quarta-feira, 21 de setembro de 2022

O Elogio da Sabujice: ensaio inédito de Rui Teixeira da Mota traça os vários perfis da sabujice nacional

Graxistas, lacaios, bajuladores, capachos, os sabujos sempre existiram e estão por toda a parte. Mas como é que os podemos distinguir entre si, no meio político, no trabalho ou nas escolas? O que pensam? Como agem? Em O Elogio da Sabujice, o cronista e animador de rádio Rui Teixeira da Mota apresenta-nos um retrato satírico e despretensioso das sanguessugas que proliferam na nossa sociedade, em busca de um lugar ao sol. O Elogio da Sabujice chega à rede livreira nacional no próximo dia 27 de Setembro, numa edição Guerra e Paz prefaciada pelo professor João Paulo Feijoo.

Ciente da importância dessa nobre actividade no nosso quotidiano, Rui Teixeira da Mota, cronista e animador de rádio, constatou que a sabujice ainda não tinha merecido o tratamento que lhe seria devido. É então que nasce O Elogio da Sabujice, um guia inédito que nos ajuda a analisar várias manifestações e contextos deste modo de agir.

Quem é que nunca se cruzou com um faz‑tudo? Esse mesmo, o indivíduo que, na presença das chefias, está sempre disponível, porém, quando é necessário ajudar um colega, está sempre «demasiado ocupado». Ou com um «Zé das Dúvidas»? Colega da escola que, em todas as aulas, apresenta, pelo menos, três dúvidas para demonstrar ao professor a sua atenção e diligência? E com um «tretas», que finge que faz, mas não faz? No livro, estas e outras subcategorias de sabujos, entre as quais constam ainda «os pavões», «os papagaios», «os assoberbados», «os pródigos», «os sofisticados» ou «os acomodados servis», entre outros, são elencadas de forma abrangente e inclusiva.

Ninguém escapa, neste livro, à voz satírica de Teixeira da Mota que confessa: «Até me assustei!» «Quando, para a elaboração deste ensaio, […] pesquisei as palavras sinónimas do vocábulo “sabujo”.» A lista é vasta e vai dos comuns «lambe-botas» e «graxista» até ao menos comum «manteigueiro», passando pelos pouco ortodoxos «lambe-cus» e «chupa-pilas».

No entanto, este não é apenas um manual da sabujice. Na opinião do professor João Paulo Feijoo, que assina o prefácio do livro, «esta obra vai muito além de uma simples intenção prescritiva ou operativa. Com efeito, o autor brinda-nos com uma análise crítica profunda e exaustiva, profusamente documentada, do fenómeno em apreço, apelando a um vasto conhecimento que vai da História à Filosofia, da Literatura à Psicologia e da Ciência política ao Comportamento organizacional.»

E porque onde há um bajulador, há sempre um bajulado, o autor leva-nos a reflectir sobre as condições de sucesso e potenciais consequências – positivas ou não – para engraxadores e engraxados. Há ainda espaço para um inventário histórico da sabujice, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média até ao nosso tempo, e para uma análise aprofundada das especificidades da bajulação no meio político.

Uma edição Guerra e Paz, disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 27 de Setembro, O Elogio da Sabujice poderá ainda ser adquirido através do site da editora


O Elogio da Sabujice
Rui Teixeira da Mota
Não-Ficção / Sociologia
160 páginas · 15x23 · 15 €
Nas livrarias a 27 de Setembro

Actividade operacional semanal do Destacamento da GNR de COIMBRA

Na semana 13 a 19 de setembro
1. Detenções: 16 detidos em flagrante, destacando-se:
· Dez por condução sob o efeito do álcool;
· Dois por tráfico de estupefacientes;
· Um contra a liberdade e autodeterminação sexual;
· Um por falta de habilitação legal.
 
2. Apreensões:
· 15 doses de haxixe;
·  0,05 doses de cocaína;
·  Três plantas de canábis.

3.    Trânsito:  
Fiscalização: 823 infrações detetadas, destacando-se:
· 49 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 33 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 32 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 20 por infrações aos tacógrafos;
· 15 por falta de seguro de responsabilidade civil;
· 14 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· Cinco por excesso de velocidade.
 
Sinistralidade: 92 acidentes registados, destacando-se:
·Três feridos graves;
· 21 feridos leves.

4. Fiscalização Geral: 27 autos de contraordenação:
· 18 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
·  Nove no âmbito do policiamento geral.

5.Ações de sensibilização:  
. Sete no âmbito da “Floresta Segura 2022”, tendo sido sensibilizados 615 pessoas;
·Duas no âmbito da “Campanha Escola Segura” tendo sido sensibilizadas 120 alunos;
· Uma no âmbito do programa “Idosos em Segurança”  tendo sido sensibilizados cinco idosos;
·Uma no âmbito do “Programa Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 46 comerciantes;
·Uma no âmbito “Campo Seguro”, tendo sido sensibilizados 120 pessoas;
· Uma no âmbito rodoviário, tendo sido sensibilizados 23 crianças;
·  36 visitas a idosos.

Freguesia de Meirinhas cria Academia de Programação Informática de Meirinhas

A Academia de Programação Informática de Meirinhas abrirá as sua portas no próximo dia 1 de outubro no Centro de Ocupação à Juventude instalado na antiga escola primária de Meirinhas.
Esta academia, dirigida a jovens dos 10 aos 18 anos, funcionará semanalmente aos sábados de manhã e será dinamizada pela empresa HappyCode.
A propina mensal será de 25€, sendo que o 2º filho inscrito terá um desconto de 50% e o 3º filho inscrito terá um desconto de 100% do valor da propina.
Esta academia pretende desenvolver nos jovens da Freguesia das Meirinhas competências altitudinais, tais como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração;

Desenvolver um maior gosto pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por parte da população escolar, influenciando positivamente escolhas futuras em termos de carreira;
Contribuir para uma maior escolha dos elementos do sexo feminino pelas áreas tecnológicas;
Promover a Freguesia das Meirinhas e as suas potencialidades junto da população infantil da região e da restante comunidade;
Contribuir para uma maior aculturação das escolas da necessidade do foco do currículo nas áreas tecnológicas.
O projeto consiste no desenvolvimento de competências em crianças da Freguesia das Meirinhas através do ensino da programação informática e de ferramentas básicas de literacia digital, dotando-as assim de ferramentas essenciais para o mundo atual, impactando positivamente no sucesso escolar destes alunos.
Estes alunos aprenderão a programar através do currículo Happy Code e com a orientação de professores Happy Code. Em cada um dos semestres em que se divide o curso serão realizados projetos guiados e autónomos, tendo lugar no final do ano a apresentação pública com a presença da comunidade.
Para a Junta de Freguesia de Meirinhas, a ocupação dos tempos livres de jovens, aliada à sua capacitação nas áreas do digital, concorre para uma melhor perceção da sociedade e do desenvolvimento e para os novos paradigmas de relacionamento.
Esta Academia de Programação Informática, é mais uma importante iniciativa de dinamização do Centro de Ocupação à Juventude existente nas instalações da antiga Escola Primária, bem como da inclusão da juventude na prioridade da ação da freguesia, a para com a Jovem Presidente da Junta de Meirinhas e com as várias parcerias com o IPDJ na dinamização de projetos de ocupação de tempos livres, entre outras iniciativas.
A reputação de qualidade dos projetos e currículos da HappyCode (que mantem um conjunto de turmas em vários concelhos da região centro), sempre com elevadas taxas de participação e com uma reconhecida reputabilidade, reforçam o nível distintivo da Academia de Programação Informática de Meirinhas.

Universidade Sénior da Curia com matrículas abertas

A Universidade Sénior da Curia (USC) já está a preparar o novo ano letivo 2022/2023 que se inicia, no próximo dia 10 de outubro. Neste momento, encontram-se a decorrer as matrículas, que devem ser efetuadas até ao dia 30 de setembro.
Os interessados em frequentar a USC, devem deslocar-se às instalações do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, no horário das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, de 2ª a 6ª feira. Para obter mais informações podem também contactar a USC pelo email: univ.senior.curia@cm-anadia.pt ou pelos telefones 231 519 710 e 927 246 442.
A USC funciona em horário laboral, de segunda a sexta-feira. As atividades educativas decorrem em regime não formal, sem fins de certificação, nem controlo de faltas, tendo como única finalidade a formação ao longo da vida.
Disponibiliza Unidades Curriculares (UC) organizadas em diversas áreas formativas, nomeadamente “Sociedade, Línguas e Culturas”, “Saúde, Motricidade e Bem-Estar”, “Expressões”, “Projetos”, “Oficinas” e “Atividades Extracurriculares”.
Neste novo ano letivo, as novidades prendem-se com as UC de “Treino Multifuncional”, “Direito Digital”, “Direito Europeu e Internacional”, “Dança Criativa”, “Intermediate English B1” as oficinas de “Costura criativa e reciclagem”, “Fotografia Digital”.
De sublinhar ainda que Universidade Sénior da Curia está a comemorar o seu 15º ano de atividade, tendo sido inaugurada no dia 31 de outubro de 2007. Para assinalar a efeméride estão a ser programadas várias iniciativas que decorrerão durante todo o ano letivo.
A USC tem como principal objetivo proporcionar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio preferencialmente para os maiores de 50 anos.

Apreendidos 780 quilos de semente de ostra na Ria de Aveiro

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, aprendeu 780 quilos de semente de ostra, no concelho de Ílhavo, no dia 20 de setembro.


Numa ação de fiscalização com o objetivo de controlar o transporte e a comercialização de moluscos bivalves vivos destinados à produção aquícola, os militares da Guarda detetaram um veículo a descarregar semente de ostra nas margens da Ria de Aveiro.
No decurso da ação policial, verificou-se que esta não cumpria com as normas relativas à autorização, registo e deslocação dos respetivos animais de aquicultura.
Foi identificada a empresa responsável pela expedição e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 44 890 euros.
A mercadoria apreendida será submetida a verificação higiossanitária.

Estarreja | A maior corrida de obstáculos da Europa regressa com 4 mil participantes

 A BioRace Challenge decorre este sábado em Estarreja

Após dois anos de interrupção, a BioRace Challenge mobiliza num único dia 4 mil participantes vindos de todo o país e ávidos de desafios, aventura, natureza e diversão. No próximo sábado, dia 24 de setembro, irão viver uma experiência única imersa na natureza, em pleno Baixo Vouga Lagunar, cruzando-se com os Percursos BioRia. Além da prova rainha (10 km), terão lugar as provas dos 5 km, BioRace Júnior e Inclusiva.
A 6.ª edição da BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos acontece no sábado, dia 24, a partir das 10h00, com concentração em Salreu junto ao Cais do Esteiro. O Baixo Vouga Lagunar, onde estão inseridos os Percursos BioRia, será o cenário desta corrida que privilegia o contacto com a natureza. Os participantes terão o privilégio de descobrir paisagens de enorme beleza, tais como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais, ligados por uma rede de valas alimentadas pelo Rio Antuã e pela Ria de Aveiro.

Para o Município de Estarreja, este é um momento de divulgação do património natural local, um verdadeiro paraíso de biodiversidade.
Com 4000 participantes em competição num único dia, a BioRace é a maior corrida de obstáculos da Europa. Competição, exercício físico, aventura, espírito de equipa, boa disposição e muita diversão, em contacto com a natureza, marcam este evento organizado pela Câmara Municipal de Estarreja.
 
10 km e mais de 30 obstáculos
A prova rainha dos 10 km com mais de 30 obstáculos naturais e artificiais, foi a primeira a esgotar as vagas com 3000 inscrições. Com as provas de 5 km, Júnior e BioRace Inclusiva, a 6.ª edição atinge, no total, 4000 inscritos.

Nesta corrida, os obstáculos servem para aumentar o nível competitivo, dificultar a aventura, mas também para criar momentos de diversão. Correr, saltar e rastejar são alguns dos ingredientes que não vão faltar neste desafio acessível a todos e de todas as idades.

Desde da 1.ª edição, a BioRace é uma prova amiga do ambiente, apostando (antes e depois da corrida) em ações de limpeza, requalificação de locais isolados, reutilização de materiais para a construção dos obstáculos e ações de sensibilização ambiental.

Para além de todo o staff da organização, esta edição contará ainda com a ajuda de 60 voluntários, que darão apoio nas mais diversas tarefas, desde o acolhimento aos atletas, como na distribuição de água ou no controlo dos obstáculos. Este ano, pela primeira vez, os voluntários são desafiados a fazer todo o trajeto dos 10km, no dia seguinte, domingo, dia 25, à tarde (16h30), reforçando o espírito de superação e de equipa.

Venha de comboio, o ambiente agradece
Com o Apeadeiro de Salreu a uma distância de 700 metros (uma caminhada de cerca de 10 minutos), o comboio é a maneira mais fácil de chegar à BioRace Challenge. 
 
Sem trânsito nem procura de estacionamento, a chegada à corrida de obstáculos é garantida por apenas 2€ (ida e volta), para que viajar nos Comboios Urbanos do Porto com origem em qualquer estação e destino a Estarreja ou Salreu (válido no dia da corrida, 24 de setembro, mediante apresentação da prova de inscrição no evento ou dorsal).
É ainda possível viajar com um desconto de 30% em viagens de ida e volta nos serviços Intercidades, Regional e InterRegional, com destino a Estarreja (válido de 23 a 25 de setembro, mediante apresentação da prova de inscrição no evento + documento de identificação pessoal).












Encontra neste link toda a informação sobre os descontos praticados para a BioRace, no âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Estarreja e a CP.

Ansião | Autarquia investe 3M de euros na educação

 

A Câmara Municipal de Ansião tem previsto em orçamento perto de 3 milhões de euros para gastos na educação.

Desta fatia, cerca de 650 mil euros serão para investimento na transição digital; na conservação e beneficiação de instalações; na aquisição de equipamento administrativo e didático; no reequipamento dos estabelecimentos escolares; na revisão da Carta Educativa do Concelho de Ansião; na beneficiação do Jardim de Infância de Ansião e projeto para a Escola Básica n.º 2 de Avelar; no Espaço da Administração Escolar do Concelho de Ansião e na aquisição de um autocarro.

Com um investimento de cerca de 1 milhão de euros em medidas de apoio às famílias, nomeadamente nas Atividades de Animação e Apoio à Família, nas Atividades de Enriquecimento Curricular, no desenvolvimento do Plano Educativo Municipal, no Transporte Escolar, nas refeições, nos apoios às Juntas de Freguesia, entre outros, o município está empenhado em defender um dos principais pilares de desenvolvimento do concelho.

No arranque de mais um ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, aproveitou a visita do Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, no passado dia 16, para assinalar os 50 anos da criação da Escola Preparatória Dr. Pascoal José de Mello, para apresentar a aposta e os investimentos municipais na educação, num momento no âmbito dos Dias Municipais da Educação que contou também com a presença da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

As ações que a autarquia tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos a nível de manutenção e requalificação dos estabelecimentos escolares, de criação dos Serviços Municipais de Educação e de implementação do Regulamento de Ação Social Escolar, têm implicado um investimento municipal significativo com vista à melhoria da qualidade do serviço educativo no concelho.

Neste que é um ano marcado pela transferência de competências para o município no domínio da educação, as despesas com pessoal, a conservação de bens e a aquisição de material diverso, num valor de cerca de 1,2 milhões de euros, visam dotar os estabelecimentos de ensino público dos recursos necessários à promoção do sucesso escolar de crianças e jovens.

Na premissa de que investir na educação é apostar no futuro e no desenvolvimento do território, a autarquia tem-se empenhado em robustecer as políticas neste setor, assumindo competências e responsabilidades, sempre em cooperação com a tutela e com os dirigentes da escola pública e privada do concelho, em defesa da educação e no fomento da justiça e da equidade sociais.

É, de resto, com a comemoração, no próximo dia 17 de outubro, dos 31 anos da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, um exemplo de pioneirismo no ensino profissional, que se encerra a programação dos Dias Municipais da Educação, uma iniciativa conjunta do município, do Agrupamento de Escolas de Ansião, daquela escola profissional e das associações de pais, que se iniciou no dia 6 de setembro com um conjunto de iniciativas de valorização da escola e da educação e da formação ministradas no concelho.



“Gincanas do Coração” a 25 de Setembro em Coimbra

 
Gincana do Coração convida a população a passear pela cidade de Coimbra a pé, bicicleta ou transportes públicos, e a percorrer os vários postos da Gincana dispersos pela cidade. Em cada posto, é avaliado o risco cardiovascular e apresentadas formas lúdicas e interativas de abordar os diferentes fatores de risco para a doença cardiovascular.
Café Santa Cruz, Casa de Chá Jardim da Sereia, Alma Shopping, Museu da Água e Parque Verde são os spots onde estarão profissionais de saúde das diferentes áreas de especialização que darão indicações para os cuidados de saúde adequados em caso de necessidade.
Esta iniciativa integra o plano de atividades do projeto “Coimbra Unida pelo Coração”, que tem como objetivo sensibilizar a população para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares e que conta com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que é um dos vencedores da 11ª edição do Prémio Saúde Sustentável, na categoria Promoção da Saúde e Prevenção da doença.

Proença-a-Nova | Seleções femininas distrital e nacional de futebol de praia defrontam-se no Campo de Jogos da Aldeia Ruiva

 

A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia irá defrontar a Seleção Distrital de Castelo Branco (AFCB), por duas ocasiões, durante do estágio em Proença-a-Nova, no Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva a decorrer de 21 a 24 de setembro. As jogadoras do distrito terão assim oportunidade de defrontar a seleção nacional em dois jogos-treino, na sexta-feira, pelas 17h00, e no sábado, pelas 11h00.

Catarina Rondão, coordenadora da Seleção Distrital da AFCB, convocou 21 jogadoras para os embates contra a seleção nacional, de três clubes distintos, tendo como base de recrutamento a realização do Torneio Triangular de Futebol de Praia feminino, dos quais fizeram parte GD Valverde, NJC Proença-a-Nova e Núcleo SCP Castelo Branco.

O GD Valverde é a equipa que oferece mais jogadoras à seleção (oito), entre elas: Joana Santos, Catarina Costa, Luciana Roque, Maria Clara, Cláudia Andresson, Rita Sousa, Rute Ferreira e Andreia Ribeiro, seguido do NJC Proença-a-Nova, que convoca sete: Laura Barata, Joana Correia, Matilde Oliveira, Mariana Maurício, Érica Dias, Janika e Lila Dias, bem como do Núcleo SCP CB, que escala seis jogadoras: Cátia Nevado, Neuza Nóbrega, Carla Rodrigues, Ana Grilo, Ana Esteves e Bruna Pereira.

Liderada pelo atual Selecionador e ex-jogador Alan Cavalcanti, a seleção portuguesa de futebol de praia feminino conquistou, no dia 11 de setembro, um inédito terceiro lugar da Liga Europeia, após impor-se por 3-0 à Ucrânia, em Cagliari, Itália.

Na lista de convocadas de Alan Cavalcanti constam os nomes de Mariana Rosa, Carolina Caetano, Inês Sommer, Diana Oliveira, Ema Toscano, Catarina Sobral, Mariana Veríssimo, Marta Simões, Sofia Vicente, Catarina Mesquita, Petra Reis e Cristiana Cruz.



Cantanhede | Aprovadas em reunião do Executivo. Câmara mantém medidas especiais de redução do IMI e da Derrama

 

A Câmara Municipal de Cantanhede vai manter em 2023 a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os agregados familiares com dependentes a cargo. A proposta nesse sentido foi aprovada na última reunião camarária, o que significa que, com continuidade da aplicação do designado IMI Familiar, o executivo liderado por Helena Teodósio prescinde de cobrar no próximo ano um valor que deverá ascender a cerca de 80 mil euros, em benefício das famílias mais sobrecarregadas com encargos domésticos.

A decisão do Município de Cantanhede em adotar um desconto relativamente à aplicação do IMI Familiar traduz-se numa diminuição do imposto em 20 euros para os agregados com um dependente ao seu encargo, 40 euros para os que têm dois dependentes e 70 euros para as que têm três ou mais dependentes.

Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “esta opção vai no sentido de se cumprir o objetivo de apoiar as famílias mais pressionadas com o custo de vida, neste caso através de uma medida de discriminação positiva socialmente justa”.

Quanto à taxa efetiva de IMI, a Câmara Municipal de Cantanhede decidiu também mantê-la em 0,38% para 2023, o que, relativamente à taxa máxima de 0,45% admitida por lei, representa menos 15,6% no valor a pagar pelos proprietários de prédios urbanos. “Claro que gostaríamos de ir ainda mais longe, baixando um pouco mais a taxa, mas não seria prudente fazê-lo nesta conjuntura em que os municípios estão confrontados com a diminuição de receitas, por um lado, e, por outro, com o aumento significativo dos encargos decorrentes das competências que o poder central passou para a sua esfera sem transferir as verbas suficientes para que possam exercê-las cabalmente, como de resto tem vindo a ser sublinhado pela generalidade dos autarcas”, refere Helena Teodósio.

A líder do executivo camarário cantanhedense considera que “a elaboração do orçamento para 2023 está a ser um grande desafio, um desafio em que temos de ser especialmente cautelosos na componente da receita, sob pena de ficar comprometido o exercício de algumas dessas novas competências e inviabilizada a execução de algumas obras estruturantes e fundamentais para o processo de desenvolvimento do concelho que estamos a implementar”. É que, adianta a autarca, “as novas responsabilidades que os municípios foram obrigados a assumir estão a revelar-se muito mais dispendiosas do que aquilo que o Governo antecipava, conforme alertámos insistentemente, além de que estamos a assistir a um aumento considerável dos preços dos bens e serviços, o que, como se imagina, condiciona fortemente a atividade de todas as Câmaras Municipais”.

Segundo Helena Teodósio, “com a guerra na Ucrânia, vivemos tempos de enorme indefinição e imprevisibilidade que tornam especialmente difícil o planeamento, sendo que para isso é preciso acautelar com o maior rigor o autofinanciamento que permita obter fundos comunitários para novos projetos no âmbito do PRR e do Portugal 20/30, bem como para a Câmara Municipal dispor de recursos financeiros indispensáveis ao cumprimento das funções que lhe estão atribuídas”.

Taxa de derrama reduzida para pequenas empresas também se mantém

Também aprovada na última reunião da Câmara Municipal de Cantanhede foi a isenção da Derrama para as empresas com um volume de negócios que, no ano anterior, não ultrapasse 150.000 euros. Ficam assim dispensados do pagamento desta taxa sobre o lucro tributável sujeito e não isento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) os agentes económicos que não superem o referido valor de faturação, mantendo-se a taxa em 1,5% para as restantes.

Segundo Helena Teodósio, “a isenção de Derrama para as pequenas empresas, na maioria dos casos de cariz familiar, representa um benefício bastante apreciável, consubstanciando um incentivo para as ajudar a superarem as dificuldades da difícil conjuntura económica que o país e o mundo atravessam nesta altura”.

Relativamente à taxa aplicável às não isentas, a autarca considera-a “sensata” e lembra que a receita daí proveniente se destina a ser aplicada no “reforço da competitividade da economia do concelho, nomeadamente na valorização das condições em que os agentes económicos exercem a sua atividade, incluindo a ampliação das zonas industriais”.

Projeto MENU promove degustação de refeições alternativas com macroalgas da costa portuguesa

Os resultados finais do “MENU– Macroalgas Marinhas: receitas alternativas para uma dieta nutricional diária”, um projeto que desenvolveu um conjunto alargado de pratos doces e salgados à base de diferentes macroalgas da costa portuguesa, vão ser apresentados no próximo sábado, 24 de setembro, pelas 15 horas, no Auditório Municipal da Figueira da Foz.

Para além da apresentação dos resultados, a equipa científica e as empresas parceiras do projeto oferecem uma degustação dos produtos alimentares desenvolvidos, aberta à comunidade. A inscrição é gratuita, mas obrigatória em: https://forms.gle/4yuQNomLVQ9xXnu29 ou através do QR Code indicado no flyer do evento (em anexo).

Coordenado por Ana Marta Gonçalves, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o projeto MENU foi desenvolvido ao longo de três anos em parceria com a Universidade de Aveiro e as empresas Ernesto Morgado S.A. e Lusalgae.

O MENU oferece aos consumidores uma dieta rica e saudável, com elevado valor nutricional, tirando partido das várias propriedades das macroalgas marinhas, por exemplo, antibacterianas, antidiabéticas, antioxidantes e anticancerígenas. O que distingue este projeto é a utilização completa das macroalgas e não apenas extratos, como se verifica em várias indústrias.

«As macroalgas apresentam muitos benefícios para a saúde humana. Por isso, a nossa aposta passou por utilizar a alga como um todo, de modo a que os nossos produtos tenham todas as biopropriedades, garantindo os efeitos benéficos para o consumidor», afirma a coordenadora do projeto, Ana Marta Gonçalves.

Este projeto foi financiado pelo Fundo Azul – um mecanismo de incentivo financeiro da Direção-Geral de Política do Mar destinado a apoiar a investigação científica – e pretendeu também dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para a produção e consumo de produtos sustentáveis e melhoria da nutrição.


Cristina Pinto


REALIZA-T: já está disponível o manual que o vai ajudar a alcançar a realização pessoal


 Joel Silva lança o seu primeiro livro onde convida os leitores a aprender todas as técnicas e práticas necessárias para o desenvolvimento e o alcance da realização em vários pontos da vida.

No passado dia 17 de setembro, decorreu o lançamento oficial do livro Realiza-t de Joel Silva, formador, coach e especialista em desenvolvimento pessoal.
 
O evento contou com a presença de várias pessoas que puderam participar em diversas atividades, nomeadamente um workshop de partilha de princípios que compõem a obra, uma sessão de autógrafos e conversa com o autor, acompanhado de um catering servido ao ar livre.
 
Para Joel Silva, ‘’este evento foi muito importante para me aproximar ainda mais daqueles que têm vindo a acompanhar o meu trabalho e de quem tenho tanto carinho. É fundamental estar presente para compreender as necessidades do meu público e, tal como neste livro, conseguir responder a todas as questões e dificuldades de quem procura ajuda para a sua realização pessoal’’.
 
Este é um manual onde é possível encontrar os métodos em conjunto com exercícios práticos que fazem com que qualquer indivíduo alcance a autoconfiança, a realização, o controlo da sua vida e, ainda, descubra o seu potencial e aquilo que dá sentido à sua vida.
 
 
Sobre o autor
 
Ao longo dos últimos anos, Joel Silva, formador e coach, especialista em desenvolvimento pessoal (mais concretamente em Autoconfiança, Realização Pessoal, Profissional e Financeira) tem vindo a guiar centenas de clientes, a desenvolverem a sua autoconfiança, ao crescimento profissional nas suas áreas, a desenvolverem projetos de sucesso em áreas existentes ou em novos projetos, a construírem relacionamentos saudáveis, e a desenvolverem a sua liberdade de tempo e liberdade financeira.
 
Para guiar os seus clientes, conta com o certificado de Programação Neuro Linguística (PNL), Coaching, Linha do Tempo Avançada e Hipnose.
 
Desenvolveu a metodologia, Consciousness Mind Training, que conjuga de forma inovadora e dinâmica as mais avançadas e poderosas áreas do desenvolvimento pessoal da atualidade: o Coaching, a Programação Neuro Linguística, a Linha do Tempo Avançada, a Neurociência, a Inteligência Emocional e a Literacia Financeira.

Espanhóis, franceses e italianos lideram o ranking de estacionamento digital em Portugal

 
.Os portugueses estacionaram mais em Espanha, Itália e Suécia
.Os condutores portugueses viajaram, sobretudo, para Marbella, A Coruña e Malmö

Lisboa, 21 de setembro de 2022 O pagamento de estacionamento através de aplicações móveis está cada vez mais implantado na Europa. De acordo com um relatório da YouGov para a EasyPark™, quase um terço dos condutores europeus (29%) utilizam atualmente uma aplicação para gerir os seus estacionamentos, e Portugal não é exceção.
 
Se tivermos em conta a proveniência dos utilizadores da EasyPark™ que escolheram Portugal para passar férias em Julho e Agosto, os espanhóis, franceses e italianos são os que encabeçam a lista, seguidos de perto pelos alemães e os suíços.
 
“A eliminação total de restrições à circulação e o aumento do turismo europeu em Portugal, são propícios a este aumento”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa Diretora para Portugal do EasyPark Group. Adicionando, A possibilidade de utilizar a mesma aplicação para estacionar em quase toda a Europa, traz conveniência aos utilizadores e é uma clara vantagem para estes.” A EasyPark™ opera em 25 países europeus e mais de 2.200 cidades.
 
Ao mesmo tempo, os portugueses que procuraram passar os seus dias de descanso lá fora, escolheram Espanha, Itália e Suécia como destinos de eleição, demonstrando simultaneamente a tradição portuguesa de passar férias no país vizinho e, de procurar novos destinos pela Europa fora. As cidades europeias em que se registou maior número de estacionamentos de utilizadores portugueses foram Marbella, A Coruña, em Espanha, e Malmö, na Suécia.

MUNICÍPIO DE SILVES ASSOCIA-SE ÀS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO COM O TEMA “PATRIMÒNIO SUSTENTÁVEL”

 
Sob o mote “Património Sustentável”, a Câmara Municipal de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através da dinamização de um programa especial que decorrerá entre os dias 23 e 25 de setembro.
No primeiro dia de programação, através da atividade “O Dr. Património vem ao centro histórico!”, a autarquia convida os alunos do 1.º ciclo, a irem observar os edifícios existentes no Centro Histórico de Silves, construídos há muitos anos, para verificarem se sofrem de algumas doenças e também se precisam de ser observados pelo Dr. Património. Este e o seu assistente, ambos de bata branca, munidos da sua lupa, do seu estetoscópio e da sua imprescindível caixa de primeiros socorros, irão consultar estes velhos edifícios e ajudar a curar as maleitas que o passar dos tempos lhes trouxe.
Ainda no dia 23, irá decorrer a atividade “Detetives do património só por uma hora”, no Centro Histórico de Silves, destinada aos alunos do 2.º Ciclo, desafiando os mesmos a observar atenta e minuciosamente estes elementos pétreos, objetivando a definição da tipologia, do tempo geológico de cada tipo de rocha e dos aspetos construtivos e decorativos presentes nestes edifícios milenares.
O programa prossegue no dia 24, com um “Passeio noturno pelos menires do Vale (Fuzeiros)”, pelas 21h00, destinado a maiores de 10 anos. Será um passeio noturno aos monumentos megalíticos de Vale Fuzeiros que pretende, num ambiente quase celestial, revelar os quatro menires que, durante a segunda metade do VI milénio A.C. e a primeira metade do seguinte, foram talhados em arenito vermelho pelas comunidades que habitaram a zona e que ainda hoje persistem com as suas decorações simbólicas. Durante o percurso serão também visitadas algumas sepulturas escavadas na rocha que serviram de sepulcro às comunidades que viveram neste vale durante a Alta Idade Média.
Calçado e vestuário adequado a caminhada e lanterna, são os requisitos obrigatórios para esta visita noturna. O Ponto de encontro, será em frente à Antiga Escola Primária de Vale Fuzeiros, e os interessados deverão fazer inscrição prévia através do email patrimoniocultural@cm-silves.pt ou do telefone 282 440 854 (limitação a 30 participantes).
A programação culminará no dia 25, com a atividade “Historiando e piquenicando em torno do Moinho do Rodete, em território Geoparque”, entre as 17h00 e 20h00, onde convidamos os munícipes para uma agradável caminhada pela margem do rio, da Ponte Velha até ao Moinho do Rodete.
Situado num ambiente natural muito aprazível, o moinho encontra-se degradado e aguardar uma intervenção de reabilitação arquitetónica e paisagística que permitirá à comunidade usufruir das múltiplas valias que o espaço pode oferecer. 
Ali poderá ouvir falar da sua história, e pelas 18h30, escutar a música das “Moçoilas” e degustar alguns sabores, onde farinha será rainha.
Os interessados em participar nesta caminhada, deverão reunir-se junto à Ponte Velha, e levar calçado e vestuário adequado a caminhada. Quem não poder caminhar pode comparecer no Moinho do Rodete, pelas 18h00 (estacionamento limitado).
O telefone 282 440 854 ou email patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos do Setor de Património da CMS, disponíveis para a prestação de esclarecimentos de informações adicionais.
 
SOBRE O MOINHO DO RODETE
O Moinho do Rodete, que antes foi azenha, remonta (pelo menos) à 2.ªmetade do século XIV e, durante séculos movido pelas águas do vizinho rio Arade, moeu os cereais que deram forma e sabor a muitos dos alimentos que sustentaram os habitantes da cidade de Silves.
 

Évora | Bombas de sementes 100% portuguesas para a conservação da natureza

 

Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) pretendem promover o fabrico, otimização e desenvolvimento em pequena indústria de bolsas de sementes (seedballs) de proveniência regional certificada, e com interesse para a conservação, que possam ser utilizadas em projetos de conservação de natureza, de forma a preencher um nicho de mercado importante e crescente, providenciando material vegetal certificado e sustentável. O projeto visa desta forma preservar a identidade genética de cada região, facilitando o restauro de ecossistemas e evitando espécies invasoras.

Esta ideia de negócio sob a responsabilidade de Erika Almeida, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e estudante de Doutoramento em Biologia, da Universidade de Évora, sob mentoria de Anabela Belo, professora de Biologia a investigar na mesma unidade de investigação nas áreas da agricultura, ambiente e desenvolvimento, da UÉ, foi a vencedora do Prémio BPI - La Caixa, com o júri do concurso a considerar que a “Seedballs 100% portuguesas: uma ideia natural para promoção de recursos vegetais com interesse para a conservação” apresenta potencial para se tornar um projeto-piloto inovador.

Assim, a equipa de investigadores da UÉ pretendem implementar esta ideia de negócio desenvolvida no decorrer do trabalho de investigação e projetos desenvolvidos no Laboratório de Botânica da Universidade de Évora (Departamento de Biologia / MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento), desenvolvendo os investigadores protocolos de germinação e testes de eficácia das seedballs (bolas de sementes).

Estamos todos, cada vez mais, cientes da importância que o equilíbrio e boa funcionalidade dos ecossistemas têm para a nossa sustentabilidade, tendo a ONU declarado o período de 2021-2030 como a Década para a Recuperação dos Ecossistemas” justificam os membros da equipa, até porque, tal como recordam, “existem neste momento políticas europeias e nacionais para atribuição de financiamento para promover a conservação e restauro de ecossistemas”. Desta forma, acrescentam, “é urgente providenciar uma oferta nacional de espécies vegetais nativas de proveniência regional, de forma a preservar a identidade genética de cada região.”

Uma das preocupações para esta equipa composta ainda por Cristina Baião, estudante de Doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais, e João Marques, estudante de Mestrado em Tecnologias em Agricultura de Precisão, da mesma Universidade, “é evitar a introdução de espécies provenientes de outros países e até de outras regiões ecológicas, que podem competir com as nossas espécies e tornarem-se invasoras”.

A ideia apresentada pela Universidade de Évora apresenta como objetivo principal “a produção de seedballs, ou bombas de sementes (esferas de argila e composto orgânico com sementes) para aplicação em diversos projetos e ações de conservação da natureza e restauro ecológico” importante também no que respeita ao processo de reflorestação.

Esta equipe da academia eborense chama a atenção para a utilização desta técnica “sobretudo em zonas onde o acesso de maquinaria é difícil ou mesmo impossível” indicando ainda a grande vantagem “por proteger as sementes de predadores como por exemplo as aves, ratos, formigas(…), e de condições desfavoráveis à germinação, sobretudo num cenário de aquecimento global e alteração dos padrões climáticos, como o aumento de temperatura ou a irregularidade da precipitação”.

A utilização de sementes de proveniência regional, apresenta ainda outras vantagens como esclarece Erika Almeida, “pois, garante um maior sucesso das ações de conservação da natureza uma vez que estão mais bem-adaptadas ecologicamente às condições locais”.

A transformação desta ideia em projeto implica fazer o Scale-up de todo o processo que vai desde a produção e limpeza de sementes, otimização da composição das seedballs para um maior número de espécies, e transformação do processo de fabrico manual num processo de produção semi-industrializado. “As sementes serão colhidas na natureza apenas inicialmente (a posteriori serão cultivadas para alimentar esta pequena indústria) e o Banco de Sementes da Universidade de Évora será a estrutura de apoio base em termos de triagem e conservação. O produto final serão seedballs de proveniência regional certificada, cuja composição específica será adequada a diferentes tipos de vegetação” resume a ideia a mesma investigadora.

Uma das preocupações da equipe é também dinamizar o uso de subprodutos de origem industrial e doméstica (ex: argilas e cinzas), incorporando-os na composição da seedballs e contribuindo para a economia circular.

A concretização desta ideia, que prevemos inicialmente ser instalada no Alentejo, irá contribuir para a economia do tecido produtivo regional. No entanto, este modelo de negócio poderá ser replicado em outras regiões e assim contribuir para a fixação populacional e criação de postos de trabalho, fora das grandes cidades” avança Erika Almeida

Um dos grandes propósitos é colocar esta ideia no mercado, encontrando-se a equipa da UÉ a terminar o Plano de pré-viabilidade para aprovação da Fundação “la Caixa”. “No entanto, a materialização deste projeto está dependente da captação de financiamentos específicos ou investimento privado” sublinha Erika Almeida.

Porque esta área da conservação da natureza assume especial importância não apenas a nível nacional, mas em todo o planeta “acreditamos que este tipo de projetos, tal como a criação de viveiros de arbustos e árvores autóctones, que assegurem a proveniência regional dos propágulos vegetais é premente, e muito importante, para o sucesso das ações de recuperação de áreas florestais e restauro de habitats naturais”.

Uma das preocupações assumidas por estes investigadores é que, “num momento em que se prevê a expansão deste tipo de projetos se verifique uma grande escassez de oferta nacional, o que poderá levar à utilização de espécies, ainda que nativas, provenientes de regiões geográficas distantes, ou até mesmo à utilização de espécies exóticas, o que vai contra os princípios fundamentais da conservação e recuperação da natureza”.



Universidade de Évora