sábado, 13 de agosto de 2022

UCRÂNIA | Proibição global de vistos para russos é uma "medida justa"

 
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, voltou a defender a proibição global de vistos para os cidadãos russos, numa mensagem divulgada nas redes sociais.
Zelenskyy começou por dizer que a Ucrânia precisa de garantias de que "os assassinos e apoiantes russos do terrorismo de Estado não utilizarão o Espaço Schengen".
Para além disso, defendeu não ser aceitável “arruinar a própria ideia da Europa e dos valores europeus comuns”.
O chefe de Estado ucraniano acrescentou depois que não é possível "transformar a Europa num supermercado onde qualquer pessoa possa entrar e pagar por mercadorias".

As restrições de vistos para os russos são justas e todos os defensores dos valores europeus devem insistir neles
Volodymyr Zelenskyy 
Presidente ucraniano

Entretanto, a Estónia anunciou esta sexta-feira que vai restringir a entrada no país a cidadãos russos como forma de sancionar a Rússia pela invasão da Ucrânia.
Em terreno ucranino, as consequências da guerra continuam a atormentar os cidadãos. Esta sexta-feira, três pessoas morreram, na sequência de dois bombardeamentos russos distintos, em Kramatorsk e Zaporijia, de acordo com as autoridades locais.
Os ucranianos mostram-se preocupados com os ataques nas proximidades da central nuclear de Zaporijia, que, caso atinjam a infraestrutura, podem causar um desastre em grande escala.

Fonte:euronews

Actividade semanal da GNR de âmbito nacional

Entre 5 e 11 de agosto
Detenções527 detidos em flagrante delito, destacando-se:

  • 247 por condução sob o efeito do álcool;
  • 140 por condução sem habilitação legal;
  • 49 por tráfico de estupefacientes;
  • 13 por violência doméstica;
  • Nove por furto e roubo;
  • Nove por posse ilegal de armas e arma proibida.
Apreensões:
  • 2 270,18 doses de haxixe;
  • 1 010,58 doses de liamba;
  • 178,5 doses de cocaína;
  • 163 doses de heroína;
  • 30,7 doses de MDMA;
  • 23,6 doses de óleo de canábis;
  • 227 pés de canábis;
  • 21 armas brancas ou proibidas;
  • 20 armas de fogo;
  • 185 munições de diversos calibres.
  • Trânsito:
Fiscalização8 345 infrações detetadas, destacando-se:
  • 3 507 excessos de velocidade;
  • 608  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 285 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 266 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 220 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 199 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 184 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 177 relacionadas com tacógrafos.

Festa dos Leitões (Mira) recheada de atividades

 O Litoral Centro recebe com frequência cartazes em formato de imagens dando conta dos eventos que vão decorrer em determinadas localidades, todos com objectivos lucrativos, enquanto que, a sua divulgação é feita graciosamente.
O que nos deixa de alguma embaraçados é quando deparamos com a sua divulgação paga em outros meios de comunicação/informação mediante o código de PUB.
Assim sendo, não nos parece correcto esta dualidade de critérios, porque o Litoral Centro também usa uma tabela de preços para inserção de publicidade. Se outros tem despesas, nós idem.

NR



Vento muito forte faz colapsar palco de festival em Espanha e provoca um morto

Rajadas de vento muito fortes atingiram, na madrugada deste domingo, a região sul de Valência, Espanha, e causaram o colapso da estrutura do festival de música eletrónica Medusa. Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridos. A organização do festival já emitiu uma nota onde manifesta as condolências aos familiares e amigos das vítimas.

Três pessoas ficaram com traumatismos graves e 14 são feridos ligeiros. As autoridades de saúde regional disseram, mais tarde, que 40 pessoas foram observadas na sequência do acidente, avança a Reuters
Num comunicado divulgado nas redes sociais, a organização do evento afirma estar “completamente desolados e consternados com o que acontece na passada madrugadas”.
“Às 04:00 [hora local, 03:00 em Lisboa], um inesperado e violento vendaval assolou certas zonas do festival obrigando a direção a tomar uma decisão imediata de evacuar a área dos concertos para garantir a segurança dos assistentes, trabalhadores e artistas no Medusa Festival”, avança a organização.
O festival foi suspenso e, até ao momento, não há informação se será adiado ou cancelado.

SIC Notícias

Boas palavras sem boas políticas não melhoram a vida de ninguém

OPINIÃO: JOANA PETIZ
Não é o Sérgio, nem o Fernando, nem o João, nem o António. O problema é que há poucos telhados (cada vez menos) capazes de resistir a pedras. E essa fragilidade generalizada no país, fruto de sucessivas pequenas cedências - de inércia crescente, de princípios sacrificados ao conforto pessoal e à vaidade, de desinteresse infantil pela governação -, vai extinguindo a exigência, vai esboroando a capacidade de escrutínio. Esfuma-se a memória com um encolher de ombros.
Quantos dias levará a esquecer este caso? Provavelmente, poucos - ontem mesmo ouvimos o próprio Costa desvalorizar a contratação do ex-diretor de informação da TVI para as Finanças, com salário superior ao de ministro, perto de 6 mil euros brutos por mês. O mesmo que dera a Medina, então na Câmara de Lisboa, tempo de antena semanal para fazer a sua propaganda em forma de comentário (até chegar a ministro) e que dele recebera já 30 mil euros para um trabalho de 20 dias que consistia em convencer figuras públicas a dar a cara pelo comércio local num Natal pandémico.
"Compete-me gerir o meu gabinete, não giro os gabinetes dos outros membros do governo", disse o primeiro-ministro, já esquecido talvez do uppercut aplicado a Pedro Nuno Santos.
A verdade é que estes momentos, que deviam envergonhar-nos, nunca passam disto. Um caso, a polémica do dia, aproveitada por quem dela possa tirar vantagem instantânea, mas muito raras vezes merecedora de consequências ou geradora de lições para um futuro mais limpo.
A contratação de mais um colaborador, com cargo à medida e livre de escrutínio, para desempenhar tarefas cuja substância é discutível, se confunde com as de organismos oficiais e exigiria uma exclusividade que em nenhum momento é pedida, será cumprida sem mais, assim que o ruído seja abafado por nova onda. O governo leva nota zero no método, nota zero na transparência, nota zero nas explicações, nota zero até na lógica das escolhas - João Cepeda a comunicar o executivo e agora Sérgio Figueiredo a abençoar políticas públicas. Virá mais alguém para a semana? Alguma coisa não bate certo...
Por outro lado, procurar lógica nesta bengala que Medina puxa a si devia deixar-nos apreensivos. Claro, vem aí uma crise, já se sussurra uma recessão pelos corredores, e o homem das contas deveria estar preocupado. A súbita contratação de Sérgio Figueiredo demonstra que está aterrorizado. Do que o senhor ministro se esquece é que as boas palavras podem ajudar, mas sem boas políticas - que ninguém vê - até podia contratar Bob Woodward ou Christiane Amanpour, que não mudaria um zero na vida dos portugueses.
A vida-vida, a vida real - não aquela que Medina observa do seu esplêndido gabinete sobre o Tejo e toma por realidade -, não melhora, não se altera absolutamente nada com truques de magia, efabulações e soundbites de aviário que muito satisfazem a pequena clique paga para o aplaudir com sorrisos de bochecha a bochecha.

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/opiniao/boas-palavras-sem-boas-politicas-nao-melhoram-a-vida-de-ninguem-15089759.html

QS europeu – Yolanda Hopkins campeã em Newquay!

  • Foto: Yolanda Hopkins (Crédito: WSL)
  • Newquay (12/08/2022) – Yolanda Hopkins sagrou-se, esta sexta-feira, campeã do Boardmasters, evento QS1000 do circuito QS europeu 2022/23, que se disputou em Fistral Beach, no Reino Unido. Yolanda renovou, assim, o título conquistado em Newquay em 2019, naquela que tinha sido a última edição deste histórico evento do surf europeu, que não se disputou nos últimos dois anos devido à pandemia.

    Após ter conseguido superar três baterias na véspera, sempre com triunfos e scores altos, a surfista algarvia conseguiu uma vaga que se disputou na tarde desta sexta-feira. Depois do recital da véspera, desta vez Yolanda somou somente 11,40 pontos. Ainda assim, o necessário para garantir um triunfo sólido frente a um trio de espanholas – Janire Gonzalez Etxabarri foi 2.ª classificada, Laura Coviella 3.ª e Ariane Ochoa 4.ª.

    “Estou super feliz por ter vencido aqui, em Newquay, novamente”, começou por dizer Yolanda após o triunfo, ela que havia conseguido vencer pela primeira vez no WQS precisamente neste evento. “Ontem foi um dia duro. Nem sequer tinha as minhas pranchas e tive de surfar com pranchas emprestadas. No entanto, senti o apoio de todos e as ondas estavam muito divertidas. Viveu-se um clima muito positivo aqui e adorei tudo”, frisou.

    A armada lusa esteve ainda representada na prova feminina por Kika Veselko, que terminou no 5.º posto, e Gabriela Dinis, que foi 17.ª. E foram elas a levar em ombros Yolanda na festa da vitória nas ondas de Newquay. A prova masculina, que não contou com qualquer português em ação, foi vencida pelo francês Thomas Ledee.  

    Com este triunfo, Yolanda Hopkins garantiu a subida à liderança do ranking europeu, após a realização de duas etapas. Yolanda assumiu o posto que era de Teresa Bonvalot, vencedora da etapa inaugural do circuito, em Pantín, e campeã europeia em título, que não marcou presença na prova da Cornualha.

    A qualificação europeia para as Challenger Series 2023, que dão acesso à elite do surf mundial, prossegue já na próxima semana, em Lacanau, França. Na semana seguinte as ondas francesas voltam a receber os melhores surfistas europeus, desta vez, com um QS3000 em Anglet. O quinto evento do ano acontecerá apenas em Outubro, nos Açores, sendo que todas as outras etapas deverão acontecer na primeira metade de 2023.

    Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

    Dunas litorais

    Estamos em tempo de praia e, para chegarmos a muitas delas, temos de atravessar edifícios arenosos que todos conhecemos, mas que nem todos tiveram oportunidade de saber o que são, porque estão ali e que cuidados exigem, como património natural que são.

    As edificações dunares não são exclusivas dos desertos de areia. Existem nas orlas litorais, em qualquer latitude, sempre que a extensão do areal a seco seja suficiente, e que não haja obstáculos importantes no relevo que permita a sua formação. Nas duna litorais, Ao contrário do que acontece com as dunas dos desertos de areia, nas dunas litorais o transporte eólico (pelo vento) é geralmente curto. No entanto, bastam umas centenas de metros de percurso para que os grãos de areia subtraídos à praia (rolados e de superfície polida e brilhante, em especial os maiores) sejam despolidos.

    Nas praias, os ventos dominantes, quando animados de energia suficiente, varrem-lhes as areias com as quais alimentam as acumulações dunares, fazendo-as progredir para o interior, invadindo as terras de cultivo, sendo conhecidas velocidades de progressão dunar na ordem dos 25 m/ano. Desde que a topografia o permita, as dunas assumem grandes extensões, no geral, paralelas à costa, constituindo cordões que, por vezes, se alargam alguns quilómetros para o interior. atingindo alturas na ordem da centena de metros, como é o caso da duna do Pilat. Em Portugal, as dunas litorais, também conhecidas por medos ou medões, alongam-se, com interrupções, entre Espinho e Vila Nova de Milfontes e na orla algarvia.

    Entre elas, sobressai a duna de Salir do Porto (na imagem), a sul da Concha de São Martinho. Com cerca de 200m de comprimento e uma altitude a rondar os 50m, esta duna é o nosso mais alto edifício dunar, mas está longe de atingir a dimensões da grande duna do Pilat, a sul de Arcachon, na costa das Landes (França), com mais de 2,5 km de comprimento e cerca de 110m de altura.

    As dunas litorais fixam-se por efeito da vegetação, sempre que esta se lhe impõe natural ou artificialmente. Trava-se aí um confronto constante entre a movimentação da areia e a ocupação vegetal. Por falta de alimentação (na praia), ou quando a velocidade do vento abranda e, portanto, a sua capacidade de transporte diminui, a vegetação inicia a sua fixação, o que constitui um entrave à deflação (o acto de varrer pelo vento), incrementando-se a ocupação vegetal, até que a duna se fixa. Pelo contrário, nas áreas mais expostas às acções do vento e desde que haja areia disponível, a sua constante movimentação não permite a fixação das plantas e a duna cresce e progride. Nestes termos estabelece-se uma fronteira instável, onde as acções se neutralizam, e que oscila em função das variações ocasionais. O Homem pode intervir na deslocação deste limite, a seu favor, através de artifícios vários. Um exemplo desta intervenção é o pinhal de Leiria (plantado muito antes do tempo rei D. Dinis, e agora destruído por um incêndio criminoso, sem culpados à vista) que conteve a progressão dunar para o interior. Habitualmente, por desconhecimento ou por negligência, o homem intervém neste equilíbrio, com consequências adversas para o ambiente natural, a médio ou a longo prazo, sempre lesivas dos seus interesses. A extracção de areias nas praias ou nas dunas, a implantação de construções nestes edifícios móveis ou o trânsito de pessoas e viaturas são causas de situações indesejáveis, frequentemente noticiadas e documentadas por convincentes imagens televisivas.

    Acompanhando as areias de duna, maioritariamente quartzosas (nas nossas latitudes), persiste uma certa percentagem de bioclastos de natureza calcária (grãos mais ou menos rolados de fragmentos de conchas). Em dunas antigas, de idade pleistocénica (Quaternário antigo), estes bioclastos são total ou parcialmente dissolvidos por acção da água das chuvas (gasocarbónica), que percorre o seu interior, caracterizado por elevada porosidade. O carbonato de cálcio dissolvido reprecipita depois, contribuindo, juntamente com outros factores, para a cimentação dos grãos da areia, maioritariamente de quartzo. Formam-se, assim, “dunas consolidadas” ou “dunas fósseis”, em que os grãos se encontram colados uns aos outros através de uma película de carbonato de cálcio que os envolve. Perto de Lisboa, em Oitavos, entre Cascais e o Guincho, encontra-se uma esplêndida duna consolidada, escavada do lado virado a leste, permitindo a observação de pormenor da estratificação entrecruzada, do carácter poroso e da deficiente consolidação desta rocha. Outras dunas consolidadas estão parcialmente conservadas na nossa costa, no Magoito (concelho de Sintra) e entre Sines e Porto Covo, no litoral alentejano. O Forte do Pessegueiro (Porto Covo) foi construído por blocos de duna consolidada (a pedra local disponível).

    A ilha de Porto Santo, na sua parte central, está coberta por uma formação arenosa transportada eolicamente, a partir de um areal da praia. Estes eoleanitos, assim se podem chamar, em virtude do agente que os transportou, são constituídos por areias calcárias essencialmente biogénicas geradas numa plataforma carbonatada, que aí se desenvolveu no Miocénico, em condições de clima mais quente do que o actual. Móveis, na franja dunar da praia, a sul, estas areias estão mais ou menos consolidadas a norte da ilha, na região de Mornos e na Fonte da Areia. Ao contrário das areias das praias e dunas do continente, estas areias não têm quartzo. Aspectos semelhantes, mas em menor escala, podem ser observados na ponta de S. Lourenço, na ilha da Madeira

    *A.M. Galopim de Carvalho (Geólogo)

    Acidente entre camião e autocarro faz pelo menos sete mortos no sul do Brasil

    Três pessoas foram transportadas em estado grave para o hospital.
    Pelo menos sete pessoas morreram e outras três ficaram feridas quando um pequeno autocarro em que viajavam colidiu com um camião no estado do Paraná, no sul do Brasil, informaram esta sexta-feira fontes oficiais.
    O acidente ocorreu no quilómetro 544 da rodovia BR-376, nas proximidades do município de Palmera e a 81 quilómetros de Curitiba, capital regional, e seis pessoas morreram no local e outra a caminho do hospital, informou a Polícia Rodoviária.
    Segundo as autoridades locais, três pessoas foram levadas em estado grave para um hospital da cidade vizinha de Campo Largo. Todas as vítimas estavam no pequeno autocarro, que atingiu a traseira do camião, e o motorista do autocarro saiu ileso do acidente.
    Ambos os veículos haviam saído do norte do estado e o camião transportava leite da cidade de Ponta Grossa para Iratí.
    O estado do Paraná, que faz fronteira com Argentina e Paraguai é um importante polo agrícola do Brasil, produzindo principalmente soja, e regista os mais graves acidentes nas suas rodovias.

    SIC Notícias