quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Encontro Regional de Escolas de Ciclismo: Promovendo Valores Desportivos e a Paixão pelo Ciclismo em Tábua

 No próximo dia 15 de outubro de 2023, o Estádio Municipal de Tábua será o cenário de um evento desportivo de grande relevo na região. 
O Encontro Regional de Escolas de Ciclismo, organizado pela BTTÁBUA - Associação de Desportos de Natureza, em colaboração com a Associação de Ciclismo da Beira Litoral e a Associação de Ciclismo da Beira Alta, promete não só uma competição entusiasmante, mas também uma oportunidade única para promover os valores essenciais do desporto.

Mais do que uma corrida, este encontro visa fomentar o fair play, respeito e dedicação entre os jovens atletas, transmitindo-lhes lições valiosas que transcendem o mundo do ciclismo. Com modalidades para todas as idades e níveis de habilidade, o evento pretende atrair curiosos e potenciais praticantes da modalidade OPEN Promoção.

Para incentivar a participação, a inscrição é gratuita (na modalidade OPEN), sendo, no entanto, obrigatória até ao dia 12 de outubro de 2023.

A BTTÁBUA convida toda a comunidade a juntar-se a este evento memorável. Será uma oportunidade para apoiar os jovens talentos, experimentar o ambiente vibrante do desporto e, quem sabe, descobrir uma nova paixão pelo ciclismo.

Agradecemos desde já pela vossa atenção e esperamos contar com a presença de todos para tornar este encontro um sucesso.

Queríamos assim contar com o seu apoio para a melhor divulgação desta atividade através dos vossos meios.

Carlos Mesquita

6.ª edição do Innovation-Days decorre nos dias 30 de outubro e 3 de novembro. Estudantes e investigadores desenvolvem ideias inovadoras no Rovisco Pais

 
A 6.ª edição do Innovation-Days vai decorrer no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, na Tocha, nos próximos dias 30 de outubro e 3 de novembro.
Trata-se de uma organização da Universidade de Coimbra, em colaboração com o CNC - Centro de Neurociências e Biologia Celular, Biocant - Associação de Transferência de Tecnologia, Hospital Arcebispo João Crisóstomo e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, que tem como público-alvo estudantes do ensino superior e investigadores, que serão desafiados a desenvolverem ideias inovadoras para solucionarem problemas reais identificados por organizações da área da saúde, tudo num período de 24 horas.
A iniciativa é organizada no âmbito do programa europeu EIT Health (www.eithealth.eu) e decorre em paralelo com outros 26 parceiros europeus, entre os quais a IESE Business School (Barcelona), o Karolinska Institute (Suécia) e a Universidade de Sorbonne (França).
Esta iniciativa traz uma dupla vantagem: por um lado dá a conhecer as unidades de saúde do nosso concelho e por outro permite colocar a comunidade académica e científica a debruçar-se e a solucionar problemas concretos”, refere a presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio.
Ao longo do Innovation-Days os participantes recebem formação no âmbito da inovação e empreendedorismo, design thinking, pitching e mentoria. É promovido o trabalho em equipa entre os vários participantes que terão como objetivo a resolução de desafios propostos pelo Hospital Rovisco Pais e Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais através de ideias inovadoras.
Para o dia 30 de outubro está programado que as equipas, acompanhadas por mentores, desenvolvam uma solução para um problema selecionado.
A 3 de novembro, dia da sessão final, as equipas fazem uma apresentação da proposta que desenvolveram durante a iniciativa perante um júri que selecionará o melhor projeto, que receberá um prémio de 500€ e a possibilidade de participar na final do Idays, em Itália.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Crónica Postal | MÉDICOS NO BRASIL GANHAM MELHOR

 
Haveremos de reconhecer a sinceridade do ministro da Saúde, Manuel Pizarro. Pelo menos não nos faz promessas que bem sabe que não pode cumprir.
Há cerca de um milhão e setecentas mil pessoas sem médico de família. Mais preocupante ainda, é que este número subiu 30 por cento nos últimos dois anos! O ministro deu a resposta do governo: bem sabíamos que o número de médicos que estavam a ser formados nas últimas décadas não ia ser bastante e íamos ter este problema.
Mas, nós elegemos governos para resolver os problemas. Se o senhor ministro não tem solução que passe a pasta a outro. A falta de médicos terá também a ver com a saída destes do SNS para os hospitais privados. Nestes têm outros benefícios financeiros.
Face à notória falta de médicos no SNS, o governo colocou uma campanha publicitária no Brasil, este verão. Oferece 2.863,00 brutos, alojamento e 6,00 de subsídio de alimentação. Para trabalhar 40 horas semanais, podendo fazê-lo em quatro dias, deixando tempo para estes médicos ganharem mais, em horas extraordinárias ou no ‘privado.
À proposta, os médicos brasileiros dizem que não é financeiramente atrativa. “O salário oferecido quando se tira os impostos fica algo muito abaixo do que se ganha no Brasil”, esclarece uma médica brasileira.
Parece que a solução terá que passar por pagar melhor. Há profissões onde se ganha mais, sem a exigência e a responsabilidade que um médico tem.
É reconhecido que o SNS está em rotura total. É preciso por mão nisto! A nossa saúde é uma prioridade inquestionável.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque
É reconhecido que o SNS está em rotura total. É preciso por mão nisto! A nossa saúde é uma prioridade inquestionável.”

Concerto do Dia da Região de Aveiro abre Congresso 2023

 11 Municípios da CIRA recebem eventos, apresentações e conferências sobre temas importantes para o presente e o futuro de Região de Aveiro de 15 a 24 de outubro

O Congresso da Região de Aveiro 2023 (15 a 24 de outubro) arranca este domingo, pelas 16h30, no Centro de Artes de Ovar, com o tradicional Concerto do Dia da Região de Aveiro, pela Banda Filarmonia das Bandas. Apesar de formalmente, a data de fundação da Comunidade Intermunicipal da Região Aveiro (CIRA) se celebrar anualmente a 16 de outubro, o Conselho Intermunicipal decidiu antecipar para domingo este momento, por se tratar de um dia propício à participação e celebração cultural.

O Dia da Região de Aveiro é também a comemoração do intermunicipalismo, uma dimensão diferente de organizar o território e de investir numa estratégia comum para os cidadãos em áreas municipais e regionais, com crescente multidisciplinariedade, parcerias, capacitação, proximidade e envolvimento.

O Congresso da Região de Aveiro 2023 e à semelhança das edições anteriores, será um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos desta Região, com passagem pelos 11 Municípios da Região de Aveiro.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
Gabinete de Comunicação da CI Região de Aveiro

Proença-a-Nova | Funcionários da Yelco recolheram lixo em estrada do concelho

 
A Yelco Technologies, empresa de telecomunicações com armazém no Parque Empresarial de Proença-a-Nova, assinalou esta segunda-feira, dia 9 de outubro, o seu 2º aniversário com convívio entre todos os funcionários.
O dia ficou marcado pela primeira atividade, que incentivou os colaboradores da sede em Odivelas a juntarem-se aos proencenses para fazer a limpeza e recolha de lixo junto à estrada que liga a Zona Industrial ao Parque Empresarial de Proença-a-Nova. Os mais de 50 trabalhadores, em conjunto, “meteram mãos à obra”, tendo conseguido num curto espaço de tempo, acumular vários sacos de lixo, que foram logo de seguida recolhidos pela equipa técnica do Município.
Depois deste momento, todos os funcionários presentes seguiram para o armazém no Parque Empresarial de Proença-a-Nova, onde almoçaram e partiram o bolo deste segundo aniversário, terminando assim o dia de comemorações.

Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE REFORÇA APOIOS AOS BOMBEIROS

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e os representantes da direção das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, assinaram esta quarta-feira, 11 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma adenda ao protocolo de cooperação, reforçando, assim, o apoio financeiro vigente para o ano 2023.
Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande é concedida uma verba adicional de 19 mil euros e a corporação de Vieira de Leiria recebe um apoio financeiro adicional de 7.400 euros.

Recorde-se que no dia 15 de dezembro de 2022 foram assinados os protocolos com ambas as associações, tendo sido atribuídos 237.500,00 euros aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e 92.500,00 euros aos Bombeiros de Vieira de Leiria, destinados às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos corpos de bombeiros, para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Para além destas verbas, no dia 25 de setembro de 2023, foi deliberado atribuir a cada uma das duas associações humanitárias, um apoio financeiro extraordinário de 61.685,00 €, para a aquisição de ambulância de socorro. 

Estas medidas de reforço do apoio financeiro aos corpos de bombeiros são tomadas considerando que as missões por eles desenvolvidas se revestem de inequívoco interesse público. São considerados agentes fundamentais no âmbito da proteção civil e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTO-JUVENIL “FAZ”

 
No dia 14 de outubro, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal de Silves receberá a apresentação do livro “Faz”, de Patrícia Ricardo, com a presença da autora.
O livro “Faz” transporta-nos até ao sonho de Alberto: ser artista de circo. E mais do que um sonho, é um dom! Malabarismo, acrobacias, truques de magia é o que ele gosta de fazer. Vive com o pai e os seus irmãos numa pequena aldeia do interior de Portugal.
Queres saber como o Alberto consegue entrar no mundo fantástico do circo?
A Biblioteca municipal espera por ti!
Mais informações através do telefone 282 440 899 (chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

+ SOBRE Patrícia Ricardo
Nascida em 1977, natural de Silves. Licenciada em Solicitadoria e Mestre de Reiki, com forte gosto pela Vida. Procurou sempre aprender, por iniciativa própria, conhecer intrinsecamente o Ser, esse indivíduo Uno, Universal e Intransmissível. Sempre fascinada pelas Artes, a Criatividade e a Mutação. As palavras sempre a acompanharam. Em 2019, começou a escrever para um jornal local, de onde é natural, com o título “Holisticamente Falando”, para desmistificar e abrir mentes. A sua escrita procura dar a conhecer formas de equilíbrio e harmonização interior. Através das palavras, fortalecer a mente e, por consequência, o pensamento, que é extensível às emoções.