UPPC organiza workshop gratuito para docentes
A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) vai realizar na próxima segunda-feira, dia 17 de setembro, o workshop “Um Ano Letivo sem Burnout”, uma iniciativa gratuita dirigida a todos os docentes do distrito de Coimbra.
Com início às 17 horas nas instalações da clínica, esta formação visa dotar os participantes de conhecimentos sobre a doença, que vão desde a identificação dos sintomas e consciencialização para as consequências profissionais do Burnout, até ao desenvolvimento de estratégias de prevenção.
“A Síndrome de Burnout é um processo multidimensional, assumido como uma resposta crónica aos fatores de stress emocionais e interpessoais que ocorrem numa situação de trabalho. Atinge principalmente profissionais cujas atividades estão diretamente envolvidas com os problemas humanos, e que muitas vezes acabam por se envolver de forma intensa com as dificuldades psicológicas, físicas e sociais das pessoas, tornando-se desta forma alvo de stress profissional crónico”, explica Sandra Neves, psiquiatra da UPPC e responsável pelo workshop “Um Ano Letivo sem Burnout”.
Esta síndrome, acrescenta a especialista, “carateriza-se por sentimentos de exaustão física e emocional, despersonalização e baixa realização pessoal, bem como sintomas depressivos, entre outras alterações psicopatológicas”.