domingo, 9 de junho de 2019

Desporto | Nadador da Columbófila em destaque na Taça do Mundo de Águas Abertas

Embora competindo com a elite mundial de águas abertas, no qual estiveram presentes os melhores nadadores do mundo nesta disciplina, nomeadamente Andreas Waschburger (Alemanha), oitavo em Londres 2012, Rachelle Bruni (Itália), prata nos Jogos do Rio 2016, Kristof Razovszky (Hungria), vencedor em Setúbal 2017 e 2018, e Ana Marcela Cunha (Brasil), 5.ª nos Jogos de Pequim 2008 e tetra campeã mundial, o nadador da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Diogo José, campeão nacional júnior dos 10 km do ano em curso, teve um excelente desempenho, na etapa da Taça do Mundo, Marathon Swimming World, realizada a partir do Parque Urbano de Albarquel, na cidade de Setubal, alcançando a 17.º posição na classificação geral individual, gastando para concluir os 10km, o tempo de 1.41,00.

Saúde | A luta de Layún, ex-F.C. Porto, contra o cancro

Foi através das redes sociais que o jogador mexicano Miguel Layún, que atuou no F.C. Porto, entre 2015 e 2018, anunciou que foi operado a um tumor maligno. Tudo correu bem e o atleta diz que "está curado."
"Disseram-me que tinham encontrado um quisto complicado. Nessa semana, o médico ligou-me para pedir que fizesse outro exame", explica o jogador, num vídeo partilhado no Twitter, este domingo, e que conta já com milhares de visualizações.
O atleta explica que "começaram a surgir dúvidas de que poderia não ser um quisto mas um tumor". "Era um tumor maligno, estávamos a falar de um cancro", revelou.
No emocionante vídeo, o antigo jogador dos "dragões" explica que o tumor foi removido "por completo" e que "graças a Deus" está curado. "Até ao dia de ontem fiz o último exame para saber se o cancro estava removido a 100 por cento. Agora, tenho de ser avaliado regularmente para que não volte", disse Layún, nas redes sociais.
Quem não ficou indiferente ao vídeo foi o F.C. Porto, que reagiu com a publicação de um e-moji no Twitter.
O jogador, que atualmente atua no clube Monterrey, e que ficou de fora dos convocados da seleção mexicana para disputar a Gold Cup, terminou o vídeo agradecendo aos médicos e assume estar motivado "para voltar a jogar futebol".
"Quero agradecer a todos os médicos que estiveram envolvidos no meu diagnóstico e tratamento, agradecer especialmente a Deus por permitir estar aqui", escreveu na publicação.
JN

Beja | Novo sistema de rega do Relvado Natural do Complexo Desportivo Fernando Mamede


Já teve início a instalação do novo sistema de rega do Relvado Natural do Complexo Desportivo Fernando Mamede a cargo da empresa RED pelo valor de 62.169,00, euros (IVA incluído).

Este sistema irá substituir o atual, que tem 25 anos (é de 1994), que apresenta sistematicamente graves problemas e para o qual já não existem componentes de substituição.

Refira-se que no ano passado, em agosto, o sistema de rega "rebentou" completamente e só a pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários de Beja, que durante semanas de intenso calor regaram o relvado diariamente, permitiu "salvar" o tapete.

Este novo e moderno sistema de rega permitirá também restituir ao Sintético n.1 os canhões de rega que tivemos necessariamente de colocar nesta época desportiva no Relvado Natural com o prejuízo para esse campo. 
Em princípio a partir da segunda quinzena de agosto o Relvado Natural poderá ser utilizado de novo.

Muito em breve iniciar-se-ão também as obras de beneficiação da pista do complexo no valor de € 511.000,00, e que tiveram um financiamento de € 93.000,00.

Beja | Rainha das Vindimas Beja 2019 – Inscrições abertas até 20 de junho



A Associação de Municípios Produtores de Vinho – AMPV, realiza todos os anos o Concurso Nacional Rainha das Vindimas que tem como objetivo a preservação e promoção das tradições e da cultura rural mais genuínas do povo português, que são a sua ligação à terra, à paisagem e aos frutos que esta dá tão generosamente.

A eleição terá lugar dia 7 de setembro de 2019, em Peso da Régua, responsável pela organização do concurso com a colaboração da AMPV.

O Município de Beja enquanto membro da AMPV volta este ano a apresentar uma candidata que o represente neste concurso.

É neste contexto que se vai organizar, no dia 19 de julho, o concurso Rainhas das Vindimas Beja 2019, com o objetivo de selecionar a representante deste município no Concurso Nacional.

À Rainha das Vindimas, Damas de Honor, Miss Fotogenia e Miss Simpatia serão atribuídos, por parte do Município, vários prémios.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 20 de junho.




Para qualquer esclarecimento adicional por favor contacte get@cm-beja.pt 


Beja | Recuperação do Arco dos Prazeres


A partir do dia 12 de Junho de 2019 (quarta-feira) a entrada na Praça da República pelo Arco dos Prazeres fica interrompida.

Nos dias da realização do Mercado de St.º Amaro, todos os sábados de cada mês, entre as 6:00h e as 13:00h, o acesso à Praça da República é feito pelo Largo de Stª. Maria e ruas João Conforte e Cadeia Velha. O acesso à Praça pelos peões está
garantida no Arco dos Prazeres.

Durante o período de interrupção de trânsito, aos sábados entre as 8:00h e as 15:00h, o parque de estacionamento da avª Miguel Fernandes é gratuito.

Para situações de emergência, o acesso à Praça da República poderá ser realizado pela rua dos Infantes.

SOLICITA-SE A COMPREENSÃO DOS MUNICÍPES DURANTE A EXECUÇÃO DA OBRA.

Sul | Algarve é o “Melhor Destino de Praia da Europa em 2019”

O Algarve recebeu ontem o prémio de “Melhor Destino de Praia da Europa em 2019”, no decorrer da cerimónia dos World Travel Awards. Esta é a sexta vez que o Algarve alcança esta distinção – o que já havia acontecido nas edições de 2012, 2013, 2015, 2016 e 2017 – e um recorde no que toca à atribuição deste galardão, uma vez que mais nenhum outro destino alcançou este número de nomeações.
“É com um enorme orgulho e satisfação que recebemos a revalidação deste reconhecimento internacional do Algarve”, refere João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.
Este responsável acredita que esta nova eleição como “Melhor Destino de Praia da Europa” vai permitir ao Algarve capitalizar a aposta que tem vindo a ser feita, quer ao nível da fidelização de mercados estratégicos prioritários, mas também da diversificação de outros mercados.
“Queremos proporcionar a todos aqueles que nos visitam uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Tendo como ponto de partida as nossas fantásticas praias, o nosso objetivo é dar a conhecer uma oferta complementar – que vai desde o golfe, ao turismo náutico e ao turismo de natureza, à cultura e à gastronomia da região -, que irá permitir aos turistas descobrir aquilo que faz do Algarve um destino único e genuíno”, refere o presidente do Turismo do Algarve.
Os World Travel Awards são uma iniciativa que reúne, todos os anos, os principais líderes da indústria de turismo e viagens de todo o mundo e que tem como objetivo premiar a excelência da oferta a nível global.

Sul | Silves vai ter Casa dos Vinhos

A Câmara de Silves lançou, esta quinta-feira, 6 de junho, o concurso de Reabilitação do Edifício do Forno para Instalação da Casa dos Vinhos de Silves.
O valor do preço base do procedimento é de 336.440 euros e o prazo de execução da obra está fixado em 6 meses.
Uma vez concluída a intervenção, aquele passará a ser um espaço nobre onde o concelho apresentará os seus vinhos e também alguns outros produtos típicos locais.
A Câmara de Silves tem vindo, nos últimos anos, a desenvolver uma série de iniciativas que visam a promoção dos produtos do concelho. Uma delas é o Jazz nas Adegas, que tem tido muita adesão, com as diversas sessões a ficarem quase sempre esgotadas.

Fotorreportagem | Porque hoje é ... Domingo

RAUL BRANDÃO, no seu livro Os Pescadores descreveu a Ria de Aveiro de uma forma tão brilhante, que, nada igual surgiu.
Imagens captadas hoje pelas 8 horas, com um sol meio envergonhado.
Esta imagem diz-nos que, mais um edifício está sendo alvo de obras de requalificação no Largo do Rabumba.
Estas árvores estão condenadas a desaparecer muito em breve, para dar lugar a mais um parque subterrâneo, referimo-nos ao Jardim do Rossio. Um Jardim com história, um dos poucos espaços verdes de Aveiro onde se pode respirar ar puro.
Na imagem vemos uns escombros duma  suposta capela. Existem pessoas em Aveiro, que ainda se lembram da sua existência, e do desinteresse em manter a mesma, dai, certamente ter sido demolida e soterrada.
O espaço que estes cepos das palmeiras ocupam, podiam dar lugar à plantação de novas árvores. Estamos perante uma possibilidade inviável, ou a construção do indesejado parque subterrâneo impõe-se ?

Chegados à Avenida Dr. David Cristo, Fundador do histórico Jornal Litoral, do qual muito me "orgulho" de ter sido seu Colaborador, com Cartão emitido pelo saudoso Dr. Mário da Rocha, datado do dia 7 de Julho de 1993, já lá vão 16 anos.
Sobre tão ilustre Aveirense, Dr. David Cristo, voltaremos num dos próximos apontamentos.

J. Carlos
Director

NB: As imagens são exclusivas do Litoral Centro, podendo as mesmas serem reproduzidas na condição de que seja feita citação da sua fonte.



















Negócios | Tilray obtém Licença de fabrico e Certificação GMP nas suas instalações de Cantanhede

Resultado de imagem para Tilray obtém Licença de fabrico e Certificação GMP nas suas instalações de Cantanhede
Visão - Sapo
A Tilray, Inc. (“Tilray” ou “a Companhia”) (NASDAQ: TLRY), líder global em pesquisa, cultivo, produção e distribuição de canábis medicinal, anunciou hoje que a sua subsidiária detida integralmente Tilray Portugal Unipessoal Lda. (“Tilray Portugal”) recebeu uma licença de produção padrão e uma certificação de Boas Práticas de Produção (GMP na sigla em inglês), de acordo com os padrões da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), para as suas instalações de produção no Biocant Park em Cantanhede. Estes dois passos permitem à Tilray Portugal produzir e exportar canábis seca com a certificação GMP como substância ativa para medicamentos.
A Tilray estabeleceu acordos de vendas e distribuição para fornecer canábis medicinal através dos principais canais de distribuição farmacêutica em toda a Alemanha e União Europeia. Estas licença e certificação aumentam ainda mais a capacidade da Tilray para responder aos mercados internacionais, como a Alemanha e outros estados membros da União Europeia, bem como noutras jurisdições fora da UE e que reconhecem a certificação GMP da União Europeia.
O Campus UE da Tilray em Portugal é uma unidade de produção multifacetada que inclui locais de cultivo internos, ao ar livre e em estufa, bem como laboratórios de pesquisa, processamento, embalagem e distribuição de canábis medicinal e produtos médicos derivados de canabinóides. Até ao momento, a Tilray investiu aproximadamente 20 milhões de euros nestas instalações que têm uma dimensão de aproximadamente 250.000 pés quadrados, dispondo de espaço adicional para expansão. O Campus UE da Tilray também serve como centro de apoio aos esforços de pesquisa clínica e desenvolvimento de produtos da Tilray em toda a Europa. Atualmente, o Campus da UE da Tilray emprega mais de 100 profissionais e espera-se que esse número duplique até o final de 2019, com o aumento da produção e das várias colheitas previstas nos próximos meses. Em abril deste ano realizou-se a cerimónia de inauguração oficial deste Campus na UE da Tilray, em Cantanhede.
“Este é um marco crítico para o nosso crescimento em Portugal e na Europa. A licença de fabrico e a certificação GMP permitem-nos começar a exportar canábis seca como substâncias ativas das nossas instalações em Portugal para mercados autorizados na União Europeia e outros mercados internacionais”, afirmou Sascha Mielcarek, Diretor Geral da Europa. “Estamos ansiosos por fornecer aos mercados autorizados os nossos produtos médicos de canábis de alta qualidade com certificação GMP e pela próxima fase da certificação GMP que nos permitirá utilizar a capacidade total das nossas instalações multifacetadas em Cantanhede e servir mais pacientes que necessitam dos nossos produtos ".
A Tilray foi o primeiro produtor de canábis medicinal a importar com sucesso produtos médicos de canábis para a União Europeia e o primeiro produtor licenciado de canábis medicinal na América do Norte a obter a certificação GMP de acordo com as normas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A Tilray espera que a segunda fase da certificação GMP para as suas instalações em Portugal ocorra nos próximos meses, o que permitirá à empresa fabricar e exportar produtos acabados, certificados com GMP, de Portugal para mercados internacionais.

__________________


Centro | Seminário NÃO VAIS ESTAR SOZINHO na próxima terça-feira, em Coimbra

A segunda edição do Seminário NÃO VAIS ESTAR SOZINHO decorre na próxima terça-feira, dia 11 de Junho, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
Depois do sucesso alcançado com a primeira edição deste seminário, a Secção Regional Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) volta a promover, em parceria com as oitos instituições de ensino de Enfermagem da sua área abrangência, uma nova edição do Seminário NÃO VAIS ESTAR SOZINHO para todos os estudantes finalistas de Enfermagem da região Centro.
Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro, garante que “neste ano, pretendemos motivar ainda mais estes estudantes, uma vez que preparámos um programa totalmente fora da caixa, inesperado e entusiasmante! O nosso intuito é que estes novos profissionais se inspirem e adquiram competências para encararem de forma construtiva os obstáculos que, muitas vezes, surgem ao entrarem no mercado de trabalho”.
São esperados mais de 800 alunos de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; Escola Superior de Saúde de Viseu; Escola Superior de Saúde da Guarda (IPG); Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha; Escola Superior de Saúde de Leiria; Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco); Escola Superior de Saúde Jean Piaget (Viseu) e Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
Além disso, pela primeira vez, esta edição vai ser igualmente aberta aos enfermeiros da SRCentro, e será acreditada pela OE, com a atribuição de Créditos de Desenvolvimento Pessoal (CDP). Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros; Ricardo Correia de Matos, Presidente do Conselho Directivo da SRCentro da Ordem dos Enfermeiros; Rosa Reis Marques, Presidente do  2 Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro são alguns dos nomes já confirmados, entre outros representantes e docentes das referidas escolas superiores, dos respectivos
municípios e outros profissionais de saúde de instituições da região.

Paralelamente, o evento irá contar com a presença do coach Pedro Vieira, do empreendedor e orador André Leonardo e do escritor Pedro Chagas Freitas.

Aldeias Históricas de Portugal são o destino escolhido para a Semana Europeia de Cicloturismo 2019

O território das Aldeias Históricas de Portugal foi o eleito para a edição deste ano da Semana Europeia de Cicloturismo. A Aldeia Histórica de Belmonte será o ponto de partida e chegada de sete dias de atividades, para famílias e aventureiros. O evento decorre de 29 de Junho a 6 de Julho.
Com uma oferta ímpar em percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal – como a Grande Rota 22 (GR22), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, um percurso circular com cerca de 600 quilómetros –, o território das Aldeias Históricas de Portugal não poderia ser mais atrativo para amantes de ciclismo. Por isso mesmo, este ano o território das Aldeias Históricas de Portugal foi escolhido para receber a XV Semana Europeia de Cicloturismo, um dos mais importantes certames da modalidade. O evento, que terá como epicentro a Aldeia Histórica de Belmonte, acontece de 29 de junho a 6 de julho e promete atividades para todos os gostos e idades, numa experiência única pelas paisagens a perder de vista das Aldeias Históricas de Portugal.
A escolha da Aldeia Histórica de Belmonte como ponto de partida e chegada das atividades prende-se com a sua centralidade relativamente ao território das Aldeias Históricas, estando posicionada a uma distância equilibrada em relação às restantes 11 aldeias.
Com organização da Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o Município de Belmonte, a União Europeia de Cicloturismo e as Aldeias Históricas de Portugal e apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, o programa da XV Semana Europeia de Cicloturismo é composto por sete dias de atividades, com diversos tipos de percursos e níveis de dificuldade.
Assim, todos os dias existem três percursos marcados (curto, médio e longo, durante seis dias), com início e final na Aldeia Histórica de Belmonte. O programa inclui também dez percursos em linha até às Aldeias Históricas mais distantes, dois desafios de grande dificuldade, com montanha e longas distâncias, e um percurso GPC - Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas (GR22).
Tratando-se de um evento adequado tanto a famílias como a aventureiros, estão previstas atividades para jovens cicloturistas, várias atividades para acompanhantes que não pedalem, visitas aos museus locais da Aldeia Histórica de Belmonte, passeios pedestres e visitas em autocarro até às Aldeias Históricas mais distantes. Com o objetivo de oferecer aos participantes uma experiência única e autêntica nas Aldeias Históricas de Portugal, serão promovidas atividades junto da comunidade local, todas as noites.

Em termos de alojamento, estão disponíveis oito parques de caravanas distribuídos por várias zonas da Aldeia Histórica de Belmonte. Estas infraestruturas, junto com as duas zonas de campismo e cerca de 350 camas na hotelaria e alojamento local, permitirão alojar os cerca de 1500 participantes já inscritos, provenientes de 8 países do continente Europeu, do Canadá e da Austrália.
A inscrição para a XV Semana Europeia de Cicloturismo e para as diversas atividades do programa pode ser realizada no site http://sect2019.fpciclismo.pt/pt/ até 12 de junho.

  ---------------------------

Opinião | Papa Francisco, filósofo da inclusão

Em 31 de maio, encontro do Papa Francisco no autoridades civis da Romênia
Em 31 de maio, Papa Francisco no encontro com autoridades civis da Romênia
  • Roberto de Mattei*
No dia 2 de junho, a tradicional parada militar na Itália para celebrar a festa da República transcorreu sob o signo da “inclusão”. O tema da inclusão, que caracterizou o evento, “representa bem os valores esculpidos em nossa Carta constitucional, a qual estabelece que nenhum cidadão pode se sentir abandonado, mas deve ser garantido no exercício efetivo de seus direitos”, declarou o Presidente da República Sergio Mattarella [democrata-cristão de esquerda].
No mesmo dia, em Blaj, na Romênia, o Papa Francisco fez um mea culpa em nome da Igreja pelas discriminações sofridas pelas comunidades ciganas: “Em nome da Igreja, peço perdão, ao Senhor e a vós, por todas as vezes que, ao longo da história, vos discriminamos, maltratamos ou consideramos de forma errada, com o olhar de Caim em vez do de Abel, e não fomos capazes de vos reconhecer, apreciar e defender na vossa peculiaridade”.
Ao longo da História não há traços de perseguições ou maus tratos da Igreja em relação aos ciganos, mas com essas palavras o Papa Francisco quis reafirmar aquele princípio de “inclusão” do qual ele é hoje o teórico por excelência e ao qual a União Europeia submete a sua política. A insistência com a qual o Papa retorna a temas como inclusão, não discriminação, acolhida, cultura do encontro pode parecer a alguns como uma expressão de amor ao próximo que, para usar uma metáfora do próprio Papa Bergoglio, faz parte do“documento de identidade do cristão”.
Quem assim pensa, no entanto, comete um erro de perspectiva análogo ao dos católicos progressistas do final do século XX, para os quais a preocupação de Marx para com o proletariado nasceu de seu amor pela justiça social. Esses católicos propunham cindir o marxismo, rejeitando sua filosofia materialista, mas aceitando sua análise econômica e social. Eles não entenderam que o marxismo constitui um bloco inseparável e que a sociologia marxista é uma consequência direta de seu materialismo dialético. Marx não era um filantropo debruçado sobre a miséria do proletariado para aliviar seu sofrimento, mas um filósofo militante que usava tais instrumentos como ferramenta para realizar seu objetivo revolucionário.
De maneira similar, a atenção do Papa Francisco para com os subúrbios e os menos favorecidos não nasce de um espírito evangélico nem de uma filantropia laica, mas de uma opção filosófica mais do que política e que pode ser resumida em termos de um igualitarismo cosmológico. Francisco usa um neologismo em sua encíclica Laudato sì: o termo castelhano “inequidad”
, que basicamente significa qualquer forma de desigualdade social injusta. “O que queremos é a luta contra as desigualdades, este é o maior mal que existe no mundo”, declarou ele a Eugenio Scalfari no “Repubblica” em 11 de novembro de 2016. Na mesma entrevista, o papa Bergoglio adotou o conceito de“hibridização” proposto por Scalfari
. E Scalfari, em editorial no mesmo jornal de 17 de setembro de 2017, afirma que, segundo o Papa Francisco, “na sociedade global em que vivemos, povos inteiros migrarão para este ou aquele país e criarão, com o passar do tempo, um tipo de ‘hibridização’ cada vez mais integrado. Ele o considera um fato positivo, onde indivíduos, famílias e comunidades se tornam cada vez mais integrados, os vários grupos étnicos tendem a desaparecer e uma grande parte da nossa Terra será habitada por uma população com novos traços físicos e espirituais. Levará séculos ou até milênios para que tal fenômeno aconteça, mas — de acordo com as palavras do Papa — essa é a tendência. Não é por acaso que ele prega o Deus Único, isto é, um por todos. Eu não sou crente, mas reconheço uma lógica nas palavras do Papa Francisco: um povo único e um Deus único. Até agora, não houve líder religioso que tenha pregado essa verdade ao mundo”.
O termo “mestiçagem”, como os de inclusão e acolhida, retornam amiúde na linguagem pastoral do Papa Bergoglio. Em 14 de fevereiro de 2019, por ocasião de seu discurso no Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma, Francisco se encontrou com uma representação de povos indígenas e, chamando essas comunidades de “um grito vivo a favor da esperança”, pediu uma “mestiçagem cultural” entre os “povos chamados civilizados” e as populações nativas, que “sabem o que significa ouvir a terra, ver a terra, tocar a terra”. A “mestiçagem cultural”, explicou, é o caminho a seguir trabalhando “para tutelar quantos vivem nas áreas rurais e mais pobres do planeta, entretanto mais ricas na sabedoria de conviver com a natureza”.
Em 19 de janeiro de 2018, em Puerto Maldonado, no coração da Amazônia peruana, o Papa Francisco, encontrando os indígenas, disse-lhes: “O tesouro que encerra esta região” não pode ser entendido, compreendido, sem “vossa sabedoria” e “vossos conhecimentos”. Para se compreender melhor essa referência à “sabedoria” e ao “conhecimento” dos nativos, precisamos recorrer ao trabalho de um autor caro ao Papa Francisco, o ex-franciscano Leonardo Boff. A Amazônia — explica Boff — tem “um valor paradigmático universal”, porque representa a antítese do modelo de desenvolvimento moderno “carregado de pecados capitais e antiecológicos”; mas também “é o lugar de ensaio de uma alternativa possível, em consonância com o ritmo daquela natureza luxuriante, respeitando e valorizando a sabedoria ecológica dos povos originários que há séculos ali vivem” (Ecologia: Grito da Terra e Grito dos Pobres, Rio deJaneiro-RJ: Sextante, 2004, p. 145). Para Boff, “precisamos passar do paradigma moderno para o paradigma pós-moderno, global,‘holístico’, que propõe‘um novo diálogo com o universo’, ‘uma nova forma de diálogo com a totalidade dos seres e suas relações’” (ibid., p. 23).
A Amazônia não é apenas um território físico, mas um modelo cosmológico em que a natureza é vista como um todo vivo que tem em si uma alma, um princípio de atividade interna e espontânea. Com essa natureza prenhe de divindades, os povos indígenas da América Latina mantêm uma relação que o Ocidente perdeu. A sabedoria dos nativos deve ser recuperada, pedindo perdão pela discriminação cometida contra eles, sem esperar que peçam perdão pelo canibalismo e pelos sacrifícios humanos que seus ancestrais praticaram. As pontes que precisam substituir os muros são unidirecionais. Este é o pano de fundo cultural do Sínodo que será aberto no Vaticano em 6 de outubro. A inclusão é um conceito filosófico, e não social: significa afirmar uma realidade híbrida, indistinta, “miscigenada”, na qual tudo se funde e se confunde, como a teoria do gênero, que é a teoria da inclusão por excelência. As pessoas LGBT, como os migrantes ou os nativos da América do Sul, devem ser bem-vindos e respeitados não como pessoas, mas pelas culturas e rumos que veiculam. Esta cosmologia lembra o deus sive natura de Spinoza, que pleiteia a identidade de Deus com a substância infinita da qual todos os seres derivam. Deus deve ser incluído na natureza e a natureza deve ser incluída em Deus, que não é uma causa transcendente, mas imanente do mundo, com a qual Ele coincide. Não há diferença qualitativa entre Deus e a natureza, assim como não há diferença qualitativa entre diferentes sociedades, religiões ou culturas, nem entre o bem e o mal que, segundo Spinoza, são “correlativos” (Ética, IV, prop. 68).
A doutrina da inclusão não é a da encíclica Aeterni Patris de Leão XIII ou da Pascendi de São Pio X, mas se opõe a esses documentos. Poucos, no entanto, se atrevem a dizê-lo abertamente. Quanto tempo durará este silêncio ambíguo, confortável para muitos, mas sobretudo para aqueles que o utilizam para alcançar fins alheios à finalidade sobrenatural da Igreja?
ABIM
_____________
(*) Fonte: “Corrispondenza romana”, 5-6-2019. Matéria traduzida do original italiano por Hélio Dias Viana.

Nacional | ONDAID lança campanha de prevenção para golpe de calor em animais de Companhia

Com a colaboração de várias associações de proteção animal e autarquias  locais, o ONDAID-Observatório Nacional para a Defesa dos Animais lança  uma campanha de prevenção com o objetivo de alertar os detentores de  animais de companhia, em especial de cães, para os perigos decorrentes  do encerramento de animais em veículos automóveis.
Todos os anos, animais morrem ou ficam com graves sequelas, consequência  dos golpes de calor a que são sujeitos, sendo uma das causas de morte  mais comum nos animais de estimação no Verão.
Continua a ser prática comum em Portugal os tutores deixarem os seus  animais de estimação encerrados em automóveis enquanto tratam de  atividades diárias, sem terem consciência que colocam a vida e a saúde
dos animais em risco.

Mesmo em dias em que a temperatura esteja mais amena ou em situações em  que o encerramento do animal tenha uma curta duração, o risco pode  persistir.
Com uma temperatura exterior de 21° C, em apenas dez minutos a  temperatura interior de um carro exposto à luz do sol pode subir 11° C.  Em vinte minutos, pode subir 16° C.  Ao fim de uma hora, o interior do  automóvel pode chegar aos 82° C.
Um golpe de calor (insolação ou hipertermia) leva a que a temperatura  corporal do animal aumente acima do normal, uma vez que ao contrário dos  humanos que conseguem transpirar através da pele, os cães e os gatos não transpiram, antes desencadeando um processo de arrefecimento corporal  através da respiração (arfar) e das almofadas plantares.
Mesmo que as janelas dos veículos se encontrem abertas, a quantidade de  ar circulante pode não ser suficiente para que o animal consiga respirar  satisfatoriamente e equilibrar a sua temperatura corporal.
Ao atingirem a temperatura de 41° a probabilidade dos animais em carros  fechados entrarem em hipertermia aumenta, o que leva à falência de  múltiplos órgãos e à morte.
São vários os sinais clínicos que evidenciam um golpe de calor: respiração ofegante, salivação excessiva, pele muito quente, batimento  cardíaco acelerado, falta de reação, vómito, diarreia, descoordenação e  tremores.
O golpe de calor é uma urgência médica e sempre que o animal sobreviva  deve ser encaminhado de imediato ao médico veterinário para avaliação.

Nazaré | GNR doou 110 quilos de pescada na Nazaré

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 5 de junho, apreendeu 110 quilos de pescada, com o valor presumível de 1 100 euros, na Estrada das Matas – Nazaré.
A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, tendo os militares abordado um veículo que fazia o transporte do referido pescado, que após verificação foi possível apurar que não possuía a medida mínima regulamentar de venda, nomeadamente 27 cm, o que culminou na sua apreensão.
Foi identificada uma mulher de 35 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação por captura/comercialização de pescada imatura, a que corresponde uma coima com um valor máximo de 37 500 euros.
O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário pela entidade competente, foi entregue a várias instituições de solidariedade, por se encontrar próprio para o consumo.

Bairrada | Adega de Cantanhede recebe a 7º edição de “Sons na Bairrada”

Um Evento Vínico Gastronómico e Musical da Bairrada a 15 de junho
Resultado de imagem para Adega de Cantanhede recebe a 7º edição de “Sons na Bairrada”
“Sons na Bairrada”, o evento de caráter vínico, gastronómico e musical com a assinatura da Rota da Bairrada, acontece já no próximo dia 15 de junho na Adega de Cantanhede. Este que é o maior produtor na Bairrada abrirá as suas portas para dar a conhecer a sua história e os seus vinhos ao som de primorosas melodias ensaiadas para o evento.Esta iniciativa da organização da Associação Rota da Bairrada (ARB) vai na sua 7ª edição e pretende dar a conhecer as caves e adegas da região da Bairrada, conjugando o vinho e a gastronomia da região com a música e outras performances artísticas.
É já no dia 15 de junho a Adega de Cantanhede recebe os próximos “Sons na Bairrada”. Entre as 16:00 e as 19:00 horas todos os inscritos participarão de um programa que incluirá uma visita guiada à adega conduzida pelos anfitriões da casa e uma prova técnica de vinhos e espumantes orientada pelo seu mentor, o enólogo Osvaldo Amado. A gastronomia com sabores regionais será o acompanhamento perfeito destes néctares que em conjunto farão as delícias dos presentes.
As artes musicais e teatrais estarão presentes, estando a primeira a cargo da Banda “Saxobox Marisa Pop e Jazz Blends” e a segunda entregue à dupla de atores do “Teatro Baluarte”. Ambas as performances elevarão o evento a um patamar de qualidade cultural inesquecível.
A inscrição no evento é obrigatória, com um custo associado, estando sujeita ao limite da capacidade do espaço.
Os “Sons na Bairrada” pretendem afirmam-se cada vez mais como um evento de promoção da região das adegas e do vinho da Bairrada, onde locais e visitantes têm a oportunidade de conhecer de forma única as adegas que acolhem este evento.
Reserve já na sua agenda o dia 15 de Junho na Adega de Cantanhede!
Informações do Evento:
“Sons na Bairrada”: Sábado, dia 15 de junho, das 16:00 às 19:00 horas
Visita às Caves, Prova de Vinhos, Degustação de produtos, Concerto Musical, Performance Teatral
Valor: 25€ por pessoa. Gratuito até aos 8 anos; 9 aos 12 anos 50% desconto. Associados e detentores do cartão de cliente Rota da Bairrada usufruirão de 10% desconto.
Informações e reservas em:
T. 231 503 105
T. 234 742 137

_____________