segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Pedidos de nacionalidade. Até advogados dormem à porta para garantir senha no IRN

Houve o prometido reforço de pessoal e de balcões de atendimento nos serviços do Instituto de Registos e Notariado, mas todos os dias há dezenas de pessoas em fila, desde a noite anterior, sentadas em cadeiras de praia ou de plástico, onde passam a noite à espera para poderem ser atendidos.

O Governo reforçou os postos de atendimento nos serviços do Instituto de Registos e Notariado (IRN) devido a um aumento generalizado da afluência para entrega de pedidos de nacionalidade, sobretudo, de judeus sefarditas. Mas, durante a noite, vários advogados dormiram à porta para garantir senha.
Como a Renascença avançou na semana passada, a poucos dias de entrarem vigor as novas regras para atribuição de nacionalidade a judeus sefarditas, estavam a dar entrada uma média de três mil pedidos por dia sem que as conservatórias tivessem capacidade de resposta.
Esta manhã, nos serviços centrais do Instituto de Registos e Notariado, eram em maior número os balcões em funcionamento, o que permitiu atender a maioria das pessoas que esperavam. Havia 80 senhas disponíveis: 40 para normais utentes e outras 40 para prioritários, entre eles advogados que tentam evitar as alterações decorrentes da entrada em vigor um novo regulamento da nacionalidade portuguesa para os judeus sefarditas.
Uma delas, Tatiana Casa Ferreira, chegou às 18h30 de domingo e conseguiu a senha número 8. A senha número um pertencia a um outro advogado, que chegou às 11h30.
Para a advogada, não se justifica tanta espera. "O sistema está colapsado, e há que fazer alguma coisa. Estamos a passar por isto agora, devido ao prazo que temos dos judeus sefarditas, que é 31 de agosto. Mas infelizmente, vemos que a fila de utentes, que estão numa fila separada, é enorme".
Tem sido assim todos os dias, com dezenas de pessoas em fila, desde a noite anterior, sentadas em cadeiras de praia ou de plástico, onde passam a noite à espera para poderem ser atendidos.
"Eles são os últimos a ser atendidos. Primeiro são atendidos os prioritários, depois os preferenciais, onde se incluem os advogados, e só depois são eles. Isso acontece todos os dias. A situação é degradante", sublinha Tatana Casa Ferreira, descrevendo uma situação que apelida de "degradante".
Quem já passou por essa situação foi Mariana Pereira, que chegou à fila que ainda se forma, à entrada, com perto de duas dezenas de pessoas.
"Não consegui ainda resolver o problema. Vim na segunda, na terça... Na quinta, cheguei às quatro e meia da manhã e não consegui". E pelos vistos, também não é hoje que vai conseguir.
Do outro lado da rua, encostado a uma árvore, está António Ramos. Já tem uma senha e espera ser chamado. Reconhece que as filas estão mais reduzidas, porque os serviços já abriram portas. Mas, também percebe - porque como diz, é um homem informado - que se deve ao reforço de pessoal e de horário de funcionamento do maior número de balcões que estão abertos.
"Nestes dias gostava de ser advogado", refere em surdina, acrescentando: "Porque assim era prioritário e já lá estava dentro".
Aproveita para deixar uma pergunta ao Governo: “Por que razão é que só nestes três dias há reforço de atendimento para os senhores advogados, e não para nós, utentes normais, que têm de vir dormir aqui para a porta?”
A tutela promete avaliar o impacto destas medidas de reforço depois de quarta-feira, para decidir sobre a necessidade de manter este aumento de postos de atendimento presencial.

João Cunha - RR

“Ferry” em chamas ao largo da Suécia

Estão 300 pessoas a bordo, além uma carga de automóveis.
Um "ferryboat" com 300 pessoas a bordo incendiou-se ao largo da costa da Suécia, esta segunda-feira., ao largo de Gotska Sandon, no mar Báltico.
A bordo da embarcação, o "Stena Scandica", seguem também dezenas de carros.
As operações de resgate estão em curso, com a participação de meios navais e aéreos.

Imagem: Stena Line

MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO TERRITORIAL DA GUINÉ BISSAU VISITA A COVILHÃ

O Ministro da Administração Territorial e Poder Local da República da Guiné Bissau, Dr. Fernando Gomes, visita esta terça- feira, dia 30 de agosto, o município da Covilhã.

O Ministro vai ser recebido nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara da Covilhã, um encontro que visa estreitar as relações institucionais e perspetivar novos modelos de cooperação entre a autarquia covilhanense e este país africano.

O objetivo central da visita é reforçar as sinergias com a Guiné-Bissau, nomeadamente a implementação de estratégias promotoras do desenvolvimento sustentável.

Índice de Sustentabilidade Municipal de Águeda acima da média nacional

Município destaca-se em indicadores que avaliam o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Município de Águeda obteve um resultado global de 67,6 no Índice de Sustentabilidade Municipal 2022, que avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, mantendo o seu posicionamento de liderança nos parâmetros avaliados face à região e ao país.

“Este índice destaca e valoriza o trabalho sério e consistente que tem vindo a ser feito no concelho nos vários domínios de governança, com vista a desenvolvimento sustentável nas áreas ambiental, social, económica ou turística”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que é evidência de que “estamos no rumo certo”.

Considerando estes resultados “muito positivos” e que colocam Águeda em destaque no quadro local, regional e nacional, o Edil defende que as metas são exigentes e ambiciosas e que “é necessário manter o foco para que a consistência que temos apresentado conduza, por um lado, à manutenção dos níveis ótimos conseguidos e, por outro, à melhoria de outros”.

O CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica, responsável pelo estudo, avaliou um conjunto de 133 indicadores, representativos das 66 metas previstas na Agenda 2030. Na análise global aos 17 ODS, Águeda obteve um resultado de de 67,6, um valor superior aos índices conseguidos pelo país (63,8), pela Região Centro (63,4), pela Região de Aveiro (64,1) e pela média do municípios comparáveis (61,9).

Destaque para a erradicação da pobreza, em que Águeda obtém um índice de 71,0 (superior aos 52,8 no total nacional); para a água potável e saneamento, com 95,4 (78,6 no país); para as energias renováveis e acessíveis, com 94,7 (90,6 no país); para a redução das desigualdades, com 77,6 (40,1 no território nacional); ou ainda a ação climática, com um índice de 96,5 (57,0 em Portugal).

Assim, Águeda tem, atualmente, 67,6% do caminho para o desenvolvimento sustentável cumpridos, segundo os indicadores mundiais, demonstrando ainda um desempenho positivo em termos de Governança, Economia, Social e Ambiente, considerados pelo CESOP como representativos das “quatro esferas da sociedade que devem estar interligadas para assegurar um futuro sustentável, apoiadas por sistemas de governo inclusivos, coerentes e transparentes”.

Também nestes indicadores, Águeda tem um desempenho superior à média nacional, com 69,5 em Governança (59,6 no país), 69,7 em Economia (62,2 no país), 73,0 no Social (67,2 no país) e 67,8 em Ambiente (61,4 no país).

Refira-se que este estudo foi elaborado pelo CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica e resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais, entre os quais o INE (Instituto Nacional de Estatística), a APA (Agência Portuguesa do Ambiente), o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), o Alto Comissariado para as Migrações, o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), a Quercus, a Turismo de Portugal, o Pordata, Direções Gerais, entre muitas outras entidades.

 

No passado dia 26 de agosto, Livro de Cidalia Capote apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede

ASSÉDIO – A superação em DEUS”, de Cidalia Capote, teve a sua apresentação editorial no passado 26 de agosto, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede e contou com a assistência de trinta pessoas.

Na mesa de honra, além da autora, estiveram Nuno Caldeira, Responsável do Serviço Municipal de Associativismo, Gestão de Eventos e Bibliotecas, do Município de Cantanhede e Ronaldo de Souza, esposo da autora, que fez uma breve apresentação da obra.

Nuno Caldeira congratulou Cidalia Capote pela edição de “ASSÉDIO – A superação em DEUS”, que comprova “a sua grande capacidade de superação pessoal de uma situação hedionda da sua vida, no seio familiar”. E, no decurso da sua intervenção, acrescentou que “perante um tão grande sofrimento que a vida lhe reservou, Cidalia Capote teve a extraordinária a coragem de seguir em frente, buscando ajuda espiritual, conseguindo sarar os seus traumas e oferecer o perdão.

A autora partilhou com os presentes alguns episódios da sua de vida e os motivos que estiveram subjacentes à publicação de “ASSÉDIO – A superação em DEUS” e, juntamente com Ronaldo Souza, explanaram sobre o assédio sexual, tema da publicação e alguns dos caminhos ao alcance das vítimas.

Após a intervenção da autora, houve um interessante espaço de diálogo entre os elementos da mesa e o público presente.

Cidalia Capote nasceu em 1963 em Campinas, cidade do estado de São Paulo, Brasil, mas é oriunda do concelho de Cantanhede pelo lado materno. Formada em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela UNIP e cursou CTL – Centro de Treinamento de Líderes – pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, além do trabalho secular, Cidalia Capote dedica seu tempo ao Ministério de Aconselhamento da IBFonte Campinas (Igreja Batista Fonte), ajudando outras mulheres no atendimento individualizado de aconselhamento bíblico. Também participa como mentora de grupos de estudos bíblicos com mulheres, jovens e adolescentes.

O livro ASSÉDIO – A superação em DEUS – expõe de forma franca e explícita uma dura realidade: o assédio no âmbito familiar. Ainda criança, a autora viu-se frente a frente com o ameaçador procedimento paterno e desde muito cedo teve que lidar com as agressões sem ter com quem contar. já que esse era (e é) um assunto considerado tabu – tanto para quem vive na pele, quanto para quem ouve ou para quem o percebe ao seu redor. Todavia, enfrentou com determinação e coragem todas as tentativas e investidas do pai, perante uma mãe conivente e submissa. Foi em Deus, na sua palavra, na força do divino, por meio do Espírito Santo que encontrou o caminho para a superação, para recuperar a alegria de viver.

A decisão de expor as suas vivências e de relembrar como lidou com as agressões sofridas mostra o caráter generoso de Cidalia Capote que pretende oferecer a outras vítimas o seu exemplo como forma de superar a dor, o medo e a depressão.

ASSÉDIO – A superação em DEUS” é um testemunho real de vida com altos e baixos, erros e acertos. É uma libertação incrível dos enormes e monstruosos fantasmas que poderiam afundar num poço de ilusões. Uma superação sobrenatural.



Vice-presidente do Município de Santa Cruz recebida nos Paços do Concelho. Autarca de Cabo Verde quer replicar bons exemplos que viu em Cantanhede

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede manifestou a disponibilidade da autarquia em colaborar com o Município cabo-verdiano de Santa Cruz, em diversos domínios, como o desenvolvimento económico e social ou a área ambiente.

Essa intenção foi manifestada durante a receção à vice-presidente daquele município da Ilha de Santiago, Jamira Duarte, que esteve no concelho de Cantanhede para contactar com instituições ligadas ao apoio à deficiência e à inovação.

Helena Teodósio apontou o exemplo de outras parcerias estabelecidas com municípios de países de língua oficial portuguesa, como é o caso de Quelimane (Moçambique), que recentemente teve técnicos a receber formação em Cantanhede na área do saneamento e gestão de resíduos.

O nosso Município está sempre de portas abertas para a partilha de conhecimento”, garantiu a autarca, destacando a importância de uma alteração de paradigma no domínio da cooperação autárquica: “os municípios não se devem fechar em si próprios. Devem reforçar os conceitos de responsabilidade económica, social e científica, e isso passa por dar, mas também receber, o know how necessário ao desenvolvimento dos territórios”.

Acompanhada da vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, a autarca cantanhedense deu a conhecer a Jamira Duarte a forte dinâmica empresarial do Município, que se traduz num número cada vez maior de empresas a manifestar intenção de se fixarem nas zonas industriais do concelho.

Já no domínio social, outra das áreas que a vice-presidente de Santa Cruz tutela e que a trouxe a Cantanhede, Helena Teodósio destacou a importância da criação de parcerias com instituições ligadas à deficiência. A esse propósito, Célia Simões explicou o projeto “As minhas férias na Quinta da Fonte Quente”, que proporciona a ocupação lúdica e recreativa de crianças com multideficiências, residentes no concelho, no período de férias escolares, e que resulta de um desafio lançado em 2019 pelo Município à APPACDM de Coimbra – Unidade Funcional da Tocha.

Agradecendo a disponibilidade de Helena Teodósio em recebê-la, a vice-presidente do município cabo-verdiano com cerca de 26 mil habitantes deixou a garantia que os bons exemplos que viu em Cantanhede serão replicados em Santa Cruz. “São exemplos como este que nos vão ajudar a estruturar o que queremos no futuro”, concluiu.

Águeda recebe mais duas grandes provas de ciclismo de estrada

O 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias e o XXII Grande Prémio Alves Barbosa estão marcados para a próxima quinta-feira e sábado, respetivamente

Águeda, que acolheu, este ano, algumas das provas mais emblemáticas do ciclismo de estrada de todo o país, vai voltar a receber, esta semana, duas grandes competições do calendário desportivo nacional, enchendo as ruas de aficionados por esta modalidade, os Grandes Prémios JN e Alves Barbosa.

A primeira, já na quinta-feira, dia 1 de setembro, é a 4.ª etapa do 31.º Grande Prémio Jornal de Notícias, que fará a sua chegada na Avenida Calouste Gulbenkian, em Águeda, prevista para as 17h, a que se seguirá o pódio e a entrega de prémios. Esta competição, que faz parte do calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), vai ter um prólogo (a 29 de agosto) e sete etapas (entre 30 de agosto e 4 de setembro), iniciando no Multiusos de Gondomar, passando por Santo Tirso, Porto, Ovar, Águeda, Viana do Castelo, Valongo, Maia e terminando na Praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia.

A segunda prova, que conta igualmente com a chancela da FPC e com o apoio do Município de Águeda, é o XXII Grande Prémio Alves Barbosa, que no dia 3 de setembro, terá a chegada da 1.ª etapa em Águeda, na Avenida 25 de Abril. Esta é uma competição de duas etapas dedicada a jovens atletas da categoria de cadetes, que inicia em Montemor-o Velho, chega a Águeda no dia 3, para arrancar de Cantanhede (2.ª etapa) e terminar novamente em Montemor-o-Velho, no Castelo.

Após a conquista da Volta a Portugal por uma equipa sediada em Águeda, voltamos a promover o ciclismo com a realização de mais duas provas de âmbito nacional; é uma aposta clara que fazemos na modalidade e na promoção de Águeda como a capital das duas rodas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Refira-se que, este ano, decorreram em Águeda algumas das mais maiores provas nacionais do ciclismo de estrada, o que evidencia a “aposta consistente e comprometida do Município nesta modalidade”, como a Prova de abertura da Região de Aveiro (13 de fevereiro), a 29.ª volta a Portugal do Futuro e 2.º Grande Prémio Correio da Manhã (8 de abril), o 42.º Grande Prémio Abimota (12 de junho), o 6.º Grande Prémio Anicolor (24 de julho) e a 6.ª etapa da 83.ª Volta a Portugal (11 de agosto).

 

Campanha anual de vacinação antirrábica decorre de 6 a 29 de setembro

 Para além da vacinação, é igualmente possível proceder à colocação de identificação eletrónica nos animais

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), está a promover a campanha anual de vacinação antirrábica, entre 6 e 29 de setembro, em todo o Concelho de Águeda.

A campanha, que se realiza no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da raiva animal e outras zoonoses, arranca no dia 6 de setembro próximo, em Agadão (junto à igreja), seguindo, depois, para Belazaima do Chão (Parque Moinho de Vento) e Castanheira do Vouga (auditório). Os restantes locais, dias e horários de atendimento podem ser consultados na página na Internet da Câmara Municipal de Águeda (www.cm-agueda.pt) e no cartaz que acompanha esta informação.

A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos e pode ser administrada com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. Este procedimento está sujeito ao pagamento da taxa de vacinação anualmente determinada pela DGAV e conforme o período em que é feita a sua aplicação.

Quanto à identificação eletrónica, consiste na colocação de um microchip eletrónico debaixo da pele do animal (lado esquerdo do pescoço) que corresponde a um código numérico único precedido pelas letras PRT, sendo posteriormente registado na base de dados SIAC (Sistema de Informação de Animais de Companhia).

Os valores são os seguintes: dez euros para a vacina da raiva (válida por três anos), 2,5 euros para a colocação do microchip e um euro para o Boletim de vacinas.

Para mais informações, os interessados usar os seguintes contactos: 800 203 197 (Linha Verde), cro.agueda@cm-agueda.pt ou o 234 644 264 (atendimento no Canil Municipal com marcação prévia).

 

Jogador do Barcelona assaltado com violência em casa


Pierre Emerick Aubameyang foi vítima de roubo e agressão na sua casa em Castelldefels, Barcelona.
De acordo com o El Pais, a casa do avançado do Barcelona foi assaltada por quatro encapuzados armados com armas de fogo.
Os assaltantes entraram pelo jardim da residência de Castelldefels, um bairro em Barcelona, e agrediram o jogador com barras de ferro tendo ameaçado o casal com armas de fogo, para que abrissem o cofre de onde terão levado joias, relatou a polícia ao jornal.
Os assaltantes fugiram num Audi A3 branco. O roubo terá ocorrido há 1h00 da manhã. A mulher de Aubameyang foi quem chamou a polícia que está agora a investigar o caso.
Segundo o El Pais, tem acontecido assaltos à casa de jogadores de futebol quando estes estão ausentes. O último caso conhecido, em Barcelona, deu-se em abril de 2018, à casa de Jordi Alba.
 
Fonte: MadreMedia
Foto: Tribuna Expresso

Bolsonaro ataca jornalista e juízes e troca acusações com Lula da Silva em debate

 Bolsonaro acusa Lula da Silva de liderar o "Governo mais corrupto da história do Brasil."
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, atacou uma jornalista e juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) e trocou acusações com Lula da Silva, o principal adversário, no primeiro debate presidencial.
A jornalista da TV Cultura Vera Magalhães colocou uma pergunta ao candidato Ciro Gomes sobre vacinas, questionando-o se este acreditava que a "desinformação" sobre a vacinação, que veio "até do Presidente da República", contribuiu para causar mortes.
Bolsonaro reagiu, exaltado: "Vera [Magalhães], não podia esperar outra de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro".
Após a ofensa de Bolsonaro, as candidatas à Presidência e senadoras presentes no debate, Simone Tebet e Soraya Thronicke, apoiaram Vera Magalhães e condenaram as declarações do chefe de Estado brasileiro.
Questionado sobre medidas a serem tomadas para aliviar o clima de tensão entre o sistema judicial e o Executivo se fosse reeleito, Bolsonaro declarou que um juiz cometeu "barbaridades" ao autorizar uma operação contra empresários aliados do Governo, investigados por alegadamente apoiarem um golpe de Estado.
"Não tenho problema com poder nenhum, alguns juízes do Supremo Tribunal Federal que querem, a qualquer preço, interferir no Poder Executivo (...) E o respeito não falta da minha parte. De outra parte que alguns se manifestam contrário a minha pessoa", acrescentou o atual Presidente.
Na primeira pergunta trocada entre os candidatos, Bolsonaro perguntou a Lula da Silva se pretendia repetir pagamentos de suborno na Petrobras, acusando o rival de liderar "Governo mais corrupto da história do Brasil."
Lula da Silva afirmou que as gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) foram as que mais promoveram medidas para facilitar investigações de corrupção.
"O país agora está destruído (...) o país que eu deixei é um país que o povo sente falta", disse Lula da Silva.
"O candidato adora citar números absurdos que nem ele acredita," acrescentou.
Bolsonaro, então, afirmou que parlamentares do PT teriam votado contra aumentos nos programas de transferência de renda de e provocou: "Por que o PT não aumentou o Bolsa Família? Pagava uma miséria, porque só queria votos", acusou
As sondagens de intenção de voto colocam Lula da Silva como favorito para vencer as eleições presidenciais, com cerca de 45% das intenções de voto, ante 30% de Bolsonaro, 7% de Gomes, enquanto nenhum dos outros quatro candidatos ultrapassa os 2%.
Organizado pela TV Bandeirantes, a Folha de S. Paulo, UOL e a TV Cultura, o primeiro debate presidencial brasileiro aconteceu na noite de domingo em São Paulo e contou com a presença de Bolsonaro, Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luiz Felipe D'Ávila e Soraya Thronicke.
A eleição presidencial no Brasil tem a primeira volta marcada para 02 de outubro e a segunda volta, caso seja necessária, a 30 do mesmo mês.
Fonte: TSF/Lusa

Combustíveis. Preços voltam a subir a partir desta segunda-feira

 Os preço dos combustíveis vão voltar a subir a partir de hoje. O maior aumento será no gasóleo simples.
Os preços dos combustíveis ficam mais caros no início desta semana, com o gasóleo a aumentar até 11 cêntimos por litro.
Já a gasolina simples 95 deverá ter uma subida mais ligeira, a rondar os 0,50 cêntimos para um 1,78 euros.
Este domingo, o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,777 euros por litro, ao passo que o gasóleo simples custava, em média, 1,779 euros por litro, segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Recorde-se que os preços nas bombas continuam a beneficiar das medidas de mitigação implementadas pelo Governo (desconto no imposto sobre os produtos petrolíferos equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% e a suspensão da atualização da taxa de carbono). Estas medidas vão ser já reavaliadas no final deste mês.
 
Fonte: MadreMedia

Cabaz de alimentos aumentou 26 euros nos últimos seis meses

Peixe e carne foram os que mais aumentaram.

Desde que começou a guerra na Ucrânia, o preço de um cabaz clássico de produtos alimentares subiu 26 euros. As contas são da DECO. O peixe e a carne foram os que mais aumentaram.
Será uma das palavras do ano e todos os meses tem marcado a vida dos portugueses. A inflação não para de aumentar. Atingiu os 9,4 % em julho e no supermercado a subida dos preços faz se sentir.
Seis meses depois do início da guerra, o valor de um cabaz de produtos alimentares já aumentou 14,6% e só na última semana cresceu 1,5%.
Em sete dias, a pescada fresca, o café moído e as latas de atum são os produtos que mais aumentaram. O peixe e a carne são os campeões das subidas.
Em meio ano, o peixe aumentou 19,1% e a carne 17,1.
As contas são da DECO, que avaliou 63 produtos alimentares essenciais, entre 23 de fevereiro e 24 de agosto. Estes são os que mais subiram: pescada fresca aumentou mais de 80%, o óleo alimentar 100% vegetal custa agora mais 34% e os brócolos 30%.
Contas feitas, o mesmo cesto de produtos custava cerca de 183 euros a 23 de fevereiro, agora custa quase 210. São mais 26 euros.

SIC Notícias

Ucrânia denuncia 379 crianças mortas e 733 feridas por ataques russos

A Procuradoria para a Infância da Ucrânia denunciou hoje que, pelo menos, 379 crianças morreram e cerca de 733 ficaram feridas em ataques realizados pela Rússia desde o início da invasão da Ucrânia, no final de fevereiro.
A maioria das vítimas infantis, contando mortes e ferimentos, foi registada na região de Donetsk, com 388; Kharkov, com 202; a região da capital, Kiev, com 116; Chernigov (68); região de Lugansk (61); Kherson (55); Mikolaiv (67); Zaporijia (44); Sumy (17) e Zhytomyr (15).
O Ministério Público denunciou que os ataques russos também destruíram 2.328 estabelecimentos de ensino, das quais 289 ficaram completamente destruídos.
De acordo com o mais recente balanço do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, divulgado na passada segunda-feira, quase 5.600 civis ucranianos morreram e quase 7.900 ficaram feridos como resultado da invasão russa.
Nesse mesmo balanço, a ONU contabilizou 362 crianças mortas e 610 feridas, desde o início da guerra, mas tanto as Nações Unidas como o Ministério Público ucraniano temem que esses dados sejam inferiores aos números reais, dada a dificuldade de coligir informações durante o conflito.
A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de quase 13 milhões de pessoas — mais de seis milhões de deslocados internos e quase sete milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A invasão russa — justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções em todos os setores, da banca à energia e ao desporto.

Madremedia/Lusa

Quatro pessoas resgatadas de um veleiro a 574 km da ilha Terceira nos Açores

A bordo do veleiro estavam "duas crianças e dois adultos de nacionalidade inglesa e canadiana".
Quatro pessoas foram este domingo resgatadas de um veleiro que navegava a 574 quilómetros da ilha Terceira, nos Açores, revelou a Marinha portuguesa.
"O resgate dos quatro tripulantes foi efetuado, hoje, pelo navio-tanque MT Golar Seal, às 06:56 locais [07:56 em Lisboa]", adiantou a Marinha, em comunicado de imprensa.
A bordo do veleiro SV Satori, que navegava "a 574 quilómetros a norte da ilha da Terceira", estavam "duas crianças e dois adultos de nacionalidade inglesa e canadiana".
O resgate coordenado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), iniciou-se às 23:07 de sábado.
Segundo o comunicado, estiveram envolvidos na operação "vários navios mercantes e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa".

SIC Notícias/Lusa

Aldeias Históricas de Portugal vão otimizar o uso da água e da energia em parceria com a Agência Nacional de Energia

Em linha com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), a Rede Aldeias Históricas de Portugal pretende, assim, tornar-se a primeira Rede, a nível europeu, a beneficiar de um estatuto de eficiente nos domínios hídrico e energético, assente na visão estratégica: “Aldeias Históricas de Portugal: uma rede urbana sustentável e pioneira no seu contributo para o crescimento verde dos territórios de baixa densidade”.
DE FACTO, AS EFICIÊNCIAS ENERGÉTICAS E HÍDRICAS INTEGRAM O PLANO DE AÇÃO PARA A AGENDA CLIMÁTICA E ENERGIA LOCAL, TRATADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA PACTO DE AUTARCAS, NO QUAL A AHP-ADT E OS MUNICÍPIOS, ENQUANTO SIGNATÁRIOS, ASSUMIRAM A REDUÇÃO DE 45% DE CO2 ATÉ 2030. UM PLANO QUE CONTEMPLA UM TOTAL DE 23 MEDIDAS ASSOCIADAS AOS DIFERENTES EIXOS DE ATUAÇÃO. A PARCERIA COM A AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA (ADENE) É DECISIVA PARA A CORPORIZAÇÃO DE ALGUMAS DESTAS MEDIDAS, ASSUMINDO-SE, ASSIM, COMO A BASE DE UM TRABALHO CONTÍNUO E COLETIVO.
A “primeira pedra” deste ambicioso, mas necessário caminho conducente à competitividade territorial e ao fortalecimento do seu posicionamento como território sustentável no contexto nacional e europeu, foi dado com uma visita de técnicos da ADENE. No terreno, foram avaliados os passos necessários para a eficiência hídrica e energética da Rede Aldeias Históricas de Portugal. Joaquim Felício, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e Jorge Brandão, do Plano Operacional Centro 2020 (POCENTRO2020), também marcaram presença.
No âmbito da visita, foi promovida uma reunião com os 10 autarcas das 12 aldeias que integram a rede, onde a ADENE avançou com o eventual quadro operacional de transformação das Aldeias nestes domínios e sublinhou o interesse na formalização da parceria, não apenas pela sua natureza excecional, mas por se tratar de uma intervenção inovadora e em estrito alinhamento com as premissas de salvaguarda e de preservação da identidade patrimonial.
Igual posição foi evidenciada pelos representantes das 10 autarquias, que, de forma inequívoca, assumiram o compromisso de contribuírem para que as Aldeias Históricas de Portugal se tornem uma rede urbana ainda mais sustentável.

Produtores do Algarve oferecem laranjas por falta de compradores

O preço da laranja baixou, mas os gastos aumentaram.
Com a guerra afetar o escoamento para a Rússia, há agora um excesso de produção de laranjas na Europa, o que está a afetar o preço em Portugal.
Em Faro, alguns produtores estão a oferecer as laranjas, por falta de compradores. Ainda têm esperança de vir a vender outra variedade de laranja mais tardia, mas dizem que a campanha está desde já perdida.
A oferta dura mais uma semana ou duas, até que à força de uma máquina de pressão, vão todas parar ao chão.

SIC Notícias

Despiste faz seis mortos nos Países Baixos

 Seis pessoas morreram e e sete ficaram feridas num despiste de um camião nos Países Baixos, a cerca de 30 quilómetros de Roterdão.
O acidente aconteceu no sábado. As vítimas participaram num churrasco, e por razões ainda desconhecidas o veículo desviou-se estrada e atropelou o grupo.
"Temos agora seis mortos e sete feridos, um grave, depois do acidente de ontem", disse à AFP Mirjam Boers, porta-voz da polícia. "Ainda estamos a investigar o que aconteceu exatamente e, por enquanto, estamos a manter todos os cenários abertos", acrescentou.

Euronews

Incêndio em Mamodeiro (Aveiro) obriga a cortar circulação na Linha do Norte

O alerta para o incêndio foi dado às 14:54.
Um incêndio na localidade de Mamodeiro, no concelho de Aveiro, obrigou a cortar a circulação ferroviária na Linha do Norte.
Segundo o site da Proteção Civil foram mobilizados para o local mais de 60 operacionais, apoiados por 17 veículos e um meio aéreo.
As chamas estão a consumir uma zona de floresta.

SIC Notícias

Autoridades ucranianas distribuem comprimidos de iodo

 

As autoridades ucranianas já começaram a distribuir comprimidos de iodo aos habitantes que vivem perto da Central Nuclear de Zaporijia. Este tipo de comprimido ajuda o organismo a bloquear a absorção de iodo radioativo, no caso de um desastre nuclear.

Ucrânia receia que os combates perto da central possam desencadear uma catástrofe nuclear. Isto acontece dois dias após a maior central da Europa ter sido temporariamente desligada da rede elétrica ucraniana, na sequência de um incêndio provocado por bombardeamentos.

A situação em Zaporijia continua a ser muito arriscada e perigosa

Volodymyr Zelenskyy 
Presidente da Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, advertiu que "qualquer repetição de um acontecimento semelhante, qualquer desconexão da central da rede, qualquer ação da Rússia que possa desencadear o encerramento dos reatores, colocará novamente a central a um passo do desastre".

Entretanto, o Presidente da Bielorrússia, disse, na sexta-feira, que os aviões de guerra SU-24 bielorrussos tinham sido reequipados para transportar armas nuclearesAlexander Lukashenko diz que esta foi uma decisão previamente acordada com Vladimir Putin.

No terreno, seis meses após o início da guerra, continuam os combates. As forças ucranianas anunciaram ter atingido uma importante ponte utilizada pelas forças russas a sul de Kherson.

Fonte:euronews

Imagem: SIC Notícias

Pombal adere a rede de apoio ao investimento da diáspora

Pombal aderiu à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora com o objetivo de promover, informar e apoiar o empreendedorismo da diáspora, em articulação com o gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, no seu duplo potencial enquanto origem e destino de micro e pequeno investimento dirigido a Portugal, e enquanto plataforma de internacionalização de iniciativas locais e regionais.
No âmbito da respetiva adesão, homologada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, o município assume, entre outros, o compromisso de realizar um trabalho metódico de identificação, mapeamento e listagem dos investimentos existentes ou que venham a ser realizados nos respetivos concelhos, que sejam oriundos das comunidades portuguesas e de empresários da diáspora, partilhando a informação no âmbito da Rede. Assim como identificar boas práticas e avaliação dos resultados de investimentos oriundos da diáspora e através da diáspora e a sua posterior divulgação, através das redes internas e externas.
Caberá ainda ao município promover, sempre que possível, parcerias com entidades (por exemplo, comunidade intermunicipal, associações empresariais regionais, fundações), que desenvolvam iniciativas, projetos ou concursos ligados ao empreendedorismo da diáspora.
Por sua vez, cabe à RAID dar contributos para a implementação do Programa Nacional ao Investimento da Diáspora (PNAID), partilhar informação relevante para o mesmo e avaliar a sua execução. A Rede manterá uma articulação regular com o tecido empresarial da diáspora através da Rede Diplomática e Consular, assim como das redes externas da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e o Turismo de Portugal.
O PNAID é dirigido a emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal, bem como a empresas nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios através da diáspora.

Registado sismo de magnitude 2.5 na Lourinhã

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo foi registado às 20:40 horas de sábado.
"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 27-08-2022 pelas 20:40 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 6 km a Este-Nordeste da Lourinhã", informou o IPMA em comunicado.
É ainda referido que este sismo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Bombarral (Leiria) e Lourinhã (Lisboa)".
O IPMA adianta ainda que "se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados".

Madremedia