domingo, 20 de outubro de 2024

CARLA HENRIQUES E DANIEL LOPES COMPETIRAM EM CONDEIXA


Numa organização da Associação Desportiva Corrida 4 Estações Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa, realizou-se no dia 20 de outubro a Corrida 4 Estações de Outono no concelho de Condeixa, prova de 10km na vertente de corrida de estrada, que foi a 4ª e última do Circuito de Corrida 4 Estações Portugal.
Participaram 2 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo a atleta Carla Henriques, alcançado a 23ª posição na classificação feminina e o 8º lugar no escalão F40.

No sector masculino, Daniel Lopes, alcançou o 175º lugar na classificação geral masculino e o 48º lugar no escalão M Sem.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DEU A CONHECER PROJECTO DESPORTIVO PARA A ÉPOCA 2024/2025


Antecedendo a realização das primeiras competições da época desportiva 2024/25 do calendário de provas de Trail da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e no dia em que se realizou a Gala de Entrega de Prémios da ADAC a Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no dia 19 de outubro, no auditório do Museu da Pedra, promoveu uma sessão de apresentação do que vai ser a época desportiva da época que se vai iniciar brevemente e o balanço desportivo da época prestes a terminar, estando presentes para além dos e das atletas, Jorge Abrantes da equipa de coordenação, Casas de Melo, Vogal da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Adérito Machado, Vereador do Desporto do Municipio de Cantanhede.
Interveio Casas de Melo, começando por agradecer a presença de todos, referindo-se ao esforço e dedicação de todas e todos os atletas, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela equipa de coordenação, colocando em destaque as actividades da Secção, terminando agradecendo aos representantes das autarquias presentes o apoio que a sua Associação tem recebido.

De seguida Nuno Caldeira, após agradecer o convite, congratulou-se com o desempenho de todos os atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, expressando os seus sinceros votos para uma nova época desportiva cheia de sucessos.

A finalizar interveio Adérito Machado, colocando em destaque o desempenho de todos os praticantes da modalidade ali presentes, reconhecendo ainda a importância e o dinamismo associativo da agremiação e em particular da Secção de Ar Livre e Aventura, referindo-se de seguida às preocupações do seu pelouro em criar condições para que a população do concelho tenha acesso à prática desportiva, expressando a terminar a sua intervenção, igualmente os seus votos de grande sucesso para todos.

De seguida Pedro Cardoso, que estava acompanhado pela esmagadora maioria dos atletas que vão competir durante a época desportiva, apresentou detalhadamente os e as atletas, nomeadamente Brian Ferreira, Carla Henriques, Catarina Marques, Catarina Tudela, Cristina Lopes, Gonçalo Gonçalves, José Machado, José Mendes, José Santos, Joselito Marques, Gabriela Marques, Luis Couto, Luisa Santos, Manuel João, Miguel Cardoso, Nelson Heleno, Daniel Lopes, Otília Costa, Nuno Almeida, Nuno Coelho, Pedro Cardoso e Sandra Angelo, Cláudia Ferreira, Anabela Almeida e André Santos, bem como os principais objectivos para a Secção, terminando reiterando os agradecimentos a todas as entidades e empresas que vão apoiando a Secção, destacando o apoio de André Loisas, administrador da Óptica Loisas.
Após terminar a cerimónia, realizou-se o já habitual jantar convívio, congregando no Restaurante Pecado da Gula, todos e todas atletas e alguns familiares.

CENTRO MÉDICO DE S. MATEUS RENOVOU PARCERIA COM A SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE

 

Lurdes Silva, Presidente da Direcção – Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhada por Paulo Ferreira, coordenador técnico da Secção de Natação, na presença do administrador Luís Silva, rubricou recentemente na Clinica de S. Mateus, sediada na cidade de Cantanhede, o protocolo de colaboração com aquela unidade de saúde, que permitirá à Secção de Natação, continuar a contar com o apoio do Centro Médico de S. Mateus, para o desenvolvimento e complemento das suas actividades.
No âmbito da parceria existente, já há alguns anos, que contempla o acompanhamento de forma regular e de perto dos nadadores da Sociedade Columbófila, decorrem os exames médicos de início de época, sendo examinados todas crianças e jovens que praticam regularmente a modalidade, na Sociedade Columbófila, dando assim cumprimento à legislação em vigor que responsabiliza os clubes pela saúde e bem-estar físico dos seus atletas.
Para além da obrigatoriedade que a Associação tem no início de cada época desportiva, aquando a realização das inscrições, nas respectivas Associações Distritais, fazer prova dos exames médicos efectuados, este protocolo celebrado entre a Sociedade Columbófila de Cantanhede e o Centro Médico de S. Mateus, renovado nesta data, permite para além da realização dos referidos exames médicos, a vigilância da saúde das crianças e jovens que praticam desporto, que em caso de necessidade, os referidos atletas são devidamente encaminhados para as consultas das respectivas especialidades, bem como para a realização de exames de diagnósticos complementares que aquela clínica está habilitada a realizar no local, beneficiando da vantagem da entrega imediata dos referidos diagnósticos.
Sob a direção clínica do Dr. Luís Silva, o Centro Médico São Mateus surgiu em Cantanhede no ano de 2002, com o objetivo de alcançar duas áreas diferentes, mas com necessidades específicas, nomeadamente proporcionar serviços médicos e de enfermagem a indivíduos e famílias através de uma clínica com um serviço fiável e contínuo no tempo contemplando os serviços prestados pelos centros de saúde, com a oferta de horário de atendimento alargado, vocacionado igualmente para auxiliar as Associações e Clubes desportivos e empresas na implementação de critérios de qualidade no que à Saúde e Segurança diz respeito, apostando numa cultura de prevenção de riscos profissionais e na promoção da vigilância da saúde dos atletas e colaboradores.


Cantanhede | Aprovado financiamento superior a 11,3 milhões de euros. CCDR Centro dá “luz verde” à remodelação da Escola Secundária Lima-de-Faria


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) deu parecer favorável à candidatura apresentada pela Câmara de Cantanhede com vista à requalificação e modernização da Escola Secundária Lima-de-Faria. Significa isto que a empreitada, dividida em duas fases, tem garantido um financiamento de 11.361.455,38 euros (sem IVA, face ao enquadramento fiscal deste programa de apoio). Excluído deste pacote financeiro ficam ainda cerca de 229 mil euros, dos quais 213 mil correspondentes a instalações provisórias (contentores), onde atualmente são ministradas aulas.
Não obstante só agora ser conhecido o parecer favorável, o Município de Cantanhede avançou, no início deste ano, com um investimento de cerca de 4,7 milhões de euros para que a obra se iniciasse de imediato, face ao avançado estado de degradação deste equipamento de ensino.
De acordo com o parecer da CCDR Centro, a intervenção visa promover a melhoria das condições de ensino/aprendizagem, de segurança e conforto; renovar e remodelar os elementos estruturais e infraestruturais do estabelecimento de ensino; e dotar o estabelecimento de ensino de qualidade estética e funcionalmente adequado a uma aprendizagem de qualidade, integradora e moderna.
No documento, são também destacadas as preocupações ambientais do projeto, estimando-se uma poupança energética de cerca de 56%, e uma redução de, pelo menos, 30% das emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa.

Em termos práticos, a empreitada prevê uma intervenção de fundo nos três edifícios, nomeadamente os blocos de salas de aula e laboratórios e o bloco polivalente, tendo em vista a reorganização funcional dos espaços, a requalificação interior e exterior dos edifícios, bem como a valorização do seu enquadramento da envolvente e integração urbanística numa zona da cidade onde se concentram diversos equipamentos coletivos.
Tendo por base os critérios definidos no aviso de concurso, a candidatura apresentada pelo Município de Cantanhede teve uma classificação final, de mérito absoluto, de 4,88 pontos – num máximo de 5 pontos.
Sede do agrupamento de escolas com o mesmo nome, a Escola Secundária Lima-de-Faria foi inaugurada há 45 anos e os seus edifícios encontram-se muito degradados, além de serem considerados desadequados relativamente às respostas que os equipamentos escolares devem dar às necessidades e desafios do processo educativo na atualidade. Segundo o diagnóstico dos autores do projeto, a organização interior dos espaços é confusa e desfasada da vivência real dos utentes do estabelecimento de ensino, o que se verifica também ao nível dos equipamentos e mobiliário.