terça-feira, 25 de agosto de 2020

COMUNICADO: Caras e Caros Covilhanenses


De forma inesperada, no final de julho, o Município da Covilhã foi confrontado com a indisponibilidade do atual prestador de serviço de transporte público de passageiros, a COVIBUS, para, através de novo contrato de prestação de serviços, continuar a prestar o serviço a partir de 1 de setembro. 

Pese embora o tempo reduzido e a complexidade que a operação de transporte urbano envolve, o Município da Covilhã quer assegurar aos Covilhanenses que os transportes públicos urbanos atualmente prestados pela COVIBUS se manterão a partir de dia 1 de setembro, passando o transporte a ser realizado por um novo prestador de serviços, com os mesmos horários e bilhética aplicada. 

Este serviço será contratado até ao momento em que esteja concluído o processo de contratação pública internacional que decorre para o novo Sistema de Mobilidade da Covilhã, serviço que pretende dotar a cidade de um inovador sistema integrado de mobilidade que incluirá todos os meios e equipamentos de mobilidade da cidade, nomeadamente os elevadores e funiculares, o estacionamento, os autocarros, as bicicletas e outros meios suaves de transporte. Apesar da circunstância pandémica que o mundo vive, dados os prazos a decorrer, é expectável que o processo esteja concluído no início de 2021. 

Por outro lado, ainda no âmbito da mobilidade, mas sob a alçada da CIMBSE, enquanto Autoridade de Transporte Suburbano e Intermunicipal, os serviços essenciais que têm sido prestados terminam a 15 de setembro, aguardando o Município da Covilhã que os operadores retomem, a partir dessa data, os horários e carreiras regulares para as quais têm autorização de operação. 

Vivemos tempos de grandes desafios e a mobilidade assume cada vez mais um papel central e determinante no funcionamento e desenvolvimento das sociedades. 

Confiantes na estratégia e no trabalho desenvolvido e que se continuará a desenvolver, desde já se lamentam quaisquer eventuais transtornos que a mudança de prestador de serviços eventualmente origine, solicitando a compreensão para as falhas que, porventura, se venham a verificar, sobretudo na fase inicial, certos que rapidamente se esbaterão as dificuldades e que, a final, todos disporemos de um serviço mais amplo e de melhor qualidade no transporte urbano na cidade.

Município de Ansião Inaugura Campo de Padel em Avelar


O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António Domingues, acompanhado pelo Vereador do Desporto, Paulo Fernandes, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Avelar, Fernando Inácio Medeiros, na presença de dirigentes da Academia de Ténis de Avelar e alguns simpatizantes dos desportos de raquete, procedeu este sábado, dia 22 de agosto, à inauguração do novo Campo de Padel em Avelar. 

Desta forma, o Município de Ansião disponibiliza mais um equipamento desportivo no concelho, o qual irá permitir a prática de mais esta modalidade com crescente interesse, promovendo o desporto, mas também a atratividade do concelho de Ansião. 

O Campo de Padel de Avelar vem assim reforçar a relevância que a autarquia tem dado à dinamização desportiva, pelo que nas palavras do Presidente da Câmara, a decisão em avançar com a construção deste equipamento, num investimento de cerca de 45.000 euros, traduz bem a importância que o desporto tem assumido, enquanto componente essencial da qualidade de vida dos cidadãos. Agradeceu também a presença da Academia de Ténis de Avelar e a forte dinâmica que tem imprimido na dinamização desportiva, endereçando os parabéns a todos os elementos da ACTAV. 

A localização desta nova infraestrutura desportiva está integrada numa área composta por mais dois Campos de Ténis, potenciando o pleno uso, pelas pessoas que procuram esta nova modalidade, acrescentando vida a estes espaços e equipamentos.

Marinha Grande | CÂMARA MUNICIPAL E IEFP ANALISAM MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES FORMATIVAS

A Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande reuniu no dia 19 de agosto, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a direção do “Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria”, estrutura local do IEFP, IP de forma a perceber como está a evoluir a situação do emprego na nossa região, a oferta e procura no mercado de trabalho, os programas de apoio às instituições de apoio social e programas de estímulo às empresas, nesta situação especial de pandemia.

O IEFP manifestou a sua preocupação por ver o mercado com menor oferta de trabalho e pelo aumento do número de desempregados inscritos no centro de emprego de 1182 (em janeiro de 2020) para 1710 pessoas (em julho 2020) no concelho da Marinha Grande, tendo havido um aumento do êxodo de migrantes provenientes maioritariamente de Lisboa para a Marinha Grande.

A direção do “Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria” comunicou ainda à Presidente da Câmara Municipal que, devido à pandemia de COVID-19, teve que reorganizar o Pólo de formação da Marinha Grande de acordo com as novas regras de segurança, localizado na Zona Industrial da Marinha Grande. Para além disso, o edifício do Centro de Emprego da Marinha Grande, na avenida Victor Gallo, a 15 de setembro entrará num período de cerca de 9 meses de obras de requalificação e, por isso, este serviço recentrar-se-ão no Pólo de formação do IEFP, sito na Zona Industrial de Casal da Lebre.

A Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, manifestou “total disponibilidade para colaborar com o IEFP em todas as suas ações de forma a estimular e qualificar o emprego no concelho da Marinha Grande”. Nesse sentido, e porque se prevê um aumento no desemprego decorrente da pandemia, a CMMG e o IEFP celebrarão um acordo de parceria para formação profissional e para a cedência ao IEFP de salas de formação no Centro Empresarial Municipal da Marinha Grande de forma a que este instituto consiga garantir formação profissional à população e às empresas.

Proença-a-Nova | Município divulga oportunidades de emprego das empresas do concelho


A Câmara Municipal de Proença-a-Nova encontra-se a divulgar ofertas de emprego de empresas do concelho na sua página oficial do Facebook tendo em conta o alcance da mesma e o potencial de chegar a pessoas não só da região, mas também de outros pontos do país através das partilhas realizadas. No total, estão disponíveis cerca de 45 postos de trabalho em que as competências oscilam entre a licenciatura (engenharias mecânica e química), a qualificação técnica (serralheiro ou pedreiro) ou sem experiência prévia. Todos os pedidos de informação e envio de currículos estão a ser canalizados para o Gabinete de Inserção Profissional do Município (gip@cm-proencanova.pt) que reencaminhará a informação recolhida para as respetivas empresas. Também as empresas que desejem ver as suas ofertas divulgas por esta via devem contactar o GIP. Adicionalmente, em coordenação com o Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor, estão a ser divulgadas as medidas de apoio ao emprego disponíveis, seja através do programa +CO3SO, do Emprego Interior MAIS - Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável, que integra o programa "Trabalhar no Interior", ou as medidas do próprio Município.
No âmbito do +CO3SO, os apoios estão disponíveis para a criação do próprio emprego ou empresa por desempregados ou inativos que pretendam voltar ao mercado de trabalho e para projetos de investimento para a expansão de pequenas empresas e microempresas existentes de base local ou para a criação de novas empresas e pequenos negócios. Este apoio, atribuído ao longo de 36 meses sob a forma de subvenção a fundo perdido, comparticipa a 100% os custos diretos com os postos de trabalho criados (salários e contribuições para a Segurança Social a cargo do empregador), bem como um adicional de 40% sobre esses mesmos custos.
No caso do Emprego Interior MAIS - Mobilidade Apoiada, os trabalhadores que se mudem para os territórios do interior para trabalhar têm acesso a um apoio financeiro direto, que será de 2.633 euros, a que acresce uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar (até ao limite de 1.316 euros). Será ainda comparticipado o custo de transportes de bens, até ao limite de 878 euros. Estão abrangidos os trabalhadores desempregados ou empregados à procura de novo emprego. Os beneficiários terão de ter um contrato a tempo completo (com duração mínima superior a um ano) e está também abrangida a criação do próprio emprego. As candidaturas terão de ser submetidas nos 90 dias seguintes à celebração de contrato de trabalho ou da criação do próprio emprego ou empresa. Existem também apoios específicos para emigrantes, com um apoio inicial de 3.291 euros.
Quanto aos apoios municipais, de forma a incentivar a realização de estágios profissionais, é atribuído um apoio complementar relativo ao valor aproximado que a entidade patronal suporta com a Segurança Social do estagiário. Para os níveis de habilitação mais elevados, propõe-se um apoio financeiro correspondente a 23,75 % da bolsa de estágio, com o valor máximo de € 1.500,00 pelo período de nove meses. Pela celebração de um contrato de trabalho após estágio profissional, de duração mínima de 12 meses, o empregador receberá apoio financeiro correspondente a 23,75 % do vencimento base.
São estas as ofertas de emprego atualmente disponíveis no tecido empresarial do concelho: assistente de direção - licenciatura em gestão ou economia (1), construção civil – revestimento de tetos em placas de gesso e pavimentos (2), operários fabris indiferenciados (3), polidor manual (1), engenheiro mecânico / produção industrial (2), engenheiro de maquinação / manutenção CNC (1), eletromecânico / técnico de manutenção (1), manobrador de máquinas terraplanagem (2), orçamentista de serralharia civil (1), engenheiro químico (1), técnico de mecatrónica (1), técnico de serigrafia (1), administrativo (3), chefe de turno (2), pedreiro (3), ajudantes de ação direta (2), acabador de 1ª (1), canteiro (1), serralheiro (5), ajudante de serralheiro (1), soldador (1), operadores de processo (5), trabalhadores avícolas (2), empregado de limpeza (1), padeiro (1) e guarda noturno (1).

Portugal defronta Suécia em Alvalade e França na Luz para a Liga das Nações

Portugal vai defrontar a Suécia no Estádio José Alvalade, em 14 de outubro, e a França no Estádio da Luz, em 14 de novembro, para a Liga das Nações, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol .

Em comunicado, a FPF deu conta dos locais dos próximos quatro jogos em solo português dos campeões europeus, promovendo o regresso ao Estádio José Alvalade em 7 de outubro, com a receção, em jogo particular, da Espanha.
Uma semana depois, a equipa comandada por Fernando Santos volta a jogar no terreno do Sporting, diante da Suécia, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações.
Os encontros de novembro vão ser disputados no vizinho Estádio da Luz, palco de um jogo particular com Andorra, no dia 11, e do embate com a França, campeã do mundo e vice-campeã da Europa, marcado para dia 14.
Portugal começa a defender o título da Liga das Nações, conquistado em 2019, no dia 05 de setembro frente à Croácia, no Estádio do Dragão, no Porto, e três dias depois desloca-se a Solna, nos arredores de Estocolmo, para defrontar a Suécia.
A seleção nacional ainda não efetuou qualquer jogo em 2020, devido à covid-19. O último encontro aconteceu em 17 de novembro do ano passado, no triunfo por 2-0 no Luxemburgo, que valeu a qualificação para a fase final do Euro2020, que, entretanto, foi adiado para 2021, devido à pandemia.
Lusa

FASCINAÇÃO RECÍPROCA


  • Péricles Capanema
A França tem nova embaixadora no Brasil, Brigitte Collet [foto ao lado]; assume o posto em momento de dificuldades nas relações entre os dois países. Passo ao lado dos assuntos espinhosos, não têm relação próxima com o tema de que vou me ocupar. Objeto também espinhoso. As matérias rugosas precisam ser ventiladas.
A nova representante gaulesa fez saudação de praxe aos franceses residentes no Brasil. Está na rede (“Premier message à la communauté française de l’ambassadrice, Mme Brigitte Collet”). Nela, a diplomata mencionou realidade cada vez menos lembrada, a “fascinação cultural recíproca” existente entre o Brasil e a França. Vem de longe, está inscrita na história dos dois países. Só vou analisar, na fala da embaixadora, a expressão acima referida, o resto fica para outra hora, se ensejo houver.
Nada mais verdadeiro, nada mais justificável que recordar a “fascinação cultural recíproca”, campo com enorme poder evocativo. Contudo, verdade triste, não apenas é expressão cada vez menos lembrada; pior, está se apagando por causas várias o fascínio recíproco, tanto na França, como no Brasil. É tragédia sem nome, estávamos em uma aurora, ainda imersa na neblina, que, afastados os efeitos das tempestades, poderia ter dado origem a progressos autênticos.
Espiadela sobre razões do apagamento.  O deslumbramento a que alude a Sra. Collet não é (ou era) apenas cultural. Ou era cultural em acepção ampla; como André Malraux via a cultura, “herança da nobreza do mundo”; de outro modo, junção harmoniosa de altas perfeições vicejando nos vários âmbitos da vida humana. O fascínio mútuo, encarando mais fundo, era a percepção de traços de personalidade, de valor extraordinário que, pelo enlevo assimilativo, completariam os “role models” predominantes nas duas culturas.
De nossa parte, olho daqui para lá, lembrando a distinção filosófica entre ato e potência, fascinava-nos sobretudo atos, realidades já construídas; uma ou outra vez energias latentes se transformando em atos. Examinando de lá para cá, minha opinião, os franceses eram sobretudo fascinados por potencialidades que avistavam no Brasil (em especial nas pessoas com as quais entravam em contato, para ser mais preciso). Tais pessoas, em geral, ou eram de condição social privilegiada, ou eram de inteligência e cultura privilegiadas. Ou ambas. Constituíam escol, representativo do que de melhor o Brasil, país ainda muito pobre, poderia na época oferecer ao mundo. Por indução, com base em tais amostras, era possível conceber noção real, traços gerais, esboço um tanto brumoso, do que o Brasil um dia poderia chegar a ser, se, entre outros esforços, continuasse aperfeiçoando e tornasse patrimônio comum do povo os valores psicológicos e morais percebidos naqueles encontros, expressos no comportamento.
Tal realidade incipiente de enorme riqueza potencial foi destroçada quase por inteiro. Não foi só desleixo. Houve ação contra, por vezes encarniçada. Se, em vez de lançar pedras, impulsionadas por preconceitos obscurantistas, tais grupos sociais — pessoas, também — fossem, com senso das proporções, prestigiados na vida da nação, ao longo das décadas teríamos tido das mais benéficas e produtivas iniciativas de inclusão social. Uma política autenticamente popular, e sem gastar um tostão do erário nisso. Por contato e admiração, círculos cada vez mais amplos, de forma gradual, partilhariam, ainda que de maneira diferenciada, tais maneiras de ver a vida, de grande potencial de ascensão (fonte de fascínio de estrangeiros que viviam no Brasil, em particular de franceses) florescentes então em particular em ambientes pequenos.
Nada ou quase nada disso aconteceu. Tais grupos informais — moldados por valores, percepções delicadas, modos de viver próprios —, repito, foram sufocados pela desatenção geral, quando não objeto de mofa e desprestígio. Surgiram outros “role models”, ocuparam a cena, relegando os anteriores, como velheiras inúteis, aos desvãos não frequentados das casas.
E era em tais grupos, ilhas no interior dos mundos da cultura e da sociedade educada, que latejava mais forte o fascínio pela França. Em direção contrária, ali em geral estava mais brilhante a origem do fascínio que o Brasil exercia na França. Fascinação recíproca, lembrou a embaixadora. Restam fiapos.
Em vez da subida em número e qualidade de setores autenticamente representativos e da ascensão popular generalizada, disse atrás, novos “role models” dominaram, postiços e caricatos, e com eles se impuseram socialmente em grande número de casos desigualdades desagregadoras e igualitarismos atrofiantes. Primarismos, boçalidades, má educação, incompreensão da vida, quando não a imoralidade solta, em boa parte são marcas distintivas dos primeiros lugares nas cenas pública e social do Brasil de hoje. Basta observar o que vemos e comparar com o que tivemos como figuras de expressão. São marcas da opção preferencial pelo atraso.
“Até o século XIX o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar uma cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. […] Descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. […] Houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas. […] Os idiotas vão tomar conta do mundo […] O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota” (Nelson Rodrigues). Aconteceu no Brasil, restam fiapos dos ambientes de inundados de simplicidade, finura de percepção e cultivo da educação, onde desabrochavam pessoas com possibilidades de orientar a sociedade e encantar quem nos visitava. Contrastam com tantos homens de relevo do Brasil contemporâneo, figuras grotescas, toscas, contrafações popularescas ou arrogantes do que outrora houve, ainda que em ambientes limitados. Quase diria, uma bênção que evolou deixou no lugar maldição cuja fedentina se entranha em tudo.
Vou dar um exemplo notável de traços do Brasil de outrora (já tenho aludido a ele) que hoje impulsionariam avanços civilizatórios, escolhido entre vários, mas já enterrado na história. Postas as condições atuais, não mais acontecerão, desapareceram os ambientes em que nasciam e se firmavam. Vem de Fernand Braudel (1902-1985) [foto ao lado], muitas vezes considerado o maior historiador francês do século passado. Morou no Brasil entre 1935 e 1937, lecionando na então recém-fundada USP. Conheceu e privou com muitos brasileiros, parte deles intelectuais de expressão, estudou autores nacionais, imergiu na vida intelectual do país. Não só isso. Frequentou casas de família, ouviu observações de pessoas de todas as condições; de outro modo, escutou as palavras e delas percebeu o tom e os entretons. Viajou. Sentiu o calor, o perfume e a cor da sociedade brasileira; sua realidade e seu passado profundos. Ao lado da instrução, veio o embebimento, a educação por osmose.
Em simpósio sobre sua obra, realizado em Châteauvallon, 1985, ano do falecimento, explicou Fernand Braudel: “Eu me tornei inteligente indo ao Brasil. O espetáculo que tive diante dos olhos era um tal espetáculo de história, um tal espetáculo de gentileza social que eu compreendi a vida de outra maneira. Os mais belos anos de minha vida eu passei no Brasil”. Em outra ocasião, meses antes, na Academia Francesa, afirmou: “O Brasil foi o grande período de nossas vidas”. Ainda, “eu me tornei menos banal [no Brasil]”. Constatou agradecido, “foi no Brasil que me tornei o que sou hoje”. Sua grande obra foi “La Méditerranée et le monde méditerranéen à l’époque de Philippe II”. Dela disse: “Não creia que eu teria escrito sobre o Mediterrâneo um livro diferente dos outros, se eu não tivesse estado antes no Brasil”. Perguntado sobre o significado de se ter tornado inteligente no Brasil, respondeu sorrindo: “Talvez tenha sido porque lá eu aprendi a ser feliz”. Claro, em boa medida, é força de expressão dizer que se tornou inteligente no Brasil, utilizada para ressaltar com mais força a gratidão sentida pelo fato de a frequentação de ambientes nacionais lhe ter aberto horizontes mentais decisivos para sua vida intelectual.
Tendo como fundo as palavras de Fernand Braudel, é melancólico constatar, fechou-se um horizonte para nós, perdeu-se inconsideradamente ativo importante. Não haverá um Braudel 2. Por razão simples: mudaram os ambientes de formação, o principal dos quais era o interior das famílias, e com isso o Brasil perdeu uma de suas mais importantes características, digamos assim, nas pegadas do historiador francês, a de fazer os outros mais inteligentes, motor de progresso real. Seria possível recobrá-la? Sem dúvida. Duas palavras a respeito. A primeira coisa, lamentar a perda. Suporia reatar com aspectos do passado, um meia volta volver; quase uma ressureição. Para tal, pedir a Deus, claro. E ainda conhecer direito o que terá encantado tanta gente, pôr de lado contrafações. Daí, ambientes domésticos, comportamentos e “role models” renovados. Outro título para o artigo: brado de afeto e angústia.
ABIM

FESTIVAL DUNAS DE SÃO JACINTO COM BALANÇO POSITIVO


Regresso marcado para 20 a 22 de agosto de 2021
O Festival Dunas de São Jacinto, que aconteceu de 21 a 23 de agosto, encerrou no domingo a edição 2020 com um balanço muito positivo.
Apesar das condicionantes provocadas pelo Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19, os três dias de Festival envolveram todo o território de São Jacinto, com a realização de várias atividades desportivas, náuticas, de música e cultura, com o objetivo de promover a partilha e o convívio entre visitantes, população e instituições.
O “PRIO Air Show” voltou a ser um sucesso, com os aviões que sobrevoaram São Jacinto na tarde de sábado, 22 de agosto, a darem um grande espetáculo a todos os que assistiram.
Os espetáculos aéreos “invadiram” também a noite de São Jacinto, nos dias 21 e 22 de agosto, com centenas de pessoas a assistirem ao “Aeroshow”, uma performance única em Portugal, onde dois planadores ingleses apresentaram acrobacias aéreas lançando fogo de artifício em sincronização com um espetáculo piromusical em terra, cheio de som e cor, e que fizeram as delícias de quem assistiu.
Dos vários espetáculos do Festival, destaque ainda para os concertos de Bárbara Tinoco no sábado e dos Ganda Malucos, no domingo, que animaram as ruas desta localidade de Aveiro, em conceito de Trio Elétrico.
Sublinhado especial ainda para as atividades desportivas ligadas ao mar e à praia, desde as várias modalidades náuticas, como foi o batismo de canoagem realizado pelo IDEC Cacia, o Stand Up Paddle (SUP) com a Coletividade Popular de Cacia, a pintura de um mural de autoria de André da Loba ou a visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
O “Eco Taxi” aconteceu pelo segundo ano consecutivo, na troca de plástico, vidro, ou outro tipo de lixo, recolhido na praia, por viagens de bicicleta durante os três dias do Festival. Durante estes três dias foram percorridos cerca de 500 quilómetros, o que equivale a uma ação de carbono zero por não emitir gases nocivos para a atmosfera.

Sucesso e caminho definido para 2021
Para Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), “a 4.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto foi um sucesso, que incluiu uma boa gestão das condicionantes determinadas pelas medidas de Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19”.
O Autarca sublinha que a edição deste ano “foi uma aposta ganha, apesar da redução do orçamento em 40%, passando de um investimento de 160.000€ em 2019, para apenas 95.000€ na presente edição de 2020, procurando um bom equilíbrio entre a qualidade e a necessidade de redução da dimensão dos espetáculos e aumento da segurança para todos os espectadores e participantes”, reforçou.
A CMA agradece a todos os parceiros envolvidos na execução da 4.ª edição do festival, desde entidades, associações e comuns cidadãos do nosso Município que fazem parte deste processo de crescimento do evento.
O Presidente Ribau Esteves dirige “uma palavra especial de agradecimento ao Regimento de Infantaria nº 10 e ao Exército Português, que disponibilizou a pista do RI10 para as operações com aviões deste Festival 2020, marcando também a determinada aposta da CMA de voltar a ter atividade de aviação civil ligeira em São Jacinto, em boa cooperação entre o RI10 / Exército e a Câmara Municipal de Aveiro, com o envolvimento de Parceiros Privados”.
“O Festival Dunas de São Jacinto é uma aposta política ganha, que vamos continuar a fazer crescer, partilhando uma palavra de agradecimento a todos quantos lhe deram vida, na produção e na fruição”, concluiu o edil.

Organizado pela CMA, o Festival Dunas de São Jacinto regressa em agosto de 2021, entre os dias 20 e 22, inspirado na relação com o património ambiental preservado e continuando a utilizar bem as suas mais recentes conquistas: a Marginal, o Molhe Norte e o Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf) para promover o território e trazer mais e melhor oferta musical, ambiental e desportiva aos nossos concidadãos.

FESTIVAL DUNAS DE SÃO JACINTO
20 a 22 de agosto de 2021
Entrada livre

36 plantas de cannabis apreendidas em estufa de Vagos

A GNR de Aveiro, através do Posto Territorial de Vagos, no dia 21 de agosto, deteve dois homens, ambos de 25 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho Vagos.

No decorrer de uma ação de policiamento no âmbito da Operação “Floresta Segura”, os militares da Guarda verificaram dois homens junto a uma estufa com estrutura metálica, equipada com um sistema de energia solar concebido para alimentar uma bomba de água que, por sua vez, irrigava diversos pés de cannabis plantadas no seu interior. No decorrer das diligências policiais, foram apreendidas 36 plantas de cannabis, assim como o diverso material utilizado na produção das plantas.

Os dois detidos foram constituídos arguidos foram presentes ontem, dia 24 de agosto, a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Vagos.

Conhecidos na 1ª Meia-Final em Salir, os primeiros 7 Finalistas às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Realizou-se a primeira Meia-Final na Vila de Salir, com transmissão em direto na RTP1 e RTP Internacional, e os 7 Patrimónios mais votados que ficaram apurados como Finalistas são:
  • Braga - FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA - Braga
  • Castelo Branco - CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Belmonte
  • Faro - FESTA DA ESPIGA - Salir
  • Lisboa - COLETE ENCARNADO - Vila Franca de Xira
  • Lisboa - SANTO ANTÓNIO, FESTAS DE LISBOA - Lisboa
  • A. Madeira - BAILINHO DA MADEIRA - Calheta
  • Viana do Castelo - ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA - Caminha
“Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias -finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas® e da RTP.
Isto é serviço público, para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o Interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber.” palavras de Deodato João, Presidente da Junta de Freguesia de Salir e Anfitrião desta 1ª Meia-Final.
“Foi uma meia-final que expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso e que demonstra bem a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares. Muito obrigado às gentes de Salir que nos receberam.”, palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas.
A estes 7 patrimónios FINALISTAS vão-se juntar os outros 7 que irão ser apurados no dia 30 de agosto, na 2ª Meia-final a realizar-se em Torres Novas.
Gala da Declaração Oficial, realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular® – Sical.

VAGOS: GNR recuperou dois veículos roubados

A GNR de Aveiro, através do Posto Territorial de Vagos recuperou dois veículos roubados no dia 21 de agosto, cujos autores são suspeitos de um conjunto de roubos com violência e sequestro nos concelhos de Aveiro e Ílhavo.
Na sequência de uma ação de policiamento, os militares da Guarda detetaram dois veículos roubados a circular na via pública. Um deles foi intercetado de imediato, culminando na constituição de arguido do respetivo condutor, de 25 anos.
No decorrer das diligências policiais, foi possível identificar o condutor, também de 25 anos, do outro veículo roubado, tendo sido igualmente recuperado. Ambos os veículos foram devolvidos aos respetivos proprietários.
Todos os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vagos e a Polícia Judiciária informada.
As ações contaram com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal de Aveiro.

Greta Thunberg regressa à escola

A jovem sueca Greta Thunberg anunciou que vai regressar à escola, depois de um ano sabático em que se dedicou a promover, à escala internacional, a luta contra as alterações climáticas.

"O meu ano sabático terminou. E sinto-me muito bem por regressar à escola!", escreveu a adolescente de 17 anos em mensagem divulgada através da rede social Twitter, complementada por uma fotografia, em que aparece sorridente, com um saco às costas e uma bicicleta pela mão.
Escolarizada até junho de 2019, com o 9.º ano, Greta Thunberg seguiu com frequências aulas em linha, devido às suas numerosas deslocações.
Quando se esperava que regressasse às aulas, no recomeço destas, em 2019, a jovem anunciou um ano sabático para se deslocar à COP25 (25.ª Conferência das Partes -- conferência da ONU sobre alterações climáticas), prevista para Santiago do Chile, que veio a ser anulada pelos graves conflitos sociais e transferida para Madrid.
Recusando-se a usar o avião, para limitar a sua pegada carbónica, acabou por regressar à Europa através de uma embarcação, um catamarã, de um jovem casal australiano, após 11 semanas muito preenchidas no continente americano.
Aqui, teve reuniões com dirigentes mundiais na ONU, encontrou-se com o ex-presidente norte-americano Barack Obama, recebeu as chaves da cidade canadiana de Montreal e viajou pelos EUA e pelo Canadá a bordo de um Tesla emprestado por Arnold Schwarzenegger.
Lusa

Empresário entrega providência cautelar para travar a Festa do Avante

O representante de uma marca de equipamentos audiovisuais entregou esta segunda-feira no tribunal do Seixal uma providência cautelar para travar a Festa do Avante!, organizada pelo PCP. A informação está a ser avançada pelo jornal digital Observador, que aponta como autor Carlos Valente, presidente do Palmelense Futebol Clube e representante da Pioneer em Portugal.
Carlos Valente, representante de uma marca que fornece equipamentos a festivais e discotecas, entregou esta segunda-feira no tribunal do Seixal uma providência cautelar com o objetivo de impedir a realização da Festa do Avante!, diz esta segunda-feira o Observador. Segundo aquele jornal, Carlos Valente reclama do facto de o PCP estar a preparar uma atividade económica impedida a outros.
A mesma fonte adiante que esta é uma ação urgente, devendo agora o juiz ouvir a organização da Festa para decidir se aceita ou não a providência. Caso seja aceite, o evento pode mesmo ser suspenso — ainda que partido tenha sempre a possibilidade de impugnar a decisão.
Com as discotecas fechadas e os festivais adiados, o setor audiovisual tem sentido os impactes da pandemia, mesmo numa altura em que já estão a ser feito vários eventos públicos.
Na semana passada, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, garantiu que o partido está a trabalhar para "garantir com êxito" a realização da Festa do Avante!, tomando as medidas de proteção "necessárias", na sequência da pandemia da covid-19.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a analisar os moldes em que pode ser realizada a Festa do Avante! e aguarda mais documentos técnicos dos promotores comunistas antes de dar o seu parecer final.
A diretora-geral da Saúde, Graças Freitas, afirmou na quarta-feira que a DGS "elencou uma série de parâmetros que ainda precisa de conhecer" e aguarda que os promotores os façam chegar à entidade que vai avaliar as condições sanitárias do evento.
"Os trabalhos de preparação são de rigor e minucia e implicam, da parte das várias estruturas envolvidas, uma ampla conversação. A DGS elencou uma série de parâmetros que precisa de conhecer para se poder pronunciar", explicou Graça Freitas.
O PCP já anunciou que vai limitar a entrada na Festa do Avante! a um terço da capacidade total, ou seja, para cerca de 33 mil pessoas, devido ao contexto de pandemia de covid-19.
O espaço de 30 hectares das Quinta da Atalaia e do Cabo da Marinha, na Amora (Seixal), vai assim proporcionar cerca de nove metros quadrados para cada militante ou visitante, entre 04 e 06 de setembro.
Em recente comunicado, os comunistas garantem "toda a responsabilidade" e "condições" para o "usufruto em tranquilidade e segurança".
A definição das orientações de segurança e das condições de realização da Festa do Avante, por causa da pandemia de covid-19, ainda não está fechada, revelou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
“As regras não estão encerradas. A DGS está a analisar o evento como aquilo que é: Um evento de massas. É uma análise de muito pormenor, que permita que o evento possa decorrer com as regras em vigor e que permitam a segurança de quem for ao evento”, afirmou a diretora-geral da Saúde.
Madremedia

Covilhã | FEIRA DE SÃO TIAGO A UM PASSO DA GRANDE FINAL DA “7 MARAVILHAS”

A Feira de São Tiago está a um passo de chegar à grande Gala Final das “7 Maravilhas da Cultura Popular”! As votações estão já abertas para a Meia-Final, a realizar no dia 30 de agosto, em Torres Novas e com transmissão em direto na RTP1. 

A Câmara Municipal da Covilhã apela a todos os Covilhanenses, aos agentes económicos, aos empresários locais e a todos os amigos da Feira de São Tiago para que, votem através do número 760 207 837, até ao próximo domingo. O custo da chamada é de 0,60 euros + IVA. Votem quantas vezes quiserem ou puderem. A concorrência é forte, nesta saudável competição. Por isso, cada chamada conta. 

Com mais de 600 anos, a Feira de São Tiago é uma das mais antigas da Península Ibérica. A 27 de Maio de 1411, por carta outorgada por D. João I, este concede à Covilhã uma feira franqueada anual, com a duração de vinte dias pelo São Tiago, devendo começar dez dias antes e acabar dez dias depois da festa do santo apóstolo. 

A Feira foi crescendo em importância socioeconómica ao longo dos anos e foi sempre acompanhando a evolução da Covilhã como cidade-serra e cidade-fábrica, com uma indústria de lanifícios cada vez mais importante e pujante. 

Ao longo dos séculos, transacionaram-se no certame os panos de lã meirinha, os fiados de seda, de algodão, de lã, e de linho; os buréis e as mantas; os panos baixos e grossos; os artigos que vinham de outras paragens, como as vergas, os vimes, a olaria ou os tradicionais brinquedos de madeira. Muito transacionados foram sempre também os produtos endógenos como a cherovia, o pêssego, o pastel de molho, a broa de milho, o queijo, e, claro, as afamadas farturas. Os mais antigos recordam com saudade o tanque dos gasolinos, o primeiro carrossel, os primeiros aviões, a primeira pista de carrinhos elétricos e até os primeiros namoros. Os dias da Feira eram o grande acontecimento social dos covilhanenses, para além de atrair visitantes de todo o país. A projeção nacional da Feira de São Tiago está bem patente em cartazes icónicos, como um de 1926 que referia “comboios especiais e a preços reduzidos na linha da Beira Baixa e das estações de Lisboa, Elvas e Marvão”. 

A Feira de São Tiago era e é o grande palco das tradições da cultura popular, onde brilhavam os grupos e associações do concelho da Covilhã, com as suas danças e cantares. Foi também na Feira que os covilhanenses se habituaram a ver atuações das maiores estrelas do fado e da canção nacionais, tendo ficado na memória de todos um célebre concerto de Amália Rodrigues. 

Na multisecular Feira, germinaram tradições, usos e costumes que passaram de geração para geração. Algumas dessas tradições chegaram aos dias de hoje. Outras perderam-se na voragem do tempo. Por isso também, esta candidatura às “7 Maravilhas da Cultura Popular” é tão importante para preservar e dar a conhecer às atuais e vindouras gerações todo o riquíssimo património imaterial que a Feira de São Tiago acumulou ao longo de séculos de história. Foi, é e continuará a ser o grande ponto de encontro de várias gerações de covilhanenses e de todos os que, ano após ano, se deslocam de todo o país para a principal Feira da Beira Interior. 

Todos guardamos boas memórias de grandes momentos de convívio, alegria e diversão na Feira de São Tiago. Agora, chegou a vez de retribuirmos. 

VOTE 760 207 837 
Apoie a nossa Feira de São Tiago! 
Apoie a Covilhã! 

Ricardo Araújo Pereira vai debater humor e política na Festa do Avante!

O humorista Ricardo Araújo Pereira vai estar presente num dos debates promovidos pela Festa do Livro inserida na Festa do Avante!.

"O humor e a política não andarão propriamente de braço dado, mas ocupam um lugar importante na vida um do outro", lê-se numa publicação da Festa do Avante! no Facebook.
O humorista participará num debate com a dirigente do PCP, Margarida Botelho, moderado pelo jornalista Pedro Tadeu, inserido na programação da Festa do Livro, que este ano passará a funcionar "numa área ampla e com sombra". A conversa acontece no sábado, dia 5, pelas 18h30.
Neste espaço decorrerão ainda outros debates: "As consequências económicas, sociais e políticas da pandemia", em torno do último número da revista "Vértice"; um debate com o ex-preso político José Pedro Soares sobre o Forte de Peniche, tendo como ponto de partida o livro "Uma Fortaleza da Resistência", de Francisco Miguel Bernardes; e ainda um debate sobre "A natureza agressiva do imperialismo", em torno dos livros "Kosovo – A Incoerência de Uma Independência Inédita", de Raul Cunha, e "Prosas em Tempos de Peste", de José Goulão.
O PCP já anunciou que vai limitar a entrada na Festa do Avante! a um terço da capacidade total, ou seja, para cerca de 33 mil pessoas, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O Avante acontece de 4 a 6 de setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal.
Madremedia

Candidatos ao ensino superior são 62.675. É o maior número dos últimos 25 anos

Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso serão divulgados em 28 de setembro, no site da Direção-Geral do Ensino Superior.

Os candidatos à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público atingiram os 62.675, o maior número "nos últimos 25 anos", anunciou esta segunda-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
"Candidataram-se 62.675 estudantes à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público no ano letivo de 2020-2021, representando um aumento de 11.384 candidatos face a 2019 (quando se tinham candidatado 51.291 estudantes até igual momento, tendo sido consideradas 51.036 candidaturas como válidas)", pode ler-se num comunicado do ministério liderado por Manuel Heitor.
De acordo com o ministério, o número de candidatos é "o mais elevado desde 1996".
A tutela estima que o número de novos ingressos no ensino superior "em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja cerca de 90 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo de 2020/21", contra 84 mil no ano passado.
Estes dados incluem o CNA que, segundo o ministério, representa cerca de dois terços dos ingressos, outras formas de entrada no sistema público, formações curtas (cursos técnicos superiores profissionais) e sistema privado.
Os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso serão divulgados em 28 de setembro, no site da Direção-Geral do Ensino Superior, podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, refere a tutela.
Para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, "o aumento de candidatos nesta fase do acesso ao ensino superior público representa um sinal de confiança dos jovens e das suas famílias na formação superior e nas suas instituições, bem como nas vantagens decorrentes da qualificação superior, especialmente no contexto da crise internacional emergente associada à covid-19".
"O aumento inédito do número de candidatos promove o alargamento da base social de apoio do ensino superior e é um sinal muito significativo para a qualificação progressiva da população residente em Portugal", continua o ministério.
No documento, a tutela sublinha que apesar de, pela primeira vez, metade dos jovens de 20 anos estarem a estudar no ensino superior, "as metas para as quais Portugal se deve orientar no contexto Europeu exigem atingir uma taxa média de frequência no ensino superior de seis em cada 10 jovens com 20 anos até 2030, assim como alargar as qualificações de toda a população, garantindo atingir 40% de graduados de educação terciária na faixa etária dos 30-34 anos até 2023 e 50% em 2030".
Lusa

Fernando Santos convocou os jogadores para os encontros frente Croácia e Suécia

O Selecionador Nacional anunciou os 25 convocados para o início da qualificação da Liga das Nações.

O Selecionador Nacional Fernando Santos anunciou, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, a lista de convocados para os jogos da Seleção Nacional A diante da Croácia e da Suécia.
Portugal, recorde-se, enfrenta a Croácia no dia 5 de setembro, às 19h45, no Estádio do Dragão, e depois desloca-se a Solna, onde enfrentará, dia 8, às 19h45, a seleção sueca. Ambos os jogos contam para a fase de grupos da Liga das Nações.
Estes são os primeiros jogos da Seleção Nacional desde o mês de novembro de 2019.

Conheça os 25 escolhidos de Fernando Santos:

Guarda-redes - Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Silva (Granada CF);
Defesas - João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Barcelona), Domingos Duarte (Granada CF), José Fonte (LOSC Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (SSC Nápoles) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);
Médios - Danilo Pereira (FC Porto), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), André Gomes (Everton FC), Bruno Fernandes (Manchester United FC), Bernardo Silva (Manchester City FC), Renato Sanches (LOSC Lille), João Moutinho (Wolverhampton) e Sérgio Oliveira (FC Porto);
Avançados - Diogo Jota (Wolverhampton Wanderers FC), André Silva (Eintracht Frankfurt), Cristiano Ronaldo (Juventus FC), Trincão (FC Barcelona), Gonçalo Guedes (Valencia CF) e João Félix (Atlético Madrid).
Fonte: FPF