serão o músico Hugo Correira, o artista plástico João Rapozo e Rui Oliveira, na poesia. A criação gastronómica vai ser inspirada em ‘Falo-Fá-Lo-Tu’ e acompanhada por vinhos do produtor Arcos do Rei. A 18 de Setembro é ‘A Melatonina’ que faz as honras da casa, dando mote ao jantar, em que a maridagem é feita com vinhos da Quinta dos Abibes, do produtor Batel Marques. A música estará a cargo de Ricardo Antão e Jonathan Silva, do Nomad Duo. João Sobreira é o artista plástico e Ricardo Regalado declamador de poesia. A fechar este ciclo de 2021, a 25 de Setembro, temos ‘A Serotonina’, sendo quase certo que os presentes vão ser brindados com cogumelos, vegetais e frutas, durante o jantar. Isto porque são ricos na molécula em causa, que vai maridar com espumantes e vinhos das Caves do Solar de São Domingos. No palco, o músico Miguel Calhaz, a pintora e ilustradora Filomena Neves e Teresa Queirós, na poesia.

O valor de cada evento é de €40,00, sendo que a lotação é limitada a 30 lugares, todos no exterior, para que assim se cumpram as regras impostas pela DGS. O valor inclui, para além das artes, da gastronomia e do vinho, tempo para desfrutar e absorver toda a envolvente, com os cinco sentidos bem despertos. Afinal, é esta a filosofia do espaço e desta iniciativa. A reserva é obrigatória e pode ser feita através dos contactos 916 611 008 (Eira do Pato Ougado) ou geral@blackdress.pt (Black Dress).

Informação sobre os artistas convidados:


Dia 04 de Setembro de 2021

Música: David Bento e Gabriela Peres – Dueto de Música Erudita

David Bento é um jovem violonista aguedense, com carreira nacional e internacional. É reforço na Orquestra Gulbenkian. Atualmente estuda na Universität fur Musik und Darstellende Kunst Graz, na Áustria. É regularmente convidado como concertino, concertino assistente e violinista em vários projetos pelo país. Gabriela Peres é uma jovem violoncelista a estudar na ESMAE, no Porto, tendo já estudado no Koninklijk Conservatorium Den Haag, na Holanda. Já se apresentou nacional e internacionalmente. É membro fundador do Quarteto Cibele.

Artes Visuais: Constança Araújo Amador

Pinta em aguarela. Segundo a própria, pinta "aguarelas cósmicas". Desenvolve a sua prática artística a partir da poesia e da sua relação com a Natureza.

Poesia: Ni Fernandes

Atriz, performer, marionetista e encenadora aguedense. Já participou em séries e novelas da RTP, SIC e TVI. Vencedora do concurso "Mentes Criativas e Inovadoras" com o projeto Fénix (teatro com idosos).

Dia 11 de Setembro de 2021

Música: Hugo Correia

Multi-instrumentista, compositor e produtor premiado. É fundador de diversos projetos, dos quais se destacam Fadomorse, Só Vicente e O Lendário Homem do Trigo, no qual colabora com o artista João Rapozo. Apresenta-se como "one man show".

Artes Visuais: João Rapozo

Artista de reconhecido mérito internacional, trabalha com projeção multimédia, desenho digital, pintura, instalação, live visuals. Cria azulejos em chacota vidrada com tinta vidrada.

Poesia: Rui Oliveira

Músico e declamador de poesia. Funde as palavras e os ritmos, com música improvisada de inspiração tradicional. Já se apresentou a nível nacional e internacional.

Dia 18 de Setembro de 2021

Música: NoMad Duo, de Ricardo Antão (eufónio) e Jonathan Silva (percussão)

Ricardo Antão é eufonista, professor e compositor e um dos principais rostos do eufónio em Portugal. É docente universitário na ESMAE, no Porto, e na Universidade de Aveiro. O jovem músico desenvolve uma extensa atividade enquanto solista. Além de integrar vários projetos nacionais, representa internacionalmente a marca Yamaha. Jonathan Silva é um jovem percussionista com uma vasta atividade performativa. Colabora com vários agrupamentos de música de câmara e orquestras nacionais. Enquanto bolseiro da Fundação GDA, especializou-se em vibrafone no Conservatoire de Strasbourg, em França.

Artes Visuais: João Sobreira

Artista com trabalho exposto a nível nacional e internacional. Pinta sob pano e/ou madeira, com técnica mista, recorrendo em alguns casos a tintas de óleo. As suas pinturas ficam visíveis após secagem.

Poesia: Ricardo Regalado

Artista bairradino, dedica-se ao teatro e à leitura encenada de poesia. Mentor do coletivo comunitário Jovens Artistas Unidos.

Dia 25 de Setembro de 2021

Música: Miguel Calhaz

Premiado músico, compositor, cantor, professor e contrabaixista com projetos musicais nas áreas do jazz, da world music e da música portuguesa. Foi vencedor do Prémio José Afonso, na terceira edição do Festival Cantar Abril.

Artes Visuais: Filomena Neves

Pintora e ilustradora. Natural de Nova Iorque. Trabalha com tela, pintura, colagens e desenho.

Poesia: Teresa Queirós

Atriz, locutora de dobragens, cantora e fotógrafa. Integrou diversas produções teatrais nacionais, longas e curta-metragens e videoclipes. Colaborou com a HBO como fotógrafa.

Fogo em Odemira já entrou no concelho de Monchique no Algarve

O fogo que deflagrou hoje à tarde no concelho de Odemira, distrito de Beja, já entrou na zona de Monchique, no Algarve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

A fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicou à Lusa, cerca das 21:30, que o incêndio já estava a "consumir no território do concelho de Monchique", no distrito de Faro.

O incêndio mantém duas frentes ativas, estando a destruir mato e povoamento misto, nomeadamente, sobreiros, pinheiros e eucaliptos, adiantou a fonte da ANEPC.

Lusa

imagem: JN

Benfica com vitória apertada na Luz sobre o PSV

Águias partem para a segunda mão do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Champions com vantagem de 2-1

O Benfica derrotou esta noite o PSV Eindhoven, dos Países Baixos, por 2-1, em jogo realizado no Estádio da Luz, a contar para a primeira mão do ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

A formação encarnada entrou de forma personalizada no encontro e abriu o marcador aos dez minutos, por Rafa.

Já bem perto do intervalo, Weigl dilatou a vantagem do Benfica, que parecia embalado para um triunfo fácil.

No entanto, o PSV, que aos 29 minutos teve um golo anulado por fora de jogo, acabaria por reduzir, através de Cody Gakpo, aos 51.

O Benfica, com menor fulgor, procurou chegar ao terceiro, mas o PSV, já com o português Bruma em campo, aguentou a desvantagem de 2-1 e manteve a eliminatória em aberto.

A segunda mão do ‘play-off’ está marcada para 24 de agosto, no Philips Stadion, em Eindhoven, nos Países Baixos.

Bancada.pt