terça-feira, 11 de dezembro de 2018

“Há polícias a dormir dentro de carros” em Lisboa, alerta sindicato



Resultado de imagem para Há polícias a dormir dentro de carros” em Lisboa, alerta sindicato
O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) alerta para o facto de ter polícias deslocados a “dormir dentro de carros” em Lisboa por causa de não conseguirem arrendar quartos face aos preços praticados.
“Há polícias a dormir dentro de carros”, alerta o SPP, em declarações ao Correio da Manhã (CM).
O Sindicato revela que dos novos 397 agentes acabados de formar, 280 foram colocados em Lisboa e são esses que estão a preocupar a estrutura sindical, que considera ser “proibido” viver na capital onde são pedidos 323 euros em média por um quarto.
O SPP crê que a solução poderá passar por colocar os novos agentes em casas de função.
O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) alerta para o facto de ter polícias deslocados a “dormir dentro de carros” em Lisboa por causa de não conseguirem arrendar quartos face aos preços praticados.
“Há polícias a dormir dentro de carros”, alerta o SPP, em declarações ao Correio da Manhã (CM).
O Sindicato revela que dos novos 397 agentes acabados de formar, 280 foram colocados em Lisboa e são esses que estão a preocupar a estrutura sindical, que considera ser “proibido” viver na capital onde são pedidos 323 euros em média por um quarto.
O SPP crê que a solução poderá passar por colocar os novos agentes em casas de função.
O CM cita declarações da PSP onde é garantido que a força de autoridade tem tentado que “agentes em Lisboa tenham alojamento”.
Em outubro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelava que 38 municípios portugueses, localizados maioritariamente no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa, registaram preços da habitação superiores ao valor nacional durante o segundo trimestre de 2018.

ptjornal


Hora de Fecho: Em direto/ Costa: greve dos enfermeiros "não é aceitável"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Numa resposta ao PSD, o primeiro-ministro disse que "ninguém pode morrer porque há o exercício do direito à greve" e considerou que a paralisação dos enfermeiros "não é aceitável"
A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Inspeção Geral de Finanças, no Ministério da Defesa e na Cruz Vermelha Portuguesa por suspeita de subornos em troca de informação com inspectores do fisco.
No pacote de propostas do Conselho Estratégico do PSD para a área dos fundos comunitários estão iniciativas de combate à corrupção que incluem a introdução da colaboração premiada em Portugal.
Um homem armado disparou indiscriminadamente contra os fiéis que estavam no interior da catedral de Campinas matando-se de seguida. Os bombeiros confirmaram cinco vítimas mortais e três feridos.
A Time já escolheu a "Figura do Ano" de 2018. "Os Guardiões e a Guerra à verdade" são o tema para a escolha dos jornalistas Jamal Khashoggi, Maria Ressa, o The Capital Gazette, Wa Lone e Kyaw Soe Oo.
Modelos e celebridades estiveram presentes num dos maiores eventos de moda: os Fashion Awards 2018. Aqui está o melhor (e pior) que desfilou na 'red carpet' esta noite em Londres.
500 investigadores aguardam os resultados da audiência prévia para poderem assinar os contratos. As listas podem ser ajustadas, mas dificilmente estes investigadores serão eliminados, diz FCT.
Em entrevista ao jornal catalão La Vanguardia, no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, o escritor diz que não encontra diferenças entre os cidadãos da península ibérica.
Um dia após a destituição do ex-presidente leonino, a 24 de junho, uma funcionária do clube fez dois pagamentos que se encontram neste momento sob suspeita.
Tem um currículo como poucos aos 22 anos, nasceu com a ginga que o transformou num talento precoce mas travou. A história de Kingsley Coman e a luta contra o único adversários capaz de travá-lo.
A banda nascida das cinzas dos míticos Joy Divison vai atuar no segundo dia do festival, a 15 de agosto. Os New Order são a sétima confirmação para o próximo Vodafone Paredes de Coura. 
Opinião

Rui Ramos
Desde 2015 que este governo trata os funcionários como o factor decisivo das vitórias eleitorais. As greves são a maneira de os funcionários obrigarem Costa a pagar mais pelos seus votos. 
José Mendonça da Cruz
Os discursos oficiais de Marcelo são isso: mudar para não termos que mudar demasiado. E foi uma pena que comentadores e jornalistas não os tenham lido como um corpo. 
Alexandre Homem Cristo
O governo tem uma relação de indiferença para com a verdade, dizendo o que em cada momento convém dizer e atrevendo-se até a lançar números falsos se isso, na ocasião, lhe valer elogios e manchetes.
Luís Rosa
Marcelo e Costa, que tanta força fizeram para que o processo Manuel Vicente fosse para Angola, são os grandes derrotados do caso Fizz. Prova? As 435 vezes que o nome de Vicente é escrito na sentença.
Helena Matos
Pacto sobre migrações? Não interessa discutir. Tratemos sim do atirei o pau ao gato e da devolução a África de peças que estão nos nossos museus. São os dias da cabra-cega.
MAGG

Marta Gonçalves Miranda
A jovem de 15 anos, campeã de artes marciais, estava a mexer no telemóvel enquanto este carregava na tomada. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Brasil: Depois de 40 minutos à espera, mulher dá à luz no chão do hospital

Vitória, a bebé, nasceu com 36 semanas e a mãe só a conseguiu fazer chorar seis minutos depois.
Uma mulher brasileira deu à luz na sala de espera do Hospital D. Pedro II, em São Paulo. Segundo uma nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da cidade de São Paulo, no início da tarde de segunda-feira, "a gestante chegou ao hospital no período expulsivo do trabalho de parto, sem que houvesse tempo para que fosse levada ao centro obstétrico".
Thaylane aguardou cerca de 40 minutos com dores, sem que ninguém a pudesse atender. A notícia é avançada pela Globo, segundo a qual os funcionários do hospital terão dito à grávida que não havia camas.
A mulher acabou por não aguentar e teve a filha no chão da sala de espera.
Fonte:rr

AVEIRO: GNR, JP Simões, Ana Bacalhau e Bruno Nogueira passam pela Feira até março

GNR, Ana Bacalhau com a Orquestra Sinfónica de Jovens, JP Simões e Bruno Nogueira são alguns dos artistas que constam da programação cultural de Santa Maria da Feira até Março de 2019, revelou a autarquia.
Resultado de imagem para Ana Bacalhau
O primeiro desses espetáculos será o concerto de Ano Novo por Ana Bacalhau e a orquestra da Feira no Grande Auditório do Europarque, a 05 de Janeiro, seguindo-se a atuação de JP Simões no registo mais informal da programação destinada ao ‘foyer’ do Cineteatro António Lamoso, a 23 de Janeiro.
No mesmo espaço, os GNR apresentam a 02 de Fevereiro o espetáculo que motiva a digressão "Quem?", enquanto Bruno Nogueira estará em palco com a sua nova proposta de ‘stand-up comedy’, "Depois do Medo", a 09 de Março.
Considerando que o município ainda vai acolher propostas de teatro de revista, dança contemporânea, novo circo, cinema e música de câmara, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Feira defende que o primeiro trimestre de 2019 "será de intensa programação, para uma efetiva identificação do caráter cultural do território".
O objetivo do autarca é assim "garantir o acesso equitativo dos munícipes à Cultura, consolidar as bases da formação de públicos e dinamizar projetos de literacia infantil e de jovens, assim como fomentar a aprendizagem ao longo da vida com base numa programação complementar, contínua e consequente".
Para o mês de Janeiro, marcado pela Festa das Fogaceiras, está ainda previsto para o Cineteatro António Lamoso o concerto-palestra "Canções Feirenses" no dia 06, o lançamento do álbum "RGB" pela banda local Shared Files no dia 09, o XVI Encontro de Grupos de Danças e Cantares de Janeiras e de Reis no dia 13 e o teatro de revista "Mudos, Calados e Caladinhos" no feriado municipal do dia 20.
Já a homenagem ao compositor português Pedro de Cristo pelo Coro de Câmara de Lisboa terá lugar na Igreja de Rio Meão, no dia 12, enquanto o espetáculo "Cineharmonic 4 Dance" reserva para o Europarque, a 26, o tributo aos grandes clássicos do cinema através da interpretação de conhecidas bandas sonoras.
Fevereiro passará sobretudo pelo Cineteatro António Lamoso e não apenas com GNR, mas também com o concerto do grupo Toques do Caramulo no dia 06, o espetáculo de novo circo "Sin Miedo" pela companhia espanhola Maintomano no dia 09, dança contemporânea em "Raw a Nude" a 16, o brasileiro Leo Middea a 20 e a comédia teatral "GEDE TV - Dá cá o comando" a 23.
Na mesma sala, o mês de Março terá como primeiro destaque Bruno Nogueira, mas também ficará marcado pela banda Madrepaz no dia 13, o grupo Four to Six a 27 e o programa Sinfoniónicos com vários concertos comentados para famílias a 31.
Por diferentes espaços da cidade passará ainda, de 20 a 24 de Março, o Eixos - Ciclo de Teatro de Marionetas de Portugal e Galiza.
Já no que se refere à programação de cinema da Biblioteca Municipal, o primeiro trimestre de 2019 anuncia os filmes de animação "O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos" e "Astérix: o segredo da Poção Mágica", sendo que das propostas em imagem real consta "Assim Nasce uma Estrela" com Bradley Cooper e Lady Gaga, "O Regresso de Mary Poppins" com Emily Blunt, "A rapariga apanhada na teia de aranha" inspirado na saga literária Millenium e o biopic "Green Book - um guia para a vida" sobre o pianista e compositor de jazz Don Shirley.

PJ faz buscas na Inspeção-Geral das Finanças, Ministério da Defesa e Cruz Vermelha

Em causa estão suspeitas de corrupção passiva, peculato e abuso de poder de altos responsáveis da administração pública, confirmou a TSF.
Resultado de imagem para PJ faz buscas na Inspeção-Geral das Finanças, Ministério da Defesa e Cruz Vermelha
A Polícia Judiciária (PJ) está a levar a cabo uma operação que envolve buscas na Inspeção-Geral das Finanças, confirmou o Ministério Público (MP) numa nota enviada à TSF.
"Informa-se que decorre a realização de buscas destinadas à recolha de elementos de prova relativos à prática dos crimes de corrupção passiva, peculato e abuso de poder imputáveis, indiciariamente, a altos responsáveis de serviços centrais da administração pública", segundo o MP.
As diligências "têm por objeto o apuramento de responsabilidades individuais de dirigentes da administração pública da área de serviços com a missão designadamente do controlo financeiro e fiscal do Estado, da área ministerial, incluindo uma instituição humanitária de utilidade pública e uma empresa privada".
Cinquenta inspetores no terreno
Em investigação estão "indícios da prática de atos ilícitos em procedimentos concursais, em ações de fiscalização que lesaram gravemente o Estado nos seus interesses financeiros, tendo como contrapartidas benefícios individuais dos visados".
Segundo a agência Lusa, as buscas estendem-se ao Ministério da Defesa e Cruz Vermelha Portuguesa.
A operação cumpre os mandados de busca emitidos pelo MP e pelo Juiz de instrução criminal e conta com 50 inspetores da PJ, peritos informáticos e financeiros da PJ, seis magistrados do MP e quatro auditores.
Carolina Rico / TSF

Eu, Psicóloga | Que tipo de música ajuda você a melhorar seu trabalho (e de passagem, reduzir o estresse)?



O poder da música é amplamente conhecido em muitos âmbitos, como o cinema: entretanto, o mundo profissional precisou esperar um pouco mais para descobrir o sucesso da harmonização entre música e produtividade. Uma das primeiras pesquisas nesse campo foi feita em 1972, quando ficou demonstrado que escutar uma melodia agradável durante uma tarefa melhora a produtividade, especialmente quando há ruído de máquinas.

Um dos últimos estudos foi divulgado neste ano. Foi coordenado por David Lewis, presidente da companhia Mindlab, que submeteu diversos voluntários a situações de tensão com várias melodias de fundo, e mensurou seu grau de resposta. Concluiu que escutar música reduz o estresse até em 65%. Curiosamente, Weightless, de Marconi Union, leva o troféu entre todas as canções relaxantes usadas no experimento.

Dois anos antes, Lewis, em colaboração com a MusicWorks, investigou sobre o melhor gênero musical para resolver problemas específicos no campo profissional. E chegou à seguinte conclusão: se você escuta uma música adequada, fica 81% mais rápido e 88% mais eficaz em seu trabalho. O pesquisador solicitou a 26 participantes que resolvessem durante cinco dias seguidos uma série de tarefas em um computador enquanto escutavam diferentes músicas ou quando não havia nenhum som. Isto é o que descobriu:

Se você tiver que trabalhar com números ou prestar atenção aos detalhes, o melhor é a música clássica. Os acertos dos participantes aumentaram 12% em relação ao trabalho feito no ambiente sem som. A música clássica foi, além disso, o segundo tipo de música mais bem avaliado para a correção ortográfica.

Se seu trabalho consistir em introduzir dados ou fazer correções ortográficas rápidas, a música mais eficaz é o pop. Este som anima quando se exige velocidade. Também a dance music impulsiona tarefas desse tipo. A eficácia, segundo o estudo, aumenta com relação a trabalhá-lo sem som de fundo. Imagina-se que, se você vai fazer um trabalho monótono, uma música que eleve o estado de espírito ajuda a não distrair-se e a torná-lo mais suportável.

Se tiver que resolver equações, a melhor música é a ambiente. Aqui entram aquelas melodias que ouvimos em elevadores e aeroportos, que passam despercebidas, mas que tranquilizam. Um exemplo: os temas compostos por Brian Eno.

Se você tiver que corrigir ou resolver problemas, a música dançante é para você. Esse gênero ajudou os participantes do estudo a aumentarem a precisão nos exercícios de correção ortográfica, equações matemáticas e velocidade de leitura em até 20%. Não está mau.

Não foram incluídos outros tipos de tarefas na pesquisa, como participar de uma reunião infernal, pedir aumento salarial ou fazer apresentações em público. Mas não deixa de ser um primeiro passo.

Definitivamente, a música ajuda a transformar emoções, a nos sentirmos mais eficazes e até mais relaxados. Há gêneros que ajudam mais que outros, mas como nem todo mundo gosta da mesma coisa, o melhor é elaborar uma playlist personalizada para as suas tarefas ou para cada estado de ânimo. Arrume uns bons fones e, se puder, deixe que seu cérebro dance com a melodia enquanto você se concentra no que quer realizar. Aliás, se notar que o seu colega da frente está com fones e dançando, não julgue. Talvez seja o que seus neurônios precisam para ser mais eficazes.


No passado domingo, dia 9 de dezembro | “Mãos de Sal”, teatro de marionetas no Pavilhão Multiusos de Febres

Mais de 70 espetadores de diversas idades assistiram no passado domingo, 9 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Febres, ao espetáculo teatral “Mãos de Sal”, apresentada pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Com duas protagonistas que encheram plenamente um grande palco, o espetáculo “Mãos de Sal” proporcionou uma apaixonante viagem imaginária a uma comunidade piscatória, que bem poderia ser a da nossa Praia da Tocha, recriando as lendas e tradições das gentes do mar através da voz de uma criança que sonha ser pescador. Simão, que nunca mergulhou nas águas do mar, encontra em Sebastião, antigo homem de pesca há muito afastado dessas lides, um companheiro de aventuras para a descoberta das profundezas do oceano.

“Mãos de Sal” foi apresentado no Pavilhão Multiusos de Febres, no âmbito da “Coimbra Região de Cultura”, programação cultural que inclui mais de 150 espetáculos, sempre com entrada gratuita. Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam em iniciativas pensadas para espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, tendo em vista a valorização turística dos bens patrimoniais da região.

Sobre a companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora
Fundado em 2002, o Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional que procura “a simbiose de uma linguagem simbólica que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo”. Nesse âmbito, as marionetas surgem como “elemento de suporte na procura de uma identidade cultural própria”, com o objetivo de “descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas”.

Ao longo do seu percurso, a companhia tem desenvolvido espetáculos para públicos diversificados, cujas “preocupações preponderantes da sua atividade descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes da sua atividade”.


No Município de Cantanhede | Fase de consulta pública do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios termina a 31 de dezembro


A nova proposta do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) do Município de Cantanhede encontra-se em fase de período de consulta pública até ao próximo dia 31 de dezembro. O documento está disponível para consulta no portal do Município de Cantanhede e no Gabinete Técnico Florestal todos os dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no primeiro andar do edifício da Loja do Cidadão.

As sugestões ou observações ao plano podem ser entregues, por escrito, dentro do prazo estipulado, nos serviços da Câmara Municipal de Cantanhede, ou enviados através do mail geral@cm-cantanhede.pt, devendo conter, em qualquer um dos meios utilizados, a identificação completa do seu subscritor. 

O PMDFCI de Cantanhede foi objeto de parecer favorável da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, na sua reunião de 27 de setembro de 2018, tendo já também merecido parecer vinculativo favorável do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, conforme oficio desta entidade datado de 23 de novembro de 2018.

“Aromas em vidro” nos 20 anos do Museu do Vidro








A exposição “Aromas em vidro, frascos de perfume portugueses e internacionais – Coleção Afonso Oliveira”, foi inaugurada no passado sábado, 8 de dezembro, no Museu do Vidro.

A inauguração integrou-se na comemoração do 20º aniversário do Museu do Vidro, tendo contado com a presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; do presidente da Assembleia Municipal, Luís Guerra Marques; do colecionador Afonso Oliveira; e de outros convidados.

A exposição apresenta um conjunto de frascos de perfume, em vidro, portugueses e internacionais, que constituem a coleção de Afonso Oliveira, que conta com cerca de três mil exemplares. 

Através desta seleção de frascos de perfume, a exposição "Aromas em vidro" pretende dar a conhecer a evolução da perfumaria bem como dos modelos dos frascos para perfume, podendo ser apreciados frascos das fábricas internacionais Lalique e Baccarat, e ainda das fábricas portuguesas F.E.I.S (Fábrica-Escola Irmãos Stephens), Companhia Industrial Portuguesa/Ivima, Centro Vidreiro do Norte, Fábrica dasGaivotas, Atlantis, entre outras.

Em exposição encontram-se frascos das principais marcas portuguesas de perfumaria - Couraça, Claus & Schweder, Ach Brito, Argon, Nally e Confiança de Braga - bem como de perfumaria espanhola e da icónica marca francesa Guerlain.

A exposição “Aromas em vidro, frascos de perfume portugueses e internacionais – Coleção Afonso Oliveira” fica patente no Museu do Vidro até 16 de junho de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

O programa comemorativo do 20º aniversário do Museu do Vidro é o seguinte:

12 de dezembro . Salão Nobre da Câmara Municipal
15h00 . Receção ao Alcaide do Real Sitio de San Ildefonso
15h30 . Conferência “Vidro: Identidade e Oportunidade” com Eliseo de Pablos, Fernando Quintas e Carlos Munoz de Pablos

13 de dezembro . 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h30
Estúdio Poeiras Glass
Workshop de trabalho de vidro ao vivo com Alfredo Poeiras e Diego Rodriguez - artesão do Real sitio de  San Ildefonso (Espanha) para escolas e público em geral

20h30 . Museu do Vidro
“Noite no Museu” - Visita guiada à exposição “Aromas em Vidro” 
21h00 . Atuação do Trio D. Dinis, do Orfeão de Leiria, no museu

21h30 . Casa da Cultura Teatro Stephens
Cerimónia comemorativa dos 20 anos do Museu do vidro
Visualização de Filme do Museu do Vidro
Discursos evocativos da efeméride

22h00 . Concerto “TRANSPARÊNCIAS"
Uma viagem no tempo
Sinopse |Uma viagem no tempo desde a fundação da Real Fábrica do Vidro até aos nossos dias. Viajaremos pela mão de alguns dos compositores portugueses mais marcantes, evocando as mais belas melodias aqui interpretadas pela soprano Marina Pacheco e a pianista Olga Amaro.
Partindo do ano de nascimento de cada compositor o programa percorre as várias fases de evolução da fábrica, desde a sua fundação até aos nossos dias, tendo como inspiração a leveza e transparência do vidro e a sua representação musical imaginária. 
Ficha Artística|
Soprano – Marina Pacheco 
Piano – Olga Amaro
Duração | Aprox. 60min

23h00 . Brinde aos 20 anos do Museu do Vidro

14 e 15 de dezembro
O Museu do Vidro estará aberto em horário alargado, funcionando das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 20h00 e das 21h00 às 24h00.

15 de dezembro . 14h30
Oficina infantil “Gravar com tinta”
Sinopse: Que figura pode surgir na tua gravura? Um triângulo ou uma árvore? Um desenho ao contrário? Que extraordinário! Nesta oficina podes descobrir as respostas a estas perguntas e muito mais.
Duração: 2 horas.
N.º máximo de participantes: 10 crianças.
Público alvo: crianças dos 6 aos 10 anos de idade.
Atividade sujeita a inscrição prévia.

16 de dezembro . 15h00
Oficina infantil “Construção de um caderno”
Sinopse: Vem construir um caderno onde se pode escrever para não esquecer, ou até desenhar para relaxar. Motivos inspirados na natureza que podem ser fauna e flora, tu é que escolhes agora! 
Duração: 1h30m.
N.º máximo de participantes: 10 crianças.
Público alvo: crianças dos 6 aos 10 anos de idade.
Atividade sujeita a inscrição prévia.

Mercadinhos de Natal nas freguesias


No próximo fim-de-semana, a Câmara Municipal da Marinha Grande e as entidades locais vão realizar Mercadinhos de Natal, nas freguesias da Moita e em Vieira de Leiria.

Nos Mercadinhos de Natal poderemos encontrar artigos regionais e de artesanato, através de associações de caráter social, de infância e juventude, deficiência e saúde. Estas iniciativas terão uma forte componente de animação infantil.

Na Marinha Grande, o Mercadinho de Natal está situado no Centro Tradicional da Marinha Grande.

Esta iniciativa organizada pela Câmara Municipal, conta com a colaboração das Juntas de Freguesia da Moita e de Vieira de Leiria, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB da Moita e coletividades do concelho.

A programação dos Mercadinhos de Natal das freguesias é o seguinte:

Moita 
Clube Desportivo Moitense
15 de dezembro
14h00 às 22h00 . Mercadinho de artesanato e produtos regionais

16 de dezembro
14h00 às 22h00 . Mercadinho de artesanato e produtos regionais
14h30 . Festa de Natal do JI e da EB da Moita
16h00 . Circo com o Grupo Cardinali Júnior
18h00 . Chegada do Pai Natal

Vieira de Leiria 
Largo da República
15 de dezembro de 2018
10h00 às 22h00 . Tenda com artesanato da freguesia
11h00 . Sessão de cinema “Força Ralph: Ralph versus Internet”
14h00 às 17h00 . Workshop infantil - Construção de bonecos com material reutilizável

16 de dezembro
10h00 às 22h00 . Tenda com artesanato da freguesia
14h30 às 17h30 . Workshop infantil - Construção de lanternas de Natal.

Necessário inscrição prévia para os workshop’s infantis, através do telefone 917 991 704 e do e-mail: casadarvore.abcnatur@gmail.com.
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.

Passeio pedestre na Marinha Grande

Termina no próximo domingo, 16 de dezembro, o ciclo de passeios pedestres deste ano, organizados pela Câmara Municipal da Marinha Grande e cuja participação é gratuita. Estão já agendados os percursos para o ano 2019.

O ponto de encontro está marcado para as 09h00, do dia 16 de dezembro, junto ao Arquivo Municipal, para que os participantes partam em direção às principais ruas do centro da cidade, com passagem pelo Estádio Municipal e paragem nos locais de animação de Natal localizados no Centro Tradicional. O percurso tem a extensão de 9 quilómetros e um grau de dificuldade reduzida.

Para o próximo ano estão agendados os seguintes passeios:

Início às 09h00, junto ao Arquivo Municipal

20 janeiro:
3, 17 fevereiro:
3, 17, 31 março:
14, 28 abril:
12, 26 maio:
 9, 23 junho:
 7, 21 julho:
 4, 18 agosto:
 1, 15, 29 setembro:
 13, 27 outubro:
 10, 24 novembro:
 8, 15 dezembro.

Pai Natal chega à Marinha Grande






Iluminada pelas cores e brilho da época natalícia, a Marinha Grande prepara-se para receber o Pai Natal, que chega à Praça Guilherme Stephens, já no próximo domingo, dia 16 de dezembro, ao som da Banda das Renas. 

Com ele vêm os três Porquinhos, as Bolas de Natal, o Sino Gigante de Natal e os Soldadinhos que completam a magia e a animação de Natal para as famílias do concelho.

De 16 a 31 de dezembro a Casa do Pai Natal, instalada no Jardim da Resinagem, está recheada de surpresas e muita animação para os mais novos. 

A decorrer desde dia 1 de dezembro e até 11 de janeiro de 2019, o programa “Viver Natal Marinha Grande” transformou o Centro Tradicional numa verdadeira Aldeia de Natal, com a Pista de Gelo Natural Solidária, instalada na Praça Guilherme Stephens, a Casa do Pai Natal, situada no Jardim da Resinagem, o Presépio Tradicional de Filipe Ferreira com a área de 40 metros quadrados, visitável no Edifício da Resinagem, e os espetáculos infantis e sessões de cinema de animação que decorrem no Auditório da Resinagem e na Casa da Cultura Teatro Stephens.

Para completar o cenário de Natal, está aberto desde sábado, dia 8 de de dezembro, o Mercadinho de Natal, localizado no Centro Tradicional da Marinha Grande.

O programa Viver Natal Marinha Grande 2018 é o seguinte:
(Todas as atividades são de participação gratuita, com exceção da Pista de Gelo Solidária).

Até 11 de janeiro de 2019 . Praça Guilherme Stephens 
Pista de Gelo Natural Solidária e sonorização das ruas do Centro tradicional

O valor de cada utilização reverte integralmente a favor da corporação dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, São Silvestre - Associação de Solidariedade Social da Moita e Industrial Desportivo Vieirense.

Como forma de dinamizar o comércio tradicional, a utilização da Pista de Gelo é gratuita para pessoas que apresentem um talão de compras de valor igual ou superior a 15 euros, desde que realizadas nos estabelecimentos comerciais das freguesias de Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria, excetuando-se as grandes superfícies.

Horário:
De 1 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019:
- De segunda a sexta-feira, das 14h00 às 21h00;
- Sábados e domingos das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00;
- Dias 24 e 31 de dezembro das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00;
-Dia 25 de dezembro de 2018 e 1 de janeiro de 2019, encerrado.

Até 11 de janeiro de 2019 . Edifício da Resinagem
Presépio Tradicional de Filipe Ferreira

O Presépio tem a dimensão de 40 metros quadrados e apresenta mais de 1000 figuras de barro que se associam a dezenas de peças e acessórios criados pelo autor. O presépio recria o nascimento de Jesus, bem como alguns usos, costumes e tradições Portuguesas, lembrando os antepassados de algumas aldeias de Portugal.
Podem encontrar-se tradicionais figuras de presépio portuguesas, muitas peças feitas pelo autor, entre elas uma cascatas, fonte, igreja, castelo, casas, barraquinhas e muitas outras peças animadas, como os moinhos em movimento, azenha, nora com burro em movimento, parque infantil com baloiços em movimento, galinheiro, lago com patos, oleiro, comboio em movimento, entre outras.

Horário:
Terça a domingo: 10h00 às 13h00, 14h00 às 18h00 e 19h00 às 22h00 
Dia 25 de dezembro de 2018 e 1 de janeiro de 2019, encerrado.

Mercadinho de Natal
Largo entre a Casa da Cultura Teatro Stephens e o quartel dos Bombeiros da Marinha Grande
Até 23 de dezembro
Horário:
Segunda a sexta-feira, das 14h00 às 19h00,
Sábado e domingo, das 10h00 às 19h00.

15 de dezembro . sábado
16h00 . Casa da Cultura Teatro Stephens
O FLAUTISTA DE HAMELIN - Musical infantil
Sinopse: Esta história acontece há muitos anos, por volta de 1284, numa cidade alemã chamada Hamelin. Mas esta não é uma cidade qualquer, é uma cidade musical onde tudo tem música e cor. Tudo funciona perfeitamente até que um dia a cidade é invadida por uma enorme praga de ratos, deixando o Rei João Pizzicato muito atarefado à procura de alguém que o ajude.
É então que Hamelin recebe a visita de personagens muito especiais com possíveis soluções para este problema: a Formiga Rabiga, especialista em invasores, o Gato das Botas, especialista em biscoitos, e o misterioso Flautista do Bosque. 
Duração | Aprox. 50 m
Classificação Etária | M3

Entrada gratuita sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala 
Este espetáculo está inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural 


16 de dezembro . domingo
15h00 . Praça Guilherme Stephens
Chegada do Pai Natal
O Pai Natal chega à Marinha Grande, e com ele vêm os 3 Porquinhos, Bolas Natal, o Sino Gigante de Natal e os Soldadinhos, todos acompanhados pela Banda das Renas.

16 a 31 de dezembro 
Jardim da Resinagem 
CASA DO PAI NATAL
A Casa do Pai Natal está recheada de surpresas e muita animação. Vem daí! E junta-te à Festa! Este ano vai ser no Jardim da Resinagem!
Horário:
De 16 a 31 de dezembro, das 14h00 às 19h00, com exceção do dia 24 e 31 que encerra às 17h00.
Dia 25 de dezembro, encerrado.

Espaço de jogos:
- Jogo do Acerta chapéus de natal
- Jogo do galo Natal
- Jogo do bola ao pai natal

Espaço de Ateliês:
- Carta ao Pai Natal
- Desenhos de Natal para Colorir
- Cupcakes Natal (Enfeites natal com bolas de natal)
- Recicla o teu Natal (enfeites de natal com material reciclado)
- Renas de Cortiça
- Coroas de Natal
- Ponteiras de Lápis de Natal
- Enfeites Natal em Feltro
- Velas de Natal
- Presépio de Natal
- Coroa de Rei Mago
- Reis Magos Reciclados
- Pinturas Faciais


Dias 16, 22, 23, 29 e 30 de dezembro . 16h00
Auditório da Resinagem
Espetáculos de Natal
16 Dez – O Fato Vermelho do Pai Natal
22 e 23 Dez – Rodolfo vai para Hollywood
29 e 30 Dez – Duenda Trapalhona

De 19 a 23 e de 26 a 30 de dezembro 
Das 10h00 às 13h00 . Auditório da Resinagem
Oficinas Infantis

19 e 20 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00
"Como desenhar uma árvore?"
Nesta oficina vamos aprender a desenhar e construir árvores de acordo com o método de Bruno Munari.
Formadora: Diana Sá Rolo
Limite de 15 participantes por sessão
Idade: 10 aos 12 anos (dia 19 de dezembro) e 6 aos 9 anos (dia 20 de dezembro)

21 de dezembro .  Auditório da Resinagem
10h00 às 11h30
InterRail de Emoções – Risolândia 
De comboio vamos até à ESTAÇÃO 2- RISOLÂNDIA, onde iremos visitar o parque de diversões da Alegria. Esperam-nos escorregas, carrocéis e baloiços onde descobriremos todos os códigos da nossa alegria.
Formadores: Céu d’Afetos     
Limite de 10 participantes
Idade: 6 aos 9 anos

11h30 às 13h00
InterRail de Emoções – Tristolândia 
De comboio vamos até à ESTAÇÃO 3- TRISTOLÂNDIA, vamos aprender a afastar as nuvens num dia cinzento.  Uma viagem inicialmente de arrepiar, mas que cedo se tornará bem acolhedora!        
Formadores: Céu d’Afetos     
Limite de 10 participantes
Idade: 6 aos 9 anos

22 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00
Oficina de snacks saudáveis
Nesta oficina vamos aprender a preparar snacks saudáveis.
Formadora: Hélia Gomes     
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 12 anos

23 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00 
Do trapo ao saco
Uma oficina de transformação de uma t-shirt usada num saco reutilizável.
Formadora: Cidália Martins    
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 8 aos 12 anos

26 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00 
“Quando vou ao pinhal…”
Será que ficamos diferentes quando vamos ao pinhal?
Será que o nosso corpo/rosto se transforma?
Talvez um auto-retrato (desenho e colagem) expresse o que sentimos!
Formadora: Nídia Nair 
Limite de 15 participantes
Idade: 7 aos 12 anos 

27 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00 
Oficina de Macramé
Nesta oficina as crianças têm oportunidade de criar a sua pulseira através de uma técnica de tecelagem, o Macramé.
Formadores: YinSide Artesania    
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 12 anos

28 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00
Tricot de dedo
Nesta oficina as crianças vão aprender a fazer tricot sem agulhas. Volta após volta o que irá aparecer?
Formadora: Sofia Monteiro    
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 12 anos

29 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00
“Ano Novo, Novos Sapatos!”
Depois de escutar a história do "Vendedor de Sapatos" ficamos entusiasmados para renovar o nosso calçado?
Vamos criar acessórios personalizados e inaugurar a moda de 2019! 
Formadora: Nídia Nair    
Limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 7 aos 12 anos

30 de dezembro . Auditório da Resinagem
10h00 às 13h00
“Frasco dos Desejos”
Vamos entrar em 2019 em grande com um Frasco dos Desejos colorido, brilhante e cheio de mensagens de alegria.
Formadores: Oficina dos Sonhos – Sara Martins
Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 participantes, duração de 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 12 anos

Necessário inscrição prévia
Inscrições através do telefone 917 991 704 e do e-mail: 
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.