domingo, 7 de abril de 2024

JOÃO CAVADAS E ANA MACHADO COMPETIRAM NA CORRIDA 4 ESTAÇÕES ETAPA PRIMAVERA/VENDA DA LUISA


Com partida e chegada ao Pavilhão Desportivo Associação Recreativa Cultural e Desportiva Venda da Luísa, numa organização da Associação Desportiva 4 Estações, contando com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa, realizou-se no passado dia 7 de abril de 2024 pelas 10.30h na vila da Venda da Luísa a corrida de atletismo de estrada com a distância de cerca de 10km, designada por Corrida das 4 Estações Primavera Venda da Luísa, integrando o Circuito de Corrida 4 Estações Portugal.
Participaram nesta prova 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 10km, tendo a atleta Ana Teresa Machado, alcançado a 13ª posição na classificação geral feminina e o 6º lugar no escalão FSen.

No sector masculino o atleta João Cavadas, alcançou o 197º lugar na classificação geral masculino e o 10º lugar no escalão M55.

Com o apoio:
Streetsport Animação Turística
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)


ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO X TRILHO DOS GATOS


Numa organização da equipa de BTT e de Trail / GATÕES BTT, que contou com o apoio do Município de Montemor-o-Velho e da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, entre outros parceiros, realizou-se no passado dia 7 de abril, o X Trilho dos Gatos, edição de 2024.
Embora com o sol a acompanhar, os atletas tiveram de vencer algumas dificuldades, nomeadamente os percursos muito enlameados, nas 2 distâncias competitivas de 19km, 13km, dificuldades igualmente para os participantes na caminhada.
Participaram nesta competição 8 atletas da Secção Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 13km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2023/2024 na vertente de Trail Sprint, tendo no sector feminino, Catarina Marques, alcançado a 4ª posição na classificação geral feminina e o 1º lugar no escalão F40, Sandra Ângelo, 25ª feminina, 8ª F45 e Anabela Almeida, que alcançou a 51ª posição na classificação feminina e 14ª no escalão F45.
No sector masculino, Nelson Almeida, alcançou o 7º lugar na classificação geral masculino e o 4º lugar no escalão MSen, Pedro Cardoso, 23º masculino, 5º M45, José Machado, 48º masculino, 10º M40, André Santos, 91º masculino, 20º MSen e José Mendes, que alcançou o 110º na geral masculino e o 15º lugar no escalão M35.
Coletivamente a equipa da Secção Ar Livre e Aventura, da Sociedade Columbófila, obteve o 5° lugar entre as 25 equipas que completaram a prova de 13km.
Destaque para o pódio da atleta Catarina Marques.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

CADETES DA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO 2º ESTÁGIO PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE COIMBRA


Numa organização da Associação de Natação de Coimbra, realizou-se no passado dia 3 de abril o 2° Estágio de Capacitação Técnico de Cadetes da ANC.
Participaram neste estágio técnico, 24 nadadores do escalão de cadetes, dos clubes filiados na Associação organizadora.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada pelos seus jovens nadadores Tomás Torres, Diogo Corte-Real, Maria do Mar e Zoryana Palamar, selecionados para os referidos trabalhos de Capacitação Técnica.

Acompanhou os atletas da Sociedade Columbófila o seu treinador, Professor Hugo Tomé, técnico convidado pela Associação de Natação de Coimbra.


Programação descentralizada decorre ao longo de todo o ano. Cantanhede comemora os 50 anos do 25 de Abril com 50 iniciativas

 
O Município de Cantanhede vai celebrar os 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, ao longo de todo o ano, com uma programação descentralizada, propondo-se concretizar 50 iniciativas que refletem a importância deste incontornável marco histórico, que colocou fim à ditadura em Portugal.
Em parceria com diversas entidades, a autarquia preparou um conjunto de eventos, de áreas tão diversas como a expressão cultural, recreativa, artística ou desportiva, que vão decorrer ao longo de 2024, inclusivamente em todos os dias 25 de cada mês, além de um programa mais robusto no período de 24 de abril a 04 de maio.
Entre os dias 24 de abril a 04 de maio, estão previstas dezenas de atividades, como a 2.ª edição da “Sin+fonia pela Paz”, um momento musical que reúne compositores de diferentes países que vão apresentar vários temas.
Já no dia 25 de abril, a partir das 15h00, realiza-se a sessão solene comemorativa dos 50 anos, na Praça Marquês de Marialvas, que inclui uma performance cénica e um espetáculo musical. Antes, pelas 10h00, em Ançã, decorre a tradicional deposição de coroa de flores junto do busto de Jaime Cortesão, num momento evocativo que envolve diversas forças vivas locais (Junta de Freguesia, escolas, Phylarmonica Ançanense e demais coletividades).
Para o dia seguinte, 26 de abril, está agendado um espetáculo multidisciplinar intitulado “Liberdade: passado, presente, futuro”, junto aos Paços do Concelho, que inclui música, projeção e encenação, proporcionando ao público uma experiência visual e sonora ímpar.
Neste mesmo dia, o Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria realiza um passeio de cicloturismo intitulado “Abril Sobre Rodas / Semear Abril”.
Para a noite do dia 27 de abril está agendado um programa comum às quatro bandas filarmónicas do concelho – o “Quadrunvirato Filarmónico”. O momento musical reúne 180 músicos numa só formação musical, sob a direção da maestrina Renata Oliveira, com a estreia de uma obra encomendada ao jovem compositor Francisco Ribeiro, intitulada “Queria ser um pássaro e poder voar!”.
Já no dia 28 de abril, no período da manhã, a Praça Marquês de Marialva, no centro da cidade, é o local escolhido para dar a oportunidade ao público de expressar a sua criatividade, através da pintura, sobre o tema da Revolução do 25 de abril, numa iniciativa intitulada “Pintar (n)a Cidade”.
No dia seguinte, 29 de abril, a autarquia, em estreita articulação com a Junta de Freguesia de Ançã, realiza uma conferência com o objetivo de abordar não só o tema das comemorações, mas também celebrar os 140 anos do médico, historiador e escritor Jaime Cortesão.
O Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede preparou, para o dia 04 de maio, um momento etnográfico e folclórico, intitulado “Retrato Vivo – Identidade Cultural em Movimento”, a realizar em frente aos Paços do Concelho.
Além destas atividades, está prevista uma série de eventos adicionais ao longo de todo o ano. Entre essas ações destacam-se iniciativas organizadas pelas escolas, que contam com o apoio da autarquia.

*Paulo Cardantas 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


JOSÉ MENDES COMPETIU NA II MILHA URBANA DE EIRAS

 
Numa organização da Academia de Atletismo do Grupo Recreativo Eirense, em colaboração com a União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, a Câmara Municipal de Coimbra e a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, realizou-se no passado dia 6 de abril de 2024, com inicio pelas 16h30, a “II Milha Urbana de Eiras”, que teve o seu epicentro no centro da aldeia de Eiras e com partidas e chegadas junto à sede da “Roda Pedaleira”, percorrendo os atletas a distância tradicional de 1609,34 metros.
Participou na prova o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, José Mendes, terminando a sua prova no 5° lugar do escalão M35.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Câmara de Águeda submete 14,8 milhões de euros ao PRR para construir ou reabilitar casas


Candidaturas foram submetidas dentro do prazo previsto ao abrigo do Programa 1.º Direito e vai permitir construir ou reabilitar 125 habitações em todo o concelho

A Câmara Municipal de Águeda submeteu 25 candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, financiado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), para a a construção e reabilitação de 125 habitações em todo o concelho, que representam um investimento de 14,8 milhões de euros.
Considerando que as candidaturas que fossem apresentadas até dia 31 de março ao abrigo deste programa do PRR podem ter financiamento a 100%, ou seja totalmente suportado por fundos comunitários, foi desenvolvido um trabalho intenso pelos serviços municipais para submeter o maior número de candidaturas dentro do prazo previsto e maximizar os apoios financeiros.
Foram submetidas candidaturas que abrangem 125 alojamentos a construir ou reabilitar, entre alojamentos municipais (64), alojamentos das freguesias (32), de IPSS's (16) e de beneficiários diretos (13), envolvendo um investimento total de 14.769.305,72 euros (acrescido de IVA).
Este valor representa 53% do investimento total previsto na Estratégia Local de Habitação (ELH), “que é reflexo de todo este trabalho e denota que estamos alinhados com os melhores do país na implementação destas medidas”, realçou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que este é um instrumento financeiro que vai permitir promover a inclusão social e a melhoria das condições de habitabilidade de muitas famílias.
Este processo é mais um passo para o cumprimento da ELH de Águeda, que tem como objetivo dar resposta às necessidades de habitação no concelho, principalmente para as famílias mais vulneráveis e, por outro lado, reabilitar o edificado existente.
De referir que nesta fase, entre as candidaturas submetidas estão 64 fogos municipais (em S. Martinho e Vale Domingos), bem como 32 habitações envolvendo as Juntas de Freguesia (em Aguada de Cima; Macinhata do Vouga; Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão; Recardães e Espinhel; Travassô e Óis da Ribeira; e Valongo do Vouga).

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro