domingo, 13 de maio de 2018

Seleção feminina sub-16 carimba vitória no Torneio de Desenvolvimento da UEFA

A seleção portuguesa feminina de sub-16 bateu hoje a Suíça, por 3-1, em jogo da jornada inaugural do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, realizado em Arcos de Valdevez, Viana do Castelo.
Maria Negrão esteve em destaque na partida, ao apontar dois dos golos da equipa das quinas, aos 17 e 33 minutos, com Rafaela Mesquita a marcar o terceiro golo, aos 67 minutos.
Noutro jogo da ronda inaugural da competição hoje disputado, a seleção dos Estados Unidos venceu a Bélgica por 5-1.
Na segunda jornada, as comandadas de Ricardo Tavares medem forças com Estados Unidos, na segunda-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na quarta, Portugal joga com a Bélgica no Estádio Cidade de Barcelos.
Futebol 365 / Lusa

Espiga

Maio é mês de celebrar e usufruir de todas as cores da Primavera e, para quem não fez um ramo em Dia das Maias, vem aí uma nova oportunidade de fazer ...um ramo de Dia da Espiga! 

Dia 10, quinta-feira, passados 40 dias da Páscoa, é no calendário da Igreja católica, o dia da Ascenção e feriado municipal em muitas localidades, como Mafra, Alenquer, Vidigueira,Monchique ou Loulé. 

Mas é também e principalmente um ritual ancestral das nossas comunidades agrárias que há 3 mil anos e por todo o mediterrâneo celebravam a fertilidade da terra para que as colheitas fossem abundantes. 
Hoje, um ramo de Dia da Espiga pode ter todas as flores que os nossos olhos quiserem, mas há algumas que TEM MESMO de ter: 

Espigas que representam o pão, 

malmequeres, que representam ouro e prata, 

papoilas, que representa amor e vida, 

ramos de oliveiras, que representam azeite, paz e luz, 

videira, que trazem vinho e alegria, 

e alecrim, que representa saúde e força. 

Há dois anos escrevemos aqui sobre esta tradição , outrora fortemente enraízada, e que ocorre sobretudo no centro e sul de Portugal: http://bit.ly/2HVG4x4 . 

E para quem estiver por perto de Montemor-o-Novo, ou tiver disponibilidade (há um autocarro a sair de Lisboa), a nossa sugestão é participar no 2º encontro da Espiga da Herdade do Freixo do Meio que se realiza já este Domingo dia 13. 

O do ano passado foi um dia memorável, este será com toda a certeza ainda melhor. 

È neessário reservar e mais informaçõesp odem ser encontradas aqui: https://www.facebook.com/freixodomeio