domingo, 25 de junho de 2023

Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko vencem Allianz Ribeira Grande Pro


Destaques:
- Joaquim Chaves venceu Guilherme Ribeiro na final masculina conquistando a segunda vitória consecutiva na Liga MEO Surf
- Francisca Veselko superiorizou-se a Mafalda Lopes na final feminina
- Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko vão estar de licra amarela Go Chill na última e decisiva etapa em Peniche
- Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko vencem Allianz Triple Crown

4ª etapa da Liga MEO Surf terminou hoje com boas ondas de 1m na praia do Monte Verde, Ribeira Grande, Açores.
Fotos: Pódio, Joaquim Chaves, Francisca Veselko e vencedores da Allianz Triple Crown. (Jorge Matreno/ANSurfistas)

Quadro de resultados - Clique aqui
Fotografias do dia 3 (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui

Joaquim Chaves e Francisca Veselko venceram hoje o Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf que se realizou na praia do Monte Verde, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores. O último dia de competição que começou às 8.45h contou com as melhores condições do evento com boas ondas de 1m e surf de alto nível.

Na final masculina, o vencedor da etapa anterior, Joaquim Chaves, defrontou o atual campeão nacional e vencedor da etapa inaugural deste ano, Guilherme Ribeiro. Ambos apresentaram bom nível de surf, mas Joaquim Chaves evidenciou-se com surf de rail crítico em combinação com surf progressivo de frontside que foram a fórmula vencedora. Na sua terceira final consecutiva e segunda vitória seguida na Liga MEO Surf, o surfista de 19 anos fez o score de 13.05 pontos em 20 possíveis pontuando nas duas melhores ondas 7.00 e 6.05 pontos. Guilherme esteve na luta pela vitória até ao fim, mas não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos finalizando com 12.85 pontos (6.50 + 6.35 pontos).

“Tenho começado os heats com prioridade, foi essencial para começar bem a final e escolher as ondas que queria”, explicou o vencedor. “Consegui escolher duas ondas fortes e fiz dois aéreos que de front-side já é uma manobra que tenho bem “no pé”. É a primeira vez que estou nesta posição na classificação, por isso há alguma pressão. Tenho ido para os heats tranquilo, a pensar no surf que tenho de fazer, e nas ondas que tenho que escolher. Não estou a dar foco nos resultados, por isso vou para a última etapa com essa mesma mentalidade”, finalizou.

Nas meias-finais, Joaquim Chaves venceu Guilherme Fonseca enquanto Guilherme Ribeiro levou a melhor sobre Eduardo Fernandes, campeão desta prova em 2008. Os atletas derrotados nesta fase da prova terminaram em 3º lugar ex aequo.

Nos quartos-de-final masculinos assistiu-se a baterias renhidas e emocionantes. Guilherme Fonseca venceu Francisco Almeida, Joaquim Chaves levou a melhor sobre Afonso Antunes, Eduardo Fernandes ganhou a Luís Perloiro enquanto Guilherme Ribeiro superiorizou-se a Francisco Ordonhas. Todos os atletas eliminados nesta fase saíram dos Açores com um 5º lugar ex aequo.
De salientar que foi neste momento da prova que Eduardo Fernandes destruiu uma esquerda com a combinação de quatro manobras fortíssimas que lhe valeram a melhor onda do evento: 9.00 pontos.

Na final feminina Francisca Veselko foi mais ativa começando a construir o score com ondas na casa dos 4 pontos. No início da segunda metade da bateria, surfou uma esquerda aplicando boas manobras de backside que lhe valeram a melhor onda da bateria, 7.00 pontos. Já nos últimos minutos a campeã nacional de 2021 surfou a sua segunda melhor onda com 6.50 fechando praticamente a porta à sua adversária com o score final de 13.50 pontos. Mafalda foi mais seletiva na escolha de ondas e esteve a correr atrás do prejuízo não conseguindo a desejada reviravolta no desfecho da final terminando com o score de 8.80 pontos.

“O mar mudou durante o heat, foi preciso fazer uma adaptação", afirmou a campeã. "Passei a ser mais seletiva, procurar ondas com maior potencial e fiz uma onda de sete pontos. Depois foi questão de gerir as prioridades. Queria vir aos Açores ganhar e levar a Triple Crown. Foram três dias desafiantes, contra surfistas muito boas. Estava confiante com o meu surf, por isso estava confiante também neste resultado”, concluiu.

Nas meias-finais houve um duelo entre duas surfistas locais da Costa de Caparica na primeira bateria. Mafalda Lopes aplicou um forte surf de rail alcançando o score de 9.60 pontos e venceu Beatriz Carvalho que terminou com 8.30 pontos. Na segunda bateria, assistiu-se a uma disputa entre duas ex-campeãs nacionais com Francisca Veselko a elevar o nível para o patamar da excelência vencendo Carolina Mendes com a melhor nota (8.00 pontos) e melhor score do evento (15.50 pontos) sendo que a campeã da etapa anterior ficou-se pelos 10.55 pontos.

Com os resultados de hoje, Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko vão estar de licra amarela Go Chill na última etapa da Liga MEO Surf numa reta final de ano muito emocionante onde serão decididos os títulos máximos do surf nacional masculino e feminino em Peniche.

Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko venceram o prémio especial Allianz Triple Crown que premeia os surfistas que tiveram os melhores resultados no conjunto das etapas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.

Resultados finais do Allianz Ribeira Grande Pro:
Final masculina: Joaquim Chaves 13,05 x Guilherme Ribeiro 12,85 pontos
Final feminina: Francisca Veselko 13,50 x Mafalda Lopes 8,80 pontos
Joaquim Chaves Saúde Best Wave: Eduardo Fernandes, 9,00 pontos
Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 15,50 pontos
Go Chill Expression Session: Pedro Coelho e Gabriela Dinis
Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3): Francisca Veselko, 12,75 pontos
Waikiki Junior Award: Francisco Ordonhas
Ribeira Grande Best Surfer: Francisco Benjamim
Allianz Triple Crown: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko

A 5ª e última etapa da Liga MEO Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, realiza-se de 27 a 29 de Outubro na praia de Supertubos, em Peniche.

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro pôde ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associa ção Açores Surf e Bodyboard.
Mais informações em www.ansurfistas.com


Liga MEO Surf: Afonso Antunes e Francisca Veselko dominam segundo dia do Allianz Ribeira Grande Pro


Melhores surfistas nacionais disputaram baterias emocionantes nas ondas de 0,5m da praia do Monte Verde na Ribeira Grande, Açores.
Destaques:
- Afonso Antunes fez o melhor score do dia no masculino
- Eliminação do atual líder do ranking Go Chill, Vasco Ribeiro, foi a grande surpresa do dia
- Francisca Veselko destacou-se no feminino com o melhor score do evento
- Pedro Coelho e Gabriela Dinis vencem Go Chill Expression Session
- Amanhã é dia de coroação dos campeões da etapa e da Allianz Triple Crown

Fotos: Afonso Antunes, Francisca Veselko, Pedro Coelho e Gabriela Dinis. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)
Quadro de resultados - Clique aqui
Fotografias do dia 2 (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui

Decorreu hoje o segundo dia de competição do Allianz Ribeira Grande Pro, 4ª e penúltima etapa da Liga MEO Surf que termina amanhã na praia do Monte Verde, Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Açores.

As ondas de 0,5m estiveram mais consistentes do que ontem proporcionando melhores condições aos surfistas que integram a 1ª divisão do surf nacional de mostrarem o seu talento e lutarem pelos objetivos no campeonato. Foram várias as baterias decididas nos últimos instantes com muita emoção à mistura com os atletas a darem tudo para garantirem a passagem ao dia de todas as decisões.

A prova avançou a partir da segunda ronda de ambas as categorias ficando definidos os quartos-de-final masculinos e as meias-finais femininas para amanhã que será o dia de coroação dos campeões da etapa bem como da Allianz Triple Crown.

Afonso Antunes esteve em destaque ao fazer o melhor score do dia com 12.55 pontos em 20 possíveis na bateria que venceu do Round 3 deixando Francisco Almeida em 2º lugar, Martim Nunes em 3º e José Maria Ribeiro em 4º.

Guilherme Ribeiro esteve ao mesmo nível do seu adversário com quem disputou, e venceu, a final da etapa inaugural da Liga MEO Surf na Figueira da Foz. O atual campeão nacional efetuou o segundo melhor score do dia com 12.45 pontos na bateria em que venceu deixando em 2º lugar Luís Perloiro, Halley Batista em 3º e Tomás Fernandes (vice-campeão da etapa anterior) em 4º. De salientar que nesta bateria, com a melhor onda do dia com 7.00 pontos onde efetuou três manobras fortes de frontside, Luís Perloiro conseguiu a reviravolta garantindo o lugar que lhe permitiu a qualificação para os quartos-de-final que já serão em formato man-on-man apenas com dois atletas em cada bateria.

À semelhança do dia anterior, Eduardo Fernandes, vencedor desta prova em 2009, voltou a estar num bom momento de forma fazendo uma boa escolha de ondas onde aplicou manobras sólidas terminando com o score de 12.15 pontos.

A grande surpresa do dia foi a eliminação do atual líder do ranking Go Chill, Vasco Ribeiro, que teve dificuldade em encontrar boas ondas no Round 3. Numa bateria muito renhida e imprevisível em termos de resultado até ao último segundo, Guilherme Fonseca venceu com Joaquim Chaves em 2º lugar, Vasco Ribeiro em 3º e Tiago Stock em 4º.

No Feminino, a atual líder do ranking Go Chill, Francisca Veselko, foi quem esteve em melhor forma ao vencer as duas baterias que disputou realizando o melhor score do dia e do evento com 12.75 pontos. A melhor onda do dia e do campeonato até ao momento (7.25 pontos) esteve por conta de Camilla Kemp que não conseguiu manter a consistência apresentada na etapa anterior. A vice-campeã na Ericeira acabou por ser eliminada por Mafalda Lopes, que esteve em bom nível realizando o segundo melhor score do evento com 11.60 pontos, e Carolina Mendes, vencedora da etapa anterior, que terminou no 2º lugar na bateria, com Lua Escudeiro em 3º.

Baterias dos quartos-de-final masculinos:
Guilherme Fonseca x Francisco Almeida
Afonso Antunes x Joaquim Chaves
Eduardo Fernandes x Luís Perloiro
Guilherme Ribeiro x Francisco Ordonhas

Baterias das meias-finais femininas:
Mafalda Lopes x Beatriz Carvalho
Francisca Veselko x Carolina Mendes

Durante a tarde realizou-se a Go Chill Expression Session que premeia os atletas que realizam as manobras mais críticas. Pedro Coelho venceu no masculino com um air reverse enquanto que Gabriela Dinis venceu no feminino com um reentry de frontside.

Amanhã é o dia de todas as decisões. O call para o terceiro e último dia de competição está marcado para as 8h30 deste domingo na praia do Monte Verde.

Agenda do Allianz Ribeira Grande Pro (sujeito a alterações / horário local Açores):

3º dia – Domingo, 25 de Junho
08h30 – Call terceiro dia de competição
12h30 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
14h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro Pro (por confirmar)

A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf e da Associação Açores Surf e Bodyboard.

Mais informações em www.ansurfistas.com.




Balanço muito positivo da política de mobilidade da CMA: a qualificação urbana, a prioridade aos modos suaves, o Ferryboat, os Moliceiros e os Autocarros Elétricos

 No momento em que a CMA inaugura um novo sistema partilhado de bicicletas promovendo os modos suaves de deslocação, o ambiente e a atividade física, o PS opta pela incoerência.

Depois da inauguração, na última semana, da nova BUGA, o PSD/ Aveiro faz um balanço muito positivo do trabalho realizado até ao momento, pelo Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (PSD/ CDS-PP/PPM), nomeadamente com o desenvolvimento da estratégia e opção política de prioridade ao Ambiente e à Mobilidade Suave no Município.

A nova BUGA coloca, uma vez mais, Aveiro na linha da frente do desenvolvimento sustentável, aliando a história, o ambiente a promoção de hábitos de vida saudáveis, à tecnologia, com o objetivo único e central de aumentar a qualidade de vida dos nossos concidadãos e de melhorar a experiência vivida por quem nos visita.

De entre as várias novidades da nova BUGA, o PSD/ Aveiro destaca o sistema de GPS que vai permitir à Câmara de Aveiro conhecer as rotas mais percorridas e com base nesses mesmo dados, poder tomar opções informadas na qualificação urbana, na mobilidade e na execução de Políticas Ambientais no Município e na Cidade.

Após múltiplas obras realizadas e tendo em conta as empreitadas ainda em curso por todo o Município, é fácil perceber que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) aborda de forma clara, objetiva e coerente o tema da Mobilidade e da Sustentabilidade Ambiental da Cidade e do Município, contribuindo de forma indelével para o aumento dos espaços de circulação pedonal e ciclável, através da criação de vias dedicadas para as bicicletas, o alargamento dos passeios, o aumento e sobre-elevação das passadeiras, o reordenamento do trânsito para vias externas aos polos centrais e mais urbanos da Cidade e a que se junta agora a nova BUGA.

Recordamos ainda que a Câmara de Aveiro tem em curso vários projetos e obras que vão significar a retirada de cerca de 800 toneladas de CO2 da atmosfera já em 2023 e a melhoria nos serviços de transporte. De todos esses investimentos, destacamos o novo Ferryboat 100% Elétrico, em fase final de construção e que vai operar entre São Jacinto e o Forte da Barra (menos 300 toneladas de CO2/ano), a aposta em autocarros elétricos na operação de transporte público municipal (menos 105 Ton. CO2/ano) e a alteração dos motores a combustão para sistema elétrico dos 27 barcos moliceiros em operação marítimo-turística no canal central da Ria de Aveiro (menos 400 Ton. CO2/ano).

Com tudo isto e de forma muito surpreendente, no rescaldo da inauguração e ativação da nova BUGA, o Partido Socialista em Aveiro, pela voz do Vereador Rui Carneiro e de Pedro Silva, decidiu criticar o novo sistema de bicicletas partilhadas.

Os Aveirenses sabem que não é possível contar com o PS, pela sua falta de coerência e estratégia para o Município. No momento em que a CMA inaugura um novo sistema partilhado de bicicletas e com isso promove os modos suaves de deslocação, o ambiente e a atividade física, o PS opta pela incoerência política, opondo-se à nova BUGA, às políticas que dão prioridade a meios de transporte alternativos ao carro e ao Ambiente. Na política e na vida, temos de ser coerentes e transparentes sobre o que queremos: não podemos defender uma ideia às segundas, quartas e sextas e outra às terças, quintas e sábados.

A única ideia conhecida e de uma insensatez total, veio a público pelo Socialista Alberto Souto, que em março deste ano, numa conferência da Delegação de Aveiro da SEDES, propôs a criação de novas ligações ferroviárias intramunicipais e o seu alargamento a poente ao Município de Ílhavo, como grande argumento para a diminuição do consumo de combustíveis fósseis, num território (Aveiro e Ílhavo) que alberga apenas 120 mil habitantes, sendo certo que o único resultado desta proposta, seria uma segunda falência da CMA.

 Simão Santana

Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Ao longo do ano letivo 2022/2023. Município proporcionou “Momentos J” a 490 alunos do concelho

 
O Município de Cantanhede realizou ao longo do ano letivo 2022/2023 diversas ações designadas de “Momento J”.
Destinadas a alunos do 3. ° Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional, tiveram como objetivos aproximar os jovens às atividades que a autarquia desenvolve no âmbito da Juventude, envolver e partilhar atividades em Cantanhede, bem como apresentar programas juvenis nacionais e internacionais.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro da Juventude, “estes Momentos J são uma oportunidade para a autarquia estar mais próxima dos jovens do nosso concelho, levar-lhes informação relevante do seu interesse, bem como desafiá-los a uma cidadania mais participativa”.
A par disso, realçou, “com a Jornada Mundial da Juventude, que decorre este ano em Lisboa e que terá Cantanhede como um dos locais de acolhimento de jovens de todo o mundo, temos em mão uma oportunidade única de incentivo a uma participação mais ativa por parte da nossa comunidade juvenil”.
No presente ano letivo, o Município realizou estas ações nos agrupamentos de escolas Marquês Marialva, Lima-de-Faria e Gândara Mar, na Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e na Academia de Música de Cantanhede, totalizando um universo de 490 alunos.
O papel dos estabelecimentos de ensino é determinante no sucesso desta iniciativa, não apenas no plano de divulgação, mas também no encorajamento dos jovens à participação ativa na comunidade.

PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável. Ministra Ana Abrunhosa inaugurou o projeto que tornou a vila de Figueiró dos Vinhos mais acessível e mais moderna



A obra que possibilitou melhorar as condições de circulação nas principais ruas da vila foi inaugurada hoje, dia 24 de junho, Dia do Concelho de Figueiró dos Vinhos. Um dia festejado duplamente, que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e diversas outras entidades, entre as quais a CCDRC e a CIMRL.
Iniciada em 2020, a intervenção permitiu a reabilitação de 1,4 quilómetros de passeios e a construção de 2 quilómetros de novos passeios, ligando os principais pontos de serviços públicos e zonas comerciais da vila através de mais e melhores percursos pedonais, tornando-os mais acessíveis para todos. A ampla intervenção realizou-se no âmbito do PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, com três projetos elaborados e aprovados pela Câmara Municipal: Beneficiação de percurso – Rua Major Neutel de Abreu, Percurso da Av. Heróis do Ultramar e Dr. Fernando Lacerda, Beneficiação de percursos - Melhoria de acessibilidades (Centro da Vila - Rua do Mercado, Praça Simões de Almeida, Praça Dr. José António Pimenta, Rua Dr. José Martinho Simões e Rua Quaresma Vale do Rio).
Os projetos foram financiados pelo Programa Operacional do Centro (POC) – CENTRO2020 em 85 % (1.005.810,02 €) de um investimento total de 1.519.689,49€.