segunda-feira, 22 de maio de 2023

Câmara de Águeda distingue os melhores alunos do ano letivo 2021/2022

 Os Prémios Escolares foram entregues a 11 alunos, do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, da ESTGA e IEFP
“Tenham sonhos bons, que nos envolvam a todos”, desafiou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na entrega dos Prémios Escolares, que distinguiu os melhores alunos do 3.º ciclo e Secundário do ensino regular dos agrupamentos de escolas do concelho, bem como do ensino superior (licenciatura) e formação profissional (cursos IEFP).
Na sua intervenção, enalteceu a performance e bons resultados académicos alcançados, fruto, acredita, da paixão que colocam no que fazem e que é um exemplo para os demais. “Águeda mostra, hoje, convosco, quão rica é. Vocês são os melhores, contamos convosco e nós cá estaremos para vos ajudar a sonhar e a construir esses sonhos”, incentivou.
Na sessão, que decorreu na última semana, no Centro de Artes de Águeda, apelou a que os jovens “olhem à vossa volta e ajudem os outros a serem igualmente bons”, salientando que “sozinhos não conseguimos fazer nada de relevante e duradouro” e que é preciso “este espírito de partilha e de construção pelo bem comum”.
Numa cerimónia simbólica, que contou com alguns momentos culturais proporcionados por alunos e onde marcaram presença, para além dos alunos distinguidos e seus familiares, os dirigentes das instituições educativas, Marlene Gaio, vereadora da Educação, lembrou que estes prémios proporcionam um reconhecimento público pelo “mérito, excelência, dedicação, esforço, trabalho e empenho” dos alunos.
Em dia de celebração, lançou o desafio para que “continuem a ser amigos, filhos, colegas e jovens de excelência e que este prémio vos sirva de alento e alavanca para serem mais, para quererem mais e para perceberem que não há limites para o sucesso, se forem focados e determinados”.
“Toda a comunidade educativa está de parabéns por ter conseguido adaptar-se e reinventar-se na gestão diária das suas escolas e sobretudo porque, ainda assim, conseguiu formar um conjunto considerável de alunos que se destacaram na sua prestação, o que significa que o que está a fazer-se está a fazer-se bem e esse é o caminho”, concluiu Marlene Gaio.
Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, destacou precisamente a importância da comunidade e da educação familiar para a construção de alunos de excelência. “É tão importante essa base familiar, como a base escolar e o próprio núcleo de amizades que vamos construindo ao longo da vida, que nos vai influenciando e vai formando o nosso sucesso”, frisou.
Refira-se que a atribuição dos Prémios Escolares obedece a dois critérios: o desempenho escolar, resultado da média aritmética das disciplinas, e as competências sociais, designadamente comportamentos exemplares e ações meritórias praticadas na escola e a favor da comunidade.
Os diretores das escolas, do IEFP e da ESTGA agradeceram o reconhecimento que a Câmara de Águeda faz aos melhores alunos, salientando o excelente exemplo e inspiração que estes alunos podem ser para os restantes membros da comunidade estudantil.
 
Alunos premiados
 
9.º ano:
Maria João Ferreira Carvalho de Matos – EB Aguada de Cima (Agrup. Escolas Águeda Sul)
Cristiano Miguel Gomes – EB Prof. Artur Nunes Vidal (Agrup. Escolas Águeda Sul)
Bia dos Santos Gomes – EB Valongo do Vouga (Agrup. Escolas Valongo do Vouga)
Sérgio Alexandre Martins Matos (Instituto Duarte de Lemos)
Rita Gomes Belo de Carvalho – Escola Secundária Marques de Castilho
Bianca Filipa Estima de Almeida – Escola Secundária Adolfo Portela
 
12.º ano:
Ana Maria Miranda Henriques – Escola Secundária Marques de Castilho
Marta Sofia Mira Marvão – Escola Secundária Adolfo Portela
 
ESTGA:
- Paulo Jorge Lima Branco
 
IEFP:
- Ricardo Jorge Abrantes Gonçalves
- José Manuel Reis Aidos Fernandes

Ana Sofia Pinheiro

Crónica Postal | CHAPA GANHA, CHAPA GASTA


Os meus trabalhadores não querem fazer horas extraordinárias, fazem as contas e percebem que se ganharem mais caem noutro escalão do IRS e levam menos para casa!” A revelação do empresário é bem verdadeira. A carga fiscal sobre o trabalho é um cancro para trabalhadores e empresas. Cerca de metade do custo de um trabalhador vai para o estado. A título de exemplo, num salário que custa à empresa 3.341 euros o trabalhador leva para casa 1.707! Fica (muito) difícil!

O ano passado, Portugal registou a maior carga fiscal da nossa história! Por exemplo, os impostos sobre a gasolina estão mais elevados do que no tempo da “Troika”. Pagamos mais pelo combustível do que os franceses, quando o salário destes é duas vezes e meia superior! É caso para dizer, foi-se a “Troika” mas ficaram os impostos que esta obrigou o estado a cobrar para recuperar da bancarrota. Quem (não) se lembra do ministro das Finanças, Vitor Gaspar, que após o verão de 2012 anunciou um “enorme aumento de impostos”. Na altura garantiu que “não será para sempre”. Seriam reduzidos logo que o país equilibrasse as contas. As contas ficaram equilibradas, mas esse enorme aumento de impostos ficou!

O caricato (nada engraçado) é que, apesar do estado estar a registar a maior cobrança de impostos de sempre, mesmo assim as contas do estado são deficitárias! Chapa ganha, chapa gasta! Não sobra nada!

E são os mais pobres e os remediados, aqueles que ganham menos os que mais sofrem.

Destaque

Foi-se a “Troika” mas ficaram os impostos que esta obrigou o estado a cobrar para recuperar da bancarrota”

ESCOLAS DO PROJETO “À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES” RECEBIDAS NA MARINHA GRANDE

 No próximo dia 25 de maio, a Marinha Grande recebe os alunos e professores participantes no projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, para uma receção na Casa da Cultura Teatro Stephens, visita ao Museu do Vidro e às oficinas de artesanato de vidro e atividades no Parque Mártires do Colonialismo.
O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” (p4Cidades) nasceu da geminação das cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António, elevadas a esta categoria no dia 11 de março de 1988. Desde então, tem sido feito um percurso alicerçado no conhecimento e intercâmbio destas cidades, na área comercial, social, cultural, desportiva e de lazer. Em 1994, com a criação do p4Cidades, abriu-se uma nova janela nesta geminação - a da educação.

Dirigido às crianças do 1º ciclo do ensino básico, este projeto tem-se assumido como um forte contributo na compreensão das metas curriculares do 1º ciclo do ensino básico, na valorização da cultura e sabedoria popular, bem como na formação individual dos alunos e no reforço dos valores essenciais para a cidadania.

Nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023, o desafio proposto denomina-se “CONSTRÓI A HISTÓRIA DA TUA TERRA/CIDADE”. Esta ação educativa vai no sentido de cada escola criar uma história sobre a sua cidade – teatralizá-la, fazer um vídeo e partilhá-lo entre as escolas envolvidas no p4Cidades.

O programa de receção do projeto “À Descoberta das 4 Cidades”é o seguinte:

25 de maio de 2023
10h50 – Chegada das cidades irmãs (junto ao arquivo Municipal - paragem dos autocarros)
11h00 – Casa da Cultura – Teatro Stephens
Boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Teatro "História (s) da Marinha Grande | Lendas, Figuras e Tradições marinhenses”, pela Escola da Comeira e Filme pela Escola Guilherme Stephens
12h15 - Visita ao Museu do Vidro
Visita aos ateliers de artesanato em Vidro ao Vivo
14h00 - Visita à Escola da Comeira
15h00 - Visita à Escola Guilherme Stephens
Atividades no Parque Mártires do Colonialismo.

Marinha Grande | CÃOMINHADA NAS FESTAS DA CIDADE

 A Câmara Municipal da Marinha Grande organiza uma “Cãominhada”, no dia 4 de junho (domingo), pelas 09h00, com início no Parque da Cerca, na qual irão estar presentes alguns dos animais disponíveis para adoção do Centro de Recolha Oficial (CRO).
Convidam-se todos os interessados a participar nesta iniciativa gratuita, integrada nas Festas da Cidade, levando consigo os seus cães, ou participando sem animais, com a possibilidade de conhecer alguns dos “patudos” que aguardam por ser adotados por uma família.
Para o efeito, é necessário cumprir as seguintes normas sanitárias:
- Os cães devem estar identificados eletronicamente e registados no SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia);
Os animais que participarem com os seus donos na Cãominhada, devem ser portadores de boletim sanitário e possuir prova de vacinação antirrábica dentro do prazo de validade;
Os animais devem possuir vacinações contra as principais doenças infectocontagiosas da espécie, comprovadas pelas vinhetas de vacinação apostas no boletim sanitário, devidamente autenticadas por um médico veterinário e dentro da validade (efetuadas há mais de oito dias).
Para mais informação, deverá ser consultado o link https://www.cm-mgrande.pt/p/caominhada 

MUSEUS DA MARINHA GRANDE CONTINUAM EM FESTA

 Os museus da Marinha Grande continuam a comemorar o Dia Internacional dos Museus (DIM), que se assinalou a 18 de maio, dinamizando atividades que tiveram início no passado dia 17 e se prolongam até ao próximo fim-de-semana.
O programa é promovido pelo Município da Marinha Grande e dirige-se às famílias, sendo de participação gratuita.

As próximas atividades são as seguintes:

27 de maio . 11h00
Museu do Vidro
DANÇA NO MUSEU COM INESA MARKAVA
A partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea. Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas.
Destinatários - crianças dos 3 aos 10 anos de idade
Duração - cerca de 40 minutos
Limite de participantes - 15 pessoas
Inscrição - gratuita, prévia até ao dia 26 de maio, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt

28 de maio . 09h30
Praça Afonso Lopes Vieira - São Pedro de Moel
VISITA INTERPRETATIVA DE SÃO PEDRO DE MOEL
No âmbito da promoção da exposição de João Coutinho, “São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia”, patente no Museu Joaquim até 30 de junho, será realizada uma visita interpretativa ao património natural e património edificado de São Pedro de Moel por técnicos especializados. O ponto de partida e de chegada será a Praça Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel.
Organização – CMMG
Parceria – Arquiteto Ricardo Camacho (Grémio dos Arquitectos)
Público-alvo – público em geral
Gratuito e não carece de inscrição

31 de maio . 10h00 e 14h00
Museu Joaquim Correia
HORA DO CONTO “OS DIAS DE UM TRAÇO”, DE DORA SANTOS E JOÃO COUTINHO
Leitura encenada do livro “Os Dias de um Traço”, para promoção do gosto pela leitura. Atividade orientada para o 4.º ano de escolaridade, com atividade de desenho subsequente.
Gratuito, sujeito a inscrição prévia através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

APIN apresenta investimento de 7 milhões em Figueiró dos Vinhos. Secretário de Estado do Ambiente visita e conhece projetos APIN do concelho

 Figueiró dos Vinhos recebeu, hoje, a Sessão Pública de Apresentação dos Investimentos da APIN no concelho.
A apresentação evidenciou o investimento global da APIN de mais de 7 milhões de euros (7.035 382,17 €) no concelho de Figueiró dos Vinhos. Um valor afeto, maioritariamente, à Execução de Redes de Drenagem de Águas Residuais (6.750.000,00 €) e que permitiu o aumento da taxa de cobertura de saneamento de 28% para 55% no concelho.
A APIN referiu também, outros investimentos destinados ao concelho, como a implementação de um projeto na área da Eficiência Hídrica para redução e prevenção de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água. Um projeto integrado no Plano Estratégico de Controlo de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, transversal a todo o Sistema APIN, com um investimento global de cerca de 5 milhões de euros.
O evento contou com a presença do Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Arq. Hugo Pires, bem como do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Eng.º José Carlos Pimenta Machado e representantes de outras Empresas de Sistemas de Gestão de Águas. Além das entidades mencionadas, estiveram também presentes elementos do Conselho de Administração da APIN, da Comissão Executiva da APIN, representantes dos Municípios integrantes do Sistema APIN e Presidentes de Junta das Freguesia do Município de Figueiró dos Vinhos.
O programa de apresentação, iniciado pelas 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, contemplou também a visita às obras em execução, nomeadamente a Empreitada do Sistema de Águas Residuais Domésticas de Santarém e Outras Povoações e ao Reservatório do Projeto Eficiência Hídrica.
Projetos e investimentos que contribuem para melhoria das condições de vida das populações e cuja execução só é possível através da agregação de municípios existente. A associação de Municípios para este fim e a constituição do Sistema APIN, permitiu e continua a permitir o acesso a investimentos vitais e de grande escala, cofinanciados por fundos comunitários, garantindo uma gestão profissional, tecnicamente habilitada e focada exclusivamente neste sector, potenciando a qualidade e equidade do serviço prestado aos cidadãos.



RUA DA LIBERDADE, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES, SOFRE CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO DE 24 A 27 DE MAIO

 
O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos no âmbito da obra de “Requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines”, a circulação de automóvel encontra-se condicionada na Rua da Liberdade, em São Bartolomeu de Messines, de 24 a 27 de maio, entre as 08h00 e as 18h00. Este condicionamento de trânsito afetará o troço na Rua da Liberdade entre o limite do mercado municipal e a CGD e o acesso à Rua Dr. António Cabrita Carneiro a partir da Rua da Liberdade ficando no entanto, garantido o acesso pedonal e a veículos prioritários.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

CIM Viseu Dão Lafões lança concurso internacional para transporte de passageiros na região


    Concurso prevê 139 autocarros, com ar condicionado e WiFi gratuito, que irão servir todas as localidades com mais de 40 habitantes na região. Valor aproximado do concurso é de 50 milhões de euros, a cinco anos.

    A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lançou um concurso internacional para a exploração do serviço de transportes rodoviários de passageiros, no valor aproximado de 50 milhões de euros. O concurso visa assegurar o serviço em todo o território, durante cinco anos e com elevado nível de qualidade para os utentes.

    Para assegurar o conforto dos passageiros, do caderno de encargos consta a obrigatoriedade de ar condicionado e de internet WiFi gratuita nos autocarros, além de um sistema de GPS integrado, para que seja possível conectar os transportes a plataformas digitais, permitindo assim que o utente possa confirmar informações diversas, tal como o tempo de espera do próximo veículo.

    Com este concurso, a CIM Viseu Dão Lafões propõe gerir todo o serviço público de transporte de passageiros no território através de um só operador, em todas as linhas municipais (excluindo a rede e serviços concessionados pelo município de Viseu), intermunicipais e inter-regionais, bem como em dois novos circuitos urbanos a criar nas cidades de Mangualde e Tondela.

    O número estimado de autocarros é de 137 para a rede geral e de dois para a rede urbana. A idade média da frota mais nova vai ser reduzida em relação à atual, uma vez que o concurso prevê veículos com menos de 16 anos, para a rede geral, e menos de 8 anos, para a rede urbana. Os novos veículos, caracterizados com o logotipo da CIM Viseu Dão Lafões, deverão apresentar uma classe de emissões igual ou inferior àquela dos substituídos.

    A bilhética usará um sistema sem contacto, para maior facilidade de utilização por parte dos passageiros. Os passageiros poderão utilizar todos os autocarros ao longo do percurso para o qual tenham adquirido passe, sendo a bilhética e os tarifários únicos e integrados para toda a CIM Viseu Dão Lafões. Esta mecânica permite potenciar economias de escala e de rede. Está também previsto assegurar a interoperabilidade do sistema de bilhética com os operadores adjacentes, viabilizando assim a criação de títulos intermodais.

    Os tarifários a aplicar têm cobertura anual, à exceção dos títulos escolares que, nos termos da legislação, se aplicam apenas ao período escolar. Não foram previstos aumentos tarifários face aos atualmente existentes, por forma a não sobrecarregar os passageiros.

    Este é o segundo concurso, depois de um primeiro procedimento, em 2019, não ter registado concorrentes. Os pressupostos do novo concurso tornam-no mais atraente para as empresas do setor, uma vez que o período de vigência foi alargado para cinco anos e neste concurso o modelo passa a ser uma prestação de serviços, segundo o qual o operador é remunerado através de um pagamento anual, e não uma concessão, como previa a proposta anterior.

    "Com este concurso, queremos estimular o uso dos transportes públicos por parte dos habitantes da região Viseu Dão Lafões. Os pressupostos que integram o caderno de encargos asseguram que a frota vai ser mais amiga do ambiente, além de recente e confortável para o uso diário. A internet a bordo e o ar condicionado são mais-valias importantes, que seguramente irão atrair cidadãos de todas as idades para o serviço”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

    “Este concurso representa uma verdadeira revolução na forma como os cidadãos de Viseu Dão Lafões vão olhar para o serviço público de transportes. O processo iniciou-se agora, mas acreditamos que em setembro teremos os resultados do concurso. Depois, haverá um período para a empresa vencedora se instalar no terreno, pelo que estamos confiantes de que no final deste ano ou, o mais tardar, no primeiro trimestre do próximo ano, os cidadãos possam usufruir deste novo serviço”, acrescenta Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

    Miguel Fernandes
    Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões


Marinha Grande | PINTURA E LIVRO DE ANA CRISTINA LUZ APRESENTADOS

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, participou na inauguração da exposição de pintura “À Descoberta” e na apresentação do livro “Teatro no Bairro”, da autoria de Ana Cristina Luz, no passado dia 21 de maio, na Galeria Jorge Martins, no Sport Operário Marinhense.
Tratou-se de mais uma iniciativa integrada nas comemorações do centenário da associação, que contou ainda com a presença da presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; da presidente da direção, Cristina Carapinha; da autora Ana Cristina Luz; do apresentador do livro, o dramaturgo Luís Mourão; e convidados.
Os trabalhos expostos na exposição “À Descoberta” são o resultado da aprendizagem contínua da autora e da constante procura de uma identidade na aguarela. A mostra fica patente até ao dia 30 de junho.
"Teatro no Bairro" é um trabalho que pretende recuperar a memória de um tempo em que se ia ao teatro à Casa do Pessoal da Empresa de Cimentos de Leiria. Constitui o registo do que foi possível encontrar sobre uma época rica em eventos culturais, que comprovam o dinamismo demonstrado pelas diferentes direções da referida Casa do Pessoal, pela Empresa e por parte dos seus trabalhadores e familiares, ao longo de mais de cinco décadas.

Ana Cristina Luz nasceu em Maceira, tem o mestrado em Mediação Cultural e Literária pela Universidade do Minho e apresentou o seu primeiro livro “Timor – Histórias com lendas” em 2002 em Timor Leste. A convite do Instituto Camões, esteve presente na I Feira do Livro Lusófono, que decorreu em Díli, Timor Leste em Março de 2003 e, em agosto desse mesmo ano, participou no “8º Foro por el Fomento del Libro y la Lectura”, em Resistência, Província de Chaco, Argentina.

É detentora de vários prémios, entre os quais, o Prémio Afonso Lopes Vieira, em 2001. Tem 40 livros editados, dos quais 33 para os mais novos, destacando-se O dia em que quase perdemos o 5, que integra o Plano Nacional de Leitura. Tem vários contos e artigos publicados em antologias e jornais em Portugal e no estrangeiro.

Grupo Insparya em Aveiro para dar resposta a problema que afeta mais de 60% da população portuguesa


O Grupo Insparya, líder europeu em diagnóstico, tratamento e investigação sobre alopecia, realiza em Aveiro, no próximo dia 25 de maio, uma ação de avaliação e diagnóstico de saúde capilar.
As consultas realizam-se no Meliá Ria Hotel & Spa, a partir das 11h00. Para maior comodidade solicita-se marcação antecipada através do número 800 913 333.
 
Lisboa, 22 de maio de 2023.- No próximo dia 25 de maio, o Grupo Insparya promove em Aveiro, no Meliá Ria Hotel & Spa, consultas de avaliação capilar. Com o apoio de uma equipa clínica, a Insparya irá disponibilizar consultas de avaliação gratuitas, dirigidas a todos os que sofrem de alopecia avançada ou, simplesmente, procuram prevenir e travar a queda do cabelo e cuidar da saúde capilar. Além das soluções para os vários tipos de problemas capilares, onde se destacam os transplantes capilares, o Grupo Insparya irá dar a conhecer algumas das mais inovadoras tecnologias desenvolvidas pelo Insparya Science and Clinical Institute.
 
A saúde do cabelo é muito importante, uma vez que os problemas capilares, especialmente a calvície, podem levar a problemas de saúde mental, associados à baixa autoestima e autoconfiança, muitas vezes como consequência da perda de cabelo, algo que afeta cada vez mais pessoas.
 
O Método Insparya: Uma solução para um problema que afeta mais de 60% da população portuguesa
 
A calvície, ou seja, a alopecia androgenética, é um dos aspetos que mais surge associado aos problemas de autoestima nos homens e de mulheres. Esta afeta mais de 60% da população portuguesa.
 
Atendendo ao crescente número de casos, e à necessidade de tornar os procedimentos mais eficientes, o Grupo Insparya desenvolveu a sua própria técnica: o Método Insparya. O Transplante Capilar com Método Insparya é um procedimento médico, realizado em regime ambulatório, com anestesia local e sem contraindicações, rápido (cerca de 6h) e indolor através do qual são implantadas no paciente unidades foliculares da zona dadora nas zonas com alopecia. Realizado por uma equipa clínica especializada, bem como através de uma tecnologia inovadora, trata-se de um processo minucioso e semiautomatizado, que garante resultados mais naturais e definitivos.
 
Desenvolvida no Insparya Hair Science and Clinical Institute, a tecnologia exclusiva do Grupo Insparya -BotHair® UltraPlus - "trata-se de uma nova tecnologia de extração, armazenamento e implantação de unidades foliculares (microrganismo produtor de cabelo), desenvolvido no Instituto Clínico e Científico Insparya. É uma tecnologia disruptiva que efetua uma extração ainda mais precisa das unidades foliculares, de modo que a aspiração e a preservação possam ser feitas de imediato até ao passo seguinte" como explica Dr. Carlos Portinha.
 
“Desta forma, elimina-se uma das etapas do transplante, evitando a manipulação da unidade folicular, reduzindo o risco de a danificar, o que poderia comprometer a sua vitalidade e reduzir a sua capacidade de produzir novos cabelos no futuro, para além de reduzir o tempo de transplante”, acrescenta.
 
“Além disso, com o multi-implantador que faz parte do BotHair® UltraPlus, as unidades foliculares são implantadas com menos manipulação, mais precisão e rapidez, garantindo os melhores resultados e diminuindo o tempo de implantação até 5 vezes em comparação com as técnicas alternativas”.
 
Sónia Matos
Account Manager

Marinha Grande | TERTÚLIA “PÃO NOSSO” ASSINALOU DIA DA DIVERSIDADE CULTURAL

 No passado domingo, 21 de maio, em que se assinalou o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento, o Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, reuniu mais de 60 pessoas na tertúlia “Pão Nosso”.
A pretexto dos tipos de pão dos vários países, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora, Ana Alves Monteiro; outras entidades; famílias imigrantes a residir na Marinha Grande e convidados, conversaram sobre interculturalidade, os desafios da imigração e hábitos de cada comunidade.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, recordou que “a Marinha Grande foi sempre uma terra de migrantes, o que só nos engrandece”. Deu conta da existência de mais de 30 nacionalidades nas escolas do concelho e associou o aumento demográfico do concelho aos imigrantes acolhidos na última década, desejando que quem escolhe este território para viver e trabalhar, possa concretizar os seus objetivos e sonhos.
A vereadora, Ana Alves Monteiro, admitiu que “há um sentimento de solidariedade na população da Marinha Grande”. Informou que a população escolar imigrante aumentou para cerca do dobro, nos últimos três anos, tendo subido de 488 para quase 900 alunos. Admitiu que para o verdadeiro processo de adaptação, muito têm contribuído as atuais políticas de integração, levadas a cabo pelas várias instituições locais e nacionais.
A tertúlia foi moderada pela atriz brasileira Jaqueline Figueiredo, a residir em Portugal há quatro anos, que falou, também, das suas experiências, dificuldades e expectativas. Deu a palavra aos representantes de famílias residentes na Marinha Grande ali presentes, oriundas de Arménia, Brasil, Índia, México, Moçambique e Ucrânia. Foi ainda partilhado o depoimento de uma munícipe que foi emigrante na Suíça durante 24 anos e que regressou recentemente a Portugal.
Os convidados recordaram as motivações para deixar o seu país de origem, a dificuldade de aprender português, a forma como contornaram os obstáculos, as ajudas que tiveram, a procura de alojamento e de emprego, o preconceito, o acolhimento de que foram alvo e a vontade de aprender mais sobre a nova realidade. Em todos, foi claro o espírito de coragem, determinação e a esperança necessários para a sua integração.
Após as partilhas dos imigrares e do público presente, a sessão terminou com a degustação de pães típicos de cada país.

Município de Cantanhede está ao lado da Dignitude na Campanha “1€ abem:”

 
A campanha solidária “1€ abem:” decorre do dia 22 ao dia 31 de maio de 2023, nas farmácias aderentes de todo o país. Ao longo destes dias, pode doar 1€ ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude, permitindo que as famílias em situação de vulnerabilidade possam ter acesso aos medicamentos que precisam, permitindo terem acesso a mais e melhor qualidade de vida.
O Município de Cantanhede é parceiro local do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, desde 2018, como entidade referenciadora e, associa-se a esta iniciativa, enquanto porta-voz das entidades referenciadoras do distrito de Coimbra, tendo como interlocutora a Vereadora da Solidariedade, Ação Social e Saúde, Célia Simões.
Cada gesto solidário feito em consciência, assume-se como um passo dado na construção de um mundo melhor. O Município de Cantanhede está ao lado da Dignitude na Campanha 1€ abem: para apoiar quem mais precisa no acesso ao medicamento. Faça parte das farmácias aderentes do distrito!”, convida à participação, Célia Simões, Vereadora da Câmara Municipal de Cantanhede.
Neste contexto, José Gonçalves, farmacêutico da Farmácia Cruz (Cantanhede), porta-voz das Farmácias aderentes do distrito de Coimbra, refere “A união tem a capacidade de transformar destinos. Juntos, podemos ser a mudança que queremos ver no mundo. Com apenas 1€ podemos fazer a diferença no quotidiano de quem mais precisa, garantindo-lhe o acesso aos medicamentos capazes de salvar vidas. As Farmácias aderentes do distrito do Coimbra uniram-se uma vez mais à Campanha 1€ abem:, estando certos que, juntos, podemos fazer a diferença!”
Ao longo da campanha “1€ abem:”, os portugueses são convidados a doar 1€ ao Fundo Solidário abem: (ou o valor que entenderem) aquando da sua ida à Farmácia. Todos os donativos recolhidos serão exclusivamente utilizados para garantir o acesso aos medicamentos prescritos pelo SNS e comparticipados, a quem mais precisa.
Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador da Associação Dignitude e tem como objetivo, permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
Adira à campanha solidária “1€ abem:” para bem de todos!

SEMANA AFRICANA NA COVILHÃ


A Semana Africana 2023, vai a decorrer na Covilhã entre os dias 23 e 29 de maio. O evento evidencia o potencial da cocriação e das parcerias com países africanos de expressão portuguesa, sob o epíteto da “Lusofonia” e da multiculturalidade, assumidos como âncoras da programação cultural do Município em 2023.

A cidade acolherá designers, modelos, chefs, artistas e escritores africanos, que apresentarão as suas criações através de um programa gratuito e aberto à comunidade. Herança e Sustentabilidade são conceitos transversais à Semana Africana, que integra o Plano de Ação da Covilhã enquanto Cidade Criativa da UNESCO em Design e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa. Henriqueta Macuacua, uma das organizadoras, realça que a quinta edição será a primeira a decorrer fora de Moçambique e que a sua realização partiu de um desafio lançado pela própria ao Município da Covilhã, enquanto antiga aluna de Mestrado em Design de Moda da UBI.
O evento foi possível através da colaboração entre o Município e as entidades moçambicanas QuaQua Design e AKINO, em articulação estreita com a Universidade da Beira Interior (UBI). As professoras Cristina Vieira e Madalena Pereira, são as Curadoras portuguesas responsáveis pelas atividades nas áreas do Design de Moda, Gastronomia, Literatura, Artesanato, Música e Artes Plásticas.

A Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, sublinhou “a importância do envolvimento de entidades e grupos empresariais locais e nacionais na programação do evento” e destacou “o trabalho desenvolvido por alunos e docentes dos cursos de Design de Moda, Tecnologia e Produto de Moda Sustentável e Estudos Lusófonos da UBI.”

Paulo Serra, Vice-Reitor da UBI, sublinhou “o interesse do evento para toda a comunidade, em particular para os alunos estrangeiros que frequentam, atualmente, a Universidade, a maior parte dos quais provenientes de países da CPLP.”O vice-Reitor Identificou, também, “três grandes desafios colocados pela Semana Africana à comunidade: o “conhecimento” mútuo das culturas através de várias expressões artísticas, o “reconhecimento” e a “valorização” das culturas e dos valores únicos que lhes estão associados, e a “aceitação da diversidade” enquanto valor fundamental da UNESCO para a Cultura”.

Cristina Vieira, antiga Diretora do Mestrado em Estudos Lusófonos da UBI, realçou “a importância da colaboração entre Moçambique, a Covilhã e a Universidade para combater ideias erradamente concebidas sobre África e valorizar a identidade e a diversidade dos seus povos e culturas”.

A abertura da semana acontece dia 23 de maio, pelas 18:00h no Edifício Banco de Portugal, local onde se concentrarão muitos dos eventos, como a exposição, as sessões literárias, os diálogos sobre design e sustentabilidade e as degustações gastronómicas. O destaque vai, também, para o Desfile de Moda Sustentável que acontecerá no dia 24 de maio, no Teatro Municipal da Covilhã. Concebido enquanto desfile-espetáculo, o acontecimento apresentará coleções de vários designers provenientes de países africanos de expressão portuguesa, residentes em e fora de Portugal, pontuado por momentos musicais assegurados pela EPABI e por declamações de poesia africana a cargo da ASTA e de docentes da Universidade.

A Semana Africana, vai decorrer com o seguinte programa:
  • Dia 23 maio
  • 18h. Edifício Banco de Portugal
  • Abertura oficial da SEMANA AFRICANA 2023
  • Abertura da Exposição de Pintura, Escultura e Artesanato HERANÇA;
  • Degustação de Gastronomia Tradicional de Moçambique;
  • Espetáculo musical por Rhodalia Silvestre.
  • Dia 24 maio
  • 10h-20h. Edifício Banco de Portugal
  • Exposição de Pintura, Escultura e Artesanato HERANÇA
  • 14h. Auditório da Biblioteca Central da UBI
  • 1.ª Sessão Literária A nova geração da literatura moçambicana
  • Convidados Escritores moçambicanos Álvaro Taruma e Luís Carlos Patraquim
  • Apresentação da obra Animais do Ocaso de Álvaro Taruma, por Luís Carlos Patraquim
  • Moderação Cristina Costa Vieira, docente e investigadora do Departamento de Letras da UBI.
  • 21h. Teatro Municipal Covilhã
  • Desfile Design Moda e Sustentabilidade
  • Homenagem e entrega de prémios
  • Dia 25 maio
  • 10h-20h. Edifício Banco de Portugal
  • Exposição de Pintura, Escultura e Artesanato HERANÇA
  • 15h. Visita à UBI e Museu de Lanifícios
  • 18h. Edifício Banco de Portugal
  • Diálogos sobre Design e Sustentabilidade
  • Participação Designers convidados
  • Moderação Madalena Pereira, docente e investigadora na área de Design Moda Sustentável na UBI e Membro do Conselho Estratégico Covilhã, Cidade Criativa do Design.
  • 19h. Edifício Banco de Portugal
  • Degustação de Gastronomia Tradicional de Moçambique
  • Dia 26 maio
  • 10h-20h. Edifício Banco de Portugal
  • Exposição de Pintura, Escultura e Artesanato HERANÇA
  • 15h. Visita a Galeria António Lopes
  • 18h. Edifício Banco de Portugal
  • 2ª sessão literária O papel e o digital como vias de leitura e aprendizagem nos PALOP
  • Convidados Maria da Graça Sardinha, docente e investigadora do Departamento de Letras da UBI e Joaquim Jorge Silva Professor, Presidente da MAIESTAS e Coordenador da Comunidade de Leitores da Maia.
  • Moderação Cristina Costa Vieira, docente e investigadora do Departamento de Letras da UBI.
  • 19h. Edifício Banco de Portugal
  • Degustação Gastronomia Tradicional de Moçambique
  • Dia 27 de maio
  • 10h-20h. Edifício Banco de Portugal
  • Exposição de Pintura, Escultura e Artesanato HERANÇA
  • 15h. Edifício Banco Portugal
  • Atividades promovidas pelo ModUBI – Núcleo de Estudantes de Design Moda da UBI
  • Dia 28 de maio
  • 10h-20h. Edifício Banco de Portugal
  • Exposição de Pintura, Escultura e Artesanato HERANÇA
  • 15h.Visita a Museu da Covilhã e Museu de Arte Sacra
  • Dia 29 de maio
  • 10h.20h. Edifício Banco de Portugal
  • Exposição de Pintura, Escultura e Artesanato HERANÇA
  • 18h. Salão Nobre dos Paços do Concelho
  • 3ª sessão literária Circulação do livro e bens culturais na comunidade da CPLP
  • Convidados Cristina Costa Vieira, docente e investigadora do Departamento de Letras da UBI e Ricardo Salgueiro, Chief Executive Officer da Galeria Manoeuvre – Matosinhos
  • Moderação José Carlos Venâncio, Professor Catedrático Aposentado da UBI
  • 19h. Salão Nobre dos Paços do Concelho
  • Encerramento oficial da SEMANA AFRICANA 202
  • Retrospetiva fotográfica da Semana
  • Elogio à Lusofonia e às Culturas Africanas de Expressão Portuguesa pelo escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos

5 MIL PARTICIPANTES ANIMARAM O EVENTO COVILHÃ DESPORTIVA


Durante três dias o evento Covilhã Desportiva agitou a cidade, com atividades para todos os gostos e idades. Ao todo estiveram envolvidas cerca de 5 mil pessoas, um número que reflete a dimensão do evento desportivo que juntou alunos, coletividades, idosos de 14 municípios e cerca de 30 clubes.
O Covilhã Desportiva, decorreu entre os dias 18 e 21 e teve como objetivo festejar o desporto na cidade e reforçar as sinergias entre os vários parceiros.

O evento contou com torneios de várias modalidades, zumba, desportos de aventura, exposições, jogos tradicionais, uma corrida de cores e, ainda, a apresentação do livro “Ser Treinador, a conceção de Joel Rocha no futsal”.

Durante 3 dias o Pavilhão da Anil, o Jardim do Lago e o Jardim das Artes receberam demonstrações de modalidades e diversos torneios de voleibol, basquetebol e andebol, entre outros.

O certame contou com 28 expositores em representação de 19 associações.

Para o Vereador com o pelouro do Desporto, José Miguel Oliveira” o evento ultrapassou as expetativas e fez com que a Covilhã saísse à rua para participar nas atividades” O vereador sublinhou ainda que “este evento festeja o Desporto e o bem-estar em estreita colaboração com as associações, os clubes as escolas e a sociedade em geral”.

PATINADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO 4º OPEN NACIONAL NO ALENTEJO

 
Organizada pela Federação de Patinagem de Portugal com a colaboração da Associação de Patinagem do Alentejo e do Clube de Patinagem Artística de Cuba, realizou-se nos passados dias 20 e 21 de maio, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cuba – 4º Open de Patinagem Artística, no qual participaram mais de 150 atletas, nas provas de Livres (Infantis, Cadetes, Juvenis, Juniores e Seniores) e Solo Dance (Iniciados e Seniores), tendo os atletas como principal objetivo, alcançar a nota mínima, de forma a terem acesso ao Campeonato Nacional.
Tendo em conta o ranking alcançado no ano anterior, competiram neste 4º Open Nacional que se realizou em Cuba, Eduardo Cunha, M.ª Filipa Fernandes e André Abrantes, da Secção de Patinagem Artística da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, apresentando como sempre excelentes programas, tendo a atleta Maria Filipa Fernandes, alcançado a aprovação ao Campeonato Nacional e os patinadores Eduardo Cunha e André Abrantes alcançado o acesso aos Torneios Nacionais.
Após esta competição o foco da Secção, passa agora, em obter mais aprovações no 5º e último Open Nacional a realizar na cidade de Setúbal, onde os responsáveis pela Secção de Patinagem da Sociedade Columbófila, pensam conseguir a presença de mais membros da equipa.

PATINADORA MARIA FILIPA FERNANDES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA APURADA PARA O CAMPEONATO NACIONAL

 
Decorrente da sua prestação no 4º Open Nacional, que se realizou no passado dia 22 de maio, em Cuba, no Alentejo, a atleta da Secção de Patinagem Artística da ASSSCC, M.ª Filipa Fernandes conseguiu o apuramento a Campeonato Nacional de Patinagem Livre 2023.
Apresentando um excelente programa, com técnica aliada a uma grande performance, Filipa Fernandes, alcançou assim a aprovação com bastante facilidade.
Embora a modalidade de patinagem artística se tenha iniciado recentemente no seio da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o apuramento obtido, é resultado do enorme trabalho técnico que tem sido desenvolvido pela treinadora Mariana Veloso e pelo trabalho organizativo e apoio constante do seccionista Ricardo Domingos, bem como, do empenhamento de todos os atletas e sobretudo do apoio constante das suas famílias, que tem desde o primeiro dia, dado o melhor de si, para que nada falte aos atletas.
O Campeonato Nacional é uma das provas rainhas a nível nacional, de acesso exclusivo aos primeiros atletas do seu escalão que consigam atingir nota mínima para participação, encontrando-se a atleta em 16º no Ranking Nacional, com um total de 42 atletas do seu escalão.
Mariana Veloso, treinadora da jovem patinadora e responsável técnica pela Secção de Patinagem Artística, afirma que este era um dos seus objetivos desportivos à algum tempo, que agora viu concretizado fruto de muito esforço e dedicação, acrescentando ainda, que é um motivo de orgulho acompanhar o crescimento da patinadora Filipa Fernandes, referindo ainda que desde, o nível 1 de iniciação até à prova agora realizada, não ter palavras para descrever, o que é importante a atleta alcançar esta meta, que enche-me o coração poder presenciar este momento, bem como poder presenciar o crescimento destes grandes atletas.
Para finalizar Mariana Veloso, deixou um especial agradecimento à ASSSCC que possibilitou que este momento fosse possível e a todos os pais que permitem e acompanham o crescimento destes atletas.



Silves | CASA MUSEU JOÃO DE DEUS APRESENTA EXPOSIÇÃO/INSTALAÇÃO “LOUVOR ÀS ÁRVORES”

 No âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade, o Município de Silves irá apresentar a exposição / instalação “LOUVOR ÀS ÁRVORES” de Manuela de Rocha, na Casa-Museu João de Deus (CMJD), em S.B. Messines, no dia 27 de maio, pelas 17h00. A exposição/instalação estará patente, entre 27 de maio e 27 de julho (das 10h00 às 18h00).
Desta exposição/instalação fazem parte peças que têm uma linguagem muito singular e orgânica, as quais guiam a arte e inspiram a colecionadora a trabalhá-las.
Cavalos-marinhos, tartarugas, lagartos, dinossauros, gambuzinos e outros seres da Natureza que saem por magia de troncos toscos e feios.
Mais informações sobre esta exposição/instalação poderão ser recolhidas junto da CMJD ou através do telefone 282 440 892 (chamada para rede fixa nacional) ou do email casamuseu.joaodeus@cm-silves.pt  
 
+ SOBRE MANUELA ROCHA
Manuela de Rocha nasceu na Serra da Estrela, a qual trocou pelo Algarve e pela montanha da serra de Monchique.
Vive há 14 anos na Serra de Silves, na Vilarinha em São Bartolomeu de Messines, local onde a partir da sua coleção de achados do ecossistema construiu o projeto “Oficina da Natureza”.
Desde cedo que despertou para as questões ambientais, para a riqueza da terra mãe, e, é com essa consciencialização e respeito pela natureza que tem produzido as suas obras arte, os materiais utilizados são simples; goivos, limas, tintas de água e corantes naturais, os achados (madeiras, pedras, etc.) é que lhe conduzem a arte e a criatividade.
Processo criativo através do qual pretende despertar no outro, a valorização, e a proteção do território e do meio ambiente.

 

GRUPO DE TEATRO SÉNIOR DE SILVES APRESENTA “A CULPA É DA LUA” NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO 27 de maio

 O Grupo de Teatro Sénior formado pelos utentes do Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves apresenta, no próximo dia 27 de maio, a peça “A Culpa é da Lua”. A iniciativa tem lugar no Teatro Mascarenhas Gregório, pelas 21h00.
O segundo espetáculo, apresentado pelo grupo de teatro sénior de Tunes, terá lugar no Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes, no dia 4 de junho, pelas 17h00, com a peça “ O Cliente tem sempre razão!”.
 
A entrada é livre. Os vouchers para acesso ao espetáculo estão disponíveis para levantamento no Teatro Mascarenhas Gregório uma hora antes do início do espetáculo, até ao limite máximo de quatro vouchers por pessoa.
 
O telefone 282 440 815 (chamada para rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico polos.educacao@cm-silves.pt são os contactos do setor de educação da CMS disponíveis para o fornecimento de informação adicional.

 

Silves | MÚSICA ANIMA 24.º FESTIVAL DA CALDEIRADA E DO MAR, DE 26 A 28 DE MAIO

 Para além dos sabores da boa caldeirada, o 24.º Festival da Caldeirada e do Mar enche, de 26 a 28 de maio, os restaurantes aderentes com animação musical. Mário Dias e Marco Campaniça são os artistas participantes nesta edição, levando música tradicional portuguesa ao evento.
Assim, nos três dias do evento, os comensais irão saborear os paladares da caldeirada e do mar ao som do acordeão de Mário Dias ou da viola de Marco Campaniça, quer durante o período do almoço (nos dias 27 e 28 de maio, entre as 12h30 e as 15h00), quer no período do jantar (nos dias 26, 27 e 28 de maio, das 19h30 às 22h00).
Relembramos que O Silvense, A Grelha, Estrela-do-mar, Ingredientes, O Fernando, O Serol, Olivalmar, Pelintra, Praia com Tempero, Tasca'lado, restaurante da Néné, churrasqueira O Balbino, churrasqueira O Casarão e a marisqueira Hera são os estabelecimentos aderentes com mais de duas dezenas de deliciosas e suculentas propostas, onde a caldeirada é a rainha e os sabores do mar os grandes cicerones; num fim de semana dedicado à gastronomia marítima e onde marcarão, também, presença os produtos estrela do concelho, como os vinhos de Silves e as sobremesas feitas com a doce e aromática Laranja de Silves.
O Município de Silves convida os visitantes e amantes da gastronomia a experimentar a grande diversidade culinária tradicional da vila piscatória de Armação de Pêra em mais esta edição do Festival da Caldeirada e do Mar.
 
» Mário Dias
Mário Dias é natural de São Marcos da Serra e iniciou os estudos na música com 5 anos de idade. Desde então desenvolveu o gosto pelo acordeão, instrumento que o acompanha há já 30 anos. Pisou vários palcos a nível nacional, sendo atualmente o acordeonista principal do Rancho Folclórico do Algoz.

» Marco Campaniça
Marco Campaniça é natural de Oeiras, cresceu em Macau e vive atualmente no Alentejo. Em 1996 iniciou a sua carreira como músico profissional, tendo feito parte de inúmeras bandas, entre as quais o grupo Polo Norte. Em 2013 fundou a Escola de Música Tradicional de Odemira, que evoluiu em 2018 para Escola de Música Tradicional Alentejana, onde exerce funções de diretor e professor. É um apaixonado pela música tradicional alentejana e é através desta que promove o ensino da Viola Campaniça, instrumento típico do Baixo Alentejo.