domingo, 20 de maio de 2018

O país, lamentos e testemunho


Um artigo de Hélio Duque “Era uma sociedade feliz vivendo na mentira”, mostra a que nível chegamos em termos político-econômicos. Mostra o desastre que vivemos e Hélio finaliza assim: “Desde tempos idos, realidade adversa só pode ser mudada por duas maneiras: pela política ou pela violência. Não existe na história da humanidade terceira alternativa.”

Isso merece reflexão profunda de cada um de nos. Ou acontece o impedimento deste governo paralisando esta trajetória da nação rumo ao caos, ou as Forças Armadas FFAA precisam tomar o poder, colocar ordem na casa, e tão logo quanto possível convocar novas eleições. Ninguém aguenta mais! É corrupção em cima de corrupção, envolvendo centenas de homens públicos.

Lula está preso e não sairá da cadeia porque pesam sobre ele muitos processos complicantes. José Dirceu está preso de novo, e doravante não mais sairá porque está enrolado até as entranhas nas maracutaias mais sórdidas. Palocci está preso e delatará tudo o que sabe para abrandar sua pena, e assim complicará ainda mais a vida de seus "amigos". 

Nossos aplausos e nosso profundo reconhecimento pela operação LAVA-JATO, harmônica e perfeita em suas muitas ações. Nossos agradecimentos pelo esforço homérico de Sergio Moro e de sua equipe. Eles mostraram coragem de desafiar o poder nas mãos de corruptos presentes no executivo, presentes no legislativo e presentes no judiciário.

O bem nunca vencerá o mal... Mas, o fato concreto é que estamos demorando muito para sair do caos que o socialismo arquitetado por pessoas medíocres e iníquas e falsas como notas de três reais, nos forçaram viver. O medo e a desconfiança paralisam milhões de brasileiros.

OLAVO DE Carvalho é homem que muito prezo pelo conhecimento e legitimidade de suas declarações e, há mais de duas décadas, ele vem alertando sobre o sério processo de comunização que o país vem enfrentando. Déspotas insanos refestelam-se no poder e transformam tudo em verdadeiras “casa de mãe joana”, em antros nojentos, onde enganar, roubar, subornar, corromper é ordem do dia. E para cúmulo de nosso azar a maioria dos jornalistas e muitos professores e artistas são socialistas que defendem um regime ultrapassado, e que não deu certo em lugar nenhum, e que causou miséria e morte. O homem decididamente não aprende com a história e insiste em cometer os mesmos erros de sempre!

Políticos insanos refestelam-se no poder num escárnio boçal realizado com dinheiro que não lhes pertence! Um dinheiro que faz muita falta nos hospitais, nas escolas, nos bolsos dos cidadãos que trabalham.

Mas sei que a criminalidade não vencerá a justiça. Tenho convicção que nossa FFAA estão vigilantes e que elas não se omitirão de suas responsabilidades, e vejo com alegria militares voltando-se para a política e almejando candidatar-se a cargos políticos diversos. Isso é muito bom! Isso é muito salutar para o Brasil!

Tenho conversado com muitas pessoas, nos mais diferentes setores de nossa economia. E entendo que há muita falta de dinheiro circulante, e a concentração de riqueza na mão de poucos continua apertando. O governo faz quase nada para mudar este quadro,e o comércio está travado. As perspectivas do agronegócio são muito boas mas o desalento, as lamúrias, e as queixas são recorrentes em quase todos os segmentos. É um xororô generalizado! 

Mas isso de nada adianta. É preciso encarar os problemas de frente e inovar...

O gênio Albert Einstein disse: “Nas horas de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento”. Então, precisamos imaginar outros cenários, colocar neurônios a operar mais esforçadamente, porque existe sim, luz no fim do túnel.

O que fazer? A minha receita é simples: Não desperdice seu tempo; faça o que realmente gosta de fazer; trabalhe sempre com entusiasmo, alegria e gratidão; planeje suas ações com cuidado, atue e vá corrigindo seu rumo; não tema a concorrência e não tema coisa nenhuma a não ser, DEUS; ore e clame pelo favor do Pai porque somos apenas pó sem Ele.

E de novo, seja sempre alegre porque a vida deve ser uma grande festa! Sim amigo, a vida deve ser uma grande festa, mesmo que o mundo esteja desabando à sua volta porque o pessimismo e a tristeza só puxam você para baixo.

Sou agrônomo e farei 70 anos no próximo mês de outubro. Minha saúde é perfeita, caminho 5 Km/dia, cinco dias/semana, não tenho temores e procuro fazer o que Deus quer que eu faça. Sou falho em muitas coisas, mas sempre procuro a correção. Minha casa é um pedacinho do céu, amo minha esposa e cada um dos meus quatro filhos. Problemas acontecem a toda hora, mas com sabedoria nós os contornamos...

Não trabalho no que gostaria simplesmente porque o mercado julga-me muito velho, entretanto aprendi a gostar de vender trufas de chocolate (confesso que demorou um pouco), a vender livros num país onde mais da metade de sua população tem dificuldades de comprar feijão e arroz, e há alguns meses ajudo minha mulher numa empresa que criamos recentemente. Mas, tudo que faço, faço com determinação e com alegria no coração.

Ser feliz exige esvaziar-se de si mesmo, ou seja, importar-se primeiro com o outro... Ser verdadeiramente feliz exige deixar o orgulho de lado, e ter fé em Deus para mudar cenários e não temer as circunstâncias. 

Deus é fiel, nunca nos abandona e precisamos todos imitar Jesus Cristo que perseverou em meio as muitas provações. Ele perseverou até o fim e deve ser nosso exemplo e nosso alvo.

E fortaleça seu ânimo lendo Hebreus 12 1-13.

Tenha um ótimo dia. 


Curitiba, 20 de maio de 2018


Hora de Fecho: Em direto/ Desp. Aves-Sporting. Bas Dost vai ser titular

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Sporting teve a semana mais atípica da história, com reuniões, ameaças de processos, agressões a jogadores, só um treino e dispensa de estágio. Hoje é dia de festa, na final da Taça com o Desp. Aves.
Presidente da Mesa da AG do Sporting esclarece que marca eleições "de imediato" para os órgãos sociais se Bruno de Carvalho se demitir. Rejeita, assim, que venha a existir uma comissão de gestão.
Mário Lino e António e Paulo Campos foram as caras conhecidas no almoço de apoio a Sócrates. Ex-PM defendeu Pinho e prometeu não dizer mal do PS mas atirou a Costa: "Nunca estive num camarote do BES".
O bispo de Leiria-Fátima vai ser criado cardeal no dia 29 de junho. A nomeação foi publicada este domingo. Vigário de Leiria-Fátima diz que a nomeação reforça ligação entre o Vaticano e Fátima.
O bispo de Leiria-Fátima, cuja nomeação para cardeal foi anunciada pelo Papa Francisco, assume que soube a notícia este domingo. "Não estava à espera, fiquei surpreendido, nervoso".
O primeiro-ministro, António Costa, felicitou este domingo, no Twitter, o Bispo de Leiria-Fátima, António Marto, pela nomeação como Cardeal pelo Papa Francisco, considerando ser "uma hora de alegria".
Ex-secretário de Estado da Saúde preside à comissão organizadora da Convenção Nacional da Saúde, um debate inédito com todos os intervenientes do setor da saúde. Em entrevista, defende pacto no setor.
Não há cantora portuguesa tão internacional. Anda a correr de país em país, mas sentou-se com o Observador para falar do novo disco. "Os sonhos são o que me move". Mas também quer um Grammy.
Nas redes sociais há boa e má informação. Anita MacDonald defende que os profissionais de saúde e, em particular, os nutricionistas devem usar as redes sociais para partilhar informação fidedigna.
O violinista e maestro catalão Jordi Savall tem um novo disco com a orquestra Le Concert des Nations que evoca a presença do mar na música barroca, de Telemann a Rebel.
Joana Ribeiro pisa, pela primeira vez, um festival de cinema internacional, e logo Cannes. Conversámos com a atriz portuguesa sobre a estreia na Riviera Francesa, ao lado do realizador Terry Gilliam. 
Opinião

Helena Matos
Leões, águias ou dragões? Nem pensar. Sigamos a barata. É na barata que está a questão. As baratas andam por aí numa espécie de sinal exterior da putrefaçcão dos edifícios. E do regime.

João Marques de Almeida
Os governantes e as televisões contribuíram para o fanatismo dos adeptos e para fazer das presidências dos maiores clubes portugueses cargos apetecíveis para todo o tipo de oportunistas sem escrúpulos

Paulo Trigo Pereira
Com fraco crescimento económico e problemas novos ou antigos que persistem em não ter solução, é obviamente mais fácil ser de direita do que de esquerda e ser populista do que ser realista.

Alberto Gonçalves
Após a desilusão com um ex-governante, inúmeros portugueses resolveram desiludir-se em simultâneo com um dirigente da bola. É a nossa tradição de seguir fervorosamente determinadas fraudes. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Angola é nossa porque é da nossa língua, como nossa é também porque, na sua imensa maioria, é católica.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Dois acidentes rodoviários em Mira no espaço de algumas horas

Resultado de imagem para acidentes rodoviários
Sexta e sábado ficaram marcados por 2 ocorrências (despistes) no Concelho de Mira...
primeiro alerta recebido pelos Bombeiros Voluntários de Mira aconteceu pelas 22:23 horas do dia 18 de Maio e tratou-se de um despiste de um ligeiro tendo, este, "embatido em um obstáculo" segundo fonte dos BVM.
O local do despiste foi a Rua Dr. Manuel Estrela, na Praia de Mira, causando 2 vítimas ligeiras "que disseram não ser necessário as suas deslocações para o Hospital". 
No local estiveram 3 viaturas dos BVM com 7 elementos, para além da GNR.
Já o segundo acidente, teve o alerta pelas 15:39 horas de sábado, 19 de Maio e tratou-se, também, do despiste de um ligeiro. Deste, resultaram 2 feridos ligeiros"sendo que somente 1, do sexo masculino, teve de ser transferido para o Hospital de Aveiro, já que a outra vítima também garantiu não ser necessária a sua deslocação ao Hospital" , segundo a mesma fonte dos BVM.
Este acidente aconteceu na rotunda do Lago Real, na Lagoa de Mira. Ali estiveram presentes 1 ambulância dos BVM com 2 elementos e, também, a GNR para as devidas ocorrências no local.
Mira Online

Redes Sociais | "Onde estás?" Bruno de Carvalho publica mensagem à filha Diana


"Amo-te tanto Diana! Onde estás?", questiona Bruno de Carvalho numa mensagem divulgada na rede social Facebook, este domingo de madrugada.

O presidente do Sporting revelou, na conferência de imprensa de sábado em Alvalade, sobre a crise em que mergulhou o clube na última semana, que não sabia onde estava a filha Diana, de três anos.

"Neste momento, não sei onde está a minha filha Diana, porque a minha ex-mulher desapareceu com a minha filha Diana", revelou, por Cláudia Dias Gomes considerar que "não estão reunidas as condições de segurança".

Este domingo de madrugada, Bruno de Carvalho escreveu uma mensagem na sua página do Facebook a reiterar que não sabe onde está a filha. "Amo-te tanto Diana! Onde estás? Hoje quero dedicar a vitória a ti! Que saudades! Isto é um pesadelo mas vamos superar tudo!", escreveu.


PROGRAMA PARA EXCURSÃO DA ADASCA 2018 A MONSANTO DIA 21 DE JULHO (SÁBADO)


Conforme o prometido no decorrer da Excursão do ano transacto a Belmonte, este ano a ADASCA organiza a sua Excursão anual à localidade de Monsanto.
Itinerário: Aveiro » Viseu » Monsanto » Idanha-a-Nova e Velha » Castelo Branco.
-------------
Inscrições até ao Dia 16 de Julho na sede da ADASCA, ou entregues no decorrer das habituais Colheitas de Sangue, com o respectivo pagamento. A participação na excursão é livre (dadores associados, familiares e amigos).
As inscrições são limitadas aos lugares do autocarro (67 Lugares) com reservas por ordem de entrega das mesmas. Já começamos a receber inscrições...
O almoço convívio é servido no restaurante “O Fontela” em Monfortinho. local paradisíaco. 
Certos que será uma excursão interessante tendo em conta as localidades a visitar, com o propósito de fomentar um convívio salutar e contacto com a natureza, esperamos que seja do agrado de todos.
Por fim, o Programa Cultural está em fase de elaboração, sendo divulgado em breve.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331+ 964 470 432
PDF: 
PDF icon Programa para Excursão da ADASCA 2018 a Monsanto Dia 21 de Julho.pdf PDF icon Ficha para Excursão da ADASCA a Monsanto 2018.pdf

ADASCA COMEMORA O DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE NO SALÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE CACIA DIAS 16 E 17 DE JUNHO 2018


Caros colegas dadores,
Este ano a ADASCA quebra o modelo da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em relação aos anos anteriores, tendo em conta que não vai realizar a habitual Caminhada Solidária, uma vez que se perspectivam outras iniciativas com que a ADASCA não tem qualquer relação.
Face ao exposto, a Direcção da ADASCA achou por bem, apostar num modelo diferente, esperando que seja do agrado de todos os participantes.
As inscrições podem ser impressas a partir deste site e entregues na Sede da ADASCA, ou, na Pastelaria Delicreme em Cacia até ao dia 15 de Junho, para que tenhamos uma noção do que se deve comprar.
Vai decorrer de igual modo a primeira exposição alusiva à dádiva de sangue no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, com obras dignas de serem apreciadas.
Animação Musical a cargo do amigo Vitor Cruz, que à muito vem apoiando a ADASCA.
A animação musical vai dar uma componente nova ao convívio, pelo que VENHA CONVIVER, DAR VISIBILIDADE E FORÇA À SOLIDARIEDADE!
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Contactos: 234 095 331 | 964 470 432
PDF: 

Manhã de domingo: As entrelinhas da conferência de imprensa de BdC /premium

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Bruno de Carvalho tem poucas fichas mas fez all in. Em muitas partes, regressou até à versão bélica de 2011. Foi à luta com as armas do passado para se segurar no presente mas o futuro está em risco.
O treinador do Aves fala das sete vitórias, três delas em Alvalade, e ainda do título de campeão nacional como júnior do Porto, do Portugal-Inglaterra no Euro-2000, do JJ (Jacinto João) e do outro JJ
Bruno de Carvalho criticou crónica onde se lê que "Brunos de Carvalho devem ser mortos à nascença". Ao Observador, Sousa Tavares diz que não é literal e que só pessoas pouco inteligentes não entendem.
Bruno de Carvalho falou duas horas em Alvalade. 32 notáveis, entre os quais Santana Lopes e Paulo Portas, apelam ao coração dos jogadores para não rescindirem os contratos com o Sporting.
Uma peregrino morreu e outros cinco ficaram feridos na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional 365 em Moitas Venda, Alcanena. A condutora já foi detida, depois de localizada pela GNR.
Ex-diretor do Museu da Presidência, Diogo Gaspar, é acusado de 42 crimes pelo Ministério Público. Um deles é o aluguer da coleção de presépios de Maria Cavaco Silva por 30 mil euros.
Os concelhos de Bragança, no distrito de Bragança, e Castro Marim, no distrito de Faro, estão em risco elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Acha que reparou em tudo durante o casamento de Harry e Meghan? Talvez não. Passámos a cerimónia a pente fino e contamos-lhe 11 curiosidades sobre o enlace do ano.
A chegada dos noivos. A homilia do bispo irreverente. A troca de alianças. O pedido de um beijo. A carruagem vintage. E o sorriso contagiante de um jovem pajem. O filme do casamento real em 2 minutos.
O anúncio surge depois de, ao longo da campanha eleitoral, o Presidente venezuelano ter oferecido aos seus apoiantes bónus em bolívares (moeda local) a quem fosse fosse votar "livremente".
A violência sexual e a pobreza são os fatores que melhor permitem prever o aparecimento de doenças mentais. Perda e abandono na infância também têm um impacto importante na saúde mental das crianças. 
Opinião

Rui Ramos
O futebol tornou-se um mundo aparte, onde as leis e as regras não se aplicam. É por isso que, por vezes, parece que Alvalade fica na Venezuela e Alcochete na Síria. 

Filomena Martins
Ferro queria ser o Teixeira dos Santos de Bruno de Carvalho. Falhada a traição, o presidente leonino manteve o seu PEC IV. Não tem (também) humildade para perceber os custos para o clube.

José Manuel Fernandes
É fácil e popular culpar Israel por todos os massacres. Mais difícil é perceber que nunca haverá paz enquanto os palestinianos forem reféns de uma cultura de vitimização mitificada na sua “catástrofe”

Luís Reis
Mário Nogueira, como sempre um precursor e um inovador, acaba de inaugurar uma nova esquerda. A esquerda do protesto fofinho, que não quer ser incómoda nem desagradável para o Governo.

Jorge Barreto Xavier
Um “Museu da Viagem Portuguesa” e que, acredito, não envergonhará ninguém se se chamar “das Descobertas”, não tem de retirar peças a outros museus, ou de sobrepor-se a trabalho museológico existente.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Termina hoje a 26ª AUTOMOBILIA que, nos dias 18, 19 e 20 de Maio de 2018, trouxe até à AveiroExpo milhares de pessoas de todo o País



Maio recebeu, como habitualmente, o tradicional certame dedicado ao coleccionismo relacionado com os transportes rodoviários mostrando, de ano para ano, uma maior abrangência do tema ao englobar exposições temáticas que extravasam os simples veículos terrestres e de utilização diária.
É a 26ª AUTOMOBILIA que, nos dias 18, 19 e 20 de Maio de 2018, ocupou a AveiroExpo, em Aveiro, continua a afirmar-se como o verdadeiro ícone no tema das feiras e exposições dedicadas ao coleccionismo e história dos transportes.
Como habitualmente são mais de 300 os expositores de várias nacionalidades que disponibilizam aos visitantes material e equipamentos diversos relacionados com a temática, assim como veículos de todo o tipo e em diversos estados de conservação, memorobilia ligada ao mundo dos transportes e desportos motorizados, miniaturas e muito mais.
Factor de enriquecimento do certame são as exposições temáticas que o complementam, exibindo veículos e equipamentos que atraem muitos entusiastas e o público em geral, exposições que são já uma tradição da Automobilia, destacando-se na edição deste ano os automóveis de fabrico nacional; camiões reboque de socorro mecânico; motos antigas de fabrico artesanal; veículos evocativos da evolução da marca francesa Renault; bicicletas antigas e veículos militares portugueses.
Representadas no certame estiveram também algumas entidades nacionais nomeadamente o Museu do Ar, o Museu Nacional Ferroviário, o espólio histórico da Guarda Nacional Republicana e, em destaque, os 70 anos Land Rover.
Complementarmente a Automobilia apresenta também outras actividades, designadamente um Passeio de Bicicletas Antigas (no dia 20 de Maio) com veículos até à década de 70, encontros de UMM e Honda S800 e concentrações de Clubes.
Segundo a organização do evento superou as expectativas, reforçando assim uma aposta nas futuras exposições.

O Litoral Centro desde a Feira de Março que se associou à divulgação do evento a titulo gratuito, tendo registado até às 8 horas de hoje cerca de 51 mil visualizações, o que nos deixa satisfeitos.

J. Carlos
(Director)




Carta aberta de notáveis do Sporting aos jogadores: “Não virem as costas ao nosso clube”

Notáveis do Sporting pedem aos jogadores para não rescindirem os contratos por justa causa. "Não virem as costas ao nosso clube", escrevem numa carta aberta sem referências a Bruno de Carvalho.


“Não virem as costas ao nosso clube”. É este o apelo, quase dramático, de um 32 associados do Sporting, numa carta aberta dirigida aos jogadores, e sem nunca referir, uma única vez, o nome do presidente Bruno de Carvalho, antecipam uma chuva de pedidos de rescisão por justa causa que, a confirmar-se, poderá pôr em causa a própria viabilidade da SAD do clube. Na carta, a que o ECO teve acesso e que tem 32 assinaturas, os jogadores são convidados a fazer “um pacto de sangue verde e branco” já a partir de segunda-feira.
Estes notáveis, entre os quais estão nomes como os de Pires de Lima, Jorge Coelho, Pedro Santana Lopes, Diogo Lacerda Machado e Filipe Botton, começam por salientar a “total solidariedade pela situação vivida e que se está a viver, não só enquanto atletas profissionais, mas também enquanto homens, filhos ou pais de família”, na sequência da invasão da Academia de Alcochete e das agressões de que foram albo os jogadores e o treinador Jorge Jesus. Mas esta carta aberta, divulgada depois de mais uma conferência de Imprensa de Bruno de Carvalho, este sábado, em que responsabiliza os jogadores pelo que sucedeu, tem um objetivo claro: Evitar os previsíveis pedidos de rescisão por justa causa dos principais jogadores do clubes.
Nos últimos dias, sucederam-se as notícias sobre a possibilidade de os jogadores mais relevantes do plantel, como Bruno Fernandes, Bas Dost, Rui Patrício, William carvalho ou Gelson Martins, avançarem para pedidos de resolução do contrato laboral por justa causa. Aliás, como o ECO noticiou, a própria administração da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting já antecipa pedidos de rescisão contratual por justa causa de jogadores nos próximos dias por causa da violência na Academia de Alcochete. “Se este horrível acontecimento for motivo para rescisão por justa causa, o paradigma do mercado futebolístico, tal e qual o conhecemos hoje, ficaria posto em causa”, afirmou, em tom de aviso, o administrador com o pelouro financeiro, Carlos Vieira, na mesma conferência em que Bruno de Cavalho garantiu que não se demitiria.
“Há um dia seguinte e há um caminho”, escrevem os subscritores desta carta. Sem nunca se referirem ao jogo da final da Taça de Portugal, olham já para o dia seguinte, e para o que pode vir a suceder. “Há um dia seguinte e há um caminho. Porque há gente com o ‘Sporting no sangue’”, que como nós, são sócios adeptos e simpatizantes espalhados pelo mundo, dos mais humildes aos mais bem posicionados na sociedade nos seus diversos setores”. Mais à frente, acrescentam: “A nossa história precisa e merece o vosso contributo e responsabilidade. Dentro, mas também fora das quatro linhas (…) Não virem as costas ao nosso Clube. Demonstrem uma vez mais que têm o “Sporting no sangue” (…) e assumam connosco, já a partir de segunda-feira, um pacto de sangue, verde de esperança”.

Quem assina esta carta aberta?


  • António Esteves
  • António Pires de Lima
  • Bernardo Trindade
  • Carlos Barbosa da Cruz
  • Carmona Rodrigues
  • Diogo Lacerda Machado
  • Fernando Faria de Oliveira
  • Filipe de Botton
  • Filipe Soares Franco
  • Francisco Calheiros
  • Francisco Soares dos Santos
  • Gonçalo de Sampaio
  • João Viegas Soares
  • João Marques Cruz
  • João Xara-Brasil
  • Jorge Coelho
  • José Vera Jardim
  • Luís Cortes Martins
  • Luís Marques
  • Luís Palha da Silva
  • Marco Lebre
  • Mário David
  • Mário Patrício
  • Miguel Frasquilho
  • Miguel Salema Garção
  • Nicolau Santos
  • Nuno Fernandes Thomaz
  • Paulo Núncio
  • Paulo Portas
  • Pedro Baltazar
  • Pedro Santana Lopes
  • Tomás Froes

Fonte: ECO
Comentário: Fico satisfeito por saber que neste País ainda existem notáveis, ou pugnáveis por boas causas. Pena é, não ser para todas as causas tidas como louváveis socialmente. Se as motivações se transformassem em bandas de música, que melodia ouvíamos?
O tempo vai ditar a evolução dos acontecimentos...
J. Carlos