quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Morreu o ator brasileiro Pedro Paulo Rangel, aos 74 anos

O ator brasileiro Pedro Paulo Rangel morreu na madrugada de hoje, segundo informações confirmadas pela sua família aos ‘media’ locais, embora a causa da morte não tenha sido revelada.

O artista morreu aos 74 anos e estava internado desde 30 de novembro na Casa de Saúde São José, na zona sul da cidade brasileira do Rio de Janeiro, para tratar de problemas pulmonares.

O ator ficou conhecido em Portugal pela sua participação nas novelas “Gabriela”, “O Cravo e a Rosa”, “Vale tudo”, “Pedra sobre Pedra” e “Belíssima”, entre outras produções.

Pedro Paulo Rangel também realizou uma interpretação marcante na peça de teatro “O Sermão de Quarta Feira de Cinzas”, de Padre António Vieira, que representou o Brasil no Festival de Almada em 2012, quando fez duas temporadas em Lisboa e outras cidades portuguesas.

A sua estreia no teatro brasileiro aconteceu em 1968, na peça “Roda Viva”, de Chico Buarque.

Em 1969, estreou-se na rede de televisão pela TV Tupi. Dois anos depois, em 1972, estreou-se na TV Globo na novela “Bicho do Mato”.

O seu último papel numa estação de televisão brasileira foi na série “Independências”, em 2022, na TV Cultura.

O ator brasileiro havia voltado aos palcos do Rio de Janeiro em outubro passado para comemorar os seus 50 anos de carreira com uma nova temporada do monólogo teatral “Ator e o Lobo” em que destacava uma coletânea de textos do escritor português António Lobo Antunes.

A montagem baseava-se na fusão de textos de Lobo Antunes e do próprio ator num conjunto de cenas prosaicas encenadas num jogo de espelhos que refletia o teatro e a vida real do ator.

Madremedia

Faleceu jovem atleta do GD “Os Águias”

Tiago Acúrcio tinha 16 anos de idade.
O atleta de Os Águias faleceu ontem, dia 20 de Dezembro e na manhã desta quarta-feira o clube de Arazede (Montemor-o- Velho) deu conta do ocorrido na sua página, através do texto abaixo:
“A Família GDA está de luto…
Neste momento de dor imensa, endereçamos os nossos sentidos pêsames à família do nosso querido atleta Tiago Acúrcio…
Estarás sempre connosco!!!
 Entretanto, há dois dias atrás, o clube deu conta, na mesma página, de uma informação que dava conta do que terá provocado o problema do jovem, a fim de  “terminar com as especulações que, entretanto, foram surgindo em redor do caso…”
Eis o texto:
“A pedido do pai do nosso querido Tiago Acúrcio informamos que o que provocou a sua situação de saúde atual se deve a um acidente infeliz aquando da realização de um exercício.
Este comunicado serve para tentar esclarecer as informações iniciais e “terminar com as especulações que, entretanto, foram surgindo em redor do caso…”
Estamos juntos!!!”
O Jornal Mira Online endereça ao GD “Os Águias”, aos amigos e, principalmente aos familiares do Tiago, sentidas e sinceras condolências nete momento tão difícil para todos.

Fonte: Jornal Mira Online

Portalegre | Monforte mobiliza 28 dadores de sangue

O encerramento 2022 das brigadas da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) teve como palco a vila de Monforte. A recolha contou, como habitualmente, com uma equipa da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA.
O local da iniciativa foi o quartel dos bombeiros, para onde se dirigiram 28 dadores. E destes, 12 eram do sexo feminino.

Em Monforte, foram angariadas 27 solidárias unidades de sangue total (um dos presentes não concretizou a dádiva).
Um homem estreou-se na qualidade, sempre sublime, de dador de sangue.
No final, foi servido o almoço convívio que contou com o apoio da Câmara Municipal Monforte.

Nisa estreia 2023
Uma vez que as colheitas de 2022 fazem parte da história, avançamos para o calendário da ADBSP para o próximo ano. A 07 de janeiro de 2023 marcamos encontro no centro de saúde de Nisa. Depois, a 14 de janeiro, estaremos na sede dos bombeiros de Avis. Aos sábados, de manhã, são quando recebemos os amigos e os dadores.
A ADBSP deseja a todos votos de um bom Natal, festas felizes e um próspero 2023!
Siga-nos em

JR

BOAS FESTAS!

Vivemos tempos conturbados, não só no nosso País, mas, por todo o mundo, basta sintonizarmos um canal de TV. O comportamento humano muda num ápice, ou, conforme as circunstancias, ou de acordo com as conveniências.

Se nos dermos ao trabalho de observarmos as pessoas, notamos que andam de cabisbaixo, a razão de viver está presa por um fio muito frágil. As preocupações tiram-nos do sério, ficamos com perceção que tudo o que é negativo vem ao nosso encontro, nada tem solução, tudo desaba sobre nós.

É necessário prudência com os conselhos que damos, porque nunca sabemos a dimensão do sofrimento que vai no interior do nosso próximo. O próximo somos todos nós, na medida em que todos dependemos de todos.

O Litoral Centro (Jornal Diário Online) deseja a todos os leitores e anunciantes um Natal recheado com tudo de bom, bem desfrutado, se possível na companhia de quem mais cada um ama.

O dom da vida deve ser defendido/preservado custe o que custar.

Sejam felizes!

Joaquim Carlos

Director

2023 deverá ser um dos anos mais quentes de sempre

 

Especialistas estimam que o próximo ano seja o décimo consecutivo em que as temperaturas a nível global estejam pelo menos 1ºC acima dos níveis pré-industriais.
O próximo ano deverá ser um dos mais quentes desde que há registo, segundo as previsões do serviço de meteorologia do Reino Unido.
Os especialistas estimam que 2023 seja o 10º ano consecutivo em que as temperaturas a nível global estejam pelo menos 1ºC acima dos níveis pré-industriais (entre 1850 a 1900). As previsões apontam que se situem cerca de 1,2ºC acima.
O ano com a temperatura média global mais alta desde a segunda metade do século XIX é 2016, altura em que foi registado o fenómeno "El Niño" no Oceano Pacífico (aumento da temperatura do mar, levando ao aumento das temperaturas globais).
Nos últimos anos aconteceu o fenómeno contrário, explica a SKY News, ou seja o “El Niña”, com a temperatura da água a baixar. No entanto, e segundo os meteorologistas britânicos, o modelo climático indica que no próximo ano é previsível um aumento da temperatura em partes do Oceano Pacífico.
Esta mudança provavelmente fará com que a temperatura global em 2023 seja mais quente do que em 2022.”
Ainda assim, um dos responsáveis pelo serviço de meteorologia do Reino Unido, Adam Scaife, considera que 2023 não vai ultrapassar o recorde de 2016.
“Sem um 'El Niño' precedente para aumentar a temperatura global, 2023 pode não ser um ano recorde, mas com o aumento a um ritmo acelerado das emissões globais de gases com efeito de estufa, é provável que seja outro ano notável”, disse Scaife à Sky News.
Para 2022, os especialistas tinham previsto que a temperatura global estaria entre 0,97°C e 1,21°C acima dos níveis pré-industriais. Os dados até outubro, segundo a Sky News, sugerem que a temperatura média global está cerca de 1,16°C acima da era pré-industrial.

SIC Notícias

O MUNICÍPIO DE SILVES FELICITA A DOÇARIA DO SUL PELO PRÉMIO DE MELHOR PROGRAMA/EXPERIÊNCIA DE TURISMO CRIATIVO ALCANÇADO

 Da autoria da designer Alexandra dos Santos, da Doçaria do Sul, em Silves, um conjunto de cinco oficinas turísticas venceu o prémio na categoria de Melhor Programa/Experiência de Turismo Criativo no âmbito do projeto Algarve Craft & Food, dinamizado pelo Turismo do Algarve, pela Tertúlia Algarvia e pela cooperativa QRER, com cofinanciamento do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.
As experiências propostas nas oficinas permitem modelar bolinhos de amêndoa e de figo, inventar uma receita a partir da alfarroba, ter uma aula de fotografia que utiliza os produtos locais como modelos ou imaginar o design de uma embalagem para um doce regional, aliando a doçaria popular algarvia à criatividade dos participantes.
Os Prémios Algarve Craft & Food visam incentivar e distinguir os melhores produtos e programas turísticos, acolhendo candidaturas em várias categorias, tendo concorrido no total vinte originais, oriundos de Portugal e Espanha, nesta edição que contou com um júri de sete personalidades algarvias das áreas de turismo, cultura, imprensa, artes e ofícios.
Os vencedores receberão um prémio no valor de cinco mil euros por se terem destacado pela qualidade, originalidade e valor identitário dos trabalhos apresentados.
Parabéns Alexandra Santos, que a Doçaria do Sul possa continuar a crescer, consolidar a sua posição no mercado e adoçar a boca de todos nós!

Castelo de Paiva | DESTINADA A ALUNOS DO SECUNDÁRIO. FORMAÇÃO INÉDITA EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA REALIZOU-SE NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASTELO DE PAIVA

 Vereadora Liliana Vieira destacou importância desta acção
 
Pela primeira vez, o Município de Castelo de Paiva, em parceria com a Escola Secundária de Castelo de Paiva e a Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe (ANESC) promoveu ontem à tarde, uma Acção de Formação em Suporte Básico de Vida, certificada pelo INEM.
 
Esta acção, para assinalar a importância desse projecto pioneiro, teve lugar no espaço da Escola Secundária, e envolveu mais de uma centena de alunos da Escola Secundária, sendo que, a ANESC é uma associação sem fins lucrativos, que garante formação certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ministrada por médicos e enfermeiros, sendo que, esta formação foi um sucesso e revestiu-se de especial importância, pois cada aluno formado e conhecedor dos procedimentos básicos de socorro pode agora contribuir para salvar uma vida!
Castelo de Paiva foi o primeiro concelho a abraçar este projecto, mas há outros municípios da região do Tâmega e Sousa que o contratualizaram, e Liliana Vieira, Vereadora da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, destacou a importância e oportunidade desta acção de formação, na medida em que considera que, os jovens aprendem mais rápido e importa valoriza-los, de forma constante, com estas competências e conhecimentos, que podem ajudar a salvar vidas.  

Esta responsável municipal lembrou que, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva no decorrer dos seus compromissos sociais e educativos, no âmbito da área da saúde e da protecção civil da sua população, decidiu implementar um projecto de formação em suporte básico de vida nas suas escolas, mostrando-se agradada pela adesão e interesse demonstrado pelos alunos participantes.

“ Cada aluno formado e conhecedor dos procedimentos básicos de socorro pode contribuir para salvar uma vida ", realçou ontem Filipe Serralva, director médico do projecto desenvolvido pela Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe (ANESC), sendo que, “ o suporte básico de vida é simples de fazer e essencial, e não pode haver suporte avançado de vida sem suporte básico de vida", acrescentou o médico de emergência médica.

 Sob o mote “ ensinar gestos simples, que salvam vidas “, durante todo o dia, 124 alunos paivenses do 11º ano, aprenderam a sequência de procedimentos a efectuar, desde ver se há condições de segurança para ajudar a vítima, avaliar o seu estado de consciência, perceber se respira, ligar o 112 e dar todas as indicações necessárias, até iniciar o suporte básico de vida, enquanto não chegam os meios de socorro diferenciados.

Esta parceria assenta num projecto da ANESC de nome “SOMOS UM®”, um programa gizado para massificar o suporte básico de vida em todo o país e que pretende a formação a grupos de alunos de forma continuada, repetindo-a anualmente, procurando desta maneira ser um importante instrumento de cidadania e literacia em saúde, despertando as novas gerações para a importância destas formações na preservação e proteção do nosso maior bem que é a vida.

Recorde-se que, esta iniciativa contou, também, com o apoio da Ordem dos Enfermeiros (OE) e da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) e, durante esta cerimónia, será assinado um protocolo de colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e a Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe.

Nesta acção realizada na Escola Secundária estiveram presentes as seguintes personalidades :
 Engº José Rocha – Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva;
Drª Beatriz Rodrigues – Diretora do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva;
Enfº Pedro Luís – Presidente da ANESC;
Dr Filipe Serralva – Director Médico do projecto SOMOS UM;
Enfº Jorge Brandão – Coordenador do projecto SOMOS UM;
Professora Doutora Cristina Vaz de Almeida – Presidente da SPLS;
Enfº João Paulo Carvalho – Presidente da Secção Regional Norte da OE.

Município de Figueiró dos Vinhos distinguido pela sua presença na Internet


O Município de Figueiró dos Vinhos foi distinguido, pela primeira vez, no Programa IPIC 2021 (Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas), estando no Top 10 do Ranking Setorial no “Critério 1: Conteúdos - Tipo e Atualização”.

A apresentação pública dos resultados, relativos a 2021, decorreu ontem, pelas 17h00, na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga e contou com as intervenções de João Dias, Presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), de João Nuno Oliveira, diretor para a Transição Digital do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE); e de Delfina Sá Soares e Mariana Lameiras, elementos da equipa do projeto IPIC.

O programa vai já na sua 11.ª edição, tendo sido criado, em 1999, pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da Universidade do Minho e contando com a participação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e da Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV).

O Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas visa analisar periodicamente a presença online dos municípios nacionais, classificando as autarquias relativamente às dez primeiras posições no Índice Global, bem como em quatro critérios diferenciados: Conteúdos - Tipo e Atualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização; Serviços Online; e Participação. Paralelamente, é analisada a evolução de cada uma das autarquias em relação aos índices alcançados nos anos anteriores, seguindo, assim, a resolução do Conselho de Ministros 22/2001, que preconiza a avaliação regular dos sites dos organismos da administração direta e indireta do Estado.

Na primeira edição do IPIC, foram analisados os 153 sites municipais existentes na época, sendo que, desde 2009, todos os 308 municípios nacionais passaram a ter página oficial na Internet e a sua presença e eficácia na WEB analisada de dois em dois anos pela Equipa do Programa, sempre com o foco principal de fomentar a partilha de boas práticas e exemplos de sucesso na prestação de serviços aos cidadãos.

Aluna de Arquitetura da Universidade de Coimbra distinguida com prémio internacional


Inês Nunes, aluna do Doutoramento em Arquitetura CoimbraStudio do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) venceu o IASTE Lifchez-Berkeley Award para o melhor artigo apresentado no International Association for the Study of Traditional Environments (IASTE) Congress 2022 em Singapura, e ainda uma Attendence Grant de incentivo à sua investigação.
Intitulado “Female Disruptions Tropical Modernism” o artigo apresentado aborda a função social de duas arquitetas, de formação moderna, que souberam desafiar os paradigmas internacionalistas e tropicalistas do Movimento Moderno, através do seu trabalho realizado no oriente: Jane Drew, na Índia, e Minnette da Silva, no Sri Lanka.

A doutoranda recebeu um apoio de 1000 dólares, 500 pelo artigo premiado e restante como Attendence Grant.

O Prémio IASTE-Berkeley reconhece o melhor artigo submetido à conferência por um estudante ou bolsista júnior, desde que seja aceitável para publicação na revista TDSR.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Estarreja | "Separe, o seu papel volta a ser presente". Campanha especial Natal de recolha porta a porta no dia 26

 Neste Natal, o papel dos seus embrulhos pode contribuir para a humanização dos serviços de oncologia pediátrica. A Câmara Municipal de Estarreja promove a campanha "Separe, o seu papel volta a ser presente", de separação e recolha de papel que alia o compromisso verde do Município a uma causa social. No dia 26 de dezembro, haverá recolha porta a porta de papel e cartão.
Para além de ser enviado para o destino correto, o papel dos seus embrulhos volta a ter valor para quem mais precisa uma vez que o resultado da campanha solidária será direcionado para melhorar a qualidade dos serviços das crianças que recebem tratamento no Hospital Pediátrico de Coimbra. Após os festejos, no dia 26 de dezembro, os serviços municipais farão a recolha porta a porta do papel e cartão. Só tem de os separar, ensacar e depositar à porta de sua casa até às 9h dessa segunda-feira, dia 26.
A campanha municipal conta com a parceria da ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A. e do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Inserida no Compromisso Verde do Município de Estarreja, esta ação faz parte da estratégia focada na prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, na separação de embalagens, bem como na recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem.
Por um Natal mais sustentável, apela-se à população que seja mais consciente nas suas escolhas e inclua as ações "reduzir, reutilizar e reciclar" na sua lista de presentes ao planeta.

Mais informações 964761777 / das@cm-estarreja.pt
Carla Miranda

Obrigada pelo vosso melhor presente, o dom da Vida | Feliz Natal!

 É tempo de Natal, é tempo de paz, solidariedade e altruísmo. Em todo o mundo, nesta época do ano, trocam-se presentes, mas em toda a atividade da transfusão e da transplantação, o dar e o receber, a solidariedade e o altruísmo, estão presentes ao longo dos 365 dias do ano.
Ao longo dos últimos 365 dias milhares de doentes nos hospitais portugueses receberam como presente a dádiva da vida. A cada dia que passou cerca de mil e cem doentes receberam transfusões de sangue e componentes sanguíneos. A cada dois dias realizaram-se cinco transplantes de órgãos, sete transplantes de tecidos e três de células.
Cada uma destas dádivas transporta consigo as tristezas, as preocupações, o desânimo, as alegrias, os ideais e a bondade de quem as realizou e dos profissionais de saúde que as tornaram possíveis.
Cada uma destas dádivas e a sua aplicação transporta consigo a corrida para os locais da colheita, para os locais de aplicação, para os locais de trabalho, de dadores e profissionais de saúde.
Cada uma destas dádivas transporta consigo o empenho, a dedicação, o cansaço, os dias e as noites sem dormir de todos os dadores e de todos os profissionais de saúde; transporta o que de mais humano há em nós!
Neste tempo de Natal agradecemos o trabalho de todos os que, no seu dia-a-dia, dão o melhor de si em prol da promoção da dádiva de sangue em todo o país. Agradecemos a todos os dadores de sangue, órgãos, tecidos e células (e às suas famílias). Agradecemos às Federações, Associações e Grupos de Dadores de Sangue, parceiros inexcedíveis na conquista dos nossos objetivos.
Agradecemos também a todos os profissionais de saúde, de todos os grupos profissionais, envolvidos na colheita, transfusão e transplantação, em Portugal, o seu compromisso com os doentes.
Terminamos uma vez mais este ano com o sentimento do dever cumprido e 2023 será certamente mais um ano excecional e cá estaremos com competência, determinação, iniciativa, mas também com afeto!
Em nome do Conselho Diretivo do IPST, em meu nome pessoal, em nome de todos os profissionais que trabalham nesta instituição, mas acima de tudo em nome de todos os doentes, desejo-vos um Natal muito Feliz, na companhia e aconchego das vossas famílias.
Obrigada pelo vosso presente, o dom da vida! Feliz Natal!
 
Maria Antónia Escoval
Presidente do Conselho Diretivo do IPST,IP

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 22 DE DEZEMBRO NA URBANIZAÇÃO VILA NOVA EM ARMAÇÃO DE PÊRA ENTRE AS 09H00 E AS 12H00

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra, 1ª Fase – Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento”, o fornecimento de água será interrompido na Urbanização Vila Nova em Armação de Pêra, entre as 09h00 e as 12h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA TERMINA 2022 EM GRANDE EVIDÊNCIA

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Social Cantanhedense, esteve representada com 4 atletas na última competição organizada pela Federação Portuguesa de Natação em conjunto com a Associação de Natação do Centro Norte de Portugal (Aveiro).

O Torneio Zonal Norte de Juvenis contou com 174 atletas que anteriormente tinham obtido os mínimos de participação, em representação de 41 clubes oriundos das 5 associações distritais da zona norte do país, nomeadamente da Associação de Natação Minho, Associação de Natação do Norte Portugal, Associação Regional Natação do Nordeste, Associação de Natação do Centro Norte de Portugal, Associação de Natação de Coimbra.

Os 4 atletas juvenis da coletividade de Cantanhede estiveram em grande evidência conquistado 9 pódios.

No escalão de Juvenis B os maiores destaques vão Anastácia Protolyuk que se sagrou Campeã Zonal nos 100, 200 e 400 Livres e Vice-campeã nos 800 Livres, o seu colega de equipa Martim Pascoal viria a sagrar-se vice-campeão, conquistando igualmente o título nos 50 Livres e alcançou o 3º na prova de 50 Mariposa.

Em Juvenis A o destaque vai para Martim Silva que se sagrou Vice-campeão nos 100 e 200 Livres, sendo ainda 3º nos 400 Livres.

Leonor Cavaleiro atleta Juvenil B integrou também a comitiva da SCC.


Silves | VEM BATER À MINHA PORTA ESTEVE NA AZILHEIRA, SÃO MARCOS DA SERRA

 O projeto de animação comunitária “Vem bater à minha porta”, dinamizado pelo Município de Silves, foi até à Azilheira, freguesia de São Marcos da Serra, visitar a D. Maria Fernanda Messias.
 
A rua, um ambiente de plena tranquilidade, foi o local escolhido para partilhar as histórias da D. Maria, e outros temas que atraíram a sua mãe a participar na conversa. Ambas, no final da conversa, partilharam como ocupam o seu dia-a-dia, com a lida da casa e do campo.
 
Relembramos que o projeto pretende estimular a memória e dar resposta ao isolamento da população mais idosa do concelho, através da dinamização de jogos com imagens temáticas de tempos livres, animais de estimação, memórias e curiosidades, promovendo o exercício das capacidades intelectuais e de expressão dos idosos.

Proença-a-Nova | Reuniões de Câmara públicas descentralizadas arrancam no próximo ano

 

A partir de janeiro, o executivo municipal realizará metade das reuniões públicas de forma descentralizada, percorrendo vários pontos do concelho. A primeira será no dia 16 de janeiro em São Pedro do Esteval.

A proposta do executivo foi aprovada, por unanimidade, na reunião de câmara do dia 19 de dezembro, com o intuito de se reforçar a relação de proximidade com a população e melhorar o conhecimento das nossas terras e das necessidades das suas gentes. As reuniões manterão a hora e as datas e no final de cada uma serão realizadas visitas a locais de interesse empresarial, cultural, turístico e desportivo, podendo serem promovidas reuniões e encontros com coletividades e empresários locais.

Foi ainda proposta a transmissão online das reuniões públicas, tendo sido sugerida a alteração do respetivo regimento e o estudo de todas as questões técnicas, de forma a que as reuniões públicas realizadas nos Paços do Concelho, possam ser transmitidas numa plataforma da internet.

As reuniões públicas descentralizadas são um instrumento de participação que os munícipes têm à disposição para intervir diretamente com o executivo. Além de favorecerem a proximidade junto da população, estas reuniões permitem ao presidente e aos vereadores da Câmara Municipal ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, contribuindo assim para uma democracia local mais próxima e participativa.

Os munícipes interessados em intervir deverão proceder à respetiva inscrição, que pode ser feita no dia da reunião. Recorde-se que as reuniões do executivo camarário realizam-se à primeira e à terceira segunda-feira do mês, às 10h00. A primeira reunião mensal é privada, enquanto que a segunda está aberta à participação dos munícipes ou quaisquer outros interessados.

Vagos recebeu “Reunião de Aperfeiçoamento Profissional” da ATAM

No passado dia 16 de dezembro, o auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos acolheu a Reunião de Aperfeiçoamento Profissional organizada pela Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM).
Esta Reunião de Aperfeiçoamento, que estava prevista ter acontecido em 2020, tendo que ser adiada devido à COVID-19, foi organizada pelo Município de Vagos e destinou-se aos associados dos distritos de Aveiro e Coimbra assim como aos trabalhadores da Câmara Municipal de Vagos, contando com a presença de 55 pessoas inscritas.
Teve como objetivo abordar questões relacionadas com a área dos Recursos Humanos; Competências e Atribuições; Código dos Contratos Públicos; Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação e Contraordenações, entre outros temas igualmente discutidos.
Esta foi mais uma ação baseada na missão estratégica da ATAM em informar, formar e valorizar, tendo em conta o aperfeiçoamento profissional dos eleitos, dirigentes técnicos, coordenadores e assistentes no reforço da importância da Administração Local.
Nesta reunião, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, Silvério Regalado, o Presidente da ATAM Marcelo Caetano Delgado.

Seis em cada dez portugueses vivem pior do que em 2021

 

Depois de pagar as contas, um terço dos portugueses fica apenas com 10% dos rendimentos.

Com o aumento do custo de vida e o poder de compra a diminuir, seis em cada dez portugueses vivem pior do que no ano passado.
Com a carteira mais leve, cada pequeno aumento pesa toneladas na fatura que as famílias têm de suportar, o que obriga a uma grande ginástica mensal.

Um estudo europeu feito por uma gestora de créditos divulgado pelo Jornal de Notícias mostra ainda que um terço dos consumidores em Portugal fica apenas com 10% dos rendimentos depois de pagar as contas.
Para mais de metade dos portugueses, o preço dos alimentos é uma preocupação e nem todos têm almofada financeira para amortecer os aumentos.

SIC Notícias

Sepultura são primeiros cabeças de cartaz do Vagos Metal Fest de 2023

A banda brasileira Sepultura é o primeiro cabeça de cartaz da próxima edição do Vagos Metal Fest, que vai decorrer entre 3 e 5 de agosto de 2023, anunciou hoje a organização.
Em comunicado, a promotora Amazing Events indicou que os Sepultura vão apresentar “uma ‘setlist’ de luxo, num concerto que integra os maiores êxitos da sua carreira”.
Os Sepultura são compostos pelo norte-americano Derrick Green na voz e pelos brasileiros Andreas Kisser, na guitarra, Eloy Casagrande, na bateria, e Paulo Jr., no baixo, sendo este último o único membro fundador que ainda permanece no grupo (Kisser integra a banda desde o disco “Schizophrenia”, de 1987).
O mais recente disco de originais da banda, que é presença recorrente em palcos portugueses, data de fevereiro de 2020, intitulado “Quadra”. Em 2021, lançaram “SepulQuarta”, fruto de colaborações com outros músicos criadas durante a pandemia.
A última visita da banda a Portugal aconteceu no mês passado, no Hard Club, no Porto.
Os Sepultura juntam-se, assim, a um cartaz que já inclui o norte-americano Midnight, os australianos Be’lakor, os portugueses Corpus Christii (em estreia no festival) e os também nacionais Glasya.
Os passes para o evento já estão à venda, por um custo de 85 euros mais taxas.