segunda-feira, 14 de setembro de 2020

TRANSDEV A 100% NA REGIÃO DE AVEIRO


A Transdev e a Comunidade Intermunicipal de Aveiro (CIRA) acordaram que, a partir de 15 de Setembro, é reposta a totalidade da oferta de transportes públicos coletivos, com os mesmos trajetos e horários que existiam antes da pandemia, o que permite voltar a colocar no ativo todos os trabalhadores afetos a esta região.

De modo a responder a todas as necessidades das comunidades, nomeadamente da comunidade escolar, a CIRA decidiu financiar esta solução, com o entendimento que a sustentabilidade da operação é a pedra de toque deste acordo. Assim foi estabelecido um acompanhamento regular da situação, no sentido de manter a equação equilibrada para as duas partes.

De salientar que, mesmo com o início do ano letivo, a expetativa é que a procura não retome a normalidade. Para além disso, as limitações de lotação, aumento de custos de produção pela necessidade de assegurar as medidas COVID (ex: motoristas com máscaras e luvas e desinfetante, desinfeções e limpeza reforçada dos veiculos, entre outras definidas pela DGS) e a necessidade de ajustes de oferta devido às novas regras para as escolas, levam à necessidade de garantir que as operações são sustentáveis.

O acordo entre a CIRA e a Transdev, é um bom exemplo desse esforço e estabelece boas práticas para o setor que importa sublinhar, mesmo que estejamos perante um acordo cuja vigência é até ao final de 2020.

Em Silves: RUA CRUZ DA PALMEIRA SOFRE CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO A 15 E 16 DE SETEMBRO

A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, integrada na empreitada de reabilitação e requalificação do Mercado de Silves, a circulação de trânsito na Rua Cruz da Palmeira estará condicionada nos dias 15 e 16 de setembro. O condicionamento resulta da necessidade de trabalhos de remoção de pavimento na largura total da via de circulação e criação de passadeira para peões no local.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos automobilistas pelos transtornos causados.

Alterações climáticas e influência nos oceanos em debate no dia 17 no âmbito da Década do Oceano

 
O Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos) leva a cabo no próximo dia 17 de setembro, às 18 horas, uma palestra dedicada ao tema das alterações climáticas e a previsão dos oceanos. O evento, a realizar em formato livestream a partir do Museu da Farmácia, em Lisboa, será transmitido para todo o mundo, com especial enfoque no universo da lusofonia, através das plataformas digitais da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-COI) e do Instituto Camões. 

Intitulada “Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos, Parte II”, a iniciativa insere-se no ciclo especial de palestras “CCOceanos: Década do Oceano”, em parceria com a UNESCO-COI, que tem reunido oradores portugueses e dos vários países de língua oficial portuguesa.

O painel de oradores convidados para esta palestra é composto por João Vitorino, oceanógrafo responsável pela Rede de Monitorização do Canhão Submarino da Nazaré (Instituto Hidrográfico); Rui Rosa, professor auxiliar com agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; e Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), no Brasil.


Conforme explica a jornalista náutica Nysse Arruda, fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos, esta série especial de palestras tem por objetivo apresentar diversos temas relacionados com a mais recente iniciativa da ONU no âmbito do oceano. Recorde-se que, no final de 2017, as Nações Unidas proclamaram a realização da Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável, para o período de 2021 a 2030, lembrando que os oceanos (que cobrem 71% da superfície terrestre) são “os reguladores mais poderosos do clima”. 

“Queremos aproveitar a oportunidade para tornar Portugal num polo de comunicação e partilha de informação atualizada e de conhecimento sobre o oceano, envolvendo neste processo todo o universo da lusofonia”, afirma a curadora Nysse Arruda.

Esta série de palestras conta com o apoio institucional da UNESCO-COI, entidade coordenadora da preparação da Década do Oceano (http://oceandecade.org). Este apoio traduz-se na identificação e seleção de temas para as palestras, na divulgação internacional do link do livestream do evento e do link da videoteca da COOceanos Palestras com os vídeos das sessões anteriores disponíveis no YouTube.

Vinicius Grunberg Lindoso, responsável de comunicação da UNESCO-COI, refere que a colaboração com o CCOceanos surgiu da vontade de aumentar o número de ações informativas sobre o oceano e sobre a proclamação da ONU junto do público português e da comunidade lusófona em geral. O objetivo, reitera, é criar um maior entendimento das questões que serão abordadas na 2ª Conferência da ONU sobre os oceanos a realizar em Lisboa, um evento que foi adiado para 2021 devido à pandemia da Covid-19.

A atual crise pandémica é também o motivo pelo qual esta palestra se realizará sem público presencial, mas apenas em livestream em direto do Museu da Farmácia, que acolherá os oradores, a curadora e a equipa técnica para a transmissão online.

O evento conta com o patrocínio exclusivo do Grupo Ageas Portugal e o apoio de diversas entidades nacionais e internacionais. Além da recente renovação da parceria institucional com o Instituto Camões, incluem-se o IPMA, a Casa da América Latina, a UCCLA, o CNC, o Instituto Hidrográfico, a Academia das Ciências de Lisboa, os Ministérios do Mar e do Ambiente e a Câmara de Lisboa. No grupo das entidades internacionais estão as organizações não governamentais Marine MegaFauna Mozambique, e as ONG´s brasileiras Onda Verde e a Liga das Mulheres pelo Oceano.

Link da rede YouTube para aceder à palestra:

AVEIRO 5G CHALLENGES

SETOR DO TURISMO INOVA COM UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA 5G
 
Uma nova forma de conhecer cidades e partilhar a visita em tempo real com família e amigos, permitir que os turistas, no local, recebam mensagem sobre destinos e locais turísticos, são duas ideias em desenvolvimento para o setor do turismo, no âmbito do Aveiro 5G Challenges, que desafiou empreendedores a apresentarem soluções tecnológicas baseadas no 5G.
Live Electric Tours e Smart Tour são as duas startups que, recorrendo à tecnologia 5G, prometem dinamizar o sector do turismo. Finalistas da 1ª edição do Aveiro 5G Challenges, as duas startups portuguesas encontram-se agora na fase de mentoria, dinamizada pela Beta-i, ao mesmo tempo que recebem apoio técnico disponibilizado pelos stakeholders da iniciativa.

Live Electric Tours
A Live Electric Tours vem proporcionar aos turistas uma nova forma de conhecer a Cidade de Aveiro. Através de visitas programadas por GPS, os turistas vão poder conhecer a cidade ao volante de um carro 100% elétrico, equipado com WiFi gratuito, guia áudio GPS e uma câmara fotográfica e vídeo que vai permitir partilhar toda a experiência, em tempo real, com a família e amigos, através das redes sociais, utilizando a rede 5G como meio de transmissão de elevada velocidade.

Smart Tour
A Smart Tour promete o desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes, fazendo com que os diferentes locais comuniquem com o turista, em tempo real, através do uso da tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy).
Através da utilização do Beacon, um dispositivo de alta tecnologia, será possível enviar conteúdo informativo, via Bluetooth, aos turistas ajudando numa melhor gestão do seu tempo redirecionando-o, sempre que necessário. O envio de informação será feito em diferentes idiomas e com recurso a acessibilidades para deficientes visuais, recorrendo à velocidade da rede 5G para melhorar a experiência.



O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Na passado sábado, 12 de setembro “Para lá do olhar…”, de Filipa Cartaxo, teve apresentação editorial na Biblioteca Municipal de Cantanhede



Para lá do olhar…, livro de Filipa Cartaxo, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede em 12 de setembro, numa sessão que marcou o encontro da autora com amigos e admiradores e que contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, Susana Isabel Curto, apresentadora da obra, e a autora, Filipa Cartaxo. Na mesa de honra esteve presente ainda Egídio Patrão, presidente de União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, Bruno Mourato, representante da Editora “Edita” e Alex Paxeco, prefaciador.
No decurso da apresentação de Para lá do olhar…, Pedro Cardoso felicitou a autora, pelo “excelente trabalho apresentado neste diário, revelando uma grande sensibilidade, visão e forma de estar na vida digna de se enaltecer“. O autarca “não poderia deixar de destacar a enorme audácia que a Filipa demonstrou ao partir numa aventura corajosa, missionária e solidária, áreas que tanto me dizem. Esta importante experiência de voluntariado é merecedora de amplo destaque, pois apresenta uma pessoa que deixou tudo para trás, família, amigos, trabalho, para se dedicar aos outros”. O vice-presidente da Câmara Municipal fez questão de sublinhar ainda “a importância da nossa entrega ao outro, da ajuda humanitária que nos tempos que correm, difíceis e conturbados, tanta falta fazem ao mundo”.

A apresentação do livro ficou a cargo de Susana Isabel Curto, amiga de Filipa Cartaxo, que aproveitou para elogiou o propósito da autora em partilhar uma viagem verdadeiramente rica, com amplo destaque para a partilha de afetos, emoções, gentes, etnias e religiões do povo da Costa do Marfim”, destacando também “a coragem desta enfermeira missionária em fazer voluntariado num país com tantas lacunas na área da saúde, em pleno pico do surto de ébola“. A apresentadora felicitou ainda a autora e amiga pelo Para lá do olhar…”, apresentando a obra como uma “verdadeira lição de vida, num país onde parece que tudo falta, menos o amor e o carinho não poderia deixar de destacar a enorme audácia que a Filipa demonstrou ao partir numa aventura corajosa, missionária e solidária pelo próximo”.
Para lá do olhar… é a 1ª obra da autora, que decidiu partilhar o registo diário da experiência que viveu ao logo de 48 dias, numa missão solidária que decorreu no final de 2014, na Costa do Marfim. Ao longo da apresentação Filipa Cartaxo visivelmente emocionada referiu que “esta experiência foi a descoberta do verdadeiro sentido da vida” apresentando-se como “uma excelente oportunidade para (re)descobrir a verdadeira essencial de África”. A autora terminou a presentação editorial com o desejo “de que este livro seja uma semente de ouro lançada no coração dos leitores”.

Sobre Filipa Cartaxo
Filipa Cartaxo nasceu em 1983, em Vilamar, onde reside. Licenciou-se em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca de Coimbra, em 2005. Iniciou funções como enfermeira no Hospital Santo António dos Capuchos, em Lisboa, em 2005, encontrando-se atualmente a trabalhar na Extensão de Saúde de Sepins.
O desafio pela busca contínua do conhecimento tornou-a mestre em Saúde Pública, especialista em Enfermagem Comunitária e pós-graduada em Economia e Gestão em Organizações de Saúde. Frequenta atualmente o 4º ano do Doutoramento em Gestão – Ciência Aplicada à Decisão.
Filipa cartaxo encontra na família, no trabalho, nos amigos e no voluntariado os papéis e as paixões da sua vida. A missão que realizou na Costa do Marfim permitiu-lhe crescer e reforçar os valores que entende primordiais e que procura espelhar neste livro, graças à audácia e coragem para correr riscos em prol do bem e entrega gratuita, que tão bem definem a sua personalidade.


Manteigas no Tinte - Arranjos Urbanísticos


Trabalhos em plena execução 

Na sequência de consulta prévia efetuada a empreiteiros locais, foi adjudicada a empreitada municipal «Manteigas no Tinte - Arranjos Urbanísticos», à empresa Farromba Constrói, Lda., pelo valor total de 41.576,27 €. 

Trata-se de uma obra que visa aproveitar um espaço sobrante da antiga Estrada Nacional 232, que se encontrava em processo de degradação, para marcar a entrada de Manteigas antes do núcleo urbano da Vila. 

Além de espaços ajardinados (no solo e na vertical), está previsto um pequeno parque de estacionamento e uma zona de estar dotada de algum mobiliário urbano. 

O elemento que irá diferenciar mais o local será a aplicação da designação «MANTEIGAS», com quase dois metros de altura, em perfis metálicos lacados a branco.

Covid-19: Município de Cantanhede realiza testes serológicos nas escolas



O Município de Cantanhede realizou no último sábado, 12 de setembro, mais 144 testes serológicos para deteção de Covid-19, no âmbito do amplo rastreio que tem vindo a decorrer desde o início da pandemia. Desta vez foi a professores e pessoal não docente das escolas de Cantanhede, processo que vai continuar esta semana nos jardins de infância, nos estabelecimentos de ensino do primeiro e segundo ciclos e secundária, no sentido de se verificar a existência de eventuais indícios de contágio antes do início das aulas, em 17 de setembro. De resto, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, foi na passada quinta-feira, 10 de setembro, ao Conselho Municipal de Educação manifestar “a disponibilidade da autarquia para realizar testes aos professores e demais funcionários das escolas de todos os graus de ensino, uma vez que o Ministério da Educação não está a providenciar esse tipo de controlo sanitário aos trabalhadores que estão sob a sua tutela”.

Com um total de mais de 5.000 testes serológicos já realizados, a equipa do Município de Cantanhede coordenada pela vereadora Célia Simões tem estado sistematicamente no terreno desde que foi obtida validação técnica e científica da Administração Regional de Saúde do Centro para esse tipo de testagem que começou por ser feita a todos os funcionários do município, da Inova-EM e juntas de freguesia, Bombeiros Voluntários e agentes da Guarda Nacional Republicana, bem como aos profissionais que têm contacto frequente com pessoas e grupos populacionais considerados mais vulneráveis ao Covid-19, nomeadamente quem trabalha nas IPSS. No que diz respeito às instituições de carácter social, estão igualmente a ser feitos testes aos utentes dos centros de dia, à medida que estas valências de acolhimento de idosos vão abrindo, tendo em vista a deteção de quaisquer sinais de infeção, de modo a poderem ser tomadas em tempo útil as medidas preventivas adequadas para garantir a segurança desse setor particular da população.

Entretanto, “a Câmara Municipal de Cantanhede tem já em curso o processo de aquisição de mais testes, para que não haja rutura de stock e o rastreio prossiga com a testagem do maior número possível de pessoas”. Quem o afirma é a presidente da autarquia, Helena Teodósio, que não esconde a sua “inquietação perante a perspetiva de agravamento da pandemia no país, o que, segundo alguns especialistas é uma inevitabilidade. Acreditamos que a melhor forma de impedir a expansão da pandemia é através da realização de testes e é por isso que estamos a colaborar ativamente com as entidades que têm a responsabilidade de assegurar o controlo sanitário desta crise, nomeadamente a Administração Regional de Saúde do Centro”, refere Helena Teodósio, enfatizando “o esforço financeiro significativo que a Câmara Municipal tem vindo a fazer para ajudar a ARS e a delegada de saúde na sua missão”.
Finalmente, a líder do executivo camarário cantanhedense apela à população do concelho para “intensificar os cuidados preventivos, de acordo com a indicação da Direção Geral de Saúde, nomeadamente quanto ao uso da máscara, do distanciamento social, da higienização das mãos e da etiqueta respiratória, evitando todos os comportamentos de risco de contágio por Covid-19. A partir do dia 15 de setembro entra em vigor um novo plano de contingência que tem maiores exigências e que pressupõe que todos estejamos à altura do desafio que temos pela frente”, sublinha.
A Câmara Municipal de Cantanhede, recorde-se, foi a primeira autarquia da região e uma das primeiras do país a aprovar e a implementar o Plano de Contingência, o que aconteceu a 28 de fevereiro, duas semanas antes de o Presidente da República ter decretado o estado de emergência. No total, foram 40 as medidas que a autarquia acionou para combater o Covid-19 e para minimizar o seu impacto económico e social.

Pampilhosa da Serra | Executivo Municipal delibera enviar nota de preocupação pela falta de clínicos de medicina geral no concelho


O executivo camarário de Pampilhosa da Serra deliberou hoje, em sede de reunião de Câmara, emitir por escrito uma nota de preocupação junto do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e da Administração Regional de Saúde do Centro devido à falta de médicos de medicina geral no Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, afetando do mesmo modo as suas extensões de saúde em Dornelas do Zêzere e Unhais-o-Velho. 
A falta de clínicos, devido a efeitos de baixa médica por parte de dois profissionais, proporciona um défice na prestação de cuidados de saúde no Centro de Saúde concelhio, assim como a não realização de consultas nas suas extensões de saúde, consequências essas que afetam gravemente a população pampilhosense, pelo que se motiva esta tomada de posição por parte do executivo municipal. 

Na sequência desta decisão, o sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra aproveitou ainda para enaltecer o trabalho realizado por todos os profissionais de saúde do concelho que se mantiveram ao serviço da população durante a pandemia.

Unidade de Controlo Costeiro apreende 1,8 toneladas de haxixe no rio Guadiana

A droga foi atirada à água uma por embarcação rápida que fugiu para mar alto.

O subdestacamento da Unidade de Controlo Costeiro da GNR de Vila Real de Santo António apreendeu, no domingo, no rio Guadiana, 1,8 toneladas de haxixe atiradas à água uma por embarcação rápida que fugiu para mar alto.
“A embarcação encetou a fuga a alta velocidade na direção sul, para mar alto. Ainda foi feita a perseguição, mas não foi possível abordá-la”, explicou à agência Lusa o comandante do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, Nuno Marinho.
A droga estava a ser transportada por uma embarcação que levantou suspeitas e foi depois atirada à água pelos seus tripulantes, quando estes se aperceberam da presença da força policial, precisou a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) num comunicado, que quantificou inicialmente o total apreendido em 1,5 toneladas de haxixe.
Nuno Marinho esclareceu à Lusa que foram “inicialmente recuperados durante a noite 48 fardos de haxixe”, com cerca de 30 quilogramas cada e que somavam um total de cerca de 1,5 toneladas, mas as buscas, que “ainda decorrem, permitiram apanhar depois mais 10 fardos”, elevando o peso da droga apreendida para cerca de 1,8 toneladas.
No âmbito de uma missão de vigilância, controlo e patrulhamento da costa e mar territorial, com especial incidência no combate ao tráfico internacional de estupefacientes, os militares da guarda, com o apoio do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo, detetaram uma embarcação de alta velocidade, do tipo semirrígida, que se aproximava do rio Guadiana, apresentando um comportamento atípico”, contextualizou a GNR no comunicado.
Perante as suspeitas levantadas, os militares iniciaram o “acompanhamento contínuo dos movimentos da embarcação” e ativaram uma equipa marítima para proceder à sua interceção.
Quando se “aperceberam da presença da embarcação da GNR”, os tripulantes iniciaram uma “fuga de imediato, lançando os fardos de haxixe borda fora”, acrescentou a unidade da GNR que faz a vigilância marítima e fluvial.
A Polícia Judiciária fica agora encarregada de “prosseguir com as diligências de investigação”.
Lusa

GNR identificou 58 situações de campismo e caravanismo ilegal na costa vicentina este sábado

A Guarda Nacional Republicana detetou no sábado 58 infrações e identificou outros tantos cidadãos pela prática de campismo e caravanismo ilegal no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, na costa vicentina, informou hoje a Unidade de Controlo Costeiro.

“Foram identificados 58 cidadãos e detetadas 58 infrações pela prática de campismo e caravanismo em situação ilegal ou irregular em área protegida, puníveis com coima até quatro mil euros”, refere um comunicado da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.
Este tipo de operação, levada a cabo pelo Destacamento de Controlo Costeiro de Sines, tem como objetivo “a preservação da Reserva Natural e das paisagens protegidas”, uma vez que a presença humana excessiva nas zonas fiscalizadas “coloca em causa a beleza natural das paisagens”, assim como o habitat natural de espécies de fauna e flora.
Desta forma, a Guarda Nacional Republicana irá continuar a sensibilizar os caravanistas e campistas para adotarem um comportamento mais responsável e amigo do ambiente”, conclui a GNR.
A associação Rota Vicentina alertou há cerca de um mês para a crescente tendência do campismo e caravanismo selvagem nas falésias e praias da costa alentejana, apelando a uma "conduta consciente" por parte dos visitantes.
Depois de manifestar "profunda satisfação" por "tão grande interesse e adesão aos trilhos por parte dos portugueses e de alguns turistas estrangeiros, numa altura em que Portugal enfrenta sérios constrangimentos", a associação realçou que "passou a ser frequente encontrar lixo e dejetos humanos ao longo da costa".
Lusa

Mais de 20 pessoas retiradas de casa em aldeias de Oleiros

Vinte e três pessoas foram hoje retiradas de aldeias de Oleiros na sequência do incêndio que começou no domingo à tarde em Proença-a-Nova e que se alastrou a outros concelhos do distrito de Castelo Branco, disse hoje o presidente da Câmara de Oleiros.

O incêndio "está com uma grande frente ativa" em Oleiros, disse à agência Lusa o presidente do município, Fernando Marques Jorge.
De acordo com o autarca, o incêndio obrigou à retirada hoje de manhã de 23 pessoas das aldeias de Bafareira e Rabisca e de povoações vizinhas, devido ao risco "de o fogo atingir as suas habitações".
Fernando Marques Jorge afirmou à agência Lusa, pouco antes das 10:00, que o incêndio lavra com "grande intensidade" no concelho.
Já em Proença-a-Nova, onde o fogo começou, a situação agora está "relativamente mais calma, mas não controlada", afirmou o presidente da Câmara, João Lobo.
"O perímetro alargou muito e é uma área vasta, com vários focos de incêndio", referiu, salientando que as máquinas de rasto estão a trabalhar para fazer aceiros em várias zonas do perímetro do incêndio.
Segundo João Lobo, neste concelho não houve necessidade de evacuações, apesar de algumas povoações terem estado "completamente rodeadas pelo incêndio", como foi o caso de Alvito da Beira, Fórneas, Mó e Dáspera.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova referiu ainda que há vários anexos afetados, bem como campos agrícolas.
O incêndio começou na tarde de domingo em Proença-a-Nova e estendeu-se aos concelhos de Castelo Branco e Oleiros.
No domingo, dois bombeiros sofreram ferimentos graves durante o combate a este incêndio.
Lusa

“Quem vos ouve, a mim me ouve”

  • Padre David Francisquini*
Um estupro seguido de aborto provocado em uma criança de 10 anos vem pronto e emoldurado para chocar a opinião pública. Se por um lado o fato é chocante e odioso, de outro foi entregue na bandeja aos despiedados abortistas para que façam avançar a sua agenda sanguinária.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, classifica de “ilegal” e “absurda” a Portaria do Ministério da Saúde, editada recentemente, segundo a qual alterar as normas da realização do ‘aborto legal’ nos casos de estupro é incompreensível.
O referido dispositivo governamental do dia 28 de agosto último determina que a equipe médica seja obrigada a notificar à polícia os casos de acolhimentos com indícios ou confirmação do crime de estupro e que seja oferecida à vítima visualização do feto por meio de ultrassonografia [foto acima].
Maia afirma que tal medida interfere na legislação sobre o aborto por estupro ou por anencefalia. Mais. A legislação brasileira permite o aborto além desses casos, ainda quando a mãe corre risco de morte. Ele exige que o governo revogue a Portaria, pois, caso contrário, diz ter votos suficientes contra a medida, ou ainda, recorrerá ao STF.
A decisão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi tomada em meio à repercussão do caso da menina que se engravidou de um tio monstruoso. Sobre a questão, cingiremos ao que recomenda os livros inspirados, aos quais devemos obedecer. Declarações como a de Maia não passam de uma perversidade. Como matar uma criança inocente e indefesa no ventre materno?
O Senhor dá o castigo a quem faz o mal segundo a sua malícia. O sangue do inocente cai sobre sua cabeça e sobre essa casa e sobre a sua descendência por semelhante ato. O Rei Davi diz a Joab, após este matar traiçoeiramente Abner, que não falte na casa dele quem padeça de blenorragia, quem seja leproso, quem pegue no bordão, quem seja morto a espada e quem esteja privado de pão.
Forte? Quem pratica ato tão ignominioso atrai sobre si e sobre os seus os castigos de Deus, pois se trata de um pecado que brada a Deus por vingança. Ele, por ser autor da Lei Maior, é infinitamente mais rigoroso em relação aos infratores dela — como os que atentam contra um inocente no ventre materno, santuário tão violado hoje por quem deveria defendê-lo.
Como um assassino desses poderá ter paz de consciência? A Escritura Sagrada traz preciosas e indispensáveis lições para a vida. Diante da desobediência de Saul às ordens de Deus, Samuel afirmou que vale muito mais a obediência às ordens divinas do que oferecer vítimas e sacrifícios. A desobediência é como o pecado de magia, não se submeter à Lei de Deus é como o crime de idolatria.
Não existem leis humanas capazes de revogar as leis divinas. Se Deus determinou que não é lícito derramar o sangue inocente, por constituir um grave pecado, não há autoridade na Terra que possa obrigar alguém a fazer o mal, pois vale mais obedecer a Deus do que aos homens.
Samuel foi firme diante de um rei que não teve escrúpulo em transgredir a ordem do Senhor e as suas palavras. Ele não aceitou justificativas nem explicações, pois a palavra do Senhor é sagrada. Honra o Senhor e O adora por meio da obediência às suas determinações e às suas leis.
Qual o crime que uma criança inocente poderia ter cometido no ventre materno para ser ali trucidada? Como a iniquidade de um ato jamais se expia com vítimas nem oferendas, a mão do Senhor descarrega pesadamente sobre quem a praticou e pratica.
“Raças de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que vos ameaça? Fazei, portanto, os frutos dignos de penitência, e não comeceis a dizer: ‘Temos Abraão por pai’, porque eu vos digo que Deus é poderoso para suscitar dessas pedras filhos de Abraão.
“O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo”. (Lc 3, 9) Não façais violência a ninguém, nem denuncieis falsamente e contenteis com os vossos soldos. Lc 3, 7-14) “Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma. Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida!
“Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. Por isso, haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós.
“E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos. Quem vos ouve a mim ouve; e quem vos rejeita a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lc 10, 12-16).
ABIM
______________
* Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

Sonho desumano para os seres humanos

O plano revolucionário do “Great Reset” e o revide da Providência
  • Marcos Machado
“O Fórum Econômico Mundial (WEF) tem muito a dizer sobre a era ‘pós-COVID’. Ele está usando abertamente uma ‘epidemia de medo’ em torno do coronavírus para empurrar o mundo numa direção específica — em particular através da promoção da ‘Grande Reinicialização’ (Great Reset) planejada para janeiro próximo, juntamente com o Fundo Monetário Internacional e o Príncipe de Gales. Para onde vai?” (site LifeSiteNews, 14-8-20).
Quem ousaria pensar, no início de 2020, que o Coronavírus seria manipulado política, social e ideologicamente para a realização do grande plano da Revolução, o Great Reset? A Grande Reinicialização seria a palavra mágica.
A imagem terrível do Leviatã vai se patenteando aos nossos olhos. Tem a Revolução poder, fogo, entusiasmo para levar atrás de si as multidões e mudar drasticamente a vida de 7,5 bilhões de pessoas? Não tem! É o que veremos ao longo deste artigo.
Perda da capacidade de liderar as massas
A Revolução precisa de slogans, precisa de fogo com poder de contágio, de um socorro preternatural para cada novo lance. Foi assim na Revolução Francesa, foi assim em Maio de 68. E foi exatamente o que ela perdeu com a derrocada da Cortina de Ferro, da extinta URSS.
Como ensina o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, a Revolução perdeu a capacidade de incendiar, de liderar o ódio: Tempo houve em que a doutrinação explícita e categórica foi, para o comunismo internacional, o principal meio de recrutamento de adeptos […] as condições se tornaram hoje, em muito ponderável medida, infensas a tal doutrinação”. Houve também o “declínio do poder de liderança revolucionária”.
“Great Reset” já nasce sob o signo do medo e do antissocial
É exatamente o que se passa com o plano do Great Reset: ele já nasce sem poder de contágio, porque nasce sob o signo do medo.
Continua a notícia do LifeSiteNews“O rastreamento regular do site weforum.org dá uma amostra do mundo do futuro favorecido pela comunidade globalista. O Fórum Econômico Mundial publicou recentemente uma apresentação lisonjeira de ‘falta de tato’— um impulso para um distanciamento social duradouro, promovido pela Coreia do Sul”.
Slogan pobre de conteúdo: “falta de tato” em oposição a “contato” (com tato). Também o “distanciamento social” é uma expressão antipática porque vai contra o instinto de sociabilidade, profundamente radicado na natureza humana.
Prossegue o LifeSiteNews“Também sugeriu cinco romances com temas ecológicos como leitura obrigatória. Um deles apresenta uma heroína que se suicida no meio de uma conferência para mostrar que só o desaparecimento da humanidade pode salvar as árvores e o nosso planeta.”
Renda básica universal, outra quimera socialista
“A crise da COVID-19 também levou o Fórum Econômico Mundial a promover mais uma vez o sonho supremamente socialista de uma renda paga pelo Estado para todos, sob o título ‘A renda básica universal é a resposta às desigualdades expostas pela COVID-19’.
“Embora o site do Fórum Econômico Mundial rotineiramente avise que as opiniões expressas nessas histórias não são as da própria organização, o fato é que esses artigos foram selecionados e são distribuídos sob seu banner. Todos eles apontam numa mesma direção.”
“Great Reset”, sonho do Globalismo, é a realização da República Universal
“O Fórum Econômico Mundial é realmente fiel a si mesmo. É o fórum que, sob o impulso de seu fundador Klaus Schwab [foto acima], organiza desde 1971 discretas reuniões anuais em Davos, onde se reúnem os principais defensores da globalização no mundo. Governantes e líderes empresariais de todo o mundo se reúnem no pequeno resort de esqui suíço sob forte proteção e discutem o que está por vir.
“À medida que as reuniões se tornaram menos discretas e mais divulgadas, o WEF mostrou seus objetivos de forma cada vez mais clara em termos de mudança social e econômica. Seu site, weforum.org, claramente enquadra o ‘futuro dos sonhos’ do globalismo, distribuindo notas boas ou ruins para países e líderes.”
Nosso “sonho” é uma realidade: o Reino de Cristo, o Reino de Maria
O demônio macaqueia as obras e planos de Deus. Nosso Senhor anuncia no Evangelho que haverá um só rebanho e um só Pastor. Isso se fará por uma ação da graça: “Tal vigor de alma não pode ser concebido sem se tomar em consideração a vida sobrenatural. O papel da graça consiste exatamente em iluminar a inteligência, robustecer a vontade e temperar a sensibilidade de maneira que elas se voltem para o bem.
“Pode-se perguntar de que valor é esse dinamismo. Respondemos que, em tese, é incalculável e certamente superior ao da Revolução: “Tudo posso naquele que me conforta” (Filip 4, 13).
“Quando os homens resolvem cooperar com a graça de Deus, são as maravilhas da História que assim se operam: é a conversão do Império Romano, é a formação da Idade Média, é a reconquista da Espanha a partir de Covadonga, são todos esses acontecimentos que se dão como fruto das grandes ressurreições de alma de que os povos são também suscetíveis. Ressurreições invencíveis, porque não há o que derrote um povo virtuoso e que verdadeiramente ame a Deus.” (https://pliniocorreadeoliveira.info/RCR01.pdf)
Essa será a resposta da Providência Divina aos sonhos socialistas de uma Nova Ordem Mundial. Rezemos, lutemos, confiemos nas promessas de Nossa Senhora em Fátima: “Por fim, o meu imaculado coração triunfará!”.
ABIM
___________

Um dia como hoje começou a prática da adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento

  • Fonte: REDAÇÃO CENTRAL, 11 setetembro de 20 (ACI)
Hoje, 11 de setembro, comemora-se 794 anos desde o início da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento em Avignon (França), uma prática que agora se espalhou por todo o mundo.
De acordo com a Enciclopédia Católica, a adoração perpétua é uma expressão que se usa para designar a adoração sem interrupção do Santíssimo Sacramento ou com pausas curtas de tempo.
O termo é usado “no sentido moral, quando se interrompe somente por um curto espaço de tempo, ou por razões obrigatórias, ou por circunstâncias fora do controle, para ser retomada, no entanto, o mais rápido possível”, acrescentou.
A enciclopédia indica que muitos especialistas atribuem o início da adoração a Jesus Eucaristia ao momento em que a festa de Corpus Christi foi instituída em 1246, pelo Bispo Roberto de Thorete, e por sugestão de Santa Juliana de Mont Cornillon [quadro ao lado].
No entanto, a primeira adoração perpétua registrada foi em Avignon, em 1226.
Em 11 de setembro, o rei Luís VII pediu para expor o Santíssimo Sacramento como forma de celebrar a vitória sobre os albigenses, uma seita que floresceu no sul da França nos séculos 12 e 13.
“Em ação de graças, o Santíssimo Sacramento coberto com um véu foi exposto na Capela da Santa Cruz” em Orleans, destaca a enciclopédia.
Diante do grande número de pessoas que se aproximaram para adorar Jesus Eucaristia, Dom Pierre de Corbie “considerou conveniente continuar a adoração pela noite, assim como de dia”.
A Santa Sé posteriormente ratificou esta adoração perpétua, que se manteve de forma ininterrupta até 1792, quando foi interrompida pelo caos da Revolução Francesa, e foi retomada em 1829, graças aos esforços da “Confraria dos Penitentes-Cinza”.
A adoração perpétua espalhou-se pela Europa, e foi somente com a devoção das Quarenta Horas, oficialmente instituída em 1592, que esta prática da fé católica realmente “se desenvolveu em geral”.
A devoção das Quarenta Horas difundiu a Adoração Perpétua em “várias igrejas de Roma, até que gradualmente se espalhou por todo o mundo, de modo que se pode verdadeiramente dizer que, durante todas as horas do ano, o Santíssimo Sacramento, exposto solenemente, é adorado por multidões de fiéis”, acrescentou a enciclopédia.
ABIM
______________
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Município apoia Agrupamento Escolas de Anadia

O Município de Anadia vai atribuir uma verba de 7.314,00 euros ao Agrupamento de Escolas de Anadia para compensar a despesa realizada com a aquisição de máscaras de proteção para a comunidade escolar. O apoio foi aprovado na última reunião de executivo, no passado dia 9 de setembro.
O apoio municipal teve em conta a dificuldade sentida pelo Agrupamento de Escolas de Anadia na assunção de todas as despesas necessárias ao cabal cumprimento das responsabilidades emanadas pelas entidades competentes.
De salientar que, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde, a utilização de máscara é obrigatória para acesso e permanência nos estabelecimentos de educação e ensino, pelo pessoal docente e não docente, e pelos alunos a partir do 2º ciclo do ensino básico.
A implementação destas medidas preventivas é de extrema importância, no sentido da redução eventual risco de transmissão do SARS-Cov-2, em ambiente escolar, procurando garantir condições de segurança e higiene nos estabelecimentos de educação e ensino.

GNR coloca em prática operação “Mercadorias menos perigosas”

A Guarda Nacional Republicana, no período de 14 a 20 de setembro, realiza uma operação de fiscalização direcionada para os transportes rodoviários de mercadorias perigosas, em todo o território nacional, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas e onde se verifique um maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Nos transportes rodoviários de mercadorias, as mercadorias perigosas assumem uma importância fulcral nas economias das sociedades modernas e são merecedoras da atenção acrescida por parte dos agentes económicos e das autoridades com responsabilidades nesta área, em função do risco associado às ações de carga e descarga, acondicionamento e transporte deste tipo de matérias. Assim, estas operações, dirigidas a fatores, grupos e locais de risco, pretendem não só proporcionar uma melhor segurança rodoviária, mas também aumentar a eficácia e a qualidade dos serviços prestados pela GNR aos utentes das vias.
Assim, durante a operação, serão empenhados os Comandos Territoriais e a Unidade Nacional de Trânsito, que irão incidir a fiscalização sobre as infrações no âmbito do transporte de mercadorias perigosas, das quais se destacam:
  • Inexistência de documento de transporte;
  • Incumprimento das instruções escritas (fichas de segurança);
  • Circulação de veículo sem possuir certificado de aprovação dos veículos;
  • Circulação de veículo sem que o condutor possua o certificado de formação do condutor;
  • Acesso à atividade transportadora;
  • Incumprimento das regras relativas à instalação e uso do tacógrafo;
  • Circulação de veículo sem que o mesmo tenha sido submetido a inspeção periódica obrigatória;
  • Condução sob a influência do álcool ou de estupefacientes;
  • Não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção.

Doze forcados feridos numa corrida de touros em Reguengos de Monsaraz

Cinco forcados, um dos quais em estado grave e os outros com ferimentos ligeiros, foram transportados para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

Doze forcados ficaram feridos, um dos quais com gravidade, durante uma corrida de touros no sábado à noite em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, disseram este domingo à agência Lusa os bombeiros.
Os bombeiros de Reguengos de Monsaraz transportaram para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) cinco forcados, um deles em estado grave e os outros com ferimentos ligeiros, indicou Ciríaco Falé, segundo comandante da corporação.
Segundo o bombeiro, os restantes sete forcados feridos foram assistidos na Praça de Touros Mestre Batista, em Reguengos de Monsaraz, e alguns deslocaram-se ao hospital, posteriormente, por meios próprios.
Os forcados feridos têm idades "na casa dos 20 anos, no máximo, dos 30" e pertencem aos dois grupos que participaram na corrida de touros, o de Monsaraz e o de São Manços, adiantou.
De acordo com o segundo comandante dos Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, o ferido grave é um forcado do Grupo de São Manços, que sofreu "uma lesão grave no fígado", na sequência de uma pega.
Ciríaco Falé referiu que o ferido grave foi assistido no local, inclusive pelo médico e enfermeiro da viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do hospital de Évora, e depois transferido para a unidade hospitalar.
"O espetáculo foi interrompido ao quarto toiro para se dar assistência aos feridos e estabilizar o ferido grave", assinalou, referindo que a corrida de touros terminou "quase às 02h00" da madrugada deste domingo.
Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação do HESE indicou que seis forcados, com idades entre os 18 e os 33 anos, deram entrada no sábado à noite na unidade hospitalar, tendo cinco já tido alta.
Um dos seis forcados "foi transferido esta manhã para o hospital de Santa Maria [em Lisboa] em estado grave", acrescentou a mesma fonte.
Lusa