sábado, 27 de agosto de 2022

Yolanda Hopkins conquista o Rip Curl Pro Anglet!

 

Anglet (27/08/2022) – Yolanda Hopkins conquistou, este sábado, o triunfo no Rip Curl Pro Anglet, QS3000 que se disputou em França. Esta foi a segunda vitória da temporada 2022/23 no QS europeu para a surfista portuguesa, após quatro etapas realizadas. Um triunfo que coloca Yolanda ainda mais líder do ranking europeu e com a qualificação para as Challenger Series 2023 praticamente carimbada.

Depois de ter vencido há duas semanas em Newquay, no Reino Unido, Yolanda surgiu novamente em grande forma nas ondas do sudoeste francês, sendo a única portuguesa a garantir a presença nas meias-finais e, consequentemente, no dia final em Anglet. E nos heats decisivos, a surfista algarvia usou toda a experiência para carimbar o triunfo.

Com o mar a não facilitar a vida às surfistas neste dia final, Yolanda Hopkins soube sempre ser regular e competente nos heats que fez. Nas meias-finais somou 10,96 pontos que foram suficientes para bater os 8,33 pontos da francesa Tessa Thyssen. Depois, em mais uma bateria dominada desde início até final, Yolanda fez um score de 11,17 contra 9,24 da basca Ariane Ochoa, atual vice-líder do ranking, na final.

Aos 24 anos, Yolanda Hopkins destaca-se, assim, na liderança do ranking feminino, como a grande dominadora do circuito QS europeu 2022/23. Foi a segunda vitória na temporada e a terceira da carreira ao nível do QS, sendo que após seis etapas disputadas no corrente ano civil nunca ficou abaixo do 5.º posto em termos europeu. Após este triunfo, Yolanda atingiu os 5150 pontos, mais 1660(!) que Ochoa.

Uma vitória - mais uma! – que confirma o grande momento do surf feminino nacional. Isto porque é a nona vitória consecutiva de surfistas portuguesas no circuito QS europeu. Algo que acontece desde o início de 2021 e do regresso das provas internacionais de surf após a pandemia. Além dos dois triunfos de Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot venceu cinco provas, Carolina Mendes triunfou numa e Kika Veselko, que se estreou a vencer a semana passada em Lacanau, conquistou outra.

Em Anglet destaque ainda para o 5.º posto final de Mafalda Lopes e Carolina Mendes, enquanto Teresa Bonvalot e Kika Veselko terminaram no 9.º posto e Gabriela Dinis no 13.º. Após esta etapa, Portugal tem seis surfistas no top 20 do ranking feminino europeu, sendo que, além da líder destacada Yolanda Hopkins, conta ainda com o 3.º posto de Kika Veselko, o 5.º de Carolina Mendes e o 8.º de Mafalda Lopes. A fechar o top 20 e mais longe das contas da qualificação surge a júnior Gabriela Dinis.

No 12.º posto do ranking surge a campeã europeia em título Teresa Bonvalot, que, apesar de estar fora dos lugares de qualificação, está “escudada” pelo facto de estar em boa posição no ranking das Challenger Series 2022 para se tornar na primeira portuguesa da história a conseguir a qualificação para o circuito mundial de surf da World Surf League. Atualmente no 8.º posto de um ranking que apura o top 5 para o World Tour de 2023, mesmo que Teresa não consiga essa tão sonhada qualificação para a elite mundial, deverá conseguir uma vaga automática para as Challenger Series 2023, por ser a melhor europeia e uma das melhores do ranking da presente temporada.

Do lado masculino, onde o vencedor foi o francês Gatien Delahaye, Frederico Morais terminou como o melhor português no Pro Anglet, ao conseguir o 9.º posto final, enquanto o júnior Matias Canhoto, de apenas 14 anos, foi a grande sensação da prova francesa, depois de ter conseguido ficar no 13.º posto.

Em termos de ranking, Guilherme Ribeiro, que na semana passada venceu o Lacanau Pro, surge como o melhor português, ao ocupar o 11º posto. Apesar de estar fora do cut de qualificação para as Challenger Series de 2023, o atual líder do ranking nacional está bem dentro da luta pela qualificação. Mais longe, no 23.º posto, surge Frederico Morais. Afonso Antunes é 27.º posicionado, Francisco Almeida 29.º e Matias Canhoto 31.º.

A ação no QS europeu 2022/23 prossegue em Outubro, com os Açores a receberem os melhores surfistas europeus de 18 a 23 desse mês. Sendo a segunda etapa QS3000 da temporada, após esta de Anglet, a etapa dos Areais de Santa Bárbara será determinante para as contas do ranking, com a armada masculina a precisar de recuperar pontos, enquanto a armada feminina poderá carimbar uma histórica décima vitória consecutiva neste circuito.

A prova açoriana será a última do ano civil no QS europeu, mas a temporada irá continuar na primeira metade de 2022, onde acontecerão os derradeiros campeonatos que vão definir os surfistas qualificados para as Challenger Series 2023. Entre esses campeonatos deverão continuar a realizar-se dois em Portugal, um na Costa de Caparica e outro exclusivamente masculino em Santa Cruz.Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsu

Foto: Yolanda Hopkins (Crédito: WSL)

Homologação do Caminho da Geira ajudará a travar desertificação do interior

Os promotores da peregrinação a cavalo pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, que este sábado, dia 27, terminou na Catedral de Santiago de Compostela, defendem que a homologação pelas autoridades galegas e portuguesas deste itinerário jacobeu contribuirá para travar a desertificação do interior das regiões por onde passa.
“A homologação levaria à criação de novos negócios e à fixação de pessoas, à repovoação do meio rural ou, pelo menos, a que não continue o abandono, evitando-se que as aldeias caiam no esquecimento”, explica Vicente Pereiras Marquez, da Associação Rapa das Bestas de Sabucedo (Galiza), a principal impulsionadora da iniciativa.
Segundo o responsável, que até agora percorreu 11 caminhos de Santiago, “quase vêm as lágrimas aos olhos das pessoas idosas ao constatarem como é bonito haver de novo gente a passar por aldeias onde já só vai o padeiro ou o peixeiro. É uma alegria verem alguém de fora com quem possam trocar uma palavra”.
Por isso, “a homologação é muito necessária para dar vida às regiões despovoadas ou abandonadas de Portugal e Espanha”, devendo no imediato proceder-se “à manutenção e recolocação de sinalização, e à limpeza do traçado nalguns pontos”. Enquanto isso não acontece, é aconselhável o uso de GPS e um contacto prévio com as associações no terreno por parte dos peregrinos deste itinerário, que começa na  Catedral de Braga.
Aquelas dificuldades constituíram os aspetos menos positivos da jornada, como refere Vicente Pereiras Marquez, que dirigiu a peregrinação. Como pontos positivos apontou o facto do Caminho da Geira e dos Arrieiros ser “muito bonito, embora também muito duro”.
“O melhor que levamos desta peregrinação é, sem duvida, as paisagens. E uma satisfação enorme por completamos um desafio pelo qual passavam os nossos antepassados durante muitas centenas de anos”, adianta, destacando ainda “a harmonia, o companheirismo, a passagem por sítios onde alguns nunca tinham estado e a coroação do Caminho que é a entrada em Compostela e ver a Catedral”.
A peregrinação começou no domingo, dia 21, em Portela do Homem, com a participação de 15 cavalos e igual número de “cavaleiros experientes”, pois o traçado “não é aconselhável a iniciados”. No concelho de A Estrada (Galiza), juntaram-se-lhes outros cinco cavaleiros e o grupo chegou ao princípio da manhã deste sábado, dia 27. Entre o grupo inicial havia dois jovens, de 13 e 15 anos, e três mulheres; todos provenientes das comunidades autónomas da Galiza, Valência (Castellón) e de Castela e Leão (Burgos).
Em 2017, a Associação Rapa das Bestas de Sabucedo organizou a primeira peregrinação a cavalo que percorreu, embora parcialmente, o Caminho da Geira e dos Arrieiros, com a participação de oito cavalos e cavaleiros. “Hoje o caminho é mais conhecido, as pessoas colaboram mais com locais para deixar os cavalos, oferecendo água, alimentos e outras ajudas”, salienta Vicente Pereiras Marquez, agradecendo “o apoio fundamental ao projeto, pela segunda vez, das autoridades locais do Concelho de A Estrada”.
 
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019, reconhecido pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

Atividade semanal da GNR em todo o país

Entre os dias 19 e 25 de agosto
Detenções368 detidos em flagrante delito, destacando-se:

  • 88 por condução sem habilitação legal;
  • 165 por condução sob o efeito do álcool;
  • 18 por furto e roubo;
  • 40 por tráfico de estupefacientes;
  • 11 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • Sete por violência doméstica;
Apreensões:
  • 3 240 000 cigarros;
  • 1266,92 doses de haxixe;
  • 584,85 doses de cocaína;
  • 292,22 doses de liamba;
  • 51 LSD;
  • 32 comprimidos de MDMA;
  • 16 pés de canábis;
  • 13,9 doses de heroína;
  • 13,9 PCP (cogumelos – fenciclidina);
  • 12 armas de fogo;
  • Dez armas brancas ou proibidas;
  • Sete armas proibidas;
  • 263 munições de diversos calibres;
  • 3 393,67 euros em numerário.
Trânsito:
Fiscalização7 691 infrações detetadas, destacando-se:

  • 2 755 excessos de velocidade;
  • 448  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 292 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 243 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 209 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 167 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 154 relacionadas com tacógrafos;
  • 153 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Bebé internado no Hospital de São João em estado grave com suspeita de maus tratos

Bebé de quatro meses está a ser acompanhado por uma equipa especializada de profissionais, que têm em mãos uma "situação clínica bastante complexa e preocupante".
Um bebé de quatro meses deu entrada, no dia 4 de agosto, no serviço de Medicina Intensiva Pediátrica, do Hospital de São João, no Porto, transferido de um outro hospital.
Trata-se de um bebé do sexo masculino que está em estado muito grave e com prognóstico reservado. A informação foi confirmada, ao final da manhã desta sexta-feira, pelo Hospital de São João.
Há suspeitas de que o bebé terá sido vitima de maus tratos.
O hospital confirma que o caso desta criança está a ser seguido pelo Ministério Público, DIAP, PJ e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

SIC Notícias

GNR esclarece que “militar foi detido” no Posto de Nisa

 
A Guarda Nacional Republicana confirmou "a detenção de um militar da GNR de 21 anos, no dia 15 de agosto, no Posto Territorial de Nisa, pela prática dos crimes de insubordinação e desobediência, na sequência de se ter apresentado para o serviço de patrulha entre as 8h00 e as 16h00 acusando uma taxa de alcoolemia de 1, 19 g/l, comprovada por aparelho quantitativo."

Nesse alinhamento, o militar "quando confrontado com o resultado do teste em causa, apresentou um comportamento desajustado, alterado e tentou destruir as provas, nomeadamente, o registo e resultado do teste de alcoolémia, acabando por ser detido pelo crime de insubordinação e desobediência perante os seus superiores hierárquicos. Foi conduzido à cela do Posto tendo-lhe sido retirada a farda que vestia, por questões de segurança."

A GNR confirma, também, que "foi aberto um processo disciplinar ao militar e foi solicitado ao Centro Clínico da Guarda uma avaliação e o acompanhamento psicológico/psiquiátrico deste militar."

Todos os factos foram participados e comunicados ao DIAP pelo Comandante de Destacamento Territorial de Nisa.