terça-feira, 27 de setembro de 2022

Barcelos | Dia Mundial do Turismo no IPCA: A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA (ESHT/IPCA) e o Município de Barcelos assinalaram em conjunto o Dia Mundial do Turismo.

 
“Repensar o Turismo” foi o tema do evento que juntou representantes do Município, empresários e operadores turísticos da região, docentes, investigadores e estudantes. 
Vânia Costa, docente da ESHT/IPCA, lembrou que a Escola conta com dois cursos de licenciatura na área do turismo, Gestão de Atividades Turísticas e Gestão Hoteleira, sendo que este último curso está a ser lecionado pela primeira vez, tendo preenchido todas as vagas da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso, o que traduz a relevância que a Escola tem alcançado nos últimos anos. 
Também a vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato, Elisa Braga, salientou estes resultados e dirigindo-se aos “futuros operadores turísticos de Barcelos e da região” parabenizou-os por terem escolhido “estudar numa escola de referência” e numa cidade com tanto potencial turístico e com “todos os ingredientes para ser um concelho de referência a nível ambiental, turístico e económico”.
A ESHT/IPCA tem coordenado vários estudos e trabalhos de investigação de relevo para a região e para o país na área do turismo, nomeadamente, o estudo socioeconómico dos mercados turísticos para o município de Barcelos e o estudo de fundamentação económico-financeira das taxas turísticas para o Município de Guimarães, um estudo de impacto económico e social para o Aeroporto de Lisboa, e, ainda, um projeto internacional no âmbito da sustentabilidade dos destinos turísticos para o desenvolvimento sustentável da região Norte. 
Na sessão estiveram também presentes Luís Ferreira (Município de Barcelos), Pedro Gomes (In Barcelos) António Rosas (Vinha dos 9) e Filipe Sousa (Confraria do Galo e Hotel Bagoeira).
Além das tertúlias dedicadas aos estudantes de regime diurno e pós-laboral, decorreu, ainda, um peddy-paper pela cidade de Barcelos, que contou com o apoio do comércio local. Esta foi uma forma divertida de dar a conhecer a cidade e os seus pontos turísticos aos estudantes, bem como de os levar a interagir com os comerciantes e a população local.
 
Ana Reis

Semana SER+ Educação: PRESIDENTE RIBAU ESTEVES VISITOU OBRAS EM CURSO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE AVEIRO

 

A manhã desta terça-feira, dia 27 de setembro, foi dedicada ao acompanhamento das obras em curso nos Estabelecimentos de Educação do Pré-Escolar e Ensino Básico, num périplo realizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, pelas obras em curso (com exceção da Escola Básica de Eixo, que se encontra em fase de montagem de estaleiro (1,6 M€)) e a que corresponde um valor global de investimento de 11 milhões de euros.

Em declarações no final da visita o Presidente da Câmara destacou que o facto de “estas obras serem todas financiadas pelo orçamento municipal, apesar de continuarmos a lutar por financiamento europeu ainda no quadro do Portugal 2020, ou através do novo Programa de Fundos Comunitários, o Portugal 2030”, para depois acrescentar que “estamos neste momento em fase de adjudicação de projeto das Escolas Básicas da Alumieira (Esgueira) das Leirinhas (Aradas) e de Sarrazola (Cacia). Depois destas operações ficam apenas a faltar as operações de qualificação do Jardim de Infância de Oliveirinha e da Escola Básica da Costa do Valado, e com isto completarmos neste mandato (2021/2025) a qualificação total do nosso Parque Escolar”, concluiu.

Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima
A obra de construção do Novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, um novo investimento da CMA no valor de 2,6 milhões de euros, a cargo da empresa EDIVALOR – Construções e Obras Públicas, S.A., prossegue a bom ritmo, sendo já possível, neste momento ter a noção global da infraestrutura, que vai receber oito salas para o 1.º Ciclo e três salas para a Educação Pré-Escolar, para além dos espaços comuns às duas valências (refeitório, bibliotecas, salas de atividades,…) e a uma zona exterior de recreio com polidesportivo integrado.
Aquando da ativação da nova Escola e Jardim de Infância, a CMA vai implementar um sistema e circuito de transporte dedicado para as Crianças com residência mais distante (nomeadamente de Requeixo, Carregal e Nariz) e que necessitarem desse serviço.

Jardim de Infância e Escola Básica do Bonsucesso
Depois de finalizada a primeira fase da intervenção, com demolições e preparação do terreno e novos alicerces, a obra de requalificação e ampliação da Escola Básica do Bonsucesso, em execução pela empresa Edibarra – Engenharia e Construção, S.A., num investimento Camarário de 1,2 milhões euros, prossegue a bom ritmo, agora com a construção da nova zona do edifício que fará a junção entre a infraestrutura de Jardim de Infância e o edifício-mãe afeto ao 1.º Ciclo.
A Escola vai ter uma nova cantina, um novo espaço de biblioteca, uma sala de professores, uma zona de arrumos e de receção aos Encarregados de Educação, entre outros. No que respeita aos novos espaços exteriores, vai ser edificado um recreio coberto, e teremos ainda um polidesportivo e um parque infantil.

Jardim de Infância e Escola Básica de Azurva
Esta obra é parte integrante da estratégia definida na Carta Educativa do Município de Aveiro, que está em vigor desde o final de 2019. Com um investimento da CMA de 1,6 milhões de euros e em execução pela empresa EMPRIBUILD, Lda., a qualificação e ampliação da atual infraestrutura vai permitir a adição de uma sala de ensino pré-escolar e a criação de uma biblioteca. As quatro salas de aula afetas ao 1.º Ciclo, estão a ser todas reabilitadas, além da criação em curso de novos espaços exteriores de recreio coberto e organização do recreio descoberto, nomeadamente com a reabilitação do polidesportivo atual.

Jardim de Infância e Escola Básica da Póvoa do Paço
Também em execução pela empresa EMPRIBUILD, Lda., ampliação e qualificação está a Escola Básica da Póvoa do Paço aproxima-se da sua última fase. A obra representa um investimento de 1,4 milhões de euros da Câmara de Aveiro, que vem capacitar o estabelecimento de ensino com quatro salas de aula para o 1.º ciclo, duas salas de atividades para o pré-escolar e aumento da área bruta e área de recreio, tendo a CMA adquirido um terreno que permitiu a ampliação da Escola, no valor de 13.000€.


Jardim de Infância da Escola Básica do Solposto
A visita terminou na empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana, que se encontra sob a alçada da empresa PEMI – Engenharia e Construção Lda., num investimento da CMA de 2,8 milhões de euros.
Neste momento aproximam-se do seu fim os trabalhos de demolições e preparação do Edifício do 1.º Ciclo, para o início da sua requalificação. Com esta obra a Escola vai passar a ter oito salas para o 1.º ciclo, duas salas para o pré-escolar e serão resolvidas carências de diversas tipologias que apresenta atualmente, como são as questões relacionadas com a segurança, a eficiência energética do edifício, a qualidade e o conforto do espaço do edifício e do recreio.

Esta visita fez parte do programa da semana “SER + Educação”, da CMA, que assinala o início do ano letivo 2022/2023, com diversas atividades durante os próximos dias e apostando na palavra SER como expoente máximo da vontade de fazer mais e melhor, apostando naqueles que são o maior património de qualquer sociedade que se quer evoluída e próspera, que são as Crianças e os Jovens.
O “SER + Educação” decorre de 25 de setembro a 01 de outubro e traduz a aposta da CMA na área da Educação, como aposta prioritária, no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal.

Águeda escolhido como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo


Certificado foi entregue hoje, Dia Mundial de Turismo, num evento internacional onde o Município de Águeda participa como um exemplo de boas práticas

O Município de Águeda acaba de ser eleito, em Atenas (Grécia), como um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo, numa cerimónia onde Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, recebeu a distinção das mãos da organização internacional do Green Destinations.
“É uma honra e um privilégio enorme estar aqui neste evento, onde temos sido distinguidos como destino de excelência, posicionando Águeda entre os melhores”, disse o Edil, acrescentando que este é um “reconhecimento pelas boas práticas de sustentabilidade que temos implementado no nosso concelho”.
As medidas que são aplicadas pelo Município, seja na área do turismo, da sustentabilidade, da qualidade, do ambiente e desenvolvimento, da cultura e desporto, são olhadas como exemplo por vários organismos internacionais e demonstra o impacto que pode ter no mundo, como o evidencia este prémio.
“Águeda tem, hoje, uma imagem internacional de relevo, uma marca de qualidade e de bem-fazer”, frisou Jorge Almeida, salientando que neste evento mundial, que acontece de forma presencial após dois anos de conferências online, Águeda foi convidada a partilhar as boas práticas no painel “Comunidades prósperas”, que vai decorrer amanhã, às 14 horas (12 horas de Portugal).
O Top 100 Destinos Sustentáveis distingue as cidades que apostam em boas práticas ambientais e que promovem o turismo, é elaborado pela Green Destinations, uma fundação sem fins lucrativos, focada no desenvolvimento e reconhecimento de destinos sustentáveis. Ao publicar esta lista anual e ao partilhar os seus destinos, a organização dá a conhecer não só as boas práticas nesta área, como quais os passos dados no sentido de tornar os destinos mais sustentáveis, responsáveis e mais atrativos do ponto de vista da experiência do visitante/turista.

Ana Sofia Pinheiro

 

Plano do Governo para poupar energia tem limites à iluminação de Natal e recomenda o teletrabalho

Foi publicada esta terça-feira em Diário da República, uma resolução na qual constam as medidas do plano de poupança de energia aprovado pelo Governo.
“Como medidas com impacto imediato (na maioria, medidas de caráter temporário), destacam-se (…) as recomendações de restrições ao consumo de energia em espaços públicos, espaços comerciais ou na Administração Pública, a par das campanhas de sensibilização para a redução de consumos no setor residencial”, lê-se no documento.
Mas vamos por partes. “Para os edifícios de habitação, as medidas incidem sobretudo na criação de um programa para a substituição de caldeiras a gás natural. Para além disso, muitos dos países tencionam subsidiar equipamentos de eficiência energética e a produção de energia verde”.
Já “nos espaços comerciais, é sugerida a redução do consumo de energia com climatização, através do aumento da temperatura ambiente no verão e redução no inverno, bem como manutenção de portas fechadas em espaços climatizados. A redução da iluminação em montras e na publicidade foi também apontada como medida a tomar de forma imediata”.
Na “indústria, foi sugerido realizar acordos para uma redução voluntária de consumos, assim como realizar os investimentos previstos nos PRR para reduzir as emissões industriais” e nos “edifícios da Administração Pública, as medidas centram-se na redução ou eliminação da climatização em espaços vazios (fora do horário de funcionamento ou espaços de circulação), ajuste de temperatura (setpoints) dos equipamentos de climatização e desligar a iluminação e equipamentos quando os edifícios não se encontram ocupados. Por fim, é também sugerida a criação de plataformas digitais para monitorizar a poupança de energia do setor público”.
Destaque ainda para a sugestão de serem adotadas “práticas de gestão dos recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos (por exemplo, avaliando as poupanças energéticas do recurso ao teletrabalho), sempre que viável”, bem como “ações de informação no âmbito das poupanças associados ao consumo energético, bem como das deslocações casa -trabalho-casa”.

Natal menos iluminado e piscinas menos quentes
Entre as medidas para “reduzir o consumo de energia relacionado com iluminação interior e exterior” encontramos na resolução a indicação para que “de 6 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023” sejam ajustados “os períodos de utilização da iluminação natalícia para o horário entre as 18h00 e as 24h00”.
Terá ainda de ser desligada a iluminação interior sempre que o espaço não esteja em uso e após o horário de trabalho, promovida uma “maior utilização de luz natural e outras medidas”.
De acordo com o plano, as temperaturas dos equipamentos de climatização interior serão reguladas "para o máximo de 18.°C no inverno e o mínimo de 25.°C no verão" entre outras iniciativas.
O Governo prevê ainda a “regulação da temperatura da água das piscinas cobertas para 26°C e diminuição de 2°C na temperatura de aquecimento ambiente onde se inserem as piscinas (para 28°C)”. Mais. O Executivo pretende a "redução do tempo de água corrente e adequação da temperatura da água do sistema de aquecimento à estação do ano", bem como a "redução da quantidade de água utilizada na lavagem de pavimentos", reduzir o "número de lavagens de veículos" e outras estratégias.
Além disso, a rega será programada "para horários de menor evaporação" ligando-se depois das 20:00 no período de verão e das 17:00 no período de inverno.

Recomendações para casa
Também para os privados há várias medidas semelhantes, mas o Estado recomenda ainda a "redução do tempo de água corrente de banhos e duches e adequação da temperatura da água do sistema de aquecimento à estação do ano" e a "minimização do número de utilizações da máquina de lavar roupa e máquina de lavar louça, utilizando a sua capacidade máxima", entre outras.
"Na sua totalidade, as medidas apresentadas no Plano de Poupança de Energia 2022-2023 poupam 188 mcm [milhões de metros cúbicos] de gás natural, o que representa 5% do consumo face ao período de referência", lembrou o executivo no diploma.
O Plano de Poupança de Energia 2022-2023 contempla medidas com prazo de implementação inferior a três meses, e que representam uma redução de 3% face ao período de referência", sendo que "atendendo ao objetivo voluntário de redução de 15% do consumo, consegue-se alcançar 19 % do objetivo com as medidas imediatas e 31% do objetivo com o total das medidas".
No entanto, "no caso de ser declarado alerta da União, o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 passará a ser de caráter obrigatório e poderá contemplar medidas excecionais", avisa o Governo.

SIC Notícias

Silves | LADO B TRAZ O GRUPO PAUS AO AUDITÓRIO FRANCISCO VARGAS MOGO

 O LADO B da Câmara Municipal de Silves, regressa no dia 14 de outubro pelas 21h30, com o grupo PAUS no Auditório Francisco Vargas Mogo.
O grupo PAUS tem quatro discos editados, três EPs e múltiplas tours por vários continentes. O novo disco “YESS” junta o sabor de uma visita inspiradora a São Paulo e várias experiências de colaboração e mistura. Conta com a colaboração nos arranjos para sintetizadores modulares do brasileiro Grass Mass. Este trabalho de texturas eletrônicas ajudou o som de “YESS” a expandir o imaginário do que pode ser um disco do grupo PAUS das pistas de dança aos escuros clubes de punk rock, das rodas de batuque das ruas de São Paulo às raves de Berlim.
A banda, após 10 anos, continua sem medo de arriscar, de se rir de si própria e de mudar.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos através da bilheteira online BOL em: https://cmsilves.bol.pt/ e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao concerto, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
Classificação etária: M/6
+ info: tel. 282 440 800 (ext.2742) | cultura@cm-silves.pt
 

...

Covilhã | PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO ESPAÇO C3D MAKERSPACE C3D RUMA À COREIA DO SUL PARA INTEGRAR CONGRESSO DE CIDADES EDUCADORAS


De forma a comemorar o seu primeiro aniversário, o Espaço C3D Makerspace estará de portas abertas, no próximo dia 4 de outubro, das 10h às 18h30, proporcionando momentos de partilha e criatividade onde todos poderão utilizar os equipamentos e atividades disponíveis no espaço.
Aberto à comunidade desde setembro de 2021, na Biblioteca Municipal, o C3D Makerspace é um espaço educativo pensado para trabalhar o combate ao insucesso escolar, através da identidade e da memória local. Assenta nos pilares da criatividade e da inovação, da apropriação da identidade local, da criação e da difusão do conhecimento, e assume como principais objetivos o ensino, o design e a inclusão social.

No passado ano letivo a base de trabalho centrou-se na interligação entre história / património local / identidade através da figura de António Esteves Lopes. Este ano, o espaço irá abordar a nossa herança cultural e patrimonial com o tema “A Arte Nova na Covilhã”.

BALANÇO DE UM ANO DE ATIVIDADES

PARA TODA A COMUNIDADE - Neste primeiro ano, O projeto dedicou as suas atividades a toda a comunidade, com especial foco nas comunidades educativas do município da Covilhã, a par das famílias com crianças e jovens, partindo do tema “António Lopes: Vida e Obra”. Respetivamente, nas comunidades educativas foi possível trabalhar com os quatro agrupamentos de escolas ao longo de 15 atividades diferentes, repartidas em cerca de 150 sessões, contactando com mais de 3.200 alunos. Quanto às atividades destinadas às famílias, iniciadas em março de 2022, decorreram não só nas instalações da Biblioteca Municipal, mas também noutros espaços da cidade, como por exemplo na Feira Nacional de Artesanato e Design. Destaca-se a forte adesão e procura deste tipo de atividades, tendo sido realizadas, até ao momento cerca de uma dezena de atividades, com mais de 20 famílias diferentes.

NAS FÉRIAS - Além destas sessões, o C3D esteve também presente nas férias dos mais novos, proporcionando aos ATL’s e CAF’s momentos divertidos, de criatividade e de experimentação. Neste contexto foram promovidas 5 atividades distintas no período de interrupção letiva para cerca de 20 instituições, num total de mais de 1.800 crianças e jovens.

A NÍVEL NACIONAL - Tendo por base a missão do serviço público, a ação do C3D ultrapassou as paredes do espaço e, até ao momento, marcou presença em congressos, formações e momentos de partilha nacionais. Assim, a nível nacional estiveram presentes no 2º Encontro Bienal do Plano Nacional das Artes, onde apresentaram duas atividades, e participaram no painel do “Webinar BAD: Conversas entre margens”, promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação com o tema “Makerspaces em Bibliotecas”. Quanto à divulgação nacional, além de artigos que referem o Espaço C3D- Makerspace Covilhã como um caso de estudo nas diferentes áreas de ensino, foram publicadas duas notícias nos Boletins da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras que dão conta de atividades ligadas à criatividade e ao design.

A NÍVEL INTERNACIONAL - No âmbito internacional, o projeto foi divulgado na III Conferência internacional com o título “(Re)Pensar a Biblioteca Pública”, na cidade de Aveiro. Em outubro, será apresentado um Workshop, em Andong, na Coreia do Sul, integrado do XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras que permite a partilha e divulgação do trabalho desenvolvido.


Covilhã | SEMENTEIRA DE CENTEIO, CONTROLAR EROSÃO E PROTEGER AS ENCOSTAS DA SERRA

A Câmara Municipal da Covilhã em parceria com diversas entidades vai promover uma sementeira de centeio, no próximo dia 1 de outubro, no Sarzedo.

A iniciativa insere-se numa ação de estabilização de emergência para controlo da erosão dos solos e proteção das encostas através de sementeiras.

A atividade vai decorrer entre as 9h e as 12.30 no alto de São Gião, no Sarzedo.

A iniciativa conta com a parceria do ICNF, ADC, GNR e ainda Baldios de Verdelhos e do Sarzedo.

FEIRA DE SÃO MATEUS REGISTA RECORDE ABSOLUTO DE ENTRADAS E DE CONSUMOS

  
- Registaram-se perto de 1 milhão e 300 mil entradas na edição 2022 da Feira.
- Consumos aumentaram 19% em relação a 2019.
- Foi a primeira edição sem gastos públicos, já que não requereu qualquer contrapartida financeira por parte do município. 
- Já a planear a próxima edição, a organização vai apostar na certificação da Feira como o 1º evento sustentável do género no país.
 
Viseu, 27 de setembro de 2022 - A edição 2022 da Feira de São Mateus, que decorreu entre 04 de agosto e 21 de setembro, registou o maior número de sempre de entradas, fixando-se em 1.271.848, o que equivale a uma média de 25.956 pessoas por dia no recinto. Houve um aumento de 40% no volume total de vendas, sendo que 25% da faturação de bilheteira foi realizada online e com vendas efetuadas em mais de dez países da Europa e da América do Sul.
 
O balanço da edição deste ano da Feira foi feito esta manhã, em Conferência de Imprensa, e há também a destacar o facto de os comerciantes registarem uma subida de 19% nos consumos. A título de exemplo, houve um aumento de 18% no consumo de águas; de 15% no consumo de cerveja; de 13% no consumo de sumos e foram vendidos 883Kg de café. Outro impacto significativo na economia local está relacionado com as dormidas, já que agosto foi o melhor mês de sempre, com 2% acima do valor pré-pandemia. A pegada ambiental da Feira foi igualmente relevante, com mais 205% de copos reutilizáveis, o que representa meio milhão de copos de plástico poupados ao meio ambiente.
 
Para além de inúmeros espetáculos musicais, com artistas de renome nacionais e internacionais, ao longo dos 49 dias da Feira, realizaram-se diversas atividades desportivas, que contaram com a adesão de mais de 5.000 participantes, em que se destacam o Constálica Rallye Vouzela e Viseu; o 24ª Torneio Internacional de Andebol de Viseu; a 39ª Meia Maratona de Viseu e o 1º Torneio de Paddel da Feira de São Mateus.
 
Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, refere que “Não  poderíamos estar mais satisfeitos com o balanço desta nova edição da Feira de São Mateus, que foi um sucesso a vários níveis: desde o número de visitantes, passando pela oportunidade de negócio para os comerciantes e que se traduziu, também, num importantíssimo contributo para a economia da região, sem esquecer os inúmeros espetáculos musicais, que proporcionaram momentos bem passados, bem como as diversas provas desportivas que tiveram uma forte adesão”. O autarca faz, igualmente, questão de sublinhar a operação de segurança preparada para o evento, referindo que “As pessoas, na Feira, devem sentir-se seguras, porque estão sempre acompanhadas, existindo um Grupo de Coordenação de Segurança do Evento, que garante segurança permanente”. 
 
Para Pedro Alves, Presidente da Viseu Marca, entidade organizadora, “A edição 2022 da Feira de São Mateus foi, sem dúvida alguma, uma aposta ganha em todas as frentes e isso deixa-nos imensamente satisfeitos e com a certeza de que vamos continuar a querer fazer cada vez mais e melhor. Para isso, estamos já a planear a Feira do próximo ano. A aposta vai passar por garantir a certificação da Feira como o 1º evento sustentável deste género no país”. Pedro Alves adianta que “Temos o dever de criar novos hábitos a quem nos visita e a Feira de São Mateus poderá ser um veículo pedagógico, em termos ambientais”. Em relação à edição que agora terminou, o Presidente da Viseu Marca adiantou também que “foi a primeira sem gastos públicos, já que não requereu qualquer contrapartida financeira por parte da Câmara Municipal de Viseu e alcançou um resultado que permitirá à Viseu Marca executar o seu plano de atividades para o marketing territorial e branding durante o resto no ano, mitigando o efeito da sazonalidade das atividades”.

Proença-a-Nova | Candidaturas do Programa Regressar alargadas até 2024

 

Os emigrantes que se tenham tornado fiscalmente residentes em território português desde 2021, vão agora poder beneficiar do regime fiscal do Programa Regressar. O prazo da Medida de Apoio ao Regresso de Emigrantes a Portugal (MAREP) foi prolongado até 31 de dezembro de 2023, sendo o período de candidaturas até 1 de março de 2024.

A Lei do Orçamento de Estado para o ano de 2022 (Lei n.º 12/2022, de 27 de junho) introduziu alterações ao artigo 12.º- A do Código do IRS, no sentido de estender este Regime Fiscal aos sujeitos passivos que se tornem fiscalmente residentes em território português nos anos de 2021, 2022 ou 2023.

Entre os benefícios ficais destacam-se a concessão de um regime fiscal para ex-residentes, onde estão excluídos de tributação 50% dos rendimentos do trabalho dependente e dos rendimentos empresariais e profissionais dos ex-residentes regressados a território português. São elegíveis trabalhadores dependentes, empresários e rendimentos profissionais que exerça uma das atividades constantes da Tabela de atividades do artigo 151.º do Código do IRS.

O Programa Regressar, criado em 2019, visa apoiar os emigrantes, bem como os seus descendentes e outros familiares, de modo que tenham melhores condições para voltar a Portugal, nomeadamente na divulgação de ofertas de emprego, apoios fiscais, linha de crédito para apoio ao investimento, apoio no reconhecimento de habilitações académicas e aperfeiçoamento da Língua Portuguesa.

O período para apresentação de candidaturas é definido por Deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, IP e divulgado no seu portal eletrónico, sendo aprovadas candidaturas até ao limite da dotação orçamental fixada.

As candidaturas aos apoios previstos na MAREP deverão ser realizadas através do portal online do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), disponível no seguinte endereço eletrónico: https://www.iefp.pt/regresso-a-portugal

Pode ainda contactar o Gabinete de Apoio ao Emigrante do Município de Proença-a-Nova na prestação de esclarecimentos essenciais a potenciais interessados.



Relatório do «Grupo de Trabalho da Propriedade Rústica» é apresentado na Escola Superior Agrária de Coimbra

 
Realiza-se na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC), no próximo dia 29 de setembro, no seu auditório principal, com início às 10h00, a apresentação pública do relatório do «Grupo de Trabalho da Propriedade Rústica».
A apresentação do relatório (1.ª fase - diagnóstico), também disponível online no Portal do Governo, está a cargo de Pedro Bingre do Amaral, membro do referido grupo de trabalho e professor desta instituição de ensino superior.
A sessão, intitulada “A Propriedade Rústica em Portugal: titularidade, cadastro e heranças – implicações da fragmentação e da sucessão sobre a gestão do território e a prevenção de incêndios” conta com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, para a abertura, e inclui também intervenções de Dulce Lopes, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e de Joaquim Sande Silva, professor da ESAC.
O discurso de receção cabe a Rui Amaro, Presidente da ESAC.
A participação na sessão é livre e não requer inscrição prévia.

Marinha Grande | CONCERTO PARA BEBÉS COM LUÍSA SOBRAL

 A cantora Luísa Sobral é a artista convidada do próximo concerto para bebés, intitulado “Não fui eu”, apresentado na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no dia 15 de outubro (sábado), pelas 16h00.

Trata-se de um espetáculo destinado aos bebés dos 0 aos 3 anos, no âmbito da aposta do Município da Marinha Grande na oferta cultural para esta faixa etária. Estes espectáculos nasceram em Leiria, das aulas do Berço das Artes SAMP, em 1998 e, depois de percorrerem as principais salas de concerto portuguesas, sendo projeto residente em diversas salas de norte a sul de Portugal, logo marcaram presença em festivais de referência na Europa, no Oriente e no Brasil, em quase 90 salas e festivais.

Sinopse
Lúíííííísaaaaaa
Não foram os bebés
Alguém comeu um pedação da Lua. Ontem era grande e hoje encolheu. Não fui. Alguém tirou o sol do céu. De De dia brilhou, e desapareceu. Não fui. A Luísa continua a cantar e nós vamos ficando de coração apertadinho e cheios de borboletas por todos os lados. Os bebés já sabem quem é a luísa Sobral, pois as mães não param de lhes dar a ouvir e cantar Camomila, para embalar seres de todos os tamanhos. Na verdade, somos nós os adultos que desejamos ouvir uma vez mais para que para que alguém nos embale também.
Quem tiver o pedaço de Lua na barriga bem guardado... pode vir sem ter vergonha, que eu juro não olhar, só quero adormecer com o céu todo no lugar.
Sim fui eu
Para te ouvirmos cantar
Título original

“NÃO FUI EU”

Ficha Artística
Alberto Roque / Bruno Homem – saxofone barítono e ocarina José Lopes / Paulo Bernardino – saxofone alto, soprano e cavaquinho / clarinete Pedro Santos – acordeão Inesa Markava – voz e movimento Isabel Catarino / Cristiana Francisco – voz Paulo Lameiro – voz e direção Luísa Sobral – solista convidada (cantautora)
Duração - 45 minutos (sem intervalo)
Classificação Etária – Todos os públicos
Informações Adicionais

Pack bebé 0-18 meses + adulto - 7,50€
Lugares 7, 9 e 11 das Filas A a J
Pack bebé 19-36 meses + bebé + adulto - 7,50€
Lugares 1, 3 e 5 das Filas A a J
Bilhete de acompanhante 5€
Restantes lugares disponíveis na plateia.
 
NB - Os bilhetes de acompanhante não são destinados aos bebés.

Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Nova maternidade de Coimbra avança em 2023, promete ministro

Manuel Pizarro garantiu também que as negociações salariais com os sindicatos serão retomadas em outubro.
A nova maternidade de Coimbra vai avançar em 2023. A promessa foi feita pelo ministro da Saúde, à saída de uma visita ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Manuel Pizarro garantiu ainda que as negociações salariais com os sindicatos serão retomadas em outubro.
Prometida há vários anos e com local escolhido desde 2021, parece que é desta que a nova maternidade de Coimbra vai mesmo avançar. O anúncio foi feito durante uma visita de Manuel Pizarro ao CHUC.
O novo ministro da Saúde fez também questão de dizer as negociações que os sindicatos reclamam vão recomeçar no próximo mês. Na mesa das negociações estará o regime de dedicação plena que o ministro quer que comece a vigorar em 2023
Depois de uma manhã em Coimbra, Manuel Pizarro rumou a Sintra para assistir a cerimonia de comemoração do Dia do Farmacêutico. Na cerimónia, o ministro ouviu o bastonário falar da falta de recursos nas farmácias hospitalares.
A solução, segundo o ministro, está em curso: o concurso para o internato da especialidades farmacêuticas que trabalham no SNS já arrancou. Há 149 vagas abertas e mais de 300 concorrentes.

SIC Notícias

Covid-19. Portugal ultrapassa as 25 mil mortes desde o início da pandemia

Já foram registadas mais de seis mil vítimas mortais desde o início do ano, 40 delas na última semana. Portugal é o 39.º país a ultrapassar a barreira dos 25 mil óbitos.
Portugal ultrapassou este fim de semana as 25 mil mortes por Covid-19, mais de dois anos e meio desde o início da pandemia, que teve o seu primeiro caso e óbito no país registado em março de 2020.
Segundo os números da DGS divulgados esta segunda-feira, o país regista agora 25.008 vítimas mortais, 40 delas na última semana. Desde o início do ano foram registados mais de seis mil mortes por Covid-19.
A mortalidade da pandemia estabilizou desde o início do mês de agosto, estando agora nos quatro óbitos semanais por milhão de habitantes. O país regista, neste momento, quase 5,5 milhões de casos desde março do ano passado.
A barreira das 10 mil mortes causadas pela pandemia tinha sido ultrapassada a janeiro de 2021, durante a vaga que tornou Portugal no líder mundial de mortes por Covid-19.
Os 20 mil óbitos foram registados a 1 de fevereiro deste ano, durante a última vaga de inverno.
Portugal é assim o 39.º país a registar 25 mil vítimas da pandemia, sendo atualmente o 35.º país com mais mortes por milhão de habitantes.
Os EUA são o país com mais vítimas da Covid-19, o único com mais de um milhão de mortes, seguido do Brasil, com cerca de 685 mil óbitos, e da Índia, com 528 mil mortes.
No último relatório de evolução da pandemia, a DGS e o INSA alertaram para uma “possível inversão de tendência” do número de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, mas que a mortalidade por Covid-19 e a ocupação hospitalar mantêm-se estabilizadas. O número de novas infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes, acumulado nos últimos sete dias, foi de 178 casos, com “possível inversão de tendência para crescente” a nível nacional, refere o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Ricardo Jorge (INSA) divulgado esta sexta-feira.
Segundo a DGS e o INSA, o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus apresentou um valor superior a 1 a nível nacional, assim como no Norte, em Lisboa e Vale do Tejo, no Alentejo, no Algarve, nos Açores e na Madeira, o que “indica uma tendência crescente de novos casos nestas regiões”.

Castelo de Paiva | Com muita animação para festejar 25 anos. Moto Clube Paivense promove “ Convívio Motard “ no Sábado

 

A exemplo de anos anteriores, o Moto Clube Paivense vai promover, no próximo Sábado, dia 1 de Outubro, em Castelo de Paiva, o seu habitual Convívio Motard, uma jornada emocionante de grande confraternização que reúne os associados da colectividade paivense e muitos entusiastas das duas rodas de diversas zonas do país, nomeadamente representantes de outros moto clubes que costumam colaborar e fazer parceria com a congénere local.
 
Segundo Nuno Monteiro, presidente do Moto Clube Paivense, que espera uma boa adesão de participantes, o programa contempla uma recepção aos motociclistas a partir das
 10 horas, um churrasco com Porco no Espeto por volta das 12h20 bem como um passeio pela região a partir das 16h00, percorrendo parte do território municipal, com uma prova de vinhos em Real ( Quinta do Gafanhão ) e degustação de petiscos regionais, estando também prevista uma paragem na zona ribeirinha de Pedorido ( Bar Aquapura ), com a presença da Banda “Os Creuzebeks”, em jeito de tributo às Mamonas Assassinas.

Para depois, ao final da tarde, haverá lugar a um jantar convívio, com caldo verde, castanhas assadas e o bom vinho verde de Castelo de Paiva, estando a cerimónia de entrega de lembranças aos participantes agendada para as 21h00 horas na sede da colectividade, localizada em Gração, junto à antiga escola preparatória, onde está prevista animação musical pela noite dentro e algumas surpresas, com MobyDick (Rock covers band)  para além do momento de cantar os parabéns ao MCP pelos 25 anos de existência.

Para além do apoio da Câmara Municipal, esta iniciativa anual do Moto Clube Paivense que reúne sempre um grande numero de participantes, conta com a colaboração da União de Freguesias de Sobrado/ Bairros e de várias empresas da região.

Carlos Oliveira



Marinha Grande | JORNADAS DIVULGAM PATRIMÓNIO VIDREIRO

Cerca de um milhar de pessoas participaram nas diversas atividades realizadas pelo Município da Marinha Grande, no âmbito das Jornadas Europeias do Património (JEP), que decorreram de 23 a 25 de setembro. O programa incluiu entradas gratuitas nos museus, visita guiada ao património vidreiro, apresentação de um livro, workshop de teatro para crianças e visitas encenadas, que foram inspiradas pelo Ano Internacional do Vidro.

No dia 24 de setembro, as atividades começaram com a visita guiada ao património vidreiro, pelo investigador especialista Jorge Custódio, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal e APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, com o apoio da Vidrala, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

Na Praça Guilherme Stephens, a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro, e a presidente da APAI, Leonor Medeiros, deram as boas-vindas e enalteceram a importância de preservar o património histórico dos territórios. A visita iniciou-se com as explicações do arqueólogo Jorge Custódio, fazendo alusão à história da transformação do vidro.

Os participantes seguiram para o pátio da Fábrica de Vidros da Marinha Grande, recordando o restabelecimento da fábrica de vidros, em 1769, por Guilherme Stephens. Foram percorridos os espaços da antiga Fábrica da Vidraça, da antiga Fábrica do Cristal e da Oficina vidreira da Portaria e o marco da légua das lenhas do Pinhal.

Entrando no Museu do Vidro, a antiga residência dos Stephens, Jorge Custódio abordou o significado habitacional, agroindustrial, social e cultural do edifício; bem como a necessidade e redefinição do conceito do museu do vidro; sua construção, organização e decoração; separação entre os conteúdos residenciais e museológicos. A visita incluiu ainda a Avenida João Beare, para se observar a paisagem industrial da antiga Fábrica de Vidros e salientar os vestígios das suas diferentes fases históricas.

O programa da visita terminou no Museu Santos Barosa de Fabricação do Vidro (1989-1990), do grupo Vidrala, para se conhecer a fase da reorganização da indústria vidreira: vidraça, garrafaria e cristalaria.
Foram muitas as curiosidades partilhadas por Jorge Custódio, como o facto da Fábrica da família Stephens ter fabricado 535 modelos de vidros. Em 1821, empregava 513 funcionários, dos quais 36 eram mestres, 58 oficiais, 36 aprendizes e 383 carreteiros, criados ou trabalhadores. Para além disso, Guilherme Stephens, tinha ainda 1 músico, 1 cirurgião, 1 boticário, 1 médico, 1 elemento de ópera, tendo-se preocupado sempre com a educação, cultura, segurança social e saúde dos seus trabalhadores.

As Jornadas Europeias do Património integraram, no Museu do Vidro, a performance “Dança nos museus”, pela bailarina Inesa Markava.

Na tarde do dia 24 de setembro, ocorreu, naquele local, a apresentação do livro “A Fábrica de Garrafas da Martingança - 'Fábrica da Estrela’", da autoria de Tiago Filipe Duarte Inácio, que foca a história, nas suas mais variadas vertentes, da Fábrica, com recursos aos mais variados arquivos e entrevistas.

A iniciativa contou com a presença da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do presidente da Junta de Pataias e Martingança, Valter Ribeiro; do autor Tiago Inácio; do editor Carlos Fernandes; e do professor Paulo Grilo Santos que apresentou a obra.

Também no sábado, o Núcleo de Arte Contemporânea assinalou o encerramento da exposição “A persistência da matéria, 20 anos VICARTE”, com visita guiada por alguns artistas e o lançamento do catálogo da exposição.

A Casa da Cultura Teatro Stephens recebeu a peça de teatro “Vidro e outros Rococós”, pela companhia Teatro à Solta. Tratou-se de um espetáculo para toda a família, que retrata a história do Vidro em Portugal e a história da Marinha Grande, profundamente interligadas, e a forma como o desenvolvimento desta indústria potenciou o crescimento da cidade.

No dia 25 de setembro, o Museu do Vidro acolheu um workshop de teatro para crianças, dinamizado pela Associação Folhas Platónicas, e visitas encenadas que tiveram como objetivo que os mais novos pudessem saber mais sobre a história do vidro e processos de fabrico, com o registo cómico que já marca o trabalho do Teatro à Solta.

Marinha Grande | CONCESSÃO DE EXPLORAÇÃO DE ESPAÇO NO JARDIM LUÍS DE CAMÕES

 
O Concurso Público n.º 1/2022, destinado à concessão da exploração de estabelecimento de restauração e bebidas sito no Jardim Luís de Camões, na Marinha Grande, encontra-se aberto para apresentação de candidaturas.

As propostas e os documentos que as acompanham devem ser submetidas até às 23.00 horas do dia 13.10.2022.

Devem ser submetidas diretamente em plataforma eletrónica, alojada no sítio https://www.vortal.biz/pt-pt/ utilizado pela entidade adjudicante, nos termos do artigo 62.º do CCP e da Lei n.º 96/2015, de 17 de agosto, dispondo a mesma de um canal de apoio ao cliente, ao qual poderão recorrer, caso seja necessário.

As peças do procedimento e o Anúncio da publicação do Anúncio em Diário de República podem ser consultadas no link https://bit.ly/3SjlBCq

Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra assinala 50 anos

 

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) realiza, na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, um encontro para assinalar a data.
 
Com o mote “RoadMAP50 – Memória, Atualidade, Perspetivas”, a iniciativa pretende «visitar a memória da evolução do DEM e analisar a sua situação atual para perspetivar o desenvolvimento futuro. Pretende-se também que seja uma oportunidade de confraternização entre as diferentes gerações de docentes, investigadores, colaboradores e especialmente para os cerca de 5000 estudantes que já passaram pelo DEM, onde mais de 2500 obtiveram a sua graduação», afirma o Diretor do Departamento, Amílcar Ramalho.

O também professor catedrático da FCTUC sublinha que, atualmente, o Departamento de Engenharia Mecânica é uma escola que se «distingue pela excelência da formação concedida aos seus estudantes, pela qualidade da investigação científica levada a cabo nas unidades de investigação que lhe estão associadas e pelo nível de intervenção na comunidade».
 
O evento que assinala os 50 anos de engenharia mecânica na UC tem início às 9h30m e inclui a inauguração de uma fotogaleria e exposição permanente, retratando a evolução do DEM ao longo do tempo, o testemunho de antigos estudantes, debates sobre os desafios ao ensino da engenharia e sobre a relação do DEM com a sociedade e uma visita às instalações do departamento.
Ao dispor,
 
Cristina Pinto

Festival Sénior: um mês repleto de atividades dirigida à comunidade sénior

 Durante todo o mês de outubro a população sénior é a protagonista em mais de 20 iniciativas, como passeios, visitas culturais, sessões de cinema e de dança, aulas de ginástica, oficinas, peças de teatro, exposições, entre outras, que decorrem em diversas espaços e diferentes locais.
Sob o mote “A Preservar a(s) Nossa(s) História(s)”, o Festival Sénior´22, uma iniciativa do Município de Estarreja em parceria com a Rede Social integrada no Programa VIVER +, regressa na sua plenitude e decorre até ao dia 31 de outubro. Com uma programação assente em quatro áreas de intervenção: saúde e bem-estar, artes e saberes e cultura e lazer, o evento tem por objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida dos seniores do Concelho de Estarreja.
Para Isabel Simões Pinto, vereadora da Ação Social e Inclusão, o Festival Sénior, que marca o início das atividades do Programa VIVER +, que decorrem ao longo de todo o ano letivo nas IPSS e em diversos equipamentos municipais, culturais e desportivos, “é uma excelente mostra da diversidade de atividades que as pessoas idosas podem usufruir, com vista à promoção da sua autonomia, do bem-estar e da sua felicidade, apelando sempre à estimulação das memórias, histórias, saberes e criatividade desta população, que muito tem para ensinar às gerações mais jovens.”
800 estarrejenses participam no "Passeio Sénior +65", que acontece no dia 29 de setembro, para usufruir de um dia diferente, recheado de convívio e de animação. Durante este dia, os participantes partem à descoberta da cidade de Caminha e, depois seguem, para um almoço-convívio na Quinta do Cruzeiro, em Vila Praia de Âncora.
No dia 1 de outubro, Dia Internacional do Idoso e da abertura oficial do Festival, todos são convidados a marcarem presença na inauguração da exposição de pintura “Minha tela, minha aldeia” da artista Maria Augusta Oliveira, às 14h30, no átrio do Paços do Concelho. Uma artista “solitária” e “anónima”, filha das nossas terras, descoberta pelo projeto SOS VIVER + da Rede Social de Estarreja (projeto de combate à solidão e ao isolamento social). Na arte (re)descobriu uma nova forma de enfrentar as tempestades da vida e de colorir a solidão. Para comemorar esta data, há ainda “Arraial na Praça”, a partir das 14h30, que tem como objetivo dar a conhecer e celebrar o meritório trabalho das Instituições, Associações e Coletividades que constituem a Rede Social de Estarreja. A autarca nota que, com esta mostra, “se valorize o papel dos diversos setores e atores sociais locais e a sua importância e impacto positivo nas famílias, desde as crianças aos idosos, promovendo a divulgação do seu meritório trabalho.” Acrescenta ainda que “será, igualmente, um momento de convívio intergeracional, de partilha de experiências e boas práticas institucionais, aproveitando para apelar à responsabilidade social e espírito solidário do tecido empresarial e da comunidade em geral.”  
Há várias visitas culturais para usufruir. Embarcar no Navio-Museu Santo André, um polo do Museu Marítimo de Ílhavo. (Re)descobrir o Património Natural do Município, através de uma visita guiada de veículo elétrico pelo BioRia. Passear pelo circuito de arte urbana e conhecer as mais de 40 obras que nasceram do ESTAU – Festival de Arte Urbana de Estarreja, através de uma visita guiada de autocarro.
Destacando-se o papel dos cuidadores formais e informais e dos técnicos que assumem a responsabilidade pela prestação de cuidados à pessoa idosa, a iniciativa da Câmara Municipal inclui a realização de três ações: uma sessão de risoterapia “Rir+”, um workshop “Técnicas de Animação com idosos” com Luís Jacob; e uma sessão de (in)formação “Burnout no Cuidador” com Eduardo Carqueja.
Mexer o corpo é vida. Em outubro há várias atividades que promovem prática da atividade física, criando hábitos de vida saudáveis. Há uma “Tarde Desportiva”, sessões de “Yoga Sénior” e uma “Mega Aula de Zumba Gold”. No Dia Mundial da Alimentação, que se celebra no dia 16, todos estão convidados a participar na “Caminhada Viver+”.
Há ainda muitas outras propostas a não perder. “Jogos Tradicionais”, com a ACRAP, e uma “Desfolhada à Moda Antiga”, com a ACRAP e os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos do Concelho, evocando as memórias e as tradições locais. Há ainda teatro, cinema, matinés dançantes e sessões de contos para assistir.
Este festival cumpre o desígnio do programa VIVER+: promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida não só dos idosos institucionalizados, mas de toda a população sénior do concelho. E conta com a parceria de várias entidades e instituições como as IPSS; as Juntas de Freguesia; o Centro de Saúde de Estarreja - Unidade de Cuidados na Comunidade “Nós”; Centro Hospitalar Baixo Vouga; Ordem dos Psicólogos Portugueses; a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja; a Universidade Sénior do Rotary de Estarreja, as Associações / Coletividades do Município.

Mais informações e inscrições
Câmara Municipal de Estarreja
Telefone: 234 840 600
Programação completa do Festival Sénior´22.
 
Daniela Couto

Cantanhede | Columbófila vê reforçada parceria com o grupo “Os Mosqueteiros” que lhe vai permitir apoiar obras num Centro de Dia em Cabo Verde

 

O trabalho desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi recentemente reconhecido e premiado, mais uma vez, pelos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, que através da responsabilidade social da referida empresa, que voltaram a doar um vasto conjunto de materiais para a construção civil, provenientes de um dos seus ramos de negócio e que certamente, vai contribuir para as obras do Centro de Dia Padre António Cachada, inseridas na reabilitação urbana de da Paróquia de São Nicolau Tolentino, em S. Domingos, na Ilha de Santiago em Cabo Verde, bem como o apetrechamento de algumas habitações, igualmente naquele concelho.

A parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante de uma parceria estabelecia já há alguns anos, tem permitindo a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente dar continuidade a um desejo antigo da Sociedade Columbófila de estabelecer uma parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que se concretizou no passado e que permitiu o envio de já 22 contentores solidários para Cabo Verde e 1 para S. Tomé e Príncipe.

Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” ás necessidades de outras instituições do distrito de referência no acolhimento de crianças e jovens, doando parte dos bens recebidos.

O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, para além de contribuir para a obra Centro de Dia Padre António Cachada, irá também, reforçar as reservas que esta Associação tem, respondendo às necessidades imediatas das famílias carenciadas, sendo igualmente encaminhado para outros parceiros, sempre que se justifique.

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.