quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Descoberto novo material com potencial para dispositivos de memória de última geração

Descoberta assinada por investigador do IFIMUP/FCUP merece honras de capa na edição de fevereiro da revista "Applied Materials Today".

Materiais ferroelétricos baseados em óxidos binários como o Óxido de Háfnio (HfO2) e o Óxido de Zircónio (ZrO2) estão a ser investigados para aplicação em dispositivos de memória de última geração com potencial em áreas revolucionárias como a computação neuromórfica. Um estudo, no qual participa o investigador Fábio Figueiras, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), descreve um novo material à base de óxido de zircónio com maior potencial de aplicação nestas tecnologias e mereceu destaque de capa na revista Applied Materials Today.
“O óxido de zircónio é cinquenta vezes mais abundante e acessível que o mais intensivamente investigado óxido de háfnio”, começa por explicar o investigador que trabalha no Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica (IFIMUP). “A técnica que utilizámos,  de produção de filmes finos ferroelétricos da fase ZrO2 ortorrômbica por ion-beam sputtering, tem a vantagem de ser compatível com processos industriais utilizada para fabricar micro- e nano- dispositivos eletrónicos baseados em CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductors)”, acrescenta. 
No estudo, os investigadores demonstraram, por diversas técnicas de caracterização e simulação computacional, que as limitações que poderiam ser problemáticas para a integração de ZrO2 em tecnologias confiáveis, podem ser devidamente colmatadas. E, como resposta, apresentam um novo filme fino de óxido de zircónio numa estrutura intencionalmente modificada. 
“O nosso trabalho permite enfrentar três grandes desafios com que se depararam diversos estudos internacionais prévios realizados com HfOe ZrO2: a rápida fadiga, a baixa retenção e a necessidade de efetuar uma série de ciclagens elétricas para “despertar” o comportamento ferroelétrico (wake-up effect)”, sublinha Fábio Figueiras. Para além disso, “os outros materiais acabam por falhar ao fim de alguns ciclos e com este novo material isso não acontece – tem a capacidade de ser estável por milhões de ciclos”.
estudo intitulado Ferroelectricity and negative piezoelectric coefficient in orthorhombic phase pure ZrO2 thin films tem também como autores José Pedro Silva, Veniero Lenzi, Maria Gomes e Luís Marques da Universidade  do Minho; Konstantin Romanyuk da Universidade de Aveiro, e integra ainda investigadores de Bucareste, na Roménia e de Cambridge, no Reino Unido.
Os autores defendem que existe um verdadeiro potencial para que os filmes finos de ZrO2 sejam aplicados na próxima geração de sensores e dispositivos de memória e prometem continuar a trabalhar neste material promissor. 
Nova material descoberto na FCUP pode ser o futuro dos sensores e dispositivos de memória.

Universidade do Porto

INVESTIGAÇÃO: Cientista da UC vence Prémio BIAL de Medicina Clínica com trabalho de investigação sobre autismo

 O trabalho de Miguel Castelo-Branco, premiado com 100 mil euros, representa uma visão de 15 anos de percurso na investigação básica e clínica na área do neurodesenvolvimento, em particular no autismo.
Miguel Castelo-Branco, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e coordenador científico do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) da Universidade de Coimbra (UC), é o vencedor do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022, com a obra “Os desafios da Neurodiversidade: um percurso na área da medicina personalizada e de investigação no autismo”.
O trabalho, premiado com 100 mil euros e atribuído pela Fundação BIAL, representa uma visão de 15 anos de percurso na investigação básica e clínica na área do neurodesenvolvimento, em particular no autismo, influenciada pela história pessoal do autor, pai de um jovem com esta condição, com responsabilidades associativas e federativas.
Alicerçada na procura de biomarcadores e novas terapias, a investigação teve como foco os conceitos chave de Neurodiversidade e Medicina Personalizada. O conceito de Neurodiversidade aplicado à Medicina, em particular ao autismo, mostra que, apesar das semelhanças entre indivíduos, o nosso cérebro transporta marcas únicas que levam a manifestações biológicas e do comportamento muito diferentes, originando a necessidade de tratamentos diferenciados e ajustados a cada pessoa, isto é, Medicina Personalizada.


Com esta visão da “molécula ao homem”, ligando a biologia molecular, imagiologia cerebral e neurociência cognitiva, foram realizados diversos ensaios clínicos, usando fármacos, mas também terapias não farmacológicas com base científica, sobretudo interfaces homem-máquina e jogos imersivos, para tentar melhorar aspetos como o reconhecimento de emoções, a regulação emocional e a ansiedade no autismo.
«O trabalho confirmou que para compreender e reabilitar melhor o autismo é preciso ter em conta marcadores neurobiológicos que permitam caracterizar melhor a Neurodiversidade, de forma a concretizar abordagens de Medicina Personalizada e de Precisão, tendo sido crucial o trabalho de equipas multidisciplinares», explica Miguel Castelo-Branco.
Para o presidente do júri do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022, Manuel Sobrinho Simões, «o trabalho vencedor reflete um percurso de vida dedicado à investigação, alicerçado na história pessoal do autor, que contribuiu substancialmente para a compreensão da dualidade saúde/doença, permitindo o desenvolvimento de tratamentos personalizados de forma a melhorar competências sociais e de regulação emocional no autismo».
O júri do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022 atribuiu ainda duas Menções Honrosas, no valor de 10 mil euros cada uma, a estudos nas áreas dos Tumores Cerebrais e da Hipertensão Arterial.
A cerimónia de entrega do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022 decorreu ontem, dia 8 de fevereiro, e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Pode rever a cerimónia aqui.

Miguel Castelo-Branco, docente da FMUC e coordenador científico do CIBIT/ICNAS.

© DR

Parceria entre MB Way e PJ? Fique alerta, email é falso


O novo email que está a circular avisa os utilizadores sobre uma alegada (e falsa) parceria entre a PJ e a plataforma.
Polícia Judiciária (PJ) alerta, esta quinta-feira, para um email com informação falsa que está a circular e que dá conta de uma alegada parceira entre a plataforma MB Way e a própria PJ. Se recebeu este email, saiba o que deve fazer.
“Diversos cidadãos têm recebido nas suas caixas de correio eletrónico a mensagem (que pode ver abaixo) que refere um Protocolo de Cooperação entre a MBWAY e a Polícia Judiciária, solicitando a atualização de dados do cartão multibanco. A Polícia Judiciária reitera que este email é falso e tem como finalidade única e exclusiva de recolha de elementos bancários, através de método conhecido como Phishing”, alerta a autoridade em comunicado.
Se recebeu este email, o que deve fazer? “Ignorar” a mensagem, “não responder”, reportar como SPAM (vulgo lixo) e apagá-la, aconselha a PJ.
A Judiciária aproveita esta circunstância para deixar algumas recomendações para evitar ser vítima de phishing. Eis o que deve fazer ou evitar fazer:

  • Nunca aceda a links ou anexos de emails estranhos;
  • Fique atento a características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas) ajudá-lo-ão a reconhecer a falsidade da mensagem;
  • Tenha cuidado com a curiosidade e desconfie de notícias e ofertas sensacionalistas;
  • Não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem;
  • Ninguém dá prémios ou oferece um produto, se não estiver a participar num concurso;
  • Ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado;
  • As instituições credíveis e sérias, não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes;
  • Em caso de dúvida contacte previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado;
  • Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente;
  • Passe este alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, para evitar que também elas sejam vítimas.
SIC Notícias

Cantanhede | Dois detidos em flagrante por furto em estabelecimento


A GNR de Cantanhede, no dia 8 de fevereiro, deteve um homem de 29 anos e uma mulher de 23 anos, por furto em estabelecimento comercial, em Cantanhede.

Após uma denúncia a dar conta de um furto num estabelecimento comercial, os homens da GNR dirigiram-se de imediato para o local.

Realizando as diligências necessárias, estas levaram à detenção dos suspeitos nas imediações do estabelecimento. Aquando da abordagem, um dos suspeitos tentou encetar uma fuga a pé, tendo sendo intercetado e detido momentos depois pelos militares.

Após ter sido efetuada a abordagem e detenção dos dois suspeitos, foi possível apurar que estavam na posse de material furtado no estabelecimento, destacando-se a apreensão do seguinte material:
  • 14 recipientes Weed Spot – CBD;
  • 11 caixas de chocolates “India Cukierki konopne”.
Os detidos foram presentes nesta quinta-feira no Tribunal Judicial de Cantanhede, tendo-lhes sido decretada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Alvaiázere | Grupo Desportivo de Alvaiázere mantém apoio concedido pelo Município de Alvaiázere

 No passado dia 2 de fevereiro, o Município de Alvaiázere, na pessoa do presidente, João Paulo Guerreiro, assinou o contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Grupo Desportivo de Alvaiázere, dando seguimento ao apoio já concedido de 35 mil euros no ano de 2022, como forma de incentivo à prática desportiva no concelho. 

O Grupo Desportivo de Alvaiázere garante um conjunto de modalidades desportivas que beneficiam todos aqueles que as procurem, quer sejam do nosso concelho ou de concelhos vizinhos, contribuindo, assim, para valorizar a qualidade de vida dos alvaiazerenses. 

Com intenção de promover o bem-estar da população, este protocolo concede a utilização das infraestruturas desportivas municipais existentes gratuitamente por parte do Grupo Desportivo de Alvaiázere, assim como um apoio financeiro dado pelo Município. 

A autarquia reconhece a importância de promover e apoiar o desporto e pretende ajudar à criação de condições para a prática desportiva, cumprindo assim uma das competências e obrigações das autarquias locais.

A masculinidade tóxica ao volante pode ser tão perigosa como drogas, velocidade e fadiga

Um organismo de segurança rodoviária francês apontou pela primeira vez para a masculinidade tóxica ao volante como tão prejudicial para acidentes rodoviários como a velocidade, o álcool, as drogas e a fadiga.
Uma campanha de conscientização, da Sécurité Routière, para a segurança no trânsito em França, alertou pela primeira vez para a masculinidade tóxica como possivelmente tão determinante para as mortes no trânsito, como a velocidade, o álcool, as drogas e a fadiga.
O vídeo da campanha utiliza imagens do realizador Rémi Bezançon, com cenas de parto e de maternidade que representam os primeiros momentos dos pais com os filhos. A campanha contrasta, assim, a sensibilidade e carinho dos homens, com a imagem estereotipada de virilidade machista.
"É urgente, no domínio da condução, libertar os homens das expectativas sociais que os encorajam a associar a virilidade com tomar riscos", revelou o organismo de segurança rodoviária francês Sécurité Routière. "Velocidade, álcool, drogas, fadiga... e se tivermos de adicionar masculinidade?".
As estatísticas fornecidas pelo organismo francês revelam que, em França, "78% das pessoas mortas na estrada em 2022 são homens", que "88% dos condutores jovens mortos são homens", que "84% dos suspeitos oficiais de acidentes fatais são homens" e que "93% dos condutores alcoolizados envolvidos num acidente são homens".
Esta campanha está visível a partir de 8 de fevereiro na televisão, no digital e nos cinemas, procurando encorajar os homens a resistir à pressão social. "Não precisas de seguir o que as pessoas esperam de um homem", diz o pai ao filho bebé no vídeo da campanha.

Madremedia

Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Biblioteca Municipal promoveu palestra sobre o pianista e compositor António Fragoso

Mais de setenta pessoas assistiram à sessão das Tardes Comunitárias sob o tema António Fragoso – Música, Literatura, Pintura que se realizou, ontem, dia 8 de fevereiro, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

Na mesa de honra esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que se fez acompanhar por Eduardo Fragoso, sobrinho do músico e presidente da Associação António Fragoso e António Canteiro, autor do livro “Nocturno”, romance que tem como protagonista o músico António de Lima Fragoso e que venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa, em 2020, numa sessão que contou ainda com a presença de Dina Lopes, autora da pintura utilizada na capa da obra.

Na ocasião, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro da Cultura da autarquia cantanhedense salientou “a excelência do painel de oradores, com natural destaque para Eduardo Fragoso, pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar na divulgação cultural das obras de seu tio, um mestre da música, um génio que partiu muito cedo”, aproveitando para realçar, também, “a forma tão elevada como os distintos artistas António Canteiro, enquanto escritor, e Dina Lopes, artista plástica, contribuíram para dignificar António Fragoso”, felicitando-os “pela qualidade dos trabalhos preconizados no livro “Nocturno”, através da literatura e da pintura ”.

O autarca congratulou-se, ainda, “por este género de inicativas permitir dar a conhecer a obra do genial pianista e compositor, António Fragoso, um dos mais prodigiosos músicos da sua geração, precocemente desaparecido aos 21 anos”, concluiu.

Ao longo da sessão os oradores prestaram testemunhos a partir da figura de António Fragoso (1897-1918) e do seu envolvimento com o artista e sua obra musical. Eduardo Fragoso, presidente da Associação António Fragoso (AFF), que referiu “projetos da Associação, e designadamente, os objetivos que estiveram na base da sua criação, em 2009”. A criação desta instituição de divulgação cultural “foi a forma que encontrei para deixar a totalidade do seu legado, devidamente estudado, revisto, publicado e gravado, permitindo, que a sua memória e a sua obra perdurem no tempo e constituam um valioso testemunho para as gerações vindouras”.

O escritor António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, natural de S. Caetano, Cantanhede, autor de 11 obras publicadas, muitas delas premiadas com galardões literários, deu a conhecer aos participantes aspetos relacionados com a construção do romance “Nocturno”, Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa. A obra, cujo contexto retrata a região da Gândara, no tempo da gripe pneumónica, descreve de forma simultaneamente biográfica e ficcionada, a vida do jovem pianista e compositor, António Fragoso, que, também ele sucumbiria à epidemia.

A sessão ficou ainda enriquecida pelo testemunho emotivo da pintora Dina Lopes, autora da pintura da capa de “Nocturno”, obra que esteve em exposição durante a sessão, aproveitando para partilhar alguns pormenores curiosos e intimistas que acompanharam o processo criativo do seu trabalho na pintura do retrato de Fragoso. A artista plástica, natural de Anadia, é licenciada em Pintura na ARCA – Escola Universitária das Artes de Coimbra. Com um sólido percurso profissional com exposições, coletivas e individuais, realizadas em Portugal e no estrangeiro, Dina Lopes desenvolveu uma técnica de pintura muito própria, recorrendo à sobreposição de imagens e transparências, permite que o espetador amplie a sua perspetiva visual e viaje no Tempo e no Espaço.



SOCIEDADE COLUMBÓFILA FILIADA NA ASSOCIAÇÃO DE PATINAGEM DE COIMBRA

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, após ter consolidado os trabalhos da implementação da patinagem artística no concelho de Cantanhede e de proceder às formalidades exigidas, pela Associação de Patinagem de Coimbra, através deste organismo associativo, submeteu à apreciação da Federação de Patinagem de Portugal, sediada na cidade de Lisboa, o seu pedido de filiação de forma a vir competir, já este ano, nas provas organizadas por aquelas estruturas associativas, tomou conhecimento através da publicação do comunicado oficial da referida Federação, da sua filiação na Associação de Patinagem de Coimbra, concretizando dessa forma o desígnio da Direcção Geral e em particular dos responsáveis, técnicos e atletas da novel Secção de Patinagem.

Contando, com a disponibilidade e colaboração do Município de Cantanhede, na procura de soluções para criar as melhores condições, quer para a aprendizagem da modalidade quer para o treino dos atletas de rendimento, Mariana Veloso, técnica principal da Sociedade Columbófila, que tem desempenhado um trabalho notável, na implementação da modalidade, tem vindo regularmente a orientar os treinos dos atletas, de grau competitivo avançado, bem como das crianças, jovens e adultos que estão a iniciar a modalidade, contando com o indispensável apoio dos familiares dos alunos, que tem mantido um acompanhamento permanente.

Paralelamente e com o objectivo de continuar a alcançar um crescimento gradual do número de praticantes nas aulas de aprendizagem da modalidade a Direcção Geral em colaboração com os técnicos, continua a proporcionar a todas as crianças, jovens e seniores, participarem em aulas experimentais, disponibilizando os equipamentos técnicos necessários a esta modalidade, decorrendo as referidas aulas de aprendizagem, que permitirão iniciar a prática da modalidade, às terças-feiras das 21h30 às 22h15 e aos sábados, das 10h00 às 11h30.

Qualquer informação estará disponível, nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, ou através dos telefones 231423186 e 963784373.



Leitura do responso é o atractivo da iniciativa. ENTERRO DO ENTRUDO VOLTA A ANIMAR FESTA DE CARNAVAL EM PEDORIDO

 Desfiles escolares decorrem na manhã do dia 17
Num tempo que se deseja de muita folia e boa animação, o concelho de Castelo de Paiva vai voltar a viver o Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com a realização de algumas iniciativas carnavalescas dinamizadas por associações locais, e que vão contar com o apoio municipal.
No próximo dia 17 de Fevereiro, vão decorrer durante a manhã os Desfiles dos Agrupamentos Escolares, sendo que, no Largo do Conde, vão desfilar os alunos do Agrupamento Escolar de Castelo de Paiva, e pelas ruas de Oliveira do Arda, na Raiva, vão desfilar os alunos do Agrupamento Escolar do Couto Mineiro, enquanto para a tarde do dia 20, está marcada a apresentação do Carnaval Sénior, com a participação das IPSS do concelho, uma iniciativa muito acarinhada pela população e agendada para o espaço do Pavilhão Municipal dos Desportos.
Entretanto, e como manda a tradição, Pedorido voltará a viver o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria, com realizando-se o Enterro do Entrudo na noite do dia 20 de Fevereiro, com desfile fúnebre desde a Póvoa até à zona das Concas e Ponte Centenária ( Foz do Arda ), com animação a cargo dos Kamuf Street Band durante o cortejo, realizando-se de seguida a Leitura do Responso, a Queima do Entrudofogo de artificioconcurso de máscaras e arraial popular, seguindo-se um animado baile pela noite fora, com a participação do Duo Musical HD, de Castelo de Paiva.
Mas já no Domingo Gordo, dia 19, haverá festa rija durante a tarde no Parque de Merendas, com Desfile Infantil e Concurso de Mascarados, lanche, e bailarico com a apresença do Duo Musical Som Baile, de Arouca.
A iniciativa da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e conta com o apoio da CM de Castelo de Paivada União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e população do Couto Mineiro do Pejão.
 
 
Carlos Oliveira

Tomada de posse do Conselho Municipal de Juventude de Reguengos de Monsaraz

 O Conselho Municipal de Juventude de Reguengos de Monsaraz tomou posse no dia 2 de fevereiro no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Este órgão consultivo é presidido pela Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, e é constituído por um representante do Agrupamento de Escuteiros de Reguengos de Monsaraz, um elemento do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Aberta, um representante da autarquia, dois representantes da Concelhia do Partido Social Democrata e dois elementos da Concelhia do Partido Socialista, não tendo designado representantes os restantes partidos com assento na Assembleia Municipal. Todas as associações do concelho que tenham projetos e atividades na área da juventude vão ser convidadas a participar nas sessões, mas sem direito a voto por condicionamento decorrente da lei habilitante.
O Conselho Municipal de Juventude é um órgão consultivo da autarquia que colabora na definição e execução das políticas municipais da juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas sectoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social. Neste sentido, pretende -se que o Conselho Municipal da Juventude seja um órgão que represente os jovens de Reguengos de Monsaraz, constituindo-se como um palco de partilha de informação, conhecimentos e anseios, que possibilite rentabilizar as capacidades criativas dos jovens e que permita criar condições para que intervenham e possam contribuir para o desenvolvimento do concelho.
Este órgão tem também como objetivo assegurar a audição e representação das entidades públicas e privadas que no âmbito municipal prosseguem atribuições relativas à juventude, contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos aos jovens, assim como promover iniciativas e a discussão de temas para os jovens. As suas atribuições abrangem ainda a divulgação de trabalhos de investigação relativos à juventude e incentivar, colaborar e apoiar o associativismo juvenil no seu âmbito de atuação, junto da autarquia e de outras entidades públicas e privadas.
O Conselho Municipal de Juventude tem competências para se pronunciar e emitir pareceres obrigatórios não vinculativos sobre as linhas de orientação geral da política municipal para a juventude constantes do plano anual de atividades, sobre as dotações afetas aos jovens no orçamento municipal e sobre projetos de regulamentos e posturas municipais na área da juventude. Este órgão consultivo pode ainda emitir pareceres facultativos sobre iniciativas da autarquia relacionadas com os jovens e a Assembleia Municipal pode solicitar-lhe a apreciação sobre matérias da sua competência com incidência nas políticas de juventude.

 Carlos Manuel Barão

Proença-a-Nova | Cortiçada Art Fest entra na fase de internacionalização do projeto

 Este é o único projeto de 1M da Europa Criativa 2022 coordenado por Portugal.
O Município de Proença-a-Nova é um dos 17 parceiros do projeto Landscape Together –promovido pela MAG – Marques de Aguiar, o único projeto de média dimensão coordenado por Portugal selecionado pelo programa Europa Criativa 2022 e que se iniciou no dia 7 de fevereiro com a apresentação pública e a primeira reunião de trabalho. “Com este projeto da Europa Criativa afirma-se a internacionalização do Cortiçada Art Fest, o projeto âncora do Experimenta Paisagem, uma plataforma de desenvolvimento territorial que tem como objetivo a concretização do museu experimenta paisagem, um museu aberto e sem paredes, de acesso livre e democrático enraizado na participação das comunidades locais”, adiantam os promotores.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, recordou o início do Cortiçada Art Fest, que envolveu igualmente os municípios de Oleiros e da Sertã: “veio de uma cicatriz que tem a ver com os incêndios rurais que foram a matriz para a cultura trazer aos territórios esta forma diferenciada de juntar as comunidades através da arte”. Na sua perspetiva, a continuidade do projeto irá permitir potenciar os territórios de baixa densidade e “criar um museu como um espaço democrático e aberto a todos” tirando partido da monumentalidade da natureza. O autarca felicitou ainda a MAG pelo trabalho árduo trilhado relativamente a este projeto e enquadrou-o no Ano Municipal das Artes que o Município promove em 2023.
Até 2026 serão dinamizadas “as várias dimensões culturais do Museu Experimenta Paisagem através de um trabalho coeso e consistente de uma rede de 17 parceiros peritos nas diferentes vertentes da Mediação Cultural, do Património Construído, da Criação Artística, do Património Imaterial e da Comunicação”. Será promovida a cooperação e a mobilidade entre mais de 90 artistas e 90 estudantes europeus numa relação de compromisso com as comunidades, estando previstos 16 eventos interdisciplinares, mais de 70 workshops, oito roteiros culturais, 18 residências artísticas, duas obras de arte permanente, quatro cursos de Verão, 20 Creative Talks, oito exposições em seis países e o Toolkit LT Model.
Os parceiros convidados pela MAG para integrar este projeto são: Direção Regional da Cultura do Centro, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Khbt (Alemanha), Municípios do Centro de Portugal: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, Museu Chillida Leku (Espanha), Politécnico de Milão, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Yok Yok (França), Time & Place (Bélgica) e Turismo Centro de Portugal.

Proença-a-Nova | Agrupamento de Escolas recebe mesas e ecrãs interativos

 Os educadores do pré-escolar e os professores do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova têm à sua disposição novos recursos para as suas atividades e aulas: são três mesas interativas e cinco ecrãs interativos que vão contribuir para implementação de novas metodologias pedagógicas e outras dinâmicas em sala de aula. As primeiras foram instaladas nas salas do pré-escolar do concelho, nomeadamente duas em Proença-a-Nova e uma em Sobreira Formosa; os segundos foram colocados em três salas do segundo ciclo e em duas salas do secundário da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca.
O investimento, que ronda os 27 mil euros, foi realizado no âmbito da medida 2.10 Programa “Escola + Digital + Desenvolvida + Segura” do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, que garante um financiamento de 85%, sendo o restante valor assegurado pelo Município de Proença-a-Nova. Neste investimento está igualmente incluída a renovação das cadeiras dos laboratórios do Ensino Secundário: foram adquiridas 76 novas cadeiras que garantem ergonomia e maior conforto aos alunos durante as suas aulas laboratoriais.
Para tirar partido de todas as funcionalidades das mesas e ecrãs interativos, os educadores e professores receberam formação no dia 7 de fevereiro, de modo a conhecerem as potencialidades dos equipamentos. Espera-se agora que a utilização dos novos recursos contribua para a motivação da aprendizagem, considerando as competências inatas de “nativos digitais”, promovendo um contexto de autoaprendizagem e aprendizagem colaborativa.

XXIII FESTIVAL DE MÚSICA AL-MUTAMID APRESENTA MÚSICA ÁRABE COM MONIA ABDELALI EM SILVES

 A música árabe regressa ao Teatro Mascarenhas Gregório em mais uma edição do Festival de Música Al-Mutamid, apresentando neste espaço, a 11 de março, pelas 21h30, Monia Abdelali. Os ingressos para este espetáculo, promovido pela Câmara Municipal de Silves, estão à venda, a partir do dia 10 de fevereiro, na BOL e nos locais habituais.
Portadora de uma extensa tradição de interconexão cultural do mundo árabe, e dona de uma voz marcante, Monia Abdelali apresenta-se em palco com Amine Tailassane (no alaúde árabe e voz) e Jaouad El Jadli (nas percussões e voz), revisitando diversos estilos árabes como Maluf, Tarab e Oriental Moderno, entre outros.
Os ingressos têm um custo associado de 10 euros, podendo ser adquiridos antecipadamente na bilheteira online BOL (em https://cmsilves.bol.pt/) ou nos locais habituais (FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy).
De salientar que este festival itinerante, este ano na sua 23.ª edição, apresenta-se como um evento pioneiro e de caraterísticas únicas, quer em Portugal quer na Península Ibérica, na divulgação das músicas e danças de raiz provenientes do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo Oriental. É, ainda, uma homenagem ao rei poeta Al-Mutamid (filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid), nomeado governador de Silves com apenas 12 anos e figura incontornável dos mais belos tempos de Al-Andalus.
O telefone 282 440 856 ou email do cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura da Câmara Municipal de Silves disponíveis para fornecimento de informações adicionais.

Sinopse:
MONIA ABDELALI nasceu no sul da Tunísia (Kettana, Gabes), onde os cantos tradicionais formam parte da sua infância e adolescência. O instrumento de percussão (darbouka) marca o ritmo do seu sangue, os coros e melodias baseados em modos tunesinos e do mundo oriental fazem de Monia Abdelali a portadora de uma extensa tradição de interconexão cultural do mundo árabe. Desde muito jovem começou por percorrer a geografia tunesina com diferentes grupos musicais locais, o que lhe aportou uma perspetiva mais ampla como cantora, além de graduar-se em filologia francesa. Uma vez terminada a licenciatura ingressou na Escola Superior de Artes em Gabes, onde desenvolveu e aprofundou estudos nos cantos Maluf, Tarab e Oriental moderno, entre outros estilos árabes. Desde então, surgiram diferentes contratos para atuações em Líbia e Egito, que viriam a disparar a sua popularidade no seu país de origem, culminando em 2020 com uma atuação no mais importante festival de música do país – Festival de Cartaghe.
 
Monia Abdelali_ voz
Amine Tailassane_ alaúde árabe e voz
Jaouad El Jadli_ percussões e voz

Festival Internacional de Cinema de Turismo realiza-se nas Caldas da Rainha

A Centro Portugal Film Commission dá início à divulgação da XVI edição do ART&TUR -Festival Internacional de Cinema de Turismo, um dos mais reconhecidos festivais de cinema de turismo a nível global, que vai decorrer na cidade das Caldas da Rainha entre os dias 24 e 27 de Outubro de 2023. 
OS PARTICIPANTES DO FESTIVAL ART&TUR IRÃO CONHECER O MELHOR DA HOSPITALIDADE DAS CALDAS DA RAINHA, A CIDADE TERMAL E CRIATIVA DA UNESCO NA ÁREA DE ARTESANATO E ARTES POPULARES.
A importância do cinema e audiovisual de turismo reflete-se na crescente notoriedade do destino Portugal, sendo o Festival ART&TUR uma oportunidade de promoção internacional para cidade, para o Centro de Portugal e para todo o país.
Em parceria com a Turismo Centro de Portugal e diversas instituições locais (Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Centro Cultural e de Congressos, ESAD, ACCCRO, União de Freguesias das Caldas da Rainha, Museu do Hospital e das Caldas, Museu Malhoa e as demais entidades da região que serão anunciadas em breve), está a ser preparado uma edição do Festival ART&TUR que pretende ser mais abrangente no tempo e na diversidade de iniciativas, propondo diversos desafios na esfera da promoção cultural e do turismo.
Várias competições serão apresentadas em detalhe muito brevemente: o prémio de melhor filme de turismo a nível mundial (ART&TUR Global); o prémio de melhor filme nacional (ART&TUR Portugal); o prémio para a melhor publicação em blog sobre o destino Caldas da Rainha (Blogging Caldas); o prémio o melhor audiovisual sobre as Caldas da Rainha (ART&FACTORY); e ainda a competição de cenários cinematográficos em parceria com a ESAD (ART&TUR Location Scouting).
O Festival ART&TUR, que integra a rede internacional de festivais de cinema de Turismo CIFFT, contribui para posicionar a região a nível global, com a presença na cidade durante 4 dias de produtores de audiovisual e especialistas de turismo de todo o mundo.
O Festival tem ainda como parceiro a companhia aérea TAP, que premeia os vencedores de cada edição, com a divulgação dos melhores filmes da competição nacional nos voos de longo curso, dando a conhecer o que existe de melhor em cada região através de filmes promocionais e documentários de turismo de reconhecida qualidade.
A submissão de filmes é feita online através do site do Festival https://tourfilm-festival.com, onde se pode consultar o regulamento de participação, ou através da plataforma https://filmfreeway.com/ARTTUR.
As submissões podem ser feitas até dia 30 Junho sendo que numa primeira fase, até dia 30 de Abril têm 30% de desconto.

ANAM inicia em Aveiro a rota 2023 de encontros com municípios

 No âmbito da iniciativa “ANAM em diálogo”, projecto de proximidade, lançado em 2019, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), reuniu em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, com autarcas locais, em especial Presidentes de Assembleias Municipais do distrito.
Neste encontro, baseado numa dinâmica troca de opiniões e de diferentes realidades, foram discutidos alguns dos atuais desafios colocados às Assembleias Municipais, assim como outras matérias relacionadas com a organização deste órgão. Em foco estiveram questões como a autonomia e valorização das Assembleias Municipais, em especial as crescentes dificuldades relacionadas com o exercício do poder deliberativo, o qual encontra na actual lei algumas limitações.
 
José Pinheiro, Presidente da Câmara de Vale de Cambra e anfitrião deste encontro, considera que apesar dos constrangimentos existentes e das dificuldades sentidas em cada um dos municípios, em especial naquele em que preside ao executivo, há que ter “um espirito de serviço à comunidade e não ter medo do que ai vem”. Para o autarca existem inúmeros desafios como o Portugal 2030 que constitui uma oportunidade para os municípios. “Se houver uma correta articulação entre os municípios e as comissões de coordenação, as quais têm hoje têm um papel muito reforçado naquilo que são as suas competências, os territórios terão uma oportunidade interessante se desenvolverem”, esclarece.
 
Um dos temas recorrentes e que voltou a estar em debate em mais uma sessão da “ANAM em Diálogo”, foi a autonomia e a capacidade das Assembleias Municipais exercerem a sua função de fiscalização. A este respeito Albino Almeida, Presidente da ANAM confessa que “têm sido estabelecidos inúmeros contactos com o governo no sentido de passar a mensagem de que é impossível fiscalizar um município com apenas cinco sessões por ano. Fazemos a capacitação porque as realidades mudaram, como é exemplo o ultimo encontro do CVEL (Centro de Valorização do Eleito Local) que incidiu no papel do ROC (Revisor Oficial de Contas) nos municípios. Temos de perceber que não temos todos a mesma capacidade de análise de cálculos”.
 
Atendendo àquilo que é a capacidade de deliberar Almiro Moreira, Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, considera que “cada vez mais os municípios, e por inerência as Assembleias Municipais, têm mais competências das quais advém mais motivos e mais assuntos para deliberar, pelo que, manifestamente as Assembleias Municipais ordinárias previstas na legislação são hoje insuficientes”. Para o autarca a realização de cinco reuniões de Assembleias Municipais anuais ordinárias levam a que as mesmas tenham um elevado número de pontos para tratar num só dia, levando a que as mesmas se prolonguem por horas infindáveis. Assumindo que esta é uma questão que poderia ser solucionada com a alteração da lei, sugere que a ANAM, através do poder legislativo, procure promover essa mesma alteração.
 
“A ANAM faz um excelente trabalho na capacitação das Assembleias Municipais, mas nós por defeito legislativo continuamos sempre muito dependentes da boa vontade do presidente da câmara” refere José Carvalhinho, Presidente da Assembleia Municipal de Espinho, acrescentando que “se a Câmara Municipal não quer ser devidamente escrutinada e fiscalizada não vai dar condições à Assembleia Municipal para que a mesma consiga capacitar os seus deputados municipais, os seus vogais e a própria Assembleia Municipal”. Sobre a dificuldade de as Assembleias Municipais exercerem o seu papel deliberativo José Carvalhinho destaca a falta de meios para dar resposta às atuais exigências. “Isto é uma dificuldade que temos que decorre das 5 reuniões anuais e da necessidade recorrente de termos de fazer assembleias extraordinárias, sobretudo numa altura em que nos deparamos com mais competências da parte dos municípios e com a dificuldade que nós próprios, Presidentes de Assembleias Municipais, e vogais termos de acompanhar as matérias”, acrescenta.
 
Outros dos autarcas a marcar presença nesta reunião da ANAM foi Paulo Santos, Presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo para quem o papel da ANAM deverá passar por uma “mudança do paradigma do poder local, nomeadamente no que diz respeito a valorização do papel e da estrutura do órgão deliberativo e da sua autonomia financeira organizacional e politica, bem como a alteração à legislação eleitoral local”. Para Paulo Santos as Assembleias Municipais, “para além da acção meramente fiscalizadora da acção dos executivos municipais, deveriam ver alargadas as suas competências e atribuições verdadeiramente na vertente das políticas económicas, fiscais e desenvolvimento territorial”.
 
Sobre a questão em debate também Manuel Santos Pinho, Presidente da Assembleia Municipal de Anadia, considera ser importante promover uma maior autonomia, o que para o autarca “não significa que implique uma falta de relação e intercâmbio de relações com o poder executivo. Temos muitos presidentes de junta no nosso seio que estão umbilicalmente ligados pelas necessidades e pelo desafio que as próprias autarquias lhes dão”, acrescenta.
 
Apesar de “novato”, como o próprio refere, com origem na sociedade civil e sem experiencia no exercício de outros cargos políticos, José Almeida Pereira, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda acredita que “se todos estivermos de corpo e alma, de forma séria e empenhada e com uma matriz bem presente daquilo que é a nossa função, seja qual for a cor ou a crença do executivo, vamos sempre desempenhar a função da melhor forma”.
 
Neste encontro foi através de uma dinâmica troca de opiniões e de diferentes realidades que ficou demonstrado a utilidade de se pertencer à ANAM, espaço privilegiado de dignificação e valorização dos eleitos locais e das Assembleias Municipais, uma opinião partilhada por Miguel Paiva, Presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra que olha para estes encontros como algo importante para ”promover uma rede de contactos ao nível do distrito” e é nesse sentido que deixa o repto aos restantes autarcas para que sejam realizadas mais reuniões a fim de “tratar de assuntos que são comuns e trabalhar em prol dos respectivos concelhos”.
 
O presidente da associação fundada em 2016, que representa atualmente mais de 200 associados, mostra-se convicto que “estão lançadas as bases para criar uma forte estrutura nacional que tem vindo a ser reforçada pelos autarcas que, face às crescentes exigências, têm procurado apoio na ANAM, seja para acções de capacitação, seja para esclarecimento de questões e orientação jurídicas”.
 
Sónia Matos

Primeiro-Ministro dá aula inaugural na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica

 O Primeiro-Ministro António Costa vai estar na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica para proferir a aula inaugural do semestre, intitulada "Novos Desafios e Constantes da Geopolítica Portuguesa". O evento, aberto a toda a comunidade, vai decorrer a 14 de fevereiro, às 15 horas, no Auditório Ilídio Pinho.
Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, reforça a importância de abordar e analisar um tema tão atual e relevante para o país. “Os nossos estudantes terão a oportunidade de iniciar o semestre com uma diferente visão e abordagem daquilo que é o contexto geopolítico português. Queremos que os nossos alunos sejam juristas atentos e capazes de compreender que todos os dias surgem novos desafios (nacionais e internacionais) que têm repercussões nas políticas internas de cada nação”, acrescenta.
 
Esta aula inaugural do semestre marca um momento importante na vida académica dos nossos estudantes e dá-lhes a oportunidade de ouvirem o Primeiro-Ministro de Portugal a falar sobre temas da atualidade que têm impacto no seu presente e no seu futuro,” salienta Manuel Fontaine. “É uma preocupação da Escola do Porto da Faculdade de Direito proporcionar aos seus estudantes momentos que os ajudem a conhecer diferentes realidades, a criar as suas opiniões de uma forma fundamentada e a construir as suas redes”, conclui.
 
A Aula Inaugural do Semestre da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa terá lugar no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 15h00, no Auditório Ilídio Pinho. A entrada é livre, com inscrição.
 
PATRÍCIA GOMES

Figueiró dos Vinhos | Empreendedorismo nas Escolas 2023/2022

 No âmbito do projeto de “Empreendedorismo nas Escolas 2023/2022” decorre no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 9h30, na Casa da Cultura, a apresentação dos projetos no âmbito do Concurso de Ideias, no qual participam alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário, promovido pela CIM Região de Leiria em articulação com os municípios e os agrupamentos de escolas dos 10 municípios que a integram.
Do programa, no mesmo dia, faz parte também uma palestra na temática do empreendedorismo, complementada nos dias 14 e 16 de fevereiro, com workshops de acesso ao ensino superior, programa que tem também a colaboração do CLDS 4G Agir Sempre+.

Promovido pela CIM Região de Leiria em articulação com os municípios e os agrupamentos de escolas dos 10 municípios que a integram, tem como propósito principal promover as competências empreendedoras nos alunos, num processo apoiado por técnicos da área e pela própria comunidade escolar.



Município de Reguengos de Monsaraz lança VisitReguengos nas redes sociais

 O Município de Reguengos de Monsaraz está a lançar os novos canais VisitReguengos para promover o setor do turismo nos meios digitais. VisitReguengos pretende ser a referência do turismo no concelho, através de uma forte presença e dinâmica nas redes sociais Facebook e Instagram.
As páginas nestas redes sociais já estão acessíveis e o site VisitReguengos será lançado durante este ano para agregar a oferta turística do concelho. A estas novas plataformas juntam-se a aplicação Inventrip e o site Monsaraz 360º que serão atualizadas e desempenharão um papel mais relevante na estratégia turística do concelho.
 
O site VisitReguengos terá um layout moderno e adequado às necessidades dos viajantes. No Facebook e no Instagram haverá regularmente conteúdos apelativos para promover Reguengos de Monsaraz como destino turístico.
 
A informação e a oferta turística vão estar atualizadas nas várias plataformas para que os turistas e os viajantes possam traçar devidamente o seu roteiro no concelho. VisitReguengos pretende estruturar e valorizar o turismo em Reguengos de Monsaraz, melhorando a experiência do turista de acordo com as novas tendências e permitindo-lhe ter acesso à informação turística de forma prática.






 Carlos Manuel Barão